tendências em políticas & projetos de comunicação

33

Upload: mbacomus2015

Post on 31-Jul-2016

219 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Ebook criado pela turma de 2015 do MBA de Comunicação Integrada e Novas Mídias da Universidade Vila Velha (UVV) sobre Tendências em Políticas e Projetos de Comunicação, orientado pela Professora Cynthia Molina.

TRANSCRIPT

Page 1: Tendências em Políticas & Projetos de Comunicação
Page 2: Tendências em Políticas & Projetos de Comunicação
Page 3: Tendências em Políticas & Projetos de Comunicação

EXPEDIENTE

Page 4: Tendências em Políticas & Projetos de Comunicação

ALUNOS QUE PARTICIPARAM DESSE PROJETO:Adriana Dieuzeide Santos SouzaAline do Carmo DiasAna Carolina Bacovis Lobo LeiteAnaline Izoton MartinsCynara Medeiros CamposDrielli Volponi BindeliGetúlio da Costa HilárioGiullianna Cecília da Silva GonzagaIsmael Carriço InochKarla Danielle Mendes SecattoLeonardo Gomes VieiraLohanna Mendes VieiraLucas Henrique PisaLuiza Bressanelli MedinaMarcela BenezoliMarina Galveas Dias CarneiroMichele GussNicole Poncio MattarPriscilla Teixeira Pinto Ferreira NetoSoraia Camata CanalYara da Silva Viana

Page 5: Tendências em Políticas & Projetos de Comunicação

SUMÁR

IO

Page 6: Tendências em Políticas & Projetos de Comunicação

1. INTRODUÇÃO

2. CONECTIVIDADE DOS PÚBLICOS 2.1 Conectividade 2.2 Conhecimento Compartilhado

3. HUMANIZAÇÃO ORGANIZACIONAL

4. EMPODERAMENTO SOCIAL

5. ENGAJAMENTO E REPUTAÇÃO

02

05 0710

12

15

20

Page 7: Tendências em Políticas & Projetos de Comunicação

1.INT

RODU

ÇÃO

Page 8: Tendências em Políticas & Projetos de Comunicação

Neste material foi abordado o que a turma da MBA em Comunicação Integrada e Novas Mídias da UVV aprendeu ao longo da disciplina de Projetos e Política em Comunicação, ministrada pela professora Cynthia Molina.

Ao longo da disciplina, a turma aprendeu como funciona o meio organizacional e como é feita a elaboração de projetos. Para memorizar tudo o que foi aprendido, a turma decidiu fazer um e-book com o intuito de mostrar os temas abordados na disciplina.

Para isso, a turma se dividiu em grupos: pauta, redação, diagramação e divulgação. O grupo da pauta separou alguns temas que mais geraram discussão na turma e foram de certa forma, abordados nas aulas.

No e-book foram abordados os seguintes temas: Conectividade dos públicos, Humanização Organizacional (criação de vínculos), Empoderamento Social e a importância do engajamento na reputação da empresa.

Ao redigir os tópicos do e-book, o grupo observou que os itens se interligavam, por se tratar de assuntos que envolviam política, projeto e comunicação, tudo o que trata a disciplina.

Os novos padrões e hábitos de conexão a redes de comunicação provocarão grandes transformações econômicas e sociais no mundo. São mudanças quase revolucionárias nas relações organizacionais, em virtude do crescimento da conectividade em rede que está em curso.

6

Page 9: Tendências em Políticas & Projetos de Comunicação

Para a organização funcionar bem, é preciso ter uma comunicação interna eficaz. Nas aulas, a professora apresentou alguns cases em que mostram como as empresas hoje investem na qualidade de serviço do trabalhador.

Atualmente, o maior desafio das organizações é trabalhar as relações em função dos próprios colaboradores. Abordar a humanização no ambiente de trabalho é urgente, pois o resultado da empresa depende das pessoas que nelas trabalham e, um ambiente organizacional favorável, acolhedor, sem disputas ou conflitos desnecessários, auxilia na construção de uma empresas sólida e lucrativa, além de trazer ganhos para os indivíduos e a sociedade em geral.

Com o empoderamento social, as pessoas ganham cada vez mais voz na sociedade. As pessoas de baixa renda passam a ser ouvidas, ganham voz e expõem suas opiniões. Assim como nas empresas, os funcionários têm ganhado cada vez mais espaço e voz nas tomadas de decisões.

7

Page 10: Tendências em Políticas & Projetos de Comunicação

...ABORDAR A HUMANIZAÇÃONO AMBIENTEDE TRABALHO É URGENTE, POIS O RESULTADO

DA EMPRESA DEPENDE DAS PESSOAS QUE NELAS TRABALHAM E, UM AMBIENTE ORGANIZACIONAL

FAVORÁVEL, ACOLHEDOR, SEM DISPUTAS OU CONFLITOS

DESNECESSÁRIOS, AUXILIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA EMPRESAS

SÓLIDA E LUCRATIVA, ALÉM DE TRAZER GANHOS PARA OS

INDIVÍDUOS E A SOCIEDADEEM GERAL.

8

Page 11: Tendências em Políticas & Projetos de Comunicação

2.CO

NECT

IVID

ADE

DO

S PÚ

BLIC

OS

Page 12: Tendências em Políticas & Projetos de Comunicação

Os novos padrões e hábitos de conexão a redes de comunicação provocarão grandes transformações econômicas e sociais no mundo. São mudanças quase revolucionárias nas relações organizacionais, em virtude do crescimento da conectividade em rede que está em curso.

O público exigirá melhores serviços de conexão e mais cidadãos desejarão ser incluídos no mundo das inovações e das fontes de conhecimento. Esses aspectos causarão impacto nas instituições e nas sociedades, modificando as suas economias com o surgimento de novas profissões, estruturas organizacionais, métodos de adquirir conhecimento e propagação de informação.

Já é possível perceber mudanças no campo político. A conectividade favorece ao cidadão acompanhar a atuação de seus representantes e governantes quase em tempo real, manifestar-se politicamente em questões locais, nacionais ou internacionais, organizar campanhas eleitorais ou mobilização política.

OS NOVOS PADRÕES EHÁBITOS DE CONEXÃO A

REDES DE COMUNICAÇÃO PROVOCARÃO GRANDES

TRANSFORMAÇÕESECONÔMICAS E SOCIAIS

NO MUNDO...

10

Page 13: Tendências em Políticas & Projetos de Comunicação

2.1.CONECTIVIDADENos últimos 18 anos, a velocidade e a capacidade de transmissão de informação aumentaram radicalmente por meio da evolução dos serviços de telecomunicações na rede, além do custo que diminuiu significativamente, ampliando a conectividade do público. Isso impacta no mundo do trabalho, criando novas profissões, novas relações na gestão de clientes e na produção à distância.A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) é um exemplo de instituição que adotou novos métodos de relacionamento com seus colaboradores.

Em 2015 o Sistema Findes iniciou um novo modelo de comunicação interna com objetivo de melhorar a fluidez da comunicação de forma dinâmica e fácil, por meio da “Conecta” – uma rede social corporativa. A ferramenta possui e-mail, agenda e rede social corporativa. Baseados nos softwares da IBM Notes; capacita os profissionais a serem mais inovadores e produtivos, ajudando-os a identificar e construir redes de especialistas de assuntos; facilita a criação de comunidades de funcionários, parceiros comerciais e clientes; e ajuda as equipes a realizarem seus objetivos de negócios. Além dos empregados terem acesso às informações das entidades do Sistema Findes e dos outros empregados, eles podem compartilhar conteúdos diversos entre as partes.

11

Page 14: Tendências em Políticas & Projetos de Comunicação

“As ferramentas, na verdade, precisam ser instrumentos para que se crie uma cultura que valorize a comunicação das pessoas com base naquilo que a empresa tem de melhor a oferecer, a partir dos seus contatos formais de trabalho. Na era do conhecimento, você ver essas instituições de forma tão diferentes fica absolutamente provado, de uma vez por todas, que a gente precisa valorizar a comunicação. Criar condições para as pessoas mostrarem suas habilidades, gerando e acumulando conhecimento em uma plataforma como a Conecta,” explica o superintendente corporativo da Findes, Marcelo Ferraz.

Após a implantação da rede virtual, Marcelo Ferraz relatou a experiência do Sistema Findes para multinacional IBM: “A nossa estratégia de implantação foi muito bem avaliada pelos presentes, que ficaram surpresos com a forma ousada de uso que passamos a dar à rede. O fato de você primeiro

...NA ERA DO CONHECIMENTO,VOCÊ VER ESSAS INSTITUIÇÕES

DE FORMA TÃO DIFERENTES FICA ABSOLUTAMENTE PROVADO, DE

UMA VEZ POR TODAS, QUE A GENTE PRECISA VALORIZAR A

COMUNICAÇÃO...Superintendente corporativo da Findes, Marcelo Ferraz.

12

Page 15: Tendências em Políticas & Projetos de Comunicação

“Tem muito a ver também com um pouquinho do modo como o brasileiro vive, a criatividade com que ele se adapta a diferentes situações, e sua capacidade de adaptação. O fundamental é que criamos um espaço que combina liberdade de expressão com disciplina processual. Esse é, na verdade, um grande diferencial nosso”, completou o superintendente corporativo.

despertar a curiosidade dos empregados, fazer um plano de comunicação bem feito e implantar a partir de um projeto piloto, criar um ‘grande dia’ para o lançamento, gerar e acumular uma curva de aprendizado, instituir uma rede de facilitadores para que depois pudessem dar suporte às pessoas e, em seguida, levar os nossos processos de produção para dentro da rede, foi algo que deixou todos os presentes encantados.”

CASE "CONECTA"DO SISTEMA FINDES PARA O MUNDO.

13

Page 16: Tendências em Políticas & Projetos de Comunicação

2.2.CONHECIMENTO COMPARTILHADOAlém de a conectividade proporcionar mudanças nas relações de trabalho, também facilita o acesso à Sociedade do Conhecimento, onde é comum o compartilhamento de questões culturais, oportunidades profissionais e realização pessoal. Exemplos são os grupos nas redes sociais, fóruns e sites que incentivam o compartilhamento do conhecimento.Foi o que fez a administradora Rosângela José, autora do blog Negra Rosa, Rosa Negra. Ela começou a produzir conteúdo depois de não se identificar com as imagens que via na internet. Rosângela montou seu próprio canal no YouTube e o blog, que existe desde novembro de 2010. Lá, ela compartilha conteúdo com o público seguidor.

Podemos citar ainda o escritor e consultor Augusto de Franco. Ele Trabalhou 20 anos com programas de desenvolvimento local por meio do investimento em capital social e, no final do século 20, passou a fazer parte do conjunto de investigadores da nascente Nova Ciência das Redes. Publicou, nos últimos quinze anos, centenas de artigos e mais de 20 livros sobre o assunto e temas correlatos.

O escritor fundou em 2008 a Escola-de-Redes: uma rede de pessoas dedicadas à investigação sobre redes sociais e à criação e transferência de tecnologias de netweaving, atualmente com cerca de 11.600 pessoas conectadas.

14

Page 17: Tendências em Políticas & Projetos de Comunicação

Outra possibilidade neste tempo da conectividade são as novas ferramentas online que ajudam a solucionar os problemas dos usuários. É o caso da ferramenta Jam que foi desenvolvida para estruturar a criação de ações e campanhas na agência digital DZ.

“Criação é processo e não necessariamente um departamento. Logo, envolve pessoas de áreas diferentes que nem sempre tem as manhas do processo criativo. Daí, a necessidade de utilizarmos um método de fácil compreensão e aplicação que organize as informações de entrada, facilite o brainstorm e depois consolide o resultado do brain” (DZ).

E que tal fazer você mesmo? Essa é também uma possibilidade que ganha força no Brasil, o Fab Lab: faça você mesmo. São espaços colaborativos onde é possível ter acesso às máquinas e fazer quase qualquer coisa que você possa imaginar e precisar. A democratização da fabricação digital é um caminho para baratear e facilitar o acesso aos meios de produção e que ganha força nos tempos atuais.

CRIAÇÃO É PROCESSO E NÃO NECESSARIAMENTE UM

DEPARTAMENTO. LOGO, ENVOLVE PESSOAS DE ÁREAS DIFERENTES

QUE NEM SEMPRE TEM AS MANHAS DO PROCESSO CRIATIVO...

Agência digital DZ

15

Page 18: Tendências em Políticas & Projetos de Comunicação

3.HU

MANI

ZAÇÃ

O OR

GANI

ZACI

ONAL

Page 19: Tendências em Políticas & Projetos de Comunicação

Atualmente, o maior desafio das organizações é trabalhar as relações em função dos próprios colaboradores. Abordar a humanização no ambiente de trabalho é urgente, pois o resultado da empresa depende das pessoas que nelas trabalham e, um ambiente organizacional favorável, acolhedor, sem disputas ou conflitos desnecessários, auxilia na construção de uma empresa sólida e lucrativa, além de trazer ganhos para os indivíduos e a sociedade em geral.

Algumas empresas já adotam este tipo de postura - como a Unimed, Wine, Gerdal, Google, entre outras - mas, para isso, é preciso de uma profunda mudança da cultura e dos valores já introduzidos pela sociedade, com a ideia de hierarquia e verticalidade. Assim, as organizações devem trabalhar de maneira sistêmica - e não linear – onde o líder ou um porta-voz tenha como principal função estimular os “liderados” a agirem de forma adequada dentro do ambiente de trabalho, bem como valorizá-los e propiciar um ambiente digno de trabalho para que isto ocorra, refletindo na produtividade e harmonização da empresa.

Sabemos que a convivência diária é árdua e que o confronto de interesses entre as pessoas está presente nas instituições. É justamente por isso que as empresas devem trabalhar as emoções dos colaboradores, que atuam em todas as áreas, com o propósito de que eles

17

Page 20: Tendências em Políticas & Projetos de Comunicação

Um bom diálogo faz toda a diferença e contribui consideravelmente para a solução de impasses humanos no ambiente de trabalho. Assim, as pessoas são estimuladas a propor ideias diferentes e, por meio do diálogo permanente, chega-se a um acordo e a realização de novas rotinas empresariais. Dessa forma, os bloqueios de convívio são quebrados, a interação aumenta e o rendimento também. Ou seja, os colaboradores que se identificam com o meio em que trabalham encontram mais facilidade para compartilhar informações.

“Somos uma família formada por pessoas que se divertem, pedem desculpas, colaboram uma com as outras, dividem as emoções e sabem que, juntas, podem realizar muito mais sonhos. Nosso desejo é despertar, sempre, a vontade de aprender e de realizar coisas novas”, Wine.“Além de buscar a excelência nos serviços que presta aos clientes, a Cooperativa preza pela valorização de seus profissionais e, por meio de uma cultura empreendedora, oferece a todos a oportunidade de exercer seu potencial e desenvolver-se dentro da Unimed Vitória.

possam dar o melhor de si e, ao mesmo tempo, garantir bom desempenho e qualidade de atendimento e, por consequência, qualidade de vida para todos.

18

Page 21: Tendências em Políticas & Projetos de Comunicação

Investimentos no bem-estar de seus colaboradores, promoção de desenvolvimento e capacitação, e também o reconhecimento da importância de cada um no ambiente de trabalho são ingredientes de sucesso da cooperativa para prestar serviços com qualidade”, Unimed.

Outro ponto a ser explorado é a questão da diversidade nos quadros organizacionais. As empresas percebem, ao longo do tempo, que surgem propostas inovadoras quando a diversidade se faz presente, além de proporcionar também equipes preparadas para superar os desafios.

INVESTIMENTOS NOBEM-ESTAR DE SEUS

COLABORADORES,PROMOÇÃODE DESENVOLVIMENTO E

CAPACITAÇÃO, E TAMBÉM O RECONHECIMENTO DA

IMPORTÂNCIA DE CADA UM NO AMBIENTE DE TRABALHO SÃO

INGREDIENTES DE SUCESSO DA COOPERATIVA PARA PRESTAR

SERVIÇOS COM QUALIDADE.Unimed

19

Page 22: Tendências em Políticas & Projetos de Comunicação

4.EM

PODE

RAMEN

TO

SOCI

AL

Page 23: Tendências em Políticas & Projetos de Comunicação

O artigo “Empoderamento: processo de fortalecimento dos sujeitos nos espaços de participação social e democratização política” da Revista USP, explica bem o que significa Empoderamento Social, um dos tópicos estudados na disciplina de Projetos e Políticas em Comunicação.

Tendo como base o artigo, Empoderamento Social trata-se de abordagem histórica e conceitual do processo, tomando-o como elemento relevante à compreensão das possibilidades e dos limites na promoção da participação social e política. O empoderamento é um termo multifacetado que se apresenta como um processo dinâmico, envolvendo aspectos cognitivos, afetivos e condutais.

Com o empoderamento social, as pessoas ganham cada vez mais voz na sociedade. As pessoas de baixa renda passam a ser ouvidas, ganham voz e expõem suas opiniões. Com a evolução da tecnologia, hoje, é possível ter acesso à internet de qualquer lugar do mundo.

COM O EMPODERAMENTOSOCIAL, AS PESSOAS GANHAM

CADA VEZ MAIS VOZ NA SOCIEDADE. AS PESSOAS DE BAIXA RENDA

PASSAM A SER OUVIDAS, GANHAM VOZ E EXPÕEM SUAS OPINIÕES.

21

Page 24: Tendências em Políticas & Projetos de Comunicação

As pessoas ganham espaço e voz na internet. Por exemplo: com as redes sociais, fica mais fácil expor a opinião sobre determinados assuntos que geram discussões de todos os cantos e diferentes opiniões.

Hoje, os restaurantes, shoppings e diferentes estabelecimentos são avaliados o tempo todo pelos usuários das redes sociais. Se a pessoa foi em um restaurante onde não foi atendido conforme esperava, ou foi mal atendido, ou teve algum desentendimento, ela coloca na sua rede social o que achou do estabelecimento e isso tem um alcance grande ao ser compartilhado com seus amigos.

O mundo hoje vive uma realidade virtual. É preciso estar sempre inovando. Hoje existem canais para que os usuários façam avaliações positivas ou negativas dos estabelecimentos. Por exemplo: o grupo no Facebook de Controle de Qualidade, é um grupo criado por capixabas, para divulgação de experiências em estabelecimentos, tanto gastronômico quanto outros estilos, produtos e serviços e quaisquer debate sobre as mesmas.

No grupo, os moderadores, criaram regras. Uma delas é: - Este é um grupo de CLIENTES para CLIENTES e ESTABELECIMENTOS. O intuito principal é que os clientes publiquem suas experiências sobre os lugares que visitarem, perguntem sobre o que não encontram e conversem sobre o que acham dos locais.

22

Page 25: Tendências em Políticas & Projetos de Comunicação

No grupo, os clientes têm o direito de expor a sua opinião com relação ao estabelecimento e o dono do estabelecimento tem a oportunidade de expor o seu posicionamento, dar a sua resposta ao cliente.

Um outro exemplo de empoderamento social é o Conselho de Leitores de A Gazeta. As pessoas escolhidas pelo jornal fazem a avaliação do conteúdo e dão a sua opinião sobre o que acham.

Os conselheiros participam de reuniões mensais para avaliar o conteúdo editorial do jornal, além de trazer críticas, elogios e sugestões. Os encontros são feitos na Rede Gazeta. O período do mandato é de um ano, renovável por mais um. Durante a permanência no Conselho, cada membro receberá gratuitamente uma assinatura diária do jornal A Gazeta.

A implantação do Conselho de Leitores é um dos instrumentos de auto regulamentação sugeridos pela Associação Nacional de Jornais (ANJ).

Para participar, os conselheiros também têm que seguir algumas regras estabelecidas pela Rede Gazeta, são elas:

• Ler A Gazeta pelo menos três vezes na semana para que suas opiniões sejam baseadas em fatos concretos;

• Comparecer a, pelo menos, 75% das reuniões presenciais, podendo ser substituído se faltar a mais de três reuniões em um ano;

23

Page 26: Tendências em Políticas & Projetos de Comunicação

• Opinar de forma crítica e sincera sobre o jornal tomando como base as instruções que receber;

• Trazer críticas e sugestões que tenham recebido de outras pessoas.

Com isso, o jornal poderá ter diferentes opiniões e fazer uma avaliação com base nessas opiniões para ver o que é preciso fazer para aprimorar ainda mais o conteúdo jornalístico.

Outro ponto importante do empoderamento social, é a questão social. Com o avanço da tecnologia e o acesso de todas as classes à internet, meios digitais e aparelhos eletrônicos, a cultura de comunidades ganham força e voz.Um exemplo disso é o Ateliê de Ideias, que é um espaço onde comunidade encontra apoio para transformar propostasem projetos, soluções e tecnologias sociais para o desenvolvimento local.

O Ateliê de Ideias se propõe em desenvolver seus projetos no município de Vitória em uma região chamada Território do Bem. Esta comunidade é composta pelos bairros de São Benedito, Itararé, Bairro da Penha, Jaburu, Floresta, Consolação, Bonfim e Engenharia.

Algumas das ações feitas nessa região, já estão sendo replicadas em outros lugares, como Morro São Benedito, e Vista Dourada em Cariacica com o Banco Sol. Na região onde moram pessoas em situação de vulnerabilidades econômicas, sociais, culturais e educacionais.

24

Page 27: Tendências em Políticas & Projetos de Comunicação

...OUTRO PONTOIMPORTANTE DO

EMPODERAMENTO SOCIAL, É A QUESTÃO SOCIAL. COM O AVANÇO

DA TECNOLOGIA E O ACESSO DE TODAS AS CLASSES À INTERNET,

MEIOS DIGITAIS E APARELHOS ELETRÔNICOS, A CULTURA DE

COMUNIDADES GANHAMFORÇA E VOZ.

O objetivo é investir na formação de lideranças e uma das iniciativas fez uma pesquisa onde foram visitados 889 domicílios na região do Território do Bem para averiguar o que as pessoas sabem o que elas gostam de fazer e o perfil dos moradores.

A Associação Ateliê de Ideias é uma ONG que se mantém com o apoio da Prefeitura de Municipal de Vitória, a Arcellor Mittal, e a Unimed Vitória.

O que se pode concluir tendo como base o que foi estudado na disciplina de Projetos e Políticas em Comunicação e discussão em turma, o empdoeramento social é dar “poder” para as pessoas expressarem suas opiniões sobre diversos e diferentes assuntos e gerar discussões em grupos a partir disso. E isso pode ser em diferentes locais, desde fórum, encontros, a grupos de redes sociais.

25

Page 28: Tendências em Políticas & Projetos de Comunicação

5.EN

GAJA

MEN

TO E

REPU

TAÇÃ

O

Page 29: Tendências em Políticas & Projetos de Comunicação

Com o avanço das tecnologias e popularização cada vez maior das redes sociais da internet, o engajamento se tornou, nos últimos anos, um dos maiores desafios das grandes empresas locais e mundiais. O engajamento deve ser feito tanto por clientes, que são propagadores da reputação da empresa, quanto por colaboradores e equipe de marketing, para aumentar o potencial da companhia.Um exemplo de engajamento é a rede de lojas Magazine Luiza, que investe na promoção do engajamento dos clientes. A varejista tem milhares de curtidas e comentários na página nas redes sociais e comentários positivos em sites de rankeamento de preços aumentam a reputação da empresa.

A boa avaliação da empresa faz com que potenciais clientes aceitem, até, pagar um pouco a mais para poder comprar em uma empresa mais "querida". O resultado deste trabalho de engajamento é um crecismento de 415% nas vendas em dez anos, de acordo com a Havard Business School, que realizou um estudo sobre a rede de lojas.

O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), também é um exemplo notório de sucesso quando o assunto é engajamento do público. A emissora é considerada a mais "querida" pelo público em 2015, de acordo com pesquisa aferida pelo jornal publicitário Meio e Mensagem.

O resultado positivo acontece devido ao forte engajamento da audiência na internet em favor da

26

Page 30: Tendências em Políticas & Projetos de Comunicação

emissora. Nas redes sociais, dezenas de páginas com milhares de seguidores compartilham novidades da programação da emissora, estreias e comentários, na maioria de viés positivo.

A marca de "mais querida" emissora do país é tão grande que os fãs do canal são conhecidos como "SBTistas". Aproveitando esse engajamento positivos, o SBT lançou, neste ano, seu novo slogan "A TV que tem torcida". O objetivo é aproximar ainda mais o público com a emissora além de "pegar uma carona" com as Olimpíadas.

Já no âmbito das Organizações Não Governamentais (ONG), o projeto Tamar é uma organização que tem visivelmente um grande engajamento do público. Seja na internet, na mídia ou nas sedes do projeto espalhadas pelo país, é possível considerar comentários positivos acerca do propósito da ONG.

O ENGAJAMENTO DEVESER FEITO TANTO POR

CLIENTES, QUE SÃO PROPAGADORES DA REPUTAÇÃO

DA EMPRESA, QUANTO POR COLABORADORES E EQUIPE DE

MARKETING, PARA AUMENTAR O POTENCIAL DA COMPANHIA.

27

Page 31: Tendências em Políticas & Projetos de Comunicação

É evidente que grande parte do sucesso do Tamar se deve a proposta de atuação do projeto: a conservação das tartarugas marinhas. Mas o sucesso da ONG vai muito além, com atividades itinerantes e interativas com o público, especialmente formada por crianças, aumenta e promove o engajamento da sociedade como um todo.

Através dos cases citados, é possível perceber a importância do engajamento no sucesso de empresas atuantes em diversos âmbitos e como as companhias estão dando cada vez mais importância para a questão no crescimento reputacional e do faturamento dessas empresas.

28

Page 32: Tendências em Políticas & Projetos de Comunicação

29

Page 33: Tendências em Políticas & Projetos de Comunicação