texto literário e não literário

1
TEXTO1 A LUA NO CINEMA A lua foi ao cinema, passava um filme engraçado, a história de uma estrela que não tinha namorado. Não tinha porque era apenas uma estrela bem pequena, dessas que, quando apagam, ninguém vai dizer, que pena! Era uma estrela sozinha, ninguém olhava pra ela, e toda a luz que ela tinha cabia numa janela. A lua ficou tão triste com aquela história de amor, que até hoje a lua insiste: – Amanheça, por favor! Paulo Leminski. Distraídos venceremos. São Paulo, Brasiliense, 1993. TEXTO 2 Lua é o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar . É o maior satélite natural de um planeta no sistema solar em relação ao tamanho do seu corpo primário , tendo 27% do diâmetro e 60% da densidade da Terra, o que representa 1 81 da sua massa .

Upload: geija-fortunato

Post on 01-Oct-2015

29 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

TEXTO1

A LUA NO CINEMA

A lua foi ao cinema,passava um filme engraado,a histria de uma estrelaque no tinha namorado.No tinha porque era apenasuma estrela bem pequena,dessas que, quando apagam,ningum vai dizer, que pena!Era uma estrela sozinha,ningum olhava pra ela,e toda a luz que ela tinhacabia numa janela.A lua ficou to tristecom aquela histria de amor,que at hoje a lua insiste: Amanhea, por favor!

Paulo Leminski. Distrados venceremos. So Paulo, Brasiliense, 1993.

TEXTO 2

Lua o nicosatlite naturaldaTerrae o quinto maior doSistema Solar. o maior satlite natural de um planeta no sistema solar em relao ao tamanho do seucorpo primrio,tendo 27% do dimetro e 60% da densidade da Terra, o que representa181da suamassa.