suprimento para a célula aproveitando o tempo da oportunidade

Upload: fernando-balthar

Post on 06-Jul-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/18/2019 Suprimento Para a Célula Aproveitando o Tempo Da Oportunidade.

    1/2

    SUPRIMENTO PARA A CÉLULA  S e m a n a d e 1 8 a 2 3 d e A B R I L d e 2 0 1 6 .TEMA: APROVEITANDO O TEMPO DA OPORTUNIDADE.QUEBRA GELO: Busque um quebra gelo bem descontraído para iniciar e reunião desse dia. LOUVOR E ADORAÇÃO: Indesistível (Sarando a Terra Ferida) e Me Ama (Diante do Trono). 

    EDIFICAÇÃO: Há um ditado popular que afirma: “  Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida. ”  Inicie a sua reunião de hoje perguntando aos presentes o que eles achamsobre esse ditado.

    Leia Daniel 2: 21.Esse Texto afirma que Deus muda as estações e o tempo. A vida está nas suas mãos e ele tem o controle de todas os

     períodos que vivemos. É certo que podemos viver tempos em que a “corda se rompe”, ou seja, momentos em que as situaçõesde luta que fogem do nosso controle. Entretanto temos que buscar discernir o tempo de oportunidades abertas por Deus paranós. Sempre que vivemos um tempo de crise, Deus abre portas de oportunidades para nós (I Co 10.13). Nos cabe saberaproveitar esse tempo de oportunidades.

    Em Lc 19.44, Jesus profetiza a ruina de Jerusalém porque o seu povo “não reconheceu o tempo da sua visitação”.Aproveitar as oportunidades é algo muito importante na vida com Deus. Vivemos um tempo de tremenda manifestação daGlória de Deus em nosso país. A pergunta que devemos nos fazer é: será que temos aproveitado esse tempo de visitação?

    Vamos hoje verificar como podemos nos guardar de perder a oportunidade de Deus para a nossa geração.1. RESPONDER AFIRMATIVAMENTE AO CHAMADO DE DEUS –  Lc 9. 59-62

    Temos aqui um chamado de Jesus a duas pessoas diferentes, mas que lhe responderam de modo semelhante. EnquantoJesus esperava de cada uma delas um profundo comprometimento, elas, por sua vez, estavam presas demais às coisas terrenase questões transitórias.

    A primeira pessoa queria sepultar seu pai antes de seguir esse chamado. Independente de qualquer interpretação ouespeculação do assunto, temos alguém dando uma desculpa ao chamado de Jesus, demonstrando estar presa a algo e, assim,impedida de atender prontamente ao Senhor.

    A segunda pessoa se oferecesse para seguir a Cristo, mas queria ao menos despedir-se dos seus. Tinha uma prontidãomaior que a primeira e uma desculpa menor (ou que se resolveria mais depressa). Mas Jesus deixa claro que depois de teremse envolvido com ele, estas pessoas não tinham mais a opção de olhar atrás. Se o fizessem, não seriam aptas para o Reino deDeus. A palavr a traduzida como “apta”, no original grego, é “euthetos”. Segundo o Léxico de Strong, seu significado abrangeo conceito de “apropriado” e “útil”. 

    De acordo com a afirmação do Senhor Jesus, não podemos hesitar em atender seu chamado, nem sermos encontrados presos a coisas ou valores que nos impeçam de seguir adiante em obediência a Ele. A verdade é que todos temos dificuldadesde abrir mão de determinados valores. Ficamos presos à algumas coisas de nossa vida. Mas quando se trata de seguir a Cristo,não podemos ter nada que nos prenda. Não podemos mais olhar para trás. Não podemos perder a porta de oportunidade, coma condição de que se não outros serão enviados (Lc 10.1)

     Pergunta de compartilhamento: Como você tem respondido ao chamado de Deus? Quais tem sido as desculpas apresentadas por você para não cumpris esse chamado?

    2. APROVEITAR AS OPORTUNIDADES É JAMAIS VOLTAR ATRÁSO que podemos fazer, de forma prática, para não incorrer no erro de olhar atrás? Quero, de forma resumida, oferecer

    alguns conselhos objetivos:

     

    Consciência espiritualO Senhor Jesus instituiu a Ceia da Aliança com o propósito de nos manter conscientes da sua morte e redenção por nós

    (1 Co 11.24,25). Isto nos faz perceber que devemos alimentar a gratidão e o compromisso através da lembrança do que foifeito por nós. Esquecer-se do que éramos e do Cristo fez por nós é pura ingratidão. Pedro se refere de forma negativa àquelesque se esqueceram da purificação de seus pecados de outrora (2 Pedro 1.9).

    Para olhar para trás é preciso se esquecer do que éramos e do preço que foi pago. Portanto, uma boa forma de nos guardaré manter o nosso coração consciente destes fatos em todo o tempo. Assim, não mais olharemos atrás e nos conservaremosfirmes em nossa fé.

     

    FirmezaAlguns acham que nada devemos fazer por nossa firmeza, mas o fato é que as Escrituras nos ensinam que devemos

    intencionalmente fazer mais firme a nossa vocação, evitando assim de tropeçar, ou voltar atrás. (2 Pedro 1.10,11)

    Somos ordenados pela Palavra do Senhor a vigiar e cuidar de nossa própria firmeza. Contudo, muitos crentes vivemcomo se nunca tivessem recebido esta ordem. Transferem o cuidado de si sobre outros, mas o fato é que isto é responsabilidadenossa, e de mais ninguém (2 Pedro 3.17). Prevenir-se. Acautelar-se. São palavras que indicam uma atitude (e responsabilidade)que Deus nos deu. E o propósito e não descair da própria firmeza. Ao falar assim, o Senhor nos mostra que a queda é uma possibilidade, mas nos mostra que pode ser evitada por prevenção e cuidado.

  • 8/18/2019 Suprimento Para a Célula Aproveitando o Tempo Da Oportunidade.

    2/2

      Voto de compromissoAcredito que em nosso coração devemos firmar um compromisso formal com Cristo de não o deixar jamais. Ele prometeu

    que estaria conosco todos os dias (Mt 28.18). Também prometeu não nos abandonar:“…porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei”. (Hebreus 13.5) Se Deus prometeu não nos abandonar, porque nós não deveríamos fazer o mesmo?Penso que cada cristão deveria se comprometer a não mais voltar atrás. Prometer isto em seu coração e também com sua

     boca, da mesma forma como um cônjuge se compromete com outro: sabendo que é para sempre e que não se pode mais voltaratrás. Imagine uma noiva dizendo ao seu noivo, no dia do casamento, que não poderia garantir se conseguiria ser fiel ou não,

    que seria melhor não prometer nada para não correr o risco de quebrar uma promessa…  Não devemos ter medo do compromisso, pois isto seria o mesmo que entrar já não acreditando na duração de um

    relacionamento. Devemos pensar bem antes de entrar, e então entrar para não mais voltar atrás. Deus está nos chamando arenovar nosso compromisso e aliança com Ele, e firmarmo-nos cada dia mais em nossa fé e andar n´Ele. Como vocêresponderá a Ele?

     APLICAÇÃO PESSOAL1.

     

    Um dos maiores males das pessoas nesse tempo é a ingratidão. Ingratidão é virar as costas para alguém queum dia te estendeu a mão. Como você se avalia com Deus e sua Igreja local nos termos da gratidão/ingratidão?

     2. 

     A firmeza é testada ao sermos confrontados por situações adversas. Como está sua firmeza espiritual atualmente?

     3. 

    O compromisso é melhor demonstrado pela lealdade e fidelidade nos tempos difíceis. Como está sua lealdadee fidelidade com Deus e sua Igreja local?