subseções - eu quero mais ordem

8
A OAB-DF está cada vez mais dis- tante da realidade vivida pelos advogados no exercício diário da profissão. Um problema que atinge não só os profissionais que atuam no Plano Piloto, mas também aqueles que trabalham nas regiões administrativas. Diariamente nossa profissão tem sido desrespeitada, mas a atual ges- tão da Ordem não adotou políticas afirmativas para garantir as nossas prerrogativas. Nas subseções, a ques- tão é ainda mais grave. É consenso entre os advogados vinculados às Força e respeito para as subseções seis subseccionais da OAB-DF que, nos últimos três anos, nada foi feito para assegurar o respeito às prerroga- tivas. Pedidos de auxílio à Comissão de Prerrogativas da Seccional por advogados que têm seus direitos pro- fissionais violados nos fóruns e nas delegacias das regiões administrativas são frequentemente ignorados. Chega de desrespeito! A busca de uma solução é inadiável. Precisamos da nossa instituição fortalecida para reconquistarmos o espaço que é nosso por direito. A chapa Eu Quero Mais Ordem foi constituída para resgatar o respeito e a dignidade devidos à nossa profissão. Vamos lutar para que a OAB-DF reassuma seu importante papel perante os advogados, com lisura, independência e valorização de cada um de nós. O trabalho em defesa das prerro- gativas será nossa prioridade, com o presidente à frente da Comissão de Prerrogativas. Venha conosco construir essa vitória! A OAB-DF pode ser você. Ibaneis Rocha e Severino Cajazeiras

Upload: movimento-eu-quero-mais-ordem

Post on 30-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Subseções - Eu quero mais ordem

TRANSCRIPT

Page 1: Subseções - Eu quero mais ordem

AOAB-DF está cada vez mais dis-tante da realidade vivida pelos advogados no exercício diário

da profissão. Um problema que atinge não só os profissionais que atuam no Plano Piloto, mas também aqueles que trabalham nas regiões administrativas.

Diariamente nossa profissão tem sido desrespeitada, mas a atual ges-tão da Ordem não adotou políticas afirmativas para garantir as nossas prerrogativas. Nas subseções, a ques-tão é ainda mais grave. É consenso entre os advogados vinculados às

Força e respeito para as subseções

seis subseccionais da OAB-DF que, nos últimos três anos, nada foi feito para assegurar o respeito às prerroga-tivas. Pedidos de auxílio à Comissão de Prerrogativas da Seccional por advogados que têm seus direitos pro-fissionais violados nos fóruns e nas delegacias das regiões administrativas são frequentemente ignorados.

Chega de desrespeito! A busca de uma solução é inadiável. Precisamos da nossa instituição fortalecida para reconquistarmos o espaço que é nosso por direito. A chapa Eu Quero Mais

Ordem foi constituída para resgatar o respeito e a dignidade devidos à nossa profissão. Vamos lutar para que a OAB-DF reassuma seu importante papel perante os advogados, com lisura, independência e valorização de cada um de nós.

O trabalho em defesa das prerro-gativas será nossa prioridade, com o presidente à frente da Comissão de Prerrogativas. Venha conosco construir essa vitória! A OAB-DF pode ser você.

Ibaneis Rocha e Severino Cajazeiras

Page 2: Subseções - Eu quero mais ordem

2

Nossas propostas

Instalação da sede da Subseção de Ceilândia fora das dependências do fórum: atendimento a advogados e à comunidade.

Integração da subseção com instituições e organizações não governamentais: realização de parcerias a serviço da cidadania.

Articulação com a Escola Superior de Advocacia (ESA): realização de cursos, seminários e palestras.

Padronização no atendimento ao advogado: defesa pela definição de critérios no atendimento na Defensoria Pública e nos núcleos de práticas jurídicas.

Autonomia funcional da subseção: emissão de certidões e boletos bancários, recebimento de anuidades e protocolo de peças referentes a processos administrativos, entre outros serviços.

QUERO MAIS ORDEM CEILÂNDIA

Ceilândia

PROPOSTAS PARA AS SUBSEÇÕES

Criação das Comissões de Prerrogativas nas subseções, com advogados que militam no local.

Criação de subseções em todas as regiões administrativas onde existem fóruns do TJDFT: Brazlândia, Paranoá, Santa Maria, São Sebastião, Núcleo Bandeirante e Riacho Fundo.

SEC.-GERAL ADJUNTAJovanka Baptista da Silva

Graduada em Direito pela Uni-versidade de São Francisco (USF), atua como advogada em Ceilândia desde 2005. Especializada na área previ-denciária.

PRESIDENTEJosé Oscar da Silva

Pós-graduado em Direito Pú-blico Interno e graduado em Direito pela AEUDF. Advogado militante há 30 anos, já foi vice-presidente da subseção. É professor e já foi funcio-nário do Banco do Brasil e presidente da Ceasa. Mora em Ceilândia há quase 40 anos.

VICE-PRESIDENTERaimundo Nonato Portela

Graduado pela Faculdade de Direito de Rondonópolis (MT). Advogado militante em Ceilân-dia, atua nas áreas criminal, civil, de família e trabalhista. Reside em Ceilândia desde 1976 e advoga desde 1991.

TESOUREIRORafael Alexandre da Silva

Graduado em Direito pela AE-UDF. Advoga desde 1982, nas áreas criminal, trabalhista, cível e de família. Advogado militante na região, foi o pri-meiro presidente da Subseção de Ceilândia, em 1995. Foi reeleito nas quatro eleições seguintes.

SECRETÁRIO-GERALFrederico Dunice Pereira Brito

Pós-graduado em Processo Civil pela Universidade do Sul de Santa Catarina e doutorando em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidad del Museo So-cial Argentino. Graduado pelo Uniplan. Atua na área cível e de Direito Bancário desde 2005.

Uma OAB fortalecida, respeitada e integrada com a comunidade. É isso que os advoga-dos de Ceilândia podem esperar de Oscar Silva, candidato à presidência da Subseção de Ceilândia pela chapa Quero Mais Ordem Ceilândia. Ele pretende liderar a articulação dos profissionais, promovendo o aumento da influência da Ordem nos processos decisórios e o incremento das possibilidades no mercado local. “Muitas vezes os empresários da cidade contratam advogados de outros lugares sim-plesmente porque não conhecem o grupo de Ceilândia.” A interlocução dos profissionais deve alcançar espaços até então inexplora-dos: a Associação Comercial de Ceilândia, as organizações não governamentais, as escolas. “Quero que os jovens sejam esclarecidos, pelos nossos advogados, sobre os direitos fundamentais e as consequências legais do uso e do tráfico das drogas”, exemplifica.

Para favorecer essa integração, é preciso um espaço físico destinado exclusivamente aos advogados de Ceilândia. “Quero um tempo de dedicação que possa extrapolar o horário forense. Com um local de expediente exclusi-vo, tanto os advogados quando a população podem ser mais bem atendidos”, defende. O objetivo é, no mínimo, alugar um espaço próprio e instalar um núcleo da FAJ no local.

A melhoria no atendimento será um dos principais esforços se for eleito. O candidato já tem a estratégia para lutar por isso: “Vou promover reuniões, se preciso diversas, com diretores dos fóruns, serventuários, delegados e advogados – e esclarecer de uma vez por todas nosso papel fundamental”.

“A OAB simplesmente nunca fez um único evento em Ceilândia. Foram incapazes de promover o encontro dos profissionais, que é tão necessário. Também defenderam a construção de uma sede na região e nada aconteceu. A única coisa que fizeram, em setembro, foi uma reforma na sala dos advogados, que funciona dentro do fórum e no restrito horário forense.”

Oscar SilvaCandidato à presidência da

Subseção de Ceilândia

Page 3: Subseções - Eu quero mais ordem

3

Nossas propostas

Criação do Conselho Permanente de Prerrogativas do Gama: acompanhamento e tratamento dos casos de abusos, in loco, de forma rápida e desburocratizada.

Criação da Comissão de Assistência e Apoio ao Advogado Criminalista: assistência às prerrogativas junto às delegacias e aos presídios, inclusive em fins de semana e feriados.

Promoção da autonomia financeira: que o investimento seja feito proporcionalmente ao número de advogados inscritos em cada subseção.

Autonomia funcional: oferta de serviços como emissão de certidões, boletos bancários, recebimento de anuidades e protocolo de peças referentes a processos administrativos.

Melhoria na rotina no Fórum do Gama e no de Santa Maria: criação de estacionamentos exclusivos, instalação de postos de atendimento bancário e de sistema de protocolo drive-thru.

Apoio na instalação de uma nova sede para o fórum trabalhista.

EU QUERO MAIS ORDEM NO GAMA

Gama

Compartilhamento das receitas e autonomia dos presidentes das subseções para representar os advogados e os interesses da OAB-DF em suas áreas de atuação.

Descentralização do atendimento da OAB-DF, tornando disponíveis nas subseções os serviços oferecidos na Seccional.

SEC.-GERAL ADJUNTOPaulo Sérgio Santos

Advogado das áreas trabalhista, penal e cível. Presidente do Conselho de Ética do Conselho da Comunidade da Execução Penal do Gama desde 2009 e membro do Conselho Escolar do Gama, representando os pais. Palestrante voluntário na Pastoral da Criança do Gama.

PRESIDENTEJuliana Gonçalves Navarro

Especialista em Direito Imobi-liário, atua na defesa dos mu-tuários do Sistema Financeiro de Habitação. Reside no Gama desde 1999 e promoveu a qui-tação da maioria dos contratos imobiliários regidos pelo SFH da região. Bacharel em Direito pela PUC de Curitiba (PR).

VICE-PRESIDENTEGildásio Pedrosa de Lima

Pós-graduado em Direito dos Contratos pelo Centro Universi-tário UDF e pós-graduando em Direito Empresarial pela FGV. Atua na área privada desde 2007. Graduado em Direito pela Universidade Católica de Brasília desde 2006. Mora no Gama há mais de 20 anos.

TESOUREIROValdener Miranda das Chagas

Pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil pela Atame. Pro-fessor universitário, já foi sub-chefe do Núcleo de Assistência Jurídica do Gama, conciliador do TJDFT – Juizados Especiais Cível e Criminal – e presidente de mesa na eleição da OAB-DF.

SECRETÁRIA-GERALKátia Ribeiro Macedo Abílio

Graduada em Direito pela Fa-culdades Integradas do Planalto Central (Fiplac) desde 2004. Atua na advocacia privada desde 2005 e cursa pós-gra-duação em Direito e Processo do Trabalho. Nasceu e mora no Gama.

“Vamos lutar por uma OAB democrática, fortalecida e independente”, afirma a can-didata à presidência da Subseção do Gama pela chapa Eu Quero mais Ordem no Gama, Juliana Navarro. Atuante na região há 11 anos, a advogada afirma que uma de suas missões se assumir o comando da subseção será promover a desvinculação político-par-tidária da subseccional. “Queremos tornar a OAB Gama presente e eficaz no dia a dia do advogado e voltá-la ao interesse de todos os profissionais, não de apenas alguns grupos de interesse.”

Além de fortalecer a gestão, a advoga-da planeja criar o Conselho Permanente de Prerrogativas, com o objetivo de defender o exercício da profissão. “O advogado vem se sentindo cada vez mais desvalorizado, desrespeitado e sem voz. Há três anos, é o próprio profissional que, diante de casos de desrespeito, se indispõe para fazer valer seus direitos”, denuncia a candidata.

A chapa encabeçada por Juliana também tem como objetivo a criação da Comissão de Assistência e Apoio ao Advogado Crimi-nalista. A ideia é garantir as prerrogativas desses profissionais junto às delegacias e aos presídios, inclusive em sábados, domingos e feriados. Juliana Navarro acredita que a inovação atenderá a demandas reprimidas da localidade: “A nossa região fica mais dis-tante do centro de Brasília e é difícil termos suporte, especialmente em fins de semana. Na área criminal, temos muito desrespeito às prerrogativas e queremos combatê-lo em tempo integral”.

“A atual gestão afirma ter reconstruído a sede, mas a realidade é outra. Foi alugado, a altíssimo custo, em setembro, um imóvel particular. Se bastava alugar um espaço, por que tal medida não foi tomada desde o início do mandato? Por que alugar um imóvel a preço superior ao de mercado e, ainda, por que não tiveram sucesso na reconstrução da sede própria?”

Juliana NavarroCandidata à presidência da

Subseção do Gama

Page 4: Subseções - Eu quero mais ordem

4

Nossas propostas Articulação para a existência

da Comissão de Prerrogativas Itinerante: mediação de conflitos entre advogado e membros da magistratura.

Luta pela autonomia financeira da subseção: desburocratização na forma do repasse de verbas.

Promoção da autonomia funcional da subseção: oferta de serviços como emiss ão de certidões e boletos bancários, recebimento de anuidades e protocolo de peças referentes a processos administrativos.

Estabelecimento de um escritório compartilhado para advogados iniciantes: reserva de duas salas específicas para o exercício profissional do jovem advogado, independentemente da sala de apoio.

Descentralização e ampliação da Escola Superior de Advocacia (ESA): promoção de cursos e capacitações na Subseção de Planaltina.

PLANALTINA EM ORDEM

Planaltina

PROPOSTAS PARA AS SUBSEÇÕES

Atendimento imediato às subseções, em caso de violação de prerrogativas, com apoio de equipe móvel.

Reforço do atendimento do Disque-Prerrogativas e do Prerrogativas On-Line, com o objetivo de facilitar o contato do advogado e tornar mais ágeis o atendimento e a solução das demandas.

SEC.-GERAL ADJUNTOEdimar Eustáquio Mundim Baesse

Pós-graduado em Direito Penal pela Fortium e graduado em Di-reito pelo Centro Universitário Unieuro. Atua como advogado na área criminal. Foi policial civil por 15 anos.

PRESIDENTEMarcelo Almeida

Pós-graduado em Direito Ma-terial e Processual do Trabalho pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e graduado em Direito pelo UniCeub. Advo-ga nas áreas cível e criminal. É professor universitário desde 2001 e já foi orientador de práticas jurídicas.

VICE-PRESIDENTEJoão Ederson Gomes Cardoso

Pós-graduado em Direito Públi-co Lato Sensu pela Fortium. É professor de Processo Civil e Prática Jurídica nas Faculda-des Iesgo. Advoga nas áreas cível e criminal. Já integrou a equipe da Defensoria Pública de Planaltina.

TESOUREIRALiliana Amado Rocha

Pós-graduada em Direito Ad-ministrativo e Processo Ad-ministrativo pela Atame e pós-graduada pela Amagis (MG). Graduada em Direito pelo UniCeub.

SECRETÁRIA-GERALOneida Martins RodriguesPós-graduada em Processo Civil e Penal, Direito Civil, Ad-ministrativo e Constitucional pela Amagis (MG) e em Direito Civil e Processo Civil pela ESA. Graduada pelo UniCeub. Atua na área cível, com foco em Família, Sucessões e Trabalhista. Foi assessora jurídica na Adminis-tração Regional de Planaltina.

“Na gestão atual, houve grande burocratização no repasse de recursos para as subseções. A gestão da verba foi centralizada e o encaminhamento foi feito de forma burocrática. Se nós tivéssemos tido a possibilidade de gerir a subseção, teríamos sido muito mais atuantes. Tivemos três pequenos repasses em três anos. Queremos maior autonomia.”

Marcelo AlmeidaCandidato à presidência da

Subseção de Planaltina

A atuação dos advogados de Planaltina será fortalecida. É uma determinação do presidente da subseção, Marcelo Almeida. Ele é candidato à reeleição pela chapa Pla-naltina em Ordem. O advogado enxerga na continuidade a possibilidade de fortalecimento do profissional local: “Queremos valorizar o advogado com a oferta de amparo integral e de gestão. Vamos fazer uma defesa intransigente das prerrogativas e promover a reciclagem do profissional”.

A garantia das prerrogativas profissionais deve acontecer de forma articulada com a Seccional. É por isso que uma das princi-pais bandeiras da campanha é a luta pela existência da Comissão de Prerrogativas Iti-nerante. “Temos atuado sozinhos na defesa das prerrogativas. Desta vez, vamos garantir a existência de um integrante da comissão em nossa região, para mediar conflitos e solucionar demandas.”

O plano de gestão de Almeida vai além da resolução de eventuais violações. Para o candidato, é preciso estimular toda a cate-goria, começando pelos jovens advogados. “Tenho recebido muita demanda por parte dos jovens e vamos criar um espaço específico para que eles possam atuar na região”, diz. O atual presidente destaca a reforma na sala da OAB, durante a sua gestão, mas reforça a necessidade de melhorias e diz que a oferta de eventos e capacitações ainda depende de aporte financeiro da Seccional. “Queremos ter maior autonomia para realizar a manuten-ção da OAB em Planaltina e para integrar os advogados entre si e à sociedade.”

Page 5: Subseções - Eu quero mais ordem

5

Nossas propostas Retomada das

negociações para a construção da sede da subseção em terreno próximo ao Fórum de Samambaia.

Criação da Comissão Permanente de Prerrogativas: articulação para garantir o bom atendimento dos advogados no fórum, nas delegacias e em demais órgãos da administração pública.

Composição de uma turma do Tribunal de Ética e Disciplina: garantia dos direitos do profissional.

Instalação do serviço de drive-thru na subseção: possibilidade de devolução de processos e outros serviços na região administrativa.

Integração dos advogados da subseção: realização de encontros mensais.

RENOVAR É PRECISO

Samambaia

Presença efetiva em todos os fóruns do DF, bem como nas agências reguladoras e nos demais órgãos administrativos.

Presença de advogados plantonistas durante todo o expediente do TJDFT para reparação imediata das violações às prerrogativas profissionais.

SEC.-GERAL ADJUNTOAlexandre Moutinho Medeiros

Pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal, professor universitário de Direito Penal no Instituto de Ensino Superior Planalto (Iesplan). Advogado militante.

PRESIDENTEEdison Cosme da Silva

Pós-graduado em Direito Pro-cessual Civil com exercício para o magistério superior pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Graduado em Direito pela AEUDF e em His-tória pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Advogado militante em Samambaia.

VICE-PRESIDENTEAdriceser Antônio de Ávila

Pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho (Fortium) e Direito Processual Civil (ESA-DF); e Educação Profissional (Universidade de Brasíl ia/Fiocruz). Graduado em Direi-to pelo Centro Universitário Unieuro. Advogado militante nas áreas trabalhista e cível.

TESOUREIRAJocélia Borges Galvão ValadaresPós-graduada em Direito do Trabalho e Processo do Tra-balho pela Universidade Can-dido Mendes e graduada pelo Unieuro. Milita nas áreas cível e trabalhista e atua na Corre-gedoria da Saúde do DF como presidente da 4ª Comissão de Procedimento Disciplinar.

SECRETÁRIA-GERALAna Luiza Borba Pereira de MacedoPós-graduada pela Escola Su-perior do Ministério Público e em Direito Público pela Fa-culdade Processus. Graduada pela Unip. É coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da Facitec e analista de Políticas Públicas e Gestão Governa-mental, lotada na FAP-DF.

“A gestão atual teve como bandeira de campanha a construção da sede da OAB em Samambaia, mas não cumpriu a promessa. O terreno já estava até mesmo cedido pela Terracap. Além disso, no espaço mantido pela gestão, é frequente a falta de conexão de internet, sem falar nos equipamentos danificados. A sala dos advogados passou por reforma apenas em setembro.”

Edison Cosme da SilvaCandidato à presidência da

Subseção de Samambaia

Um dos principais objetivos do candidato à presidência da Subseção de Samambaia pela chapa Renovar é Preciso, Edison Cosme da Silva, é a construção da sede. “Precisamos de um ambiente reservado aos profissio-nais, fora da sala do fórum. A existência de um espaço próprio garante ao advogado a possibilidade de encontros e de formação”, defende. O candidato, que já foi presidente da subseção de 2007 a 2009, conquistou, naquela ocasião, a cessão de um terreno para a construção da sede definitiva, projeto abandonado pela atual gestão.

Na visão do candidato, o profissional de Samambaia – onde reside e atua profissional-mente – sofre, eventualmente, com tratamen-to diferenciado quando é alvo de processo disciplinar. “Eu quero criar o Tribunal de Ética para que as denúncias aos profissionais da região sejam iniciadas aqui. Sentimos que muitos processos iniciados na Seccional são instalados sem análise responsável do juízo de admissibilidade. Há um desgaste do advogado por situações ou denúncias sem fundamento”, afirma. Para Cosme, as denún-cias devem ser tratadas de forma rigorosa, mas com responsabilidade.

Essa ação está no âmbito da defesa das prerrogativas. Mas o tema, para o advogado, merece ainda uma proposta particular: a criação da Comissão Permanente de Prerro-gativas. “Em diversas instituições públicas, as prerrogativas dos advogados vêm sendo violadas. Vamos lutar pelo melhor atendimen-to, pela reserva de espaços, pela garantia do exercício do nosso trabalho”, resume.

Page 6: Subseções - Eu quero mais ordem

6

NOSSA ORDEM

Sobradinho

Nossas propostasNossas propostas Instalação da 1ª Vara do

Trabalho de Sobradinho: facilidade ao acesso de advogados e advogadas a todas as etapas dos processos.

Criação da Comissão de Prerrogativas na Subseção de Sobradinho: atendimento imediato ao advogado nos fóruns e nas delegacias.

Criação da Comissão de Direitos Humanos na subseção: atuação perante órgãos públicos na garantia dos direitos do cidadão.

Criação de um banco de currículos: valorização do jovem advogado com o aumento das possibilidades de contratação junto aos escritórios de advocacia do DF.

Articulação pela melhoria do atendimento e pela valorização do relacionamento em tribunais e delegacias locais: agilidade na concessão de vista de inquéritos.

NOSSA ORDEM

“A administração da Seccional deixou a desejar neste triênio. Foi apenas no ano eleitoral que eles resolveram dar uma satisfação aos advogados, mediante a reforma da sala da OAB no fórum. Nos anos anteriores, o atendimento na sala dos advogados de Sobradinho foi comprometido até mesmo quanto ao uso da internet e ao acesso a serviços como a máquina de xerox.”

Joaquim DutraCandidato à presidência da

Subseção de Sobradinho

Uma comissão para garantir o exercício profissional, outra para estreitar o relacio-namento com a sociedade civil. O candidato à presidência da Subseção de Sobradinho pela chapa Nossa Ordem, Joaquim Dutra, pretende não apenas fortalecer a advocacia da região como integrá-la a instâncias ainda fora do alcance dos profissionais. “Vamos resgatar o respeito ao exercício profissional do advogado e colocá-lo em sintonia com as decisões que envolvem a comunidade como um todo”, defende Dutra.

Com a criação da Comissão de Prerrogativas da Subseção de Sobradinho, Dutra devolverá o orgulho aos advogados. “Encontramos inú-meras dificuldades, como demora excessiva para conseguir vista de autos tanto judiciais quanto inquisitoriais. Em alguns casos, a vista é impedida. Vamos propiciar um pronto aten-dimento ao advogado, quando tiver violadas suas prerrogativas”, diz. Na nova comissão, cada integrante da diretoria será, em um dia da semana, o responsável pelo atendimento.

Por meio da Comissão de Direitos Humanos da subseção, quer defender a atuação dos advogados em órgãos públicos, na defesa dos direitos do cidadão. “É precário o atendimento na garantia de serviços essenciais. Queremos buscar uma solução conjunta aos problemas, especialmente na área da saúde”, diz. Dutra mira também a melhoria da estrutura. Uma das benfeitorias seria a instalação da 1ª Vara do Trabalho de Sobradinho: “A região tem crescido muito, e a área trabalhista já encontra dificuldade de atuar, em função da distância em relação às varas de trabalho de Brasília”.

PROPOSTAS PARA AS SUBSEÇÕES

Plantão 24 horas atendendo a todos os chamados dos advogados do Distrito Federal.

SEC.-GERAL ADJUNTAMariana Camargo Rocha

Pós-graduada em Ordem Ju-rídica pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territó-rios e em Direito Público pela Faculdade Projeção, onde le-ciona Direito Processual Civil. Graduada em Direito pelo UDF. Atua na área cível.

PRESIDENTEJoaquim de Arimathéa Dutra Júnior

Graduado em Direito pela AEU-DF, atua desde 1993 nas áreas cível, empresarial, trabalhista e de família. Foi presidente por dois mandatos da Subseção de Sobradinho, de 2001 a 2006, e presidente da FAJ da OAB-DF, de 2007 a 2009.

VICE-PRESIDENTEDivino de Oliveira Sales

Pós-graduado em Processo Civil pela Upis e graduado pelo UniCeub. É professor de Direito Penal no Grupo Projeção e recebeu da Câmara Legislativa o título de Cidadão Honorário em 2009. Foi secretário-geral da subseção de 2004 a 2006 e presidente de 2007 a 2009.

TESOUREIROArival Miranda Lopes

Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Bra-sília (UniCeub). É funcionário público aposentado do Banco Central e advogado atuante na área de família e cível. Atuou na Defensoria Pública de So-bradinho.

SECRETÁRIA-GERALMáirra Kerlem Magalhães Martins Hippertt

Pós-graduada em Direito Penal e Direito Público pela Faculda-des Integradas de Jacarepaguá (FIJ) e graduada em Direito pela Faculdade de Ciências e Tecnologia de Unaí (Factu). Atua na área cível desde 2005.

Page 7: Subseções - Eu quero mais ordem

7

Nossas propostas Revitalização da sede

da subseção: troca de mobiliário e instalação de nova tecnologia.

Criação de uma turma do Tribunal de Ética e Disciplina na região: julgamento independente das representações contra os advogados.

Articulação para a existência da Comissão de Prerrogativas Itinerante: mediação imediata de conflitos.

Articulação pelo aperfeiçoamento do atendimento do advogado e pela valorização do relacionamento interpessoal: tribunais, delegacias e demais órgãos de administração pública.

Defesa da autonomia financeira da subseção: possibilidade de autogestão.

DIREITO E JUSTIÇA

Taguatinga

Representações contra as autoridades que violarem as prerrogativas profissionais nas corregedorias e no Conselho Nacional de Justiça, ingressando com as ações judiciais necessárias ao restabelecimento do direito do advogado.

SEC.-GERAL ADJUNTOJosé Inácio Sobrinho

Graduado pelo UniCeub, advoga há 36 anos, com dedicação à área trabalhista. Foi conselhei-ro (2007–2012) e tesoureiro (1983–1986) da Subseção de Taguatinga. Atuou como se-cretário-geral da Associação dos Advogados de Taguatinga (AATA).

PRESIDENTEAilton Coelho Alves

Graduado em Direito pela AEUDF em 1984. Dedica-se à advocacia privada desde 1997 e já presidiu a Subseção de Taguatinga. Integrou equipe da área jurídica da Terracap e já trabalhou no Detran-DF. Mora em Taguatinga desde 1968.

VICE-PRESIDENTEAndressa de Paiva PelissariGraduada pela Universidade de Ensino Superior Capixaba e pós-graduada em Direito Penal e Processo Penal, com especialidade na área criminal e de família. É cidadã honorária de Taguatinga e secretária-geral adjunta da subseção da cidade.

TESOUREIRAAline SilvaPós-graduada em Direito Pú-blico e Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Direito Previdenciário pelas institui-ções Atame e Processus. Gra-duada pela Unioeste. Reside e advoga em Taguatinga desde 2005, onde atua na área pre-videnciária e na assessoria jurídica de condomínios.

SECRETÁRIO-GERALAlencar Campos de Lima

Doutorando em Ciências Ju-rídicas na PUC da Argentina, tem especialização em Direito Penal e Processo Penal pela Unifran e é graduado pela Uni-versidade de Uberaba. Foi ta-belião e procurador da Câmara Municipal de Tiros (MG). Atua no Direito Trabalhista.

“Queremos restabelecer a dignidade dos advogados, por meio da garantia de suas prerrogativas”, defende o candidato à presi-dência da Subseção de Taguatinga pela chapa Direito e Justiça, Ailton Coelho. Ele afirma que, diariamente, os advogados têm os seus direitos desrespeitados, seja em relação ao atendimento ou ao espaço reservado a eles. “Vamos batalhar para que a Seccional trabalhe com as subseções na tomada de providências relativas às prerrogativas”, diz Coelho.

Ailton Coelho também cita a importância de se aprimorar o Conselho da Subseção de Taguatinga. “Temos consciência de que a ges-tão se torna mais compartilhada e complexa com a existência do conselho na subseção. Por isso, queremos que o conselho tenha cada vez mais espaço e atribuições, como o aprimoramento da comunicação entre os advogados”, defende. Atualmente, conta com 12 conselheiros.

Outra determinação do candidato é a ofer-ta de mais qualificação aos profissionais, por meio de cursos da Escola Superior de Advocacia. Os cursos seriam instalados no edifício-sede da OAB em Taguatinga – cons-truído por Coelho, quando presidiu a subse-ção da região administrativa, de 2004 a 2009. Além da formação, defende a definição de critérios no atendimento ao advogado e nas orientações ao cidadão. “Não concordo com a orientação, em determinados processos, de que não é necessário advogado. O cidadão deve ter a liberdade de escolha. Parece-me que há desvalorização e indução à dispensa do profissional”, argumenta.

“As proposições da atual gestão que comanda a Seccional simplesmente não foram colocadas em prática durante o mandato. A OAB em Taguatinga não cumpriu com sua promessa de dar autonomia à subseção, nem promoveu as melhorias necessárias. A nossa subseção também tinha um espaço maior dentro do fórum, que foi perdido. Agora temos uma pequena instalação.”

Ailton CoelhoCandidato à presidência da

Subseção de Taguatinga

Page 8: Subseções - Eu quero mais ordem

8 COMPROMISSOS

DIRETORIAPRESIDENTE: Ibaneis RochaVICE-PRESIDENTE: Severino CajazeirasSECRETÁRIA-GERAL: Daniela TeixeiraSECRETÁRIO-GERAL ADJUNTO: Juliano Costa CoutoTESOUREIRO: Antônio Alves Filho

CONSELHO FEDERALAldemário Araújo CastroEvandro PertenceFelix PalazzoProfessor Rossini CorrêaMarcelo Lavocat GalvãoNilton Correia

CONSELHO SECCIONALAdair Siqueira de Queiroz FilhoAfonso Henrique Arantes de PaulaAlceste Vilela JúniorAlessandra de La VegaAlexandre Vieira de QueirozAndré Lopes de Sousa

Compromisso público pela não reeleição para o cargo de presidente da OAB-DF.

Compromisso de não concorrer a cargo eletivo.

Resgate do respeito às prerrogativas profissionais, com atuação direta do presidente da Seccional.

Campanha permanente de valorização dos honorários de sucumbência, com atuação perante o Poder Judiciário e o Congresso Nacional.

Independência da OAB-DF perante os poderes constituídos.

Redução das anuidades, sem reajustes durante a gestão.

Compromisso de lutar pelo voto direto para a presidência do Conselho Federal da OAB e pela reforma do nosso sistema eleitoral.

Combate intransigente à corrupção e ao tráfico de influência, recolocando a

OAB-DF à frente dos movimentos so-ciais de melhoria e aperfeiçoamento da democracia.

Adoção da Lei de Licitações e prestação das contas da OAB-DF conforme regras e exigências dos órgãos de controle.

Incremento dos processos seletivos para contratação dos cargos permanen-tes da OAB-DF, por meio de concurso público.

Aceleração dos julgamentos do TED, profissionalizando a tramitação proces-sual e instituindo a comissão de análise prévia e de conciliação.

Participação direta dos advogados na formação das listas do quinto consti-tucional.

Extinção da atual revista e criação da Revista Jurídica da OAB-DF.

Reestruturação da Caixa de Assistência, buscando o atendimento ao advogado

e a sua família e a adoção do Projeto Anuidade Zero.

Criação da Biblioteca do Advogado, com acervo físico e digital. Atendimento em horário ampliado, incluindo fins de semana.

Promoção de políticas que visem a asse-gurar a participação de 30% de advogadas nos cargos eletivos e nas comissões da OAB-DF, para que as mulheres façam parte das decisões.

Ampliação do serviço de transporte da OAB-DF, com novos itinerários para aten-der os setores com maior concentração de escritórios de advocacia e tribunais, integrando as subseções.

Busca do enquadramento da advocacia no Simples Nacional.

Garantia do recesso de 30 dias, atuando de forma permanente junto aos tribunais e no Congresso Nacional.

Antonio Gilvan MeloCamilo André Santos NoletoCarlos Augusto Lima BezerraCarolina Louzada PetrarcaChristiane Rodrigues PantojaCláudio Demczuk de AlencarCristiano de Freitas FernandesCristina Alves Tubino RodriguesDivaldo Theophilo de Oliveira NettoElísio de Azevedo FreitasElomar Lobato BahiaEmiliano Candido PovoaErik Franklin BezerraEwan TelesFelipe de Almeida Ramos BaymaFernando de Assis BontempoFernando Martins de FreitasFlávio de Almeida Salles JúniorFrederico Bernardes VasconcelosGabriela Rollemberg de AlencarHamilton de Oliveira AmorasHellen Falcão de CarvalhoIldecer Meneses de Amorim

Ilka TeodoroIndira Ernesto Silva QuaresmaÍtalo Maciel MagalhãesJackson Di DomenicoJacques Veloso de MeloJoão Maria de Oliveira SouzaJoão Paulo Amaral RodriguesJonas Filho Fontenele de CarvalhoJorge Amaury Maia NunesJorivalma Muniz de SousaLaura Maria Costa Silva SouzaLeonardo MundimLuiz Gustavo Barreira MugliaLuiz Henrique Sousa de CarvalhoManoel Coelho Arruda JuniorMarcel André Versiani CardosoMarcelo Martins da CunhaMárcio BezeMaria Conceição FilhaMariana Queiroz VelhoMauro Pinto SerpaMaxmiliam Patriota CarneiroNelson Buganza Júnior

CONHEÇA A NOSSA CHAPANicson QuirinoPaulo Renato NardelliRafael Augusto AlvesRafael Thomaz FavettiReginaldo de Oliveira SilvaRenata de Castro ViannaRenato de Oliveira AlvesRoberto Domingos da MotaRodrigo Frantz BeckerShigueru SumidaSilvestre Rodrigues da SilvaSueny Almeida de MedeirosTelson Luis Cavalcante FerreiraThaís Maria Silva Riedel ZubaVictor Emanuel Alves de LaraWalter de Castro CoutinhoWanderson Silva de MenezesWendel Lemes de FariaWesley Ricardo Bento da SilvaWilton Leonardo Marinho Ribeiro

CAIXA DE ASSISTÊNCIAPRESIDENTE: Ricardo Alexandre PeresVICE-PRESIDENTE: Fabíola OrlandoSECRETÁRIA-GERAL: Elisabeth Leite RibeiroSECRETÁRIA-GERAL ADJUNTA: Fernanda Gonzalez Martins PereiraTESOUREIRA: Mariela Souza de Jesus

Alana Sallet DinizCarlos Rodrigues SoaresClarisse Dinelly Ferreira FeijãoMarcelo Lucas de Souza

EU QUERO MAIS ORDEMCOMITÊ: 506 Sul, bloco B, entrada 43 – (61) 3203.6808

PARTICIPE DA NOSSA CAMPANHAwww.euqueromaisordem.com.br

facebook.com/euqueromaisordemyoutube.com/euqueromaisordem