soluções para sistemas integrados que possibilitam a … · 2016-11-09 · soluções para...

20
www.LStelcom.com Gerenciamento e monitoração do espectro, planejamento de redes, planejamento de missões, veículos aéreos telepilotados, integração de sistemas Soluções para sistemas integrados que possibilitam a superioridade do espectro

Upload: buitram

Post on 27-Dec-2018

230 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

www.LStelcom.com

Gerenciamento e monitoração do espectro, planejamento de redes, planejamento de missões, veículos aéreos telepilotados, integração de sistemas

Soluções para sistemas integrados que possibilitam a superioridade do espectro

2

Veículos aéreos telepilotadosPágina 16

Planejamento de missõesPágina 14

Monitoração do espectroPágina 8

Gerenciamento do espectroPágina 4

Integração de sistemasPágina 18

Planejamento de redesPágina 12

Índice

Foto: Força Aérea dos EUA

Photo: US Air ForceFoto: Ministério da Defesa

Foto: Ministério da Defesa

Cover foto: Força Aérea dos EUA

As necessidades em matéria de espectro militar são extremamente variadas e importantes, abrangendo a totalidade do espectro radioelétrico. As frequências são atribuídas para operações a longo prazo e em missões temporárias, bem como em operações humanitárias e de paz e em situações de guerra. Além disso, a importância e o âmbito da segurança nacional, da guerra eletrônica e da comunicação entre as forças têm expandido continuamente.

Tanto quanto for possível, os usuários autorizados dos sistemas de comunicação e não comunicação deverão compartilhar o espectro existente, dependendo da tecnologia radioelétrica usada, da gama de frequências do equipamento, das condições de propagação radioelétrica, das operações específicas do usuário, dos métodos de modulação e das larguras de banda. Sobretudo, o uso autorizado do espectro sofre interferências dos usuários não autorizados, situação que não é levada em conta pela entidade reguladora do espectro.

Por essa razão, o gerenciamento proativo e o controle do espectro ocupado nas operações militares têm um impacto significativo e direto na eficácia e confiança dos sistemas de comunicação e não co-municação, constituindo um apoio essencial dos sistemas de vigilância SIGINT (informações secretas sobre as transmissões) e COMINT (informações secretas sobre as comunicações).

Além disso, o gerenciamento do espectro militar está sendo cada vez mais complexo com as forças de coligação e as forças operacionais conjuntas e combinadas envolvidas com diferentes usuários a todos os níveis de comando. Além do mais, um número cada vez maior de sistemas está dependendo da conectividade sem fio.

Os planejadores militares, os responsáveis pelo gerenciamento do espectro e da frequência e outro pes-soal envolvido no planejamento, coordenação e administração do acesso ao espectro eletromagnético nas operações militares, bem como os combatentes da guerra (eletrônica), precisam rapidamente de obter acesso constante e intercâmbio de informações sobre o uso do espectro, a fim de alcançarem a superioridade das informações e otimizarem o uso do espectro disponível para controle militar.

Um sistema de sucesso O gerenciamento automatizado do espectro militar e o sistema de guerra eletrônica SPECTRAmil, inte-grado com a solução de monitoração da próxima geração LS OBSERVER, aplica-se ao pessoal de todos os níveis de comando envolvido em operações do espectro eletromagnético. A interoperabilidade verti-cal e horizontal do sistema possibilita uma orquestração perfeita de todos os processos subjacentes de gerenciamento e monitoração do espectro, respeitando a hierarquia militar e a hierarquia da ordem de batalha eletrônica.

LS telcom – mais de 20 anos de excelência no gerenciamento e monitoração do espectro

A empresa LS telcom tem estado no mercado desde o surgimento dos sistemas automatizados de ge-renciamento do espectro, tendo acompanhado o crescimento do mercado. Nossas soluções de geren-ciamento e monitoração do espectro baseiam-se em vinte anos de experiência no gerenciamento da frequência radioelétrica, bem como no mais avançado software e tecnologia das informações. É por essa razão que as autoridades que regulamentam a frequência radioelétrica, tanto civis quanto militares, bem como outras organizações em mais de 90 países do mundo, confiam em nós.

A superioridade do espectro completo é essencial para o sucesso operacional

3

Gerenciamento do espectroPágina 4

O sistema modular é composto pelo banco de dados central e pelo conjunto de ferra-mentas específicas das tarefas, os quais são criados sob medida para o setor militar e são adaptados às exigências específicas dos clientes.

SPECTRAmil – Gerenciamento automa-tizado e integrado do espectro militar e sistema de guerra eletrônica

SPECTRAmil, o sistema de guerra eletrônica e de gerenciamento do espectro militar, da LS telcom, abran-ge todas as operações que envolvem o espectro eletromagnético, como o gerenciamento do espectro, atribuição e partilha da frequência, políticas, coordenação internacional e da nação anfitriã, bem como operações de guerra eletrônica.

Seja qual for o cargo que você ocupar – quer seja administrador estratégico ou tático responsável pelo espectro ou frequência para as forças operacionais conjuntas ou combinadas, ou um militar que precisa de frequências – a interface gráfica (GUI), o perfil de usuário e o acesso às informações do nosso sistema podem ser adequados às necessidades e tarefas a realizar.

Nosso sistema SPECTRAmil é uma solução modular e altamente flexível com um conjunto de módulos de software específico das tarefas, garantindo uma integração uniforme e o intercâmbio de dados às diferentes entidades envolvidas no gerenciamento do espectro e da frequência durante as operações mi-litares e a guerra eletrônica. A arquitetura do software foi desenhada e aperfeiçoada ao longo de muitos anos, junto com nosso sistema de informações geográficas de fácil utilização baseado na GUI, um banco de dados reforçado e um pequeno motor de cálculo, os quais constituem a base sólida da solução.

Visão geral do sistema

4 Gerenciamento do espectro

SPECTRAplus_dbO banco de dados armazena e centraliza todos os dados téc-nicos e de monitoração, o equipamento de rádio, os planos sobre a frequência, bem como as autorizações sobre o uso da frequência. O conceito único do banco de dados garante o fornecimento de dados atualizados e sólidos para todos os usuários do sistema.

SPECTRAplusA ferramenta para gerenciar e processar os pedidos e emitir a autorização da frequência para equipamento específico. Ela apoia o equipamento e o processo de suportabilidade da frequência resultante da aquisição de equipamento, testes e autorização final.

SPECTRAwebSPECTRAweb é usado na entrada e validação de dados em um modo fácil, protegido e sólido. A entrada de dados online torna possível a inserção de dados a partir de qualquer local. Os usuários do sistema, quer sejam gerentes do espectro ou militares em missão, podem carregar novas peças de equipa-mento para gerenciamento do espectro no espaço de combate ou no planejamento de missões. Você precisa de verificar qual o equipamento usado por uma determinada unidade ou quais as frequências que estão temporariamente em uso? SPEC-TRAweb permite aos usuários autorizados consultarem o equi-pamento ou as frequências em uso por diferentes unidades ou plataformas. Os pedidos de frequência online poderão mesmo ser preparados e processados em tabletes ou telefones inteli-gentes.

SPECTRAplanApoia no processo de planejamento do espectro militar de múltiplas fases. Ele foi desenhado para gerenciar os planos de frequência das forças nacionais ou forças amigas, bem como os planos internacionais e civis de atribuição da frequência.

SPECTRAmptSendo a ferramenta dedicada ao planejamento da missão táti-ca, ela pode ser pré-configurada para cumprir um processo rigoroso de planejamento da missão. Ela engloba as funções de planejamento para encontrar o local ideal para reconheci-mento e emissores interferentes, baseado em locais hostis e na análise de propagação de ondas múltiplas.

SPECTRAemcÉ a ferramenta de engenharia usada na análise e nos cálcu-los da interferência e coordenação. Ela engloba a computação de intensidades relativas de sinais desejados e não desejados pelo receptor, levando em conta os efeitos da compatibilidade eletromagnética para reutilização das frequências e harmoni-zação. A ferramenta SPECTRAemc também gerencia a lista de frequência restrita conjunta para as frequências tabu, protegi-das e guardadas, a fim de reduzir os conflitos entre o uso da frequência e o equipamento de interferência das forças amigas.

MONITORplusÉ a interface entre o gerenciamento do espectro e o sistema de monitoração, possibilitando um gerenciamento dinâmico do espectro. Compare os dados avaliados em tempo real com os dados relativos ao uso do espectro inseridos no banco de da-dos, a fim de garantir informações muito precisas sobre o es-pectro para todos os usuários. O sistema é compatível com to-dos os sistemas comuns de monitoração das radiofrequências.

5Gerenciamento do espectro

Foto: Ministério da Defesa

Sistema de informação geográfica e apresentação (dos resultados) O sistema apoia todos os tipos de informações geográficas, tais como o modelo digital do terreno, os ecos indesejados, o raster, os mapas escaneados ou vetoriais, as imagens por satélite e as informações sobre as fronteiras políticas, em resolução múltipla. Os resultados dos cálculos e os planos de frequência podem ser exibidos graficamente nos formatos 2D e 3D. São apresentadas as relações hierárquicas das unidades e você pode acompanhar diretamente no mapa as redes ou as unidades em movimento. Você pode também apresentar os resultados dos cálculos em Google Earth. O sistema engloba a exibição dos símbolos táticos militares APP-6A para sistemas terrestres, bem como o Sistema de Referência de Grelha Militar, de acordo com a OTAN, para apoiar uma situação operacional comum colaborativa.

Suportabilidade do espectro O sistema SPECTRAmil pode apoiar o processo completo de suportabilidade do espectro, desde a apre-sentação do pedido de novo equipamento, ou modificação do equipamento existente, à emissão de uma certificação para o espectro ou de uma validação do uso do equipamento em uma determinada região ou país. O processo pode ser feito sob medida e seguindo procedimentos nacionais e internacionais específicos.

Engenharia adaptável e ultramoderna O sistema SPECTRAmil foi uma das primeiras soluções do mercado para gerenciamento do espectro, sen-do ainda hoje o principal sistema de software da sua área. Suas funções robustas e extensas de cálculo e engenharia estão sendo continuamente desenvolvidas, inovadas e atualizadas por peritos em engenharia das comunicações e de frequência radioelétrica. A funcionalidade de engenharia abrange todos os serviços de rádio em todo o espectro radioelétrico, incluindo o radar, junto com mais de vinte modelos de propagação que oscilam entre o VLF e o EHF (3kHz – 300GHz). Em caso de necessidades específicas, poderá haver integração de modelos adicionais. A análise de interferência e a atribuição da frequência, bem como as funções de cálculo e engenharia, são adaptáveis, dependendo do nível de comando. Elas variam desde sofisticadas manipulações de cál-culos para gerenciamento da frequência a longo prazo e de alto nível, passando pelos requisitos únicos do pessoal combatente, em matéria de engenharia e planejamento do espectro, a simples operações que envolvem apenas um botão, visando a apresentação de resultados imediatos para os militares que rea-lizam missões. As funções operacionais de planejamento do espectro levam em conta os impactos dos dispositivos sem fio que operam em um ambiente severo, congestionado e disputado.

Atribuição da frequência e análise da interferênciaA atribuição da frequência baseia-se na pré-seleção da frequência e na análise da interferência. Durante o gerenciamento de missões ou de situações de crise, quando a questão essencial é a prontidão, você poderá realizar automaticamente a análise da interferência com fluxos de processos predefinidos (as-sistentes). Analisando as frequências atribuídas em um modo permanente ou a longo prazo, a análise da interferência manual permite a sintonia precisa, bem como um ótimo uso e reuso da frequência. A interferência é realçada no mapa, sendo possível escolher os canais isentos de interferência disponíveis a partir de uma lista. As frequências podem ser atribuídas para entidades definidas pelo usuário, frequên-cias disponíveis, parâmetros do equipamento ou local do equipamento.

A funcionalidade da atribuição da frequência também tem em conta o salto de frequência. Ela apoia todos os tipos de equipamento que opera entre o modo de frequência única e o de salto de frequência. Existe a opção de poder especificar mais de um modo de funcionamento para o equipamento, se ele funcionar em diversos modos.

Um sistema interoperativo e seguro para apoiar o planejamento da frequência para a força operacional conjunta combinada

6 Gerenciamento do espectro

Conhecimento da situação Um comandante que não tem conhecimento sobre os problemas de disponibilidade da frequência ou largura de banda não consegue dar prioridade ao uso dos recursos disponíveis para apoiar a missão da melhor forma. O conhecimento da situação relativa ao espectro é essencial à missão, sendo a base de um comando e controle ótimos. SPECTRAmil apoia o conhecimento da situação de muitas maneiras.

Conectado ao sistema de sensores LS OBSERVER, você poderá imaginar o verdadeiro uso do espectro – qual a frequência usada, quando e onde, incluindo o uso não autorizado e o uso pelas forças inimigas. O conhecimento da situação também é facilitado através do apoio da imagem comum da situação opera-cional colaborativa.

Situações de simulação Além disso, você pode criar o conhecimento da situação simulando o impacto do uso do espectro em diversos modelos de atribuição. SPECTRAmil permite-lhe simular diversas situações referentes a dife-rentes sistemas sem fio em funcionamento, visando a eliminação de conflitos, com base em prioridades estabelecidas pela liderança do teatro, optando pela melhor compensação recíproca quando o espectro é escasso. Antes do lançamento ou funcionamento de um sistema, você pode identificar potenciais lacunas no fornecimento do espectro. Por exemplo, você pode verificar o impacto do envio de um veículo aéreo telepilotado (VAT) antes do seu lançamento e certificar-se se o sistema não causa interferência nociva às comunicações das Forças Azuis ou a outros sistemas, ou se ele não é alvo de interferências. Verifique também se tem frequência suficiente e largura de banda disponível e necessária para apoiar o sistema, incluindo o controle do VAT durante o voo, seu lançamento e recuperação, bem como em relação à trans-ferência das comunicações entre as aeronaves e o sistema de terra ou outros veículos aéreos.

Interoperabilidade do sistema Se você optar pela ausência de interferência e uma atribuição eficiente da frequência para as suas forças, então terá de examinar todas as atribuições de frequência existentes, tais como da UIT e outros pactos regionais. Nosso sistema SPECTRAmil é interoperativo com o banco de dados Arcade da OTAN, através do SMADEF XML, e com todas as ferramentas pertinentes da UIT (BR-IFIC, interface com bancos de da-dos SRS para serviços por satélite). Além disso, o software inclui amplas capacidades de intercâmbio de dados, tais como o formato XML de intercâmbio de arquivos XML, e a interoperabilidade com os sistemas das forças aliadas e amigas, garantindo a segurança das comunicações sem fio e a coordenação das ações, fatores essenciais para o sucesso das operações em um ambiente operacional e multinacional. O sistema pode apoiar os padrões de dados Pub 7 e Pub 8.

Dados seguros e sólidos em um banco de dados centralizado, para apoiar as forças conjuntas e combinadas O banco de dados centralizado fornece informações sólidas e atualizadas sobre o espectro radioelétrico e o equipamento, a fim de otimizar o desempenho das forças conjuntas e combinadas. O acesso sofisti-cado do usuário e o gerenciamento do seu perfil são apresentados mediante altos padrões de segurança, respeitando a hierarquia, os processos de validação e o fluxo perfeito de informações. O nível de acesso às informações depende do perfil da função do usuário, quer seja requerente, distribuidor ou usuário. O sistema pode ser adaptado de acordo com os requisitos próprios das organizações e dos usuários, funcionando no modo cliente-servidor e em operações desconectadas.

7Gerenciamento do espectro

8 Monitoração do espectro

O eficiente gerenciamento do espectro é, hoje, a base da superioridade das informações e do domínio militar. Mas ….

Como militar Como poderá você estar protegido de dispositivos explosivos improvisados em uma escolta se você não souber quem está emitindo e qual é a fonte da emissão?

Como gerente do espectro Sem monitoração, como poderá você assegurar que os dados relativos ao uso do espectro no banco dados estão absolutamente corretos, a fim de garantir o uso otimizado do espectro para suas forças?

Como coordenador do setor de frequências Como poderá você encarregar-se do uso não autorizado do espectro e evitar sua interferência, se não souber quem está emitindo e qual é a fonte da emissão?

A avaliação e a monitoração do espectro em tempo real é indispensável em muitas operações militares, a fim de garantir uma qualidade de dados impecável no banco de dados, o uso otimizado do espectro nos sistemas de comunicação e de não comunicação, a atribuição de frequências isentas de interfer-ências e a proteção das forças, bem como o apoio à guerra eletrônica, às informações secretas e ao reconhecimento.

Detectar, avaliar e monitorar com o sistema LS OBSERVER Em muitas operações militares você precisa de saber exatamente o que está acontecendo no ambiente do espectro das frequências. Com o sistema LS OBSERVER, você pode “observar” a gama completa de frequências e obter tudo, em qualquer lugar e em qualquer momento. Quem emite, quando é emitido, qual é a origem e a frequência da emissão?

Como funciona o sistema LS OBSERVERCom o sistema de monitoração LS OBSERVER, você pode “observar” a gama completa de frequências e efetuar análises detalhadas aos dados brutos de observação do espectro que estão armazenados por 30 dias. Depois, o sistema compacta e armazena automaticamente todo o espectro observado na gama de sintonia da unidade de radiofrequências, enquanto o ruído e a ocupação zero são removidos. Os dados compactados podem ser armazenados por cerca de dois anos. Com os dados armazenados na unidade de monitoração remota, não é necessário haver uma solução de retorno complexa.

Análise do espectro em tempo real e futuro Você pode analisar os dados sobre o uso monitorado do espectro em tempo real, ou verificá-los mais tarde, dependendo se você está em uma escolta precisando de uma impressão imediata do ambiente do espectro ou se você analisa os dados “históricos” armazenados para um planejamento estratégico do espectro.

LS OBSERVER – solução de avaliação e monitoração da próxima geração, para as forças

9

Two solutions are available in our SPECTRA Spectrum Management System; SPECTRA Professional and SPECTRA Enterprise.

Monitoração do espectro

Seja qual for a conectividade que você precise Um software inteligente escolherá as informações necessárias. Com a ajuda de filtros de pesquisa, você poderá recuperar exatamente os dados de que precisa para suas tarefas e condições específicas. Os sensores podem funcionar em modo de rede, autônomo ou misto. Nos modos em rede e misto ape-nas serão transferidos para o servidor central os dados necessários para análise. Por isso, apenas pre-cisa de uma pequena infraestrutura para conexão à unidade de radiofrequências. Além disso, os dados transferidos são armazenados no servidor central e, se forem necessários mais uma vez, não terão de ser novamente recuperados da unidade de monitoração. Os dados armazenados do espectro são 100% compatíveis com a UIT.

O sistema LS OBSERVER é altamente adaptável e flexível Seja qual for sua área geográfica de responsabilidade ou o tamanho do espaço de batalha, o número de sensores e a gama de frequência a avaliar podem ser ajustados para qualquer tipo de operação e aplicação. Você pode adaptar a unidade de radiofrequências, exatamente de acordo com a capacidade necessária, escolhendo entre diversos receptores, sensores e analisadores de espectro. Isso também garante a independência do fornecedor, um requisito de importância estratégica para os militares. O desenho modular com produtos comerciais possibilita uma manutenção fácil em campo.

Pequeno e inteligente Em oposição ao equipamento de monitoração tradicional e muito pesado, as unidades de radiofrequên-cia LS OBSERVER ocupam um espaço mínimo. Os aparelhos podem ser montados em um “único poste”, no caso das instalações fixas, havendo também a opção das estações móveis.

Nossa mini-unidade de monitoração LS OBSERVER_MMU pode ser usada como unidade manual, móvel ou portátil, sendo um companheiro permanente em muitos locais e circunstâncias. Ela funciona tanto no calor do deserto quanto no frio glacial da região polar. A MMU está equipada com uma grande varie-dade de extras, tais como a bateria e o disco rígido removíveis, possuindo a mesma capacidade de armazenamento que as unidades maiores. Os sensores pequenos e inteligentes da LS OBSERVER são telecomandados e podem funcionar em modo autônomo durante 24 horas por dia, 7 dias por semana. Eles também podem ser inseridos como carga útil em veículos aéreos telepilotados (VAT).

Geolocalização Você pode efetuar radiogoniometria e usar técnicas de Time-Difference-of-Arrival (TDOA) para geolocalizar com precisão os transmissores inimigos e desconhecidos usando o sistema LS OBSERVER.

Gerenciamento da pesquisa de informações secretas O sistema LS OBSERVER detecta mesmo a mais pequena transmissão de voz, sendo muito mais rápido do que os sistemas tradicionais que, muitas vezes, revisitam um canal apenas a cada poucos minutos e perdem muitas transmissões. As informações detalhadas que o sistema oferece sobre o verdadeiro uso da frequência permitem calcular o fragmento mais minúsculo da ação do inimigo para identificação através dos sistemas de informações secretas e reconhecimento. O sistema LS OBSERVER interage facilmente com o software de análise de terceiros SIGINT e COMINT.

LS OBSERVER - Rede típica do observador

10

Características gerais Configuração flexível, incluindo a funcionalidade

de redundância Reutilização do equipamento de monitoração

existente Adaptável às exigências do cliente Fácil de instalar

Características especiais Funcionalidade de análise sólida e automatizada Controle flexível da definição de prioridades nos

recursos Armazenamento de dados de monitoração a longo

prazo Armazenamento da totalidade do espectro 24

horas por dia, 7 dias por semana Monitorização do espectro até 7.5 GHz por seg-

undo

Locais Requisitos mínimos: requer apenas baixa potência

e conectividade ligeira das redes de retorno Espaço reduzido para instalação Instalação em veículos e monitoração móvel Integração da funcionalidade de geolocalização

Gestão de redes Gestão central de redes e configuração centrali-

zada de unidades remotas Funcionalidade central de cópias de segurança Acesso controlado de segurança

Integração e interface com outros sistemas Integração com produtos complementares da LS

telcom Exportação de dados em formatos compatíveis

com a UIT Capacidade para importar dados legados

Principais características do sistema

Monitoração do espectro

11Monitoração do espectro

12 Planejamento de redes

Planejamento de redes com SPECTRAemc

As operações militares baseiam-se no apoio de muitas e diferentes tecnologias de redes sem fio.

Nossa ferramenta de software SPECTRAemc assiste no planejamento, engenharia e otimização das tec-nologias de rádios fixos ou móveis que apoiam as operações militares. Isso engloba, sem limitação das redes móveis 2G a 4G, WiMAX, transmissão, conexões PtP e HF, bem como serviços móveis terrestres e por satélite.

A ferramenta inclui modelos de propagação para a gama completa da frequência radioelétrica, desde LF a EHF. Você pode planejar simples conexões ou estações transmissoras e juntá-las a uma rede existente, ou pode desenhar uma área completamente nova, redes regionais ou nacionais.

Isso é facilitado através do procedimento integrado de atribuição da frequência para serviços intra e interterritoriais. Na atribuição de uma frequência para uma estação, conexão ou área, são levados em consideração outros serviços.

O sistema propõe também as frequências “melhores” ou as “mais adequadas” que estiverem disponíveis, em um subconjunto preselecionado, baseado em um número ilimitado de receptores de teste confi-guráveis. Um relatório produzido automaticamente indica a frequência que está sendo investigada, bem como os parâmetros para a seleção da frequência e um valor de qualidade para cada atribuição, para que o usuário tome a melhor decisão, dependendo da prioridade ou de uma determinada estratégia.

A análise de interferência da ferramenta também leva em consideração outros serviços dentro da gama de frequências que está sendo investigada, apresentando ao usuário um relatório detalhado sobre a análise da fonte interferente / transportadora.

Cálculo da força do sinal para transmissor HF Vista 3D da rede dos perfis da conexão

Resultado da cobertura da rede 3D

13Planejamento de redes

Visão geral dos cálculos em detalhe

Cálculo de todos os serviços de rádio ■ A cobertura pode ser calculada para um único transmissor, uma área ou uma rede completa. ■ Os cálculos da intensidade do campo podem ser realizados em um local definido, nas posições

do receptor ou ao longo das avaliações móveis. ■ Frequências de onda curta, frequências usáveis calculadas ao longo do mês e dia. ■ Cálculo dos contornos de elevação e horizonte para diferentes níveis de voo. ■ A atribuição da frequência leva em consideração todos os outros serviços e baseia-se na análise

da interferência. A pré-seleção da frequência pode basear-se no seguinte: • entidades definidas pelo usuário • frequências disponíveis • parâmetros do equipamento • local do equipamento

Você pode simular o impacto do uso do espectro em várias situações de atribuição ■ A análise da interferência pode ser realizada em modo manual ou automático, após fluxos de

trabalho predefinidos e regras definidas. ■ Cálculos de intermodulação interserviços para transmissores fixos e móveis e estações recepto-

ras, baseado na previsão da intensidade do campo e nos valores da frequência. ■ Análise da conexão radioelétrica e conexão da engenharia com a exibição do perfil do terreno.

Regulação direta dos parâmetros da conexão na interface gráfica e visualização imediata das modificações.

■ Análise da colocalização baseada na distância espacial e da frequência, bem como uma verifi-cação da colocalização como filtro para pre-escaneamento da frequência.

Exibição da conexão radioelétrica com perfil do terreno Previsão da cobertura da rede móvel

14

Planejamento da missão

Planejamento da missão

Preconfiguração dos fluxos automáticos do processo em situações táticas Os fluxos do processo podem ser predefinidos e configurados, a fim de preparar e modelar diferentes exemplos de missões para cálculo em tempo real e ad hoc durante situações de crise e de guerra. Crie assistentes para atribuição da frequência e eliminação da interferência, bem como diversos planos de ação que visam obter uma reação e resposta mais rápidas em situações de crise. A tecnologia dos assistentes também leva em conta a automatização completa de processos de cálculo repetitivos. Os novos assistentes podem ser definidos e os existentes podem ser corrigidos, quer seja em modo manual ou semi-automatizado, para uma adaptação rápida a novas situações e aos perfis dos usuários.

Planejamento de missões táticas e de engenharia durante situações de criseEm operações dinâmicas, o tempo é fundamental, quer sejam escoltas partindo em menos de uma hora ou algum veículo aéreo telepilotado preparando-se para outra missão de informações secretas, vigilância e reconhecimento. Programe sua missão de imediato, preparando os assistentes com antecedência. A fim de economizar tempo precioso, use o elemento do assistente para automação da análise da conexão, apoio na atribuição da frequência e eliminação da interferência. Quer você seja um militar em campo de batalha ou em uma escolta atravessando uma zona de conflito, ligue seu GPS ao sistema para obter os cálculos táticos em tempo real e informações de engenharia em relação à sua posição atual. Além de você poder calcular a melhor posição em tempo real para o trans-missor de suas tropas e as áreas de recepção dos transmissores dos veículos móveis com o receptor integrado de GPS via USB/NMEA, também poderá detectar fontes emissoras hostis.

Planejamento de missões dinâmicasUse o sistema LS OBSERVER em operações dinâmicas, por exemplo: como uma “plataforma móvel” integrada em uma escolta para proteger suas tropas dos dispositivos explosivos improvisados (DEI). Iden-tifique as frequências inimigas para funcionamento dos DEI em tempo real e procure bloqueá-las, a fim de proteger sua escolta e evitar a bomba que foi colocada na estrada. Quando uma escolta está partindo em menos de uma hora para uma zona de conflito, certamente que você não tem tempo para preparar uma solução de retorno ad hoc para suas unidades de monitoração remota. É por essa razão que os pequenos e inteligentes sensores do LS OBSERVER são telecomandados e podem funcionar em modo autônomo durante 24 horas, 7 dias por semana.

1315

Contramedidas eletrônicas Tenha uma posição muito mais avançada que as forças vermelhas, identificando o local ideal e a intensidade necessária para os emissores inter-ferentes, protegendo suas estações de rádio ou redes de comunicação e protegendo-se dos dis-positivos explosivos improvisados, com a ajuda da análise de interferências SPECTRAmpt. Um código colorido indica um efeito de interferência alta ou baixa no rádio hostil, dependendo do local da interferência.

Locais de reconhecimento A ferramenta de planejamento da missão SPEC-TRAmpt possibilita também encontrar o local ide-al para reconhecimento das redes de rádio hos-tis ou inimigas, com base em locais hostis e na análise de propagação de ondas múltiplas. Para cada local de reconhecimento, você pode calcu-lar o número de sinais recebidos, dependendo do receptor de reconhecimento. Os códigos colori-dos no mapa indicam os índices altos ou baixos de detecção dos sinais hostis, dependendo do lo-cal de reconhecimento

Planejamento da missão

Foto: Ministério da Defesa

16

Em qualquer lugar do espaço de batalha, o HELI-Mon controla as frequências e pode detectar, geolo-calizar e bloquear os transmissores hostis. Alternativamente, você pode usar o HELI-Mon para estabele-cer um repetidor temporário, como conexão de redundância para comunicação de urgência ou coman-dos imediatos. Nossa solução HELI-Mon consiste em um helicóptero em miniatura com uma carga útil integrada para diferentes aplicações. O tamanho e o alcance do helicóptero podem ser adaptados de acordo com o ambiente e as exigências. Ele pode funcionar a combustível ou a bateria, se desejar um funcionamento mais despercebido. Existem várias maneiras de controlar o voo do helicóptero. Se a linha de visibilidade for garantida, o helicóptero pode ser telecomandado. Para a situação fora da linha de visibilidade, o helicóptero pode ser telecomandado por visão em primeira pessoa, na qual é transmitida uma vista real da cabina através de uma filmadora a bordo, ou através dos pontos de rota estabelecidos por GPS. A inclusão de um transmissor GPS no veículo aéreo telepilotado permite determinar seu posicionamento e acompanhamento em mapa.

Uma das possíveis cargas úteis do helicóptero é um sensor leve de radiofrequência, LSXsensor, que inclui funcionalidades de armazenamento e análise como seus equivalentes de tamanho maior. Quando funciona com bateria, ele tem um tempo de funcionamento máximo de 30 minutos. Com alimentação externa, seu funcionamento é permanente. Os dados podem ser transferidos para um PC para análise offline, sendo o sensor reutilizado de imediato. Também existe a opção de fazer correr os dados para um PC local ou computador portátil, para análise online. Você pode integrar o HELI-Mon com seu sistema de monitoração já em funcionamento, com o sistema LS OBSERVER, ou usá-lo em modo autônomo.

Interferência em veículos aéreos telecomandados No helicóptero em miniatura também é possível instalar um dispositivo de interferência como carga útil. Isso irá possibilitar o funcionamento de múltiplas plataformas de interferência mais próximo da zona de ameaça, o que constitui uma grande vantagem em tática. Você poderá criar interferência atrás das li-nhas do inimigo ou outros locais que não possam ser alcançados através de um veículo interferente fixo, manual ou móvel.

Estabelecimento ou reparação de conexões Você também pode usar um repetidor no pequeno helicóptero, a fim de estabelecer ou restabelecer uma conexão temporária entre o comando central e os batalhões, ou para comunicações de emergência. A duração da conexão depende do tempo de funcionamento do helicóptero.

Sistemas de aeronaves sem piloto e veículos aéreos telecomandados

Veículos aéreos telecomandados

HELI-Mon – um helicóptero em miniatura telecomandado para monitoração do espectro, geolocalização de transmissores hostis, reparação de conexões ou in-terferências

17

Verificação do espectro e da largura de banda antes do lançamento dos sistemas de aeronaves telecomandadasOs sistemas de aeronaves telecomandadas requerem muita largura de banda para o espectro, para lançamento, controle e recuperação do veículo aéreo telecomandado, bem como para as comunicações serem efetuadas entre a aeronave e o sistema terrestre ou outros veículos aéreos. Com o SPECTRAmil, você pode simular o impacto de enviar uma aeronave aérea telecomandada antes do seu lançamento e certificar-se que o sistema não causa interferência nociva às comunicações das Forças Azuis, ou outros sistemas, e que não é alvo de interferências. Verifique também se existem frequências suficientes e largura de banda necessárias para apoiar o sistema, incluindo o controle de voo, o lançamento e a recuperação, bem como o subsistema de comunicações.

Veículos aéreos telecomandados

18

Se você desejar obter superioridade em matéria de informações militares, então o hardware, o software e os outros componentes do sistema terão de ser facilmente integrados e adaptados às necessidades da operação militar específica. Beneficie da experiência e da dupla perícia da empresa LS telcom em software de gerenciamento do espectro, bem como em monitoração e integração do sistema.

Dependendo do sistema que já estiver em funcionamento, você pode colaborar conosco na moderni-zação, atualização e ampliação do sistema já existente ou encomendar-nos soluções “chave em mãos” para os sistemas integrados de monitoração e gerenciamento do espectro. Nossa lista de produtos e serviços engloba todo o ciclo de vida do sistema, desde o desenho, desenvolvimento, produção e ope-ração, até à manutenção e apoio e, eventualmente, sua desinstalação.

Além da importância estratégica de não depender de um único fornecedor para o equipamento – dado que somos independentes dos fornecedores – nós oferecemos a flexibilidade de escolher uma combi-nação de componentes do sistema, através de vários fornecedores, a fim de poder combinar o hardware mais eficaz existente na indústria com suas necessidades exatas para operações específicas.

Quer seja para uma monitoração combinada e conjunta, permanente ou a médio prazo, ou para vigilância e monitoração ad hoc nas operações no teatro, nossos peritos dedicam-se à integração de estações de monitoração, a partir de veículos de monitoração, estações fixas e portáteis e plataformas aéreas (consulte a seção sobre os veículos aéreos telecomandados, inserida nesta brochura). Eles garantem o fácil funcionamento e o fluxo de dados entre o sistema de gerenciamento do espectro e a monitoração

Integração em veículos Você precisa de um veículo equipado com radiogoniometria, monitoração da frequência HF ou radar? Nós podemos integrar sistemas e antenas que cobrem toda a gama de frequências para medição da ocupação do sinal, largura de banda e nível do sinal.

A empresa LS telcom oferece a integração e a instalação do equipamento de monitoração, com “chave em mãos”, em muitos tipos de veículos, desde os veículos a todo o terreno, aos caminhões de qualquer tamanho. Isso inclui a instalação de algo mais necessário, além do equipamento de monitoração, como por exemplo: assentos para os operadores do sistema, ar condicionado, gerador elétrico, bem como muitas outras instalações necessárias.

System Integration

Integração do sistema

Para alcançar o domínio militar, não chega possuir o melhor sistema da categoria

19Integração do sistema

Foto: Força Aérea dos EUA

20

Sólida experiência20 anos de desenvolvimento de software e perícia em soluções para sistemas aprovados e reforçados

Excelência Primeira solução para sistemas de gerenciamento do espectro

Confiança e confidencialidade Clientes em mais de 90 países de todos os continentes confiam em nós

Vasta gama de especializaçõesUma equipe multidisciplinar de engenheiros, desenvolvedores de software, peritos em tecnologia, plane-jadores de redes, consultores estratégicos, gestores de projetos e instrutores profissionais

SustentabilidadeNossa missão tem por base o destaque na distribuição dos mais inovadores produtos e serviços, bem como na relação com nossos clientes.

Porquê a LS telcom?

20de excelência anos

Para obter mais informações, visite nosso website www.LStelcom.com.

SedeLS telcom AGIm Gewerbegebiet 31- 3377839 Lichtenau Alemanha

+49 7227 9535 600 +49 7227 9535 605

LS telcom SAS4 av Morane-Saulnier 78140 Vélizy França

LS telcom Limited 1145 Hunt Club Road, Suite 100Ottawa, ON, K1V 0Y3Canadá

LS of South Africa Radio Communications (Pty) Ltd. 131 Gelding Ave, Ruimsig, Roodepoort, 1724 JohannesburgÁfrica do Sul

LS telcom UK LimitedRiverside House – Mezzanine Floor, 2a Southwark Bridge RoadLondon SE1 9HA, United Kingdom

LS telcom Inc. 5021 Howerton Way, Suite E Bowie, Maryland 20715EUA

RadioSoft Inc.194 Professional ParkClarkesville, Georgia 30523EUA

[email protected] www.LStelcom.com

SubsidiáriasColibrex GmbHVictoria Boulevard B10977836 RheinmünsterAlemanha

LST Middle East FZ-LLCOffice 101, Building EIB 01Dubai Internet City, DubaiUnited Arab Emirates