tempo de separaÇÃo para receber a promessa

22
DR. WILLIAM SOTO SANTIAGO 44 Senhor, e deixemos que Ló e seu grupo de pastores façam o que desejarem fazer. Pai, em Tuas mãos estamos. Siga-nos preparando também para a continuação desta mensagem, Senhor, na qual, Senhor, Tu nos hás de mostrar a muitos dos mistérios que foram revelados por Teu profeta, mas que, Senhor, não haviam sido entendidos até este tempo. Ajuda-nos, para que todos venhamos aqui com uma mente espiritual, para captar com a fé o que Tu hás de falar. Pai, em Tuas mãos estamos. E agora, te rogo, oh, Pai celestial: vá com cada um de nós; cuida-nos de todos os perigos do caminho. E que o que ouvimos hoje, nesta manhã, Tu, Senhor, o recorde a cada um dos irmãos que ouviu nesta manhã; que durante todas as noites, e os dias e todas as semanas lhes siga recordando o que Tu nos falaste nesta manhã, para que assim estejamos preparados para esse momento que há de vir, que não podemos evitar, Senhor. E agora, Pai celestial, em Teu Nome glorioso e eterno, manifestado em carne humana, te peço todas estas coisas, oh, Pai celestial. Amém, amém. E o povo do Senhor, diz: “Amém!” Deus abençoe a todos nesta manhã. “TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER A PROMESSA.” Tradução: A LUZ DO NOVO DIA – Campo Largo-Paraná, Brasil www.aluzdonovodia.com.br TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER A PROMESSA (PARTE 1) Dr. William Soto Santiago Domingo, 01 de dezembro de 1974 Ponce, Porto Rico

Upload: others

Post on 22-May-2022

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER A PROMESSA

DR. WILLIAM SOTO SANTIAGO

44

Senhor, e deixemos que Ló e seu grupo de pastores façam o que desejarem fazer.

Pai, em Tuas mãos estamos. Siga-nos preparando também para a continuação desta mensagem, Senhor, na qual, Senhor, Tu nos hás de mostrar a muitos dos mistérios que foram revelados por Teu profeta, mas que, Senhor, não haviam sido entendidos até este tempo. Ajuda-nos, para que todos venhamos aqui com uma mente espiritual, para captar com a fé o que Tu hás de falar. Pai, em Tuas mãos estamos.

E agora, te rogo, oh, Pai celestial: vá com cada um de nós; cuida-nos de todos os perigos do caminho. E que o que ouvimos hoje, nesta manhã, Tu, Senhor, o recorde a cada um dos irmãos que ouviu nesta manhã; que durante todas as noites, e os dias e todas as semanas lhes siga recordando o que Tu nos falaste nesta manhã, para que assim estejamos preparados para esse momento que há de vir, que não podemos evitar, Senhor.

E agora, Pai celestial, em Teu Nome glorioso e eterno, manifestado em carne humana, te peço todas estas coisas, oh, Pai celestial. Amém, amém.

E o povo do Senhor, diz: “Amém!” Deus abençoe a todos nesta manhã. “TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER A

PROMESSA.”

Tradução: A LUZ DO NOVO DIA – Campo Largo-Paraná, Brasil www.aluzdonovodia.com.br

TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER A

PROMESSA (PARTE 1)

Dr. William Soto Santiago

Domingo, 01 de dezembro de 1974 Ponce, Porto Rico

Page 2: TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER A PROMESSA

DR. WILLIAM SOTO SANTIAGO

2

TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER...

43

7.000 ou mais de 7.000 pessoas, irmãos amados, os quais cremos a Mensagem, Senhor.

Oh! Pai! Agora, quando se acercou o tempo em que o que Tu prometeste: nos encher de Teu Santo Espírito plenamente, encarnar-te em cada um de nós, quando chegou este momento, Senhor, vimos no plano de Tua Palavra, porque nos mostraste, que há de vir uma separação. Uma separação, Senhor, entre os crentes e os crentes manufaturados.

Senhor, nesta manhã, oh, Deus eterno, o desejo de todo meu coração, é que todos os que aqui estão presentes sejam crentes verdadeiros. Porque, Senhor, oh, Deus eterno, será doloroso para nós que haja em nosso meio algum que não seja um crente verdadeiro, porque sabemos que se há de separar de nós, oh, Senhor.

Oh! Pai celestial! Naquele tempo Ló tomou as planícies, tomou seu lugar; mas Abraão saiu do lugar aonde estava e rumou para outro lugar, para as montanhas, contrário ao que fez seu irmão e sobrinho, Ló.

Pai celestial, ajuda-nos! Que quando este momento chegue por completo possamos ver, Senhor; permita-nos, oh, Deus eterno, que cada um dos escolhidos em nenhum momento seja confundido; e, oh, Pai celestial, pois se pare firme em Tua Palavra e caminhe adiante com Tua Palavra.

Pai, sabemos que isto há de vir, e será uma hora difícil, um momento duro, Senhor, um momento como foi nos dias de Abraão; um momento em que houve desentendimento e contenda entre os pastores. Sempre foi assim. E será assim, Senhor. Não podemos evitar.

Te rogamos para que nos ajudes, para quando chegue esse momento, oh, Senhor, estejamos ao lado do grupo de Abraão, e com o grupo de Abraão, e sejamos parte do grupo de Abraão,

Page 3: TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER A PROMESSA

DR. WILLIAM SOTO SANTIAGO

42

bastante extensa. Esperemos que o Senhor nos dê tudo. Guarde isso em seu coração.

Já vimos através da Palavra o que vem, porque temos feito o que o profeta disse: “Quer saber o que vem? Olhe para trás o que passou, e você saberá o que vem.”

Temos olhado para trás e temos visto o que se passou; e agora vemos o que vai se passar no futuro. E daqui até 77 tem que haver se passado tudo isto.

Agora, eu diria, e digo: Oxalá! Aconteça este ano ou ano que vem. Porque quanto mais rápido aconteça, mais rápido recebemos o que Deus prometeu e mais rápido nos vamos desta terra.

Bom, vamos cantar esse corinho “Eu o Amo”, porque se você O ama, sua vista sempre estará na Palavra.

[O irmão William e a congregação cantam o corinho] Amém, amém. Vamos inclinar nossos rostos e ser despedidos em oração. E recordem: orem muito por esta mensagem que o Senhor

nos está dando, para que tudo seja conforme à vontade do Senhor, e seja de benefício para a Noiva do Senhor.

Pai nosso, que estás no Céu. Deus eterno. Eis que ante a Tua presença estamos nesta manhã. E te damos graças por todas as Tuas bênçãos. Obrigado, oh, Deus, por esta bênção de poder estar aqui congregados nesta manhã.

Pai, obrigado por poder estar adorando e glorificando Teu Nome conforme a esta terceira dispensação, e Tu poder estar falando-nos conforme a esta terceira dispensação, oh, Senhor.

E agora, Pai, o que ouvimos esta manhã é, Senhor, bastante difícil, Senhor, no sentido que chegou o tempo de separação, em que, no meio de todo Teu povo, no meio de todos os que creram na Mensagem, no meio de todos os irmãos, em que há

TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER...

3

TEMPO DE SEPARAÇÃO

PARA RECEBER A PROMESSA (PARTE 1)

Dr. William Soto Santiago

Domingo, 01 de dezembro de 1974 Ponce, Porto Rico

Estamos num tempo muito importante e muito delicado, onde você tem que saber onde está parado; e você tem que seguir em frente, ainda que siga sozinho. E que, se 100 se forem no Rapto, você esteja seguro e confiante que você é um deles, porque você fica ao lado da Palavra, ainda que ninguém mais fique com a Palavra.

Mesmo que você veja que o pastor se pôs a um lado e não fica com ela (a Palavra), você fica; porque é um assunto individual.

E, se você soubesse que apenas um é quem será subido no Rapto em Porto Rico, você diz: “Oh! Estou contentíssimo, porque já estou por ir!” Vê? Você tem que estar nessa posição.

Não é que: “Se o pastor ir, eu irei.” Não! “Se ele não ir, eu vou! Se ele não crê o que o profeta disse, eu creio!” Vê? Essa é a sua posição. “E se não me prega a Palavra, vou a um lugar onde a preguem para mim.” Isso é o que o profeta nos ensina.

Agora, sabemos que toda a Palavra será conhecida pela Noiva; e será o Senhor quem a dará a conhecer à Noiva. E estamos nesse tempo em que o Senhor está se movendo no meio de Sua Noiva; e temos que saber que isto produzirá algo muito importante para a Noiva.

Page 4: TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER A PROMESSA

DR. WILLIAM SOTO SANTIAGO

4

Agora, vamos buscar em nossas Bíblias, para entrarmos bem rápido. Isto é uma introdução, onde algo que o Senhor quer nos dar (não sei se neste mesmo ano) já nos dê esta mensagem. Isto será apenas a introdução, preparando-nos. E eu creio que, com isto, o Senhor nos estará deixando ver – nos tirará todos esses sentimentos que nos afetam, para podermos estar preparados para receber a plenitude de Deus.

Se seus sentimentos não estão de acordo à Palavra é preciso lança-los a um lado.

Agora, vamos buscar no livro dos Atos, capítulo 1, e Primeira de Coríntios, capítulo 15. Vamos ler Primeira de Coríntios, capítulo 15, e leremos, começaremos no versículo 1. Vamos ver algo aqui que nos convêm ver. E diz a Palavra do Senhor (no Nome do Senhor):

“Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis.

Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão.

Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,

E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.

E que foi visto por Cefas (Cefas é Pedro), e depois pelos doze.

Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também.”

Apareceu a quantos? Primeiro a Pedro, depois apareceu aos doze, e depois apareceu a mais de quinhentos irmãos juntos, dos quais muitos estavam vivos, e outros já tinham morrido.

TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER...

41

Assim é que, mantenha sua vista posta sempre na Palavra. Não se deixe convencer por ninguém, pois, você já foi

convencido pelo Senhor, e Sua Palavra o convenceu, porque você a crê e você não necessita nada mais que a Palavra do Senhor.

Então você, e eu, e todos juntos caminhemos adiante na Palavra e com a Palavra do Senhor.

Assim é que, Deus nos abençoe nesta manhã. Deus nos guarde e nos ajude nesta manhã a ver o que o Senhor nos deu nesta manhã. Somente tocamos uma partezinha e nada mais.

Isto, como lhes disse desta mensagem, isso é como fazemos em nossas casas algumas vezes quando estamos cozinhando e tiramos, damos uma beliscada a este por aqui, a este por aqui; damos uma provada no feijão, no arroz, e comemos um bocadinho. Isso é o que o Senhor nos permitiu nesta manhã.

Mas quando o prato – quando nos sirva a mesa com esta mensagem por completo, eu espero que você tenha o sentido da fé bem exercitado e sua vista posta somente na Palavra, e se esqueça dos sentimentos, tenha se esquecido dos afetos e todas estas coisas.

Já não é tempo de afetos, senão, de amor genuíno, de amor ágape a Deus e Sua Palavra.

Portanto, estejam preparados. Eu não sei se este ano que vem Deus fará algo em meio do Seu povo. Se o fizer, uma das coisas eu creio que será esse requisito.

Deus nos abençoe. Vamos estar em pé nesta manhã. Guardem estas coisinhas, esta mensagem, guarde-a em seu

coração. Não comentem absolutamente com ninguém estas coisas.

Todavia, a mensagem nesta manhã, o que fizemos foi tomar uma partezinha nesta manhã; mas esta é uma mensagem

Page 5: TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER A PROMESSA

DR. WILLIAM SOTO SANTIAGO

40

rejeitam o Nome Novo do Senhor, e rejeitam usar o Nome, eles não sabem o que estão rejeitando. Mas a você, ao qual Deus abriu os olhos para que veja, você se alegra e você sim, entende.

Vê você que tem que ser a revelação de Deus vindo às pessoas? Senão, rejeitam a mesma coisa que estão esperando.

Todos estão esperando a fé para o Rapto, todos estão esperando que Deus revele todos estes mistérios, e quando o faz, o rejeitam.

Israel inteiro estava esperando ao Messias, e quando veio, o rejeitaram e o mataram. Os gentios estiveram esperando a Vinda do Senhor, e quando veio, o rejeitaram.

Mas lá um grupinho pequeno o viu, o creu, o recebeu e recebeu o Seu Nome; e aqui também, um grupo pequeno o viu, recebeu o Nome e o está usando.

Assim é que, sempre é um grupo pequeno o que preenche os requisitos, as condições que Deus estabeleceu e recebe o benefício, a bênção da parte do Senhor.

Agora, você tenha sua vista sempre fixa na Palavra; na Palavra do Senhor. Não ponha sua vista sobre nenhum homem, senão, sobre a Palavra do Senhor. E quando você vir a Palavra do Senhor em alguém, não importa que seja o menor entre a Noiva, tenha a vista posta, onde? Na Palavra, onde quer que esteja.

Se está no menorzinho, tenha sua vista posta nesta Palavra que está nele. E se você vê gente grande, mas as ouve e vê que isso não é a Palavra, senão que, isso é intelecto, interpretações humanas e todas estas coisas, mantenha sua vista posta na Palavra. Não ponha sua vista em homens, nem ponham sua vista em interpretações humanas, mas na Palavra. Porque, se saímos fora da Palavra, estamos perdidos novamente.

TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER...

5

“Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos. E por derradeiro de todos me apareceu também a mim,

como a um abortivo. Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno

de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus. Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para

comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo.

Então, ou seja eu ou sejam eles, assim pregamos e assim haveis crido.”

Vimos aí que o Senhor apareceu a 500 pessoas – ou – a mais de 500 pessoas juntas.

Agora, observe. Depois de ressuscitado, Ele apareceu a todos estes irmãos.

Agora, vejamos, quando o Senhor foi levantado, o que diz [Atos, capítulo 1, versículo 1]:

“Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar...”

O que Ele começou a fazer e a ensinar. Por que? Porque o que Ele fez foi começar a fazer aquelas coisas e a ensinar, mas depois continuou fazendo isso através dos discípulos.

Por isso o livro dos Atos não é o livro dos atos dos apóstolos, mas o livro dos atos do Espírito Santo através dos apóstolos; atos que começou a fazer através do Senhor e continuou nos apóstolos.

Agora, segue dizendo: “Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter

dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera;

Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por

Page 6: TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER A PROMESSA

DR. WILLIAM SOTO SANTIAGO

6

espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus. (Observe. Apareceu-lhes, e seguiu falando-lhes do Reino de Deus, dando a conhecer muitas coisas.)

E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de mim ouvistes.

Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.

Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?

E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.

Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.

E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco.

Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.

Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado.”

Ou seja, estava a dois quilômetros deste lugar, ou seja, do monte, porque um dia de sábado, um caminho de um sábado são dois quilômetros; não se podia caminhar mais de dois quilômetros num sábado. Então se foram do monte, foram a Jerusalém.

TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER...

39

estar juntos num só lugar. Se não for ao mesmo tempo, pois então o Senhor começará por algum lugar.

Agora, você leia na página 33, da mensagem intitulada: “Cristo é o Mistério de Deus Revelado”; aí o profeta diz:

“E quando todo aquele grupo esteja todo junto e a revelação seja uma entre eles...”

Algo assim, ele diz. Aí está falando algo. Parece que todo o grupo vai estar junto. Quando todo aquele grupo se reúna, se junte, e a revelação seja uma entre eles.

Bom, o grupo do aposento alto estava todo junto num mesmo lugar, e a revelação era uma.

Bom, vamos deixar isso quietinho pelo momento, porque o Senhor nos quer mostrar algo em Sua Palavra; e eu creio que esta mensagem intitulada: “Tempo de Separação”, é uma mensagem que o Senhor nos está dando, e já nesta manhã começou a nos preparar para que quando venha plenamente, tudo que concerne a esta mensagem, você esteja tão firme e tão preparado que, esteja o que esteja passando, você diga: “Glória a Deus! porque já estou por receber o que Deus me prometeu.”

Bom, isto é assim, e a pessoa não pode evitar; está na Bíblia, está nas dispensações passadas; assim aconteceu, e acontecerá nesta dispensação também. Ninguém o pode evitar; ninguém pode meter a mão para evitar que estas coisas aconteçam, porque são coisas que estão estabelecidas na Palavra; que assim acontecerão.

Agora, demos graças ao Senhor que nossas cordas nos caíram em lugares deleitosos, e grande é a herança que nos tocou.

Note, os que rejeitam a Deus manifestado em carne hoje, feito carne hoje, como se fez carne nos tempos de Jesus, e

Page 7: TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER A PROMESSA

DR. WILLIAM SOTO SANTIAGO

38

Portanto, por isso é que dizemos: “Quem quiser ir, pode ir.” Ninguém vai lhe incomodar, tratando de te arrastar

novamente; porque se sabe, através da Palavra, que as ovelhas do Senhor seguem a Voz do Senhor e ouvem somente a Voz do Senhor e elas nunca serão enganadas.

E, sabendo que tem que ocorrer isto, então, mais rápido se pode dizer: “Quem quiser ir, pode ir.” Porque quanto menos houverem, mais há... Quanto menos vêm, então menos problemas há. Porque, quanto menos fiquem, então os que ficam são os escolhidos; e que são sempre os pouquinhos.

Quanto mais há, mais problemas há, porque não se separaram e, se não se separaram, então sempre se forma a encrenca dos pastores para que então haja a separação.

E eu creio que se lá se formou o problema, a encrenca dos pastores no tempo de Abraão, para que Abraão cumprisse o que lhe faltava, e houvesse a separação...; bem, se lá houve um problema: a encrenca dos pastores, aqui também terá que haver. Tem que haver também.

Houve no tempo dos apóstolos também; houve no tempo de Moisés também. Não foram Datã, Corá e Abirão, que também eram ministros, os que formaram aquela encrenca? Tenha os olhos abertos, porque tem que acontecer algo que cause a separação.

Então, uns estarão com o grupo maior e outros estarão com o grupo menor. E sempre, pois, ao grupo menor sempre se diz: “Bom, são 2 ou 3 e nada mais os que creem assim, mas isto a maioria, pois...” E a maioria é sempre a que está equivocada.

Para o revestimento serão pouquinhos; o grupo é bem pequeno; e, desse grupo bem pequeno, eu não sei se todos os desse grupo vão receber ao mesmo tempo. Se for ao mesmo tempo, então todos ao mesmo tempo vão estar unânimes e vão

TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER...

7

“E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmào de Tiago.

Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.

E naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos (ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas) disse...”

Veja: em Coríntios tínhamos lido que o Senhor apareceu a mais de quinhentos; mas quando já estão aqui no aposento alto, quantos haviam? Cento e vinte.

Estavam como? Estavam todos aí em oração e súplica, unânimes juntos.

“E naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos (ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas) disse:

Homens irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus;

Porque foi contado conosco e alcançou sorte neste ministério.

Ora, este adquiriu um campo com o galardão da iniqüidade; e, precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.

E foi notório a todos os que habitam em Jerusalém; de maneira que na sua própria língua esse campo se chama Aceldama, isto é, Campo de Sangue.

Porque no livro dos Salmos está escrito: Fique deserta a sua habitação, E não haja quem nela habite, e: Tome outro o seu bispado.

Page 8: TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER A PROMESSA

DR. WILLIAM SOTO SANTIAGO

8

É necessário, pois, que, dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós,

Começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco

testemunha da sua ressurreição. E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha

por sobrenome o Justo, e Matias. E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações

de todos, mostra qual destes dois tens escolhido, Para que tome parte neste ministério e apostolado, de que

Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar. E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por

voto comum foi contado com os onze apóstolos.” Oremos ao Senhor nesta manhã: Pai nosso, que estás no Céu; Deus eterno; eis que nesta

manhã estamos ante Tua presença. Senhor, Deus eterno, te adoramos e te glorificamos nesta manhã, conforme a esta nova dispensação, esta terceira dispensação.

Agora, Pai, te rogamos que Tu fales e nossos corações nesta manhã; fala-nos conforme a esta terceira dispensação; mostra-nos através dos tipos e figuras das dispensações anteriores (da primeira e da segunda), as coisas que correspondem a esta terceira. Porque o que Tu fizeste na primeira e na segunda é o que fazes nesta terceira novamente.

Fala a nossos corações e nos ensines a verdade de todas estas coisas.

Pai, em Tuas mãos estou. Fala a Teu povo. E feche a minha boca ao que não deva ser falado nesta manhã.

Pai, unja nossos ouvidos para ouvir e nossos corações para receber Tua gloriosa Palavra.

TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER...

37

o outro grupo; se separa do grupo que vai receber o que Deus prometeu.

Ou seja, não é que você diga: “Separa-te de mim!” Não. É por causa da Palavra. Então a própria Palavra, quando os verdadeiros crentes a ouvem e a creem, então dizem: “Hum! Esse está ficando louco. Esse crê umas coisas hereges. Eu não sou deles.” E se separou; e o que fez? Fez como Ló, que correu para Sodoma.

Fez como os 300 e poucos – aqueles que deixaram aos 120 lá sozinhos. “Esses 120 aí? Veja, a maioria é que manda.” A maioria é que manda, e manda mal; porque sempre querem mandar; a maioria sempre quer mandar. Mas na minoria quem manda é o Senhor.

Então, de tantos, eram poucos. E você sabe de uma coisa? Que ainda o número dos escolhidos está dito aí na mensagem do profeta? Tudo está revelado. Não há nada. Tudo está revelado. Agora, cada coisa tem seu tempo para ser dada a conhecer ao povo do Senhor.

Quando o Senhor diga: “Isto é isto.” Bom, aí chegou a hora, e o que vai tropeçar, tropeça nesse momento. E muitas vezes, por alguma coisinha que o Senhor revela, aí tropeça, e se vai, se não é. Tropeça aí, e: “Não, não, não. Até aí me trouxe o rio.”

Bom, porém, todas estas coisas têm que acontecer; e é por isso que aqui não seguramos a ninguém; nem vamos buscar a ninguém em nenhum lugar para que esteja conosco; senão, você vem aqui por sua própria vontade; e vem escutar a Palavra do Senhor. E se quiser ir, quando quiser ir, pode ir; você não tem nenhum compromisso conosco.

E você oferta e dizima se quer faze-lo; foi-lhe ensinado porque o profeta o ensinou, mas não se obriga. Vê? Você está totalmente livre.

Page 9: TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER A PROMESSA

DR. WILLIAM SOTO SANTIAGO

36

Então, vemos que atualmente há, na Mensagem da hora, uns 7.000 e poucos crentes (acima de 7.000). Vamos pôr um número que caibam muitos: que tenha de 7.000 a 15.000 a 20.000 – não os há; há uns 7.000 a 8.000 (não mais) que dizem crer na Mensagem e no Mensageiro. Mas aí estão os dois grupos. E, de toda essa quantidade, aí está o grupo pequeno, o grupo que vai receber o que Deus prometeu.

Então, a separação é uma das condições que Deus sempre estabeleceu em Sua Palavra.

Tem uma mensagem pregada pelo profeta, que se intitula: “Total Separação dos Crentes com os Incrédulos”. TOTAL separação; não é PARCIAL; é TOTAL separação nas coisas espirituais, nas coisas da Palavra.

[corte no áudio original] Oremos ao Senhor, busquemos ao Senhor, porque poderia

ser este ano que vem o tempo dessa separação. Cedo ou tarde virá. Virá cedo ou tarde.

Temos visto que muitos se separaram. É a Palavra a que faz a separação, diz o profeta na mensagem “As Três Classes de Crentes”. Vocês deveriam le-la nestes dias, depois que leiam esta última que lhes chegou. Depois que lerem essa, leiam “As Três Classes de Crentes”; porque estamos nesse tempo, que é um tempo em que derramaremos lágrimas; mas que também vamos nos alegrar em grande maneira, porque vamos receber o que Deus nos prometeu.

Quando estas coisas: a manifestação de Deus em carne, o Nome novo, o Nome novo do Senhor para se usar na adoração, e todas estas coisas, quando tudo isso esteve saindo, o que esteve ocorrendo? Esteve havendo uma separação. Esteve havendo uma separação, porque o profeta disse que quem faz a separação é a Palavra. E é por causa da Palavra que se separa

TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER...

9

Pai, te peço tudo em Teu Nome eterno, no Nome que é sobre todo nome; no Nome que nunca deixará de ser; em Teu Nome manifestado em carne humana hoje. Nesse Nome te peço tudo nesta manhã, oh, Pai celestial. Amém, amém.

Vamos colocar por tema ao que haveremos de falar, ou ao que haveremos de começar nesta manhã; isto é o que o Senhor esteve me dando toda esta semana, e estive fazendo anotações; porém, a Mensagem completa ainda não está, porque há muitíssimas coisas que vão sair nesta Mensagem. E o Senhor, nesta manhã, só nos permite uma prova, nos permite dar um pedacinho do que há de ser esta Mensagem num futuro muito próximo.

Esta Mensagem se intitula: “TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER A PROMESSA.”

Encontramos através das dispensações passadas (primeira e segunda dispensação) que Deus fez promessas para essas dispensações; e para receber a promessa que o Senhor lhes fez para essas dispensações anteriores, para poderem recebe-la, teve que haver uma separação. E esse tempo de separação teve que chegar na vida daqueles que haveriam de receber o que Deus lhes havia prometido. Na primeira dispensação foi assim; e na segunda dispensação também foi dessa maneira.

E o proverbista diz da seguinte maneira em Eclesiastes, capítulo 3, versículo 14 ao 15...; o proverbista diz que há tempo para tudo: tempo para rir e tempo para chorar, tempo para semear e tempo para colher, tempo para edificar e tempo para destruir. Vê você? Há tempo para tudo. Tempo para nascer e tempo para morrer. Sempre, sempre, há um tempo; e sempre, sempre, uma coisa acompanha a outra.

Observe: “tempo para viver”; porém, a esse “tempo para viver” acompanha outro tempo: “tempo para morrer”.

Page 10: TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER A PROMESSA

DR. WILLIAM SOTO SANTIAGO

10

Há tempo para rir, mas a esse tempo para rir acompanha o tempo para chorar; e ao tempo para chorar acompanha o tempo para rir.

Agora, observe. Sempre tem o lado bom, o lado que todo mundo gosta; porém, também tem o lado que ninguém gostaria que viesse.

Agora, muitas vezes, ao saber que há dois tempos, sempre...; Observe. Agora vamos ver isso claramente. Há dois tempos: tempo para nascer e tempo para morrer; aí o tem: os dois tempos. Tempo para chorar e tempo para rir; aí tem os dois tempos. Sempre, sempre é assim.

Agora, os dois tempos são bons se você os olhar desde o ponto de vista da Bíblia; porém, se você não se coloca na posição correta e preenche os requisitos que tem que preencher, então você só vai querer um tempo apenas: o tempo de rir, o tempo de nascer, o tempo em que as coisas se veem boas intelectualmente, e não vai querer o outro lado.

Mas você sabe que uma moeda sempre tem dois lados; então, tão bom é um lado como é o outro.

Observe. Vamos provar isso. Há tempo para rir, e a pessoa se alegra muitíssimo; mas

também vem o tempo para chorar, onde aí o Senhor pule você e o aperfeiçoa; porque o Senhor sofreu e chorou também.

Assim é que, veja você, quando você se coloca na posição correta e preenche os requisitos que tem que preencher, então, quando vem um ou o outro, é de bênção para você.

Agora, observe: “tempo de nascer” e “tempo de morrer”. Tempo de nascer é um tempo glorioso para todo ser humano, porque é o tempo onde essa pessoa é manifestada em carne humana. Agora, observe. E isso é mais glorioso para os filhos de Deus, porque é o tempo onde são manifestados em carne

TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER...

35

que estar com os que não vão recebe-la. E se você vai recebe-la, não pode estar com os que não vão recebe-la.

Então, vendo que estas coisas são assim, porque isso é o que nos ensina o Plano de Deus; e como Deus fez lá, segue fazendo sempre; e como ocorreu lá, segue ocorrendo sempre.

Então você se dará conta do doloroso que foi para Abraão, o doloroso que foi para os discípulos, e o doloroso que será para nós. Por um lado, será doloroso, porque se temos o sentido do afeto (e estas coisas) dominando nossas vidas, pois vamos sofrer muito; mas se apenas o sentido que temos funcionando em nossa vida é o sentido da fé, o sentido da alma... Oh! Cada qual diz: “Eu fico com a Palavra! Se meu pai, ou minha mãe, ou meu pastor não ficam com a Palavra, eu fico com a Palavra e jogo meus sentimentos a um lado. Sigo-lhe amando sim; e é meu irmão. E quando precisa de mim, aí estou; mas com relação à Palavra, eu fico com a Palavra.”

Essa foi a atitude lá de todos os filhos de Deus que receberam o que Deus lhes prometeu; e essa será sempre a atitude dos verdadeiros crentes.

É tempo de separação para receber a promessa de Deus para este tempo, que é: a plenitude do Espírito Santo. Quando vejamos que isto ocorra, saibamos que Deus já nos havia revelado por Sua Palavra.

E recorde que, de mais de 500 que havia no tempo em que o Senhor ascendeu, a maioria foi separada do grupo pequeno; e somente 120 ficaram aí, firmes com a Palavra; e 380 ou mais, saíram da Palavra; não quiseram preencher os requisitos, as condições que haviam e cada qual quis interpretar a Palavra à sua maneira; mas Deus tem uma só maneira para nos dar a conhecer Sua Palavra.

Page 11: TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER A PROMESSA

DR. WILLIAM SOTO SANTIAGO

34

Agora o que nos falta é preencher as condições; e para preencher as condições, uma das condições é essa que está aí estabelecida na Palavra. Sempre chega o tempo de separação. E esse é um tempo muito doloroso, um tempo muito difícil para o povo do Senhor.

Porém, Abraão não podia receber o que lhe fora prometido a não ser que se separasse de seu sobrinho, seu irmão.

Os discípulos não podiam receber o que lhes tinha sido prometido a não ser que houvesse uma separação dentre seus demais irmãos. Porque os demais eram intelectuais; tinham a Mensagem aqui [na mente] e não aqui [no coração]. Então cada qual queria fazer da sua maneira, e que as coisas fossem como eles as vissem; mas Deus não opera dessa maneira.

Então, hoje em dia acontece a mesma coisa. Nesta manhã eu lhes digo: assim como houve tempo para

saírem todos juntos das denominações, assim como houve tempo para os discípulos e todas aquelas gentes saírem das denominações, todos juntos, depois veio o outro tempo, de separação.

E assim como veio tempo para nós sairmos todos juntos das denominações...; recordem que saíram os três grupos. Os três grupos viram a Deus; mas, em seguida, restaram dois grupos e nada mais.

E agora, dos dois grupos – entre os dois – tem que haver uma separação, para que o grupo verdadeiro, os verdadeiros escolhidos, a Esposa do Cordeiro, a Esposa do Rei dos Reis e Senhor dos Senhores receba a plenitude de Deus.

Haverá uma separação em algum momento. Quando será? Que ano será? Eu não sei. Mas os que vão receber a plenitude estarão separados dos que não a vão receber. Se você não a vai receber, pois, o que faz no meio dos que a receberão? Tens

TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER...

11

humana nesta terra, onde vêm a ser aperfeiçoados para depois terem um corpo glorificado como o que tem o Senhor Jesus Cristo.

Bom, “tempo de nascer”. Agora, você reparou uma coisa? Que, o tempo de nascer, devendo ser tempo de rir, é tempo de chorar? Uns riem e outros choram. Oh! Quando nos nasce um bebê na família, nós, pais, rimos e nos alegramos, mas o bebê o que faz é chorar. Vê você?

Para o bebê, o tempo de nascer é tempo de chorar; mas para os pais é tempo de alegria, de rir. Porém, esse mesmo bebê, se é um filho de Deus predestinado, e se preencheu os requisitos, as condições que tem que preencher para quando lhe venha o outro tempo (o tempo de morrer), se ele preencheu as condições que Deus estabeleceu em Sua Palavra, quando for morrer será tempo de rir para ele. Ele veio a este mundo com uma expressão de dor e de choro. Os filhos de Deus vêm chorando, mas partem sorrindo. Vê você?

Isso é de acordo à posição em que você se coloque. No entanto, veja o quadro (porque tem que olhar os dois

grupos e os dois lados). Quando você nasceu, foi alegria e foi riso; todos no lar riram pela alegria de você ter vindo; mas você chorou. Porém, quando você partir (sabendo para onde vai), estará rindo e se regozijando, porque sabe para onde vai; sabe que já os sofrimentos deste corpo se acabaram; vai rindo, porque sabe que vai para outro corpo, até que lhe chegue o momento de ser glorificado e ter o corpo glorificado da sétima dimensão; mas você vai rindo. Porém, os que riram quando você veio, agora, quando você parte, você ri e eles choram. E então, quando você parte rindo e contente, então os que ficam aqui começam a chorar e a chorar; mas você não está chorando. Vê você? Coube a você chorar quando veio, cabe-

Page 12: TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER A PROMESSA

DR. WILLIAM SOTO SANTIAGO

12

lhe rir quando parta; coube-lhes rir quando você veio, cabe-lhes chorar quando você parta.

Veja você o quadro tão maravilhoso que está na Bíblia; e o que o proverbista nos ensina. O proverbista não falava de si mesmo; ele estava inspirado por Deus, e era o Espírito de Deus através dele dando a conhecer todos estes mistérios.

E em Cantares, Eclesiastes e nestes lugares onde o proverbista falou, ele trouxe uma revelação ampla da Palavra de Deus; e, através do mesmo Espírito de Deus que esteve nele é que nós podemos saber estas coisas que foram faladas pelo Senhor através de Salomão. Não houve sábios maiores do que ele naquele tempo; não houve mais sábios que ele. Mas era o Espírito de Deus nele. Como tampouco nos dias de Sansão houve um homem mais forte do que ele; mas não era Sansão (Sansão media 1,37 metros), mas era Deus nele.

E encontramos que o proverbista segue dizendo da seguinte maneira [Eclesiastes 3:14]:

“Eu sei que tudo quanto Deus faz, será perpétuo...” O que Deus faz, será perpétuo. Note: se Deus faz tal coisa

desta maneira hoje, e amanhã a fará novamente, tem que fazer desta mesma maneira; porque o que Deus faz é perpétuo.

Como Deus curou ao primeiro homem à primeira vez, assim segue curando a todos os demais à primeira vez: por fé; porque como Deus salvou, segue salvando.

E quando a pessoa preenche as condições estabelecidas na Palavra de Deus, para Deus fazer o que Ele fez em outros tempos, em outras dispensações, quando uma pessoa hoje preenche as mesmas condições, nesta terceira dispensação, Deus faz o mesmo que faz lá.

Agora, isto entenderemos mais adiante. Ele segue fazendo as coisas da maneira em que as fez à primeira vez, até que

TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER...

33

O grupo que vai receber a plenitude de Deus estará só neste tempo; estarão sozinhos: crendo a mesma coisa, praticando a mesma coisa, ouvindo a mesma coisa, pregando a mesma coisa e esperando a mesma coisa da mesma maneira.

Para Abraão foi dolorosa a separação com seu sobrinho. Imagine! Seu irmão. Houve uma separação de irmãos ali.

Para os discípulos houve uma separação; para os 120 houve uma separação ali naquela ocasião; e não foi uma separação de incrédulos, não foi uma separação de gente má: foi uma separação entre irmãos.

Aqui está. Eu não estou tratando de dizer-lhes algo que não é assim. Primeira de Coríntios, capítulo 15, versículo 6, diz:

“Depois apareceu a mais de quinhentos irmãos juntos...” Vê que eram irmãos? Mas 120 tinham que estar sozinhos,

porque 120 eram os primeiros que o receberiam; porque o restante estava cada qual puxando pro seu lado, e essa não é a posição para receber o que Deus prometeu. Era necessário preencher as condições; e se só 120 a preencheram, 120 o receberiam.

E, hoje em dia, se só 500, 700 ou 800 pessoas preenchem as condições que Deus estabeleceu em Sua Palavra para receber a plenitude, essa é a quantidade que o receberá. Mas se não são nem 500, nem 800, nem 1.000, senão que, são 100 ou 200, pois 100 ou 200 o receberão. Mas, e se não são 200, e são apenas 50, pois 50 o receberão; e se são somente 10, pois 10 o receberão.

Mas é preciso preencher as condições estabelecidas na Palavra de Deus, senão não poderemos receber o que Deus prometeu e o que cremos de todo coração. Porque não há ninguém na Mensagem que não esteja bem agarrado disso que Deus prometeu. O cremos firmemente.

Page 13: TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER A PROMESSA

DR. WILLIAM SOTO SANTIAGO

32

Então vemos que tinha que haver uma separação; e então receberam o que Deus lhes prometeu.

E neste tempo Deus nos prometeu que nos encherá de Sua plenitude; e as condições para hoje as temos visto através da Escritura.

Vimos o caso dos apóstolos, dos discípulos, no aposento alto: houve separação; e ali também foi estabelecida toda a ordem da Igreja; foi estabelecida a adoração ao Senhor da maneira que havia de ser feita naquela dispensação e se esquecer da maneira em que era feita na dispensação da Lei.

Tiveram que se esquecer do Nome Jeová, para então terem presente o Nome Jesus Cristo nessa nova dispensação, e usa-lo em todo momento para servir a Deus, orar a Deus e fazer todas as coisas nesse Nome.

E assim nos passa hoje em dia também: temos tido que esquecer do Nome de Deus, para usa-lo – digo, recordamos o Nome de Deus da primeira dispensação, mas não para usa-lo; recordamos o Nome de Deus da segunda dispensação, mas não para usa-lo, não para servir a Deus sob esse Nome, senão que, agora temos presente diante de nós o Nome de Deus para esta terceira dispensação, que é o Nome Eterno de Deus, o qual nunca mudará. E então usamos esse Nome porque é o Nome que corresponde a esta dispensação; e asim é que, o povo tem que ir preenchendo todas as condições, os requisitos que há da parte do Senhor; e a última coisa que Abraão teve que fazer, foi: a separação.

E a última coisa que teve que haver entre os discípulos foi o quê? A separação. Porque havia como 500 e pouco; e eram muitos. E somente 120 eram os que receberiam; o resto não estaria ali olhando aos que receberiam; não resistem; porque a Palavra separa aos dois grupos.

TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER...

13

termine de fazer o que Ele vai fazer, até que termine tudo; que Seu plano seja realizado.

E o proverbista segue dizendo: “Sobre isso (ou seja, sobre o que Deus faz) nada se lhe

deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar...” Ou seja: nem se acrescentará nem se tirará. “...e isto faz Deus para que haja temor diante dele. O que é (no presente), já foi (no passado); e o que há de ser

(no futuro), também já foi (Quando? No passado. Já tinha acontecido também.); e Deus restaura que passou.”

Observe. Falando da hora de amanhã, das 8:00 da manhã de amanhã. Bom, essa hora que virá amanhã, o que há de ser amanhã às 8:00, isso já foi ontem também. Quando o relógio chegou aí, os ponteiros chegaram às 8:00 da manhã no dia de ontem; também no dia de amanhã (no futuro) chegarão aí, e seguirá sendo às 8:00 da manhã. Ou seja, quando os ponteiros cheguem aí onde ontem eram às 8:00 da manhã, quando os ponteiros chegarem aí amanhã, que horas serão? Às 9:00? Não. Serão 8:00 da manhã também. E hoje, quando chegaram aí no presente, que horas eram? Às 8:00 da manhã também. Por que? Porque não muda; o relógio não muda. Os dias são diferentes, mas os ponteiros percorrem o mesmo horário.

Assim é o Plano de Deus. O Plano de Deus é um, o Programa de Deus é um; e esse Programa, esse Plano de Deus, é desenvolvido em diferentes dispensações.

Veja. Na primeira dispensação encontramos que havia um Moisés, no primeiro êxodo. Quando passamos à segunda dispensação que foi no tempo do segundo êxodo, encontramos que havia outro Moisés: o Senhor Jesus Cristo. Vê?

E encontramos que havia outro êxodo. Quando passamos à terceira dispensação, encontramos que havia outro Moisés:

Page 14: TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER A PROMESSA

DR. WILLIAM SOTO SANTIAGO

14

William Marrion Branham. Lá havia um Pilar de Fogo; aqui também (até foi fotografado). Inclusive nos dias do Senhor também havia um Pilar de Fogo; João o viu descer em forma de pomba sobre o Senhor; porque sempre desce, e está, e acompanha ao instrumento em que Deus se manifesta, o que usa para realizar o êxodo dessa dispensação, e vem a ser então o instrumento de Deus para todos entrarem por aí a essa dispensação.

Então vemos que o Plano de Deus se desenrolou em diferentes dispensações, porém, é o mesmo Plano desenrolado; e vai sendo aperfeiçoado, vai de glória em glória, de perfeição em perfeição, até que chega totalmente à perfeição. E então, quando tudo termina, pois, já quando tudo terminou, já o Plano de Deus terminou e até aí chegou, e então se entrou a eternidade, e já então não se repetirá mais o Plano de Deus, porque Deus já terminou de fazer a Obra que Ele estava fazendo.

Por isso o que Deus faz é perpétuo, até que termina de faze-lo por completo; quando terminou, pois, terminou, e já não tem mais que voltar a fazer isso.

E Deus se aperfeiçoa em quanto? Em três. Pai, Filho e Espírito Santo; primeira dispensação, segunda dispensação e esta terceira dispensação; primeiro êxodo, segundo êxodo e terceiro êxodo (este no qual estamos vivendo); e somos os primeiros que estamos entrando nesta nova dispensação. Porque uma coisa é viver no tempo de uma dispensação, e, outra coisa é entrar e ser participante dos benefícios de Deus para essa dispensação.

Agora, observe: para receber o que Deus prometeu em cada tempo, é preciso preencher as condições que Deus exige, que Deus estabelece que se preencham, porque, de outra maneira,

TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER...

31

Vê você? O Senhor tem que ir à nossa frente e abrir a porta, abrir o caminho; e quando Ele o abre, nós entrarmos.

O Senhor tem aberto o caminho para que entremos nesta terceira dispensação; e a nossa posição, atualmente, é entrar em tudo o que Deus estabeleceu em Sua Palavra para nós, para podermos receber o que Ele nos prometeu, que é a plenitude de Seu Santo Espírito.

Vemos através das dispensações passadas, e através do caso de Abraão, que houve um tempo para sair; mas quando saiu, saiu com outro grupo que não eram verdadeiros crentes, eram os manufaturados: Ló e seu grupo. Quando Israel saiu do Egito, os incrédulos ficaram (os egípcios), mas Israel saiu com os crentes manufaturados também, que deram problema pelo caminho.

Quando o Senhor ascendeu, também ali havia como 500; mas eram 120 que receberiam o que Deus havia prometido; assim é que, teve que haver também separação; e enquanto não estiveram separados, não puderam estar unânimes juntos.

E, estar unânimes juntos é algo muito importante para nós. Eles estiveram ali unânimes; ou seja, ali se cria o que tinha que se crer de uma só maneira. Ali não criam uns de uma maneira e outros de outra. Mas enquanto não estavam os 120 apenas, senão que, havia 500 e tantos todos juntos; enquanto os demais não saíram, não estavam todos unânimes, crendo igual, senão que, alguns criam isto de uma maneira, isto de outra; mas quando saíram os que tinham que sair, quando houve a separação, então os que ficaram, todos criam da mesma maneira.

Por que? Porque eram crentes verdadeiros; e os crentes verdadeiro creem todos da mesma maneira, como Deus disse em Sua Palavra.

Page 15: TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER A PROMESSA

DR. WILLIAM SOTO SANTIAGO

30

E até que as condições sejam cumpridas, o Senhor não cumpre o que Ele prometeu. E a espera não é por causa do Senhor, mas por causa do povo; até que cumpra as condições.

Então, tudo tinha que ser colocado em ordem: na ordem que correspondia para aquela segunda dispensação. Tinham que sair da ordem da primeira dispensação e se colocar na ordem da segunda dispensação. Assim como nós temos que sair da ordem da primeira e da segunda e nos colocar na ordem da terceira; e tudo ser colocado na forma correta.

Então, segue dizendo: “E eu creio que todas as coisas têm um tempo de espera.

(Vê?) Mas é um tempo de espera para que a Escritura seja cumprida, que tudo esteja corretamente em ordem.”

Esse tempo de espera é para que a Escritura, a Palavra, seja cumprida em nosso meio e ponhamos tudo no lugar que lhe corresponde; e então, o que Ele nos prometeu, o qual cremos firmemente (como creram os apóstolos, e como Abraão creu), então Ele cumprirá o que nós cremos, porque Ele prometeu.

“Algumas vezes nos impacientamos como as crianças; nos adiantamos pela excitação, e isso apenas atrasa a obra.”

Vê? Muitos que tratem de se adiantar, a falar coisas que não têm que falar e a pôr coisas que não têm que ser postas, e a estabelecer isto desta maneira ou desta outra, sem ser dessa maneira para esta terceira dispensação, o que faz é que nos atrasa. Já estamos – levamos uns quantos anos.

“E temos que esperar então que a obra chegue a seu tempo de cumprimento. O vê?

Devemos apenas nos mover reverentemente; ter o propósito no coração de estar disponíveis caso Deus nos queira usar nisto ou naquilo; mas esperar até que Ele abra a brecha. Então, Ele tem que ir à nossa frente.”

TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER...

15

não poderemos receber o que Deus nos prometeu. E é sempre da mesma maneira: o que Deus exigiu lá no passado, para Ele dar o que Ele prometeu, é o que Ele exige hoje para nos dar o que Ele nos prometeu.

Agora, vejamos aqui a promessa de Deus; a promessa de Deus nos diferentes tempos.

Vimos que em cada tempo Deus prometeu algo; e não vamos abundar muito de todas as promessas que Deus fez através da Bíblia, porque nos tomaria muito tempo; vamos apenas tomar algumas que necessitamos nesta manhã e assim veremos o Plano de Deus mais claramente.

Vamos ver o que Deus prometeu nos dias de Abraão; vamos ver o que foi que Deus prometeu a Abraão, e quais eram os requisitos que Deus estabeleceu a Abraão para lhe dar o que Ele lhe havia prometido.

Vemos que Deus disse a Abraão: “Te darei (o quê?) um filho.” Essa foi a promessa de Deus para Abraão. Abraão tinha quantos anos? Setenta e cinco anos, quando Deus lhe fez a promessa.

Agora, vemos que depois de vinte e cinco anos foi que ele recebeu o que Deus lhe havia prometido. E por que foi isso? Havia requisitos estabelecidos por Deus os quais Abraão tinha que preencher; e quando Abraão preenchesse esses requisitos, então Deus daria a Abraão o que Ele lhe prometeu.

Abraão não duvidou o que Deus lhe disse; a Bíblia diz que Abraão não desmaiou, senão que, permaneceu firme – firme: esperança contra esperança. E o que é isso, esperança contra esperança? Esperando o que não se podia esperar; porque Abraão não podia esperar de uma velha, que ela pudesse conceber filhos; e ele não podia esperar de si mesmo poder gerar um filho, porque os dois já tinham quase 100 anos.

Page 16: TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER A PROMESSA

DR. WILLIAM SOTO SANTIAGO

16

A promessa lhe foi feita aos 75 anos; e ela tinha 65 anos por aí. Já cada um deles teria recebido a aposentadoria, se a dessem naquele tempo. Imagine! Eles já não podiam conceber filhos. E quando não podiam conceber filhos, foi que Deus fez a promessa a eles que teriam um filho. E Abraão, sabendo quem era o que lhe havia feito a promessa, Abraão agarrou essa promessa, essa Palavra; agarrou-a com as mãos da fé!

Quando você agarra uma promessa que Deus fez em Sua Palavra, e a agarra bem agarrada, não com a mente, não com sua cabeça, não em uma forma intelectual, mas com as mãos poderosas da fé, e agarra-a bem, não importa que passe um dia, dois dias, um ano, dois anos, dez, cem anos, não importa o que aconteça: você receberá isso que Deus lhe prometeu, porque você o tem agarrado e tem que se cumprir para você.

Agora, esse tempo de espera – se não recebe hoje, ou não recebe amanhã, ou depois de amanhã, e passa um ano, dois anos, você tem que estar verficando; você tem que estar verificando a Palavra de Deus para ver quais são as condições que Deus estabeleceu para Ele te dar isso que você creu e que você recebeu e o agarrou com as mãos da fé.

Então você já o agarrou com a suas mãos poderosas da fé; a fé, que é o sentido da alma; você o agarrou bem. Agora verifique quais são as condições que Deus pôs em Sua Palavra para Ele dar, para cumprir isso que Ele promete. Ele não pode mentir. Ele disse que isso é seu; e você o crê, e é seu. E o tempo que demore em se manifestar, é o tempo que você demora em preencher os requisitos que Deus estabeleceu em Sua Palavra.

Porque todas as promessas de Deus estão sob condição. Todas! Então, o mais importante é a condição; preencher as condições. Não é somente dizer: “Eu creio!” Não! A sua

TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER...

29

Agora, começaremos com a Igreja, e traremos por alguns minutos o que eles fizeram (havia que fazer algo), e então eu poderei lhes mostrar a visão que eu tenho do futuro...”

O que eles fizeram lá para receber o que Deus prometeu. “...e então eu poderei lhes mostrar a visão que eu tenho do

futuro”. Para mostrar-lhes o que Deus prometeu que vamos receber e o que é preciso fazer neste tempo.

“A Igreja começou em Pentecoste, e ali o Espírito Santo caiu sobre aqueles 12 que Jesus tinha escolhido; um deles havia caído, e eles elegeram a Matias para substituí-lo; e o Espírito Santo esperou que tudo estivesse em ordem para poder vir.”

Veja, até mesmo colocar outro no lugar de Judas. Porque o ministério era de Deus; quem era falso era Judas. E ele tomou seu lugar, então aí tinha que ser colocado outro.

E diz que o Espírito Santo esperou até que tudo estivesse em ordem; e inclusive, até que pusessem a outro no lugar de Judas.

O Espírito Santo estava ali, mas estava esperando até que tudo estivesse em ordem. Então o Espírito Santo estava ali, dirigindo todas as coisas, para que tudo fosse colocado na ordem da Palavra, para então poder se derramar em cada um deles.

Recordem que o Senhor, depois que ressuscitou, abriu-lhes o sentido para que entendessem as Escrituras. Vê? Eles podiam entender as Escrituras lá no aposento alto mesmo sem ainda serem cheios do Espírito. Por que? Porque o Senhor lhes abriu o sentido para que as pudessem entender e pudessem preencher todos os requisitos, as condições que tinham que preencher, e porem tudo na ordem correta para o Senhor poder cumprir o que lhes havia prometido.

Page 17: TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER A PROMESSA

DR. WILLIAM SOTO SANTIAGO

28

As doutrinas para a uma segunda dispensação foram estabelecidas entre eles, e começaram a adorar a Deus na forma que lhes correspondia conforme a essa segunda dispensação; e puseram tudo em ordem.

E note que quando o Senhor ascendeu, eram mais de 500; logo somente restaram 120. Já mesmo veremos por que ficaram tão poucos.

Entre todos os 500 e tantos que haviam, aí estavam os dois grupos: crentes verdadeiros e crentes manufaturados, ou seja, fátuas – virgens fátuas. Mas o profeta diz que o que faz a separação dos três grupos é a Palavra. O profeta diz aqui que quando o sobrenatural é manifestado, produz três grupos; e que, em TODA congregação há três grupos. Porém, diz também que o que separa aos três grupos é a própria Palavra. Ou seja, quando se aplica a Palavra e são postas as condições que Ele estabeleceu, e são cumpridas, o restante vai embora, porque não querem preencher as condições estabelecidas para receberem o que Deus prometeu; porque lhes é loucura, lhes é escândalo: “Porque essas são coisas novas que não haviam sido feitas antes.”

Bom, pra receber o que Deus prometeu é preciso preencher essas condições. Então, observe, o profeta diz:

“E fiquei impressionado! Eu preguei há algum tempo aqui, sobre o tema de Joel (ou seja, o tema de Joel não é outro, senão, esta mensagem: “A Restauração da Árvore Noiva”); eu preguei aqui o tema de Joel, capítulo 2: ‘Eu restaurarei, diz o Senhor, todos os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, o pulgão e a lagarta.’ E comecei a estudar isso acerca do que estes homens fizeram, e a forma em que cuidavam da Igreja à qual Deus lhes havia enviado e onde lhes havia posto como videntes.

TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER...

17

posição quando Deus promete algo, é você crer isso de todo coração, e então se colocar a preencher as condições que existem aí para que então, o que Ele falou, se realize em você, ou seja, se torne manifesto, se materialize na sua vida.

Agora, vejamos o caso de Abraão e teremos uma grande bênção se pudermos ver estas coisinhas.

Observe. Diz: “Temos a Abraão, por exemplo: a promessa que Deus lhe

deu era irrazoável.” Essa com o sentido...: “Não, não.” Essa não se enquadrava

com o sentido. Já tinha 75 anos, e ela, 65; isso não se enquadrava, era irrazoável, não se podia arrazoar. E ninguém tampouco podia achar sentido para isso, porque não se podia arrazoar; era irrazoável ter um filho numa idade tão avançada.

“Deus lhe disse: ‘Terás o filho. Mas tu tens...’” Mas tens quê? Agora vem a condição. Observe: primeiro

Deus lhe dá a promessa, e depois, lhe dá as condições. ‘Terás um filho, e ponto!’ Deus o disse. E não importa

quão velhos estejam. Deus o disse, e não tem nenhuma coisa impossível para Deus. ‘Terás um filho!’ (E agora, o que vem? A condição.) “Mas tens que se separar...”

Isto está na página 7, da mensagem intitulada:“O Absoluto” (essa é uma mensagem muito importante). A condição era se separar.

“‘Mas tens que se separar.’ As promessas de Deus sempre têm uma condição. Você pode ser tão fundamental como quiser, mas a condição é o que importa. (Agarre bem isso.) É a condição sob a promessa. Predestinação, e etc.

Vejamos a Abraão. Ele creu a Deus, e lhe foi contado por justiça. Hoje em dia teria sido horrível enfrentar a este mundo civilizado na idade deles.”

Page 18: TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER A PROMESSA

DR. WILLIAM SOTO SANTIAGO

18

Ele de setenta e cinco anos, e ela de sessenta e cinco. Isso seria uma coisa horrível. Enfrentar a civilização de hoje, tão científica: “Ah! Os doutores e a ciência dizem que não pode ser.” E ele confessar isso, teria sido uma coisa horrível.

Bom, lá também havia doutores. Agora, sigamos adiante: “E, confessar que teriam um filho, hoje em dia teria sido

uma coisa horrível; enfrentar a este mundo civilizado na idade deles, e confessar que teriam um filho.”

Note uma das coisas importantes: a confissão do que Deus prometeu. Depois que Deus prometeu o que prometeu a Abraão, ele confessava o que Deus lhe prometeu: “Terei um filho!” Por que? Porque Deus o disse. “Não tão longe, talvez, o terei. Deus o disse, e eu o terei.” Essa é uma coisa muito importante.

“Deus disse que Ele me curou na Cruz do Calvário. Estou curado! Ele me curou! E se ainda sinto isto ou aquilo? Dentro de pouco tempo estarei bem; porque já estou bem diante da presença de Deus, porque cri.”

Então, a confissão com seus lábios é muito importante. Por que, o que diz a Bíblia? “Com o coração se crê para a justiça, mas com a boca se confessa para salvação.” Para saúde. Ou seja, para receber o que Deus prometeu. Primeiro tem que ser falado, confessado com sua boca. Aprenda bem isso!

Você quer que Deus cumpra o que Ele lhe prometeu? Fale o que Ele prometeu. Fale-o em forma positiva: “Deus me prometeu tal coisa? Ele o prometeu, e eu o tenho!” Por que o tem? Porque o tem agarrado; agarrou o que Deus prometeu com as mãos poderosas da fé, de sua alma; e o tem! É seu!

E quando você confessa isso, Deus tem que cumprir. Mas tem que ser falado por seus lábios; pelos seus.

TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER...

27

não tinham preenchido os requisitos que tinham que preencher.

Então, lendo na página 4 da mensagem intitulada: “Pondo-nos ao Lado de Jesus”, observe: o profeta já nos falou das condições para Abraão, na mensagem intitulada: “O Absoluto”, agora vai nos falar das condições para receber o Espírito Santo no Dia de Pentecostes, para os 120 o receberem. E aqui vai nos falar das condições que tinham que preencher. E diz:

“Eu tenho tratado de encontrar e tenho estado estudando; eu disse antes à congregação; estou estudando a Igreja Primitiva.”

Por que estudando a Igreja Primitiva? Porque o que Deus vai fazer neste tempo tem que tê-lo feito no passado. Então o profeta diz:

“Você quer saber o que vem? Veja o que já aconteceu. Olhe para trás, e veja como Deus fez as coisas lá, e você saberá como as fará aqui; você saberá o que é que vai acontecer neste tempo.”

Então, estamos esperando a plenitude do Espírito. Olhemos para trás, e vejamos a Igreja Primitiva lá, para ver então as condições que eles tinham que preencher para receberem as primícias; e então saberemos quais são as condições para recebermos a plenitude neste tempo. Diz:

“Estou estudando a Igreja Primitiva, e tenho prestado atenção naqueles homens ungidos (eram ungidos para esse propósito) prepararam a Casa do Senhor e a ordem de adoração ao Senhor na Casa.”

Observe: “ordem de adoração”. E preparam toda a Casa do Senhor, como? Conforme à segunda dispensação, e deixando a um lado o da primeira dispensação.

Page 19: TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER A PROMESSA

DR. WILLIAM SOTO SANTIAGO

26

lemos nas Escrituras, em Primeira de Coríntios, capítulo 15. Diz que o Senhor apareceu a Pedro e apareceu também a outros mais, e apareceu a mais de 500 irmãos. Vê? A mais de 500. Viram a Cristo ressuscitado, creram, estavam contentes, e todos estavam juntos; porém, quando chegou o tempo de receber o que Deus lhes havia prometido, o impedimento era que havia muitos, mais de 500.

Então, imagine. Mais de 500. E uns se levantavam, e diziam: “Isto é assim e isto é assim.” E o profeta mesmo nos ensina que muitos se levantaram naquele tempo, e diziam: “Já temos isto! Já temos aquilo! Já temos o que o Senhor nos prometeu! Temos o Espírito Santo!” Então o profeta diz que Pedro se levantava, e dizia: “Não, ainda não o temos, porque ainda não se cumpriu Joel, capítulo 2, que diz: ‘Em língua de gago falarei a este povo.” Então isso tinha que se cumprir; e muitos estavam crendo que já o tinham.

Então, sempre, sempre, para Deus cumprir o que Ele prometeu, há um requisito; e é: separação.

Abraão teve que se separar de sua parentela: os crentes manufaturados – Ló, virgens fátuas. Os 120 tiveram que estar separados do restante, dos 380 e tantos, ou 400, que estavam presentes quando o Senhor ascendeu; mas tinha que haver uma separação.

Então vemos que, até que estiveram somente os 120, e estiveram unânimes juntos, não puderam receber o que o Senhor lhes prometeu. Eles tinham que preencher todas as condições estabelecidas na Palavra de Deus; quando as preencheram, receberam o que Deus lhes prometeu.

Enquanto isso, passava o primeiro dia, e nada recebiam; passava o segundo, e nada recebiam; o terceiro, nada recebiam. E a espera não era por causa do Senhor; era por causa de que

TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER...

19

Agora, sigamos: “A ele não importava. Ele tinha um absoluto: a promessa

de Deus.” Aí o tem. Ele tinha um absoluto. O que era o absoluto de

Abraão? A promessa de Deus, a Palavra de Deus que lhe havia sido dada.

“Quanto mais o tempo passava, mais se agarrava desse absoluto. Ele estava positivamente seguro. E a única condição era que se separasse de sua parentela. Enquanto não obedeceu a Deus totalmente, Deus não o abençoou.”

Note: um homem que sua fé não falhou; um homem que não estava dizendo: “Talvez o terei, ou talvez não o terei.”

Senão que, os anos se passavam e, quando lhe perguntavam: – “Abraão, e o moço que você vai ter?” – “O moço virá! Está mais perto que o ano passado, quando

me disse.” Não o abençoou, Deus não cumpriu o que lhe prometeu, até

que ele cumpriu a condição que Deus lhe pusera. Essa espera de vinte e cinco anos para Abraão ter esse filho,

não foi por causa de Deus. Deus prometeu, e, quando Ele promete, isso é: ASSIM DIZ O SENHOR. E quando você se agarra do que Ele prometeu com as mãos poderosas da fé, de sua alma, isso é seu.

Agora, quanto tempo levará até que você veja isso que você creu, realizado em sua vida? Isso não depende de Deus; depende de você. Quando você preencha a condição que Deus pôs para você receber isto, você o terá. Vê você?

A espera não foi por causa de Deus, foi por causa de Abraão. E quando ele cumpriu o que Deus tinha estabelecido (o requisito de separar-se de sua parentela), então recebeu o que Deus lhe prometeu.

Page 20: TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER A PROMESSA

DR. WILLIAM SOTO SANTIAGO

20

Observe: ele havia se separado de seu avô, de seu pai, de sua mãe – toda essa gente; seus familiares lá em Ur dos Caldeus; ele havia deixado tudo. Porém, tinha trazido a quem? A Ló. E Ló era de sua parentela. De sua parentela.

Então, enquanto não se separou, não podia receber o filho prometido; ainda que tinha a promessa, não podia cumprir-lhe até que cumprisse o requisito que Deus tinha estabelecido: separar-se de sua parentela. E, todavia, restava Ló, que era parente dele.

Note uma coisa: Abraão não tinha que se separar de seus servos, mas de sua parentela. Isso é algo muito importante nesta hora em que estamos vivendo.

Agora, vemos que para que ocorresse o que Deus prometeu, algo teve que acontecer; porque Abraão, pois estava muito bem com seu sobrinho, e seu sobrinho com ele; mas algo teve que ocorrer.

E sempre quando acorre algo desagradável, as pessoas sempre olham as coisas como algo que não devia ter ocorrido; mas para que se cumpra o que Deus prometeu, quando um filho de Deus (a quem Deus prometeu algo), quando esse filho de Deus não preenche as condições que deve preencher, e lhe falta uma condição a ser preenchida, e não a preenche por causa de sentimentos humanos ou por alguma causa, então Deus permite que ocorram certas coisas que não são muito agradáveis, porém, que como tudo coopera para o bem, então cooperará para o bem, para terminar de preencher a condição que falta por preencher.

Então, numa ocasião, observe, Ló tinha muito gado (tinha muitos pastores também); e Abraão também tinha muito gado e muitos pastores de ovelhas e de diferentes rebanhos: ovelhas, vacas e todas estas coisas.

TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER...

25

puseram contra Moisés e contra a Palavra de Deus que estava em Moisés. E, toda essa gente, em vez de receber bênção, o que recebeu foi juízo; e foram destruídos; e houve uma separação.

Moisés disse: “Se esta gente morrer como os demais homens...” Então Moisés disse: “Quem for do Senhor, venha aqui comigo; passe para cá.” Então, o restante, que estava com Datã e Corá, ficaram com Datã e Corá, e a terra se abriu e os tragou.

Teve que haver separação. Porque sempre chega o tempo em que tem que vir a separação dos dois grupos.

Porque o primeiro grupo (o grupo dos incrédulos), esse não permanece; esses se vão assim que escutam algo que não o podem entender; esses não permanecem; com esses não há problemas.

Porém, o problema sempre, através dos tempos e das dispensações, foi com os manufaturados que ficam dentro e são um problema; e são os que impedem que os verdadeiros crentes recebam o que Deus prometeu; esse é o estorvo. Então, assim como Ló foi o estorvo para Abraão receber o que Deus lhe havia prometido.

Agora, olhando para a trajetória do povo de Israel à terra prometida, o impedimento, o problema, foram os manufatura-dos que havia entre eles, os quais estorvaram que o povo entrasse o mais rápido possível. E até que todos morreram pelo caminho, não puderam entrar; até que houve separação.

Bom, agora vamos passar à segunda dispensação, a dispensação da Graça, onde também teve que haver separação para que pudessem receber o que Deus lhes havia prometido.

O Senhor lhes prometeu que seriam investidos de poder desde o Alto não muitos dias depois que Ele partisse. Como

Page 21: TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER A PROMESSA

DR. WILLIAM SOTO SANTIAGO

24

E observe: para ter um crente verdadeiro se necessitam cem virgens fátuas; ou seja, um crente verdadeiro, o tipo está em: por cada crente verdadeiro há cem virgens fátuas; por cada Abraão, há cem Lós.

Bom, vamos deixar isto para quando esta mensagem esteja completa. Completa no sentido de que chegue o momento de dar tudo, então veremos muitas coisinhas aí.

Veremos aí a Abraão e aos cem Lós; veremos aí ao verdadeiro crente e aos cem manufaturados.

Agora, observe. Isto é da mesma maneira sempre. Agora, vejamos que teve que haver separação para poder

receber o que o Senhor havia prometido a Abraão, senão não podia vir o que Deus havia prometido.

Depois, Ló, a bênção que recebeu depois, foi o quê? Que todos os seus vizinhos foram queimados. Mas também perdeu toda sua propriedade e perdeu sua esposa. Os Lós perdem tudo, mas os Abraãos ganham tudo.

Agora vejamos. Quando o povo de Israel foi receber o que Deus havia prometido, a promessa de Deus (que era entrar à terra prometida, a Canaã, onde manava leite e mel), você encontra na Bíblia que eles tiveram que se separar; teve que haver uma separação entre os crentes verdadeiros e os crentes manufaturados.

Os incrédulos ficaram no Egito; eram os egípcios; e foram destruídos; assim como os incrédulos nos dias de Ló foram destruídos com fogo. Porém, os crentes manufaturados saíram com Moisés, juntamente com os crentes verdadeiros, e foram os que deram problema a Moisés e ao povo de Deus na trajetória à terra prometida. Lá se levantaram Datã e Corá, Abirão e todas essas gentes; líderes, ministros que, em vez de porem o povo em direção à Palavra de Deus em Moisés, o

TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER...

21

Então, Abraão não terminava de cumprir essa condição de separar-se de sua parentela; já tinha se separado de 99% dela. Mas ainda restava Ló, seu sobrinho. E quando se ama muito a um sobrinho, é difícil de se separar.

Então se formou o rebuliço dos pastores, formou-se a encrenca dos pastores. E quando se formou a encrenca ali, então, Abraão disse: “Somos família. Tu és meu sobrinho, e não deve existir estes problemas entre ti e mim; assim que, tu és meu irmão; isto não deve ocorrer. E não deve ocorrer isto entre seus pastores e os meus. A única coisa que resolve esta situação, esta polêmica entre pastores, a única coisa que resolve é que tu e eu nos separemos.”

E isto era o que Deus lhe tinha dito. E agora, por fim, quando já está velhinho, então ele se dá conta de que a única solução para ele receber o que Deus lhe havia prometido, era a separação.

Não sei se ele mesmo se dava conta, quando disse: “Separa-te...” Não sei se ele se dava conta de que esse era o requisito que Deus lhe havia estabelecido; não sei. Se encontrar isso em alguma das mensagens do profeta, lhes direi. No momento não sei se ele estava se dando conta de que isso tinha que ser feito para ele receber o que Deus lhe havia prometido; não sei se ele sabia ou se apenas estava atuando assim para resolver esse problema, essa encrenca dos pastores.

Bom, houve a separação. Ló pegou a parte boa, a parte plana, a parte onde podia ganhar mais dinheiro; a comodidade. E Abraão disse: “Se tu fores para lá, eu vou para cá.” Ou seja, o lado contrário. “Se tu fores para a planície, eu vou para o monte.” Ou seja: “Se tu fores para baixo, eu vou para cima; se tu fores para cima, eu vou para baixo.” Eram polos opostos.

Um tinha que estar por lá, e o outro por lá.

Page 22: TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER A PROMESSA

DR. WILLIAM SOTO SANTIAGO

22

Então, Abraão disse a Ló: “Tu escolhes. Escolha o que tu queres. Veja todo o território que há. Escolha o que desejes.”

Ló olhou, viu a montanha, e disse: “Aí não cresce nem mandioca; aí não cresce nem inhame quase. Porque depois, para colher o inhame com tanta pedra... Escolher isso aí... Se escolho isso, ele vai escolher a planície, onde cresce qualquer coisa, pois tem água, o rio passa por ali; as ovelhas estarão bem...”

Bom, já quando Ló olhou tudo, ele viu para onde Abraão iria; ele sabia para onde Abraão rumaria. Por que? Porque Ló já sabia para onde Abraão iria. Ló olhou tudo, e disse: “Lá em cima, isso está mal lá.” Olhou e, ao olhar, disse: “Não. Vou lá para baixo, para a planície, por onde passa o rio Jordão; lá pela área de Sodoma e Gomorra.”

Abraão tinha revelação; Ló não tinha nenhuma. Ló viu conforme à sua visão, intelectualmente; e escolheu o melhor intelectualmente e aparentemente; mas esse melhor foi o pior; e o pior que Ló viu: “isso é o pior”; para Abraão foi o melhor.

Então, vemos que quando houve essa separação, então o Senhor apareceu uma quantas vezes; também mudou o nome a Abraão e discerniu os segredos do coração de Sara; falou-lhe do filho prometido, e então, no ano seguinte, veio o filho.

Eu penso que, depois que Abraão se deu conta e teve essa experiência de seu filho prometido, eu creio que Abraão teve que ter se dado conta do que significava não cumprir todos os requisitos que Deus estabeleceu para a pessoa receber o que Deus lhe prometeu.

Será que entendeu? Imagine! Depois, quando Deus lhe disse: “Sacrifica-me a teu filho.” Ele não colocou poréns; ele foi logo em seguida: “Aqui está!” Vê? Então não teve que fazer isso.

TEMPO DE SEPARAÇÃO PARA RECEBER...

23

Agora, observe: a espera foi por causa de Abraão, e não por causa de Deus. Tinha que haver separação.

Ló representava a quem? Aos crentes manufaturados. Os de Sodoma e Gomorra representavam aos incrédulos. Mas Abraão, com os dele, representava aos crentes. E teve

que haver uma separação entre os crentes manufaturados (que são as virgens fátuas) e os crentes verdadeiros (que são a Esposa do Cordeiro, a Esposa do Leão da Tribo de Judá).

Já lhes adiantei alguma coisinha para que tenham isto adiantado.

Agora, observe: o profeta diz que Abraão era um dólar, um dólar de prata. Você sabe que as cédulas, os dólares, tem escrito acima: “Nota da Reserva” (ou: “Cédula da Reserva”); mas há cédulas de um dólar e de diferentes quantidades, que dizem: “Reserva em Prata”.

Então, Abraão era um dólar de prata, um dólar com reserva em prata, um dólar genuíno; mas diz que Ló era um centavo, um centavo de cobre. Então o profeta diz que para ter um Abraão são necessários cem Lós; porque para ter um dólar se necessitam cem centavos.

Abraão era um dólar de prata e Ló era um centavo de cobre; assim é que, para formar um Abraão se necessitavam cem centavos.

E Ló representa às virgens fátuas; e as virgens fátuas são crentes manufaturados, crentes intelectuais. Então, para ter um crente verdadeiro, se necessitam quantos? Cem crentes manufaturados. Se necessitam cem virgens fátuas para formar um crente verdadeiro. Ou seja, um crente verdadeiro equivale a cem virgens fátuas. O que lhe parece?

Bom, vocês ouviram esta sexta; Adalberto lhes citou sobre isso também; lhes trouxe alguma coisinha.