tecnews 21/08/13

3
21 | 08 | 2013 www.grupoastral.com.br ANVISA INTERDITA LOTE DE KETCHUP HEINZ APÓS IDENTIFICAÇÃO DE PELO DE ROEDOR Fonte: G1 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta segunda-feira (19) que um lote do ketchup da empresa Heinz deve ser interditado em todo o país. Uma portaria sobre o caso deve ser publicada no Diário Oficial da União em breve, de acordo com a assessoria do órgão. O caso iniciou na sexta-feira (16), quando a Vigilância Sanitária de São Paulo determinou a interdi- ção do lote com base em laudos que apontaram a presença de pelos de roedores no produto. A decisão da Anvisa acompanha a medida tomada pela vigilância estadual. A agência “entendeu que cabe uma interdição nacional sobre o lote do produto”, afirmou a asses- soria de imprensa da Anvisa. Fora de circulação Em nota divulgada nesta segunda-feira (19), a Heinz Brasil afirmou que os lotes 2C30 e 2K04, importados pelo México em 2012, não estão mais em circulação no mercado. “A companhia está em total colaboração com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária para identificar alguma suposta desconformidade nesses lotes específicos”, diz o comunicado da empresa. A Proteste Associação de Consumidores disse que, no fim de 2012, encomendou testes em amostras de ketchup da mesma marca que identificaram, por exame microscópico, a presença de pelos de animais. Em fevereiro, diante da divulgação do problema pela associação, a Anvisa determinou que os resultados deveriam ser confirmados por laboratório oficial.

Upload: grupo-astral

Post on 13-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Informativo semanal com notícias sobre o mundo das pragas.

TRANSCRIPT

Page 1: TecNews 21/08/13

21 |

08 |

2013

www.grupoastral.com.br

ANVISA INTERDITA LOTE DE KETCHUP HEINZ APÓS IDENTIFICAÇÃO DE PELO DE ROEDORFonte: G1

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta segunda-feira (19) que um lote do ketchup da empresa Heinz deve ser interditado em todo o país. Uma portaria sobre o caso deve ser publicada no Diário Oficial da União em breve, de acordo com a assessoria do órgão.

O caso iniciou na sexta-feira (16), quando a Vigilância Sanitária de São Paulo determinou a interdi-ção do lote com base em laudos que apontaram a presença de pelos de roedores no produto. A decisão da Anvisa acompanha a medida tomada pela vigilância estadual.

A agência “entendeu que cabe uma interdição nacional sobre o lote do produto”, afirmou a asses-soria de imprensa da Anvisa.

Fora de circulação

Em nota divulgada nesta segunda-feira (19), a Heinz Brasil afirmou que os lotes 2C30 e 2K04, importados pelo México em 2012, não estão mais em circulação no mercado. “A companhia está em total colaboração com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária para identificar alguma suposta desconformidade nesses lotes específicos”, diz o comunicado da empresa.

A Proteste Associação de Consumidores disse que, no fim de 2012, encomendou testes em amostras de ketchup da mesma marca que identificaram, por exame microscópico, a presença de pelos de animais. Em fevereiro, diante da divulgação do problema pela associação, a Anvisa determinou que os resultados deveriam ser confirmados por laboratório oficial.

Page 2: TecNews 21/08/13

CHINESA TINHA ARANHA ALOJADA NOOUVIDOFonte: Yahoo

Os médicos do hospital central de Changsha (China) ficaram impressionados ao descobrir o motivo pela qual uma mulher sentia dores e coceira do lado esquerdo da cabeça: ela tinha uma aranha alojada em seu ouvido havia cinco dias.

Os médicos usaram uma solução salina para eliminar o aracnídeo de dentro do ouvido da mulher. A técnica funcionou e ela chorou de gratidão depois do procedimento. Segundo os mé-dicos, a aranha entrou na casa da mulher por conta das reformas no imóvel e foi parar no ouvido dela durante o sono.

Não é o primeiro caso do gênero. Anos atrás, o jornal americano Democrat Herald noticiou o caso de um menino com um “zumbido contínuo” no ouvido. Eram duas aranhas no ouvido do guri: uma viva e uma morta. Quando elas foram retiradas, ele pediu um vidrinho para guardar suas “hóspedes”

www.grupoastral.com.br

Page 3: TecNews 21/08/13

www.grupoastral.com.br

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o Instituto Butantan a fazer testes da vacina contra a dengue em seres humanos. O teste terá a duração de cinco anos e será feito em 300 voluntários. Segundo o Ministério da Saúde, a autorização dada pela Anvisa é para a fase dois do estudo e visa a analisar efetivamente a eficácia e segurança da vacina tetravalente e que pretende prevenir a população contra os quatro tipos da doença (1, 2, 3 e 4).

Os testes em pessoas serão feitos no Instituto Central (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-USP); no Instituto da Criança (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP) e no Hospital das Clínicas (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP). O ministério está investindo R$ 200 milhões na pesquisa da vacina contra a dengue e projetos de outros produtos biológicos.

A pesquisa da nova vacina foi iniciada em 2006 pelo Instituto Butantan. Se for aprovada em todas as etapas da pesquisa clínica, poderá ser vendida e distribuída à população. A perspectiva do governo, em caso de sucesso em todas as etapas, é atender a demanda global e também exportar a vacina contra a dengue.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, avalia que a autorização para os testes é um grande passo para o enfrentamento da doença e faz parte dos esforços do governo para proteger a população contra a dengue.

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), também está pesquisando uma vacina contra a dengue com apoio do Ministério da Saúde. Os estudos começaram em 2009, em parceria com o laboratório privado GSK.

BRASIL VAI TESTAR VACINA CONTRA DENGUE EM HUMANOSFonte: exame.abril.com.br