sospress 38

16
ÓRGÃO INFORMATIVO E FORMATIVO DAS ALDEIAS INFANTIS SOS CABO VERDE Um lar de amor para cada criança SOS PRESS Nº 38 Maio de 2012 Aldeias Infantis SOS Cabo Verde condecorada com a 1ª Classe da Medalha de Mérito pelo Presidente da República O grande marco de 2011

Upload: nilton-cabral

Post on 24-Jul-2015

10.657 views

Category:

Documents


42 download

TRANSCRIPT

Page 1: SOSPress 38

ÓRGÃO INFORMATIVO E FORMATIVO DAS ALDEIAS INFANTIS SOS CABO VERDE

Um lar de amor para cada criança

SOS PRESSNº 38 Maio de 2012

Aldeias Infantis SOS Cabo Verde condecorada com a 1ª Classe da Medalha de Mérito pelo Presidente da República

O grande marco de 2011

Page 2: SOSPress 38

SOS PRESS2

ÍndiceEditorial

Dionísio Simões Pereira*

Ficha técnica

– Propriedade: Direcção Nacional das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde – Director Nacional: Dionísio Simões Pereira – Editora Nacional: Ângela Pereira – Coordenador de Comunicação: Nilton Cabral – Telefone: 264 73 79 – Fax: 264 73 82 – C.P.: 179-C Achada de São Filipe – Praia - email: [email protected] – Site oficial: http://www.soscapvert.org – Blog: www.soscapvert.blogspot.com – Design Gráfico: Bernardo Gomes Lopes – Foto de capa: Tó Gomes – Tiragem: 1000 exemplares – Impressão: Tipografia Santos, Lda – Praia – Cabo Verde

Índice

SOS Cabo Verde elegida parceira de Responsabilidade

Social dos CVMA 2012 – Pág. 4

Conheça QUEM É QUEM NA SOS CABO VERDE – Págs. 5, 6, 7 e 8

Entrevista com Tia Valita – Pág.11

Pulsar das Aldeias Infantis SOS

– Págs. 14 e 15

Nesta edição damos a conhecer os colaboradores de todas as unidades SOS, para que nossos amigos possam ter uma ideia dos recursos humanos que se encontram na retaguarda do grande trabalho social que Aldeias Infantis SOS têm vindo a realizar em Cabo Verde. “Quem é quem” revela os colaboradores que fazem uso dos meios materiais e financeiros, colocados à sua disposição pelos padrinhos, amigos e parceiros SOS, nacionais e internacionais, para que a missão SOS seja realizada com a qualidade reconhe-cida pela sociedade cabo-verdiana.

O significativo incremento da rede de parceiros e ami-gos das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, ao longo dos últimos seis meses, constituem um marco assinalável que tem feito empolgar e impulsionar os colaboradores SOS a assumirem novos e mais elevados desafios. A amplitude da rede dos parceiros SOS pode ser percecionada pelos logo-tipos figurantes nas diversas páginas da presente edição, enquanto o rol apresentado de novos padrinhos está agora encabeçada pela Primeira-dama de Cabo Verde – Dra. Lí-gia Fonseca, que doravante é a Madrinha de Honra SOS.

Visando contemplar mais crianças, mais famílias e mais comunidades em dificuldades, são necessários mais ami-gos SOS. Por isso, apela-se a cada um dos actuais padri-nhos no sentido de reforçar sua contribuição para a causa SOS, sensibilizando mais uma pessoa amiga a tornar-se padrinho ou madrinha SOS.

De entre os novos e grandes desafios agora assumidos, constam as intervenções mais direcionadas em Mindelo, através dos centros de intervenção comunitária em Ribei-ra Craquinha, Ribeira Bote e Bela Vista, que mobilizaram em torno de objectivos comuns, mais de uma vintena de organizações e instituições interessadas na melhoria das condições de vida de crianças e famílias desprovidas de meios susceptíveis de as assegurar condigno usufruto dos seus direitos fundamentais.

Um destaque particular é acordado aos CVMA – Cabo Verde Music Awards, que viu na nossa organização enti-dade credível para dela fazer o parceiro da sua responsa-bilidade social, facto que está funcionando como elemento catalisador de mais aliados.

Há que se reconhecer e congratular com o muito que já se fez no domínio da proteção infantil em Cabo Verde, graças à ampla rede de intervenientes no sector social. Po-rém, muito resta por fazer em diversas áreas geográficas do país e os protagonismos institucionais deverão ceder alugar a acções coordenadas e complementadas que ali-mentem a produção sinérgica de eficientes mecanismos de intervenção social com forte impacto junto das crianças, das famílias e das comunidades carentes de uma mão amiga.

Todos os nossos amigos, parceiros e padrinhos têm razões para se sentirem orgulhosos do colossal trabalho SOS que ajudam a substantificar. Nesta óptica, todos os colaboradores SOS continuarão a dar seu melhor para que a qualidade do serviço até agora prestada prossiga, e seja melhorada.

Contamos com todos e a todos agradecemos pela valio-síssima colaboração.

* Director Nacional

Page 3: SOSPress 38

3SOS PRESS

Ficha técnica

– Propriedade: Direcção Nacional das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde – Director Nacional: Dionísio Simões Pereira – Editora Nacional: Ângela Pereira – Coordenador de Comunicação: Nilton Cabral – Telefone: 264 73 79 – Fax: 264 73 82 – C.P.: 179-C Achada de São Filipe – Praia - email: [email protected] – Site oficial: http://www.soscapvert.org – Blog: www.soscapvert.blogspot.com – Design Gráfico: Bernardo Gomes Lopes – Foto de capa: Tó Gomes – Tiragem: 1000 exemplares – Impressão: Tipografia Santos, Lda – Praia – Cabo Verde

O Centro Social SOS do Min-delo está a desenvolver uma nova metodologia de

actuação baseada na intervenção comunitária. A grande aposta para dar corpo a este novo conceito tem como base o envolvimento de par-cerias fortes, daí a assinatura de pro-tocolo, na manhã de 31 de Março, com várias instituições ligadas às causas sociais e associações comuni-tárias da ilha de São Vicente, nome-adamente: Câmara Municipal de São Vicente, Hospital Baptista de Sousa, Delegacia de Saúde de São Vicente, VerdeFam, IEFP, Centro de Desen-volvimento Social do Ministério da Juventude, Emprego e Desenvolvi-mento dos Recursos Humanos, FICA-SE, ONDS, Direcção Geral de Ensi-no e Formação de Adultos, Morabi,

Polícia Nacional, OMCV, Emprofac, Irmãs Adoradas Escravas de Santíssi-mo Sacramento e da Caridade Cabo Verde – Mindelo, Pão da Vida, Igre-ja do Nazareno, Associação Guenta Barra, Espaço Jovem, Associação Pais Encarregado de Educação Mão Soli-dária, ADS Bela Vista, Futebol Clube Juventude, Associação Desportiva e Recreativa Vasquianos e Jardim de Infância Novos Amigos.

A Directora do Centro Social SOS do Mindelo, Graça Gomes, disse que “nós estamos a mudar de abordagem, a sair do Centro e pas-sar para a Comunidade, no sentido de conseguir fazer um trabalho mais conciso e com a ajuda de todos os intervenientes. Acrescenta Graça Gomes que se trata de um trabalho com a comunidade, impulsionando

a comunidade para a mudança e so-bretudo para prevalecer a protecção e os direitos das crianças”.

A ideia é reforçar a capacidade de intervenção das associações lo-cais para que sejam elas mesmas a promover o desenvolvimento social e das comunidades e as famílias para que possam ser elas a cuidarem das crianças.

A funcionar desde 2009, o Cen-tro Social do Mindelo beneficia 540 crianças, provenientes de 73 famí-lias. A frequência diária é de 120 crianças que vão ser transferidas para as comunidades e os parceiros.

Ribeira de Craquinha, Bela Vista e Ribeira Bote são as 3 comunidades contempladas com esta nova abor-dagem, podendo futuramente alar-gar-se a outras localidades da ilha.

Centro Social SOS do Mindelo aposta em parcerias para promoção

de intervenções comunitárias

‘’Eduquem as crianças e não será preciso castigar os homens’’ Pitagoras

aSSOciaÇÃO cOMUnitÁRia PaRa O DESEnVOLViMEntO DO BRaSiL

Page 4: SOSPress 38

SOS PRESS4

A segunda edição dos Cabo Verde Music Awards (CVMA) aconteceu no dia 10 de Março, na Assembleia Nacional, e este ano o Grande Evento Musical de Cabo Verde elegeu as Aldeias Infantis SOS Cabo Verde como “Parcei-ra de Responsabilidade Social”, como forma de ajudar as crian-ças, as famílias e as comunidades apoiadas pela SOS Cabo Verde.

Durante a gala, um vídeo ins-titucional que retracta o trabalho das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde foi divulgado, na presença de mais de 800 pessoas que assis-

tiam ao evento na Assembleia Na-cional, apresentando a organiza-ção desde os seus primórdios e a sua primeira intervenção no país, aquando da construção da primei-ra Aldeia Infantil SOS no planalto de Assomada, no coração da ilha de Santiago.

Sendo parceira de responsa-bilidade social do ano, a SOS Cabo Verde recebeu um simbó-lico cheque de 10% das receitas da venda de bilhetes, no valor de 125.000$00 CVE recebido das mãos do Director Financeiro dos CVMA, Zito Sequeira.

O artista Bob, de As-somada, Santa Catarina de Santiago, foi galardoa-do pelos CVMA 2012, na noite do dia 10 de Mar-ço, com o Prémio Acção Social.

A organização dos Cabo Verde Music Awar-ds (CVMA) presta assim o devido reconhecimento ao artista de “Rapacinhu Lantuna” pelo trabalho que vem desenvolven-

do junto das crianças e adolescentes das Aldeias Infantis SOS Cabo Ver-de, das quais ele também fez parte. Mas do que um mestre e professor de música, Bob tem-se reve-lado um exemplo de luta, coragem e perseverança não só para com os seus alunos, mas também, para todas as crianças das Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde.Dois dias antes da gala,

dia 8 de Março, um gru-po de artistas dos CVMA visitou a Aldeia Infantil SOS Assomada e tiveram a oportunidade de conhecer in loco os trabalhos reali-zados pela organização. Na bagagem levaram do-nativos para as crianças e a Jornalista da Rádio Televi-são Portuguesa (RTP), Ma-ria João Silveira, foi o rosto dessa visita realizada e as-

sumiu que doravante seria Embaixadora da Boa Von-tade da SOS Cabo Verde.

Os artistas e a comitiva que visitaram a Aldeia In-fantil SOS Assomada foram informados das Campanhas de Apadrinhamento Nacio-nal que se pretendem rea-lizar no país e na diáspora, cujo objectivo é mobilizar Padrinhos SOS e os artistas mostraram-se sensibiliza-dos com a ideia.

SOS Cabo Verde elegida parceira de Responsabilidade Social dos CVMA 2012

Bob é Prémio Acção Social dos CVMA 2012

Grupo de artistas dos CVMA visita Aldeia Infantil SOS Assomada

Page 5: SOSPress 38

5SOS PRESS

Dionísio Simões PereiraDirector Nacional

Víctor ConstantinoConselheiro de

Desenvolvimento de Fundos e Comunicação

Maria José FreireConselheira Nacional

para Recursos Humanos e Desenvolvimento

Organizacional

Alexandre RochaConselheiro Nacional de Desenvolvimento e

Programas

Giselle Fortes Chefe de Contabilidade

Cláudia SantosCoordenadora de

Cuidados Básicos da Família e Educação

Etervina HikwamataCoordenadora de

Tecnologia e Informática

Luís DiasSecretário Administrativo

Samira MoreiraEncarregada

de Serviços Gerais

Adilson OliveiraGuarda

Eduíno GomesGuarda

Gabriel GomesCondutor

José SemedoGuarda

David FariaCondutor

Edgarda TavaresCoordenadorade Parcerias

e Fundos Públicos

Edson CarvalhoCoordenador das

Actividades Geradoras de Rendimentos e Eventos

Ângela PereiraAssistente de Comunicação

Nilton CabralCoordenador deApadrinhamento

Internacional e Comunicação

Ana TavaresCoordenadora pelo

Apadrinhamento Nacional

Isabelle ClemencePresidente

Josef KittlMembro do Conselho

da Administração

Hermann BoehlerMembro do Conselho

da Administração

Zacarias PinaMembro do Conselho

da Administração

Luísa LoboMembro do Conselho

da Administração

Fundação das Aldeias Infantis SOS

Direcção Nacional

QUEM É QUEM NA SOS CABO VERDE

Page 6: SOSPress 38

SOS PRESS6

Bruno Tavares MorenoAssistente de Director

Ilídio da Veiga MoreiraEducador de Jovens

Maria Paula TavaresTia SOS

Edson da MouraAssistente de Educador

de Jovens

Amália Soares BorgesMãe SOS

Maria MoreiraMãe SOS

Felisberta Correia Semedo – Tia SOS

Ermelinda Mendes da Veiga

Encarregada de Serviços Gerais

Ana Cristina BarrosCoordenadora Local de

FSP Rincão

Gracinda Correia Ribeiro

Monitora KG

Maria Ana PereiraTia SOS

Ualter CorreiaContabilista

Ansumane CassamaResponsável

de Manutenção

Maria Alice MonteiroMãe SOS

Anastácia Martins Rocha – Mãe SOS

Maria Madalena CorreiaAssistente Social

Maria de Lourdes Fernandes – Tia SOS

Maria de Assunção Tavares – Tia SOS

Maria Filomena PereiraVigilante

Maria Emília V. SemedoMãe SOS

Júlia da VeigaEncarregada

de Serviços Gerais

Carlos Alberto SemedoSecretário Administrativo

Natália Silva Mãe SOS

Maria Maria Ruth R. de Carvalho

Monitora KG

Maria Conceição PinaMonitora KG

Maria Natalina T. LopesTia SOS

Eloisa de PinaVigilante

Maria Alice Fernandes T. Silva – Mãe SOS

Maria Teresa CorreiaMãe SOS

Sidney A. DelgadoCoordenador Local

de Educação

Maria Tereza da LombaMãe SOS

Ângela R. RochaMonitora KG

Zeferino Pereira RochaGuarda

Domingos Gomes SemedoGuarda

Domingos Gomes FonsecaPorteiro

Manuel António Moreira Pereira – Condutor

Domingos Lopes Pereira

Jardineiro

Carlos Alberto MemdesPorteiro

Aldeia Infantil SOS Assomada

José Rito Baptista TeixeiraDirector da Aldeia

103.1 FM (Santiago)105.1 FM (S. Vicente)

Maria de Fátima Varela Mãe SOS

Page 7: SOSPress 38

7SOS PRESS

Nelson Monteiro Mendes Alves

Educador de Jovens

Adilson Lopes FerreiraAssistente do Director

Danilson António Borges Semedo

Secretário Administrativo

Sónia Maria Vaz Tavares

Coordenadora Local de Educação

Virgínia Maria dos Santos Fernandes

Ajudante dos Serviços Gerais

Jorge OliveiraContabilista

Bernardino Lopes MorenoCondutor

Paulino Vaz MonizCoordenador Local do

Programa do Reforço da Estrutura Familiar

José Luís MonteiroJardineiro

Fernando Jorge Tavares Pinto

Director da AldeiaBenjamim Cabral

BorgesPorteiro

Elisabeth Pereira FurtadoTia SOS

Elizandro Moreira GomesPorteiro

José Carlos TavaresResponsável pela

manutenção

Maria Assunção FurtadoMãe SOS

Maria Helena Tavares RibeiroTia SOS

Olivia Maria Borges SemedoMãe SOS

Paulina de Fátima Lopes Ferreira

Mãe SOS

Zaida Manuel Tavares Lopes

Monitora do Jardim Infantil

Zenaida Maria Afonseca Monteiro

Monitora do Jardim Infantil

Ângela Moreno SemedoTia SOS

Aldeia Infantil SOS São Domingos

Adriana da Cruz RoqueMonitora do Jardim

Infantil - Assistente de Saúde

Ana Francisca VarelaMãe SOS

Arlinda Pereira de Carvalho

Ajudante dos Serviços Gerais do Jardim Infantil

Celestina Pereira da SilvaMãe SOS

Constantino Correia Pereira

Guarda-Nocturno

Elisabete Correia Pereira

Vigilante do Jardim Infantil

Ernestina Moreno GoçalvesMãe SOS

Felisberta Garcia VieiraMãe SOS

Lisete Rodrigues Fontes

Mãe SOS

Maria Conceição Moreno

Vigilante do Jardim Infantil

Maria das Dores Barreto de Pina Tavares

Mãe SOS

Maria Inês Pires Fernandes

Monitora do Jardim Infantil

Maria José Frederico Silva

Mãe SOS

Filomena Lopes MonteiroTia SOS

Luísa Maria da SilvaMonitora do Jardim

Infantil

Maria Ineida CarvalhoCozinheira

Maria José Varela GonçalvesMãe SOS

Maria Luísa CardosoTia SOS

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SOCIALIrmãs Adoradoras Escravas

Do Stmo. Sacramento e da CaridadeCABO VERDE-MINDELO

Page 8: SOSPress 38

SOS PRESS8

centro Social SOS do Mindelo

Luísete RosárioSecretária Administrativa

e Financeira

Romilda tavaresDesenvolvimento de

Fundos e Comunicação São Vicente

Fátima MonteiroEncarregada de Serviços

Gerais

Vânia LopesAssistente Social

alveno SoaresResponsavél de Animação

Soció-cultural

Filomena RamosTia SOS

nuno MonteiroResponsavél pela Forn-

mação Profissional

Silvestre RosaCondutor

césar PascoaGuarda Noturno

Patrícia évoraPsicologa

ana PaulaMãe SOS

célia DiasAssistente Social

Yuri SantosMonitor

alexandrino DelgadoGuarda

Graça GomesDirectora do Centro

Empresa Bonatura e a SOS cabo Verde assinam protocolo de parceria

– Uma nova aliança em prol das crianças das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde

Nos próximos três anos, cinco escudos de cada embalagem de água ven-

dida pela BoNatura vão reverter a favor das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, conforme estabeleci-do no documento rubricado pelo Director Nacional das Aldeias Infantis SOS, Dionísio Pereira, e pelo Director Geral da BoNatura, Marciano Duarte.

Segundo Dionísio Pereira, a parceria tem como finalidade desen-volver-se no domínio do reforço fa-miliar e melhorar a eficácia das inter-venções sociais nas Aldeias SOS Cabo Verde, pelo que agradeceu o “gesto

solidário”, acrescentado, em nome da organização que representa, de que “tudo faremos para de facto revelar que somos dignos desta confiança para que haja continuidade relativa-mente a essa assistência e apoio”.

Marciano Duarte, da BoNatura, por seu lado, considerou que este é um protocolo que visa apoiar a família SOS, uma acção de apoio e de credibilidade.

O presente acordo é válido por um período de três anos podendo ser renovado automaticamente por períodos iguais ou superiores, se assim for a vontade das partes.

A BoNatura é uma empresa de produção e comercialização de água, que começou a operar

em Cabo Verde em Janeiro de 2011, e para além da comercialização, está interessada em manter uma forte par-ceria com instituições e organizações de cariz social.

cOnSULtÓRiO ODOntOLÓGicO SORRia

ESCOLA NOVA PRESIDÊNCIA

ESCOLA EUGÉNIO TAVARES

Page 9: SOSPress 38

9SOS PRESS

As Aldeias Infantis SOS têm a sua origem na Áustria. O seu fundador, Hermann Gmeiner,

conseguiu aplicar uma ideia funda-mental e realizar um sonho: dar uma mãe, irmãos, irmãs, uma família e um lar às crianças órfãs e abandonadas da 2ª Guerra Mundial. Em 1949, em Imst, nasceu a primeira destas Aldeias SOS.

31 anos depois a ideia chegou a Cabo Verde e é fundada, em 1980, a primeira Associação das Aldeias In-fantis SOS Cabo Verde, hoje denomi-nada Fundação das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, que é uma pessoa colectiva de direito privado do tipo fundacional. Tem como objectivo o acolhimento de crianças órfãs, aban-donadas ou pertencentes a famílias de risco, proporcionando-lhes um mode-lo familiar de cuidados a longo prazo, uma família e um lar, bem como uma formação sólida para alcançarem uma

vida autónoma e a integração plena na sociedade.

A Fundação está filhada na Federa-ção Internacional das Aldeias Infantis SOS – a SOS Kinderdorf Internacional, uma organização sem fins lucrativos, classificada como ONG com estatuto de entidade consultiva (categoria II) junto do Conselho Económico e Social das Nações Unidas,

Existem duas Aldeias Infantis SOS em Cabo Verde, uma na cidade de Assomada e outra em São Domingos, Ribeirão Chiqueiro, acolhendo respec-tivamente 157 crianças nas suas 20 ca-sas familiares, 10 em cada Aldeia.

Existem ainda 3 Centros de Interven-ção Comunitária, 1 no Bairro do Brasil (93 beneficiários) e outros 2 recém-cria-dos, na localidade de Rincão – Santa Catarina e em São Domingos, traba-lhando essencialmente com crianças pertencentes a agrupamentos familiares

vulneráveis e/ou em situação de risco, de desestruturação, no sentido da sua reorientação sócio-escolar, ao mesmo tempo que se apoia suas famílias capa-citando-as e reforçando-as para restabe-lecimento de uma estrutura familiar ca-paz de continuar a acompanhar a edu-cação e o crescimento dos seus filhos.

Para além desses temos o Centro Social SOS em Mindelo, São Vicen-te, que presta serviços básicos como: programas de reabilitação para crian-ças com necessidades especiais de protecção, particularmente para as que vivem nas ruas e em situação de risco. De entre esses serviços constam uma refeição quente diária, secções de aconselhamento, acompanhamento escolar, horas de lazer e entretenimen-to, educação sanitária, orientação e formação e capacitação às famílias na área de actividades geradoras de ren-dimentos.

Nova organograma da SOS Cabo Verde

QUEM SOMOS

ESTRUTURA NACIONAL

Um lar de amor para cada criança

Directora do Centro Social SOS Mindelo

– Graça Gomes

DIREcçãO NAcIONAl

Director Nacional – Dionísio Pereira Coordenada os Concelheiros a Chefe de

Contabilidade e os Directores

Conselheira Nacional para Recur-sos Humanos e Desenvolvimento

Organizacional – Maria José Freire

Conselheiro Nacional para Desenvolvimento de Programas

– Alexandre Rocha

Conselheiro para Desenvolvimento de Fundos e Comunicação

– Victor Constantino

Chefe de Contabilidade - Giselle Fortes

Secretário Administrativo

– Luís Dias

Coordenador deApadrinhamento Internacional

e Comunicação– Nilton Cabral

ResponsávelApadrinhamento Nacional

– Ana Tavares

ResponsávelActividades Geradoras de Rendimentos e Eventos

– Edson Carvalho

ResponsávelParcerias e Fundos

Públicos– Edgarda Tavares

Assistente de Comunicação

– Ângela Pereira

Coordeadora Nacional de Tecnologias e

Informação– Etervina Hikwamata

Advocacy

Líder de Jovens

Coordenador de Reforço da Estrutura Familiar – Alexandre Rocha

Coordenadora de Cuidados Básicos da Família e Educação

– Cláudia Santos

Director da Aldeia Infantil SOS Assomada

– José Rito Teixeira

Director da Aldeia Infantil SOS São Domingos

– Fernando Pinto

Page 10: SOSPress 38

SOS PRESS10

Adilson Rocha da MouraAbrão Cabral Semedo LevyAdalgisa dos Reis G. MartinsAdélcia Catarina de Jesus Furtado C. PiresAdilson SoaresAgência de Despacho Aduaneiro - Ferreira e Sena, LdaAliny Marizy Vaz TavaresÁlvaro Iliseu Silva CardosoAmarita Cleuse Soares Dias Fernandes MendonçaAmérico Miranda AndradeAna Filomena Santos R. Morais GomesAna Mafalda Lopes Correia AmadoAna Maria Sá Nogueira FurtadoÂngelo Carlos Alberto Delact MendesAnilda Maria Monteiro SoaresAnis Felipe Pereira AlmeidaAntão Miguel de Morais L. ChantreAntónio Alberto GomesAntónio Benjamim Gonçalves NogueiraAntónio Livramento Silva RoqueAntónio Manuel Ferreira PiresArlindo Barbosa GonçalvesArlindo Cabral FernandesAtelano João de Henrique Dias da FonsecaBelina Maria Lima RosaBernardo Moreno SilvaCarla Ivone Melício Soares de SousaCarlos Alberto Borges de BarrosCarlos Alberto Gonçalves SilvaCarlos Emanuel Sanches FonsecaCarlos Guido St. Aubyn de FigueiredoCelina Marina Carvalho CruzCésar Augusto Lopes e Evelise CastroCezinanda Victor Tavares SemedoCisa Maria Martins SilvaCláudia Sofia Marques RodriguesCristina Nobre LeiteCyntia da Veiga MeloDra. Lígia FoncesaDaniel Geremias Martins Silva Daniel Lopes Danitecnica, LdaDASA, LdaDenise Elisângela Cordeiro M. SantosDionísia Mafalda Silva Soares

Dulcelena Lopes GomesDúnia Patrícia Dias Lopes ChantreEdson Arantes Rocha Gomes de BarrosElisa Helena Monteiro NascimentoEloisa Lima GertrudesEmanuel Alcides Simas AraújoEneida Helena da Luz DelgadoÉrico Veríssimo Santos de Oliveira RamosEstevão Costa Cabral Euclides Fernandes Monteiro de MeloEvandro Lopes de CarvalhoFernanda Helena Freire de Andrade F. fredericoFilomena Rosa Mendes T. SilvaFoto Bu StiloFrancisca Ramos TavaresHelena Isabel Barbosa EiasHenrique Tavares Correia e SilvaHerminia Maria Neves FortesIkem Lawrence IbeziakoIlda Rocha BarbosaIneida de Jesus Sanches Fonseca Intercidades RENT-A-CAR, LdaIsabel Lilsánia da Luz Delgado SemedoJacqueline Isabel Ribeiro MonizJael TavaresJean Pierre SilvaJessico Alex Furtado CorreiaJoão Bernardo Mendes CorreiaJoão da Cruz Borges SilvaJoão Evangelista Lopes PereiraJoão Silva MoreiraJoão Varela MoreiraJorge do Rosário B. MendonçaJosé António Mendes PereiraJosé Augusto Lopes de Carvalho SanchesJosé de Fátima Semedo da RosaKarina das Mercês dos Santos Silva Sousa RodriguesLaura Lacksmy dos Santos MoreiraLaurent Mehdi BritoLaurinda Dias cardosoLeonel Cabral dos Reis BorgesLuís Carlos dos Santos GomesLuis Evangelista Gonçalves dos SantosLuísa Maria Horta F. M. de Oliveira

Lulinda Soares BritoManuel António FonsecaMara Dantas dos ReisMarco António Baptista IncêncioMaria Antonieta Barbosa da Silva Maria da Conceição Ribeiro da SilvaMaria da Luz Neves Nobre LeiteMaria de Lourdes Soares RodriguesMaria Fernanda Cruz LimaMaria Filomena Moreira B. de CarvalhoMaria Francisca Semedo SpínolaMaria Jesus Nazareno Gonçalves da CostaMaria José Gomes RodriguesMaria Manuela Fátima Castelo Branco O. RamosMaria Manuela Rodrigues Centeio MendesMaria MartinsMaria Odete Reis de Carvalho AndradeMaria Socorro Mendes LopesMário Amaro TavaresMário Augusto MonteiroMário MarquesMaurício César Taxeira Barbosa VicenteMidana Moreira Imbundé BionéMilsaria Edvides de Sousa TavaresNilson Carlos Rosa LopesOdair Moreira FurtadoOlga Évora e José Domingos SilvaOriana Tavares Barbosa Barros GonçalvesOsvaldino Augusto da Graça Barbosa BarrosPauleth Marizia Zêgo dos Santos LeitePedro Alexandre Tavares RochaPedro Tavares MoreiraRosa Maria dos Santos MonteiroSandra de Sousa LoboSandra Isabel Barata NunesSara BoalSidney A. Mendes DelgadoSuzana Chantre Varela Monteiro SilvaSuzette de F. Rodrigues Rosa Spencer LopesTalina Benholiel Pereira SilvaTânia Cristina N. Maurício da CruzTatiana Martins MendesUnildo da Moura de OliveiraUziel SançaVanderlei Ribeiro Santos Neves

lista de Novos Padrinhos

caro Padrinho cara Madrinha

Mais uma vez, os nossos renovados votos de muita saúde e paz a todos vocês que de uma maneira ou outra têm apoiado as Al-deias Infantis SOS cabo Verde a proteger crianças, a reconstruir famílias e a oferecer melhores condições de vida às comuni-dades mais carenciadas em Santiago e na ilha de São Vicente.

Nosso desejo é chegar às outras ilhas e acreditamos que com a vossa fiel e habitual colaboração seremos capazes.A seguir, divulgamos a lista nominal dos novos Pa-drinhos e Madrinhas que se juntaram à nossa causa, de Janeiro a Abril de 2012. Para todos, boas-vindas à grande família SOS de cabo Verde.

Ana Tavares –coordenadora do Apadrinhamento Nacional

Page 11: SOSPress 38

Quando é que começou a trabalhar como monitora de jardim?

Após a formação de Monitora de Infância ministrada pelo Institu-to Cabo-verdiano de Solidariedade (ICS) fui nomeada para trabalhar como responsável do Jardim Cruz Vermelha em Tarrafal. Depois de mais ou menos 2 anos, mais preci-samente no dia 3 de Agosto de 1984 comecei a trabalhar como monitora do Jardim Infantil SOS de Assoma-da, uma vez que me proporcionaria melhores condições de trabalho, no-meadamente em termos salariais. No início, não pretendia permanecer no Jardim Infantil SOS, mas sim voltar a Instituição de Origem (ICS) para po-der trabalhar na Praia juntamente com os meus colegas de formação. No en-tanto, no dia 4 de Outubro, durante a cerimónia de inauguração da Aldeia Infantil SOS, quando vi o Fundador das Aldeias Infantis SOS, Professor Hermann Gmeiner, a fazer a entrega da chave ao Presidente da República de Cabo Verde, Sr. Aristides Perei-ra, e com toda simplicidade, aten-ção e dedicação, senti-me motivada em continuar na Aldeia enfrentando todos os desafios, aprendendo e alcançando a graça de Deus.

Porque escolheu essa profissão? Foi por gosto ou vocação?

No princípio escolhi essa profis-são por gosto porque desde minha adolescência liderava grupos de jo-gos de roda tradicionais.

Quando começou a desempenhar a função de Directora?

Durante um período de transição de uma nova equipa na Administração in-cluindo a Direcção do Jardim, no ano de 1993, fui chamada para trabalhar como Directora Substituta. Na altura, com a entrada de um novo Director da Aldeia, Sr. Dionísio Pereira, continuei a trabalhar como Directora de Jardim o que conti-nuou até a minha reforma, se calhar por revelar competências para tal.

Como avalia o sistema de ensino pré--escolar em Cabo Verde, no geral, e em Assomada, em particular?

Comparando com o ano inicial, isto é 1984, o sistema de ensino já sofreu grande expansão e melhorias. Tendo em conta que não havia muitos jardins no Concelho e nós sendo pessoa formada na área, dávamos formações às pessoas dos jardins nas zonas rurais e a outros que pretendiam abrir como por exemplo o jardim da OMCV. A nível de Cabo Verde o ensino pré-escolar está muito melhor, principalmente a partir do momento em

que o Ministério assumiu a responsa-bilidade pedagógica e todo trabalho junto com os coordenadores até o momento da minha reforma. Qual é a experiência obtida durante todos esses anos na Aldeia Infantil SOS As-somada, suas recordações.

Tive uma experiência positiva. Durante todo esse tempo tive a opor-tunidade de trabalhar com pessoas diferentes, cada qual com a sua meto-dologia o que obviamente proporcio-na troca de experiências.

As melhores recordações são os jogos infantis e propriamente as crianças, mesmo porque durante o trabalho no Jardim Infantil SOS As-somada sempre tive em mente as crianças e elas a mim. Muitas vezes sou interpelada por pessoas licen-ciadas, doutores e entre outros, que não reconheço de momento mas que depois de algumas conversas acabo por recordar que frequenta-ram o nosso jardim. Depois disso é cumprimentos, abraços, beijos, lembranças de bons momentos, no-tícias etc.

Que conselho deixa para o seu substituto

Trabalhar como Director de Jardim Infantil SOS é um trabalho especial e de-licado. Exige toda fidelidade, dedicação e emprego de todo sacrifício para poder contribuir para a construção da nossa so-ciedade não só em Santa Catarina, como também em Cabo Verde, “pamodi é nós ki ta fazi criança”.

Desejo coragem ao novo Director do Jardim Infantil SOS Assomada e que não deixe o fracasso lhe dominar, que prova-velmente vai ter muitos, mas que busque sempre a força interior para vencê-los.

Tia ValiTa - Uma vida dedicada ao Pré-escolarValita Gonçalves, carinhosamente tratada por Tia Valita pelas crianças do jardim e pelos colaboradores da SOS, esteve no

cargo de Directora do Jardim Infantil SOS Assomada durante 19 dos 27 anos que trabalhou para as Aldeias Infantis SOS cabo Verde. Durante esse tempo dedicou a sua vida às crianças que recebia no jardim, proporcionando-lhes uma boa

educação, amor e respeito. Tendo ido para a reforma e como forma de reconhecimento pelos anos de serviços prestados a SOS cabo Verde, no dia 13 de Abril, a família SOS cabo Verde organizou um jantar de homenagem à Tia Valita. O SOS-

PRESS conversou com Tia Valita para conhecer o seu percurso, ouvir os conselhos deixados aos colegas.

As melhores recordações são os jogos infantis e propria-mente as crianças, mesmo porque durante o trabalho no Jardim Infantil SOS Assomada sempre tive em mente as crianças e elas a mim.

11SOS PRESS

Page 12: SOSPress 38

SOS PRESS12

As Aldeias Infantis SOS Cabo Verde e a Fundação Cabo-verdiana de Soli-dariedade, no papel de promotores,

assinaram um acordo de parceria com várias instituições de cariz social. De entre as quais: Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Ado-lescente – ICCA, Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania – CNDHC, Comissão de Coordenação e Combate à Dro-ga – CCCD, Centro de Formação Profissional da Praia – CFPP, Associação Cabo-verdiana de Protecção à Família – VERDEFAM, Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar – FI-CASE, Polícia Nacional/Comando Regional, Centro de Saúde da ASA, Igreja Nazareno da ASA/ Liga Nazarena, Escola Secundária Pedro Gomes, Escola Nova Presidência, Associação Comunitária para o Desenvolvimento do Bra-sil, Escola Inicial de Judo - João Fidalgo, Direc-ção Geral da Juventude, Rotary Clube Maria Pia da Praia/Rotaract e a Direcção Geral dos Serviços Notariado e Identificação.

De acordo com o representante das Al-deias Infantis SOS Cabo Verde, Fernando Pinto –“devemos saber tirar proveito desta parceria e fazer com que as instituições aqui presentes continuem a trabalhar, mas sobre-tudo que foquem os seus esforços para ou-tros bairros. Porque de facto o bairro do bra-sil já recebeu e está a receber muitos apoios, isto significará o resultado óptimo dos traba-lhos que estão a ser realizados em parcerias.

Para a Presidente da Fundação Cabo--verdiana de Solidariedade a assinatura des-te protocolo entre parceiros em 2007 marca o início de uma aliança que promovida pela SOS e a FCS reuni hoje instituições, orga-nizações parceiras, representando actores sociais de natureza público-privado, de ca-riz comunitária e religiosa. Com o objectivo de juntos trabalhando em rede e de forma articulada protegermos e defendermos o bem-estar e o desenvolvimento harmonioso e saudável das crianças do bairro do Brasil.

Sabemos que não é uma tarefa fácil, pois a protecção da criança é uma responsabili-dade que deve ser partilhada por todos os actores que intervêm na educação e na for-mação da criança para a vida em sociedade, tendo a unidade familiar a responsabilidade primordial de proporcionar de acordo com as suas possibilidades e meios financeiros as condiçoes de vida necessárias ao desen-volvimento social emocional, harmonioso e saudável das crianças. A FCS abraça este desafio social porque elegeu desde a sua fundação a proteção infantil como um dos eixos mais importante da sua intervenção social adaptando medidas de apoio social dedicadas particularmente às crianças órfãs e vulneráveis.

O Centro de Intervenção Comunitária do Bairro do Brasil- CICBB foi inaugurado em 2007 em parceria entre as Aldeias In-fantis SOS Cabo verde e a Fundação Cabo--verdiana de Solidariedade.

CICBB reforça parcerias com diversas instituições

No dia 25 de Abril, pelas 12h00, a Aldeia Infantil SOS São Domingos recebeu a visita de uma das mais belas vozes feminina de Cabo Verde e que anda a encantar o mundo com

o seu dote e o seu à-vontade no palco. Estamos a falar da Lura, que foi a convidada de honra para o acto cerimonial de tran-sição de jovens e inauguração do Lar Juvenil. Da visita ficou registado a recepção na Admi-nistração da Aldeia pelo Direc-tor da Aldeia e colaboradores presentes seguido de uma visita guiada às instalações da Aldeia e estadia na casa familiar de Lu-xemburgo, onde permaneceu para almoçar com as crianças da casa a convite da Mãe SOS Sra. Lisete Fontes.

Feira de Saúde em RincãoNo âmbito do projecto “Melhor

qualidade de vida na comunidade de Rincão” financiado pela FICASE, reali-zou-se no dia 28 de Abril, no Pólo Edu-cativo de Rincão, uma feira de saúde promovida pelo Centro de Intervenção Comunitária de Rincão e Associação dos Académicos de Rincão, em parceria com a Delegacia de Saúde de Santa Catarina.

O local estava organizado com várias salas, nomeadamente, salas de informação sobre Saúde Sexual Reprodutiva, Nutrição, salas para des-pistes de doenças como Hipertensão e Diabetes e sala para doação de sangue.

De acordo com a Coordenadora Local do Centro, Sra. Ana Cristina Barros, o evento foi bastante positivo visto que houve adesão significati-va da população local, inclusive mais de 100 crianças foram medicadas contra parasitismo.

Artista Lura visita Aldeia de São Domingos

ASSOCIAÇÃOGUENTA BARRA

Delegacia de Saúde de S. Vicente

Page 13: SOSPress 38

Após um ano e três meses, isto é, des-de o acto de lançamento da primeira pedra registado a 1 de Fevereiro de

2011, hoje dia 25 de Abril de 2012, pela pri-meira vez na história da Aldeia Infantil SOS São Domingos que até a presente data conta com nove anos de existência desde a data da sua inauguração, efectuou-se a passagem dos jovens da casa familiar para o lar juvenil SOS. Lar esse que servirá de acolhimento de ado-

lescentes e jovens que atingiram um deter-minado estado de maturidade. Passam para o Lar de Jovens onde vão dispor de maior independência sobre estreita orientação do Líder de Jovens treinados para o efeito, isto é, proporcionar-lhes uma boa preparação para sua eventual saída dos nossos cuidados rumo a uma vida independente.

Após animação musical pelos elemen-tos da Banda Municipal de São Domingos, chefiado pelo seu regente senhor Delcy Men-donça que deu aos convidados um cheirinho de 7 repertórios musicais de vários estilos diferentes, as actividades oficiais começaram com a cerimónia de transição dos jovens, isto registado no Salão Multiuso da Aldeia, que contou com a presença do Director Nacional das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, Sr. Dio-nísio Pereira, Representante da Cooperação Luxemburguesa em Cabo Verde, Sr. Thierry Lippert, Representante do Director Regional da SOS-KDI, Sra. Claire Ladavicius, Repre-sentante da SOS Village d’Enfants Monde de Luxemburgo, Sr. Simon Patrick, Presidente

da Câmara Municipal de São Domingos, Sr. Fernando Jorge Borges, a artista Lura, e de-mais convidados que se fizerem representar no acto, mais as nossas crianças e jovens, Mães e Tias SOS e todos os funcionários da Aldeia, da Aldeia Infantil SOS Assomada e da Direcção Nacional.

O acto de transição de jovens para o Lar, ou seja 15 jovens, começou com a cerimó-nia de entrega das chaves do Lar pelas Mães dos jovens e entrega dos seus dossier pelo Educador de Jovens a um jovem onde depois seguiu-se aos discursos começando pelo re-presentante dos jovens, Iderlindo Monteiro, seguido do Educador de Jovens, passando pelo grande homem do teatro cabo-verdiano, o famoso “TIKAI” que aproveitou o momento para aconselhar os jovens, e terminando com o discurso de encerramento o Sr. Fernando Pinto, Director da Aldeia.

Posto isso, todos os presentes na sala di-rigiram para o espaço Lar Juvenil para o acto de inauguração do referido espaço que con-tou com as ilustres presenças do Presidente da Câmara Municipal de São Domingos e ar-tista Lura que fizeram o corte da fita, onde to-dos seguiram para o interior do espaço para assistirem o acto de descerramento da placa inaugural que foi feito pela artista Lura e Sr. Simom Patrick, Representante de SOS Villa-ge d’Enfants Monde do Luxemburgo, que fi-nanciou a 100% a construção desse Lar. De salientar que a cerimonia continuou com os discursos dos Senhores Director Nacional

das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, Re-presentante da Cooperação Luxemburguesa em Cabo Verde, Representante do Director Regional da SOS-KDI, Representante da SOS Villages d’Enfants Monde de Luxemburgo e Presidente da Câmara Municipal de São Domingos, seguido da bênção do Reveren-díssimo Bispo da Diocese de Santiago, Dom Arlindo Furtado, que terminou com anima-ção da Banda Municipal de São Domingos acompanhando a Lura e lanche para os con-vidados.

13SOS PRESS

Lar Juvenil de São Domingos inaugurado

SOS Cabo Verde homenagea Presidente

da CM de S. Domingos No dia 25 de Abril a família SOS Cabo

Verde organizou um jantar de agradeci-mento e homenagem ao Presidente da Câ-mara Municipal de São Domingos, Sr. Fer-nando Jorge Lopes Tavares Borges, pelo re-conhecimento da prestimosa colaboração e pela incomensurável contribuição dada à realização da missão das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde em especial aos projec-tos e programas da Aldeia Infantil SOS São Domingos enquanto Presidente da Câmara Municipal de São Domingos. Apoios esses que tem sido constante, mas o mais mar-cante de todos foi a cedência do terreno para a construção da Aldeia Infantil SOS São Domingos.

O jantar contou com a presença de vá-rias personalidades locais e, nacionais.

No acto além da boa convivência ficou marcado também pela animação dos músi-cos Kin di Nanda e Pascoal de Nha Bebé.

Dionísio Pereira no acto de home-nagem disse “considerámo-lo como nosso amigo, porque quando pensamos construir uma nova Aldeia na cidade da Praia, tínhamos tudo preparado inclusi-ve o financiamento e a Câmara não nos facultou terreno, e o pessoal da região queriam desviar o projecto para outro país, o Sr. Fernando Borges é que nos salvou. Facultou-nos o terreno onde hoje se encontra situado a Aldeia Infantil SOS São Domingos. Por isso e por tudo so-mos gratos a ele”.

A noite terminou com o acto de ho-menagem em que todos os presentes ficaram de pé aplaudindo o homenage-ado que no seu discurso além de ter fi-cado muito emocionado acrescentou que “imaginem em que situação me encontro neste momento”.

Graças a cedência do terreno hoje Cabo Verde está a dispor de duas Aldeias Infantis SOS, onde estava em risco de per-der o financiamento porque não havia es-paço em condições para construção da se-gunda Aldeia Infantil SOS em Cabo Verde.

ESCOLA INICIAL DE JUDO JO\AO FIDALO

Centro de Saúde Achada Santo AntónioComissão de Coordenação e Combate à Droga

Jovens que transitaram para o lar juvenil

Patrick Simon (SOS Villages D’Enfants Monde) e cantora Lura

Page 14: SOSPress 38

SOS PRESS14

pUlSAR DAS AlDEiAS iNfANtiS SOS

A jornalista da RTP África e co-apresen-tadora da Gala dos CVMA, Maria João Sil-veira e os artistas nome-ados dos Cabo Verde Music Awards (CVMA), visitaram a Aldeia In-fantil SOS Assomada e promoveram uma ac-ção de apadrinhamento dessa organização que este ano é a parceira de Responsabilidade Social dos CVMA.

Esta visita serviu, também, para entregar donativos angariados pela jornalista em conjunto com sei ma-rido que o acompanhou, o jornalista da RTP África, Rui Loura, com bolas de futebol, camisolas autografadas

por cabo-verdianos que jogam em Portugal como Rolando do Futebol Clu-be do Porto, Dadi e Ricar-do do Olhanense, e ofe-receram também leitor de DVD e computador ofere-cido pela direcção de in-formação da RTP África.

Para Maria João Sil-veira, que foi apresentada como Embaixadora da Boa Vontade das Aldeias

Infantis SOS e quer também sê-la em outras Aldeias do Mundo, é uma honra estar nesta família e ser embai-xadora. “Da porta para fora sou em-baixadora, mas da porta para dentro quero ser tia das crianças, reafirma Silveira”.

A Equipa Nacional de Gestão realizou o seu primeiro encontro de revisão do Plano Estratégico, na manhã 12 de Abril na Direc-ção Nacional. O encontro teve como objectivo avaliar os resulta-dos obtidos durante os 3 primei-ros meses de 2012, apresentar o código de conduta, e a política anti-fraude e corrupção.

O departamento de Recursos Hu-manos e Desenvolvimento Organiza-

cional apresentou o código de condu-ta para os presentes na sala, houve vá-rias reacções ao código, mas no final todos os presentes o assinaram. Ficou

estabelecido que até o final do mês de Abril do corrente ano, o código será socializado com os demais colaboradores da organi-zação e assinado por todos sem excepção.

O departamento de finanças também apresentou as diretri-zes Anti-Fraude e Corrupção, do

qual foram socializados os pontos que a organização defende sobre fraude e a corrupção.

A Equipa Nacional de Gestão realiza o seu primeiro encontro de 2012

No dia 28 de Janeiro na Bibliote-ca da Aldeia Infantil SOS Assomada foi realizado uma Formação de Ár-bitros e Treinadores promovida pela Associação de Voleibol da Regional Santiago Norte. A Formação contou com a participação de todos os re-presentantes de Equipa de Voleibol da Região Santiago Norte, Árbitros e Treinadores inclusive do Educa-dor de Jovens da Aldeia Infantil SOS

Assomada, Sr. Ilídio da Veiga, e do Jovem SOS, Ermano Lequíssimo, vis-to que também os Jovens da Aldeia Infantil SOS Assomada vão participar nas competições. No final da forma-ção, com voto unânime dos mem-bros da Associação de Voleibol Re-gional Santiago Norte, Ilídio da Veiga foi nomeado Responsável do Conce-lho Disciplinar durante o Campeona-to Regional Santiago Norte.

A Aldeia Infantil SOS Assomada acolhe uma Formação de Árbitros e Treinadores

Maria João Silveira é a Embaixadora da Boa Vontade das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde

No âmbito da comemoração do Dia Interna-cional da Língua Materna, um grupo de 20 crian-ças dos 6 a 12 anos da Aldeia Infantil SOS Asso-mada e do Centro de Intervenção Comunitária de Rincão visitou no dia 20 de Fevereiro o Museu Etnográfico da Praia, onde conheceram alguns ob-jectos e Histórias da Cultura de Cabo Verde.

Depois de entusiasmo e risos as crianças pu-deram assistir a uma pequena palestra sobre a importância da língua materna.

Crianças da Aldeia Infantil SOS Assomada visitam

Museu Etnográfico da Praia

Os seus primeiros 17 km

No dia 5 de Abril, por volta das 6h30 de manhã, um grupo de crianças de 8 a 12 anos da Aldeia Infantil SOS Assomada partiu numa caminhada de 17 quilómetros até ao Porto de Rincão, acompanhados do Director da Aldeia, Sr. José Rito Teixeira, Assistente So-cial, Sra. Maria Madalena Correia e do Assistente do Educador de Jovens, Sr. Edson da Moura. A caminhada foi feita em 3 etapas e ao chegarem em Rincão foram recebidos pelos jovens e crianças da comunidade.

Depois do pequeno-almoço e des-canso, tomaram banho de mar, passea-ram de barco e brincaram. Por volta das 15 horas, alegremente regressaram à cidade de Assomada.

Page 15: SOSPress 38

15SOS PRESS

AcONTEcEU...

03/03/2012 - Crianças Quadro de Honra da Aldeia Infantil SOS Asso-mada premiadas com a participação no lan-çamento do álbum a solo Ra-pacinhu Lantuna.

9/03/2012 - Crianças do Cen-tro Social SOS do Mindelo visitaram a Universidade de Cabo Verde.

26/03/2012 - Centro Social SOS do Mindelo realizou formação em “Técnicas de Levantamento de Dados para um Diagnóstico Parti-cipativo”.

28/03/2012 - Aldeia Infantil SOS Assomada promoveu palestra sobre a emancipa-ção e o empoderamento das mulheres.

30/03/2012 - Crianças do Jar-dim Infantil SOS Assomada visitaram Barragem de Poilão.

09/04/2012 - Adolescente Ân-gela Maria Pereira Furtado participou na XVIª Semana de Juventude na ilha da Boa Vista.

15/04/2012 – Grupo de flauta participou no festival “Can-ta Aleluia” realizado no Salão Paroquial São Nicolau Tolentino.

Na manhã de sábado, 14 de Abril, o artista Mirri Lobo, vencedor de 4 pré-mios nos CVMA 2012, visi-tou a Aldeia Infantil SOS de São Domingos.

Acompanhado pela filha, pelo Director Na-cional, Sr. Dionísio Pe-reira, pela Responsável pelo Apadrinhamento Nacional, Sra. Ana Ta-vares, e pelo Director da Aldeia, Sr. Fernando Pinto visitaram a casa familiar n.º 8 (nome da

casa preferivelmente) e pôde conhecer de perto o dia- a---dia na Aldeia.

Depois da visita Mirri Lobo manifestou interesse

em abraçar a causa SOS e também divulgar o trabalho feito pelas Aldeias Infantis SOS, enquanto sua filha pro-meteu fazer o mesmo, junto dos demais colegas na Bolsa de Valores de Cabo Verde.

Mirri adiantou que “fi-quei muito satisfeito, prin-cipalmente pela maneira como a vossa instituição está organizada, nunca te-ria essa percepção sem ter constatado in loco o vosso trabalho”.

As Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, com sede em Achada São Filipe, e a Rádio Televisão e Novas Tecno-logias Educativas (RTNTE) renovaram na manhã do dia 23 de Março, o protocolo de parceria de cooperação entre as duas instituições. O Direc-tor da Rádio Televisão e No-vas Tecnologias Educativas (RTNTE), José Furtado disse “é um imenso prazer renovar este protocolo, que conside-ro de excelência porque as Aldeias Infantis SOS é uma organização de excelência. Queremos que seja útil, por isso com esse protocolo com a RTNTE queremos que o programa Vozes SOS seja retransmitido em outras rá-dios”. Furtado, acrescentou, ainda de que antes da assina-tura deste protocolo já tinha proposto as rádios comuni-

tárias que um dos programas que gostaríamos que seja retransmitido fosse o progra-ma Vozes SOS. Seria muito interessante que programas dessa natureza passassem nessas rádios, e a RTNTE têm essa missão, de mencionar as boas práticas da organização como Aldeias Infantis SOS. Nesta perspectiva estamos gratos a protocolos como esse, e esperamos que a rá-dio esteja sempre disponível

a apoiar e a acarinhar acções dessa natureza”, finaliza José Furtado.

O Director Nacional das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, Dionísio Simões Pe-reira disse na sua interven-ção: “queria agradecer de modo particular o Director da RTNTE, pela abertura que encontramos na sua pessoa aquando do nosso 1.º con-tacto. Vimos que estávamos em falta com os ouvintes da rádio, mas prometeremos avançar sem interrupções. Agradeço também pela boa notícia que o Director da RTNTE trouxe em relação a abertura com outras rádios, no sentido do programa Vo-zes SOS ser retransmitido. Sentimos gratos porque as instituições mostraram-se sen sibilizadas com o traba-lho desenvolvido pela SOS”.

Artista Tó Alves visita Centro Social SOS do Mindelo O Centro Social SOS do Mindelo teve o prazer

de receber, no dia 5 de Abril, a visita do artista Tó Alves. A visita teve como intuito conhecer o projec-to Centro Social SOS do Mindelo e descortinar for-mas de apoio ao programa. Tó Alves mostrou-se ser uma pessoa muito sensível e com um conhecimento profundo dos problemas por que passam as pessoas mais carenciadas da ilha de Monte Cara.

Durante a visita o artista mostrou-se surpreendi-do com o trabalho desenvolvido no Centro, manifes-tando total abertura para colaborar com o projecto.

Aldeias Infantis SOS Cabo Verde e a Rádio Televisão e Novas Tecnologias Educativas renovam protocolo de parceria

Mirri Lobo visita Aldeia SOS São Domingos

A Direcção do Jardim Infantil SOS Assomada

Visita Jardins Infantis na Cidade da Praia.

Com o objectivo de reforçar o laço de parceria existente entre os Jardins Infantis da ilha de Santiago e também como forma de troca de experiências, no dia 29 de Janeiro de 2012 a Direcção do Jardim In-fantil SOS Assomada visita três jardins Infantis na Cidade da Praia nomeadamente Jardim Gulbenkian e Creche Antonina Mascarenhas, ambos situados em Achada Santo António e Jardim Abelha situado em Lém Ferreira.

Page 16: SOSPress 38

Trabalhos Gráficos em todos os Géneros

avenida amílcar cabral - cP. 513 - tel.: 261 14 85 — Fax: 261 69 71E-mail: [email protected] — Praia - República de cabo Verde