sucessão e aperfeiçoamento das raças

4
Sucessão e Aperfeiçoamento das Raças Existem raças humanas que estão decrescendo paulatinamente, e momento virá em que terão desaparecido do planeta; outras tomarão o seu lugar, assim como outras ainda um dia tomarão o lugar das atuais. Assim, raças primitivas de outrora serão apenas lembranças históricas que deram lugar a novas raças, que por sua vez envelhecerão e terão que ser substituídas. E assim que, utilizando seu livre-arbítrio e assumindo sempre novas responsabilidades, o homem vai aperfeiçoando sua raça, aprimorando seu corpo físico e substituindo os caracteres distintos das raças primitivas, tais como a força bruta e as paixões, pelos sinais das raças superiores, onde predominam a inteligência e o amor. Mas, embora as raças humanas passem por esse processo de burilamento (aprimoramento, aperfeiçoamento), os Espíritos que nelas encarnam são os mesmos seres que voltaram para se aperfeiçoar em novos corpos, mas que ainda estão longe da perfeição (LÊ, 689). Quando esses Espíritos ascenderem a mundos superiores, seus descendentes estarão mais aperfeiçoados, assim como os homens atuais, que descendem de seres selvagens dos tempos primitivos. As raças animais e os vegetais podem ser aperfeiçoados pela Ciência, porque tudo se deve fazer para chegar à perfeição, correspondendo assim aos objetivos da Criação. O próprio homem é um instrumento de que Deus se serve para atingir os Seus fins. Sendo a perfeição o alvo para que tende a Natureza, o favorecer a sua conquista é corresponder àqueles fins (LÊ, 692). Nesta caminhada, ante a exigência biológica e as ilusões sensoriais em constante confronto com os anseios de sublimação do Espírito, o homem regula ou entrava a marcha da natureza, ora infringindo, ora obedecendo à Lei de Reprodução. A Natureza impõe a reprodução aos seres vivos para que os mesmos não se extingam. Trata-se da Lei Da Reprodução. Embora observemos o crescimento constante da população, há na Natureza outra lei para regular o excesso,

Upload: luciana-marques

Post on 25-Jul-2015

187 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sucessão e aperfeiçoamento das raças

Sucessão e Aperfeiçoamento das Raças

Existem raças humanas que estão decrescendo paulatinamente, e momento virá

em que terão desaparecido do planeta; outras tomarão o seu lugar, assim como

outras ainda um dia tomarão o lugar das atuais. Assim, raças primitivas de

outrora serão apenas lembranças históricas que deram lugar a novas raças, que

por sua vez envelhecerão e terão que ser substituídas.

E assim que, utilizando seu livre-arbítrio e assumindo sempre novas

responsabilidades, o homem vai aperfeiçoando sua raça, aprimorando seu corpo

físico e substituindo os caracteres distintos das raças primitivas, tais como a

força bruta e as paixões, pelos sinais das raças superiores, onde predominam a

inteligência e o amor. Mas, embora as raças humanas passem por esse processo

de burilamento (aprimoramento, aperfeiçoamento), os Espíritos que nelas

encarnam são os mesmos seres que voltaram para se aperfeiçoar em novos

corpos, mas que ainda estão longe da perfeição (LÊ, 689). Quando esses

Espíritos ascenderem a mundos superiores, seus descendentes estarão mais

aperfeiçoados, assim como os homens atuais, que descendem de seres

selvagens dos tempos primitivos.

As raças animais e os vegetais podem ser aperfeiçoados pela Ciência, porque

tudo se deve fazer para chegar à perfeição, correspondendo assim aos objetivos

da Criação. O próprio homem é um instrumento de que Deus se serve para

atingir os Seus fins. Sendo a perfeição o alvo para que tende a Natureza, o

favorecer a sua conquista é corresponder àqueles fins (LÊ, 692). Nesta

caminhada, ante a exigência biológica e as ilusões sensoriais em constante

confronto com os anseios de sublimação do Espírito, o homem regula ou entrava

a marcha da natureza, ora infringindo, ora obedecendo à Lei de Reprodução.

A Natureza impõe a reprodução aos seres vivos para que os mesmos não se extingam. Trata-se da Lei Da Reprodução. Embora observemos o crescimento constante da população, há na Natureza outra lei para regular o excesso, esta lei trata de equilibrar o sistema de forma a mante-lo constantemente em harmonia. Nós que não temos noção do Todo, imaginamos que pelo aumento populacional, o sistema sofrerá, porém, sendo Deus a perfeição, suas leis também as são.

As diversas raças existentes não perdurarão pela eternidade, mas sim evoluirão, dando lugar a outras. É por isso que extinguindo-se uma, outra lhe toma o lugar. Assim foi com os nossos antepassados, e assim será com a nossa. A raça humana atual, cederá vez a uma outra mais aperfeiçoada que lhe tomara o lugar, da mesma forma que a atual tomou lugar das mais primitivas.

Page 2: Sucessão e aperfeiçoamento das raças

Nos dizem os Espíritos Superiores, respondendo a questão 690 em o Livro dos Espíritos, que a origem da raças “se perde na noite dos tempos”, mas que sendo elas de uma mesma origem, puderam aliar-se e produzir novas raças. Isso sugere que a diversidade de raças encontrou na sua origem a mesma fonte, demonstrando que a raça humana, embora diversificada, é a mesma.

Nos primórdios do desenvolvimento das raças, algumas se sobrepunham a outras pela força bruta em detrimento da força intelectual, atributos das raças primitivas. Porém, pelo desenvolvimento do intelecto, pode o homem sobrepor-se a força bruta de forma que atualmente a inteligência domina a força física. Isso nos faz observar que da época primitiva até aqui, o homem desenvolveu atributos intelectuais, ao mesmo tempo que notamos o seu desenvolvimento psíquico.

Numa rápida análise da história humana ( Presume-se 100 mil anos ), ele desenvolveu, através da experiência vivida, uma grande capacidade intelectiva e psíquica. Tanto que nos primórdios suas ações baseavam-se apenas na força bruta, deixando a capacidade intelectual quase à mingua. No entanto, vemos o progresso que alcançou com a tecnologia dos tempos modernos. Prova que, historicamente, o homem que antes era quase tão primitivo quanto o animal selvagem, evoluiu no sentido de adquirir uma consciência inteligente. O que está completamente coerente com a teoria evolucionista defendida pelo Espiritismo.

Bem, a tirar por amostra, a experiência histórica do desenvolvimento da humanidade, não seria ilógico concluir que os próximos passos estarão diretamente relacionados ao desenvolvimento dos atributos psíquicos. O que estaria mais uma vez coerente com a assertiva doutrinária quando diz que do átomo primitivo ao arcanjo, tudo se encadeia na Natureza.

RESUMINDO

:“Háraçashumanasquedecrescem,masoutraslhesterãotomadoolugar,comooutrasumdiatomarão

olugardasatuais.Oshomensatuaisnãoformamumacriaçãonova,poissãoosmesmosEspíritosquevo

ltaram,paraseaperfeiçoaremnovoscorpos,masqueaindaestãolongedaperfeição.Assim,aatualraça

humana,que,peloseucrescimento,tendeainvadiraTerraeasubstituirasraçasqueseextinguem,terás

uafasedecrescimentoededesaparição.Substituí-la-

ãooutrasraçasmaisaperfeiçoadas,quedescenderãodaatual,comooshomenscivilizadosdehojedes

cendemdosseresbrutoseselvagensdostemposprimitivos.Aorigemdasraçasseperdenanoitedoste

mpos.AsraçasanimaisevegetaispodemseraperfeiçoadaspelaCiência.Sendoaperfeiçãoametapara

quetendeaNatureza,favoreceressaperfeiçãoécorresponderàsvistasdeDeus.”(VictorRibasCarneiro

,ABCdoEspiritismo)

II SUCESSÃO E APERFEIÇOAMENTO DAS RAÇAS

688. Há neste momento raças humanas que diminuem evidentemente; chegará um momento em que terão desaparecido da Terra?-- Isso é verdade; mas é que outras lhes tomaram o lugar, como outras tomarão o vosso, um dia.

689. Os homens de hoje são uma nova criação ou os descendentes aperfeiçoados dos seres primitivos?-- São os mesmos Espíritos que voltaram para se aperfeiçoar em novos corpos, mas que ainda estão longe da perfeição. Assim a raça humana atual, que por seu crescimento, tende a invadir toda a Terra

Page 3: Sucessão e aperfeiçoamento das raças

e substituir as raças que se extinguiram, terá também o seu período de decrescimento e extinção. Outras raças mais perfeitas a substituirão, descendendo da raça atual, como os homens civilizados de hoje descendem dos seres brutos e selvagens dos tempos primitivos.

690. Do ponto de vista puramente físico, os corpos da raça atual são uma criação especial ou procedem dos corpos primitivos, por via de reprodução?-- A origem das raças se perde na noite dos tempos, mas, como todas pertencem à grande família humana, qualquer que seja o tronco primitivo de cada uma, puderam mesclar-se e produzir novos tipos.

691. Qual é, do ponta de vista físico, o caráter distintivo e dominante das raças primitivas?-- Desenvolvimento da força bruta, em detrimento da intelectual. Atualmente dá-se o contrário: o homem faz mais pela inteligência do que pela força física, e no entanto faz cem vezes mais, porque colocou a seu serviço as forças da Natureza, o que não fazem os animais.

692. O aperfeiçoamento das raças animais e vegetais pela Ciência é contrário à lei natural? Seria mais conforme a essa lei deixar as coisas seguirem o seu curso normal?-- Tudo se deve fazer para chegar à perfeição. O próprio homem é um instrumento de que Deus se serve para atingir os seus fins. Sendo a perfeição o alvo para que tende a Natureza, favorecer a sua conquista é corresponder àqueles fins.

692-a. Mas o homem é geralmente movido, nos seus esforços para o melhoramento das raças, apenas por um interesse pessoal, que não tem outro objetivo senão o aumento de seu bem-estar; isso diminui o seu mérito?-- Que importa que o seu mérito seja nulo, contanto que se faça o progresso? Compete a ele tornar meritório o seu trabalho, através da intenção. Demais, por meio desse trabalho ele exercita e desenvolve sua inteligência e é sob esse aspecto que tira maior proveito.