texto 1

2
Nicos Poulantzas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Procurar imagens disponíveis Procurar infocaixas disponíveis NoFonti.svg Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido. —Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico) Nicos Poulantzas (em grego: Νίκος Πουλαντζάς; transl.: Nícos Pulantzás, Atenas, 21 de Setembro de 1936 — Paris, 3 de outubro de 1979) foi um filósofo e sociólogo grego. Poulantzas era marxista e membro do Partido Comunista da Grécia. Exilou-se em Paris, onde lecionou a partir de 1960. Foi aluno de Louis Althusser, do qual herdou uma interpretação do marxismo inovadora e controversa chamada de althusserianismo, com a qual rompe ulteriormente. Suas obras resumem-se em uma complexa análise funcional das Estruturas ou Instâncias - o Econômico, o Político e o Ideológico - do Modo de produção capitalista, sobretudo no que diz respeito à forma como essas estruturas determinam as práticas sociais que as sustentam. Essa forma de conceber a realidade social foi denominada de Marxismo Estruturalista. Poulantzas, a partir disso, empreende um rico estudo do funcionamento do Estado Capitalista, tanto de suas instituições (Burocracia, Poder Executivo, Poder Legislativo, etc) quanto da base ideológica que o sustenta (em torno, principalmente, do conceito de Vontade Geral), observando cuidadosamente sua relação com as Classes Sociais. A rica conexão entre as instâncias em uma formação social a partir de uma interessante interpretação dos Clássicos do Marxismo - Marx, Engels, Lenin e Gramsci - fizeram, de suas idéias, referências nos campos da Ciência Política e da Sociologia.

Upload: sergio-rego

Post on 27-Sep-2015

3 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Texto sobre Nicos Poulantzas

TRANSCRIPT

Nicos PoulantzasOrigem: Wikipdia, a enciclopdia livre.Procurar imagens disponveisProcurar infocaixas disponveisNoFonti.svgEsta pgina ou seco cita fontes confiveis e independentes, mas que no cobrem todo o contedo (desde julho de 2014). Por favor, adicione mais referncias e insira-as corretamente no texto ou no rodap. Material sem fontes poder ser removido.Encontre fontes: Google (notcias, livros e acadmico)Nicos Poulantzas (em grego: ; transl.: Ncos Pulantzs, Atenas, 21 de Setembro de 1936 Paris, 3 de outubro de 1979) foi um filsofo e socilogo grego.

Poulantzas era marxista e membro do Partido Comunista da Grcia. Exilou-se em Paris, onde lecionou a partir de 1960. Foi aluno de Louis Althusser, do qual herdou uma interpretao do marxismo inovadora e controversa chamada de althusserianismo, com a qual rompe ulteriormente.

Suas obras resumem-se em uma complexa anlise funcional das Estruturas ou Instncias - o Econmico, o Poltico e o Ideolgico - do Modo de produo capitalista, sobretudo no que diz respeito forma como essas estruturas determinam as prticas sociais que as sustentam. Essa forma de conceber a realidade social foi denominada de Marxismo Estruturalista. Poulantzas, a partir disso, empreende um rico estudo do funcionamento do Estado Capitalista, tanto de suas instituies (Burocracia, Poder Executivo, Poder Legislativo, etc) quanto da base ideolgica que o sustenta (em torno, principalmente, do conceito de Vontade Geral), observando cuidadosamente sua relao com as Classes Sociais. A rica conexo entre as instncias em uma formao social a partir de uma interessante interpretao dos Clssicos do Marxismo - Marx, Engels, Lenin e Gramsci - fizeram, de suas idias, referncias nos campos da Cincia Poltica e da Sociologia.

Cometeu suicdio lanando-se do vigsimo-segundo andar de uma torre no 13 arrondissement, na capital francesa, entretanto, cogita-se a possibilidade de que o socilogo tenha sido vtima da Operao Gladio, uma operao anticomunista de carter internacional, no perodo da Guerra Fria.

Obras[editar | editar cdigo-fonte]Lgica dialtica e lgica moderna 1966Poder Poltico e Classes Sociais 1968Fascismo e ditadura 1971As classes sociais no capitalismo contemporneo 1974A crise das ditaduras 1975Estado, poder e socialismo 1978Ligaes externas[editar | editar cdigo-fonte]Instituto Nkos PulantzsDireito, Estado e Poder: Poulantzas e seu confronto com Kelsen