suporte jornal - agosto 2013

12
Expediente: Equipe Suporte de Comunicação JORNAL O seu caderno de informações. Diretor de Redação: Eduardo Aguiar / Diagramação: Flávio Marathá / Editor de fotografia: Geandson Oliveira / Editores de reportagens: Niane Oliveira e Vitória Élida [email protected] Paróquia Dom Bosco - Natal - Gramoré Foto / Geadson Oliveira SUPORTE ANO III - EDIÇÃO 032 - Natal 24, 25 e 26 de agosto de 2013 Tiragem: 1.300 exemplares Fotos / Jefferson Sousa Distribuição gratuita l Mensal Estiveram presentes no MJS jovens representantes de 41 inspetorias... Página 06 NOS VEREMOS NA CRACÓVIA - POLÔNIA Perfil: Jorge Albérico O Coração valente Páginas 07 e 08 Páginas 03 e 04 Fotos / Geadson Oliveira Foto / Jefferson Detto

Upload: suporte-jornal

Post on 08-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

ANO III - EDIÇÃO 032- Natal - 26 de agosto de 2013 Tiragem: 1.300 exemplares | Distribuição | gratuita l Mensal

TRANSCRIPT

Expediente: Equipe Suporte de Comunicação

JORNALO seu caderno de informações.

Diretor de Redação: Eduardo Aguiar / Diagramação: Flávio Marathá / Editor de fotografia: Geandson Oliveira / Editores de reportagens: Niane Oliveira e Vitória Élida

[email protected]óquia Dom Bosco - Natal - Gramoré F

oto

/ G

eadson O

liveir

a

SUPORTE ANO III - EDIÇÃO 032 - Natal

24, 25 e 26 de agosto de 2013

Tiragem: 1.300 exemplares

Foto

s /

Jeff

erson S

ousa

Distribuição gratuita l Mensal

Estiveram presentes no MJS jovens representantes de 41 inspetorias... Página 06

NOS VEREMOS NA CRACÓVIA - POLÔNIA

Perfil: Jorge AlbéricoO Coração valentePáginas 07 e 08

Páginas 03 e 04

Foto

s /

Geadson O

liveir

a

Foto

/ J

eff

erson D

ett

o

- 2

Por Bellynha Pereira

A visita do Papa Francisco ao Brasil despertou sentimentos e encantou nações. Os gestos

e palavras do Pontífice fizeram com que a J o r n a d a M u n d i a l d a J u v e n t u d e apresentasse o algo a mais. Sua presença tocou corações, acendeu a fé e o desejo pelo servir. Entenda um pouco como o Santo Padre abrilhantou a história da JMJ no Brasil.

� O Papa chegou ao Brasil no dia 22 de julho em um avião comum, assim como todos os peregrinos, e fez questão de cumprir a sua agenda para este dia. A primeira coisa que fez foi se despir de toda e qualquer vaidade, se dispondo a estar com o povo. Desde sua chegada ao aeroporto, na

catedral, no Teatro Municipal e no palácio Guanabara todos que passavam o via passeando no carrinho de cor prata, de janela aberta e acenando para os cristãos. No Palácio Guanabara aconteceu à cerimônia de boas vindas, onde o Papa já conseguiu demonstrar toda a sua simplicidade ao falar aos presentes a seguinte frase: “Peço licença para entrar e transcorrer esta semana com vocês. Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo!”.

Depois de toda simpatia da chegada, Francisco ainda entra em terras brasileiras com a humildade que lhe é peculiar. Dessa forma, estava feita a amizade, que fez com que os brasileiros vivessem a semana mais fervorosa na fé que se pode imaginar nos dias atuais.

Fo

to /

Hen

riq

ue S

an

tos

Igreja

Patrocinadores oficiais:

O Papa que encantou o Brasil.

Passado o calor da chegada e m e s m o a s s i m o p o v o continuava a se amontoar em

busca do Santo Padre. No dia 23 de julho, ele descansou na residência de Sumaré. No dia 24, foi para a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, para a felicidade dos milhares de fiéis que ali estavam esperando sua visita. Mais uma vez suas palavras tocam e enchem de alegria o coração das pessoas: “Quanta alegria me dá vir à casa da Mãe de cada brasileiro, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida”... “Hoje, eu quis vir aqui para suplicar à Maria, nossa Mãe, o bom êxito da Jornada Mundial da Juventude e colocar aos seus pés a vida do povo latino-americano”. Após a celebração da Missa, o Papa ainda faz uma promessa e disse que em 2017 voltará ao Brasil para a festa do centenário de Nossa Senhora Aparecida. Na volta ao Rio de Janeiro, o Papa visitou o hospital São Francisco de Assis da Providencia de Deus. E como já era de se esperar suas belas palavras tocaram o coração de todos que ali estavam. Bergoglio falou sofre o Santo que originou o nome do hospital, que também é responsável pelo seu carisma, e assim seu nome de Pontífice, São Francisco de Assis. E disse ainda que precisamos aprender a abraçar como fez São Francisco de Assis, e assim ver a necessidade de amor que o mundo precisa.� Na manhã do dia 25 de julho o Pontífice recebeu as chaves do Rio de

Janeiro e abençoou os símbolos das olimpíadas. Logo após foi a comunidade de Varginha, onde mais uma vez expressou sua vontade de estar na casa de cada um dos brasileiros, de abraçar, beijar e conviver com as pessoas desde país, mostrando sua simplicidade realizando seu discurso de cima de uma laje. Na hora do almoço se encontrou com seus conterrâneos argentinos na Catedral do Rio de Janeiro. Ao fim da tarde Francisco novamente sobe em seu Papa Móvel e inicia sua agenda específica para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), se encaminhando para a Festa de Acolhida ao Papa, que ocorreu na Praia de Copacabana, com a presença de diversos cantores católicos e seculares, brasileiros e estrangeiros. Neste momento, o Papa iniciou sua fala dizendo: “Primeiramente quero lhes agradecer pelo testemunho de fé que vocês estão dando ao mundo. Sempre ouvi dizer que as cariocas não gostam do frio e da chuva, mas vocês estão mostrando que a fé de vocês é mais forte que o frio e a chuva. Parabéns. Vocês são verdadeiros heróis! Vejo em vocês a beleza do rosto jovem de Cristo e meu coração se enche de alegria!”. Na manhã do dia 26, Francisco foi encontrar com detentos no Palácio São Joaquim, onde mostrou novamente o valor do cuidado com os pequeninos, assim como Jesus pediu e São Francisco seguiu. As 12h Francisco almoçou com 13 jovens escolhidos dentre os organizadores da JMJ

para um almoço com ele e os cardeais. � O Penúltimo dia da presença do Papa Francisco na JMJ teve início com a Missa na catedral do Rio de Janeiro, seguido de um encontro com líderes do governo no Theatro Municipal e almoço com os Bispos da CNBB. A tarde, depois de um descanso, o Papa Francisco foi recepcionado por mais de 3 milhões de fieis na praia de Copacabana. No Papa móvel ele seguiu do Forte de Copacabana até o palco onde aconteciam os atos centrais. E lá chegando levou suas palavras de força a juventude presente. Em sua fala o Pontífice comparou o chamado daquela noite com o chamado que São Francisco recebeu “Francisco, vai e repara a minha casa”. Ele continuou dizendo que o Senhor também precisa dos jovens hoje. Dali, o Santo Padre se dirigiu para casa e a juventude foi convidada a dormir na praia.� Quando chegou o dia 28 de julho o sentimento de saudade já começava a assolar o coração de todos que estavam na JMJ. Quando a missa acabou o Pontifice ainda rezou o Angelus e só depois foi descansar e almoçar na Residência do Sumaré. No fim da tarde, ele encontrou-se com mais de 600 mil jovens voluntários da JMJ. E em seu discurso comparou o trabalho dos mesmos com o trabalho de João Batista que preparou o caminho de Jesus. Depois fez seu último discurso se despedindo e voltou para Roma. Fonte: www.vatican.va

24, 25 e 26 de agosto de 2013

Após a chegada, muito trabalho pela frente!

- 3

Pastoral

Fo

to /

Hen

riq

ue S

an

tos

Por Repórteres da Equipe Suporte adaptado por Vitoria Élida

Com o lema “Ide, e fazei d i s c í p u l o s e n t r e a s n a ç õ e s ” , a J o r n a d a

Mundial da Juventude realizada no Rio de Janeiro já é considerada o maior evento já sediado no Brasil. O encontro de mais de 3 milhões de jovens de diversas nações, fez com que o mundo voltasse seus olhos ao Rio de Janeiro para ver o Papa da simplicidade e o povo da fé.

� A JMJ aconteceu entre os dias 23 e 28 de julho, e durante este período o Rio de Janeiro teve suas ruas tomadas por peregrinos, que participavam de diversos momentos espalhados pela cidade, além dos eventos chamados de Atos Centrais que ocorreram nas areias da Praia de Copacabana.

� O início da jornada ocorreu com a missa de abertura na noite do dia 23 de julho. Apesar da chuva e do frio, milhares de peregrinos puderam acompanhar um belo espetáculo de louvor e fé. O qual deixou o sentimento de que todos os caminhos, durante aquela semana, se voltariam ao Rio de Janeiro. Na sequencia dos dias os peregrinos participaram de eventos que ocorreram nas diversas regiões da cidade, como a Catequese, na qual os jovens puderam discutir sobre o lema da jornada, e a Feira Vocacional, momento em que cada participante pode entrar em contato com as diversas congregações e comunidades.

� O dia 25 de julho foi de grande ansiedade para todos que tomavam as ruas cariocas, pois era o dia reservado ao primeiro encontro dos jovens com o Papa Francisco. Em um ato chamado de Cerimônia de Boas Vindas ao Papa, peregrinos dos cinco continentes deram as boas vindas ao sucessor de Pedro e apresentaram as delegações que foram participar da jornada.

� A Via Sacra ocorreu no dia 26 de julho, e foi um momento de muita oração, meditação e reflexão sobre a condenação, cruz e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. O destaque para esse momento foram as encenações voltadas a temas da atualidade como a defesa da vida, o uso de drogas e a violência.

� Devido as chuvas que caíram na cidade do Rio, a comissão organizadora da JMJ teve que mudar o local dos dois últimos atos centrais da jornada. A situação em que se encontrava o Campus Fidei em Guaratiba impossibilitava a realização de qualquer evento. Dessa forma, a Vigília e a Missa de Envio tiveram que ser transferidas para o palco central, localizado na praia de Copacabana. Para muitos uma mudança providencial, já que a localização central e de fácil acesso da praia de Copacabana facilitou o ingresso de um número maior de fiéis nestes eventos.

A Vigília foi um momento de grande louvor, adoração e testemunhos, onde os jovens juntamente com o Santo Padre rezaram e refletiram acerca da missão que seria recebida no dia seguinte, a de ir pelo mundo fazer discípulos entre as nações. Já a missa de envio, o último ato central dessa JMJ, foi marcada pelos discursos cheios de fé e humildade do cardeal polonês Stanislaw Rylko e do Papa Francisco. Doar-se aos outros e evangelizar sem m e d o , f o i a missão dada aos j o v e n s p e l o Pontífice. O papa disse ainda, que era preciso cantar ao Senhor Deus um canto novo, e este canto novo é a vida de cada j o v e m s e

identificando com a vida de Jesus, colocando-se, assim como o Cristo, a serviço dos irmãos.

� O encerramento da Jornada Mundial da Juventude se deu com o anúncio feito pelo Santo Padre do local da próxima Jornada. De forma peculiar o papa marcou um encontro com todos os jovens em 2016, na cidade de Cracóvia, na Polônia.

� Com certeza, essa jornada ficará para a história, não só pelo público presente em todos os atos, mas principalmente pela conquista de um povo por parte de um Papa que fez da humildade a sua marca, que em cada gesto e palavra refletia o amor de Deus. Amor esse, pautado na simplicidade de quem veio ao mundo para servir. O Papa deixou em todos que o ouviram a mensagem de fé e de coragem de que é preciso lutar contra as desigualdades sociais, defender a convivência pacífica entre as religiões, buscar ser protagonista de um futuro melhor, mais humano. As palavras, carisma e atitudes do Santo Padre durante a JMJ Rio 2013 reacenderam a chama do catolicismo em muitos fiéis.

� E m t o d o s q u e e s t i v e r a m acompanhando a JMJ Rio 2013, ficou um sentimento de saudade. Saudade da bela cidade carioca, saudade dos cariocas tão acolhedores, saudade de um Papa que se fez simples e de um povo que se fez mais de Deus. A Jornada Mundial da Juventude – Rio 2013 deixa um legado de amor, de quem soube viver cada momento, de quem quis ter um encontro pessoal com o Cristo Ressuscitado, de quem se dispôs a se tornar discípulo para anunciar Jesus a todas as nações.

Patrocinador (master) oficial:

24, 25 e 26 de agosto de 2013

ficou um sentimento de saudade...“

A Jornada que consagrou o Papa.

Fo

to /

Jefe

rso

n S

ou

sa

Patrocinadores oficiais:

Pastoral - 4

Paróquia

Fo

tos /

Hen

riq

ue S

an

tos

Por Tamires ArrudaA Paróquia Dom Bosco em comunhão – Semana Missionária.

Sem a presença de peregrinos estrangeiros a semana missionár ia (pr incipal

evento pré-jornada mundial da juventude) da arquidiocese de Natal teve suas atividades desenvolvidas em maior parte nas próprias paróquias. Sendo encerrada com um grande momento de encontro no Santuário dos Mártires em Uruaçú.

Na paróquia Dom Bosco, o início da Semana Missionária se deu no dia 14/07 com a missa de envio dos jovens paroquianos que iriam participar da Jornada Mundial da Juventude - JMJ ,entre eles estavam presentes todos os membros da Equipe Suporte de Comunicação, Yves Justino, Coordenador da Articulação da Juventude Salesiana de Gramoré, Emanoel Justino, Josenildo Teodosio, dentre outros. No dia 15/07 aconteceu mais uma missa de envio, dessa vez voltada para os mais de 100 missionários que participaram do trabalho de evangelização nos dias posteriores. Os dias 17, 18 e 19/07 foram reservados para tardes de evangelização nas residências das comunidades pertencente à paróquia, onde os missionários do próprio local, em trio de

pessoas, visitavam as famílias, faziam a leitura da oração da JMJ, liam e partilhavam

o evangelho do dia, não esquecendo de convidar para a missa e atividades que aconteciam a noite.

No primeiro desses dias, após a celebração eucarística, todos foram convidados para assistirem um belo festival cultural, que se iniciou com um vídeo de apresentação da JMJ e seguiu com a participação de três grupos juvenis que através da música, dança e teatro passaram mensagens de evangelização aos presentes. Os primeiros a se apresentarem foram os Ladrões de Sorrisos, que retrataram de maneira bastante humorada, como de costume, a saga de dois jovens peregrinos para chegar a JMJ. Logo após, o grupo Juventude Cristã trouxe a linda e tocante encenação na música lado bê da banda Scracho, seguido da apresentação do grupo de teatro dos servidores do altar, Serviartes , quemais uma vez exibiu no palco a interpretação da música set me free, emocionando e roubando a atenção de todos por minutos intensos de batalha entre o amor de Deus e as tentações oferecidas pela vida aos jovens.

O segundo dia, além de contar com a tarde de evangelização e missa, atos comuns a todos os dias, os missionários e as

pessoas visitadas durante a missão assistiram a um filme sobre João Paulo Segundo. Encerrando as atividades da semana missionária da paróquia, o último dia (19/07) contou com um momento muito importante onde foram ouvidos os testemunhos emocionados de alguns dos que estavam em missão e foram também divulgados os números de residências visitadas durante a semana. A evangelização da Pré-Jornada teve como resultados: 141 casas na comunidade Dom Pedro I, 130 em Pajuçara II, 200 em pajuçara I, 206 em Gramoré, 146 no Sítio, 15 em São Mateus e 90 no Câmara Cascudo. Ou seja, através da fé e perseverança de nossos paroquianos 928 famílias abriram as portas de suas casas e seus corações à palavra de Deus.

Na noite de encerramento houve ainda um louvor animado pelas novas comunidades, foi lá onde a Equipe Suporte conversou com o Responsável pela coordenação da semana missionária da paróquia Dom Bosco, Luciano Henrique, membro da comunidade católica nova aliança. Luciano se mostrou muito feliz com o resultado final, e nos disse que o maior fruto do trabalho foi lançar no coração dos paroquianos uma semente da palavra de Deus fazendo-os despertar para a importância do trabalho missionário e ainda assim fazendo muitos conhecerem a Cristo. As celebrações eucarísticas durante toda semana foram presididas pelo pároco Pe. Francisco, co-celebradas pelo Pe. Luis Sampaio e animadas por pastoral do canto, equipes de Nossa Senhora e Renovação Carismática. Como o mesmo ressaltou, o momento vivido era de comunhão paroquial com a igreja católica de todo o mundo. Fizemos nossa parte! Parabéns a todos os empenhados!

24, 25 e 26 de agosto de 2013

Oportunidade de negócio com perfumes e cosméticos WUcom ganhos acima de 30% na revenda... Venha saber também

outras formas de ganho por INDICAÇÃO! Você se surpreenderá.

(84) 8873-0394 ou [email protected]

DÍZIMO

DOM DE DEUS E SERVIÇOAO REINO

Patrocinadores oficiais:

- 5

Com o tema “A fé gera alegria mesmo na dor” aconteceu de 06 à 12 de

agosto a Festa de Santa Clara de Assis 2013, com intuito de levar o Povo de Deus a uma comunhão com a fé. Neste ano da fé, compreendemos que a nossa deve ser renovada todos os dias e uma das melhores maneiras de se fazer isso é se unir a Jesus no mistério da Santa Missa e da Paixão formando um único corpo, e é basicamente isso que a Festa da Padroeira nos proporciona.

Nossa Comunidade surgiu envolvida a 1ª Festa de Santa Clara realizada em 2009, a partir daí seguimos adiante com nossa Missão e aqui estamos, celebramos a poucos dias a 5ª Festa de Santa Clara que este ano nos chamou atenção para a FÉ. Ano Passado Sua Santidade o Papa Bento XVI declarou que o ano de 2013 seria o Ano da FÉ, por isso que todos os movimentos religiosos de 2013 estão voltados para a FÉ da Igreja, a Fé dos Apóstolos a Fé que Professamos. Com a Festa de Santa Clara não seria diferente.

Todas as noites do Novenário se meditava com Temas que remetiam a fé. O tema que mais chamou atenção foi o Tema do dia 07/08 que dizia: Ó Mulher, Grande é tua fé! Seja-te feito como Desejas. (MT 15,28). Essa frase leva a pensar na Fé de Santa Clara, Vejamos: Clara, Jovem Rica largou tudo pra Seguir o seu Amado Jesus, se doou inteiramente, de corpo e alma, ao Cristo, se comprometendo a servir a Santa Igreja até o seu último suspiro. Quem tinha

tudo, largou tudo (Bens Materiais), pelo tudo que é Jesus. Santa Clara nos ensina a perseverar pelo nosso ponto alto que é Jesus. Ela sempre Dizia as suas Irmãs de clausura “Não perca de vista, seu ponto de Par t ida” . Nascemos de Deus se caminharmos com ele, e para ele voltaremos.

E assim caminhamos, professando a nossa fé, se espelhando na Vida e Missão da nossa Padroeira, para assim como ela alcançar a Santidade. E que venha a Festa de Santa Clara 2014!

Por Emanoel Justino(Fundador da Capela de Santa Clara)

A Fé gera alegria mesmo na dor - Festa de Santa Clara.

24, 25 e 26 de agosto de 2013F

oto

/ H

en

riq

ue S

an

tos

No dia 4 de Agosto aconteceu mais uma reunião do 11º zonal da Arquidiocese de

Natal. O encontro foi realizado na escola Flores de Maria situada no conjunto Parque das Dunas, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, e nesta ocasião foram tratados diversos assuntos pertinentes a eventos das 7 paróquias que compõem o 11º Zonal. A reunião teve como enfoques o decreto do Arcebispo Dom Jaime, no qual pede aos Párocos que realizem vistorias nas capelas a fim de garantir a segurança das estruturas dessas igrejas, evitando acidentes, a exemplo do que ocorreu na paróquia de Santo Antônio de Pádua; e a explanação do vigário geral da diocese, padre Edilson sobre o 8º mutirão Brasileiro de Comunicação que acontecerá em outubro na UFRN. Neste evento, estima-se a participação 1000 inscritos, entre estes comunicadores, agentes pastorais, alunos do curso de comunicação social e outros interessados nos diversos temas tratados. Antes do término do encontro, o Arcebispo

de Natal, Dom Jaime, fez-se presente. Tomando a palavra, falou das visitas que vem realizando aos zonais, e reforçou o decreto sobre as vistorias pedindo a compreensão de todos. O Bispo deu grande importância a Jornada Mundial da Juventude, falando sobre o legado deixado

para a igreja no Brasil através das palavras e atos do Santo Padre. Dom Jaime convidou todos a assumir uma nova postura, que é baseada principalmente no espírito de acolhimento. A reunião foi encerrada com um almoço entre o bispo e os párocos.

Pastoral

Por Yves Justino (Coordenador da AJS Gramoré)

Fo

to /

Yves J

usti

no

Arquidiocese de Natal realiza reunião com o 11º zonal.

Santa Clara.

Um dos momentos da festa.

Fo

to /

Rep

rod

uçã

o

Patrocinadores oficiais:

Durante o período de 18 a 22 de julho aconteceu na cidade de Niterói-RJ, no

Colégio Salesiano Santa Rosa, o Encontro Continental do Movimento Juvenil Salesiano, que aqui no Brasil chamamos de Articulação da Juventude Salesiana. Este Encontro reuniu jovens das casas salesianas das Américas e Caribe com o intuito de fortalecer a identidade do movimento no continente. O local escolhido para o Encontro tem um diferencial não só por ser próximo a cidade do Rio de Janeiro, onde aconteceu a Jornada Mundial da Juventude, mas também por ser a primeira cidade do Brasil a acolher a Congregação Salesiana.

Estiveram presentes no evento jovens representantes de 41 inspetorias: 22

dos Salesianos e 19 das Filhas de Maria Auxiliadora. Os participantes pertencentes ao MJS/AJS presentes em todas as inspetorias da Família Salesiana do continente Americano, contaram com um total de oito representantes: cinco jovens animadores com experiência e reconhecida liderança, incluindo a garantia de participação de alguém proveniente do projeto de animação missionária da Inspetoria; um (a) assessor/a (leigo\a ou religioso/a); um (a) coordenador /a – inspetorial de MJS (leigo\a ou religioso/a); um delegado SDB / uma coordenadora FMA – inspetorial da Pastoral Juvenil.)

- 6

AJS

Por Ranieri DantasTodo mundo estava lá.

Fo

to /

Jeff

erso

n S

ou

sa

24, 25 e 26 de agosto de 2013

Todas essas experiências trocadas e o aprofundamento realizado também foram

colocados em prática até o último dia com uma catequese pela comunidade, onde os jovens puderam transmitir o evangelho nas casas, praças, etc.

� Quando nós da Equipe Suporte chegamos no dia 23 de julho, fomos passar pela primeira experiência marcante em nossa viagem, a coletiva de impressa com o Reitor-Mor dos Salesianos, padre Pascual Chávez e a Madre-geral das Filhas de Maria Auxiliadora, a irmã Yvonne Reungoat. Os mesmos concederam entrevista a diversos meios de comunicação salesianos. A surpresa foi maior quando nos deram a oportunidade de fazermos a primeira pergunta para o Reitor, de apenas cinco concedidas aos que estavam presentes. A pergunta que a Equipe Suporte fez como também toda a cobertura da coletiva de impressa vocês podem conferir no nosso site ou na fan page do grupo no Facebook.

Retornamos no dia seguinte para encontrarmos os velhos amigos e juntos celebrarmos mais dois eventos: O Fórum Mundial e a Festa do MJS-AJS. O Fórum é uma oportunidade que a juventude apresenta suas ideias e compartilham suas experiências diretamente para seus superiores (Reitor-Mor e a Madre Geral), tendo como novidade este ano uma divisão em subgrupos entre seus compatriotas para

compartilhar conteúdos e traçar novos objetivos para o MJS – Movimento Juvenil Salesiano.

Logo após a d iv isão dos subgrupos, o Reitor-mor e a Madre Geral responderam a questões feitas por cinco jovens, um de cada continente. Cada pergunta mostrando os anseios e sonhos dos jovens ali apresentados. Cerca de 19 perguntas que não foram selecionadas devido a falta de tempo, serão respondidas pelos superiores em um blog que será lançado no final de agosto pelo MJS. O Fórum terminou com a Santa Missa presidida pelo nono sucessor de Dom Bosco.

A Festa do MJS-AJS iniciou com uma cerimônia de acolhimento do padre Pascual Chávez e da madre Yvonne Reungoat a um grupo de jovens indígenas da Missão Salesiana de Mato Grosso ( M S M T ) . A p ó s a cerimônia de acolhimento, foi realizada uma oração inicial na qual os presentes foram convidados a renovar as promessas do batismo. Em seguida foi inaugurado um ciclo de apresentações artísticas, com danças e músicas com as delegações de diversos países que vieram a Niterói para participar do evento e t a m b é m d a J o r n a d a

Mundial da Juventude. Uma das últimas atividades do dia foi à vigília com a participação dos jovens, do padre Pascual Chávez e da Madre Geral sendo encerrada com o tradicional Boa-noite do Reitor-Mor e da Madre Geral para os jovens salesianos. Toda a Festa foi transmitida ao vivo pela Equipe Suporte de Comunicação!

Ao final de um dia exaustivo, pudemos celebrar nossa união com o Boletim Salesiano e outros veículos de comunicação; nossos encontros com o Inspetor Padre Diego, o responsável pela Pastoral Juvenil Salesiana da América, Pedro Borges, o delegado mundial do MJS Robert Simon, bispos, arcebispos, assessores, coordenadores... Enfim, celebrar que o Encontro Continental teve toda a magia que um encontro Salesiano poderia ter, a Alegria!

Experiências vividas...

Fo

to /

Gea

nd

so

n O

liveir

a

Patrocinador (master) oficial:

Um dos agentes de pastoral mais conhecido da paróquia Dom Bosco é Jorge Albérico

Batista, 40 anos, Policial Militar, casado há de 17 anos com Lilian Cristiane Oliveira de Sá Batista e pai de quatro filhos (Joshoan, de 16 anos, Jailyan, de 14 anos, Liana, de 9 anos, e Jorge Filho, de 41 dias de vida). Hoje é coordenador do CPC do Pajuçara II e coordenador da Pastoral de Eventos, mas já foi agente pastoral da Família, Batismo por 10 anos e coord. do CPP paroquial, fora os movimentos como ECC e Segue-me. A Equipe Suporte conversou com este importante nome da Paróquia Dom Bosco, e relata aqui as histórias de lutas e conquistas de quem decidiu dedicar sua vida a família e a igreja.

Jorge entrou na caminhada cristã em 1996, quando após o casamento com Lilian foi convidado a fazer o ECC, Lilian com 17 anos e ele com 21 anos. Devido algumas turbulências da vida, o então jovem casal havia se afastado um pouco da igreja “coisas da imaturidade mesmo”. Mas, conseguiram retornar a vida na caminhada devido alguns problemas onde a falta de Deus falou mais alto. Lilian foi a primeira a entrar na caminha, Jorge, 3 anos depois, quando juntos entraram para a Pastoral do Batismo.

� A maior alegria que Jorge teve na sua caminha foi à presença de Deus na sua família, ele nos apontou o despertar dos

seus filhos para obra da igreja: “Isso é um momento de alegria em saber que a nossa família está caminhando”. Outro ponto que ele deu bastante ênfase são as amizades verdadeiras conquistadas com o trabalho voltado para Deus. Jorge nos falou que a caminhada não é fácil, mas que a tristeza vem para glorificar o trabalho, e o que o deixa triste é fazer um trabalho voltado para comunidade e não ter uma resposta positiva da própria comunidade. Mesmo que o trabalho seja para Deus, para Jorge é triste quando os outros não abraçam a missão, e deixam a desejar, colocando todo trabalho em risco.

� Definir Jorge na sua casa como pai e marido surtiu algumas risadas dos filhos e da esposa que acompanharam a entrevista. Quando ele se definiu como NORMAL, foi motivo de risada, mas que logo foi confirmado por todos os presentes o grande pai que ele é o grande marido. Jorge foi intitulado de dedicado e sempre atento a ajudar Lilian nos afazeres domésticos, e segundo ele, um pai que cobra bastante as boas práticas dos filhos. Jorge nos revelou que durante a gestação de Lilian ele foi pai e mãe, pois foi uma gestação difícil, uma vez que Lilian precisou ficar 33 dias internada. Em sua profissão Jorge se descreve como uma pessoa de responsabilidade e séria. Mas destacou que é uma pessoa muito amiga, e como vive e comunga de uma comunidade cristã, tenta ser o mais coerente possível, conquistando respeito dos seus comandantes e subordinados, por tratar todos bem e ser um bom líder.

� Injustiçado é a palavra mais c o r r e t a p a r a d e s c r e v e r o s momentos ruins que Jorge passou na polícia. Ele nos contou que em 2003 f o i a c u s a d o injustamente de um roubo, junto de mais quatro policiais. Jorge vinha de um momento feliz na v i d a s e n d o p r o m o v i d o a sargento da PM, e seis meses depois se

deparou com o momento mais difícil da sua vida, que o deixou em reclusão por quase três anos. Jorge descreve bem a fala do seu advogado “Posso fazer uma boa defesa para vocês, mas preciso que venda carro e casa”. A resposta de Jorge foi: “Não doutor, não sou bandido e não vou vender nada”.

Outra advogada se sensibilizou com o problema enfrentado por eles, e acreditou nos fatos e inocência de todos. Durante o transcorrer do processo aconteceram coisas que Jorge não esperava, e os três policiais foram abençoados pela providencia de Deus recebendo um intuito de Extinção da Punibilidade que geralmente é concedido pelo presidente da república. Apesar de estranhar o motivo de esse documento aparecer em seu processo, Jorge comemorou muito essa vitória, e mesmo com esse documento, Jorge recorreu ao processo para não aceitar o crime, mesmo já estando livre. A procuradoria geral, representada pelos procuradores foram rever o processo e tentar expulsar os envolvidos da polícia, mesmo com todo o processo já encerrado e favorável a Jorge e aos outros envolvidos. Porém, o conselho de magistrados dos desembargadores foi favorável aos envolvidos, fato inédito no estado quando se trata de militares.

Fo

tos

/ G

ea

nd

son

Oli

veir

a24, 25 e 26 de agosto de 2013

Por Eduardo Aguiar

Perfil

O coração valente da paróquia Dom Bosco.

Isso é um momento de alegria em saber que a nossa família está caminhando”.

- 7

Nas compras acima de R$50,00concorra um buquê com 10 rosasFONE: (84) 3301-1228 / 8714-3337Av. Senhor do Bonfim, 2969 B - Santa Catarina

Patrocinadores oficiais:

- 8 24, 25 e 26 de agosto de 2013

Lilian descreve Jorge como uma pessoa honesta e segura dos seus ideais. Nos falou que

durante todo o processo nunca duvidou da inocência do seu marido. Mesmo quando recebeu uma ligação de sua mãe pedindo para mudar de canal, para ver seu marido na TV sendo acusado de roubo. Para Lilian foi uma ‘‘barra’’ sustentar aquilo tudo, pois na época ela estava com dois filhos e grávida do terceiro. Segundo ela, manter a situação não foi a parte mais difícil, e sim ter que conversar com seus filhos e tentar explicar a situação de uma forma que eles entendessem o porquê de Jorge não estar em casa. Isso tudo trouxe para Lilian bastante dificuldade na gravidez.

Lutar foi à palavra que ela mais usou para descrever o quanto ela acreditava que tudo isso iria um dia acabar. Ela nos disse que não teve medo de coronel nem de juízes, e que procurou várias vezes a corregedoria da polícia, onde sempre foi aconselhada a correr atrás dos fatos, fatos

esses que fizeram Lilian ir a um lugar que ela nunca imaginaria entrar na sua vida, a antiga Penitenciária João Chaves. Essa atitude foi uma tentativa de conseguir informações que inocentassem Jorge. “Uma coisa horrível entrar em uma penitenciária estadual”, finaliza. Um ‘‘coração enorme’’, esse foi o susto que ele deu a sua família e aos seus amigos ano passado quando teve que ser internado com problemas de coração. “Eu sou hipertenso, e tenho que manter uma dieta rigorosa e fazer exercícios, mas como vocês veem eu não faço (risos). Ainda existe sempre esse problema de saúde comigo”.� A chegada de Jorge Albérico Batista Filho não foi fácil, segundo Jorge no começo foi só alegria. Jorge não acreditava mais ser agraciado com mais um filho, até pelo tempo e idade. Jorge chegou até a dizer a Lilian que esse documento foi feito na gráfica de Dudu (risos). Lilian foi afastada do trabalho, e com seis meses em uma consulta de rotina, foi diagnosticada com diabete gestacional e hipertensão, precisando ser internada. Internação esta que permaneceu até o nascimento de Jorge Filho. “Gravidez não é doença, mas se você não tiver cuidado é sim uma doença”. Lilian fala que foi um horror para ela toda aquela situação, pois sempre queria ir para casa, mesmo sabendo que o seu bem era estar ali. Mas via todo dia mães perderem seus filhos, e isso lhe perturbou bastante. � Na Igreja Jorge agradece a muitas pessoas que o ajudou e o colocou na

caminhada, como o casal Canindé e Josefa, dos quais recebeu o convite para participar do ECC; Zé Antônio e Eurides, casal este que sempre deu apoio e acreditou bastante neles. Gerson e Gláucia, Edmilson e Rose, Arilson e Gerliane pela grande amizade. Nos momentos de dificuldades ele agradece a Ivonete e Arimatéia pelas orações.� Ele agradeceu ainda ao Padre Pereira, Padre Alfredo e Padre Francisco que ajudaram na parte espiritual. Lilian destacou bastante a ajuda destes, e se emocionou quando citou que Padre Francisco foi um verdadeiro pai para eles, ajudando no processo de expulsão de Jorge na polícia, pois foi através de uma carta escrita por Pe. Francisco e lida durante o ju lgamento, que possivelmente “ a m o l e c e u o c o r a ç ã o d o s desembargadores”, trazendo mais um final feliz a este processo. “Eu não sei o que teria sido se não fosse as palavras de Pe. Francisco”. Completa Lilian. � A Equipe Suporte agradece a Jorge Albérico pela compreensão e atenção em receber a nossa equipe em sua casa, de coração aberto e na presença de toda a família. Agradecemos especialmente a Lilian que nos ajudou bastante a formar essa matéria. Muito Obrigado a todos e continuem assim, acreditando sempre no amor de Deus, pois tudo sempre será possível.

Cidade e Comunidade

Por Flávio MaratháAulões da Cidadania.

O Vereador Jacó Jácome estar oferecendo uma ótima oportunidade para você se preparar para o ENEM. Aulões da Cidadania. As aulas tiveram início dia 10

de agosto, mas ainda dá tempo se inscrever e participar desse projeto. Acesse a página do Facebook - Equipe Suporte de Comunicação e garanta sua vaga. Os aulões acontecem na CONACAN (Conselho de Moradores de Candelária), todos os sábados das 08h às 12h. Esse projeto pede apenas que o aluno leve 2kg de alimentos não perecíveis.

Arte

/ R

ep

rod

uçã

o

Uma amiga, companheira, esposa e mãe.Por Eduardo Aguiar

Não perca tempo!!!

Fo

to /

Gea

nd

son

Oli

veir

a

Uma união.

Tel. 84 3666-7333 Av. Dr. Álvaro O. de Almeida / Pajuçara II - Natal/RNAv. Mar do Norte 1011 / Parque das Dunas - Natal/RN

Patrocinador (master) oficial:

- 9

Homenagem

Agosto é o mês para nos lembrarmos dos nossos queridos pais. O dia dos pais

é comemorado ao redor do mundo em datas

diferentes, aqui no Brasil ficou definido que todo segundo domingo do mês de agosto seria o dia dos pais. Diferente do que todos pensam o dia dos pais não surgiu como algumas datas, que foram criadas para ajudar o comércio. O dia dos pais teve sua origem há mais de quatro mil anos, quando um jovem moldou e esculpiu em argila o primeiro cartão que desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai. � A constante mudança global também está afetando diretamente esta data. Os pais estão incorporando a rotina das mães para se aproximarem cada vez mais dos seus filhos. Aliando suas vidas profissionais há tarefas domésticas. Os chamados pais modernos estão se saindo

muito bem. Os psicólogos dizem que essa mudança é ótima, pois aproxima e fortalece o elo entre pai e filho. Em nossa comunidade existem diferentes tipos de pais. Então a Equipe Suporte resolveu escolher um deles, para nos relatar um pouco de sua vida com seu filho, mas de uma forma diferente. Assim como há quatro mil anos, uma carta registrará esse dia tão especial. Só que uma carta inversa, de pai para filho. Pedimos ao pai que fizesse uma pequena carta, agradecendo pela felicidade que o filho lhe proporciona. E ao final deixasse uma mensagem há todos os pais que amam os seus filhos. Vejamos o como ficou.

Por Hilberto Florêncio

24, 25 e 26 de agosto de 2013

Fique Ligado

Por Yves Justino (Coordenador da AJS)

Depois dessa emocionante declaração, Gerson deixa ainda uma mensagem aos pais.

� “O pai tem que ser amigo do filho, não ter medo dessa amizade. Lá na frente você terá sua recompensa. Eu fui muito rebelde com o meu pai, me arrependo de ter sido assim. Aprendi a respeitar quando tive meu filho. Hoje peço desculpas todos os dias ao meu pai. Digo a vocês, se não abraçarem seus filhos o mundo vem e abraça.” � � � Ser pai é uma missão divina! Feliz dia dos pais.

Em nome do pai, do filho, e do Amor.

"O Grito" que acontece anualmente em todo o país e a AJS juntamente com todo setor juventude da arquidiocese

de Natal estará presente na grande manifestação que acontecerá em nossa cidade defendendo principalmente a campanha conta violência e extermínio de jovens. Precisamos nos fazer presente perante a sociedade como igreja que luta pelos direitos.

19º Grito dos(as) excluídos(as).

Ao meu filho, Guilherme Cortez Alves, 10 anos. Aquele que insiste em mudar minha vida.

� “Filho meu, lembrarmos de tudo que envolve nossa vida é quase impossível. Mas, me lembrar é necessário! Lembro da

emoção e do choque quando soube da gravidez e sua chegada, como senti tudo, como se você estivesse dentro de mim também. Do

susto que tive quando com dez dias de nascido sua mãe sofreu uma hemorragia, e me peguei pensando, 'absurdamente!'como seria

ter que cuidar de você sozinho, sem a presença dela. Mas tudo isso não é nada comparado ao que recebo de ti todos os dias. O

carinho e o orgulho de ter você como filho está acima das minhas necessidades. Filho, acompanhar tua educação e teu crescimento

todos os dias, me faz querer mudar sempre para melhor. Mesmo com medo de teu futuro nesse mundo tão louco e irresponsável.

Jamais te deixarei sozinho. Só existe uma palavra para definir o que sinto por você...Orgulho! meu aluno nota 10, papai te ama.” � � � � Gerson Luiz Alves do Nascimento, 37 anos (Pastoral de Eventos)

7 de setembro

Fo

to /

Jeff

erso

n D

ett

o

Arte

/ R

ep

rod

uçã

o

Gerson Alves e Guilherme Cortez (Pai e filho)

- 10

Salesianidade

Contos de Dom Bosco

24, 25 e 26 de agosto de 2013Im

agem

/ R

epro

dução

Vendo-me passar assim o tempo em tantas distrações, direis que devia forçosamente descurar os estudos. Não nego que poderia ter estudado mais: deveis, todavia, saber que me bastava prestar atenção na aula para aprender quanto era necessário. Tanto mais que naquele tempo eu não fazia distinção entre ler e estudar, e com facilidade podia repetir a matéria de um livro que eu lesse ou ouvisse ler a outro. Mas, acostumado por minha mãe a dormir muito pouco, podia empregar dois terços da noite em ler à vontade e dedicar quase todo o dia a ocupações de livre escolha, como repasses, aulas particulares. Embora o fizesse por caridade ou amizade, alguns, todavia, me pagavam o trabalho. Havia então em Chieri um livreiro judeu, chamado Elias,

com o qual entrei em contato, associando-me à leitura dos clássicos italianos. Um soldo cada volume, que devolvia após haver lido. Lia cada dia um volume da Biblioteca popular. Empreguei o ano do 4º ginasial na leitura dos autores italianos. No ano de retórica pus-me a estudar os clássicos latinos, e comecei a ler Cornélio Nepos, Cícero, Salústio, Quinto Cúrcio, Tito Lívio, Cornélio Tácito, Ovídio, Virgílio, Horácio Flacco e outros. Lia esses livros por divertimento e saboreava-os como se os houvesse compreendido inteiramente. Somente mais tarde percebi que não era verdade, porque, ordenado sacerdote, pondo-me a explicar a outros aquelas celebridades clássicas, percebi que só com grande estudo e muita preparação conseguia penetrar-lhes o verdadeiro

sentido e beleza.Mas os deveres escolares, as aulas

particulares, muita leitura, ocupavam o dia e parte notável da noite. Várias vezes sucedeu chegar a hora de levantar e eu tinha ainda em mãos as décadas de Tito Lívio, do qual havia iniciado a leitura na noite anterior. Isso arruinou-me de tal modo a saúde, que por vários anos minha vida parecia à beira da tumba. Por isso é que aconselharei sempre a fazer o que se pode e não mais. A noite é feita para descansar e, exceto em caso de necessidade, ninguém após a ceia deve aplicar-se aos estudos. Um homem robusto resistirá até certo ponto, mas acabará por prejudicar em maior ou menor grau sua saúde.

Por Ranieri DantasEstudo dos clássicos.

Por Ranieri DantasE assim nasceu o pai e mestre dos jovens.

No dia 16 de agosto de 1815, há 198 anos, em Castelnuovo d'Asti, na

Itália, nascia Giovanni Melchior Bosco,

conhecido popularmente como Dom Bosco. O homem, o santo, eu diria o “mito”, soube fazer das situações mais adversas um milagre diário. Aos nove anos teve seu sonho profético onde enxergou ali, sua vocação ao sacerdócio. Seu trabalho voltado aos jovens foi um marco pra sociedade italiana naquela época e influenciou gerações que até hoje sentem através de diversos salesianos, esse carisma espetacular brotado no coração.

Para nós que fazemos parte de uma paróquia salesiana, de um carisma e espiritualidade diferenciada, a data do nascimento de Dom Bosco é um renascimento de seus valores e lições, deixadas para que nós, frutos do ideal de Jesus que Dom Bosco tanto pregou, possamos difundir mais e mais esse amor que temos por nossa congregação.

Lembrar-se de seu sonho dos nove anos, de suas mágicas para atrair mais crianças, de seu esforço em caminhar quilômetros até a cidade de Chieri para permanecer firme em seus estudos, do amor à família tão pequeno, nos faz pensar que devemos cuidar melhor de nossas crianças abandonadas, sem um teto ou sem nenhuma

oportunidade de vivenciar também os seus sonhos.

Lembrar-se de sua juventude no seminário, criando grupos juvenis, aconselhando seus amigos a não praticarem o mal, a se distanciar de ambientes e de pessoas que não acrescentariam coisas boas em sua vida, nos faz pensar que devemos cuidar melhor de nossos jovens cada vez mais perdidos nas drogas e na violência urbana.

Lembrar-se de seus longos anos como sacerdote, fundando oratórios para acolher jovens desabrigados, enfrentando longos caminhos pedindo dinheiro para construir as igrejas, sua devoção por Nossa Senhora Auxiliadora e a fé pela providência, nos faz pensar que devemos reavaliar nossa missão diária de cristãos.

O nascimento de Dom Bosco deve nos fazer mais humanos, mais caridosos, mais benevolentes... Para no final de tudo, morrermos como Dom Bosco morreu, satisfeitos por termos feito de tudo pela salvação do próximo e acima de tudo, morrermos feliz.

Patrocinador oficial:

Pai e mestre da juventude.

Por Flávio Marathá

Entretenimento

Como se fosse.

Pastoral

26/08 – Curso Bíblico; 26 a 29/08 - Nordestão dos Presbíteros; 27 a 29/08 - Tríduo de São João Batista; 30/08 – Encerramento copa AJS; 02/09 – Reunião CPP; 03/09 – Cerco de Jericó; 06/09 – Primeira sexta-feira do mês; 07/09 – Aprofundamento do ECC; Sarau Legionário; 09/09 – Curso Bíblico; 10/09 – Missa de entrega do ECC; 13 a 15/09 – Encontro do ECC; 17/09 – Pós-Encontro ECC; 19/09 – Festa de Santa Bernarda; 20 e 21/09 – Festa de São Mateus; 22/09 – Retiro da Pastoral da Família; 23/09 – Curso Bíblico.

Por Vitória Élida

Dica Suporte

Locação Mesas & Cadeiras

Brasil & ZéliaAdm:

3663-2727 / 8835-4873Av. Guaratinguetá, 520 - Gramoré Natal RN Uma boa opção em Educação

Fone:3663-3000

Rua Ribeirão Azul113 - Eldorado

Patrocinadores oficiais:

Pastoral

Por Jackeline Vieira

Acontece

O que vai rolar na Paróquia.

24, 25 e 26 de agosto de 2013

Em períodos mais frios é comum as pessoas permanecerem em lugares mais fechados, sem circulação de ar. Isso faz com que a pele resseque mais e fique mais exposta a vírus, bactérias e fungos. Para evitar que isso aconteça o Suporte de dá algumas dicas:- Use hidratante de 2 a 3 vezes ao dia;- Beba no mínimo 2 litros de água por dia;- Evite banhos quentes e demorados, pois eles retiram a oleosidade natural da pele;

- Evite se ensaboar demais e o uso de buchas, pois elas retiram a camada hidrolipídica da pele, responsável por

parte da nossa defesa.

Protegendo a pele contra ressecamento.

A JMJ é muito massa né cara? É sim!!!

Parece que estamos lá.

Hanrram!!!

Fo

to /

Jeff

erso

n S

ou

sa

Ima

gen

s /

Rep

rod

uçã

o

- 11

Foto

/ G

eandson O

liveir

a - 12

A voz do Pároco.Por Pe. Francisco Cibin

Cantinho�do�Suporte

Mensagem�do�Padre

Missão cumprida! Esse é o grande sentimento que permeia o coração dos que fazem a Equipe Suporte de Comunicação. Pois está no JMJ não foi apenas a realização de um sonho, uma peregrinação, uma viagem. Fomos com um grande objetivo: Comunicar aos quatro cantos do mundo um grande milagre nunca visto no Brasil. E que concerteza demorará a acontecer novamente e se acontecer.

Foram dias e noites, dedicadas a missão. A cada minuto, flashes, cliques, entrevistas, vídeos editados, matérias corrigidas, publicações feitas em diversas fontes de comunicação, buscamos dar o nosso melhor.

Houveram momentos de muito cansaço, pois precisávamos andar quilômetros diariamente, uma vez que algumas horas antes do Papa vir, as ruas eram interditadas e não passavam nenhum meio de transporte. Tudo estava

congestionado. Em questão de segundos era

preciso guardar as câmeras, microfones, note book, devido ao vento e chuva, que nos ‘‘pegavam’’ de surpresa.

Com muita garra conseguimos credenciar 8 pessoas do Suporte como Imprensa, assim receberam um crachá que dava acesso a alguns lugares restritos. Porém todos os dias precisava-se pegar uma pulseira, eis o grande impasse, pois toda a imprensa se concentrava no Forte de Cobacabana, um pouco distante de nossas instalações, sem falar nas longas filas para obter as mesmas. Mas como somos insistentes, sempre conseguíamos para alguns representantes, e que de fato adentravam em lugares estratégicos e assim captaram a melhor imagem, entrevista e foto para vocês.

V i ve r a J o r n a d a fo i a l g o gratificante, foi maravilhoso estar diante

de nosso pastor, um homem inconfundível e que tanto tem nos aproximado de Jesus. Foi gratificante ver o sorriso e satisfação de cada pessoa entrevistada, mesmo diante do frio, não desanimavam. Como era bonito ver tantas pessoas de diferentes nações unidas por uma só meta: o céu e falando a ‘‘mesma língua’’: Católica Apostólica Romana.

Essa experiência renovou a nossa fé e de todo o planeta. E esperamos que seja transformada em ações.

Foi maravilhoso levar o nome de nossa Paróquia tão longe. E dizermos: nos orgulhamos em ser salesianos.

Esperamos que tenham gostado e acompanhado nosso trabalho e para aqueles que não viram ou desejam rever acessem nosso site: ajsgramore.com.br e nossa fan page no facebook - Equipe Suporte.

Deus abençoe a todos.

24, 25 e 26 de agosto de 2013

Desafios superados, missão realizada!Por Niane Oliveira

Deixar você informado é a nossa missão!

JORNALSUPORTE

Equipe Suporte de Comunicação equipesuporte@Equipe_Suporte