tal como acontece com as plantas, os animais oxigénio e … · tal como acontece com as plantas,...

51
Tal como acontece com as plantas, os animais também necessitam de efectuar trocas com o i t i d t d b meio exterior, nomeadamente, de receber oxigénio e nutrientes e eliminar dióxido de carbono e outros materiais decorrentes do carbono e outros materiais decorrentes do processo metabólico. Assim, em todos os animais, as células estão rodeadas por um fluido as células estão rodeadas por um fluido intersticial, com o qual estabelecem as trocas materiais. À medida que os animais se tornam mais complexos, os seus sistemas de transporte tornamse mais especializados.

Upload: trinhduong

Post on 14-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Tal como acontece com as plantas, os animaistambém necessitam de efectuar trocas com o

i t i d t d bmeio exterior, nomeadamente, de receberoxigénio e nutrientes e eliminar dióxido decarbono e outros materiais decorrentes docarbono e outros materiais decorrentes doprocesso metabólico. Assim, em todos os animais,as células estão rodeadas por um fluidoas células estão rodeadas por um fluidointersticial, com o qual estabelecem as trocasmateriais. À medida que os animais se tornamqmais complexos, os seus sistemas de transportetornam‐se mais especializados.

Nos animais mais simples como as esponjas, oscorais e as hidras não existe um sistema det t i li dtransporte especializado.Nestes animais, todas as células estãol i ó i d irelativamente próximas do meio externo e o

intercâmbio de substâncias realiza‐se por difusãosimplessimples.

Os animais mais complexos possuem órgãosespecializados no transporte de nutrientes.Um sistema de transporte deverá ser constituídopor um fluido circulante (sangue, hemolinfa ouli f ) j d l dlinfa), um conjunto de vasos ou lacunas onde ofluido circule e um órgão propulsor do sangue(coração)(coração).

O sistema de transporte deverá:

garantir a rápida chegada de nutrientes e oxigénio àscélulas e eliminar dióxido de carbono e outrosprodutos resultantes do metabolismoprodutos resultantes do metabolismo;

di t ib i ã d l t bóliassegurar a distribuição de calor metabólico noorganismo, a defesa do organismo contra substânciasestranhas e o transporte de hormonas.estranhas e o transporte de hormonas.

Resolva o Doc. 5 das páginas 104 e 105 do manual

Sugestão de resposta ao Doc. 5

Os animais mais complexos podem apresentardois tipos de sistemas de transporte: sistemasistema dedet tt t b tb t i ti t dd t tt ttransportetransporte abertoaberto e sistemasistema dede transportetransportefechadofechado.

Tipo de sistema em que os líquidos circulatóriosnão se encontram sempre dentro de vasos ouó ã O b d íórgãos. O sangue abandona os vasos sanguíneos epassa para lacunas, banhando directamente ascélulas O sangue flui mais lentamente que numcélulas. O sangue flui mais lentamente que numsistema circulatório fechado e, portanto, é menoseficienteeficiente.Neste tipo de sistema não há distinção entresangue e fluido intersticial tendo alguns biólogossangue e fluido intersticial, tendo alguns biólogosusado o termo hemolinfa para designar o fluidocirculatório.circulatório.

O sistema de transporte dos insectos é constituídopor um vaso dorsal com um coração tubular em

i ã d l i ál l i tposição dorsal que possui válvulas internas eorifícios laterais chamados ostíolos.

A hemolinfa entra para o coração tubular atravésdos ostíolos, vindo das lacunas. Os ostíolosf h ã t i h li f éfecham, o coração contrai e a hemolinfa éimpulsionada para a aorta dorsal passando destapara as lacunas ou seiospara as lacunas ou seios.

O vaso dorsal relaxa, os ostíolos abrem e ahemolinfa entra para o coração tubular.

ÉÉ um sistema circulatório característico de todosos Vertebrados em que o líquido circulante se

t d t d ó ã Nencontra sempre dentro de vasos ou órgãos. NosAnelídeos, como a minhoca, o sistema circulatórioé fechado O sistema circulatório fechado é maisé fechado. O sistema circulatório fechado é maiseficiente, pois o sangue flui mais rapidamente quenum sistema circulatório abertonum sistema circulatório aberto.

No sistema de transporte da minhoca existem doisvasos principais: um vaso dorsal e um vasovasos principais: um vaso dorsal e um vasoventral, estando estes vasos unidos por uma redede vasos laterais que se ramificam, constituindoq ,uma rede de capilares.Destacam‐se ainda cinco corações laterais (ouç (arcos aórticos) situados na parte anterior doanimal.

O sangue circula no vaso dorsal que, funcionandocomo um coração, impulsiona o sangue para os

ó ti d i d t larcos aórticos conduzindo‐o para o vaso ventral eseguidamente para a rede de capilares.

Os vertebrados possuem um sistema detransporte fechado, também designado sistema

di l (d k di ã dcardiovascular (do grego kardia, coração e dolatim vas, vaso), sendo o sangue impulsionadopelo coração através de um sistema contínuo depelo coração através de um sistema contínuo devasos sanguíneos.

Resolva o Doc. 6 da página 106 do manual

Sugestão de resposta ao Doc. 6

Tipo de circulação característica dos peixes emque o coração, apenas com duas cavidades, uma

í l t í l é t daurícula e um ventrículo, é apenas atravessadopor sangue venoso e somente uma vez no decursode cada circulaçãode cada circulação.

Tipo de circulação em que o sangue percorre doiscircuitos diferentes, passando em cada um destesi it l ãcircuitos pelo coração.Assim, os animais com circulação duplaapresentam:Circulação pulmonar;Ci l ã i é iCirculação sistémica.

A circulação dupla pode ser:Incompleta;Completa.

A circulação dupla é mais eficiente que acirculação simples, porque assegura umai ã i fi Ef ti toxigenação mais eficaz. Efectivamente, o sangue

dos pulmões volta ao coração, sendoimpulsionado sob pressão para os diferentesimpulsionado, sob pressão, para os diferentesórgãos.

Possuem um coração com duas cavidades, umaaurícula e um ventrículo, no qual passa apenassangue venoso.

O sangue vindo dos diferentesórgãos entra na aurícula. Acontracção auricular impele osangue para o ventrículo e acontracção deste impele o

i lsangue para o cone arterial edepois para as brânquias. Nasbrânquias é feita a oxigenaçãobrânquias é feita a oxigenaçãodo sangue. Depois o sangue vaipara os diferentes órgãos ondepara os diferentes órgãos, ondedepois de feitas as trocas desubstâncias regressa ao coração.substâncias regressa ao coração.

Possuem um coração com três cavidades – duasaurículas e um ventrículo.

O sangue venoso proveniente dosO sangue venoso proveniente dosdiversos órgãos entra na aurículadireita. Quando esta aurícula se contrai,o sangue flui para o ventrículo. Este,por compressão, bombeia o sanguepara a artéria pulmonar que se dividepara a artéria pulmonar que se divideem dois ramos: um para os pulmões eoutro para a pele. Nos pulmões e nap p ppele, o sangue é oxigenado,regressando pelas veias pulmonares ao

ã b í l dcoração que abre na aurícula esquerda.O sangue arterial segue para oventrículo que, contraindo‐se, bombeiaventrículo que, contraindo se, bombeiao sangue para a artéria aorta que seramifica, conduzindo o sangue arterial atodos os tecidos do animal.

Nos anfíbios há duas circulaçõesNos anfíbios há duas circulaçõesque partem do coração:A circulação pulmonar ou pequenaA circulação pulmonar ou pequenacirculação em que o sangue sai doventrículo e vai aos pulmões onde éoxigenado e regressa à aurículaesquerda pelas veias pulmonares.A circulação sistémica ou grandecirculação em que o sangue sai doventrículo dirigindo‐se a todos osventrículo dirigindo se a todos osórgãos regressando venoso à aurículadireita.

Os anfíbios possuem um sistema de circulaçãocirculaçãodupladupla ee incompletaincompleta. O sangue passa duas vezes no

ã i i i i i i l ãcoração, uma primeira vez ao iniciar a circulaçãosistémica e uma segunda vez ao iniciar acirculação pulmonar ocorrendo a mistura decirculação pulmonar, ocorrendo a mistura desangue ao nível do ventrículo.

Possuem um coração com quatro cavidades –duas aurículas e dois ventrículos – não havendo

ibilid d d i t dpossibilidade de mistura de sangue.

O sangue venoso chega à aurícula direita vindodos diferentes órgãos e o sangue arterial chega à

í l d i d d l õ Oaurícula esquerda vindo dos pulmões. Os sanguesvenoso e arterial passam para os ventrículosdireito e esquerdo respectivamentedireito e esquerdo, respectivamente.A contracção do ventrículo direito impulsiona osangue venoso pela artéria pulmonar até aossangue venoso pela artéria pulmonar até aospulmões onde é arterializado. Depois dearterializado o sangue chega à aurícula esquerdaarterializado o sangue chega à aurícula esquerdapelas veias pulmonares.

A contracção do ventrículo esquerdo impulsiona oA contracção do ventrículo esquerdo impulsiona osangue arterial pela aorta até aos diferentesórgãos.órgãos.Depois de passar pelos diferentes órgãos, osangue regressa à aurícula direita pelas veiassangue regressa à aurícula direita pelas veiascavas.

Os mamíferos possuem um sistema de circulaçãocirculaçãodupladupla ee completacompleta. O sangue passa duas vezes no

ã i i i i i i l ãcoração, uma primeira vez ao iniciar a circulaçãosistémica e uma segunda vez ao iniciar acirculação pulmonar não havendo a mistura docirculação pulmonar, não havendo a mistura dosangue venoso com o sangue arterial.

A evolução para um coração com quatrocavidades foi uma adaptação que corresponde a

i di ibilid d i é iuma maior disponibilidade em oxigénio, o quepermite uma maior capacidade energética,característica dos mamíferoscaracterística dos mamíferos.O coração humano bate cerca de 100 mil vezespor dia impulsionando 5 6 litros de sangue aopor dia, impulsionando 5,6 litros de sangue aolongo dos mais de 96 mil quilómetros de vasossanguíneos do organismosanguíneos do organismo.

Resolva o Doc. 7 da página 111 do manual

Sugestão de resposta ao Doc. 7

O coração é um órgão que funciona como uma bomba. Éconstituído por um poderoso músculo, o miocárdio, porp p p4 cavidades (duas aurículas e dois ventrículos), e por 4válvulas. O miocárdio é irrigado pelas artérias

á i ã ifi õ d té i tcoronárias, que são ramificações da artéria aorta nazona em que esta deixa o coração.

Cada ciclo cardíaco é caracterizado porcontracções sucessivas das aurículas e dosventrículos (sístoles), seguidas pelorelaxamento geral (diástole geral), quando osangue entra no coração.

Vasos Sanguíneos Características Função

Artérias

Paredes espessas, fortes e elásticas,o que permite dilatarem‐se econtraírem‐se em cada batimento

Saem do coração elevam o sangue atodo os órgãos doArtérias cardíaco. corpo.Saem sempre dosventrículos.

V i

Paredes mais finas que as paredesdas artérias. Apresentam maiordiâmetro que as artérias

Conduzem o sanguedos órgãos aocoração.

Veias  correspondentes. Funcionam comoreservatórios de volume de sangue,contendo 50% a 60% do volume

í l

Entram nas aurículas.

sanguíneo total.

CapilaresSão vasos microscópicos de paredesmuito finas, constituídas por uma

Fazem a comunicaçãodas artérias com asCapilares  única camada de células. veias, irrigando todosos órgãos.

Pressão que o sangue exerce sobre a parede dos vasosq g psanguíneos. É usualmente designada por pressãoarterial.

Atinge o seu valor máximo nas artérias, diminuindo aolongo das arteríolas e dos capilares, e apresenta valoresquase nulos nas veias nomeadamente nas veias cavasquase nulos nas veias, nomeadamente nas veias cavas.

A pressão sanguínea pode atingir valores maiselevados do que o normal – hipertensão, oul i b i l hi t ãvalores mais baixos que o normal – hipotensão.

Elevado número de pessoas sofrem dehi ã d l blhipertensão o que pode revelar outros problemasde saúde.N d d ã í é i di dNa verdade, a pressão sanguínea é um indicadorda saúde cardiovascular.

Sendo a pressão sanguínea tão baixa nas veiasSendo a pressão sanguínea tão baixa nas veias(valores próximos de zero), existem mecanismosque contribuem para que o sangue que circula nasque contribuem para que o sangue que circula nasveias regresse ao coração.

A existência de músculos esqueléticos que, aocontraírem‐se durante os movimentos, comprimem asveias, exercendo uma pressão sobre o sangue quenelas circ lanelas circula.

A existência de válvulas venosas que impedem oretrocesso do sangue movimentando se este emretrocesso do sangue, movimentando‐se este emdirecção ao coração.

Os movimentos respiratórios que contribuem paraque o sangue das veias volte ao coração. Durantei i ã di i i ã d ã ia inspiração, a diminuição da pressão na caixa

torácica provoca o deslocamento em direcção aocoração do sangue contido nas veias maiscoração, do sangue contido nas veias maisafastadas.

O abaixamento da pressão nas aurículas durante adiástole também provoca um movimento do

di ã d ãsangue na direcção do coração.

A maior velocidade do fluxo sanguíneo ocorre nasartérias e diminui quando o sangue flui para os

il lt d t dcapilares, voltando a aumentar quando o sanguepassa para as veias.

A baixa velocidade do fluxo sanguíneo ao nível doscapilares bem como a grande área quecapilares bem como a grande área queapresentam e as suas paredes finas têm muitaimportância funcional dado que é ao nível destesp qvasos que se efectuam as trocas de materiais quecirculam no sangue e que são necessários àscélulas, e que outros materiais são removidos dascélulas e ingressam na corrente sanguínea.

l d d fEm Portugal uma em cada duzentas pessoas sofrede problemas cardiovasculares, alguns congénitos(de nascença) e outros que envolvem causas(de nascença) e outros que envolvem causasmuito variadas.A taxa de mortalidade por estas doenças é maista a de o ta dade po estas doe ças é a selevada do que em muitos países da Europa,embora inferior à média europeia.Actualmente numerosas técnicas permitem seguira actividade cardíaca no decurso de testesvariados sendo estas técnicas geralmente nãovariados, sendo estas técnicas geralmente nãoinvasivas, isto é, não necessitam de intervençãocirúrgica.cirúrgica.

Resolva o Doc. 8 das páginas 114 e 115 do manual

Sugestão de resposta ao Doc. 8

As células do organismo recebem substâncias domeio e eliminam produtos resultantes do seu

t b li E t i t â bi d b tâ i émetabolismo. Este intercâmbio de substâncias épossível graças à existência de movimentos dosangue e da linfa fluidos extracelularessangue e da linfa, fluidos extracelulares.

Resolva o Doc. 9 da página 116 do manual

Sugestão de resposta ao Doc. 9

É d i fi d il f iliÉ a parede muito fina dos capilares que facilita ointercâmbio de substâncias que se efectua entre osangue e o fluido intersticialsangue e o fluido intersticial.Neste intercâmbio intervêm a pressão sanguínea ea pressão osmótica.a p essão os ót caAs substâncias que saem do sangue (plasma,nutrientes, oxigénio, glóbulos brancos) vãoconstituir a linfa intersticial ou fluido intersticialsendo este um fluido incolor e transparente. Adiferença deste fluido relativamente ao plasmadiferença deste fluido relativamente ao plasmasanguíneo é o facto de não conter proteínas. Alinfa intersticial também não contém glóbuloslinfa intersticial também não contém glóbulosvermelhos.

É para a linfa intersticial que as células lançam osprodutos resultantes do metabolismo celular,modificando, assim, a composição do meio que ascercacerca.Grande parte do fluido intersticial volta a entrarna corrente sanguínea contudo há fluido ena corrente sanguínea, contudo, há fluido eleucócitos que atravessaram a parede doscapilares mas que não voltaram a entrarnovamente na corrente sanguínea.É assim que se forma a linfa circulante (oui l t li f ) d li f fl idsimplesmente linfa) – excesso de linfa ou fluidointersticial que irá ser encaminhado para capilareslinfáticoslinfáticos.

A linfa posteriormente élançada na correntesanguínea em veias queabrem na eia ca aabrem na veia cavasuperior.

A renovação constante do fluido intersticialpermite que as células obtenham

t t b tâ i dpermanentemente as substâncias de quenecessitam e que para ele sejam eliminadosprodutos resultantes da actividade celularprodutos resultantes da actividade celular.

O sangue e a linfa fazem parte do meio internode muitos animais, intervindo e assegurandovárias funções vitais:várias funções vitais:

Transporte de nutrientes provenientes do tubodigestivo ou da mobilização das reservas até àsg çcélulas;Transporte de oxigénio desde as superfíciesrespiratórias até às células e de dióxido de carbonorespiratórias até às células e de dióxido de carbonodesde as células até às superfícies respiratórias;Remoção de produtos resultantes da actividadeç pcelular;Transporte de hormonas;

é óDefesa do organismo através dos leucócitos.