spprev é o novo órgão previdenciário do estado · a mudança mais significa-tiva para a...

4
Informativo São Paulo Previdência São Paulo, 26 de fevereiro de 2010 1 a edição Ano 1 SPPREV é o novo órgão previdenciário do Estado A mudança mais significativa para a previdência paulista nos últimos anos foi a criação de um gestor único para o regime próprio dos servidores titulares de cargo efetivo, capaz de unificar a gestão da concessão, manutenção e pagamento dos benefícios previdenciários do Estado. A mudança mais significa- tiva para a previdência paulista nos últimos anos foi a criação de um gestor único para o regime próprio dos servidores titulares de cargo efetivo, capaz de unifi- car a gestão da concessão, manu- tenção e pagamento dos benefí- cios previdenciários do Estado. A São Paulo Previdência - SPPREV, criada pela Lei Com- plementar nº1.010, de 1 de junho de 2007, é a autarquia responsá- vel pela gestão das aposentado- rias e pensões de todos os pode- res, órgãos e entidades, sem que, para isso, haja qualquer alteração nas regras de concessão e cálcu- lo. Ou seja, para os servidores e seus beneficiários, isto não representa nenhuma modifica- ção no valor dos benefícios que tenham respeitado as normas le- gais pertinentes. A São Paulo Previdência – SPPREV logo em seguida à sua criação centralizou todas as informações previdenciá- rias do Estado. Atualmente, a autarquia já realiza o processa- mento das folhas de pagamento dos pensionistas civis e mili- tares. Durante o ano de 2010, a SPPREV assumirá a gestão das novas aposentadorias dos servidores e, em seguida, fará a absorção das aposentadorias já concedidas, conforme de- termina o Decreto nº 54.623, de 31 de jullho de 2009. Vale lembrar que a concessão de aposentadorias dos Tribunais de Justiça, do Ministério Públi- Demonstrativo de pagamento agora é entregue em casa pag. 2 Transparência na gestão pública é nosso compromisso SPPREV recebe novos funcionários pag. 3 Servidores são representados pelos Conselhos pag. 4 Principais dúvidas no atendimento pag. 4 SECRETARIA DA FAZENDA

Upload: lambao

Post on 05-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Informativo São Paulo Previdência

4

Informativo

São Paulo PrevidênciaSão Paulo, 26 de fevereiro de 2010 1a edição Ano 1

Principais dúvidas no atendimento

Tenho um neto menor de idade e gostaria de deixar uma pensão para ele por meio da Declaração de Vontade. É possível?

Não. A Declaração de Vontade era válida até a publicação da Lei Complementar nº 1.012/2007, que define os dependentes para recebimento do benefício.Para visualizar a lei na íntegra, acesse nosso site: www.spprev.sp.gov.br.

Eu e minha irmã recebemos pensão de meu falecido pai. Ela completou 21 anos em janeiro desse ano. Tenho o direito de receber a parte dela?

Não. A reversão de cota-parte, ou seja, a transferência de uma porcentagem do benefício a outro pensionista só ocorre em casos de pai para filho, e vice-versa. No caso de irmãos, não é possível solicitar esse procedimento.

Não estou recebendo meus holerites em casa e gostaria de atualizar meu endereço. Como posso fazer isso?

Há duas maneiras de atualizar seu endereço: pessoalmente, em um de nossos postos, ou por meio de nossa Central de Atendimento. Todas as informações estão disponíveis em www.spprev.sp.gov.br.

Tenho a tutela de um menor. Ele pode receber pen-são por minha morte?

Sim. O menor tutelado equipara-se ao filho desde que seja comprovada a dependência econômica em relação ao servidor.

Sou pensionista há 5 anos e o valor do benefício nunca teve reajuste. É possível solicitar revisão de pensão?

Sim. Todos os pensionistas têm direito a revisão do benefício. Para realizar a solicitação, dirija-se a um dos Postos de Atendimento ou à sede da SPPREV com os documentos necessários.

Sou pensionista e convivo maritalmente. Corro o risco de perder meu benefício?

Sim. De acordo com a Lei nº 1.012/2007 o pensionista perde o benefício em decorrência de matrimônio ou união estável.

SPPREV é o novo órgão previdenciário do EstadoA mudança mais significativa para a previdência paulista nos últimos anos foi a criação de um gestor único para o regime próprio dos servidores titulares de cargo efetivo, capaz de unificar a gestão da concessão, manutenção e pagamento dos benefícios previdenciários do Estado.

A mudança mais significa-tiva para a previdência paulista nos últimos anos foi a criação de um gestor único para o regime próprio dos servidores titulares de cargo efetivo, capaz de unifi-car a gestão da concessão, manu-tenção e pagamento dos benefí-cios previdenciários do Estado.

A São Paulo Previdência - SPPREV, criada pela Lei Com-plementar nº1.010, de 1 de junho de 2007, é a autarquia responsá-vel pela gestão das aposentado-rias e pensões de todos os pode-res, órgãos e entidades, sem que, para isso, haja qualquer alteração nas regras de concessão e cálcu-lo. Ou seja, para os servidores e seus beneficiários, isto não representa nenhuma modifica-ção no valor dos benefícios que tenham respeitado as normas le-gais pertinentes.

A São Paulo Previdência – SPPREV logo em seguida à sua criação centralizou todas as informações previdenciá-rias do Estado. Atualmente, a autarquia já realiza o processa-mento das folhas de pagamento dos pensionistas civis e mili-tares. Durante o ano de 2010, a SPPREV assumirá a gestão das novas aposentadorias dos servidores e, em seguida, fará a absorção das aposentadorias já concedidas, conforme de-termina o Decreto nº 54.623, de 31 de jullho de 2009. Vale lembrar que a concessão de aposentadorias dos Tribunais de Justiça, do Ministério Públi-

Servidores estão representados nos Conselhos

A São Paulo Previdência – SPPREV, em sua estrutura organizacional, conta com dois Conselhos: o de Administração e o Fiscal, que têm composição paritária entre representantes do Governador e dos servidores. Estes Conselhos atuam ativamente como representantes diretos dos servidores dentro da autarquia.

O papel dos Conselhos é aprovar, deliberar e fiscalizar o trabalho realizado, sendo obrigatoriamente compostos por servidores públicos de cargo efetivo. O Conselho de Adminis-tração é composto por 14 membros efetivos e seus respectivos suplentes. O órgão de deliberação superior da SPPREV tem como função, entre outras, aprovar o regimento interno e o or-çamento anual da autarquia, assim como os relatórios anuais da Diretoria-executiva.

O Conselho Fiscal, por sua vez, é o órgão de fiscalização e controle interno da SPPREV. A análise das demonstrações financeiras e dos demais documentos contábeis da entidade é competência desses conselheiros, assim como o posterior en-caminhamento essa documentação ao Conselho de Adminis-tração. O Conselho Fiscal é composto por seis membros efeti-vos e seus respectivos suplentes.

Segundo o ex-presidente do Conselho de Administração da SPPREV e atual secretário-executivo dessa autarquia, José Roberto de Moraes, ”somos um dos órgãos mais democráticos do Estado, pois uma das preocupações na criação dos Conse-lhos foi dar voz aos servidores ativos, inativos e pensionistas, representados por membros eleitos pelas suas próprias associa-ções e sindicatos”, acrescenta.

No total a SPPREV tem 40 conselheiros, entre titulares e suplentes, os quais são servidores tanto indicados pelo go-vernador do Estado, quanto pelos militares, servidores ativos, inativos e pensionistas que os representam. Todos os membros dos Conselhos têm formação universitária e comprovada expe-riência profissional em áreas afins como: seguridade, adminis-tração, economia, finanças, direito, contabilidade, atuária ou engenharia.

Para mais informações sobre os Conselhos e os seus re-presentantes, acesse nosso site www.spprev.sp.gov.br.

Demonstrativo de pagamento agora é entregue em casa

pag. 2

Transparência na gestão pública é nosso compromisso

SPPREV recebe novos funcionários

pag. 3

Servidores são representados pelos Conselhos

pag. 4

Principais dúvidas no atendimento

pag. 4

ExpedienteSecretário da Fazenda:Mauro Ricardo Costa

Diretoria-executiva:Carlos Henrique Flory (Diretor-presidente), Carmen Silva Pagotto (Adminstração e Finanças), Maria Nunes Pires (Relacionamento com o Segurado), Karina

Spechoto (Benefícios Civis), Cel. Tomaz Alves Cangerana (Benefícios Militares)

Edição:Elke Mendonça (MTB CE 01423 JP) e Patrícia Costa (MTB 31.870)

Repórteres:Carolina Neves, Roberta Sena e Roberto Furuya

[email protected]

Tele-atendimento:

(11) 2902-6909 – (11) 4002-7738

Para conhecer o currículo da Diretoria acesse:

www.spprev.sp.gov.br

SECRETARIA DA FAZENDA

30298001 jornal.indd 2-3 3/11/10 11:45 AM

Informativo São Paulo Previdência Informativo São Paulo Previdência

2 3

Demonstrativo de pagamento agora é entregue em casa

Desde agosto de 2009, a São Paulo Previdência – SPPREV passou a processar a folha de pagamento dos pensionistas em um novo sistema. Uma das novas medidas adotadas foi a entrega do Demonstrativo de Pagamento dos pensionistas no endereço residencial cadastrado no órgão. Esse procedimento foi uma decisão da autarquia com o objetivo de trazer maior comodidade e atender inclusive, aos benefi ciários com difi culdade de locomoção e os que residem em regiões onde não estão localizadas agências do Banco Nossa Caixa ou do Banco do Brasil.

O Demonstrativo de Pagamento está disponível ainda para consulta e impressão na internet. Para acessá-lo, basta visitar nosso site www.spprev.sp.gov.br e selecionar o serviço “Demonstrativo de Pagamento” no canto superior esquerdo da tela. Para o primeiro acesso, apenas é necessário informar o número do CPF e a data de nascimento. A partir daí, para sua maior segurança, você pode cadastrar uma senha que deverá ser pessoal e intransferível.

Caso o pensionista não deseje receber o Demonstrativo de Pagamento em casa e opte somente pela consulta e impressão on-line, deve realizar a opção no próprio site, por meio da nossa central de atendimento telefônico ou pessoalmente em qualquer um dos nossos pontos de atendimento.

Falha no recebimento

Se você não está recebendo o Demonstrativo em sua residência, o endereço cadastrado conosco provavelmente deve estar incorreto. Para atualizar seu endereço e receber normalmente o demonstrativo em sua casa, entre em contato com nossa Central de Atendimento, por meio dos números (11) 2902-6909 e (11) 4002-7738, ou compareça à sede da SPPREV ou a um dos postos regionais. Os endereços e telefones de todos os postos da autarquia estão disponíveis em nosso endereço eletrônico.

Prezado (a),

É com imensa satisfação que apresento para você o in-formativo nº 1 da São Paulo Previdência – SPPREV. Por meio deste veículo, preten-demos aumentar o diálogo com o nosso benefi ciário e mantê-lo atualizado de todas as atividades realizadas por esta nova autarquia. A SP-PREV encontra-se em ple-na atividade há pouco mais

de um ano e, desde então, vem realizando todas as adequações necessárias para melhor atender os seus segurados.

Nesse primeiro número, vocês encontrarão res-postas para as principais dúvidas registradas em nos-so atendimento; entenderão por que a SPPREV foi criada; e ainda conhecerão o trabalho fundamental realizado pelos nossos conselheiros.

Este novo canal de comunicação tem uma perio-dicidade bimestral, porém, o acompanhamento do nosso trabalho pode ser realizado de forma perma-nente em nosso endereço eletrônico: www.spprev.sp.gov.br, com atualização diária das informações. Em nosso site temos ainda todas as informações ne-cessárias e a documentação exigida para dar início no processo de pensão inicial, além de toda a legisla-ção previdenciária referente.

Ainda pelo nosso endereço eletrônico, você pode acessar a ouvidoria da SPPREV, que tem por objeti-vo atender as demandas não devidamente esclareci-das no atendimento, assim como acolher críticas e sugestões.

Para dúvidas, sugestões de matérias e informa-ções você também pode acessar o nosso canal dire-to: o Fale Conosco. Esse canal foi construído para aproximá-lo da administração e juntos construirmos um órgão de excelência.

Cordialmente,

Carlos Henrique FloryDiretor-presidente da SPPREV

co, da Assembléia Legislativa, do Tribunal de Contas e das Universidades permanecerão sendo realizadas pelo chefe do respectivo poder, somente sen-do remetidas à SPPREV para formalização e inclusão na fo-lha de pagamento.

Para atender os benefi ciários com mais efi ciência e agilida-de, está sendo implantada uma nova metodologia de gestão previdenciária que está trans-formando a concessão e a ma-nutenção dos benefícios em um processo digital. Foi realizado também um concurso público com 325 vagas, sendo 75 para analistas previdenciários (nível superior) e 250 para técnicos previdenciários (nível médio). Está em processo ainda a mo-dernização dos postos regionais e a ampliação dos serviços aten-dimento telefônico, com o obje-tivo de oferecer maior efi ciência e comodidade aos usuários de

serviços da SPPREV. Em suma, todas as metas estabelecidas desde a fundação da SPPREV estão sendo cumpridas e todos os esforços realizados para que as bases do sistema previden-ciário do futuro sejam sólidas e possam gerir com efi ciência e segurança o Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de São Paulo.

Edifício-sede

Desde 21 de dezembro de 2009 o atendimento da São Paulo Previdência - SPPREV passou a ser realizado no novo edifício-sede, na Rua Bela Cin-tra, nº 657, Consolação. O ho-rário de atendimento ao público permanece das 9 às 16 horas. A nova sede está localizada entre as ruas Matias Aires e Fernan-do de Albuquerque, próximo à estação Consolação da Linha 2 (verde) do Metrô.

O primeiro processo de se-leção ofereceu 325 vagas, sen-do 250 para técnico em gestão previdenciária, com exigência de nível médio, e 75 para ana-lista em gestão previdenciária, com nível superior, para atu-arem na sede da SPPREV ou em um dos 13 locais de aten-dimento, espalhados pelo Es-tado de São Paulo. O concur-so recebeu 74.496 inscrições, sendo 66.496 para o cargo de técnico e 8.027 para o cargo de analista.

Os candidatos convocados assumiram suas funções a par-tir de dezembro de 2009. Das 325 vagas, 83 foram preenchi-das na primeira chamada, sen-do 53 técnicos e 30 analistas. Os novos servidores aprovados por meio de concurso atuam em funções típicas e especia-

lizadas da administração do regime próprio e nas funções técnico-administrativas da au-tarquia. Esses funcionários têm suas relações de trabalho regi-das pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), em regime de emprego público.

Convocação 2010

Até o fi nal de março deste ano serão convocados todos os analistas previdenciários apro-vados no concurso público. Até junho está previsto que sejam chamados todos os técnicos previdenciários, completando assim o quadro de pessoal da SPPREV. Caso ainda restem vagas a serem preenchidas, será realizado um novo concur-so público com vagas direcio-nadas para as áreas que neces-sitarem de reforços.

Com a criação da São Paulo Previdência - SPPREV surgiu a necessidade de servidores especializados para a absorção de todas as funções previdenciárias do Estado. Assim, em 2009 foi aprovada a Lei Complementar nº 1.058, que criou a estrutura organizacional desta autarquia.

SPPREV recebe novos funcionários

A Secretaria da Fazenda (SE-FAZ) está em processo de contínua modernização para melhor atender ao cidadão e ao contribuinte por meio de um novo modelo de gestão pública, fundamentado em trans-parência e utilidade. Com isso, a SEFAZ objetiva fornecer serviços

mais efi cientes, ser um modelo de administração pública e dispo-nibilizar instrumentos de acompanhamento e informação sobre as contas do Estado para a sociedade.

Transparência na gestão pública é nosso compromisso

Para alcançar tais objetivos estratégicos, é fundamental criar meios de comunicação institucional que garantam a plena infor-mação das ações praticadas pela Secretaria. Como a SPPREV é uma autarquia vinculada a SEFAZ, é parte da sua responsabilida-de ajudar no cumprimento dessas metas, seguindo as estratégias estabelecidas pela Secretaria.

Dessa forma, a iniciativa da SPPREV em criar este boletim informativo conta com o apoio do Secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa. ”A SPPREV, por meio do seu jornal, está demo-cratizando a informação entre seus benefi ciários e tornando reais as metas estabelecidas pela nossa gestão”, disse o Secretário.

30298001 jornal.indd 4-5 3/11/10 11:45 AM

Informativo São Paulo Previdência Informativo São Paulo Previdência

2 3

Demonstrativo de pagamento agora é entregue em casa

Desde agosto de 2009, a São Paulo Previdência – SPPREV passou a processar a folha de pagamento dos pensionistas em um novo sistema. Uma das novas medidas adotadas foi a entrega do Demonstrativo de Pagamento dos pensionistas no endereço residencial cadastrado no órgão. Esse procedimento foi uma decisão da autarquia com o objetivo de trazer maior comodidade e atender inclusive, aos benefi ciários com difi culdade de locomoção e os que residem em regiões onde não estão localizadas agências do Banco Nossa Caixa ou do Banco do Brasil.

O Demonstrativo de Pagamento está disponível ainda para consulta e impressão na internet. Para acessá-lo, basta visitar nosso site www.spprev.sp.gov.br e selecionar o serviço “Demonstrativo de Pagamento” no canto superior esquerdo da tela. Para o primeiro acesso, apenas é necessário informar o número do CPF e a data de nascimento. A partir daí, para sua maior segurança, você pode cadastrar uma senha que deverá ser pessoal e intransferível.

Caso o pensionista não deseje receber o Demonstrativo de Pagamento em casa e opte somente pela consulta e impressão on-line, deve realizar a opção no próprio site, por meio da nossa central de atendimento telefônico ou pessoalmente em qualquer um dos nossos pontos de atendimento.

Falha no recebimento

Se você não está recebendo o Demonstrativo em sua residência, o endereço cadastrado conosco provavelmente deve estar incorreto. Para atualizar seu endereço e receber normalmente o demonstrativo em sua casa, entre em contato com nossa Central de Atendimento, por meio dos números (11) 2902-6909 e (11) 4002-7738, ou compareça à sede da SPPREV ou a um dos postos regionais. Os endereços e telefones de todos os postos da autarquia estão disponíveis em nosso endereço eletrônico.

Prezado (a),

É com imensa satisfação que apresento para você o in-formativo nº 1 da São Paulo Previdência – SPPREV. Por meio deste veículo, preten-demos aumentar o diálogo com o nosso benefi ciário e mantê-lo atualizado de todas as atividades realizadas por esta nova autarquia. A SP-PREV encontra-se em ple-na atividade há pouco mais

de um ano e, desde então, vem realizando todas as adequações necessárias para melhor atender os seus segurados.

Nesse primeiro número, vocês encontrarão res-postas para as principais dúvidas registradas em nos-so atendimento; entenderão por que a SPPREV foi criada; e ainda conhecerão o trabalho fundamental realizado pelos nossos conselheiros.

Este novo canal de comunicação tem uma perio-dicidade bimestral, porém, o acompanhamento do nosso trabalho pode ser realizado de forma perma-nente em nosso endereço eletrônico: www.spprev.sp.gov.br, com atualização diária das informações. Em nosso site temos ainda todas as informações ne-cessárias e a documentação exigida para dar início no processo de pensão inicial, além de toda a legisla-ção previdenciária referente.

Ainda pelo nosso endereço eletrônico, você pode acessar a ouvidoria da SPPREV, que tem por objeti-vo atender as demandas não devidamente esclareci-das no atendimento, assim como acolher críticas e sugestões.

Para dúvidas, sugestões de matérias e informa-ções você também pode acessar o nosso canal dire-to: o Fale Conosco. Esse canal foi construído para aproximá-lo da administração e juntos construirmos um órgão de excelência.

Cordialmente,

Carlos Henrique FloryDiretor-presidente da SPPREV

co, da Assembléia Legislativa, do Tribunal de Contas e das Universidades permanecerão sendo realizadas pelo chefe do respectivo poder, somente sen-do remetidas à SPPREV para formalização e inclusão na fo-lha de pagamento.

Para atender os benefi ciários com mais efi ciência e agilida-de, está sendo implantada uma nova metodologia de gestão previdenciária que está trans-formando a concessão e a ma-nutenção dos benefícios em um processo digital. Foi realizado também um concurso público com 325 vagas, sendo 75 para analistas previdenciários (nível superior) e 250 para técnicos previdenciários (nível médio). Está em processo ainda a mo-dernização dos postos regionais e a ampliação dos serviços aten-dimento telefônico, com o obje-tivo de oferecer maior efi ciência e comodidade aos usuários de

serviços da SPPREV. Em suma, todas as metas estabelecidas desde a fundação da SPPREV estão sendo cumpridas e todos os esforços realizados para que as bases do sistema previden-ciário do futuro sejam sólidas e possam gerir com efi ciência e segurança o Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de São Paulo.

Edifício-sede

Desde 21 de dezembro de 2009 o atendimento da São Paulo Previdência - SPPREV passou a ser realizado no novo edifício-sede, na Rua Bela Cin-tra, nº 657, Consolação. O ho-rário de atendimento ao público permanece das 9 às 16 horas. A nova sede está localizada entre as ruas Matias Aires e Fernan-do de Albuquerque, próximo à estação Consolação da Linha 2 (verde) do Metrô.

O primeiro processo de se-leção ofereceu 325 vagas, sen-do 250 para técnico em gestão previdenciária, com exigência de nível médio, e 75 para ana-lista em gestão previdenciária, com nível superior, para atu-arem na sede da SPPREV ou em um dos 13 locais de aten-dimento, espalhados pelo Es-tado de São Paulo. O concur-so recebeu 74.496 inscrições, sendo 66.496 para o cargo de técnico e 8.027 para o cargo de analista.

Os candidatos convocados assumiram suas funções a par-tir de dezembro de 2009. Das 325 vagas, 83 foram preenchi-das na primeira chamada, sen-do 53 técnicos e 30 analistas. Os novos servidores aprovados por meio de concurso atuam em funções típicas e especia-

lizadas da administração do regime próprio e nas funções técnico-administrativas da au-tarquia. Esses funcionários têm suas relações de trabalho regi-das pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), em regime de emprego público.

Convocação 2010

Até o fi nal de março deste ano serão convocados todos os analistas previdenciários apro-vados no concurso público. Até junho está previsto que sejam chamados todos os técnicos previdenciários, completando assim o quadro de pessoal da SPPREV. Caso ainda restem vagas a serem preenchidas, será realizado um novo concur-so público com vagas direcio-nadas para as áreas que neces-sitarem de reforços.

Com a criação da São Paulo Previdência - SPPREV surgiu a necessidade de servidores especializados para a absorção de todas as funções previdenciárias do Estado. Assim, em 2009 foi aprovada a Lei Complementar nº 1.058, que criou a estrutura organizacional desta autarquia.

SPPREV recebe novos funcionários

A Secretaria da Fazenda (SE-FAZ) está em processo de contínua modernização para melhor atender ao cidadão e ao contribuinte por meio de um novo modelo de gestão pública, fundamentado em trans-parência e utilidade. Com isso, a SEFAZ objetiva fornecer serviços

mais efi cientes, ser um modelo de administração pública e dispo-nibilizar instrumentos de acompanhamento e informação sobre as contas do Estado para a sociedade.

Transparência na gestão pública é nosso compromisso

Para alcançar tais objetivos estratégicos, é fundamental criar meios de comunicação institucional que garantam a plena infor-mação das ações praticadas pela Secretaria. Como a SPPREV é uma autarquia vinculada a SEFAZ, é parte da sua responsabilida-de ajudar no cumprimento dessas metas, seguindo as estratégias estabelecidas pela Secretaria.

Dessa forma, a iniciativa da SPPREV em criar este boletim informativo conta com o apoio do Secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa. ”A SPPREV, por meio do seu jornal, está demo-cratizando a informação entre seus benefi ciários e tornando reais as metas estabelecidas pela nossa gestão”, disse o Secretário.

30298001 jornal.indd 4-5 3/11/10 11:45 AM

Informativo São Paulo Previdência

4

Informativo

São Paulo PrevidênciaSão Paulo, 26 de fevereiro de 2010 1a edição Ano 1

Principais dúvidas no atendimento

Tenho um neto menor de idade e gostaria de deixar uma pensão para ele por meio da Declaração de Vontade. É possível?

Não. A Declaração de Vontade era válida até a publicação da Lei Complementar nº 1.012/2007, que define os dependentes para recebimento do benefício.Para visualizar a lei na íntegra, acesse nosso site: www.spprev.sp.gov.br.

Eu e minha irmã recebemos pensão de meu falecido pai. Ela completou 21 anos em janeiro desse ano. Tenho o direito de receber a parte dela?

Não. A reversão de cota-parte, ou seja, a transferência de uma porcentagem do benefício a outro pensionista só ocorre em casos de pai para filho, e vice-versa. No caso de irmãos, não é possível solicitar esse procedimento.

Não estou recebendo meus holerites em casa e gostaria de atualizar meu endereço. Como posso fazer isso?

Há duas maneiras de atualizar seu endereço: pessoalmente, em um de nossos postos, ou por meio de nossa Central de Atendimento. Todas as informações estão disponíveis em www.spprev.sp.gov.br.

Tenho a tutela de um menor. Ele pode receber pen-são por minha morte?

Sim. O menor tutelado equipara-se ao filho desde que seja comprovada a dependência econômica em relação ao servidor.

Sou pensionista há 5 anos e o valor do benefício nunca teve reajuste. É possível solicitar revisão de pensão?

Sim. Todos os pensionistas têm direito a revisão do benefício. Para realizar a solicitação, dirija-se a um dos Postos de Atendimento ou à sede da SPPREV com os documentos necessários.

Sou pensionista e convivo maritalmente. Corro o risco de perder meu benefício?

Sim. De acordo com a Lei nº 1.012/2007 o pensionista perde o benefício em decorrência de matrimônio ou união estável.

SPPREV é o novo órgão previdenciário do EstadoA mudança mais significativa para a previdência paulista nos últimos anos foi a criação de um gestor único para o regime próprio dos servidores titulares de cargo efetivo, capaz de unificar a gestão da concessão, manutenção e pagamento dos benefícios previdenciários do Estado.

A mudança mais significa-tiva para a previdência paulista nos últimos anos foi a criação de um gestor único para o regime próprio dos servidores titulares de cargo efetivo, capaz de unifi-car a gestão da concessão, manu-tenção e pagamento dos benefí-cios previdenciários do Estado.

A São Paulo Previdência - SPPREV, criada pela Lei Com-plementar nº1.010, de 1 de junho de 2007, é a autarquia responsá-vel pela gestão das aposentado-rias e pensões de todos os pode-res, órgãos e entidades, sem que, para isso, haja qualquer alteração nas regras de concessão e cálcu-lo. Ou seja, para os servidores e seus beneficiários, isto não representa nenhuma modifica-ção no valor dos benefícios que tenham respeitado as normas le-gais pertinentes.

A São Paulo Previdência – SPPREV logo em seguida à sua criação centralizou todas as informações previdenciá-rias do Estado. Atualmente, a autarquia já realiza o processa-mento das folhas de pagamento dos pensionistas civis e mili-tares. Durante o ano de 2010, a SPPREV assumirá a gestão das novas aposentadorias dos servidores e, em seguida, fará a absorção das aposentadorias já concedidas, conforme de-termina o Decreto nº 54.623, de 31 de jullho de 2009. Vale lembrar que a concessão de aposentadorias dos Tribunais de Justiça, do Ministério Públi-

Servidores estão representados nos Conselhos

A São Paulo Previdência – SPPREV, em sua estrutura organizacional, conta com dois Conselhos: o de Administração e o Fiscal, que têm composição paritária entre representantes do Governador e dos servidores. Estes Conselhos atuam ativamente como representantes diretos dos servidores dentro da autarquia.

O papel dos Conselhos é aprovar, deliberar e fiscalizar o trabalho realizado, sendo obrigatoriamente compostos por servidores públicos de cargo efetivo. O Conselho de Adminis-tração é composto por 14 membros efetivos e seus respectivos suplentes. O órgão de deliberação superior da SPPREV tem como função, entre outras, aprovar o regimento interno e o or-çamento anual da autarquia, assim como os relatórios anuais da Diretoria-executiva.

O Conselho Fiscal, por sua vez, é o órgão de fiscalização e controle interno da SPPREV. A análise das demonstrações financeiras e dos demais documentos contábeis da entidade é competência desses conselheiros, assim como o posterior en-caminhamento essa documentação ao Conselho de Adminis-tração. O Conselho Fiscal é composto por seis membros efeti-vos e seus respectivos suplentes.

Segundo o ex-presidente do Conselho de Administração da SPPREV e atual secretário-executivo dessa autarquia, José Roberto de Moraes, ”somos um dos órgãos mais democráticos do Estado, pois uma das preocupações na criação dos Conse-lhos foi dar voz aos servidores ativos, inativos e pensionistas, representados por membros eleitos pelas suas próprias associa-ções e sindicatos”, acrescenta.

No total a SPPREV tem 40 conselheiros, entre titulares e suplentes, os quais são servidores tanto indicados pelo go-vernador do Estado, quanto pelos militares, servidores ativos, inativos e pensionistas que os representam. Todos os membros dos Conselhos têm formação universitária e comprovada expe-riência profissional em áreas afins como: seguridade, adminis-tração, economia, finanças, direito, contabilidade, atuária ou engenharia.

Para mais informações sobre os Conselhos e os seus re-presentantes, acesse nosso site www.spprev.sp.gov.br.

Demonstrativo de pagamento agora é entregue em casa

pag. 2

Transparência na gestão pública é nosso compromisso

SPPREV recebe novos funcionários

pag. 3

Servidores são representados pelos Conselhos

pag. 4

Principais dúvidas no atendimento

pag. 4

ExpedienteSecretário da Fazenda:Mauro Ricardo Costa

Diretoria-executiva:Carlos Henrique Flory (Diretor-presidente), Carmen Silva Pagotto (Adminstração e Finanças), Maria Nunes Pires (Relacionamento com o Segurado), Karina

Spechoto (Benefícios Civis), Cel. Tomaz Alves Cangerana (Benefícios Militares)

Edição:Elke Mendonça (MTB CE 01423 JP) e Patrícia Costa (MTB 31.870)

Repórteres:Carolina Neves, Roberta Sena e Roberto Furuya

[email protected]

Tele-atendimento:

(11) 2902-6909 – (11) 4002-7738

Para conhecer o currículo da Diretoria acesse:

www.spprev.sp.gov.br

SECRETARIA DA FAZENDA

30298001 jornal.indd 2-3 3/11/10 11:45 AM