tanque de pedra: uma experiência de mobilização, organização e armazenamento de água

2
Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas Ano 7 • nº1156 Setembro/2013 Santo Antônio/RN Quem vive na região semiárida sabe da importância de estocar a maior quantidade de água possível, pois conhece que são típicos os longos períodos de estiagem. Em Santo Antônio/RN, na comunidade rural de “Umburana”, situada a aproximadamente 90 km da cidade de Natal/RN, há uma linda história de convivência com o Semiárido: a água de chuva é armazenada no tanque de pedra. O tanque de pedra, uma das tecnologias da ASA que faz parte do P1+2, capta água de chuva através das áreas de serra ou onde existem lajedos. A água armazenada garante o abastecimento para diversas famílias, além disso, promove mobilização e organização social. Maria Fortunado da Silva, 59 anos, é a responsável pelo tanque. Ela diz que periodicamente é realizada a manutenção para deixar tudo preparado para quando a chuva cair e esta experiência envolve toda a comunidade 'Umburana'. Dona Maria conta ainda que não há na comunidade e nem nas proximidades quem não tenha uma história para contar sobre o tanque. Dos mais velhos aos mais novos, dos que mais têm aos que têm pouco, todos já usufruíram da nossa água. TANQUE DE PEDRA: UMA EXPERIÊNCIA DE MOBILIZAÇÃO, ORGANIZAÇÃO SOCIAL E ARMAZENAMENTO DE ÁGUA Tanque de Pedra, situado na comunidade Umburana, Santo Antonio/RN. Maria Fortunado, 59 anos, responsável pelo Tanque de Pedra.

Upload: articulacaosemiarido

Post on 23-Jul-2016

217 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Tanque de pedra: uma experiência de mobilização, organização e armazenamento de água

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Ano 7 • nº1156

Setembro/2013

Santo Antônio/RN

Quem vive na região semiárida sabe da importância de estocar a maior quantidade de água possível, pois conhece que são típicos os longos períodos de estiagem. Em Santo Antônio/RN, na comunidade rural de “Umburana”, situada a aproximadamente 90 km da cidade de Natal/RN, há uma linda história de convivência com o Semiárido: a água de chuva é armazenada no tanque de pedra.O tanque de pedra, uma das tecnologias da ASA que faz parte do P1+2, capta água de chuva através das áreas de serra ou onde existem lajedos. A água armazenada garante o abastecimento para diversas famílias, além disso, promove mobilização e organização social. Maria Fortunado da Silva, 59 anos, é a responsável pelo tanque. Ela diz que periodicamente é realizada a manutenção para deixar tudo preparado para quando a chuva cair e esta experiência envolve toda a comunidade 'Umburana'. Dona

Maria conta ainda que não há na comunidade e nem nas proximidades quem não tenha uma história para contar sobre o tanque. Dos mais velhos aos mais novos, dos que mais têm aos que têm pouco, todos já usufruíram da nossa água.

TANQUE DE PEDRA: UMA EXPERIÊNCIA DE MOBILIZAÇÃO,

ORGANIZAÇÃO SOCIAL E ARMAZENAMENTO DE ÁGUA

Tanque de Pedra, situado na comunidade Umburana, Santo Antonio/RN.

Maria Fortunado, 59 anos, responsável pelo Tanque de Pedra.

Page 2: Tanque de pedra: uma experiência de mobilização, organização e armazenamento de água

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas Articulação Semiárido Brasileiro – Rio Grande do Norte

Realização Apoio

Os mais experientes como dona Terezinha Emídio da Silva e seu João Felipe da Silva, ambos 65 anos de idade, relataram que a água de chuva armazenada nos lajedos, já era utilizada pela comunidade há muito tempo atrás, e que depois da construção das paredes de pedra a quantidade de água armazenada aumentou ainda mais, e com isso, durante o período da estiagem há garantia de água por mais tempo.

Os jovens aprendem logo cedo a zelar pelo tanque de pedra, pois eles sabem o quanto este tanque é importante para suas famílias e para a comunidade.

UM SONHO SENDO CONCRETIZADO: 'A horta de dona Maria’

É com muito entusiasmo que dona Maria Fortunado fala sobre o sonho de ter sua própria horta. ‘A água de chuva armazenada no tanque de pedra está tornando meu sonho possível.’ diz ela. Ainda em fase de experimentação, na terra de dona Maria podemos encontrar coentro, tomate, pimenta, coentro e pimentão.

Parte dos Usuários do Tanque de Pedra:Adultos (da esquerda para a direita): Terezinha; Manoel Junior; Abelírio (Animador do P1+2); Manoel; João; e Maria.Crianças (da esquerda para a direita): Willian; Camily, Françoise e Francielly.