suplemento do jornal causa operária nº 146

2
SUPLEMENTO GRATUITO DO SEMANÁRIO NACIONAL OPERÁRIO E SOCIALISTA CAUSA OPERÁRIA ANO XI, Nº 146, 11 A 17 DE JUNHO DE 2016 SÓ A MOBILIZAÇÃO POPULAR PODE BARRAR O GOLPE A apertada diferença no senado só poderá ser colocada a favor da luta contra o golpe através de uma ampla mobilização A imprensa golpista tem especu- lado sobre os votos dos senadores no julgamento final do impeach- ment no Senado. Existe uma pressão para voltar todas as expectativas e mobilização em torno dos senadores, inclusive para que o PT se concentre nisso ao invés da mobilização popular con- tra o golpe. A apertada votação da admissi- bilidade do processo contra Dilma Rousseff alimentou as ilusões de que seria possível resolver a ques- tão por dentro, através de negocia- ções e pressão parlamentar. No entanto está claro que mesmo os senadores que consideram mu- dar o voto como é o caso de Cristo- vam Buarque (PPS-DF) ou Romá- rio (PSB-RJ) estão nessa posição muito mais pela pressão popular, em decorrência de seu primeiro vo- to, do que qualquer outra coisa. Para Cristovam Buarque, por exemplo, que sempre esteve vin- culado à questão da Educação, tendo esta como sua principal bandeira é no mínimo constran- gedor ter colaborado para a exis- tência de um governo que tem como conselheiro do ministério da Educação um estuprador como Alexandre Frota, como está acon- tecendo no governo golpista de Michel Temer. Por que na prática quem votou pelo impeachment é responsável por esse governo de ataques aos direitos dos trabalha- dores. A única maneira de derrotar a di- reita, os golpistas e seu governo é através da ampla mobilização po- pular. Sob essa perspectiva a greve geral se constitui uma necessidade concreta para derrotar o golpe. Nenhum acordo de bastidor, tro- ca de favores ou coisa que o valha fará com que a corja do Congres- so Nacional se coloque do lado dos interesses gerais da população. São os próprios trabalhadores organiza- dos, mobilizados que serão capazes de impor a sua vontade, os seus di- reitos e reivindicações. O que nesse momento representa a derrota do golpe da direita e do imperialismo no Brasil.

Upload: partido-da-causa-operaria

Post on 02-Aug-2016

214 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Suplemento gratuito do Semanário nacional operário e SocialiStaCAUSA OPERÁRIA

ano Xi, nº 146, 11 a 17 de junho de 2016

Só a mobilização popular pode barrar o golpe

a apertada diferença no senado só poderá ser colocada a favor da luta contra o golpe através de uma ampla mobilização

a imprensa golpista tem especu-lado sobre os votos dos senadores no julgamento final do impeach-ment no Senado.

existe uma pressão para voltar todas as expectativas e mobilização em torno dos senadores, inclusive para que o pt se concentre nisso ao invés da mobilização popular con-tra o golpe.

a apertada votação da admissi-bilidade do processo contra dilma rousseff alimentou as ilusões de que seria possível resolver a ques-tão por dentro, através de negocia-ções e pressão parlamentar.

no entanto está claro que mesmo os senadores que consideram mu-dar o voto como é o caso de cristo-vam Buarque (ppS-dF) ou romá-rio (pSB-rj) estão nessa posição muito mais pela pressão popular, em decorrência de seu primeiro vo-to, do que qualquer outra coisa.

para cristovam Buarque, por exemplo, que sempre esteve vin-culado à questão da educação,

tendo esta como sua principal bandeira é no mínimo constran-gedor ter colaborado para a exis-tência de um governo que tem como conselheiro do ministério da educação um estuprador como alexandre Frota, como está acon-tecendo no governo golpista de michel temer. por que na prática quem votou pelo impeachment é responsável por esse governo de ataques aos direitos dos trabalha-dores.

a única maneira de derrotar a di-reita, os golpistas e seu governo é através da ampla mobilização po-pular. Sob essa perspectiva a greve geral se constitui uma necessidade concreta para derrotar o golpe.

nenhum acordo de bastidor, tro-ca de favores ou coisa que o valha fará com que a corja do congres-so nacional se coloque do lado dos interesses gerais da população. São os próprios trabalhadores organiza-dos, mobilizados que serão capazes de impor a sua vontade, os seus di-reitos e reivindicações. o que nesse momento representa a derrota do golpe da direita e do imperialismo no Brasil.

pelo telefone: 11 2276-2548ou por e-mail: [email protected] pelo site: http://editora.pco.org.br

leia e aSSiNe o SemaNÁrio

CauSa operÁria

SuplemeNTo SemaNal do JorNal CauSa operÁria Ano XI, edição semanal • nº 146, de 11 a 17 de junho de 2016 • tiragem: 50 mil exemplares • distribuição gratuita • editado pela Secretaria Nacional de Agitação e Propaganda do CCN/PCO • Rua Serranos nº 108, Saúde, São Paulo-SP, CEP 04147-030

parTiCipe daS pleNÁriaS do pCo

Sábados, às 10h30Venha discutir a situação política, rua

Serranos, nº 90, próximo ao metrô SaúdeInformações pelo Whatsapp:

11 95456-9764 ou 11 98427-2254

38ª Universidade de Férias do PCO: Trótski, vida e obra

Fascismo e frentes popularesa 38ª universidade de Férias forma a quar-

ta parte do curso “trótski, vida e obra” e dará continuidade aos temas já discutidos nas 35ª, 36ª e 37ª universidades, realizadas em janeiro e julho de 2015 e janeiro de 2016 : “a teoria da revolução permanente”, a “revolução russa de 1917” e “o que foi o stalinismo”.o que é o trotskismo

A defi nição mais concisa do que é o trot-skismo é a de que é o marxismo do nosso tempo. Esta defi nição resumida, no entanto, não esclarece sufi cientemente o conteúdo e a importância do que é o trotskismo.

para compreender adequadamente o que é o trotskismo é preciso compreender as impor-tantes modifi cações que ocorreram no capita-lismo a partir do início do século com o ad-vento e o completo desenvolvimento do que chamamos de imperialismo. Estas modifi ca-ções impuseram uma evolução na teoria mar-xista que está associada ao nome de lênin. a

culminação dessa evolução é, naturalmente, a revolução russa de 1917.

a trótski coube defender tanto a heran-ça de marx como a de lênin contra o mais poderoso e perverso movimento revisionista do marxismo até hoje: o stalinismo, ou seja, contra a burocracia que se apoderou do pri-meiro estado operário da história. ao mesmo tempo, foi trotski quem desenvolveu e sis-tematizou a política revolucionária de lênin diante da revolução russa de 1917.

Acesse: pco.org.br/uniferias

Entre em contato e participe!