ter, 26/02/2013

16
PÁGINA 8 MEDIDA INÉDITA NA CAPITAL DEIXA TRÊS COMPANHIAS DE TRANSPORTE PÚBLICO DO GRUPO AMARAL (FOTO) A CARGO DA SOCIEDADE DE TRANSPORTES COLETIVOS DE BRASÍLIA (TCB) GDF ASSUME O COMANDO DE EMPRESAS DE ÔNIBUS BRASÍLIA ALO A EX- PANICAT DANI BOLINA FEZ MAIS UMA TATUAGEM, DESTA VEZ , NO BRAÇO PÁGINA 3 PÁGINA 3 MUDANÇA NO TÍTULO ELEITORAL Cerca de 2 milhões de brasilienses terão de fazer o registro biométrico até 2014 ESPORTES ANO 4 - Nº 1032 TERÇA-FEIRA, 26 DE FEVEREIRO DE 2013 D ISTRIBUIÇÃO G RATUITA Caminhões que coletam resíduos de esgoto no Entorno jogam os dejetos em Ceilândia, sobrecarregando a rede local FLAGRANTE DE ABUSO O GALO E A MASSA PÁGINA 14 De volta à Libertadores, Atlético-MG contará com o apoio da torcida diante do Arsenal O FLA É O LIMITE PÁGINA 15 Para seguir de perto o líder do NBB na classificação, o Uniceub\BRB vai ao Ceará em busca de nova vitória PÁGINA 3 Pedro Ventura/GDF Thayse Lopes Reprodução Reprodução

Upload: alo-brasilia-comunicacoes-ltda

Post on 21-Mar-2016

249 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição de Terça-feira, 26/2/2013 do Jornal Alô Brasília

TRANSCRIPT

Page 1: Ter, 26/02/2013

PÁGINA 8PÁGINA 8

MEDIDA INÉDITA NA CAPITAL DEIXA TRÊS COMPANHIAS DE TRANSPORTE PÚBLICO DO GRUPO AMARAL (FOTO) A CARGO DA SOCIEDADE DE TRANSPORTES COLETIVOS DE BRASÍLIA (TCB)

GDF ASSUME O COMANDODE EMPRESAS DE ÔNIBUS

BRASÍLIA

BRASÍLIAALO

A EX-PANICAT DANI BOLINA FEZ MAIS UMA TATUAGEM, DESTA VEZ, NO BRAÇO

PÁGINA 3

PÁGINA 3

MUDANÇA NO TÍTULO ELEITORALCerca de 2 milhões de brasilienses terão de fazer o registro biométrico até 2014

ESPORTES

ANO 4 - Nº 1032 TERÇA-FEIRA, 26 DE FEVEREIRO DE 2013 D I S T R I B U I Ç Ã O G R AT U I TA

Caminhões que coletam resíduos de esgoto no Entorno jogam os dejetos em Ceilândia, sobrecarregandoa rede local

FLAGRANTE DE ABUSO O GALO E

A MASSA

PÁGINA 14

De volta à Libertadores, Atlético-MG contará com o apoio da torcida diante do Arsenal

O FLA ÉO LIMITE

PÁGINA 15

Para seguir de perto o líder do NBB na classifi cação, o Uniceub\BRB vai ao Ceará em busca de nova vitóriaPÁGINA 3

Pedro Ventura/GDF

Thayse Lopes

Rep

rodu

ção

Rep

rodu

ção

Page 2: Ter, 26/02/2013

Ontem (25), pelo menos dois estudantes entraram portando arma de fogo e efetuaram disparos dentro de uma escola pú-blica, em Planaltina, no DF. O cenário, desta vez, foi o Centro Educacional 03 (antigo CEF 05), localizado no Jardim Roriz.

A cada dia que passa, nos surpreendemos ainda mais com as inú-meras situações de violência nas escolas públicas brasileiras.

Enquanto a maioria dos colégios particulares é protegida por câ-meras, crachás eletrônicos e vigias disfarçados, nas escolas públicas, é a polícia quem deve garantir a segurança dos alunos. No entanto, esse controle é feito apenas do lado de fora.

Uma recente pesquisa realizada pela Unesco sobre as percepções de alunos, pais e membros do corpo técnico-pedagógico de escolas pú-blicas e privadas em 14 capitais brasileiras foram publicadas no livro “Violências nas escolas”. O estudo verifi cou que, infelizmente, existe uma tendência à naturalização da percepção da violência nas escolas. Brigas, furtos e agressões verbais, por exemplo, são consideradas acon-tecimentos corriqueiros, sugerindo a banalização da violência e sua le-gitimação como mecanismo de solução de confl itos.

No caso de Planaltina, a polícia encontrou uma janela quebrada e uma lixeira danifi cada. Um professor afi rmou em sala de aula que uma colega quase foi baleada na perna. A Secretaria de Educação confi rmou que houve um disparo para o alto, de arma de fogo, feito por um estu-dante, e não houve feridos. A polícia informou que menores de idade foram identifi cados como autores do disparo, que teria ocorrido de forma acidental.

No entanto, o que preocupa é não sabermos como essas armas che-garam às mão destes jovens e como os alunos entraram na escola portan-do esses objetos. Quem se responsabiliza pela segurança das crianças entregues a essas instituições?

O que sabemos é que pagamos, por meio de impostos altíssimos, por segurança e estrutura. Só não recebemos o devido retorno.

O que seensina aqui?

VALTER LUIS

Ed

it

or

ia

l

Tá na hora dos ho-mens pararem de cantar mulheres na rua. Sério! Uns buzinam, outros dão aquela olhada nada discreta para o corpo da mulher e tem os que falam bobagens. Estão cada vez mais grossos. Cantada não é elogio. Cantada é assédio!

LUÍZA LINS

ASA SUL

Cantada não éelogio, é assédio

A juventude brasi-liense precisa deixar de ser alienada e se reunir para fazer virais bobos pra internet, e sim passar a lutar em prol do fi m da corrupção e das muitas injustiças que vemos nas cidades. Ou eles vivem num mundo perfeito ou falta senso.

RAYANE CAMPOS

ASA SUL

Virais são besteirana cabeça dos jovens

Os motoristas de-vem fi car mais atentos com os pedestres. Atropelamentos no Eixinho Norte são constantes. A vida é a coisa mais preciosa que temos. O governo deveria investir em mais campanhas e conscientizar todos.

ALANY SUZANE

ASA NORTE

Perigos ao passarpelos eixos

Envie sua reclamação ou sugestão com no máximo 5 linhas, incluindo nome e endereço completo, número da identidade e telefone de contato / e-mail: [email protected]

Fico impressio-nada de como nossa atual juventude está inerte ao mundo que as cerca. Acho que só vamos conseguir mudar alguma coisa quando os proble-mas reais começa-rem a afetar a vida desses internautas,

ADELAIDE SAMPAIO

ASA NORTE

Problemas reaispara os internautas

Até quando vamos ser reféns da violência no centro de Brasília? Quem nunca passou à noite no Setor Comercial Sul ou de até mesmo fi car na parada em qualquer lugar aqui, não sabe o que é se sentir inseguro.

HERMANO SOARES

SOBRADINHO II

Com a chegada desses grandes eventos, o transporte local vai en-trar em colapso, princi-palmente o metrô que dá evasão para grande parte do setor sul do Distrito Federal. Por ser nosso melhor meio de locomo-ção de massa deve ser tratado com cuidado.

DENISE CASTRO

CEILÂNDIA

Medo frequenteno centro da cidade

Metrô entra emcolapso na Copa

Ca

rt

as

tuitandotuitando

“Não tema pedir fi ado, pois nossa recusa é educada”.

O Lado Bom da Vida é tropeçar num vestido Dior indo receber um Oscar!

Mais um apagão do GDF.

@cmerigo

@jose_simao

@RollembergPSB

CARLOS MERIGO PUBLICITÁRIO E BLOGUEIRO

JOSÉ SIMÃO COLUNISTA

RODRIGO ROLLEMBERG SENADOR (PSB-DF)

pontopontopontodededepontopontopontodepontopontopontodepontopontopontodepontopontoponto vistavistavistadededevistadededevistadededevistadededeMINISTÉRIO DA SAÚDE informou

que o número de casos de dengue quase triplicou no país,

mas ressaltou que casos os mais graves e as mortes diminuíram na

comparação das sete primeiras semanas de 2012 com as de 2013

T E R Ç A - F E I R A , 2 6 D E F E V E R E I R O D E 2 0 1 32

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALO

GERENTE DE CIRCULAÇÃO / Paulo Sé[email protected]

O Alô circula diariamente em todo o Distrito Federal - As edições impressas estão disponiveis diariamente no portalwww.alo.com.br

MATRIZ / Setor Comercial Sul (SCS), quadra 05 bloco B, número 73. Edifício Farah Brasília - DF / CEP: 70.305-000Fone: 3335-9200

Alô Brasília Comunicação Ltda.CNPJ: 09612937/0001-92

O Alô Brasília é auditado pela Moore Stephens InternationalPRESIDENTE / Hélio QueirozDIRETORA EXECUTIVA / Ivanilda [email protected] / ( 61) 3335 - 9232e-mail: [email protected]

EDITORA-CHEFE Lilian Magalhã[email protected]

SUBEDITORJoão [email protected]

REVISOR

Rodrigo Ramthum

EDITOR DE VIDA & LAZER Fernando [email protected]

EDITOR DE ESPORTES

Ádamo Araú[email protected]

GERENTE COMERCIAL Keila [email protected]

TELEFONES:(61) 9972-7804(61) 9249-8324

REDAÇÃO (61) 3335-9200 e-mail - [email protected] CIRCULAÇÃO (61) 3335-9235 IMPRESSÃO

GRÁFICA ALÔ BRASÍLIA / Quadra 10 Lote 25 / 26, São Sebastião - DF Fone (61) 3224-6049 / 3335-3600

TIRAGEM AUDITADA POR:

45.000 EXEMPLARES (de segunda à sexta)

10.000 EXEMPLARES(sábado e domingo)

BRASÍLIA

ALO

ALO

ALO

COMERCIAL

José

Cru

z/A

Br

Page 3: Ter, 26/02/2013

NOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, SEGURANÇA E SERVIÇOS

cidadescidadescidades&&&cidadescidadescidades&cidadescidadescidades&cidadescidadescidades&cidadescidadescidadesNOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, SEGURANÇA E SERVIÇOS

BrasíliaBrasíliaBrasília&&&Brasília&&&Brasília&&&Brasília&&& T E R Ç A - F E I R A , 2 6 D E F E V E R E I R O D E 2 0 1 33

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALO

TRANSPORTE Governo não descarta medida contra outras companhias de ônibus

BRUNO CASSIANO

ANNE DE PAULAESTAGIÁRIA

LEGENDA comcm mco cjcijocjicoj cjciojcojoc ????

Pedro Ventura/GDF

Roberval Eduão

Desrespeito ao meio ambiente

Eleitores devem fazer registro biométrico

CEILÂNDIA

JUSTIÇA ELEITORAL

Resíduos de fossa são despejados todos os

dias em locais irregulares, como no fl agrante feito pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Fede-ral (Caesb), ontem (25), em Ceilândia. Segundo a coor-denadora de Fiscalização de Instalações Hidromáti-cas do órgão, Zélia Apare-cida de Souza, caminhões de cidades do Entorno es-tão vindo despejar resídu-os dentro da rede de esgoto do DF. Cada caminhão, que faz em média cinco descar-tes por dia, tem capacidade de transportar 10 mil litros de restos.

De acordo com Zélia, o volume que a rede rece-be a mais provoca trans-bordamento, por causa da

O brasiliense terá que cumprir mais uma

obrigação com a Justi-ça Eleitoral. Todos os dois milhões de eleitores têm até 31 de março de 2014 para o registro biométrico – que consiste na identifi -cação pelas impressões di-gitais na hora da votação.

Ontem (25), foi o pri-meiro dia para fazer o no-vo cadastro e algumas pessoas já aproveitaram para atualizar os dados. A aposentada Berenice Sil-va, 71 anos, embora não tenha obrigação de votar, fez questão de renovar seu documento. Ela acredita que a medida facilitará a votação. “Espero que as-sim fi que mais rápido nos dias das eleições”.

Mesmo sem saber da novidade, Luíza Alen-castro, que recentemente completou 18 anos, acer-tou o dia para tirar seu tí-

tulo. “Eu nem sabia que teria essa mudança. Vim tirar o título para comple-tar a documentação e efe-tuar minha matrícula na Universidade de Brasília”.

A mudança parece não agradar a todos. Amanda Castro, 18 anos, tirou seu título já com a nova regra. Ela reclama do tempo gas-to. “Esperei duas horas pa-ra ser atendida e mais trinta minutos para fazer meu ca-dastro”, reclama.

SERVIÇOA atualização do do-

cumento poderá ser agen-dada pela internet (http://www.tre-df.jus.br/), pe-lo telefone 3048-4000 ou durante o dia, nos cartórios eleitorais das cidades do DF. Mesmo quem não tem obrigação de votar – meno-res de 18 anos, maiores de 70 anos e analfabetos – de-verá passar pelo recadas-tramento. Quem não fi zer o registro biométrico, terá o seu título suspenso.

Thayse Lopes

O GDF assumiu as operações e os con-troles administrati-vo e fi nanceiro das

empresas Viva Brasília, Rá-pido Veneza e Rápido Bra-sília, pertencentes ao Grupo Amaral, do ex-senador Val-mir Amaral. O governo alegou que a medida foi necessária para evitar o colapso do sis-tema de transporte público. Desde as primeiras horas de ontem (25), a operação das li-nhas está a cargo da Socieda-de de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), empresa públi-ca de transportes.

O governador do DF, Ag-nelo Queiroz, disse que não descarta a hipótese de intervir em outras empresas de ônibus. “Esperamos que não seja pre-ciso. Estamos tratando dessas empresas e esperamos que as outras cumpram suas obriga-ções. Cabe ao governo assegu-rar o transporte coletivo. Se de alguma maneira isso for com-prometido, o governo não he-sitará em tomar providências.”

Segundo Agnelo, qua-

Três empresas do Grupo Amaral sob intervenção

A ILUMINAÇÃO PÚBLICA de Brazlândia recebeu reforço, para trazer mais segurança. Nos dois

primeiros meses deste ano, o GDF instalou 325 postes e luminárias

em áreas urbanas e rurais. Como o lago da cidade (foto)

Brit

o/G

DF

ESGOTO não é tratado de forma correta

gordura. “Além disso, há o prejuízo ambiental na área envolta desse esgoto que transborda”, avalia. Cada caminhão que faz esse ti-po de serviço paga uma taxa de aproximadamente de R$ 120 para descartar os resí-

duos nos dez pontos disponi-bilizados pela Caesb.

A coordenadora pontua que é muito difícil ainda en-quadrar uma pessoa que é pega em fl agrante pela legis-lação atual. “Quase não pe-gamos, pois eles descartam

em horários de difícil fi sca-lização, como de madruga-da”. A denúncia do fl agrante foi registrada na 24ª Delega-cia em Ceilândia, e também será encaminha para o Mi-nistério Público. Ela lembra que a população pode de-nunciar, caso observe algu-ma irregularidade.

Para o delegado Marce-lo Rodrigues Portela Nu-nes, é difícil falar em crime ambiental, pois o fl agran-te foi apenas de um cami-nhão despejando resíduos na rede. “Mas a perícia vai analisar se houve crime am-biental”, destaca. Ainda se-gundo o chefe de polícia, a Caesb já tomou todas as me-didas administrativas, co-mo aplicação de multa. O caminhoneiro da empresa Fox Desentupidora não fi -cou preso por não constatar crime no momento.

se metade dos ônibus das três companhias do Grupo Amaral não está sendo usada. “Qua-renta e cinco por cento da frota cadastrada está parada por fal-ta de manutenção e de condi-ções de rodar.”

Segundo o presidente do Sindicato dos Rodoviários, João Osório da Silva, há outras empresas de transporte públi-co na mesma situação que a do

Grupo Amaral. Ele afi rmaque algumas descumprem as obri-gações contratuais e também a legislação trabalhista.

“Há outras empresas em situação parecida, totalmen-te sucateadas. Há cooperati-vas operando com 10%, 20% da capacidade prevista; em-presas que não estão cumprin-do o contrato com o governo e há ainda o caso de uma grande,

que também dá sinais de deca-dência na prestação de servi-ços, embora ainda em um grau menos acentuado”, completa Silva, destacando que o pro-cesso licitatório para a seleção das empresas que vão operar o novo sistema de transporte pú-blico coletivo, atualmente em curso, dá ao GDF a oportuni-dade de resolver os vários pro-blemas, modernizando o setor.

PELA MANHÃ o vice-governador, Tadeu Filippelli, acompanhou a intervenção da empresa

Page 4: Ter, 26/02/2013

etcetc...

“Nós queremos o desenvolvimento

completo dos nossos estudantes com a ampliação do

acesso a atividades esportivas, culturais,

alimentação adequada, acompanhamento

pedagógico, reforço escolar e todas as

condições necessárias para uma educação de

qualidade”

AGNELO QUEIROZGOVERNADOR DO DF DURANTE

LANÇAMENTO DO PROJETO ESCOLA INTEGRAL

Economia

Mistério

Cultura

AS VENDAS com ovos de páscoa no comércio varejista do DF devem crescer 5% neste ano, segundo o Sindivarejista. A estimativa é que sejam comercializados cerca de 1,5 milhão de ovos de chocolate. Os preços dos produtos podem variar de R$ 5 a R$ 950.

POLÍCIA CIVIL investiga a morte de um homem de 48 anos, ocorrida no sábado (23), no Instituto de Cardiologia. O paciente, que fez uma cirurgia para colocação de ponte de safena, morreu depois de cair do 5º andar do hospital, que funciona no prédio do HFA.

A VIDEOTECA Central da Secretaria de Educação está com acervo e catálogo renovados. A iniciativa partiu de professores da rede pública e da comunidade, que compraram novas mídias. Atualmente, a videoteca oferece acervo de 4,1 mil DVD’s, totalizando 17 mil títulos.

Venda de ovosdeve crescer 5%

Civil investigamorte no HFA

Novo acervo paravideoteca central

ALÔ BRASÍL IA 4 T E R Ç A - F E I R A , 2 6 D E F E V E R E I R O D E 2 0 1 3ALÔ BRASÍL IA 4 T E R Ç A - F E I R A , 2 6 D E F E V E R E I R O D E 2 0 1 3cidades&Brasília

conceitoconceitoOS LÍDERES arrogantes

acham que suas idéias são sempre as melhores do que as dos outros e os condescendentes não estão dispostos a ouvir idéias alheias, muito menos experimentá-las. Para eles, as coisas já estão muito bem, obrigada. Talvez eles se sintam ameaçados quando outras pessoas oferecem idéias, mesmo que elas sejam boas e possam agregar algo de positivo à equipe e à empresa.

Tais pessoas não absorvem as idéias e tão pouco as focaliza de forma a promover qualquer mudanças ou, ainda, acreditam, equivocadamente, que por terem o titulo de “gerente” devem ter como obrigação fornecer as respostas para todos os problemas.

Insistir em fazer tudo sempre do mesmo jeito

pode trazer duas conseqüências:1 – Impacto sobre os

colaboradores: As equipes se sentem ignoradas, suas idéias são rejeitadas e suas contribuições desconsideradas. Lideres assim não conseguem motivar suas equipes.

2 – Impacto sobre a empresa: Como as boas idéias e soluções acabam não sendo implementadas, as pessoas param de tentar buscar novas formas de realizar as tarefas ou de resolver velhos problemas.

Muitas empresas de consultoria têm sido bem-

sucedidas ao apresentar soluções para as empresas usando uma estratégia simples.

Os consultores perguntam aos próprios colaboradores como eles enfrentariam os atuais problemas de sua organização e

após, apresentam essas idéias à Diretoria acompanhada de uma conta bem salgada.

Não faltam boas idéias. Basta que os lideres se disponham a procurá-las.

Aqui vão algumas dicas para criar um ambiente acolhedor:Pergunte o que as pessoas acham: Seus melhores recursos estão à sua disposição, ao alcance da Mão. Peça que seus colaboradores dêem sugestões para melhorar os processos administrativos e gerenciais.

Estimule a criatividade: Crie um ambiente no qual as pessoas possam pensar em voz alta. Mesmo que não seja possível colocar em prática algumas idéias aparentemente absurdas que surgirem, esses brainstorms podem gerar boas alternativas.

Demonstre entusiasmo: Mostre às pessoas que você não vai ignorar suas idéias e sugestões. Os lideres precisam captar e amplifi car o entusiasmo dos outros.

Lideres arrogantes: A prepotência intelectual

Breve período de estiagem duran-te este mês de fe-vereiro fez com

que muitos brasilienses desejassem a chuva. Pre-ces ouvidas, voltaram os problemas com a falta de energia, causados pelo su-cateamento das redes de transmissões.

Com a chuva de ontem a tarde, a CEB registrou cerca de 600 chamados de que-das de energia. Moradores de Ceilândia relataram um apagão de quase duas ho-ras. “Na minha quadra, to-da vez que chove, a energia acaba. Pagamos uma conta tão cara e não consigo com-preender o motivo deles não fazerem investimentos sóli-dos na rede”, comenta a moradora da Ceilândia An-tônia Sales, 33 anos.

Águas Claras registrou o caso mais problemático e fi cou sem o fornecimen-to de energia pela segun-da vez, em menos de cinco dias. “Tive que tirar meus equipamentos eletrônicos

APAGÃO Número de regiões sem energia aumentou com a chuva

Reclamações proliferamMARCUS FOGAÇA

Cedoc

Roberto Barroso/GDF

LEONARDO SOARES GRAPEIA

Sócio fundador e editor do Portal The Manager. Website: http://www.themanager.com.br. E-mail: [email protected]

Fez-seJustiça Assassinato

O Tribunal do Júri de Ceilândia julga amanhã (27) um rapaz de 22 anos acusado de esfaquear o namorado da irmã, na QNN 25 de Ceilândia, em 2011. O crime aconteceu na noite de 4 de janeiro e, de acordo com a denúncia, Wanderson Nascimento Rocha, 19 anos na data do fato, “livre e conscientemente e com intenção homicida, efetuou golpes com faca contra a vítima” F.A.C.R. Esclarece a peça acusatória que “o resultado morte não ocorreu por circunstâncias alheias à vontade do denunciado, consistente em não ter sido a vítima atingida em região de letalidade imediata e pelo adequado socorro médico a esta prestado”. De acordo com laudo de exame de corpo de delito, a vítima apresentou ferimentos na cabeça, no braço e nas costas. Conforme testemunha, o rapaz agredido era namorado da irmã de Wanderson e a agressão aconteceu dentro de casa.O réu, que foi intimado para responder perante júri popular por tentativa de homicídio.

Júri popularjulga Wanderson

da tomada por causa dos pi-cos de energia. Desde quin-ta-feira, a luz acaba todo dia, o que é um tremendo des-respeito com o cidadão”, re-clama a pedagoga Flávia Magalhães, 26 anos.

A velha história ainda se repetiu por pelo menos outras quatro cidades. En-tre elas, Gama, Samambaia, Taguatinga e Guará. Em no-ta, a assessoria da CEB afi r-

mou que esses problemas são pontuais e em sua maio-ria momentâneos, causados, principalmente, por quedas nos circuitos de energia. Se-gundo o texto, há diariamen-te 30 equipes da companhia responsável por manter o for-necimento sob controle.

INVESTIMENTOEm 2012, a companhia

investiu R$ 164 milhões

em obras de médio e lon-go prazo para a ampliação e construção de linhas de transmissão de Samambaia a Riacho Fundo I, de Santa Maria a Mangueiral, de Ria-cho Fundo II ao Sudoeste e de Riacho Fundo II ao Se-tor Hípico. As subestações de alta tensão de Águas Cla-ras, Brasília Centro e Sudo-este devem ser ampliadas e outras cinco construídas.

A FORTE CHUVA de ontem gerou cerca de 600 queixas sobre falta de luz, na CEB

Page 5: Ter, 26/02/2013

ALÔ BRASÍL IA 5 T E R Ç A - F E I R A , 2 6 D E F E V E R E I R O D E 2 0 1 3ALÔ BRASÍL IA 5 T E R Ç A - F E I R A , 2 6 D E F E V E R E I R O D E 2 0 1 3cidades&Brasília

Pesquisa realiza-da pelo Ministério da Justiça sobre o Perfi l das Institui-

ções de Segurança Públi-ca, revelam dados sobre as três polícias que garantem a ordem entre a sociedade brasileira. O Alô Brasília apurou os números refe-rentes ao Distrito Federal, que serão tratados em três edições, começando hoje com a Polícia Militar local.

A pesquisa Perfi l das Instituições de Segurança Pública levou em consi-deração informações das polícias de todas as uni-dades federativas e de-verá orientar os governos federal e estadual na ado-ção de futuras ações de segurança pública.

De acordo com o levan-tamento, o Distrito Federal tem a maior quantidade de policiais militares por ha-

bitantes e um dos efetivos mais bem equipados do pa-ís. Os números mostram que há um PM para cada 168 pessoas. A corporação

dispõe ainda de 11,7 mil al-gemas, 17,8 mil coletes à prova de balas, 4,5 mil via-turas e 1,1 mil motos.

A população do DF re-

cebeu o resultado da pes-quisa com bons olhos, embora muitos estejam receosos. “No papel, os dados são lindos, mas a re-

alidade local é outra”, co-menta a dona de casa Sônia Silva, 43 anos. Para o es-tudante Caio Azevedo, 19 anos, os números não refl e-tem a realidade local. “Se esse efetivo estivesse nas ruas, não haveria tantos ca-sos de sequestro e violên-cia”, comenta o jovem.

A população tem bons motivos para temer por sua segurança, é o que expli-ca o professor especialis-ta em segurança pública da Universidade Católi-ca de Brasília (UCB), Nel-son Gonçalves de Souza. “Para se calcular a quan-tidade de policias por ha-bitante, é preciso retirar do efetivo total a quan-tidade de profissionais afastados – seja por pro-blemas médicos, adminis-trativos ou por férias —, os que desenvolvem funções nas áreas administrativas e também respeitar as es-calas de trabalho das cor-

porações”, afi rma.Segundo o especialis-

ta, no DF, há por dia ape-nas um média de 2 mil policias militares nas ru-as para garantir a seguran-ça de quase 2,4 milhões de habitantes. Isso, sem levar em consideração a região do Entorno e seus moradores. “Não há efe-tivo sufi ciente para dar tranquilidade ao cidadão brasiliense. O governo precisa investir mais em orçamento consistente, efetivo e uma gestão inte-ligente”, completa. A Po-lícia Militar foi procurada para comentar o assun-to, mas, até o fechamen-to desta edição, não houve pronunciamento.

Amanhã (27), confi ra os dados referentes ao Cor-po de Bombeiros do DF, com base na pesquisa Per-fi l das Instituições de Se-gurança Pública, realizada pelo Ministério da Justiça.

ESPECIAL Reportagens trazem dados de pesquisa realizada pelo Ministério da Justiça sobre o perfi l da segurança pública

Número de policiais não condiz com a realidade das ruas do DF

MARCUS FOGAÇARoberval Eduão

Para tentar diminuir os problemas de trânsi-

to e garantir a segurança dos estudantes nas ime-diações das escolas, o Detran-DF lançou um es-quema especial de fl uxo na Asa Norte, que ainda está sob teste. Entre as ações, o órgão aumentou 15 segundos do tempo de um semáforo que fi ca pró-ximo ao colégio Leonardo da Vinci e pintou uma no-va faixa de pedestres, na 914 Sul. Segundo os dire-tores do Detran, respon-sáveis pelo trabalho, o resultado foi satisfatório.

As mudanças funcio-nam nos horários de en-trada, das 6h30 às 8h, e de saída, das 11h30 às 14h. O gerente de Policiamen-to e Fiscalização de Trân-sito do Detran, Luiz Carlos Souto, explica que o órgão priorizou a W5 Norte e Sul

devido ao grande fl uxo de veículos que as duas re-giões recebem no horário escolar. “Se perceber-mos melhorias realmente signifi cativas no decor-rer desta semana, expan-diremos o programa para Taguatinga e L2 Sul”. O gerente também ressal-tou que a segurança dos alunos aumenta, consi-deravelmente, com essas novas mudanças. “Muitos pais querem economizar tempo e acabam não dei-xando os fi lhos na porta da escola. Com essas novas intervenções, a travessia dos estudantes fi cará mais tranquila”, acredita.

O novo programa do Detran recebe o apoio das escolas, que fazem ob-servações com relação às atitudes de alguns pais. Segundo o coordenador disciplinar do colégio Le-onardo da Vinci, Luciano Gallo, diversos respon-sáveis pelos estudantes

estacionavam em locais proibidos próximos à es-cola, difi cultando a pas-sagem de outros veículos. “Com a alteração, eles não conseguem fazer in-frações e não prejudicam os outros. A fi la de carros aumentou. Porém, o fl uxo melhorou muito”, elogiou.

A professora Silva-na Siqueira acredita que as mudanças irão edu-car os pais que insistem em cometer infrações no trânsito perto do colégio. “Levo meu fi lho, diaria-mente, à escola e sempre percebo falta de respei-to e educação. Muitas mães comentaram que o Detran queria tumultu-ar, mas eles só vão orga-nizar o fl uxo. Todo mundo vai sair ganhando”.

Já estão programadas outras mudanças nos co-légios Sigma e Olimpo, da Asa Sul. No entanto, a no-va orientação da via ainda não tem data defi nida.

Detran prepara esquema especial perto das escolas

TRÂNSITO

JÉSSICA NASCIMENTOESTAGIÁRIA

POLICIAIS MILITARES do Distrito Federal têm um dos efetivos mais bem equipados do país

Page 6: Ter, 26/02/2013

NOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, CALAMIDADE E CRIMESNOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, CALAMIDADE E CRIMES

UM GRUPO de mães lançou um calendário sexy em Montserrat, na

Espanha, para arrecadar dinheiro para fi nanciar o transporte escolar de seus

fi lhos. O calendário tem uma tiragem de 3 mil exemplares e foi colocado à venda

por cinco euros (cerca de R$ 13)

T E R Ç A - F E I R A , 2 6 D E F E V E R E I R O D E 2 0 1 36

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALOALO

BizarroBizarroBizarro.com.com.com

Rep

rodu

ção

Uma moradora de Nova York foi presa acu-sada de colocar

em perigo o bem-estar de um grupo de menores de idade por ter contratado duas strippers para ani-mar a festa de aniversário de seu fi lho de 16 anos, informou na última terça-feira a imprensa local.

Judith Viger, de 33 anos, foi detida em Gan-sevoort, uma pequena cidade do centro do es-tado. A festa foi realiza-da em 3 de novembro do ano passado e a denún-cia só aconteceu depois que os pais de um dos menores presentes na comemoração viram fo-tos das strippers no Fa-cebook de seu fi lho.

A mulher foi acusa-da de cinco delitos por ter contratado duas dançari-nas, que se apresentaram para cinco menores de ida-de, sendo que o mais jovem tinha 13 anos, divulgou o jornal “Daily News”. Ao todo, cerca de 80 pessoas participaram da festa.

Uma foto divulgada

pelos pais que denuncia-ram Judith Viger mostra uma das dançarinas ves-

tida com roupas íntimas e em posição erótica sobre um dos presentes. Se for

declarada culpada, a mu-lher poderá ser condena-da a até um ano de prisão.

Mamãe liberalFESTINHA PARTICULAR Mãe americana é presa por contratar strippers para dar uma animada na festa de aniversário do fi lho menor de idade

O último capítulo da sa-ga de “Crepúsculo”

dominou no sábado (23), com sete estatuetas, a “an-tipremiação” Framboesa de Ouro, um evento que reconhece o pior do cine-ma, que também recom-pensou a cantora Rihanna e um velho favorito do evento, Adam Sandler.

“A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2” ven-ceu o Framboesa de Ouro nas categorias de pior fi lme, pior atriz (Kristen Stewart), pior ator coadjuvante (Taylor Lautner), pior casal de cine-ma (Lautner e Mackenzie Foy) e pior elenco.

O longa-metragem le-vou ainda os prêmios de

pior remake e pior dire-tor para Bill Condon. Mas “Amanhecer” não con-seguiu superar o recorde estabelecido ano passado por ‘Cada um tem a gêmea que merece’, com Adam Sandler, que venceu em 10 categorias.

Sandler não saiu de mãos vazias na 33ª edição dos “Razzies” e venceu pe-lo segundo ano consecuti-vo na categoria pior ator por “Este é o meu Garoto”, que também foi considera-do o pior roteiro. O Fram-boesa de Ouro, que tem os vencedores anunciados na véspera do Oscar, é consi-derado o antídoto à cerimô-nia anual da Academia.

Filme ganha como pior do anoCATÁSTROFE VAMPIRESCA

KRISTEN STEWART faturou a ‘estatueta’ de pior atuação

JUDITH VIGER acabou presa e condenada por infringir várias leis durante bacanal

Proibido de se ver pelos pais, um ca-

sal de namorados tirou suas roupas e ameaçou pular de uma ponte. O protesto dos apaixo-nados manteve a po-lícia no local por mais de duas horas. Os dois permaneceram abraça-dos em um viaduto no-ve metros acima de uma autoestrada, na China.

“Nossos pais dizem que não podemos es-tar juntos, mas nós que-remos mostrar para as pessoas que não têm nada a esconder”, afi r-maram os jovens. Eles ainda disseram que não desceriam até que todos vissem o amor que sen-tiam um pelo outro e que seus pais não eram ca-pazes de separá-los.

O maior problema causado pelo casal foi o bloqueio do tráfego na re-gião. A polícia disse que contava com o vento forte e o ar frio para que eles se entregassem. Embora os protestos em pontes te-nham se tornado comuns na China, a nudez públi-ca ainda é considerada algo chocante.

Casal nu protestaem ponte

DESNUDOS DE AMOR

Um grupo de fãs da sa-ga “Star Wars” está

participando de aulas pa-ra aprender as técnicas de luta com sabre de luz em San Francisco, no es-tado da Califórnia (EUA).

Alguns participantes usaram, inclusive, rou-pas que lembram os per-sonagens da saga, como Luke Skywalker e Darth Vader. “Eu adoro o Darth Vader”, disse o estudante Gary Ripper, que se fan-tasiou como o vilão.

Fãs de ‘Star Wars’ fazem aula de sabre

DAS TELONAS

Quem sonha em ter curso superior sa-

be a difi culdade que é ser aprovado no vestibu-lar e conseguir uma vaga. Agora imagine a situação de um estudante de São José do Rio Preto (SP) que passou em seis facul-dades de medicina e não pode cursar porque ain-da não terminou o Ensino Médio. Para tentar resol-ver esse “problema”, a família entrou com uma ação na Justiça. O estu-dante Leandro Bertolo, de 17 anos, agora espera por decisão judicial.

Passou seis vezes para medicina

QUASE CALOURO

O Corpo de Bombeiros em Avon, na Ingla-

terra, recebeu um refor-ço curioso: um porco de 90 kg chamado Dominic.

Dominic foi resgatado há cerca de um ano, de-pois que seu antigo dono idoso faleceu. A missão do porco é ajudar os bom-beiros nos treinamentos de fuga de animais. De-pois de resgatado, Domi-nic tentou escapar várias vezes, o que fez dele o candidato perfeito para a nova vaga na corporação.

Porco é recrutado para os Bombeiros

NOVO BRIGADISTA

Descer as Cataratas do Niágara, na di-

visa dos Estados Unidos com o Canadá, signifi ca o mesmo que cometer sui-cídio. Mas talvez não, se você tentar vencer a que-da de 51 metros dentro de uma bola de alumínio, ou melhor, de uma cápsula de sobrevivência, como vai fazer o britânico Ju-lian Sharpe, de 50 anos.

O artefato salva-vidas começará a ser fabricado em breve e terá capacida-de para até seis pessoas. O valor pode variar de R$ 2 mil a R$ 9,8 mil.

Cápsula de sobrevivência nas Cataratas

LOUCURALUTADORESempunharam as armas

Fotos: Reprodução

Page 7: Ter, 26/02/2013

CULTURA, FILMES, SHOWS E FESTAS

LazerLazerLazer&&&LazerLazerLazer&LazerLazerLazer&LazerLazerLazer&LazerLazerLazerCULTURA, FILMES, SHOWS E FESTAS

VidaVidaVida&&&Vida&&&Vida&&&Vida&&&www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALO T E R Ç A - F E I R A , 2 6 D E F E V E R E I R O D E 2 0 1 37 AS BANDAS Rebel Shot Party

e Gramafocas se apresentam na primeira edição da festa “Se

Joga”, que acontece nesse sábado (02), às 22h, no La Ursa – Setor

Bancário Norte. Ingressos: R$ 10 (até 24h). Informações: 8115-9749.

Classifi cação indicativa: 18 anos

Div

ulga

ção

CIBELE MOREIRAESTAGIÁRIA

A premiação mais esperada do ano trouxe grandes surpresas para os

que concorriam à sonhada estatueta cinematográfi ca. A cerimônia do Oscar 2013,

realizada no último domingo (24), teve grande repercussão quanto aos premiados. O fi lme “Argo”, com direção e atuação de Ben Affl eck, mostrou o seu potencial e levou em três categorias: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Montagem. O fi lme “As Aventuras de Pi”, com 11

indicações, foi o mais coroado – quatro estatuetas –, entre elas a de Melhor Diretor, para Ang Lee.

A noite também teve grandes momentos que merecem destaque, a exemplo da bela performance do elenco do fi lme “Os Miseráveis”, que cantaram

e encantaram o público com a canção Dreamed a Dream. A adaptação do clássico de Victor Hugo terminou bem e levou três prêmios, sendo um para Anne Hathaway, como Melhor Atriz Coadjuvante pelo papel de Fantine.

A atriz agradeceu o marido, Adam Shulman, em seu

discurso e fez um apelo: “espero que Fantine só exista na história e não na vida de ninguém”, disse. Quem levou a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante foi Christoph Waltz, por seu papel no fi lme ‘Django Livre’, de Quentin Tarantino.

O prêmio de Melhor Atriz foi conquistado por Jennifer

Lawrence pela atuação no fi lme ‘O Lado Bom da Vida’, de David O. Russell. O posto de Melhor Ator foi ocupado por Daniel Day-Lewis, com o fi lme “Lincoln”. Uma das aparições inusitadas foi a do Urso Ted que, ao lado do ator Mark Walhberg, apresentou as categorias dos prêmios técnicos de som.

Div

ulga

ção

Divulgação

FESTA DO CINEMA Academia rateou prêmios e Oscar 2013 deu à “Argo”, de Bem Afl leck, o título de Melhor Filme

And the Oscar goes to...

FILME conta episódio sobre invasão à embaixada americana no Irã, em 1979

Page 8: Ter, 26/02/2013

nemnemnemtetetenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemContoContoContonemnemnemContonemnemnemContonemnemnemContonemnemnemteteteContoteteteContoteteteContotetetenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemContonemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemContonemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemContonemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemA L Ô B R A S Í L I A 8 T E R Ç A - F E I R A , 2 6 D E F E V E R E I R O D E 2 0 1 3Lazer&Vida

Adriane Galisteu faz aula de esqui Adriane Galisteu está curtindo de forma diferente sua viagem à Fran-ça. A apresentadora publicou nesta segunda-feira (25), uma foto em que aparece esquiando. Pelo Instagram, a loira escreveu: "I'm skiing... Segundo meu instrutor @skijacques #ose-gredomaisbemguardado".

Na última sexta (22), Dani Bolina fez novas tatua-gens. A ex-Panicat, que publicou as fotos nesta se-gunda (25), desenhou em seu braço e não quis expli-car o signifi cado. O tatuador da loira, que se separou recentemente, escreveu: "Mário tatuando a @dboli-na na sexta!!! Foi um dia muito bom aqui na Tattoo You!!! Mais novidades em breve".

Russell Brand, como de costume, deu mais uma de suas polêmicas declarações. Desta vez, o comediante afi rmou que não consegue fi car com apenas uma mulher por um

grande período de tempo. Por conta disso, ele brincou e disse que prefere uma união com muitas pessoas. “Como se fosse um casamento mórmon. Eu me casando com 15 mulheres e alguns homens, só para balancear", disse ao site “Heatworld”. E ainda garantiu: "Isso pode acontecer”. Vale lembrar que o artista foi casado com a cantora Katy Perry por apenas 14 meses.

Dani Bolina mostra que viciou em tatuagens

Russell Brand diz que gostaria de se casar com mulheres e homens

Sheila Mello exibe barriga "tanquinho" de nove meses

GESTAÇÃO

NA NEVE

POLÍGAMO

TATTOOS

Nesta segunda-feira (25), a ex-dançarina Sheila Mello publicou uma foto em seu Instagram mos-trando o barrigão de nove meses. A loira é casada com Fernando Scherer (Xuxa) e será mãe de uma menina, que se chamará Bren-da. Na legenda, a ex-dançarina declarou: "Que barriga de tan-quinho!"

Fotos: Reprodução

ALOALOALOCULTURALApresenta

LOCAL: SETOR COMERCIAL SUL,QUADRA 5(NA PRAÇA DA CULTURA) DAS 12H AS 14H

INFORMAÇÕES:8400-47199252-17703335-9200

FACEBOOK: ALOCULTURAL

E-MAIL:[email protected]

[email protected]

PRODUÇÃO: ROGÉRIO AVELLAR

1º MarçoSEXTA-FEIRA ACESSE O WWW.ALO.COM.BR E CONCORRA A INGRESSOS PARA OS MELHORES EVENTOS DA CIDADE

Instituto Brasileiro de Gestão SocialInstituto Brasileiro de Gestão SocialIBGSREALIZAÇÃO: APOIO:

Classifi cação Livre Acesso Livre

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALO ORDEM DOS MÚSICOS

DO BRASIL

BANDA PARAÍSO DAS ÁGUASA Banda Ofi cial do Bloco D’boa traz o melhor do frevo e das marchinhas,

sob o comando do maestro Cristiano Maceió

LUCIANO IBIAPINA E BANDA Destaque no cenário musical, o artista

que vem conquistando o público de Brasília com muito samba

Page 9: Ter, 26/02/2013

COMÉDIA DAS BOASA L Ô B R A S Í L I A 9 T E R Ç A - F E I R A , 2 6 D E F E V E R E I R O D E 2 0 1 3Lazer&Vida

HOJE (26), será realizada mais uma rodada do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e Gestão em Saúde Suplementar capitaneado pela Associação Médica de Brasília (AMBr). A convite da entidade, a diretora do Grupo Athena, Carla Furtado, conduzirá a palestra “Marketing em Saúde: Novos Cenários, Novos Desafi os”. O evento acontece às 19h30, na sede da entidade.

TERMINAM NESTA quinta-feira (28), as inscrições para o Programa de Música do Instituto Grupo Pão de Açúcar na Casa de Brasília. Sob coordenação do Maestro Altair Paulo da Silva, o curso é destinado a jovens de 10 a 18 anos de idade e tem como objetivo desenvolver o ser humano por meio da educação musical, resgatando a cidadania e a identidade cultural. Informações: 3353-5774.

NO DIA Internacional da Mulher, 8 de março, começa em Brasília a II Jornada de Mastologia do DF. O evento terá como sede o Centro de Convenções da AMBr e será focado no combate ao câncer de mama. A Jornada conta com o apoio do Centro de Câncer de Brasília (Cettro).

A CHEF Mara Alcamim, do restaurante Universal Diner, já avisou que esta é a última semana do festival “Ui! que Mara”. Até dia 28, das 12h às 15h, dá para conferir as delícias da chef. Para março, Mara já prepara uma porção de eventos como mais festival, dia do peixe e festa para as mulheres.

Saúde

Música

Lembrete

Beleza

Mulher

Festival

COMÉDIA DAS BOASHoje (26) é dia de festa para

Bruno Oliveira, locutor da JK FM, do diretor de cinema Bruno Bastos e do diretor artístico do Miss DF, Edimilson Fagundes.

Thaís Sausmikat/Divulgação

No último dia 20 de fevereiro, um coquetel para convidados

marcou a pré-estreia do espetáculo “Arresolvido”, grande vencedor da eta-pa do Rio de Janeiro do projeto Seleção Brasil em Cena, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Depois de se divertir com a comédia musical escrita por Érida Castello Branco e dirigida por André Paes Leme, o público pôde brindar o sucesso da peça. O evento contou também com a participação do elenco da comédia. A tem-porada de “Arresolvido” no teatro II do CCBB se-gue até o dia 17 de março.

Diana Diniz e Rodrigo Fischer

Pedro Ramos, Maria Lopes e Thiago Sabino Sérgio Saboya e Luciano Lima

Celso Gayoso, Carlos Eduardo de Campos e Thiago

Andre Paes Leme e Erida Castello Branco

É HOJE (16), que o famoso João Carlos Martins rege Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Sob sua batuta, a orquestra interpreta obras de Mozart como “Sinfonia nº 41 – Júpiter” e “Adágio do Concerto nº 21”, além de “Concerto nº 23 em Lá Maior para Piano e Orquestra”, com solo da pianista Clara Sverner.

ANGELA XAVIER, franqueada da marca de cosméticos Adcos, em Brasília, promoverá um workshop de cuidados com a pele, no “Fnac na Moda 2013”, no dia 13 de março, no Parkshopping. Angela tem especializações na área de estética facial no Brasil, Argentina e França.

Denise M

argis/Divulgação

Élia Cavalcante (de preto) e Chris (de vermelho) entre a turma de alunos

Arca de NoéIDEALIZADORA do curso de teatro musical para crianças, a cantora brasiliense Chris Dantas está felicíssima com o curso que iniciou e que permeará a montagem do musical “A Arca de Noé”. O espetáculo será apresentado em outubro de 2013.

Page 10: Ter, 26/02/2013

1010minutosCruzadas Diretas

Horó

scop

o

10A L Ô B R A S Í L I A 1 0 T E R Ç A - F E I R A , 2 6 D E F E V E R E I R O D E 2 0 1 3Lazer&Vida

ÁRIES (20/03 a 20/04) Terá habilidade de sobra para tratar de ques-tões que exijam sigilo. Já no campo afetivo, o astral anda meio reprimido. Cor: roxo.

TOURO (21/04 a 20/05)O dia favorece as relações de amizade e o convívio social. Um clima de forte erotismo vai favorecer o seu relacionamento afetivo. Cor: tons escuros.

GÊMEOS (21/05 a 20/06)Não perca a chance de se aprofundar nos assun-tos do seu interesse neste dia. O trabalho vai exigir esforço, mas você chegará aonde quer. Cor: verde.

CÂNCER (21/06 a 21/07)Novos horizontes estão se abrindo, então, fi que de olho em novos trabalho ou em algum concurso que pode surgir a qualquer momento. Cor: bege.

LEÃO (22/07 a 22/08)Bom momento para começar e economizar uma graninha. No campo afetivo, é preciso mergulhar fundo nos sentimentos e se declarar. Cor: azul.

VIRGEM (23/08 a 22/09)A chave do sucesso está em se fazer o que gosta, por isso, dedique-se a uma tarefa que traga ale-gria ao seu cotidiano. Cor: verde-escuro.

LIBRA (23/09 a 22/10)Bons ventos sopram no setor profi ssional. Nos assuntos do coração, cuidado para não sacrifi car momentos. Cor: tons claros.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11)Este é um dia de sorte e muitas alegrias. Uma paixão repentina pode tirar os seus pés do chão. É hora de ousar um pouco mais. Cor: vermelho.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12)Você pode obter uma grande vitória no campo profi ssional nesta fase, ainda mais se trabalha em casa ou por conta própria. Cor: amarelo.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 21/01)Quanto mais conhecimento na profi ssão, maior será o desta-que. Cor: vermelho.

AQUÁRIO (21/01 a 18/02)Nas questões profi ssionais, você terá competên-cia de sobra para assumir grandes responsabi-lidades e obter os frutos que merece. Cor: lilás.

PEIXES (19/02 a 19/03)Vênus realça seu charme e torna este um ex-celente dia para fechar um contrato. Na pai-xão, não abra mão do diálogo. Cor: amarelo.

Terá habilidade de sobra para tratar de ques-

O dia favorece as relações de amizade e o convívio

Não perca a chance de se aprofundar nos assun- A chave do sucesso está em se fazer o que gosta, Você pode obter uma grande vitória no campo

SEGUNDA, TERÇA E QUINTA (R$ 13 ATÉ AS 17H. APÓS, R$ 15). QUARTA (R$ 12). SEXTA A DOMINGO (R$ 16 ATÉ AS 17H. APÓS, R$ 18).

CINEMARK IGUATEMI (61) 3577-5140

CINEMARK PIER 21(61) 3352-4708

CINEMARK TAGUATINGA(61) 3481-8283

KINOPLEX PARKSHOPPING(61) 3223-1617

DURO DE MATAR UM BOM DIA PARA MORRER

O policial John McClane (Bruce Willis) está em bus-ca de informações sobre o fi lho, Jack (Jai Courtney), com quem não fala há alguns anos. Com a ajuda de um amigo, ele descobre que Jack está preso na Rússia, acusado de ter cometido um assassinato. John logo parte para o país na intenção de rever o fi lho e, pouco após chegar, acaba encontrando-o em plena fuga do tribunal onde seria julgado. Ele não gosta nem um pouco de reencontrar o pai, mas a insistência de John em ajudá-lo acaba, aos poucos, quebrando o gelo entre pai e fi lho.

Ação – Classifi cação: 12 anosDireção: John Moore

Onde está passando?Kinoplex Park Shopping – Sala 0214h50 17h 19h10 21h20Cinemark Pier 21 – Sala 0311h30 14h30 16h50 19h40 22h35

A HORA MAIS ESCURA

Os ataques terroristas sofridos pelos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001 deram iní-cio a uma época de medo e paranoia do povo americano em relação ao inimigo. Maya (Jessica Chastain) é uma agente da CIA que está por trás dos principais esforços em capturar Osama bin Laden, por ter descoberto os interlocutores do líder do grupo terrorista. Com isso ela participa da operação que levou militares americanos a in-vadir o território paquistanês, com o objetivo de capturar e matar bin Laden.

Suspense - Classificação: 14 anosDireção: Direção: Kathryn Bigelow

Onde está passando?Kinoplex Park Shopping – Sala 07 14h30 17h40

Cinemark Iguatemi Brasília – Sala 0613h30 17h30 21h00

LINCOLN

Baseado no livro “Team of Rivals: The Ge-nius of Abraham Lincoln”, de Doris Kearns Goodwin, o filme se passa durante a Guerra Civil norte-americana, que acabou com a vi-tória do Norte. Ao mesmo tempo em que se preocupava com o conflito, o 16º presiden-te norte-americano, Abraham Lincoln (Da-niel Day-Lewis), travava uma batalha ainda mais difícil em Washington. Ao lado de seus colegas de partido, ele tentava passar uma emenda à Constituição dos Estados Unidos que acabava com a escravidão.

Drama - Classifi cação: 12 anosDireção: Steven Spielberg

Onde está passando?Cinemark Iguatemi Brasília – Sala 08 12h40 21h50

INDOMÁVEL SONHADORA

Hushpuppy (Quvenzhané Wallis) é uma meni-na de apenas 6 anos de idade que vive em uma comunidade miserável isolada às mar-gens de um rio. Ela está correndo o risco de fi-car órfã, pois seu pai (Dwight Henry) está mui-to doente. Um dia, pai e filha precisam lidar com as consequências trazidas por uma forte tempestade, que inunda toda a comunidade. Entretanto, o pai vê como única saída explodir a barragem de uma represa próxima, o que faria com que a água baixasse rapidamente e a situação voltasse a ser como era antes.

Drama - Classifi cação: 14 anosDireção: Benh Zeitlin

Onde está passando?Kinoplex Park Shopping – Sala 0113h50 16h 18h 20h 22h Cinemark Pier 21 – Sala 0415h15 18h15 21h15

CINEMA

Page 11: Ter, 26/02/2013

Em todoEm todoEm todo Reunião

Colômbia

FAO

O SECRETÁRIO de Estado norte-americano, John Kerry, apelou ontem (25) à coligação da oposição síria para que participe da reunião dos Amigos do Povo Sírio, marcada para a próxima quinta-feira (28), em Roma. O apelo surge depois de a coligação ter anunciado que não participaria da reunião.O grupo de Amigos do Povo Sírio reúne mais de uma centena de países ocidentais e árabes, organizações internacionais e representantes da oposição síria.“Apelo à oposição síria para se juntar a nós por razões práticas, para nos informar”, declarou John Kerry, durante coletiva de imprensa com o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, William Hague. “Este é o momento certo para ver o que podemos fazer”, acrescentou.Em comunicado, a coligação da oposição síria anunciou no sábado de manhã a suspensão da sua participação na próxima reunião do grupo Amigos do Povo Sírio em protesto contra o silêncio internacional sobre os crimes cometidos contra o povo sírio.

PRODUTORES DE café colombianos começaram ontem (26) uma greve em diversas regiões do país. O motivo da manifestação, segundo os cafeicultores, é o alto custo do transporte do produto e os prejuízos devido à valorização do peso colombiano na comparação com o dólar. A paralisação divide as forças políticas do país: o atual presidente Juan Manuel Santos é contrário à greve e o ex-presidente Álvaro Uribe, a favor.Em seu pronunciamento, Santos disse que a “maioria dos cafeeiros” não aderiu aos protestos e lembrou que o movimento não tem o apoio da Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia.O presidente afi rmou que há motivos “políticos” por trás da greve. “Atenção porque há muitos interesses para enfraquecer a instituição cafeeira. Há quem queira interferir politicamente em benefício próprio. Não devemos jogar o jogo dessa gente”, declarou.A cafeicultura colombiana é baseada na pequena propriedade de terra. A maioria das plantações não ultrapassa dois hectares. Ao todo, mais de 560 mil famílias produzem café no país.

QUASE 60% das crianças envolvidas em trabalho infantil estão na agricultura, um dos setores considerados mais perigosos. Além disso, há meninos e meninas a partir dos 5 anos trabalhando na atividade pastoril. Os dados fazem parte de relatório divulgado ontem (25) pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Intitulado Trabalho Infantil na Pecuária, o documento conclui que pouco se sabe sobre o envolvimento das crianças nessa atividade, em que a participação dos menores é comum cultural e tradicionalmente.Embora reconheça que a participação na agricultura pode ser um fator normal do crescimento, desde que em tarefas adequadas à idade, que não tenham riscos para a saúde e que não interfi ram no tempo necessário para estudar e brincar, a FAO ressalta que muito do trabalho das crianças na pecuária pode ser classifi cado como trabalho infantil.

EUA faz apelo à oposição

Produtores de café entram em greve

Quase 60% das crianças trabalham na agricultura

NOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, CALAMIDADE E CRIMESNOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, CALAMIDADE E CRIMES

DEFINIDO O dia da licitação do Maracanã para a iniciativa privada.

Será realizada no dia 11 de abril .O edital com os detalhes do

processo, foi divulgado ontem, na página eletrônica da Secretaria

Estadual da Casa Civil

T E R Ç A - F E I R A , 2 6 D E F E V E R E I R O D E 2 0 1 311

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALOALO

BrasilBrasilBrasil&&&Brasil&BrasilBrasilBrasil&Brasil&Brasil&BrasilBrasilBrasil&Brasil MundoMundoMundo&Mundo&&&Mundo&Mundo&Mundo&&&Mundo&

Rep

rodu

ção

Até a Copa do Mun-do de 2014, 25 milhões de litros de óleo de cozinha

usados devem ser reciclados e transformados em biodie-sel por meio do Bioplanet. Lançado ontem (26) no Rio de Janeiro, o Bioplanet é um dos 96 projetos de promoção do Brasil na Copa apoiados pelo governo federal.

Como cada litro do óleo de cozinha gera um litro de biodiesel, a intenção é pro-duzir, nos 15 meses que faltam para o início do Mun-dial, 25 milhões de litros de biodiesel. Para chegar ao combustível usado pelos ve-ículos, o biodiesel é adicio-nado ao óleo diesel derivado do petróleo. Com isso, é pos-sível produzir 125 milhões de litros de combustível B20 (diesel que tem 20% de bio-diesel em sua composição).

Segundo o coordenador do Bioplanet, Vinícius Puhl, o combustível que será pro-duzido em 40 cidades, sen-do 12 cidades-sede da Copa,

já começará a ser comercia-lizado. Mas há a intenção também de usar o combus-tível produzido pelo projeto nos ônibus que transporta-rão as delegações das 32 se-leções nacionais.

“Um litro de óleo usado contamina 25 mil litros de água. Hoje, dados da Casa

Civil da Presidência da Re-pública informam que há um descarte inadequado, por 50 milhões de residências e pe-quenos estabelecimentos, de um volume de 1,5 bilhão de litros de óleo de cozinha. É um volume jogado no ralo da pia que vai parar nos nos-sos mananciais de água e no

oceano”, disse Puhl.O projeto espera cole-

tar o óleo com a ajuda de 3 milhões de estudantes de todo o Brasil, que ga-nharão brindes de suas escolas, de acordo com o volume de óleo arrecada-do, e de catadores de ma-terial reciclável.

AMBIENTE 25 milhões de litros de óleo de cozinha vão virar biodiesel

Diesel verde na Copa

Em quatro meses, o no-vo modelo de moni-

toramento climático, da Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro - Pe-sagro, reduziu em 42% o uso de agrotóxicos em la-vouras de tomate na Re-gião Serrana, informou ontem (25) o presidente do órgão, Sílvio Galvão.

Os equipamentos co-letam informações sobre a quantidade de chuva, umidade relativa do ar e o tempo médio em que a ve-getação permanece com água na superfície. A ca-da 15 minutos, os dados são processados e colo-cados à disposição dos agricultores na internet, explicou Galvão.

“O projeto é pionei-ro no Brasil. Embora em outros países existam es-tações de transmissão, a ideia do equipamento de monitoramento em la-

vouras é única. No mo-mento, o foco é o tomate, mas para 2014 devemos ir para a cultura do feijão, couve-fl or, algodão e ca-fé”, adiantou o engenhei-ro agrônomo. O tomate é uma das culturas em que mais se usa agrotóxicos.

Segundo Galvão, a queda de 42% no uso de agrotóxicos também re-duz o custo do produtor por safra, além de dimi-nuir a contaminação no

meio ambiente e os resí-duos do produto no fruto. A cada mil pés de toma-te, gasta-se R$ 300 com a compra de defensivos agrícolas e 4.800 litros de água limpa no plantio.

Nesta fase inicial, o projeto tem dez estações, com capacidade de moni-torar e interpretar dados em um raio de cinco quilô-metros cada uma. A partir de abril, mais dez deverão entrar em funcionamento.

AGRICULTURA

Tânia Rêgo/ABr

TRATAMENTO será no Rio de Janeiro e contará com a ajuda de estudantes do Brasil inteiro

Tomates com 42% de redução nos agrotóxicos no RJ

ReproduçãoO Instituto Chico Mendes (ICMBio) divulgou on-

tem (25) as regras de acordo de gestão para duas reserva extrativista (Resex) no Pa-rá. Foram benefi ciadas a Re-sex Terra Grande-Pracuúba, na Ilha de Marajó, nos mu-nicípios de Curralinho e São João da Boa Vista, e a Re-sex Arióca Pruanã, localiza-da no município de Oeiras. As portarias que aprovam os acordos foram publicadas no Diário Ofi cial da União.

A portaria que aprova o acordo da Resex Terra Gran-de-Pracuúba defi ne as regras de uso dos recursos natu-rais e a convivência entre os moradores da Resex Ter-ra Grande-Pracuúba, de mo-do a resultar no ordenamento econômico e social, na me-lhoria da qualidade de vida das comunidades e no coti-diano da Resex, garantindo a conservação dos recursos na-turais para as presentes e fu-turas gerações.

Chico Mendes aprova duas reservas no Pará

EXTRATIVISMO

LugarLugarLugarLugarLugarLugarEm todoEm todoEm todoLugarEm todoEm todoEm todoLugarEm todoEm todoEm todoLugarEm todoEm todoEm todo

Page 12: Ter, 26/02/2013

NOTÍCIAS SOBRE POLÍTICA, ECONOMIA, FINANÇAS E NEGÓCIOS

PoderPoderPoder&&&PoderPoderPoder&PoderPoderPoder&PoderPoderPoder&PoderPoderPoderPoderPoderPoder&&&Poder&&&Poder&&&Poder&&&NOTÍCIAS SOBRE POLÍTICA, ECONOMIA, FINANÇAS E NEGÓCIOS

T E R Ç A - F E I R A , 2 6 D E F E V E R E I R O D E 2 0 1 312 O EX-MINISTRO da Casa Civil José Dirceu entrou com um

pedido no STF para ter acesso aos votos dos ministros no

julgamento do Mensalão, antes da publicação do

acórdão, que traz o resultado fi nal do julgamentowww.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALO A

BR

Silêncio não justifi cará dispensa de depoente

CPI

Mesmo optando pelo di-reito ao silêncio pa-

ra não se autoincriminar, quem for chamado a depor em comissão parlamentar de inquérito deverá per-manecer na reunião, não podendo mais ser admiti-da a imediata dispensa de sua presença. É o que suge-re o senador Pedro Simon (PMDB-RS), por meio de projeto de resolução (PRS 4/2013) que altera o regi-mento do Senado.

Simon afi rma que a dis-pensa do depoente que se recusa a falar, com ampa-ro em instrumento judicial ou não, entrou na pauta de debates do Congresso. Na justifi cação do projeto, ele observa que, diante da ne-gativa do convocado ou convidado em depor, as co-missões de inquérito adotam procedimentos divergentes.

Conforme Simon, os de-poentes que se recusavam a falar - invocando o direi-to constitucional de não se autoincriminar - eram ime-

diatamente liberados de participar da sessão de ar-guição. Em consequência, os parlamentares acabavam restringidos no seu direi-to de apresentar perguntas sobre questões que, embo-ra correlacionadas ao tema e aos depoentes, não necessa-riamente provocariam “pre-juízo judicial aos mesmos”.

A seu ver, a deliberação que favoreceu o “mutismo” dos depoentes, entre eles o de Fernando Cavendish, dono da empreiteira Delta, criou um “estranho” prin-cípio: “o convidado ou con-vocado silencia a si mesmo e, por consequência, força o silêncio do Parlamento”.

Com a proposta, que se-rá submetida ao Plenário, o autor explicou que a inten-ção é estabelecer os limites entre a defesa da integrida-de jurídica dos direitos do depoente e o pleno exercí-cio da atividade parlamen-tar de investigar ilicitudes, conforme poder constitu-cional existente.

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribu-nal Federal (STF), disse ontem (25)

que manterá seu entendimen-to sobre a análise dos vetos presidenciais quando o ca-so for levado a julgamento no plenário da Corte, na próxima quarta-feira (27). Em decisão liminar no fi nal do ano passa-do, Fux suspendeu a análise dos vetos à lei dos royalties do petróleo pelo Congresso Na-cional, enquanto outros 3 mil vetos não fossem analisados em ordem cronológica.

“Dei uma interpretação bastante razoável entenden-do que a atividade parlamen-tar em si não está interditada, apenas a votação dos vetos, que deve obedecer à uma or-dem cronológica”, justifi cou o ministro, durante interva-lo em audiência pública no STF. Mesmo com a explica-ção, um impasse jurídico e político foi criado, impedin-do a apreciação do Orçamen-

to da União de 2013.Na semana retrasada, a

Advocacia-Geral da União (AGU) pediu que o STF adap-tasse a decisão de Fux, limi-tando a votação em ordem cronológica, apenas aos casos em que o prazo de apreciação dos vetos ainda não expirou. A AGU ainda argumentou que a

revisão dos vetos poderia im-plicar em prejuízos de até R$ 470 bilhões para os cofres pú-blicos, além de criar um “co-lapso institucional” nas duas Casas Legislativas.

Para Fux, é natural que “problemas políticos que nós não temos conhecimento” es-tejam criando difi culdade pa-

ra análise dos vetos. “Esse não é um problema criado pe-lo Judiciário. Quando se fala em ativismo judicial, pode-se dar a ideia de que o Judiciário toma a iniciativa. Não, o Judi-ciário estava aqui cumprindo a sua missão constitucional de resolver aquilo que lhe é submetido”, disse o ministro.

SUPREMO Luiz Fux manterá decisão que obriga análise dos vetos presidenciais

Cronologia respeitada

FUX: “Dei uma interpretação bastante razoável. A atividade parlamentar não está interditada”

José Cruz/ABr

A Comissão de Ética Pú-blica da Presidência da

República decidiu ontem (25) pedir informações ao ad-vogado-geral da União, mi-nistro Luís Inácio Adams, sobre denúncias de seu en-volvimento no esquema des-montado pela Operação Porto Seguro, da Polícia Federal.

Além de Adams, o cor-regedor-geral da AGU, Ademar Passos Veiga, terá de se manifestar sobre sus-peitas levantadas em sin-dicância interna sobre a participação do ministro e que foram arquivadas.

“Mandei intimar todo mundo para que prestem informações, a ele [Ada-ms] e ao corregedor, porque uma das denúncias é que o corregedor fez corpo mole, que o corregedor não tinha independência para veri-fi car”, disse o presidente da comissão, conselheiro Américo Lacombe. Segun-do ele, Adams e Veiga têm até dez dias para apresen-

tar explicações.AGU informou, em nota

divulgada no último sábado (23), que a corregedoria do órgão, após analisar “deti-damente cada aspecto sus-citado pela Comissão de Sindicância, confrontan-do os documentos e dados existentes nos processos, concluiu pela inexistência de irregularidade na atu-ação do advogado-geral da União, seja por ação ou omissão”.

O Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional entrou com repre-sentação na última sexta-fei-ra (22), pedindo investigação criteriosa do colegiado sobre o envolvimento de Adams.

A Operação Porto Se-guro foi defl agrada em no-vembro do ano passado e desmontou esquema crimi-noso infi ltrado em órgãos federais para venda de pa-receres técnicos para a ini-ciativa privada.

Comissão pede explicações ao advogado-geral

PORTO SEGURO

ADAMS terá de responder questionamentos

José Cruz/ABr

Page 13: Ter, 26/02/2013

T E R Ç A - F E I R A , 2 6 D E F E V E R E I R O D E 2 0 1 313

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALO

OFFS&ONS

A política no seu dia a dia

Cientista Político

Tiago Monteiro Tavares

A COLUNA “ONs e OFFs” terá espaço reservado para os leitores fazerem comentários de temas aqui tratados. Assim, os amantes

da política poderão fazer comentários e tê-los publicados no jornal, desde que sejam breves e respeitosos. Participe,

compartilhe seu pensamento e faça da política um verdadeiro meio de regulação do convívio social. Mande seu comentário

acompanhado de foto e torça para ser o escolhido do dia.E-Mail: [email protected]

T E R Ç A - F E I R A , 2 6 D E F E V E R E I R O D E 2 0 1 313

Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Reprodução

Rep

rodu

ção

Assessores experientes

Corre a informação que o Instituto Lula já abriu a temporada de contratações para a eleição de 2014. A entidade está contratando jornalistas para a reeleição de Dilma (que só foi informada da intenção de Lula de não se candidatar no dia 25 de janeiro, durante o aniversário de São Paulo). Algumas das contratações são indicadas pelo marqueteiro João Santana e correspondem a profi ssionais experientes: alguns trabalharam na recondução de Hugo Chávez na Venezuela. Fica a pergunta: que sucesso tem tido a imagem de Chávez ou da Venezuela mesmo?

Retomando a JuventudeO PSDB-DF renovará hoje sua diretoria

executiva para a juventude. Conhecida como JPSDB, a executiva dos jovens tucanos marcou pontos importantes no cenário nacional. O senador Aécio Neves (PSDB-MG) saiu da juventude do partido, que aposta na renovação de suas bases.

Está é lei nº1 do poder, presente no livro “As 48 Leis do Poder”, de Joost Elffers e Robert Greene. Pela teoria, faça sempre com que as pessoas acima de você se sintam confortavelmente superiores. Não é o que tem acontecido na CLDF. Parlamentares da base do governo têm reclamado da postura individualista do seu líder, deputado Chico Vigilante (PT). O presidente, Wasny de Roure, do mesmo partido,

deixou escapar um recado a Vigilante na última quinta (21), em Pelnário. Quando o líder foi falar da necessidade de se ausentar da cidade no fi nal de semana, Wasny respondeu: “Deputado, somos 24 deputados nesta Casa. O senhor saindo restam 23. Com 13 é possível votar. Faça boa viagem”! Ofuscando o brilho de seus pares, Vigilante infringe mais uma lei do poder: Oculte as suas intenções!

Quem falta?Hoje deve ser discutido pelo Colégio de Líderes da Câmara dos Deputados o acordo para votação do fi m dos 14º e 15º salários dos parlamentares. Sete partidos já concordaram em votar com urgência a matéria: PSDB, DEM, PPS, PCdoB, PSB, PSOL e PV. Os partidos que faltam tomar uma posição são: PT, PMDB, PSD, PTB e PP, alegam que ainda não conversaram com a bancada. Para o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), a questão não tem volta. Será votada de um jeito ou outro. Alves sabe que a Casa precisa disso e deve conseguir pautar logo a matéria, mesmo contrariando uns e outros deputados

Haja confi ança!Qual o risco do PT afi rmar que acabou

com a extrema pobreza? Tem um ditado que diz: “O relógio dá meio dia, mas também dá meia noite, no mesmo lugar”. A presidente Dilma Rousseff e o partido estão por demais confi antes na meta (já alcançada, segundo eles) da superação da extrema pobreza. Se até uma família com renda bem superior aos R$ 70 por pessoa, renda característica da linha da miséria, sofre problemas e têm sua renda diminuída, imagine aqueles que só recebem o Bolsa Família? Das duas uma: ou o governo promove logo a inclusão profi ssional desse pessoal (2,5 milhões de famílias), ou dependerá dos ponteiros do relógio da economia, que parecem bater destoantes no momento...

Preocupação eleitoralUma liderança política de Brasília,

com quem conversei ontem (25), me revelou uma preocupação eleitoral, que ele chama de “Chapa Moralista”. A tal chapa senhora da moral seria encabeçada pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB), como governador, teria Celina Leão como vice (no PPS e não no PSD) e o deputado federal Reguffe como candidato ao Senado. A dúvida seria por qual partido Reguffe seria o candidato. Segundo a liderança, a simples possibilidade desta chapa prosperar preocupa mais que a própria candidatura governista de Agnelo Queiroz (PT). Contaria ainda com o apio do senador Cristovam Buarque (PDT). E olha que é uma liderança bem “múltipla” no cenário político, assim como a própria chapa. Será que vinga???

Cochilou o cachimbo cai

Ciclos de aprendizagem e semestralidade em debate

A CLDF realizará hoje (26), às 19h, no Plenário, audiência pública para debater a questão dos ciclos de aprendizagem e semestralidade nas escolas públicas do DF. Depois de gerar grande polêmica e ser suspenso no começo do ano letivo, a população poderá debater o tema na Câmara. A iniciativa é do distrital Israel Batista (PEN), que acredita que o modelo precisa ser melhor debatido e implementado para dar certo. É a oportunidade da população, estudantes, entidades escolares, professores e demais interessados fi rarem sua posição.

O poste tem luz própria! Parece óbvia a afi rmação, mas é a

defi nição de Lula se referindo a Dilma Rousseff. Em conversa com o presidente da Câmara, Henrique Alves, Lula teorizou a armadilha atribuída ao que chama de “direita”. Para ele, a escolha do poste fez a “direita” tentar minar sua relação com Dilma, mostrando distanciamento dos dois e enfraquecimento de Lula, no começo do mandato de Dilma. Acontece que isso teria feito Dilma avançar sobre parte do eleitorado que, historicamente, não é do PT: aqueles da classe média mais conservadora. Assim, Lula defi ne seu poste de luz, avaliando que ela “tem os votos dela e os nossos”, ou seja, do resto do PT. Da primeira vez ele não errou, será que erra da segunda?

Nunca ofusque o brilho do mestreUm...depois outro...

A repercussão da festa milionária do ex-senador Luiz Estevão, quer dizer de sua fi lha Luiza, na última sexta (22), que contou com o DJ sueco Avicii (cachê de US$ 300 mil), foi um sucesso. Hoje, depois da intervenção no Grupo Amaral, já circulava uma piadinha: Em 2004 Valmir Amaral deu uma festa com Ivete Sangalo, Bruno e Marrone e outros, hoje está com o bolso curto, sem maiores festanças. Hoje, Luiz Estevão ainda continua esbanjando, amanhã...

O transporte público é sempre uma meta de governo, no DF ou fora dele. Isso porque a necessidade não é só daqueles que não dispõem de automóvel, mas passa também pela extrema necessidade de desestimular o transporte individual. No DF a situação do transporte dispensa comentários. O governo tem feito esforço para mudar as coisas. Ontem (25), o Diário Ofi cial (DODF) trouxe Decreto nº 34.163, que promove uma intervenção nas empresas do Grupo Amaral, pertencente ao

ex-senador, Valmir Amaral (Viva Brasília, Rápido Veneza e Rápido Brasília). O GDF vai assumir a administração das três empresas, bem como a utilização da frota que será operada pelo DFTrans. A “assunção”, como é denominada a ação (LODF), visa manter os serviços que deveriam ser ofertados pelas empresas. A ação envolve diretamente o staff político do Governo, onde se envolvem pessoalmente o governador e o vice. Agnelo disse que outras empresas também podem sofrer intervenção.

Renato Russo in memorian A CLDF concedeu ontem (25) o título de Cidadã Honorária de Brasília a Maria

do Carmo Manfredini, mãe do lendário fi lho de Brasília, Renato Russo. Ídolo dos brasilienses, Renato imortalizou a Capital no coração dos jovens brasileiros, que passaram a ver Brasília com outros olhos depois da banda Legião Urbana, da qual Renato era vocalista. Carlinha Manfredini tem se destacado na área social, ajudando pessoas portadoras de HIV, por isso foi agraciada com o título. A iniciativa é do distrital Robério Negreiros (PMDB). Também compareceram à cerimônia a distrital Liliane Roriz (PSD) e a deputada federal Érika Kokay (PT).

Page 14: Ter, 26/02/2013

A Federação Brasilien-se de Futebol divulgou

ontem a tabela das semifi -nais do primeiro turno do Campeonato Candango. Os dois jogos serão confi r-mados para a Boca do Jaca-ré: Brasília x Sobradinho, no sábado, às 16h, e Brasi-liense x Gama, no domingo, às 18h30. Os mandantes levam a vantagem de de-cidirem em casa e com a vantagem do empate.

Não haverá nenhuma

partida da etapa decisiva do primeiro turno em meio de semana. As duas partidas da fi nal serão mantidas para os fi ns de semana seguintes: 9 ou 10 e 16 ou 17 de março.

Jogorápido

“Vai ser um sacrifício por parte de todos,

porque vamos ser chamados de

assassinos, mas vamos superar”PAULINHO

VOLANTE DO CORINTHIANS

Fofoca

Moral

Investigação

LATERAL DIREITO do Barcelona e da Seleção Brasileira, Daniel Alves afi rmou que o clube catalão já tem um acordo com Neymar. O jogador ainda aconselha o astro do Santos a se transferir antes da Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil.

A EXIBIÇÃO de Kaká no último sábado contra o La Coruña, com direito a um gol e passe para outro, pode garantir um lugar de titular no time do Real Madrid ao meia brasileiro. A equipe terá pela frente o Barcelona, no Camp Nou, pela semifi nal da Copa do Rei, em clássico que acontecerá hoje.

O TÉCNICO espanhol Pep Guardiola é conhecido pela sua obsessão por títulos e vitórias, como foi visto ao ganhar praticamente tudo no Barcelona. Obcecado por uma boa conduta de seus jogadores, ele contratou os serviços da agência de detetives Metodo 3 para espionar a vida privada de alguns jogadores que estavam sob seu comando. Um dos principais alvos era o zagueiro Piqué.

Brasileiro confi rma Neymar no Barça

Kaká pode ser titular em clássico

Pep mandou detetive atrás de jogador

EsportesEsportesEsportesTÚLIO QUER torcida de Sobradinho na

semifi nal. O volante do Leão da Serra disse que o time conquistou uma classifi cação heroica, uma vez que fi cou boa parte do

primeiro turno na lanterna do Candangão. Emocionado com a ida à semifi nal diante

do Brasília, o jogador espera que o torcedor lote a Boca do Jacaré, às 16h de sábado

T E R Ç A - F E I R A , 2 6 D E F E V E R E I R O D E 2 0 1 314

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALOALO

Pela segunda roda-da do Grupo 3 da Copa Libertado-res da América,

o Atlético-MG viaja até a Argentina para enfrentar o Arsenal de Sarandí. O con-fronto será às 21h45 de ho-je e o entusiasmo deverá tomar conta da Massa atle-ticana, que já comprou por volta de 1.500 ingressos, dos 2.800 disponíveis.

O Atlético-MG fez a última preparação para o

confronto na noite de on-tem, fazendo um leve re-creativo, com o objetivo de reconhecer o gramado do Estádio El Viaducto. O Ar-senal de Sarandí também fez uma atividade fi nal no campo que sediará o emba-te entre Brasil e Argentina.

O Galo irá com força máxima para o duelo, mes-mo que Pierre não tenha participado do treino, com dores musculares. A ideia é repetir a boa atuação diante

do São Paulo, na primeira rodada, no dia 13 passado.

Já o Arsenal de Sarandí pode não ter a mesma quali-dade do São Paulo, mas vem com uma motivação explíci-ta para a Libertadores. O ti-me da Grande Buenos Aires bateu o Argentinos Juniors na sexta, pelo Torneio Final, por 2 x 1 e ganhou confi an-ça, apesar de ter perdido o atacante Zelaya, com rom-pimento nos ligamentos do joelho esquerdo.

LIBERTADORES Atlético-MG vai contar com apoioem massa da torcida no retorno ao torneio continental

Força virá das arquibancadas

PIERRE não treinou ontem, mas não preocupa o técnico Cuca e vai a campo hoje

A Confederação Brasi-leira de Futebol defi -

niu ontem que acabará com os clássicos na última roda-da do Campeonato Brasi-leiro. A medida foi tomada após reunião do presidente da entidade, José Maria Ma-rin, com os presidentes dos clubes da primeira divisão do torneio. A tabela do tor-neio ainda não foi defi nida.

A mudança foi pedi-da por alguns clubes. Equi-pes de cidades com mais de dois clubes se viam prejudi-cadas, pois a polícias de São Paulo e do Rio de Janeiro não permitem dois jogos no mes-mo horário. Com isso, alguns clássicos acabavam sendo

disputados em outras praças.Os clássicos na reta fi nal

do Brasileiro foram instituí-dos pela CBF para tentar fa-zer com que mesmo os times que não disputassem nada na

última rodada jogassem com os titulares. Antes da medida, o torneio teve acusações po-lêmicas de “entregadas” de algumas equipes para preju-dicar seus rivais regionais.

CBF acaba com todos os clássicos da última rodada

BRASILEIRÃO

CARIOCAS e paulistas foram os mais benefi ciados

Federação defi ne local e horário das semifi nais

CANDANGÃO

Gama tem problemasde ânimos internos

Flu fi cará uma semana nos EUA, em junho

Fiscal cogita 13º indiciado em inquérito

NINHO DO PERIQUITO

TURNÊ

CASO KEVIN

Nem mesmo com a clas-sificação dramática

para as semifi nais fez com que o ambiente no Gama pudesse melhorar. Pressio-nado pela diretoria antes da partida, o técnico Vítor Hugo desabafou após a vi-tória sobre o Luziânia-GO, por 1 x 0 e deixou a situa-ção um tanto que conturba-

da às vésperas do clássico contra o Brasiliense, pelas semifi nais do certame.

As principais críticas do treinador foram direcio-nadas ao diretor de fute-bol do clube, Vilson de Sá. Outro mal-estar foi quan-to a declarações do treina-dor quanto a Allan Delon e Aloísio Chulapa.

O Fluminense vai apro-veitar a pausa no ca-

lendário brasileiro para a Copa das Confederações para cruzar a fronteira da América do Sul. O clube confi rmou ontem que fa-rá um período de treinos na cidade de Orlando, nos Estados Unidos, entre os dias 16 e 21 de junho, no

CT do Orlando City. No dia 22, o Tricolor vai enfrentar a equipe americana, que disputa a USL Pro, equiva-lente à terceira divisão do futebol dos EUA.

O Centro de Treina-mento do Orlando City conta com 12 campos e o Citrus Bowl tem capacida-de para 70.229 torcedores.

Os 12 torcedores co-rintianos que estão

presos em Oruro, vão con-tinuar lá até que seja julga-do o pedido de apelação do decreto de prisão preventi-va aos brasileiros. Isso por-que a fi scal de investigação Abigail Saba não pretende

mudar sua linha de traba-lho depois da confi ssão, no Brasil, do menor H. A. M., que teria sido o responsá-vel pelo disparo que matou Kevin. Pelo contrário: ela cogita reformar o inquérito e colocar um 13º indiciado no documento.

GAMA e Brasiliense acontece no domingo

claudio byspo/brasiliensefc

Rudy Trindade/VIPCOMM

Reprodução

Rep

rodu

ção

Reprodução

Page 15: Ter, 26/02/2013

Jogorápido

“Nem eu nem Jon Jones queremos lutar com (Lyoto) Machida porque ele não atrai

nem moscas”

CHAEL SONNENDESAFIANTE AO CINTURÃO DOS

MEIO-PESADOS

UFC

Vôlei

Tênis

UM DOS combates mais esperadas pelos fãs do UFC pode ser realizado ainda em 2013. O brasileiro Anderson Silva, dono do cinturão entre os pesos médios, estaria negociando a badalada superluta diante do norte-americano Jon Jones, campeão da divisão de meio-pesados.

DE ACORDO com as previsões da comissão técnica da seleção brasileira de vôlei feminino, salvo mudanças de última hora, Jaqueline, Sheilla e Fabiana estão fora da temporada 2013. Além delas, a brasiliense Paula Pequeno sequer aparece na lista de possibilidades.

SEGUNDO COLOCADO no ranking mundial da ATP e atual campeão do ATP 500 de Dubai, o suíço Roger Federer tomou um susto em sua estreia no torneio, ontem. Atuando diante do tunisiano Malek Jaziri, modesto número 128 do mundo e convidado da organização do evento, Federer perdeu o primeiro set, mas se recuperou em duas parciais arrasadoras.

Aranha negocia para pegar Jon Jones

Estrelas fora da temporada 2013

Federer perde set, mas vira na estreia

ALÔ BRAS Í L I A 1 5 T E R Ç A , 2 6 D E F E V E R E I R O D E 2 0 1 3ALÔ BRAS Í L I A 1 5 T E R Ç A , 2 6 D E F E V E R E I R O D E 2 0 1 3Esportes

Após duas vitórias seguidas (Fla-mengo e Tijuca) de um total de dez

consecutivas, o Uniceub/BRB volta a quadra na noite de hoje, para encarar o Bas-quete Cearense, em Fortale-za. Apesar de atuar na casa do adversário, frente uma equipe que busca reabili-tação e pode signifi car peri-go, o time do DF não deixa de pensar na possibilida-de de se aproximar do líder Flamengo. Às 20h, com 19 vitórias no torneio, o gru-po comandado pelo técnico José Vidal tenta diminuir a distância para os cariocas, que têm 22 êxitos.

Resta saber se o Uniceub vai poder contar com os ser-viços do ala/pivô Guiherme Giovannoni e do pivô Pau-lão Prestes, ambos estavam lesionados e não atuaram no fi nal de semana. Ainda as-sim, a volta de ambos não está confi rmada. Dessa ma-neira, o trio Alex, Arthur e Nezinho seguem no coman-do das ações candangas.

Do outro lado, mesmo com a derrota para o líder Fla-mengo na última rodada, o Basquete Cearense continua

na zona de classifi cação pa-ra os playoffs. “A gente sabe das difi culdades de enfrentar o Uniceub\BRB. É um time que vem de dez vitórias se-guidas, mas isso é uma moti-vação maior para que a gente possa quebrar essa sequência e volte a vencer no campeona-to. O time treinou muito forte depois do jogo contra o Fla-mengo, e todos estão prontos

para fazer um grande jogo”, afi rmou o pivô Felipe Ribei-ro, otimista com o time.

O jogador é um dos destaques da equipe do Basquete Cearense, com médias de 15,91 pontos por jogo, além de 9,17 rebotes “Fico feliz com os números. O meu sucesso depende do sucesso do time, e isso tem acontecido”, exaltou.

NOVO BASQUETE BRASIL Uniceub tenta se aproximar mais do Flamengo em duelo frente o Basquete Cearense

A caça ao líder continua

Reprodução

SINTES - DF - SINDICATO DOS TRABALHA-DORES EM ENTIDADES

SINDICAIS NO DISTRITO FEDERALEDITAL DE RECOLHIMENTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

EXERCÍCIO DE 2013

Atendendo ao disposto no art. 605 da CLT, NOTIFICAMOS aos Empre-gadores estabelecidos no Distrito Federal que terão que descontar de seus empregados, a contribuição sindical, para o Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Sindicais no Distrito Federal - SINTES-DF. O referido desconto deve-rá ser efetuado na folha de pagamento do mês de MARÇO de 2013 e recolhido até o dia 30 de ABRIL de 2013, em qualquer agência da Caixa Econômica Federal - CEF, Banco do Brasil S/A ou estabelecimentos bancários integrantes do sistema de arrecadação de tributos federais, mediante guia própria, forne-cida por esta Entidade. O valor da referida contribuição corresponderá a 1/30 (um barra trinta avos) do total da remuneração do empregado acrescido de 1/360 (um barra trezentos e sessenta avos), conforme disposto na legislação consolidada Súmula 207 do TST; o não atendimento ao disposto no presente Edital sujeitará o infrator às sanções previstas no art. 600 da CLT e demais legislações sobre a matéria.

Brasília - DF, 15 de fevereiro de 2013.

Edivane Ribeiro e SilvaPresidente SINTES/DF.

PODER JUDICIÁRIO DA UNIÃOTRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERALE DOS TERRITÓRIOS

PRIMEIRA VARA CÍVEL DE CEILÂNDIAEDITAL DE CITAÇÃO - PRAZO DE 20 DIAS

COBRANCA, processo n. 2012.03.1.004367-5 Autor(es): HSBC BANK BRASIL SA BANCO MULTIPLO Réu(s): JK COMERCIO DE UTILIDADES DO LAR LTDA ME Objeto: Citação de JK COMERCIO DE UTILIDA-DES DO LAR LTDA ME, CNPJ Nº 12.847.532/0001-48, o qual se encontra em local incerto e não sabido. A Dra. FERNANDA DIAS XAVIER, Juíza de Direito da Primeira Vara Cível da Circunscrição Judiciária de Ceilândia/DF, na forma da lei etc, FAZ SABER, a todos quantos o presente edital virem, ou dele conheci-mento tiverem, que por este meio CITA o(s) Réu(s) acima qualificado(s), com o prazo de 20 (vinte) dias, que se encontra(m) em lugar incerto e não sabido, para a defesa de seus direitos no processo em referência. Cientificando-se, ainda, que este Juízo e Cartório têm sua sede à QNM 11, Área Especial. n. 01, Edifício do Fórum de Ceilândia/DF. O prazo para contestação é de 15 (quinze) dias, contados a partir do 1º dia útil após findar-se o prazo constante neste edital. Não sendo contestada a ação, presumir-se-ão aceitos pelo(s) Réu(s), como verdadeiros, os fatos alegados pelo(s) Autor(es). E, para que este chegue ao conhecimento do(a)(s) interessado(a)(s), e, ainda, para que no futuro não possa(m) alegar ignorância, extraiu-se o presente edital, que será publicado como determina a Lei e afixado no local de costume. DADO E PASSADO nesta cidade de Ceilândia - DF, segunda-feira, 21/01/2013 às 16h08. Eu, Priscila Ten-tardini Meotti, Diretora de Secretaria, subscrevo.

AVISO DE HOMOLOGAÇÃO E ADJUDICAÇÃO CARTA CONVITE Nº. 002/2013

O ICEP BRASIL, torna público que a carta convite nº 002/2013, que tem como objeto aquisição de instrumentos musicais para serem utilizados no pro-jeto Grupo de Choro Roda Viva. Foi HOMOLOGADO pelo presidente do Icep Brasil em 22/02/2013, ADJUDICADO à empresa Musical Novo Tempo Ltda, que deverá comparecer ao Icep Brasil, no prazo legal, para assinatura do contrato. Valor total R$ 25.530,00. PA 00.002/2013.

Brasília, 22 de fevereiro de 2013.Sueide Miranda LeitePresidente Icep Brasil

Editais

Reprodução

ARTHUR volta a ser um dos que comanda o time

Regata da AABB 53anos teve 43 barcos

LAGO PARANOÁ

O encerramento da Rega-ta Aniversário AABB

53 anos, na raia sul do Lago Paranoá, no fi nal de semana, foi mais um momento de en-trosamento entre velejado-res e também a oportunidade de colocar em prática as téc-nicas de cada um associadas às experiências adquiridas, com o objetivo de vencer a competição. Com ventos en-tre 8 e 10 nós, os velejadores foram para a água ávidos pe-la competição.

O vencedor da prova de percurso longo foi o barco Mizú, do Iate Clube Brasí-lia, timoneado por Guilher-me Raolino. Em segundo lugar fi cou o Magia, do Ia-te Clube, em terceiro o Xo-

pê, do Cota Mil, e em quarto lugar fi cou o barco War, da AABB. No percurso curto, o vencedor foi o barco Lung Ta Ada AABB, que teve como timoneiro Felipe Nóbrega, que também recebeu o tro-féu Fita Azul. “Largamos na frente e a tripulação e mes-mo com a tripulação se en-trosando, conseguimos sair de terceiro para o primeiro lugar, em cima da linha de chegada. Começamos bem o ano“, sentenciou Felipe.

No percurso curto, quem levou foi o barco Nauru, da AABB. O timoneiro Vitor Hugo Bernstorff, e sua tri-pulação, André Pradier e William Katagiri, também comemoraram.

A decisão da Meia Ma-ratona das Pontes, no

domingo, foi emocionan-te. A prova reuniu cerca de 1,5 mil atletas que lo-taram as ruas centrais de Brasília para percorrer os 21km.

Na prova Masculina o público assistiu a um desfecho inusitado. Três corredores da equipe Gran Cursos Caixa termi-naram a disputa de mãos dadas, separados por mi-lésimos. Domingos No-nato, com 01:09:55:92, Jormem Freire, que ven-ceu a prova em 2012, com 01:09:55:94, e Ja-milson Azevedo, com 01:09:55:95, foram os personagens que emocio-naram aos presentes.

Corrida teve fi nal emocionante

MEIA MARATONA

Começou oficialmen-te o ano de 2013 da

World Series by Renault. Uma das principais ca-tegorias de acesso à Fór-mula 1 ao lado da GP2, a WSR abriu suas ativida-des na última semana com a primeira sessão de trei-nos coletivos pré-tempo-rada no circuito espanhol de Motorland, em Aragón.

Apesar da empolga-ção dos 26 pilotos que es-tiveram na pista - entre eles quatro brasileiros: Yann Cunha, Lucas Fo-resti, Pietro Fantin e An-dré Negrão -, a chuva que insistiu em cair na pista espanhola durante boa parte do dia e o frio se-vero do inverno europeu não colaboraram muito.

Chuva marca primeiro diade treinos

WORLD SERIES

Jadel Gregório está prestes a se afastar, mo-

mentaneamente, da pista de atletismo e seguir pa-ra a pista de gelo. Fina-lista olímpico, três vezes vice-campeão mundial e recordista sul-americano do salto triplo, ele conse-guiu uma vaga na equi-pe brasileira de bobsled e viaja para se juntar aos integrantes do time nos Estados Unidos. O país começa as competições já neste próximo mês de março, com a Copa Amé-rica, para tentar uma vaga nas Olimpíadas de Inver-no de 2014, em Sochi, na Rússia. E Jadel conta com uma brincadeira da infân-cia para encarar sem me-do o novo desafi o.

Brasileirousa carrinhode rolimã

TREINO ADAPTADO

Page 16: Ter, 26/02/2013

GDF age paraevitar o caos no

transporte coletivo.

Contamos com a compreensão de todos até que essa situação seja normalizada.

O Governo assume temporariamente a gestãodo transporte público nas cidades de Planaltina,São Sebastião, Paranoá, Sobradinho e Itapoã.

Nos últimos seis meses, o Grupo Amaral reduziu sua frota

em cerca de 100 ônibus, provocando um verdadeiro caos no

transporte público dessas cidades, o que obrigou o Governo a

assumir temporariamente a gestão dessa empresa. Com esta

ação, o GDF garante o direito de ir e vir da população para que

os transtornos, que já são grandes, não fiquem ainda maiores.