tÍcias atividades da casa - koru centro-dia · tÍcias janeiro - fevereiro – 2019 #10 (1/6)...

6
JANEIRO - FEVEREIRO – 2019 #10 (1/6) NOTÍCIAS Artesanato Momentos de celebrar e agradecer a vida são importantes; tentamos sempre envolver os idosos e a equipe nestas comemorações. Aniversariantes Atividades da CASA Parabéns !!!! Parabéns !!!! Kahora (83 Anos) Rafael (28 Anos) Rosa (91 Anos) Silvia (48 Anos) Eliza (55 Anos) Gisele (36 Anos) Cesar (47 Anos)

Upload: others

Post on 23-Feb-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: TÍCIAS Atividades da CASA - KORU Centro-Dia · TÍCIAS JANEIRO - FEVEREIRO – 2019 #10 (1/6) Artesanato Momentos de celebrar e agradecer a vida são importantes; tentamos sempre

JANEIRO - FEVEREIRO – 2019 #10 (1/6)NOTÍCIAS

Artesanato

Momentos de celebrar eagradecer a vida sãoimportantes; tentamossempre envolver os idosose a equipe nestascomemorações.

AniversariantesAtividades

da CASA

Parabéns !!!!Parabéns !!!!

Kahora(83 Anos)

Rafael(28 Anos)

Rosa(91 Anos)

Silvia(48 Anos)

Eliza(55 Anos)

Gisele(36 Anos)

Cesar(47 Anos)

Page 2: TÍCIAS Atividades da CASA - KORU Centro-Dia · TÍCIAS JANEIRO - FEVEREIRO – 2019 #10 (1/6) Artesanato Momentos de celebrar e agradecer a vida são importantes; tentamos sempre

Auto-massagem

Jogos Cognitivos

#10 (2/6)

Page 3: TÍCIAS Atividades da CASA - KORU Centro-Dia · TÍCIAS JANEIRO - FEVEREIRO – 2019 #10 (1/6) Artesanato Momentos de celebrar e agradecer a vida são importantes; tentamos sempre

Musicoterapia

Pintura

#10 (3/6)

Page 4: TÍCIAS Atividades da CASA - KORU Centro-Dia · TÍCIAS JANEIRO - FEVEREIRO – 2019 #10 (1/6) Artesanato Momentos de celebrar e agradecer a vida são importantes; tentamos sempre

PsicoterapiaCarnaval

#10 (4/6)

No decorrer do mês de fevereiro trabalhamoscom nossos idosos, justamente esse tema tão emevidência. As atividades visaram imergir os idosos nouniverso dessa festividade, contando assim com oresgate da origem dessa festa até os dias atuais, falandosobre as diversas manifestações e costumes culturaisque variam de região para região em nosso país.

Os idosos foram envolvidos no tema com aelaboração de máscaras e mandalas enquanto seexplicava a origem da festa desde os tempos da Colônia,sua descendência africana e européia.

Esse foi mais um trabalho elaborado junto daequipe Koru Centro-Dia, que visou estimular memória,criatividade, funções motoras e muito riso e felicidade.

Page 5: TÍCIAS Atividades da CASA - KORU Centro-Dia · TÍCIAS JANEIRO - FEVEREIRO – 2019 #10 (1/6) Artesanato Momentos de celebrar e agradecer a vida são importantes; tentamos sempre

#10 (5/6)

É aí que entra a importância de saber ouvir e aceitar ooutro, mesmo diferente de mim pois essa pessoa tambémtem uma história, vivências que merecem ser respeitadastanto quanto às minhas.

Podemos trocar experiências e, dessa forma,enriquecer nosso dia a dia.

Encerramos o assunto com um cartaz contendo aspráticas para boa convivência, elaborado coletivamentecom o que cada um acredita ser necessário para umambiente harmonioso.

Durante o mês de janeiro e início de fevereirorealizamos um trabalho com os idosos sobre Identidade esobre o Respeito às Diferenças.

O trabalho foi realizado com rodas de conversa, criaçãodecartazes, leituradetextosepoemassobreostemas.

As duas ideias, embora pareçam de início antagôni-cas, se completam.

Quando me conheço, revejo minhas origens,crenças, gostos e valores, abro espaço para que o outro seveja e se revele também. Assim, podemos ver pontos emcomum entre nós e o que nos difere.

Respeito às Diferenças

Page 6: TÍCIAS Atividades da CASA - KORU Centro-Dia · TÍCIAS JANEIRO - FEVEREIRO – 2019 #10 (1/6) Artesanato Momentos de celebrar e agradecer a vida são importantes; tentamos sempre

#10 (6/6)

AGUARDEM AS NOVIDADES

NO PRÓXIMO JORNAL KORU.www.korucentrodia.com.br

Em janeiro a ISGAMES fez uma oficina com os idososno Koru.

Trouxeram jogos para estimulação da memória,raciocínio lógico, associação musical, coordenação motorafina, dentre outros diversos benefícios.

No início a participação foi tímida por ser umanovidade; a maioria não está acostumada a usar computa-dor, mouse, teclado e precisou um tempo para adaptação.

Depois o desafio foi compreender as instruções doterapeuta e as imagens e movimentos que surgiam na tela.Conforme foram superando os desafios, mudou o nível dadificuldade que variou para associação da música e osrespectivos artistas para serem selecionados.

No final, independente da habilidade no equipamen-to, os jogos trouxeram uma sensação de alegria pelo fato deconseguirem acertar o resultado e ao mesmo tempo sedivertirem com as imagens e sons que remeteram à suajuventude e até infância.

Na última sexta-feira de fevereiro levamos a turmapara um lanche da tarde diferente.

Fomos ao Ragazzo da Ricardo Jafet para experimen-tar as coxinhas acompanhadas de suco ou refrigerante efechando com um sorvete ou pudim de sobremesa.

Uma das propostas deste passeio foi de oferecer aoidoso que não tem mais oportunidade de escolher e pagarsuas contas nos passeios que faz com a família, poderexercer um pouco da sua autonomia.

Assim que se acomodaram na mesa foram distribuí-dos os cardápios, com diversas opções para escolha.

Cada um levou uma quantia em dinheiro e nomomento da escolha do que iria consumir, analisou o preçoe calculou o que escolher, marcando em sua comandaindividual.

InformáticaPasseio ao Ragazzo