tecnews - 18/06/14

3
18 | 06| 2014 www.grupoastral.com.br .br De acordo com uma pesquisa do site de notícias G1 em parceria das secretarias municipais da saúde, entre as 12 cidades-sede da Copa do Mundo, a maioria apresentava um número alto em casos de dengue. O infec- tologista Marcelo Nascimento Burattini, professor da Faculdade de Medicina da USP e da Escola Paulista de Medicina (Unifes), afirma que o número de casos de dengue está baixando cada vez mais. Porém, pode voltar a subir se as condições de calor e umidade voltarem, mas o pico já está ultrapassado. Especialistas brasileiros, acreditam que durante a Copa, que vai até o dia 13 de julho, o número de infecções por dengue tem a tendência de cair por conta da época. Cuiabá e Distrito Federal eram os únicos lugares que ainda marcavam o aumento no número de casos. Junto com eles, Recife também se destacava pelo aumento na quantidade de pessoas atingidas, o dado que comprova foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Discussões sobre o assunto A expectativa é que em meados de junho a situação já esteja estabilizada. O especialista relata ainda que o número de casos de dengue esse ano é baixo se for comparado aos últimos cinco anos. No ano de 2014, todos os acontecimentos relacionados a infecção do mosquito tiveram uma queda de 63,3% comparado ao ano passado. Os resultados da pesquisa causaram discussões por conta da preocupação dos surtos que estão acontecendo e podem atingir os 600 mil turistas estrangeiros que estarão no país. Mesmo que esse número seja classificado como baixo, em pelo menos duas cidades onde acontecerão os jo- gos, o número de infecções subiu, superando os do ano passado. Um exemplo disso é Salvador, que teve 3.551 casos confirmados só esse ano, em contraste com ano passado, no qual o total foi de 2.720. NÚMERO ELEVADO DE CASOS DE DENGUE EM CIDADES-SEDE DA COPA DO MUNDO PREOCUPA Fonte: noticiasbr.com.br

Upload: grupo-astral

Post on 14-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Informativo semanal com notícias sobre o mundo das pragas.

TRANSCRIPT

Page 1: TecNews - 18/06/14

18 | 0

6| 2

014

www.grupoastral.com.br.br

De acordo com uma pesquisa do site de notícias G1 em parceria das secretarias municipais da saúde, entre as 12 cidades-sede da Copa do Mundo, a maioria apresentava um número alto em casos de dengue. O infec-tologista Marcelo Nascimento Burattini, professor da Faculdade de Medicina da USP e da Escola Paulista de Medicina (Unifes), afirma que o número de casos de dengue está baixando cada

vez mais. Porém, pode voltar a subir se as condições de calor e umidade voltarem, mas o pico já está ultrapassado.

Especialistas brasileiros, acreditam que durante a Copa, que vai até o dia 13 de julho, o número de infecções por dengue tem a tendência de cair por conta da época. Cuiabá e Distrito Federal eram os únicos lugares que ainda marcavam o aumento no número de casos. Junto com eles, Recife também se destacava pelo aumento na quantidade de pessoas atingidas, o dado que comprova foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Discussões sobre o assunto

A expectativa é que em meados de junho a situação já esteja estabilizada. O especialista relata ainda que o número de casos de dengue esse ano é baixo se for comparado aos últimos cinco anos. No ano de 2014, todos os acontecimentos relacionados a infecção do mosquito tiveram uma queda de 63,3% comparado ao ano passado.

Os resultados da pesquisa causaram discussões por conta da preocupação dos surtos que estão acontecendo e podem atingir os 600 mil turistas estrangeiros que estarão no país. Mesmo que esse número seja classificado como baixo, em pelo menos duas cidades onde acontecerão os jo-gos, o número de infecções subiu, superando os do ano passado. Um exemplo disso é Salvador, que teve 3.551 casos confirmados só esse ano, em contraste com ano passado, no qual o total foi de 2.720.

NÚMERO ELEVADO DE CASOS DE DENGUE EM CIDADES-SEDE DA COPA DO MUNDO PREOCUPAFonte: noticiasbr.com.br

Page 2: TecNews - 18/06/14

www.grupoastral.com.br

BRASIL PODE IMPORTAR E EXPORTARDOENÇAS DURANTE A COPAFonte: G1

Cerca de 600 000 turistas estrangeiros são esperados no Brasil durante a Copa do Mundo. O grande contingente de pessoas vindas de várias partes do planeta favorece o intercâmbio de vírus e bactérias que podem causar doenças tanto nos brasileiros quanto nos estrangeiros.

Para os brasileiros, a ameaça são enfermidades que estão controladas no país, mas em ativida-de fora daqui, como o sarampo. “A Europa vive um surto de sarampo, causada pela queda na adesão à vacinação. O risco é maior para crianças com menos de um ano, que, nessa faixa etária, ainda não foram imunizadas, e moradores de regiões com baixa cobertura da vacina”, afirma o pediatra Renato Kfouri, presidente da Associação Brasileira de Imunizações (SBIM). De abril de 2013 a março de 2014, 9 579 casos de sarampo foram registrados no velho continente, segundo o Centro Europeu para Controle e Prevenção de Doenças.

Outro perigo é a meningite. A vacina oferecida na rede pública brasileira protege apenas contra o sorogrupo C, mais comum no país. “Mas há tipos que circulam em outros lugares, como o W-135, no Chile, na Argentina e em algumas partes da África, e podem ser trazidos com os tu-ristas”, diz Kfouri. No Chile, por exemplo, 32 casos de meningite W-135 foram confirmados entre janeiro e maio de 2014.

Page 3: TecNews - 18/06/14

MOSQUITO DA DENGUE ATACA NO MANÉ GARRINCHAFonte: veja.abril.com.br

A Vigilância Sanitária do Distrito Federal encontrou vários focos do mosquito transmissor da dengue dentro das instalações do estádio Mané Garrincha, uma das doze arenas que receberão jogos da Copa do Mundo e, ironicamente, a que mais consumiu dinheiro público. A descoberta se deu em março e vinha sendo mantida sob sigilo pelo governo local.

Larvas do Aedes aegypti, o mosquito transmissor, foram descobertas ao redor do gramado e também próximo às traves. Segundo o gerente de Vigilância Ambiental, Vetores e Animais Peçonhentos da Secretaria de Saúde, Júlio César Trindade de Carvalho, havia água infectada em diversos lugares do estádio.

Os técnicos responsáveis pelas inspeções produziram um relatório detalhando a situação. O documento foi encaminhado à cúpula da secretaria. Como medida de emergência, agentes sanitários têm trabalhado no estádio desde o mês passado, aplicando inseticidas nas áreas onde foram encontrados os focos do mosquito. Na manhã desta sexta-feira, uma nova inspeção foi realizada.

As larvas se espalharam principalmente pelas valas de escoamento localizadas na lateral do gramado. São justamente as canaletas que deveriam impedir o acúmulo de água que têm con-tribuído para a disseminação do mosquito. Também foram encontradas larvas do mosquito nos buracos onde são fincadas as duas traves do campo. O mosquito se reproduz em água parada.

Havia ainda larvas do mosquito na área externa do estádio. “Encontramos focos em três locais: nos buracos onde se encaixam as traves do gol, no campo e nas canaletas de escoamento do gramado, que têm caixas de retenção de água, e nos canteiros de obras que ainda restam”, diz o agente de vigilância ambiental Reginaldo Feliciano da Silva Braga, um dos responsáveis por encontrar os focos.

Estádio mais caro entre todos os da Copa do Mundo 2014, o Mané Garrincha custou aos cofres públicos quase 2 bilhões de reais, quase três vezes mais do que os 700 milhões orçados inicial-mente. De acordo com uma auditoria do Tribunal de Contas do Distrito Federal, a obra foi super-faturada em mais de 430 milhões de reais.

A arena tem capacidade para 69.400 torcedores e vai sediar sete jogos da Copa do Mundo – quatro na fase de grupos, um nas oitavas de final, um nas quartas de final e a disputa de terceiro lugar. A primeira partida, entre Suíça e Equador, será no próximo dia 15. A seleção brasileira jogará no estádio no dia 23 de junho, contra Camarões.

Em fevereiro, VEJA revelou que, no ano passado, às vésperas da Copa das Confederações, o go-verno do Distrito Federal escondeu relatórios técnicos que alertavam sobre o avanço da doença.

www.grupoastral.com.br

Água parada no buraco da trave.