suínos e aves 52 (2013)

8

Upload: embrapa-suinos-e-aves

Post on 07-Apr-2016

221 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Informativo externo da Embrapa Suínos e Aves

TRANSCRIPT

Page 1: Suínos e Aves 52 (2013)
Page 2: Suínos e Aves 52 (2013)

Informativo da Embrapa Suínos e Aves - P2

Embrapa apresenta tecnologias durante a Expo Concórdia 2013FALA

CHEFIA

Os 40 anos da Embrapa em SC

Dirceu João Duarte TalaminiCHEFE GERAL

EVENTO

O primeiro semestre do ano foi marcado pelas comemora-ções dos 40 anos da Embrapa, empresa que nasceu em 1973 e contribuiu significativamente para que o Brasil se transformas-se em referência mundial na produção de alimentos.

A Embrapa Suínos e Aves, unidade instalada em Santa Catarina dois anos após a cria-ção da Embrapa, participou das comemorações promovendo eventos como a sessão solene especial na Assembleia Legisla-tiva, realizada no dia 15 de maio. Outro momento especial é a nossa presença na Expo Con-córdia, quando mostraremos para o público do Oeste catari-nense as variadas contribuições da Embrapa.

O informativo Suínos e Aves é edi-tado pelo Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa Suínos e Aves, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimen-to.

Embrapa Suínos e Aves

Dirceu João Duarte Talamini Chefe geral

Gerson Neudi Scheuermann Chefe adjunto de Pesquisa e

Desenvolvimento Luizinho Caron

Chefe adjunto de Transferência de Tecnologia

Fernando Luís De ToniChefe adjunto de Administração

Edição e RedaçãoJean Carlos Porto Vilas Boas Souza

(MTb/SC 00717)Lucas Scherer Cardoso

(MTb/RS 10158)

FotografiaArquivo Embrapa Suínos e Aves

Tiragem700 exemplares

ImpressãoGráfica Nova Print

Endereço: BR-153, km 110, CEP 89700-000, Concórdia/SC

Fone: (49) 3441-0400

EXPEDIENTE

Estande na Expo Concórdia apresentará astecnologias de várias unidades da Embrapa, como a que estuda os reflorestamentos

Os 40 anos da Embrapa, completados em abril deste ano, são um dos destaques da Expo Concórdia 2013, uma das maiores exposições de Santa Catarina. Sob a coorde-nação da Embrapa Suínos e Aves, que tem sede em Con-córdia, o estande da Embrapa no evento mostrará as contri-buições que a empresa deu para o desenvolvimento da agropecuária nacional, uma das mais importantes do mundo.

A Expo Concórdia espera registrar um público superior a 100 mil pessoas e tem feiras variadas, shows com cantores como Michel Teló e eventos paralelos como a palestra com o ex-jogador de basquete

Oscar Schmidt. A Embrapa faz parte da Feira de Indústria, Comércio e Serviços, que conta com mais de 500 ex-positores. ‘‘Vamos apresentar tecnologias das nossas Uni-dades espalhadas pelo Brasil. A intenção é mostrar aos cata-rinenses que a Embrapa atua em muitos segmentos, já que aqui no Estado nossa contri-buição mais conhecida é a que prestamos para a suino-cultura e avicultura’’, disse o chefe geral da Embrapa Suí-nos e Aves, Dirceu Talamini.

Quem passar pelo estande poderá conhecer o xaxim agroecológico desenvolvido pela Embrapa Agrobiologia (RJ), o clorador criado pela Embrapa Instrumentação

Agropecuária (SP) ou o secador de frutas oferecido pela Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ). O público terá contato ainda com pro-dutos variados feitos pela Embrapa e seus parceiros, como o queijo de cabra, quei-jo prato, copa, salame, bis-coito de soja, geleias e pêsse-gos, castanha do Pará, cajuzi-nhos enriquecidos, sucos e sidras.

A Embrapa fará ainda o lançamento do livro ‘‘Suino-cultura no Alto Uruguai Ca-tarinense: uma década de avanços ambientais’’ no dia 26 de julho, em seu estande. O livro reflete sobre os avan-ços proporcionados pelo Ter-mo de Ajustamento de Condu-tas da Suinocultura Catarinen-se e foi coordenado pelo pes-quisador Cláudio Miranda.

Page 3: Suínos e Aves 52 (2013)

Informativo da Embrapa Suínos e Aves - P3

Leitão Ideal abre segunda fasecom reciclagem dos técnicos

GESTÃO

A Coopercentral Aurora e a Embrapa Suínos e Aves ca-pacitaram 60 técnicos dentro do Programa Leitão Ideal. O treinamento foi realizado entre os dias 19 e 20 de junho, em Concórdia (SC). O Leitão Ideal surgiu em 2010 e implantou nas propriedades que produ-zem leitões para a Aurora um

sistema de gestão baseado em planejamento da produção, controle de índices de produ-tividade e correção de proble-mas por meio de padrões ope-racionais.

O treinamento dos técnicos na Embrapa fez parte da

abertura da segunda fase do Leitão Ideal e reciclou os pro-fissionais responsáveis pela assistência aos produtores da Aurora. O evento serviu ainda para que fosse distribuída a segunda versão do manual de padrões operacionais do pro-grama. Em seus primeiros três anos, o programa auxiliou no aumento da produtividade den-tro da Aurora. “Um dos prin-cipais objetivos do Leitão Ideal é ajudar o produtor a ter mais retorno com a suinocultura e isso vem sendo alcançado”, disse o chefe geral da Embra-pa Suínos e Aves, Dirceu Ta-lamini.

Para o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Nel-son Morés, a mensagem mais importante repassada aos téc-nicos é de que eles precisam reforçar ainda mais entre os produtores a necessidade de se gerar dados sobre a ativi-dade. “Sem observar a produ-ção, coletar dados e usar es-ses dados para fazer corre-ções, é difícil obter resultados. Fico satisfeito porque vejo essa consciência cada vez mais presente”. De acordo com Sandro Treméa e Jean Vilas Boas, coordenadores do Leitão Ideal por parte da Aurora e da Embrapa, o programa atingiu um ponto de maturidade. “Ele faz parte de um processo de melhoria contínua, que está dando certo”, avaliaram.

Publicação maiorem revistas comnível internacional

A produção científica na Em-brapa Suínos e Aves deu um salto importante de qualidade em 2012. Embora o número de artigos por pesquisador, em comparação com 2011, tenha caído, a quantidade de publicações em revistas inde-xadas internacionais de nível A, o mais alto, cresceu 60%. No total, foram cinco artigos publicados em 2011 e oito em 2012 observando este parâmetro.

Os 50 pesquisadores da Uni-dade publicaram 46 artigos em revistas científicas do Brasil e do exterior no ano passado. A média artigo indexado/ pesquisador che-gou a 0,92, abaixo do 1,18 regis-trado em 2011, mas ainda assim dentro da média registrada na Embrapa como um todo no mes-mo período. A Unidade publicou mais em revistas indexadas inter-nacionais do que em nacionais (24 a 22).

PRODUÇÃO

Workshop debateo bem-estar na produção animal

Em parceria com a Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Universidade Estadual Paulista (Unesp/Grupo Etco), a Embrapa Suínos e Aves promoveu entre 11 a 13 de junho, em São Pedro (SP),o Workshop Internacional de Bem-Estar dos Animais de Produ-ção. O evento reuniu cerca de 400 pessoas e trouxe especialistas de várias partes do mundo para deba-ter assuntos polêmicos como a ‘‘Senciência: entendendo o senti-mento dos animais de produção’’.

EVENTO

Publicação disponibiliza experiênciaSISTEMA DE PRODUÇÃO

A Embrapa Suínos e Aves apresentou em junho uma pu-blicação que relata a experiên-cia do Leitão Ideal. O ‘‘Sistema de Produção de Leitões Basea-do em Planejamento, Gestão e Padrões Operacionais’’ apre-senta uma proposta para orga-nizar a produção e gerir o dia a dia de uma granja. A publica-ção está disponibilizada gratui-tamente no site da Unidade (www.cnpsa.embrapa.br), no item Publicações/Sistemas de produção.

Treinamento na Embrapa mostrou a importância de se coletar dados eintervir em tempo no manejo da granja

Page 4: Suínos e Aves 52 (2013)

Informativo da Embrapa Suínos e Aves - P4

Alesc promove sessão solene para homenagear a Embrapa

40 ANOS

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina vai home-nageou a Embrapa pelo seu aniversário de 40 anos com uma sessão solene no dia 15 de maio, no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis. A iniciativa foi dos deputados estaduais Moacir Sopelsa (PMDB) e Neodi Saretta (PT). O evento teve a presença do diretor-executivo de Pesquisa & Desenvolvimento da Em-brapa, Ladislau Martin Neto.

Também foram homena-geadas durante a solenidade instituições que atuaram em conjunto com a Embrapa em Santa Catarina nos últimos 40 anos. Os homenageados foram o governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria Es-tadual da Agricultura, Epagri, Cidasc, Sindicato das Indús-trias da Carne e Derivados (Sindicarne/SC), Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), Associação Catarinen-se dos Criadores de Suínos (ACCS), Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Organiza-ção das Cooperativas do Esta-do de Santa Catarina (Ocesc), Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc), Federação dos Tra-balhadores na Agricultura Fa-miliar Sul (Fetraf-Sul) e Prefei-tura de Concórdia.

O ex-presidente da Embrapa e hoje Secretário da

Casa Civil de Santa Catarina, Murilo Flores, enalteceu grandes mudanças feitas pela empresa, como a ocupação agrícola do Cerrado brasileiro. Os deputados Moacir Sopelsa e Neodi Saretta lembraram as contribuições

suinocultura e avicultura de Santa Catarina. ‘‘Demonstra-ções de apreço como a homenagem da Assembleia Legislativa de SC aumentam a nossa responsabilidade de continuar participando do pro-gresso da agropecuária do país’’, completou o diretor Ladislau dos Santos Neto.

Projeto dá apoioa redes voltadasaos orgânicos

Um projeto liderado pela Em-brapa Suínos e Aves passou a partir de 2013 a dar apoio a redes de produtores interessados em oferecer produtos orgânicos liga-dos à suinocultura, avicultura e bovinocultura de leite. Uma das primeiras ações do Projeto de Apoio a Redes de Produção Or-gânica, liderado pelo pesquisador Valdir Ávila, foi promover realizou em parceria com a Embrapa Cer-rados, Emater/DF e Sindiorgâni-cos/DF um Seminário sobre Sis-temas Orgânicos de Produção Animal no dia 16 de maio. O evento foi realizado em Brasília (DF) e reuniu técnicos, extensio-nistas, estudantes e produtores de orgânicos. Entre os temas tratados estiveram os desafios e normas para a produção de carne de frango, ovos e leite dentro de sistemas orgânicos.

NO CAMPO

Ilhas Fiji avaliapossibilidade deacordo em aves

O embaixador das Ilhas Fiji no Brasil, Cama Tuiqilaqila Tuiloma, visitou a Embrapa Suínos e Aves no dia 18 de junho. Fiji é um arqui-pélago de 322 ilhas localizado no Oceano Pacífico Sul, na Oceania. O país ocupa uma área de 18 mil km2 (equivalente a 20% do ter-ritório de Santa Catarina) e tem uma população estimada em 896 mil habitantes. O interesse do em-baixador é fomentar a avicultura de corte no país por meio de acordos comer-ciais e de coooperação com ór-gãos públicos e empresas brasi-leiras. A partir da visita feita à Em-brapa Suínos e Aves, novos con-tatos devem ser mantidos nos pró-ximos meses.

VISITA

Cápsula do tempo prevê ano de 2023INTERNO

Os 40 anos da Embrapa tam-bém foram comemorados pelos empregados da Embrapa Suínos e Aves. O principal momento da ce-rimônia interna, realizada no dia 27 de junho foi o lacramento da ‘‘Cápsula do Tempo’’, que será aberta em 2023 (foto ao lado). Dentro da cápsula, os empregados escreveram mensagens prevendo como será a empresa daqui a uma década. A cerimônia também lembrou os 38 anos de criação da Embrapa Suínos e Aves, comple-tados no dia 13 de junho.

Deputados Sopelsa (esquerda) e Sarettaentregam homenagem ao chefe geral daEmbrapa Suínos e Aves, Dirceu Talamini

Page 5: Suínos e Aves 52 (2013)

Informativo da Embrapa Suínos e Aves - P5

Governador de SC destaca papelda Embrapa no uso do biogás

PIONEIRISMO

O Laboratório de Estudos em Biogás (LEB) da Embrapa Suínos e Aves foi inaugurado em maio com a presença do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo.

Este é o primeiro laborató-rio do tipo no Estado e faz parte do Laboratório de Análi-ses Físico-Químicas da Embra-pa. “Tenho certeza que o traba-lho da Embrapa será decisivo para que os catarinenses man-tenham seu protagonismo na produção de suínos e aves”, disse o governador.

O laboratório da Embrapa é resultado de um convênio com a SCGÁS (Companhia de Gás de Santa Catarina), que auxiliou com recursos financeiros, o DBFZ (Centro Alemão de Pes-quisa em Biomassa) e a GIZ (Sociedade Alemã de Coope-ração Internacional), que com-partilharam tecnologia e treina-mento para os técnicos da Em-brapa. O projeto também teve o apoio da BGT Energie, empresa que desen-volve projetos de usinas de gás e energia.

O laboratório também vai colaborar com os três estudos de aproveitamento de biogás em desenvolvimento pela SCGÁS. A intenção da compa-nhia é de inserir a partir de 2014 o gás renovável na sua rede de distribuição de gás natural, que atualmente atende 59 municípios.

Os projetos de geração de gás natural a partir da suinocul-tura vão aproximar Santa Catarina das metas do Progra-ma Agricultura de Baixo Carbo-no (ABC), iniciativa do Ministé-rio da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que estimula a adoção de boas práticas agrícolas para a redu-ção da emissão de gases do efeito estufa.

IG para produtoscárneos de suínosdo Meio-Oeste

A Aprosui (Associação de Produtores de Carne e Derivados de Suínos do Meio-Oeste Catari-nense) está mobilizada para bus-car o registro de indicação geográ-fica (IG) para seus produtos.

Um dos objetivos principais é definir a mensagem que a IG dos produtos da Aprosui quer passar para o consumidor, para diferen-ciar os produtos da região dos produzidos em outros locais.

O registro de indicação geográ-fica é conferido aos produtos ou serviços que são característicos de um local, o que lhes atribui reputa-ção e identidade própria. São pro-dutos que apresentam qualidade única em função dos recursos naturais como solo, vegetação, clima e o “saber fazer” tradicional.

Uma das IGs mais conhecidas no Brasil é a do "Vale dos Vinhe-dos", vinhos produzidos na região serrana do Rio Grande do Sul.

MOBILIZAÇÃO

Novos parceirosmultiplicadorespara o MS 115

A participação do MS 115, o “suíno light” no mercado nacional de machos híbridos deve encerrar 2013 acima dos 7% registrados no ano passado.

Um dos novos multiplicadores do MS 115 é a Granja Genética Pomerode, de Pomerode (SC), que adquiriu para seu plantel 30 fêmeas e dois machos.

Os suínos gerados pelos reprodutores MS 115 têm como algumas de suas características um menor consumo de ração para atingir o peso de abate e potencial genético para carne na carcaça acima de 62%.

SUÍNOS

Laboratório já recebe pedidos de análisesBIOGÁS

Com o LEB, a Embrapa tem ainda mais condições para rea-lizar análises físico-químicas de resíduos orgânicos da produção de propriedades rurais e frigorí-ficos, avaliando a qualidade e o potencial de geração de biogás resultante da decomposição anaeróbia de substratos.

Essas análises vão servir de subsídio para a instalação de empreendimentos voltados à geração de biogás no Estado.

O Laboratório já está à dis-posição de órgãos públicos e empresas que queiram desen-volver ações de aproveitamento de resíduos da produção.

Governador Raimundo Colomborecebe explicações sobre funcionamentodo Laboratório de Estudos do Biogás

Page 6: Suínos e Aves 52 (2013)

Informativo da Embrapa Suínos e Aves - P6

Equipe de genômica animalreforça parcerias internacionais

PESQUISA

As pesquisas desenvolvi-das pela equipe de Genômica Animal da Embrapa Suínos e Aves têm avançado com a co-laboração de parcerias interna-cionais. Apenas no primeiro semestre, três pesquisadores estiveram na Unidade apresen-tando suas linhas de trabalho e oportunidades de desenvol-vimento de atividades em conjunto.

A bioinformática aplicada à genômica foi o tema discutido durante o seminário apresenta-do pelo diretor do Centro de Serviços Genômicos do Institu-to de Bioinformática e Evolu-ção da Universidade de Idaho, EUA, Dr. Matt Settles. O pes-quisador é reconhecido pelo seu trabalho de gerenciamento e análise de grande quantida-de de dados genômicos oriun-dos de projetos envolvendo GWAS, RNA-Seq, Exoma e sequenciamento de última geração.

A epigenética e sua relação com a saúde, produção e reprodução animal foi o tema do segundo seminário, com o pesquisador Carlos Guerrero-Bosagna, da Washington State University, dos Estados Uni-dos. Já no início de junho, foi promovido o seminário "Insight into chicken evolution comparing Heritage and Modern Broilers", apresentado pelo Dr. Carl J. Schmidt, pro-fessor do Departamento de Ciência Animal e de Alimentos da Universidade de Delaware, dos Estados Unidos. Schmidt é pesquisador na área de ge-nômica de aves e tem especial interesse em evolução, doença

de Marek em galinhas e her-pesvírus em perus.

Essas visitas foram propor-cionadas devido a participação e contatos efetuados pelo gru-po de genômica animal em conferências internacionais no início do ano, demonstrando a importância da participação dos pesquisadores da Unidade nestes eventos. Os contatos abriram possibilidades de parcerias com pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves, o que é estratégico consideran-

do a política de internacio-nalização da Embrapa.

A próxima etapa é promo-ver o intercâmbio com as equi-pes internacionais, trazendo pesquisadores visitantes para o desenvolvimento conjunto de projetos e favorecendo treina-mentos da equipe no exterior, para contribuir para o avanço em pesquisas na Unidade. As experiências trocadas nessas parcerias potencializarão o uso de novas tecnologias como forma de resolver problemas complexos na pecuária.

Analista recebemenção honrosado Prêmio Lamas

A analista Cíntia Okino, que atua no Laboratório de Sanidade e Genética Animal da Embrapa Suínos e Aves, recebeu uma men-ção honrosa durante a entrega do Prêmio Lamas na Conferência Fac-ta em Campinas.

O Prêmio Lamas tem como objetivo promover a pesquisa aca-dêmica e laboratorial, além da busca por soluções para a cadeia produtiva avícola.

Foram 220 trabalhos inscritos em quatro categorias: Produção, Sanidade, Nutrição e Outras Áreas. Cíntia recebeu a menção honrosa na categoria Sanidade, com o trabalho "Perfil de atividade pró-inflamatória e citolítica após desafio com vírus de bronquite infecciosa”.

DESTAQUE

InterPIG confirmareunião de 2015para o Brasil

A Embrapa, única representan-te da América do Sul na rede InterPIG (grupo para comparação dos custos de produção na suino-cultura internacional), apresentou e discutiu três temas na reunião deste ano em Stansted, Inglaterra: os custos de produção e situação de mercado em Santa Catarina e no Mato Grosso em 2012, o apoio metodológico e disponibilização das planilhas para acompanha-mento de granjas suinícolas no Brasil, e a confirmação do encontro da InterPig no Brasil em 2015, em local a ser definido.

Os resultados da reunião serão disponibilizados a partir de setem-bro em um Comunicado Técnico e no site da CIAS, a Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa, na internet, no endereço www.cnpsa.embrapa.br/cias.

SUÍNOS

Dr. Carl J. Schmidt no seminário"Insight into chicken evolution comparingHeritage and Modern Broilers"na Embrapa Suínos e Aves

SAC atende 1.972 pedidos no semestreINFORMAÇÕES AO CIDADÃO

O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Embrapa Suínos e Aves recebeu 1.972 pedidos de informações nos seis primeiros meses de 2013.

A maioria dos pedidos, 1.125 (57% do total), foi via e-mail. Depois, vieram os por telefone (660), presencial (24) e por carta (16).

O Estado de São Paulo, com 157 atendimentos, foi o que mais demandou os serviços do SAC da Embrapa, seguido por Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Bahia. A Unidade também rece-beu demandas do exterior, re-gistrando mensagens da Alema-nha, Angola, Argentina, China,

Costa do Marfim, Fiji, França, Jamaica, México e Paraguai, com pedidos que iam de dúvi-das técnicas com relação a criações de aves a possibilida-des de parcerias em pesquisa.

O SAC da Embrapa Suínos e Aves pode ser contatado pelo e-mail [email protected]

Page 7: Suínos e Aves 52 (2013)

Informativo da Embrapa Suínos e Aves - P7

Embrapa e Itaipu buscam novastecnologias com a Rede Biogasfert

RESÍDUOS AGROPECUÁRIOS

A Embrapa e a Itaipu Binacional estão ampliando a parceria já existente para o desenvolvimento de tecnologi-as para o aproveitamento de resíduos da produção pecuária em alternativa de renda para agricultores de todo o Brasil.

O projeto “Tecnologias

para produção e uso de biogás e fertilizantes a partir do tratamento de dejetos animais no âmbito do Plano ABC”, ou Rede Biogasfert, foi lançado em abril. Com investimentos totais de R$ 7,38 milhões, o desafio será auxiliar na busca de novas

tecnologias de biogás na geração de diferentes energias (térmica, elétrica, mecânica e automotiva), biofertilizantes, tratamentos e na redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), com a finalidade de alcançar os objetivos do projeto Agricultura de Baixo Carbono (ABC) do Governo Federal. Além de Itaipu e de 14 unidades da Embrapa, a Biogasfert envolve universida-des estaduais, federais e internacionais.

Limpeza é temade treinamentospara produtores

Produtores de suínos inte-grados a Seara Alimentos estão sendo treinados sobre limpeza e desinfecção das instalações. Os treinamentos fazem parte do Programa Qualisui, uma parceria entre a empresa e a Embrapa Suínos e Aves. De acordo com a pesquisadora Jalusa Deon Kich, coordenadora do programa, estão sendo repassados conceitos bá-sicos aos produtores, mas que nem sempre são seguidos.

O Programa Qualisui pretende contribuir para que a agroindústria brasileira melhore o controle sanitário dos seus processos e, assim, tenha ainda mais espaço no mercado externo. Ao mesmo tempo, o consumidor brasileiro terá acesso a alimentos ainda mais seguros.

A limpeza e desinfecção das instalações têm papel importante no cumprimento dos objetivos do programa. Aplicar os conceitos recomendados pela Embrapa sig-nifica eliminar as condições para que agentes que provocam doen-ças no rebanho possam se repro-duzir. ‘‘Nosso foco é voltado para o controle da salmonela, mas serve para a eliminação de todas as ameaças de uma forma geral’’, disse a pesquisadora.

Os dias de campo também estão sendo usados para que se estabeleça as responsabilidades entre produtores e empresas ter-ceirizadas de limpeza. A Seara Alimentos optou por esse tipo de prestação de serviço para atender exigências de importadores. O Programa Qualisui produziu carta-zes com as obrigações que pro-dutores e terceirizados devem assumir para que a limpeza e desinfecção das instalações fiquem dentro dos padrões estabelecidos.

SUÍNOS

Embrapa leva estudantes para BrasíliaEDUCAÇÃO

A Embrapa Suínos e Aves está mobilizando seis escolas de Concórdia com a campa-nha promovida pelo site infan-to-juvenil Contando Ciência na Web (www.embrapa.br/contan-dociencia).

Duas escolas particulares, duas estaduais e duas munici-pais participam do concurso que vai escolher um projeto de ciência desenvolvido por alu-nos e professores. O tema proposto pela Embrapa Suínos e Aves é “conservação da água

e aproveitamento da água da chuva nas residências”.

Os melhores projetos de cada região do Brasil vão ser apresentados em Brasília du-rante o evento “Ciência para a Vida” em abril do ano que vem.

Além da viagem à capital, a escola vencedora de cada região receberá um kit de publicações infanto-juvenis e os estudantes um kit aluno, que inclui mochila ecológica, agenda e outros materiais escolares.

Primeira reunião presencial da RedeBiogasfert aconteceu no final demaio em Foz do Iguaçu (PR)

Page 8: Suínos e Aves 52 (2013)

Informativo da Embrapa Suínos e Aves - P2

Unidades demonstrativas paraincentivar produção em Gurupi

OPINIÃO

Vendas ao Japão:um novo mundo

PESQUISADOR - ECONOMIA

TOCANTINS

O início das vendas da carne suína de Santa Catarina para o Japão abre, inegavelmente, perspectivas positivas para a suinocultura. De imediato, deve reduzir a pressão sobre a oferta no mercado nacional e melhorar a rentabilidade no setor. Provo-cará ainda a abertura de nego-ciações com novos mercados, como o da Coreia do Sul, que responde por cerca de 8% das importações mundiais.

Só não é possível ainda dar números a esses efeitos positi-vos. O quanto crescerão as ex-portações? O quanto ganharão os produtores? Essas perguntas somente serão respondidas com o tempo. De certo, apenas a tendência de que as exporta-ções brasileiras, que caíram 10,5% no primeiro semestre em virtude do embargo da Ucrânia (que voltou a comprar em julho), sejam maiores que as de 2012.

É provável ainda que setor ganhe mais, primeiro devido à desvalorização do real frente ao dólar, que vem em momento oportuno para a suinocultura. E segundo porque o Japão com-pra produtos com maior valor agregado, que combina com o mix ofertado pelas indústrias brasileiras. Em 2011, por exem-plo, os japoneses compraram 19% da carne suína exportada no mundo, mas foram respon-sáveis por 27,3% do valor nego-ciado. As primeiras vendas bra-sileiras para os japoneses foram de filé e copa, bem diferentes das feitas para países como a Ucrânia, que normalmente op-tam por produtos mais baratos.

Vale ressaltar ainda que as perspectivas que Santa Catarina desfruta neste momento estão intimamente ligadas a decisões tomadas há 15 anos. Com o apoio da ciência e tecnologia, o Estado passou a investir em defesa sanitária e optou, assim, pelo caminho mais difícil, porém sólido. Para os demais estados fica a lição: negócios com mer-cados que pagam melhor de-pendem de visão de futuro, in-vestimento, persistência e união entre público e privado.

Talamini, ao centro, e o prefeito Laurez, a sua direita, juntamente com o chefe geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, Carlos Magno

Jonas Irineu dos Santos Filho

Pesquisadora lidera portfólio da EmbrapaRECONHECIMENTO

A pesquisadora Janice Zanella foi designada em maio de 2013 para presidir o Comitê Gestor do Portfolio de Projetos em Sanidade Animal da Embra-pa. Os portfólios são uma das principais estratégias de dire-cionamento e financiamento das prioridades de pesquisa da

Embrapa e estão focados nas prioridades atuais da agro-pecuária brasileira.

O Comitê Gestor do Port-fólio de Projetos em Sanidade Animal da Embrapa tem vi-gência de dois anos, com re-novação de pelo menos um terço dos seus membros,

mediante indicação e super-visão do diretor executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa. Já os pesquisa-dores Paulo Armando de Oliveira e Rodrigo Nicolozzo fazem parte de comitês téc-nicos de arranjos que serão lançados em breve.

A Embrapa Suínos e Aves oficializou uma parceria com a prefeitura de Gurupi, no To-cantins, para a construção de unidades demonstrativas de suinocultura e avicultura. A ideia é fomentar a produção comercial de aves e suínos no município, que tem 77 mil habitantes é o terceiro mais populoso do Estado.

De acordo com o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Dirceu Talamini, a inten-

ção é que a prefeitura e o Ruraltins (Instituto de Desen-volvimento Rural do Tocantins) apresentem uma proposta de aplicação de recursos. "A construção das unidades de-monstrativas é um projeto viá-vel e tem recursos obtidos de uma emenda do então depu-tado federal Laurez Moreira", disse Talamini.

O agora prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, afirmou que a emenda parlamentar foi

destinada justamente para fomentar esse tipo de cultura na região e ampliar as possi-bilidades de produção. O se-cretário de Abastecimento e Cooperativismo de Gurupi, Moacir Bruzon, destacou o po-tencial para a produção co-mercial de aves e suínos em Gurupi. “Estamos bem loca-lizados, temos um setor pro-dutivo que merece atenção e com a Embrapa iniciando essas unidades tenho certeza que os produtores terão interesse em participar e fazer parte desse processo”. A Embrapa Pesca e Aquicultura, unidade instalada no Tocantins, também participa da articulação do projeto.