suporte jornal - abril 2015

12
O seu caderno de informações. Paróquia Dom Bosco - Natal - Gramoré SUP ORTE JORNAL Expediente: Edição final: Eduardo Aguiar | Projeto Gráfico: Flávio Marathá | Edição de Imagens: Jefferson Oliveira | Redação: Vitória Élida pag. 03 ajsgramore.com.br Tiragem: 1.000 exemplares / Distribuição gratuita l Mensal Expediente: Equipe Suporte de Comunicação / Tel. (84) 8772-0097 ENVIO DE PAUTAS E NOTICIAS: [email protected] ANO V - EDIÇÃO 052- Natal - 19 e 20 de Abril de 2015 "Eis a luz de Cristo: Demos graças a DEUS". PARÓQUIA ENVIA REPRESENTANTES! I Congresso nacional do Segue-me - Brasília/DF Foto/Ranicleiton Alves

Upload: suporte-jornal

Post on 21-Jul-2016

214 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

ANO V - EDIÇÃO 052- Natal - 31 de outubro de 2015 Tiragem: 1.000 exemplares | Distribuição | gratuita l Mensal Natal, 19 e 20 de Abril de 2015

TRANSCRIPT

O seu caderno de informações.

Paróquia Dom Bosco - Natal - Gramoré

SUP ORTEJORNAL

Expediente: Edição final: Eduardo Aguiar | Projeto Gráfico: Flávio Marathá | Edição de Imagens: Jefferson Oliveira | Redação: Vitória Élida

pag. 03

ajsgramore.com.br

Tiragem: 1.000 exemplares / Distribuição gratuita l Mensal Expediente: Equipe Suporte de Comunicação / Tel. (84) 8772-0097

ENVIO DE PAUTAS E NOTICIAS: [email protected]

ANO V - EDIÇÃO 052- Natal - 19 e 20 de Abril de 2015

"Eis a luz de Cristo: Demos graças a DEUS".

PARÓQUIA ENVIA REPRESENTANTES!PARÓQUIA ENVIA REPRESENTANTES!I Congresso nacional do Segue-me - Brasília/DF

Foto

/Ranic

leiton A

lves

PARÓQUIA DOM BOSCO VIVE MAIS UMA SEMANADE RENOVAÇÃO NA PÁSCOA

Foto

s/Je

ffers

on O

live

ira

Parceiros:

Fot

o/H

enri

que

Sant

os/E

SC

::Paróquia:: 18 e 19 de Abril de 2015 - 2

Por Cybelle Pereira

Sábado de Aleluia.

Pe. Francisco Cibin.

No dia 12 de abril , a juventude pode viver um momento especial como

há muito tempo não se via em nossa paróquia. Todas manifestações juvenis foram convidadas e se fizeram presentes para participarem do I Encontro de Animação e Formação. Idealizado pelo Padre Leoni, o evento tinha como objetivo causar o encontro entre membros da Família Salesiana juntamente com toda a juventude da paróquia Dom Bosco.

O encontro aconteceu no salão do Centro Pastoral, e teve início às 9h com muito louvor. Em seguida foi apresentada algumas lideranças como seminaristas, religiosos, cooperadores salesianos e coordenadores de grupos juvenis, no intuito de que a comunidade pudesse saber quem é responsável pela missão nos diversos setores de nossa paróquia.

O momento formativo aconteceu através de dois vídeos. O primeiro fazendo um resumo, se isso é possível, da história de Dom Bosco. Retirado do filme original produzido na Itália, o vídeo era um recorte dos momentos mais marcantes de nosso padroeiro. O segundo era a explicação da Estreia (um documento que norteia as atividades de todos os salesianos no mundo), que nesse ano tem como tema “COMO DOM BOSCO, COM OS JOVENS, PARA OS JOVENS!”.

Encerrado os vídeos, e após algumas considerações feitas pelo Padre, os

jovens foram divididos em diversos grupos para nortear as ações em nossa paróquia. Após o intervalo, representantes de cada grupo iam relatando o que pensam que podem ser feito durante o ano de 2015, mostrando não só as ações, mas também formas e meios de realiza-las.

Produzido o material e apresentado o que foi discutido, o evento prosseguiu com uma fala e um convite para a Romaria Jovem feita por membros do Conselho da AJS – Kaio, Yves e Tamires. O evento também contou com a presença do deputado Jacó Jacome, que aproveitou a presença dos jovens para lhes falar sobre dois projetos no qual ele encabeça atualmente. O primeiro sobre aulas preparatórias para o ENEM e o outro sobre uma rede de combate as drogas que ele está trazendo para o estado, através de cursos de capacitação.

Por volta de meio dia o evento encerrou com uma benção do Padre Francisco e do Padre Leoni. Os jovens foram convidados posteriormente a fazer um lanche antes de retornarem as suas casas.

A presença carismática do Padre Leoni fez lembrar os bons anos de convívio com o Padre Pereira, por ser tão atencioso, alegre e presente, que é o mais importante. Como também não lembrar do trabalho realizado por Elder, que na época era seminarista salesiano, e nos acompanhou durante meses ajudando a realizar nossas atividades em favor da juventude mais carente.

N o s s a p a r ó q u i a t e m u m a característica única de força juvenil, que se moldada bem, pode ainda realizar grandes feitos. Mas agora com essa nova assistência, finalmente voltamos a viver uma nova realidade. E que toda a articulação possa participar de mais momentos assim. A alegria tem que ser o marco do amor de Deus para conosco, um marco da vida de Dom Bosco, um estilo Leoni de ser.

Parceiros:

Ficha técnicaFotos/Equipe Suporte de Comunicação

Matéria: Eduardo Aguiar

Edição de texto: Vitória Élida

Diagramação: Eduardo Aguiar

Produção: Equipe Suporte de ComunicaçãoDOM DE DEUS E SERVIÇO

AO REINO

::Pastoral:: 18 e 19 de Abril de 2015 - 3

I ENCONTRO DE ANIMAÇÃO DE FORMAÇÃO Por Ranieri Dantas

Pe. Leoni.

Foto

s/H

enrr

ique S

anto

s

Juventude da Paróquia Dom Bosco.

Parceiros:

Tel.: (84) 9901-5364 / 8810-5364

Email: [email protected]

Tel.: (84) 8891-0132

Email: [email protected]

::AJS - Gramoré:: 18 e 19 de Abril de 2015 - 4

JOVENS REALIZAM VIA SACRA NA COMUNIDADE DO SÍTIO Por Tamires Arruda e Ricardo Nogueira (Coordenador do grupo de jovens Lançai as redes)

Na noite do dia 30 de Março a comunidade de São João Batista, no sítio, se reuniu para viver um momento de grande importância. O grupo de jovens Lançai as redes (LR) realizou uma via sacra com a ajuda de toda

comunidade e principalmente das pastorais. Cerca de 30 jovens estavam envolvidos na encenação. A preparação começou a acontecer um mês antes, contando com muitos ensaios , confecção de figurinos, preparação de cenários , dentre outras coisas. Como já dito anteriormente a colaboração da comunidade foi fundamental, podendo assim destacar alguns nomes importantes: Evandro, elaborador de toda peça; Marquinhos, desenhista de todos os figurinos; Neca e Sônia, responsáveis pela confecção e Erivaldo que fez todas as cruzes usadas durante a encenação.

São momentos como esse que mostram a importância do protagonismo juvenil e a diferença que essa pode fazer em sua localidade principalmente quando apoiada pelas pessoas locais.

Foto

s/Je

ffers

on S

ousa

Parceiros:

::AJS - Gramoré:: 18 e 19 de Abril de 2015 - 5

MAIO, MÊS DA ROMARIA! Por Tamires Arruda

Maio se aproxima, e a Articulação da Juventude Salesiana sabe muito bem o quão especial é esse mês. É nele que um dos maiores eventos da

inspetoria é realizado, a Romaria Jovem Salesiana. Ela acontece em várias casas salesianas do Nordeste, e aqui em Natal acontecerá no dia 03 de Maio a partir das 07h, tendo início com a celebração eucarística. Esse ano o evento retorna a moldes parecidos com os de antigamente, pois o percurso voltará a ser iniciado no pátio da feira do conjunto panorama, em frente à COMJOL. O encerramento será a novidade, pois pela primeira vez a Romaria se encerrará na igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, na comunidade Dom Pedro. Nada mais emblemático, afinal, é para a nossa mãe e mestra que a festa é

dedicada. Para expressar ainda mais essa devoção em todas as edições os temas remetem ao grandioso amor de Maria e a importância de sua figura para a igreja católica. Em 2015 o tema usado será: Maria, Imaculada e Auxiliadora; e o lema: Mãe que abraça e acolhe.

A animação em cima do trio ficará por conta da Banda Misericórdia de Deus, que está voltando com força total e tem um lindo histórico e empatia com a juventude da Paróquia Dom Bosco. A Romaria Jovem não tem fins lucrativos, porém envolve custos altos para ser realizada, por isso a AJS/Gramoré conta com o apoio dos paroquianos nas compras dos abadás que já estão sendo vendidos por R$ 15,00 com os representantes dos grupos juvenis.

‘‘um dos maiores eventos da inspetoria’’

Realização:AJS - GRAMORÉ

Art

e/M

ara

thá D

esi

gner

Art

e/A

nto

nio

João N

eto

Art

e/C

riart

s D

esi

gn

Entre os dias 27 e 29 de março, cerca de 300 jovens p a r t i c i p a r a m d o I

Congresso Nacional do Segue-me, no Centro Murialdo em Brasília. Na ocasião, os representantes de 20 dioceses do Brasil puderam participar de um marco dentro do movimento, a apresentação do Documento Nacional do Segue-me (DNS).

O Segue-me surgiu em 1979 na diocese de Brasília, e tinha como objetivo inserir na caminhada cristã jovens filhos de casais que pertenciam ao Encontro de

Casais com Cristo (ECC), estimulando a melhor vivência familiar. Hoje, o Segue-me está presente em 28 dioceses, contemplando 127 paróquias, levando tantos jovens ao fortalecimento da fé através do contato com o verdadeiro espírito de partilha e doação.

No evento ocorreu a apresentação do Documento Nacional do Segue-me. Nele, encontram-se as alterações na estrutura do encontro, que tem como objetivo unificar o movimento em todo o país. O novo DNS será implantado aos poucos nas diversas dioceses. O processo ocorrerá de maneira

mais lenta para que se possa sentir a efetivação das mudanças. O jovem Demetrius Brito, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Brasília (DF), afirmou que as mudanças no documento serão benéficas em vários pontos, não só por corrigir possíveis falhas, mas principalmente, por levar o movimento a uma única direção, e disse ainda que ter vivenciando esse momento através do servir, foi ter a certeza de ser um escolhido de Deus.

No evento, centenas de jovens vivenciaram momentos de louvor, missa e reflexão acerca da participação juvenil dentro da igreja. Júlia Cadete, de Anápolis (GO), disse que participar do congresso foi uma experiência incrível, principalmente por se tratar de um momento histórico do Segue-me. Segundo ela, as expectativas eram grandes, mas que não esperava encontrar toda a estrutura que foi organizada. Além disso, afirmou que o congresso foi um momento de aprendizado sobre o movimento e sobre como trabalhar com jovens, através do estudo do documento 85 da CNBB.

O Padre Valdir Cândido, agora Diretor Espiritual do Conselho Nacional do

Segue-me, contou que a fase de preparação para o encontro foi bastante delicada, e encarada com certo receio, já que não havia nenhum documento que direcionasse a um possível cronograma para o evento. Mas apesar de tantos obstáculos, Brasília assumiu a missão, e assumiu com muita dedicação. O padre fez um balanço positivo do congresso, e relatou que o evento superou as expectativas no que se diz respeito à p a r t i c i p a ç ã o , e p r i n c i p a l m e n t e a preparação, organização e adesão das dioceses.

Sobre o formato do Congresso, o Diretor Espiritual afirmou que haverá mudança no intuito de se criar um documento para congressos, norteando a

realização dos próximos. Porém, se mantendo momentos como palestras, reflexões, estudos e formações, adicionando as assembleias deliberativas, que atuarão na aprovação ou não de conteúdos que chegarem ao Conselho Nacional.

Parceiros:

::Igreja::

UNIDADE MARCA O I CONGRESSO NACIONAL DO SEGUE-ME Por Tamires ArrudaVitória Élida (Colaborador: Ranieri Dantas)

Sobre o Congresso

Arte/Reprodução

Foto/Reprodução

Durante o congresso, os p r e s e n t e s t a m b é m conheceram os jovens e o

casal que ficarão a frente do Conselho Nacional do Segue-me nos próximos anos. A A r q u i d i o c e s e d e Na t a l t e r á d o i s representantes no Conselho, o padre Valdir Cândido e o jovem William Danilo. Sobre essa nova missão, Danilo contou que a recebeu com receio, por saber da

importância e grandiosidade atingida pelo movimento, mas que confia que fará da melhor maneira por saber que Deus sempre tem acompanhado, e que se põe a disposição para ser a “caixa de ressonância” dos desejos dos seguidores pelo Brasil. Com o conselho formado, os próximos passos do Segue-me serão manter o foco na evangelização da juventude, para que se concretize aquilo que a igreja pensa.

Inspirado na fala do Papa João Paulo II, Pe. Valdir afirma que é preciso tornar os jovens realizados, felizes, para que eles possam assumir seu papel de jovem cristão, para assim, testemunhar o que vivem pela experiência de fé. A partir daí, será o momento de iniciar o processo de implantação do Segue-me nas paróquias baseando-se no DNS.

Não apenas por ser o padroeiro da capital federal, mas Dom Bosco marcou presença na cidade através de seus quatro representantes enviados ao Congresso. A paróquia salesiana situada em Natal foi representada pelos jovens Ranieri Dantas, Marcelo Barros, Rafael Varela e Vitória Élida, que levaram a Brasília todo o orgulho de pertencerem aos salesianos. Para que isso acontecesse contaram com a ajuda do pároco Padre Francisco, que não mediu esforços para enviá-los. Estes quatro s e g u i d o r e s s e r ã o a g o r a a g e n t e s

multiplicadores na Paróquia Dom Bosco dos momentos vividos durante o congresso. O I Congresso Nacional do Segue-me ficará com certeza na mente e nos corações de todos aqueles que vivenciaram os três dias em que o serviço e a doação falaram mais alto, mostrando que seguir a Deus é encontrar a verdadeira felicidade, e que não há melhor escolha do que dizer SIM, quando se houve o convite que diz “Vem, e Segue-me”.

18 e 19 de Abril de 2015 - 7

Apresentação do Conselho Nacional do Segue-me

Dom Bosco se faz presente em Brasília

COMITIVA DE NATAL

Marcelynho, Vitória, Raniere e Rafael: Representantes da paróquia Dom Bosco.

Foto

s/R

epro

dução

Art

e/R

epro

dução

Na tarde do último domingo ( 1 2 ) , o s j o v e n s d a s paróquias do II zonal da

Arquidiocese de Natal promoveram o lançamento do Nightfever, na Igreja de Santo Agostinho, no Conjunto dos Professores. O Nightfever é um evento que está presente em 16 países e que pela primeira vez será realizado em Natal. Paulo Aguiar, da coordenação geral, explica como surgiu o evento: “O Nightfever surgiu na Alemanha após a 20ª Jornada Mundial da Juventude, onde dois jovens da Comunidade Emmanuel perceberam que as igrejas

estavam se esvaziando a p ó s o g r a n d e avivamento da JMJ naquele país. Deus suscitou no coração destes dois jovens para que acontecesse uma noite de louvor”, disse.

No Brasil, o evento chegou há dois anos e já foi realizado p o r d i o c e s e s d o sudeste e centro-oeste.

O lançamento, em Natal, contou com os jovens das paróquias do II zonal, que, na oportunidade, puderam conhecer um pouco mais sobre o Nightfever. Para o Pe. Carlos Sávio Ribeiro, que está assessorando o e v e n t o , o m o m e n t o f o i p o s i t iv o . “Começamos com o pé direito e vamos longe. O Nightfever é uma grande experiência que os jovens de Natal vão provar a partir de agora e, nada melhor do que os nossos jovens aqui reunidos para lançar esse projeto que certamente dará muita alegria para nossa Igreja”, destacou.

O Nightfever Natal irá acontecer no dia 23 de maio, na Igreja de Santo Agostinho, no Conjunto dos Professores, próximo ao campus central da UFRN. Na programação haverá Santa Missa de abertura, às 22h, seguida de louvor e adoração ao Santíssimo Sacramento, aconselhamentos, workshops e confissões. Durante a noite, uma equipe de jovens sairá em missão nos bares e festas que acontecem nas proximidades da igreja, convidando os demais jovens para um encontro pessoal com Deus no Nightfever. Ao chegar à Igreja, estes jovens receberão uma vela que poderá ser acesa e depositada diante do Santíssimo. Em frente ao altar, haverá cestas com versículos bíblicos que poderão ser retirados pelos visitantes, servindo de mensagem pessoal. O tempo de permanência, cada jovem irá decidir por si mesmo. O evento irá encerrar com uma Santa Missa, às 5h do dia seguinte. Ao todo estão envolvidos mais de 70 jovens das paróquias do II zonal, da comunidade católica Shalom e do Setor Juventude da Arquidiocese de Natal, sob assessoria do Pe. Inácio Lopes.

Parceiros:

18 e 19 de Abril de 2015 - 8 ::Igreja::

Por Arquidiocese de Natal

NIGHTFEVER É APRESENTADO AOS JOVENS DURANTE LANÇAMENTO

Cartaz oficial

Momento da apresentação.

Art

es/

Repro

duções

Foto

/Repro

duções

O reitor-mor dos salesianos, padre Ángel Fernández Artime, eleito há um ano para dirigir a ordem fundada por São João Bosco, recordou que as coisas mudaram desde que nasceu o fundador, 200 anos atrás; seu carisma, porém, conserva grande atualidade e a razão é simples: “sempre existirão jovens”.

ZENIT: Os salesianos se caracterizam como uma “ordem que vai ao encontro”, começando pelo próprio dom Bosco? Fernández Artime: Nós estamos sempre nos incentivando a dizer: não adianta esperar que as pessoas venham bater à nossa porta. Na África, Ásia, América Latina, percorrer os bairros é o ponto de partida para encontrar, por exemplo, os jovens que estão pelas ruas. Hoje também na Europa; você falou antes, por exemplo, da imigração em Gênova. Na Sicília, temos uma presença muito bonita com os imigrantes, com os menores. Sempre há em cada presença um salesiano que tem algo de especial. Nem todos têm a mesma força carismática. Há pessoas que, por seu caráter, têm mais dificuldade para ir assim às periferias. E é muito importante, é a Igreja que vai ao encontro. E essas grandes intuições e mensagens que o papa dá acabam ressoando e nos colocam em uma outra disposição na Igreja católica. Depois, é

claro, faremos o que pudermos.ZENIT: Há algo do carisma de dom Bosco qu e mud a em um mundo mutante?Fernández Artime: Olhe, na maneira de fazer muitas coisas, de dom Bosco até hoje, há uma diferença imensa. Dom Bosco escrevia à caneta, hoje temos o Facebook, a internet, o Twitter. Isso não é comparável. Mas dom Bosco teve as melhores gráficas. E hoje

estaria usando esses canais sem hesitar e eu tenho certeza de que nós ficamos muito aquém. Mas no tocante ao carisma, ele tem uma atualidade muito grande e a razão é esta: sempre existirão os jovens. Então, como eu digo aos meus irmãos salesianos, na medida em que formos autênticos como Dom Bosco, que recebeu do Espírito e tentou plasmar, nessa mesma medida teremos a congregação salesiana. O número depende muito dos movimentos sociais, culturais: agora diminui a Europa, aumenta a Ásia e a África, a América se mantém. Não há profetas para isso, mas, mesmo assim, nós somos uma congregação muito serena neste ponto. Com todas as dificuldades de todo grande organismo, de todo grande corpo. Mas enquanto formos fiéis ao carisma, celebraremos os 200 anos e outros celebrarão os 300, porque os jovens sempre existirão.

ZENIT: E esse carisma hoje é conservado?Fernández Artime: Neste ano eu visitei 17 países e até o final de 2015 serão 23 países. Ou seja, eu vou vendo todos os continentes. É incrível ver como a proximidade de dom Bosco penetra. Dom Bosco foi conhecido por nosso intermédio, que falamos dele. Mas é incrível esse toque de opção preferencial pelos pobres. Neste sentido, eu diria que a congregação está muito viva. Se alguém não nos quer bem e acha que nos preparamos para morrer, temos que dizer que ele está muito enganado. Nós, na Igreja, estamos fazendo a nossa pequena parte. Eu considero que o carisma de dom Bosco conserva inteiramente o seu frescor.ZENIT: O que significam os 200 anos do nascimento de dom Bosco para vocês?Fernández Artime: A grande diretriz é que o bicentenário não é um ano para nos acharmos grandes, potentes, para aparecer. Que seja um ano de celebração, uma volta às raízes. E se for para fazer uma obra por dom Bosco em cada uma das províncias, em cada um dos países, que seja preferencialmente em prol dos pobres. Começamos algumas coisas desse tipo. No ano que vem, eu vou celebrar a festa de dom Bosco em Serra Leoa. No último dia 31 de janeiro, começamos dois orfanatos, duas residências para umas 200 crianças que perderam os pais por causa do ebola. Em 15 dias, transformamos duas escolas fechadas em duas casas para crianças, que vão ser usadas durante vários anos. Abençoamos essa presença pelo Skype. Há 15 salesianos lá que me disseram: “Nós não vamos embora daqui”.

Parceiros:

18 e 19 de Abril de 2015 - 9 ::Salesianidade::

O CARISMA DE DOM BOSCO CONSERVA TODO O SEU FRESCOR Por Inspetoria Salesiana do Nordeste

Entrevista com o reitor-mor dos salesianos: o bicentenário do nascimento de Dom Bosco incentiva as obras preferenciais em prol dos pobres

Dom Bosco escrevia à caneta, hoje temos o Facebook, a internet, o Twitter.‘‘

Pe. Ángel Fernández Artime.

Foto/Reproduções

As edições 2015 dos Aulões da Cidadania começaram em Abril,

no último sábado dia 11. O curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) oferecido pelo Deputado Jacó Jácome acontecerá no Colégio Hipócrates Zona Norte, com uma equipe de professores experiente em cursinhos preparatórios. � Para participar basta levar um quilo de alimento não perecível, e as i n s c r i ç õ e s p o d e m s e r f e i t a s g r a t u i t a m e n t e n a p á g i n a

facebook.com/auloesdacidadania. Ao todo, o projeto ajudou mais de 800 estudantes nas mais de 15 edições do Aulão da Cidadania, realizadas desde 2013.

“O acesso à educação é um direito democrático que deveria ser oferecido com excelência pelos g o v e r n a n t e s . A s i n s t r u ç õ e s educacionais ajudam a combater a desigualdade social e capacitam as pessoas com o conhecimento, habilidades e a confiança que precisam para construir e direcionar suas vidas. Contem conosco. Nosso mandato está a serviço da educação e da sociedade”, afirmou o deputado.

As aulas acontecerão sempre aos sábados no Hipócrates Zona Norte, das 14h às 17h.

Parceiros:

18 e 19 de Abril de 2015 - 10 ::Cidade e Comunidade::

O AULÃO DA CIDADANIA ESTÁ DE VOLTA Por Diác.Pedro

Foto

s/E

manuel R

ubens

Art

e/R

epro

dução

Primeiro dia de aula.

NOVO CANAL DE COMUNICAÇÃO DO SUPORTE Por Flávio Marathá

::Publicidade::

Art

es/M

arat

há D

esig

ner

18 e 19 de Abril de 2015 - 11

Parceiros:

Esse mês a Equipe Suporte de Comunicação colocou em atividade um projeto que a mais de um ano estava só no papel. E com

esse novo canal de informações, a noticia chegará mais rápido até você. Com a ''febre'' do WhatsApp, a comunicação ficou ainda melhor entre amigos. São textos, imagens, links e vídeos que chegam a uma velocidade absurda, com informações importantes. O SUPORTE irá trazer informações da nossa Arquidiocese, paróquia Dom Bosco, AJS - Gramoré e inspetorial, pastoral, cidade e comunidade, dentre outras. Siga as orientações na imagem ao lado e adicione nosso contato na lista.

SEJA UM PARCEIRO OU PADRINHO Seja um padrinho colabore para que

esse projeto não acabe. Com apenas R$ 5,00 por mês você participa de forma amigável com a concretização desse jornal. Procure um dos integrantes da equipe e faça seu cadastro. Agradecimentos também aos primeiros padrinhos desse mês: Del, Robson, Leonardo, Dedéu e Marcelo.

Seja um parceiro do SUPORTE, divulgue sua marca e ajude-nos a evangelizar. Agende um encontro com a gente e conheça nosso plano de patrocínio. Temos três cotas para a sua escolha. Agradecemos desde já aos novos patrocinadores que entraram esse mês. Deus abençoe a todos e continuem conosco.

Por Flávio Marathá

@

A Comunidade renascida no Espírito Santo busca a harmonia e sofre com paciência. Estas são palavras do Papa Francisco pronunciadas durante a celebração da Santa Missa, na capela da

Casa Santa Marta. Francisco também destacou que os cristãos não devem acumular riqueza, mas colocá-la a serviço dos necessitados, assim como fazia a primeira comunidade guiada pelos Apóstolos.

Quais são os frutos do Espírito Santo numa comunidade? O Pontífice centralizou sua homilia na passagem dos Atos dos Apóstolos que descreve a vida da primeira comunidade dos cristãos.

E x i s t e m d o i s s i n a i s d e "renascimento numa comunidade", disse ele. O primeiro sinal é a harmonia.

“A comunidade renascida ou daqueles que renascem no Espírito tem esta

graça da unidade, da harmonia. O único que pode nos dar a harmonia é o Espírito Santo, porque ele também é harmonia entre o Pai e o Filho, é o dom que faz a harmonia”.

O segundo sinal, continuou o Papa, é o bem comum, isto é: “Não havia entre eles necessitado algum, ninguém considerava seu o que possuía, estava a serviço da comunidade. Sim, alguns eram ricos, mas a serviço. Estes são os dois sinais de uma comunidade que vive no Espírito”.

O Senhor, concluiu Francisco, "nos faça entender que não somente cada um de nós recebeu no Batismo esta graça de renascer no Espírito, mas também as nossas comunidades”.

A Equipe Suporte dá um grande passo para desenvolver um dos setores de mais orgulho desta equipe dos últimos anos. É verdade que passamos muito tempo com essa setor chamado “Equipe de um homem só”, mas agora esse homem não estará mais só, pois batemos o pé formamos a Equipe de Filmagem para ajudar a evangelizar mais ainda nessa comunicação que a Equipe Suporte se propôs a fazer a 8 anos.

E para está com a gente convidamos dois grandes jovens da AJS, que vem não para engrandecer esse momento, são eles: Josué Gomes e Mikael Chacon, jovens cheio de vontade, responsabilidade em evangelizar através da comunicação.

S a b e m o s q u e o t r a b a l h o d e comunicação, ainda mais sendo de filmagem requer muita disciplina e sabemos que com o nosso coordenador de Filmagem, Joaquim Freire, isso vai ser tirado de letra.

Sejam bem vindos amigos a Equipe Suporte, e que vocês possam permanecer por muito tempos com essa Equipe.

Parceiros:

18 e 19 de Abril de 2015 - 12 ::Mensagem::

HOMILIA DO PAPA: AS RIQUEZAS SÃO PARA O SERVIÇO Por Zenit

Pe. Ángel Fernández Artime.

Foto

/Repro

duções

::Cantinho do Suporte::

CANTINHO DA FILMAGEM Por Eduardo Aguiar

Josué Gomes Mikael Chacon

Foto

s/H

enrr

ique S

anto

s