surgimento da musica, observand seu setor social

7
Música Surgimento da música. Podemos dizer que a “ Música ” é a arte de combinar os sons e o silêncio. Se pararmos para perceber os sons que estão a nossa volta, concluiremos que a música é parte integrante da nossa vida, ela é nossa criação quando cantamos, batucamos ou ligamos um rádio ou TV. Hoje a música se faz presente em todas as mídias, pois ela é uma linguagem de comunicação universal, é utilizada como forma de “sensibilizar” o outro para uma causa de terceiro, porém esta causa vai variar de acordo com a intenção de quem a pretende, seja ela para vender um produto, ajudar o próximo, para fins religiosos, para protestar, intensificar noticiário, etc. A música existe e sempre existiu como produção cultural, pois de acordo com estudos científicos, desde que o ser humano começou a se organizar em tribos primitivas pela África, a música era parte integrante do cotidiano dessas pessoas. Acredita-se que a música tenha surgido há 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o dispersar da raça humana pelo planeta. A música, ao ser produzida e/ou reproduzida, é influenciada diretamente pela organização sociocultural e econômica local, contando ainda com as características climáticas e o acesso tecnológico que envolvem toda a relação com a linguagem musical. A música possui a capacidade estética de traduzir os sentimentos, atitudes e valores culturais de um povo ou nação. A música é uma linguagem local e global. A música surgiu bem antes do que muitos imaginem. Surgiu no tempo do paleolítico, na pré-história, na verdade, ela tem quase a idade do homem, pois eles já criavam sons diversos, fazendo umas batucadas até surgir uma melodia, e conforme foi se desenvolvendo, foi capaz não só de criar instrumentos como também a usar a própria voz, até tentando imitar os sons da natureza, que como ouviam frequentemente, despertaram esse interesse por usar a voz. Evolução da música Música na Pré-história

Upload: matheus-medeiros

Post on 13-Apr-2016

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Surgimento Da Musica, Observand Seu Setor Social

Música Surgimento da música.

Podemos dizer que a “Música” é a arte de combinar os sons e o silêncio. Se pararmos para perceber os sons que estão a nossa volta, concluiremos que a música é parte integrante da nossa vida, ela é nossa criação quando cantamos, batucamos ou ligamos um rádio ou TV. Hoje a música se faz presente em todas as mídias, pois ela é uma linguagem de comunicação universal, é utilizada como forma de “sensibilizar” o outro para uma causa de terceiro, porém esta causa vai variar de acordo com a intenção de quem a pretende, seja ela para vender um produto, ajudar o próximo, para fins religiosos, para protestar, intensificar noticiário, etc.

A música existe e sempre existiu como produção cultural, pois de acordo com estudos científicos, desde que o ser humano começou a se organizar em tribos primitivas pela África, a música era parte integrante do cotidiano dessas pessoas. Acredita-se que a música tenha surgido há 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o dispersar da raça humana pelo planeta. A música, ao ser produzida e/ou reproduzida, é influenciada diretamente pela organização sociocultural e econômica local, contando ainda com as características climáticas e o acesso tecnológico que envolvem toda a relação com a linguagem musical. A música possui a capacidade estética de traduzir os sentimentos, atitudes e valores culturais de um povo ou nação. A música é uma linguagem local e global.

A música surgiu bem antes do que muitos imaginem. Surgiu no tempo do paleolítico, na pré-história, na verdade, ela tem quase a idade do homem, pois eles já criavam sons diversos, fazendo umas batucadas até surgir uma melodia, e conforme foi se desenvolvendo, foi capaz não só de criar instrumentos como também a usar a própria voz, até tentando imitar os sons da natureza, que como ouviam frequentemente, despertaram esse interesse por usar a voz.

Evolução da música

Música na Pré-história

Na pré-história se apresentava como um caráter religioso. A arte rupestre encontrada em cavernas dá uma vaga ideia desse desenvolvimento ao apresentar figuras que parecem cantar, dançar ou tocar instrumentos. Nessa época os sons produzidos provinham, principalmente, dos movimentos corporais e sons da natureza e, assim como nas artes visuais e na dança, a música começou a ser aprimorada utilizando-se de objetos dos mais diversos. Basta lembrar das tribos indígenas que possuem seus rituais envolvendo a música, utilizando a percussão corporal, a voz de objetos primários básicos, desenvolvidos para esse fim.

Page 2: Surgimento Da Musica, Observand Seu Setor Social

Música na Antiguidade

A música na antiguidade está mais apontada no sentido ritualísticos e a voz como instrumentos mais utilizados. A música funcionava, na Grécia, como um caminho para a perfeição, uma forma de estarem mais próximos das divindades. As tragédias gregas eram acompanhadas da lira, da cítara e de instrumentos de sopro denominados aulos. Um destaque importante na antiguidade foi Pitágoras um grande filósofo grego que descobriu as notas e os intervalos musicais. Os romanos utilizavam a música na guerra para sinalizar ações dos solados e tropas e também para cantar hinos as vitórias conquistadas. Já os chineses, além de usarem a música em eventos religiosos e sobre o povo, chegando a usar a música como “identidade” ou forma de “personalizar” momentos históricos e seus imperadores.

Músicas na Idade Média

Com o cristianismo crescendo cada vez mais rápido, o Vaticano unifica a prática litúrgica romana no século VI A igreja tinha forte influência sobre os costumes e culturas dos povos em toda a Europa. Muitas restrições eram impostas e, por essa razão, observamos o predomínio do canto gregoriano ou cantochão, porém houve um grande desenvolvimento da música mesmo com o direcionamento da igreja nas produções culturais e nessa fase a música popular também merece destaque com o surgimento dos trovadores e menestréis.

Música no Século XX

Por causa do ganho de popularidade do rádio pelo mundo e novos meios tecnológicos foram sendo desenvolvidos parar gravar, capturar, reproduzir e distribuir música, podemos dizer que, para música, foi uma verdadeira revolução, A música no Século XX trouxe nova liberdade e maior experimentação com novos gêneros musicais e formas que desafiaram os dogmas de períodos anteriores. A invenção e disseminação dos instrumentos musicais eletrônicos e do sintetizador em meados do século revolucionaram a música popular e aceleraram o desenvolvimento de novas formas de música. Os sons de diferentes continentes começaram a se fundir de alguma forma.

Page 3: Surgimento Da Musica, Observand Seu Setor Social

Gêneros musicais e seus setores sociais no Brasil.

Toda ocorrência musical é percebida, representada e reapropriada pelo indivíduo ou pelo grupo, reconstruída em seu sistema cognitivo, integrada no seu sistema de valores, dependente de sua história e dos grupos sociais e ideológicos que o cercam

Funk carioca.

O funk carioca surgiu das favelas do estado do Rio de Janeiro, em 1970, um fenômeno que se caracterizaria como tipicamente carioca. Os bailes funk, os bailes da pesada, como eram conhecidos, foram espalhando-se para os clubes do subúrbio.

Muitas vezes desprezados pela elite, os bailes funk constituem o principal espaço para o mix social, atraindo cada fim de semana centenas de mulheres de jovens da cidade inteira. Para muitos dos frequentadores não é apenas diversão. Mas sim de uma necessidade vital, um direito cultural ou cívico, algo pelo qual ás vezes até arriscam a vida.

O estilo musical, embora apresente expansão mercadológica, continua sendo alvo de muita

resistência da sociedade, sendo bastante criticado por intelectuais e por parte da população.

O funk carioca costuma ser criticado por sua pobreza criativa; por apresentar uma

linguagem obscena e vulgar; e por fazer apologia à violência e ao consumo e ao tráfico de

drogas.

Grande parte do criticismo vem da associação do ritmo ao tráfico de drogas, pois

bailes funk são costumeiramente realizados por traficantes para atrair consumidores de drogas

aos morros. Outro problema relatado do funk é o volume no qual costuma ser executado:

bailes funk, quase sempre, não respeitam qualquer limite quanto ao volume de som, infringindo

leis relativas ao limite de volume permitido em ambientes públicos.

MPB (música popular brasileira).

A MPB, é um gênero musical brasileiro. Apreciado principalmente pelas classes A e B do

Brasil, surgiu a partir de 1966, com a segunda geração da Bossa Nova. A sigla MPB anuncia

uma fusão de dois movimentos musicais até então divergentes, a Bossa Nova e o engajamento

folclórico dos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes, os primeiros

defendendo a sofisticação musical e os segundos, a fidelidade à música de raiz brasileira. Seus

propósitos se misturam e, com o golpe de 1964, os dois movimentos se tornaram uma frente

ampla cultural contra o regime militar, adotando a sigla MPB na sua bandeira de luta.

MPB é a crítica velada da injustiça social e da repressão governamental, muitas vezes

baseadas em uma oposição de cunho progressista à cena política caracterizada pela ditadura

militar, a concentração da propriedade da terra, e imperialismo.

Sertanejo.

Page 4: Surgimento Da Musica, Observand Seu Setor Social

Música sertaneja ou música caipira é um gênero musical do Brasil produzido a partir da

década de 1910 por compositores rurais e urbanos. Os caipiras utilizaram instrumentos

artesanais e típicos do Brasil-colônia como viola, sanfona e gaita. Foi Cornélio Pires quem

primeiro conseguiu em 1928 que a música caipira entrasse para a discografia brasileira.

A partir de 1980, houve no Brasil uma grande exploração comercial da música sertaneja, começando com Chitãozinho & Xororó e Leandro & Leonardo, passando posteriormente para uma grande quantidade de duplas, tendo seu auge entre os anos de 1988 e 1990.

Após esse período, a música sertaneja começou a “esfriar” devido ao destaque dado na mídia à outros estilos musicais, como pop e funk, porém sempre continuou bastante presente na região centro-sul do Brasil. Por volta dos anos 2000, a música sertaneja conquistou novo destaque na mídia através do amplo espaço cedido à nova geração de duplas, como Bruno & Marrone, Edson & Hudson, etc.

Rock

Estilo musical mais popular no mundo ocidental, o Rock ou Rock and Roll surgiu e se firmou no sul dos Estados Unidos durante a década de 50, tendo rapidamente se espalhado por todo o mundo.

Numa época em que a bossa nova predominava, o rock desembarcou no Brasil no fim da década de 1950. Os primeiros sucessos de rock genuinamente brasileiros foram "Banho de Lua" e "Estúpido Cupido", da cantora Celly Campelo, no começo daquela década. Ainda nos anos sessenta, surgiu a Jovem Guarda, primeiro movimento do rock no país e de sucesso entre boa parte da juventude brasileira. Inspirado nas letras românticas e no ritmo acelerado padrão nos EUA, o gênero se popularizou em terras brasileiras através de cantores como Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa

Setores sociais

Pesquisa realizada pelo Ibope procurou traçar quais os estilos musicais mais ouvidos no rádio, assim como o perfil dos ouvintes de cada gênero. Segundo o estudo, que recebeu o nome de Tribos Musicais, o sertanejo aparece no topo da pesquisa, com 53% dos pesquisados respondendo que ouvem o gênero. Em seguida, aparecem MPB (47%), samba/pagode (43%), forró (31%), música eletrônica (29%), gospel (29%), axé (26%), funk (17%), country (12%), clássica (11%) e jazz/blues (9%).

Page 5: Surgimento Da Musica, Observand Seu Setor Social

Os ouvintes de sertanejo e samba/pagode foram apontados como pertencentes, majoritariamente, à classe C, com 52% e 53% dos ouvintes dos estilos pertencendo, respectivamente, a essa faixa de renda.

Já os ouvintes de MPB e rock foram apontados como integrantes, principalmente, das classes A e B, com 46% dos ouvintes de MPB nessas faixas de rendas e 52% dos ouvintes de rock. Dentre estes ouvintes, 13% possuem ensino superior, maior incidência do que no caso dos demais gêneros analisados de forma específica.

Fontes:

http://www.infoescola.com/musica/historia-da-musica/

http://forum.craftlandia.com.br/ipb/index.php?/topic/277160-mat%C3%A9ria-o-surgimento-da-m%C3%BAsica-misto/

http://gayola-music.blogspot.com.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Funk_carioca

http://vilaboadegoias.com.br/sertaneja/historia.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_sertaneja

http://pt.wikipedia.org/wiki/MPB_(g%C3%AAnero_musical)

http://historiabruno.blogspot.com.br/2011/09/historia-do-rock-no-brasil.html

http://www.ibope.com.br/pt-br/noticias/paginas/estudo-aponta-semelhanca-entre-ouvintes-de-rock-e-mpb.aspx