suplemento do jornal causa operária nº137

2
SUPLEMENTO GRATUITO DO SEMANÁRIO NACIONAL OPERÁRIO E SOCIALISTA CAUSA OPERÁRIA ANO XI, Nº 137, 18 A 25 DE MARÇO DE 2016 UM ATO SÓ NÃO BASTA PARA DERROTAR O GOLPE DECRETAR JÁ MOBILIZAÇÃO PERMANENTE Estamos em um momento decisivo do golpe e da luta contra o golpe. Diante dos acontecimentos dos últimos dias, com o sequestro de Lula pela Polícia Federal, o pedido de prisão do ex-presiden- te pelo Ministério Público de São Paulo e agora a inacreditável arbitrariedade de Sér- gio Moro de grampear o telefone da pre- sidenta da República e divulgar conversa grampeada entre Dilma e Lula, é necessário intensificar a mobilização. Já não pode haver nenhuma dúvida de que o Brasil está diante de um golpe de Estado em andamento. Todas as forças da direita nacional e dos grandes capitalistas estão se concentrando para derrubar o atual governo. Está claro que a direita não quer apenas a derrubada da presidenta Dilma, mas sim destruir por completo o Partido dos Tra- balhadores, maior partido da esquerda no Brasil, para ter facilidade para perseguir e acabar com demais partidos de esquerda e organizações populares e de trabalhadores. Com estes ataques buscam a derrubada do governo, pois precisam impor uma polí- tica ainda mais direitista de ataques aos di- reitos democráticos do povo, de repressão contra a luta dos trabalhadores, da juven- tude, das organizações de esquerda e sindi- cais, que são os meios que correspondem a um programa de entreguismo e ataque de- senfreado ao povo trabalhador. O PCO, que tem denunciado a direita desde o inicio da operação golpista, está convocando todos os trabalhadores da ci- dade e do campo e a juventude estudantil a uma ampla ação unitária com todas as outras organizações de luta dos explorados para barrar através da mobilização nas ruas a ofensiva golpista em curso. E também por esse motivo, chamamos os trabalhadores, seus sindicatos e organi- zações populares a assumir a dianteira na luta contra o golpe e decretar já um estado de mobilização permanente. É preciso fazer da sede de cada sindica- to, de cada associação comunitária ou or- ganização popular, uma trincheira de luta contra a direita golpista. É preciso organizar, nesses locais, cen- tros de aglutinação e orientação para a luta antigolpista, com um plantão permanente, militantes preparados para informar, para distribuir adesivos, cartazes, faixas, ban- deiras, para organizar a distribuição de panfletos, a ida aos locais de trabalho e a convocação dos atos contra os golpistas. Onde não houver tais organizações ou estas Em todos os sindicatos e organizações operárias e populares

Upload: partido-da-causa-operaria

Post on 27-Jul-2016

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Suplemento gratuito do Semanário nacional operário e SocialiStaCAUSA OPERÁRIA

ano Xi, nº 137, 18 a 25 de março de 2016

Um ato só não basta para derrotar o golpe

deCretar JÁ mobIlIZaÇão permanenteestamos em um momento decisivo do

golpe e da luta contra o golpe.diante dos acontecimentos dos últimos

dias, com o sequestro de lula pela polícia Federal, o pedido de prisão do ex-presiden-te pelo ministério público de São paulo e agora a inacreditável arbitrariedade de Sér-gio moro de grampear o telefone da pre-sidenta da república e divulgar conversa grampeada entre dilma e lula, é necessário intensificar a mobilização.

Já não pode haver nenhuma dúvida de que o Brasil está diante de um golpe de estado em andamento. todas as forças da direita nacional e dos grandes capitalistas estão se concentrando para derrubar o atual governo.

está claro que a direita não quer apenas a derrubada da presidenta dilma, mas sim destruir por completo o partido dos tra-balhadores, maior partido da esquerda no Brasil, para ter facilidade para perseguir e acabar com demais partidos de esquerda e organizações populares e de trabalhadores.

com estes ataques buscam a derrubada do governo, pois precisam impor uma polí-tica ainda mais direitista de ataques aos di-reitos democráticos do povo, de repressão contra a luta dos trabalhadores, da juven-tude, das organizações de esquerda e sindi-

cais, que são os meios que correspondem a um programa de entreguismo e ataque de-senfreado ao povo trabalhador.

o pco, que tem denunciado a direita desde o inicio da operação golpista, está convocando todos os trabalhadores da ci-dade e do campo e a juventude estudantil a uma ampla ação unitária com todas as outras organizações de luta dos explorados para barrar através da mobilização nas ruas a ofensiva golpista em curso.

e também por esse motivo, chamamos os trabalhadores, seus sindicatos e organi-zações populares a assumir a dianteira na luta contra o golpe e decretar já um estado de mobilização permanente.

É preciso fazer da sede de cada sindica-to, de cada associação comunitária ou or-ganização popular, uma trincheira de luta contra a direita golpista.

É preciso organizar, nesses locais, cen-tros de aglutinação e orientação para a luta antigolpista, com um plantão permanente, militantes preparados para informar, para distribuir adesivos, cartazes, faixas, ban-deiras, para organizar a distribuição de panfletos, a ida aos locais de trabalho e a convocação dos atos contra os golpistas. onde não houver tais organizações ou estas

Em todos os sindicatos e organizações operárias e populares

garanta o seU

eXemplarassIne

JÁ!pelo telefone: 11--94999-6537

ou por e-mail: [email protected] pelo site: http://editora.pco.org.br

leIa o semanÁrIo

CaUsa operÁrIa

sUplemento semanal do Jornal CaUsa operÁrIa Ano XI, edição semanal • nº 137, 18 a 25 de março de 2016 • tiragem: 50 mil exemplares • distribuição gratuita • editado pela Secretaria Nacional de Agitação e Propaganda do CCN/PCO • Rua Serranos nº 108, Saúde, São Paulo-SP, CEP 04147-030

PARTICIPE DAS PLENÁRIAS DO PCO Sábados, às 10h30Venha discutir a situação política, rua

apotribu, nº 111, próximo ao metrô SaúdeInformaçõesp pelo Whatsapp:

11-95456-9764 ou 11-984272254

sUbsedes da apeoesp serão ComItÊs Contra o golpe

nesta quinta-feira, 17 de março, o conselho de representantes da apeoeSp decidiu que as subsedes sindicato dos professores serão comi-tês de luta contra o golpe.

a proposta foi defendida pelo pco, e foi aprovada pela maioria. com isso, as subsedes ajudarão a organizar a luta contra o golpe que está sendo promovido pela direita.

É necessário derrotar esse golpe. também nessa quinta-feira, o governador geraldo al-ckmin, do pSdB, liberou as seis pistas da av. paulista em quatro quarteirões, em apoio a um protesto da direita que não reunia mais do que 40 pessoas por volta das 8h da manhã.

Essa foi uma manobra para infl ar a mani-

festação, enquanto a imprensa convocava o protesto. esse tratamento é muito diferente do que aquele dispensado aos professores estadu-ais quando esses foram protestar por melhores salários.

em diversas ocasiões, o governador que apoia os coxinhas ordenou que a polícia re-primisse os professores. tem que ganhar mal e tem que fi car quieto, senão o Alckmin ainda manda a polícia bater.

É essa direita que está tentando dar o golpe agora, e que precisa ser derrotada. Querem au-mentar a repressão para atacar os trabalhadores e suas organizações, para impor uma série de derrotas, retirada de direitos e arrocho salarial.

eXemplarassIne

CAUSAOPERARIA.NET

acompanhe o jornal diário do pCo na Internet

acompanhe também o blogue do diário Causa operária

8, 9 e 10de abril de 2016São Paulo - SP

forem controladas pelos golpistas formar já comitês contra o golpe com todos os ele-mentos ativos.

nesse momento, cada militante, cada ativista da luta operária e popular tem que dedicar todos os seus esforços para derrotar a direita golpista.

não podemos deixar a direita golpista ocupar as ruas.

os fascistas já estão agredindo pessoas em todos os lugares.

no entanto, a direita não tem outra base social que uma classe média histérica. as

forças populares, que estão em um proces-so de mobilização e despertar crescente, têm plenas condições de derrotar o golpe de estado com a sua mobilizacão massiva.

É preciso organizar já destacamentos de defesa, para proteger as sedes dos sindica-tos e partidos de esquerda contra os ataques da direita golpista.

Somente a mobilização popular pode derrotar o golpe.

Vamos mobilizar todas as forças demo-cráticas, operárias e populares contra a di-reita e o golpe de estado.