sociologia

2
Pesquise sobre conflitos entre culturas e ou religiões bem como relatos de xenofobia e ou racismo. A xenofobia é um medo que as pessoas têm, às pessoas que são diferentes, é uma forma de preconceito. Este medo manifesta se em aldeias e não só tem muitas crenças em espíritos, bruxarias, em lançamentos de pragas a pessoas, ou ate mesmo medo de invenções do próprio homem. O xenofobismo existe desde a antiguidade ate aos dias de hoje, e o xenofobismo sempre foi um problema na sociedade. Existe vários exemplos de xenofobia. Os primeiros exemplos de xenofobia que eu vou referir ocorreram na antiguidade. Um deles foi o aparecimento de uma doença cronica com o nome de lepra, que afectava muitas pessoas, e naquela altura quem tivesse lepra era excluído da sociedade, e era visto como um monstro e nunca como pessoa, essas pessoas são corridas das povoações para o cume das montanhas onde viviam. Outro exemplo de xenofobia foi o nazismo, que certos alemães, sobre a ordem do Hitler, dividiram o povo por raças. Havia a raça dos senhores (raça ariana) e as raças inimigas (judeus, por exemplo). O racismo e bem diferente da xenofobia. O racismo dá mais importância a noção das raças humanas, distintas e superiores umas as outras. O racismo discrimina as raças pela cor (negros), pela maneira de viver (ciganos), ou condição sexual. O racismo tem diminuído sendo que antigamente havia escravidão, feita principalmente pelos brancos que se achavam superiores aos negros, aos pobres pela sua condição financeira ou a forma de vestir e falar, aos ciganos por serem nómadas, ou aos emigrantes que eram excluídos de lugares públicos e de certos empregos melhores. Ainda hoje existe mais racismo a nível das orientações sexuais, o que leva muitas das vezes as espancamentos nas (ruas por exemplo) ate á morte. Cada pessoa tem o direito de viver a sua vida como quer , dentro da lei e sem prejudicar o próximo . O racismo e uma forma de

Upload: tontinhasilva

Post on 17-Dec-2014

72 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Sociologia

Pesquise sobre conflitos entre culturas e ou religiões bem como relatos de xenofobia e ou racismo.

A xenofobia é um medo que as pessoas têm, às pessoas que são diferentes, é uma forma de preconceito. Este medo manifesta se em aldeias e não só tem muitas crenças em espíritos, bruxarias, em lançamentos de pragas a pessoas, ou ate mesmo medo de invenções do próprio homem.

O xenofobismo existe desde a antiguidade ate aos dias de hoje, e o xenofobismo sempre foi um problema na sociedade.

Existe vários exemplos de xenofobia. Os primeiros exemplos de xenofobia que eu vou referir ocorreram na antiguidade.

Um deles foi o aparecimento de uma doença cronica com o nome de lepra, que afectava muitas pessoas, e naquela altura quem tivesse lepra era excluído da sociedade, e era visto como um monstro e nunca como pessoa, essas pessoas são corridas das povoações para o cume das montanhas onde viviam.

Outro exemplo de xenofobia foi o nazismo, que certos alemães, sobre a ordem do Hitler, dividiram o povo por raças. Havia a raça dos senhores (raça ariana) e as raças inimigas (judeus, por exemplo).

O racismo e bem diferente da xenofobia. O racismo dá mais importância a noção das raças humanas, distintas e superiores umas as outras.

O racismo discrimina as raças pela cor (negros), pela maneira de viver (ciganos), ou condição sexual.

O racismo tem diminuído sendo que antigamente havia escravidão, feita principalmente pelos brancos que se achavam superiores aos negros, aos pobres pela sua condição financeira ou a forma de vestir e falar, aos ciganos por serem nómadas, ou aos emigrantes que eram excluídos de lugares públicos e de certos empregos melhores. Ainda hoje existe mais racismo a nível das orientações sexuais, o que leva muitas das vezes as espancamentos nas (ruas por exemplo) ate á morte.

Cada pessoa tem o direito de viver a sua vida como quer , dentro da lei e sem prejudicar o próximo . O racismo e uma forma de preconceito que sempre existiu e continuar a existir nos dias de hoje . O racismo em Portugal diminui com o fim da guerra colonial e do 25 de Abril , mas o racismo continua a existir ,em relação aos ciganos , a negros e a emigrantes do leste europeu .