· são algumas das tecnologias disponíveis para a gravação de vídeos para e-learning,...

34

Upload: others

Post on 28-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1:  · são algumas das tecnologias disponíveis para a gravação de vídeos para E-learning, transmissão de Webinars em direto ou diferido, sessões de fotografia, demonstração

FCT │ FCCNAv. do Brasil 1011700-066 LISBOA [email protected]+351 21 844 01 00+351 21 847 21 67

www.fccn.pt

e-mailtel. fax

Page 2:  · são algumas das tecnologias disponíveis para a gravação de vídeos para E-learning, transmissão de Webinars em direto ou diferido, sessões de fotografia, demonstração
Page 3:  · são algumas das tecnologias disponíveis para a gravação de vídeos para E-learning, transmissão de Webinars em direto ou diferido, sessões de fotografia, demonstração
Page 4:  · são algumas das tecnologias disponíveis para a gravação de vídeos para E-learning, transmissão de Webinars em direto ou diferido, sessões de fotografia, demonstração

A RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade - é a rede nacional de investigação e ensino (National Research and Education Network, NREN) e é planeada, gerida e operada pela FCCN – unidade da FCT (Fundação para Ciência e a Tecnologia, I.P.) responsável pela computação científica nacional.

A RCTS dedica a sua atividade a toda a comunidade científica e académica de Portugal. Instituições de ensino superior, organizações de investigação e pesquisa científica, observatórios, laboratórios, institutos de pesquisa científica e investigação médica, conservatórios e academias de arte, bibliotecas, museus e outras entidades ligadas à ciência e à educação.

Page 5:  · são algumas das tecnologias disponíveis para a gravação de vídeos para E-learning, transmissão de Webinars em direto ou diferido, sessões de fotografia, demonstração

segurança 29

conectividade 4

colaboração 13

conhecimento 22

computação 26

Page 6:  · são algumas das tecnologias disponíveis para a gravação de vídeos para E-learning, transmissão de Webinars em direto ou diferido, sessões de fotografia, demonstração

conectividade

4

O RCTS IP é o principal e mais antigo serviço de conectividade da Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade - RCTS. Este serviço assegura a comunicação direta entre todas as entidades ligadas à rede e a ligação à Internet global assegurada via ligação ao GigaPix, plataforma de troca de tráfego IP também operada pela FCCN, à rede académica europeia GÉANT e à rede académica espanhola RedIRIS.

O serviço abrange uma gama de débitos de acesso entre os 100Mbit/s e os 10Gbit/s, suportando as versões v4 e v6 do protocolo IP, em Unicast e Multicast e vários níveis de redundância.

Às entidades utilizadoras do RCTS IP é garantido o acesso a todos os outros serviços disponibilizados no âmbito da RCTS, sejam eles serviços de conectividade, de colaboração, de conhecimento, de computação ou de segurança. Trata-se da plataforma base, comum e universal de comunicação entre todas as entidades e destas com a Internet.

As entidades elegíveis para aderir ao RCTS IP são todas as instituições de ensino superior, laboratórios e organismos de I&D do Estado, instituições sem fins lucrativos que tenham como objetivo principal as atividades de I&D.

contactos e informaçõ[email protected]

Page 7:  · são algumas das tecnologias disponíveis para a gravação de vídeos para E-learning, transmissão de Webinars em direto ou diferido, sessões de fotografia, demonstração

conectividade

5

O RCTS Plus disponibiliza um conjunto de funcionalidades avançadas, assegurada através da criação de Redes Virtuais Privativas (VPN) Ethernet. Este serviço destina-se a servir projetos ou aplicações que necessitem de um serviço de conectividade comutada de elevado desempenho, mas que não requeiram ligação à Internet.

O serviço permite topologias ponto a ponto ou multiponto, com diversas larguras de banda de acesso e opção de redundância. O RCTS Plus garante isolamento de tráfego, sendo entregue numa porta física distinta do serviço RCTS IP.

O RCTS Plus poderá ser estendido a outras redes académicas europeias ligadas à rede GÉANT através do equivalente serviço GÉANT Plus.

Os destinatários do RCTS PLUS são as instituições elegíveis para adesão ao serviço RCTS IP.

contactos e informaçõ[email protected]

Page 8:  · são algumas das tecnologias disponíveis para a gravação de vídeos para E-learning, transmissão de Webinars em direto ou diferido, sessões de fotografia, demonstração

conectividade

6

O RCTS Lambda constitui a oferta mais avançada em termos de capacidade de comunicação entre duas entidades ligadas à RCTS.

Este serviço baseia-se em ligações ponto-a-ponto com 1 ou 10Gbit/s de capacidade assegurada e compatível com diversos protocolos de rede como Ethernet ou Fibre channel. Este serviço pode garantir redundância, sendo que as ligações são completamente isoladas das restantes comunicações da RCTS.

Este serviço destina-se a aplicações que precisem de transferir elevados volumes de dados entre locais pré-definidos, com muito baixa latência e jitter constante.

Os destinatários do RCTS Lambda são as instituições elegíveis para adesão ao serviço RCTS IP.

contactos e informaçõ[email protected]

Page 9:  · são algumas das tecnologias disponíveis para a gravação de vídeos para E-learning, transmissão de Webinars em direto ou diferido, sessões de fotografia, demonstração

conectividade

7

contactos e informaçõ[email protected]

O RCTS Fibra oferece o serviço mais simples dos serviços de conectividade da RCTS. Neste serviço é fornecido um par de fibra ótica, sem qualquer equipamento ativo de permeio.

Trata-se de um serviço de infraestrutura base, dando poder aos utilizadores de criarem a sua própria rede, modelada às suas necessidades, ainda que com o mesmo nível de suporte e qualidade dos serviços da RCTS.

Este serviço resulta da aposta estratégica feita pela FCCN na construção de uma rede de fibra ótica própria, que criou possibilidades até aí inexistentes na rede de investigação e ensino nacional.

Os destinatários do RCTS Fibra são as instituições elegíveis para adesão ao serviço RCTS IP.

Page 10:  · são algumas das tecnologias disponíveis para a gravação de vídeos para E-learning, transmissão de Webinars em direto ou diferido, sessões de fotografia, demonstração

conectividade

8

A Federação de Identidade RCTS tem como objetivo facilitar e simplificar a oferta de serviços partilhados a toda a comunidade RCTS. A Federação disponibiliza os serviços eduroam e RCTSaai, que estendem a validade de uma identidade eletrónica a todos os participantes na federação.

A federação de Identidade RCTS está disponível para as entidades ligadas à RCTS.

Federação de Identidade RCTS

Page 11:  · são algumas das tecnologias disponíveis para a gravação de vídeos para E-learning, transmissão de Webinars em direto ou diferido, sessões de fotografia, demonstração

conectividade

9

O serviço eduroam (Education Roaming) tem como objetivo garantir à comunidade de ensino e investigação o acesso à rede sem fios de qualquer instituição do ensino superior e investigação que se encontre ligada à rede eduroam. Aos utilizadores das entidades participantes é garantido o acesso à rede através da utilização da sua conta institucional.

Atualmente a rede mobilidade eduroam está disponível em 76 países. Em Portugal são 61 as instituições aderentes a este serviço.

acesso ao serviço e outras informaçõ[email protected]

Page 12:  · são algumas das tecnologias disponíveis para a gravação de vídeos para E-learning, transmissão de Webinars em direto ou diferido, sessões de fotografia, demonstração

conectividade

10

O serviço RCTSaai disponibiliza uma infraestrutura de autenticação e autorização que tem como objetivo simplificar o acesso da comunidade de ensino e investigação a serviços web.

O RCTSaai permite que os fornecedores de serviços disponibilizem aos utilizadores de outras entidades “federadas” o acesso a serviços de forma simplificada e segura: não é necessária a gestão local das credenciais dos utilizadores e a autenticação é realizada na instituição de origem, em ambiente protegido e cifrado.

Exemplo de alguns serviços que garantem autenticação federada são o educast, colibri, filesender e as editoras da B-On. Neste o acesso do utilizador é garantido via credencias da sua instituição de origem.

acesso ao serviço e outras informaçõeswww.fccn.pthttp://[email protected]

Page 13:  · são algumas das tecnologias disponíveis para a gravação de vídeos para E-learning, transmissão de Webinars em direto ou diferido, sessões de fotografia, demonstração

conectividade

11

O Speedmeter é uma funcionalidade que permite aos utilizadores da Internet verificarem a largura de banda disponível num determinado momento entre um computador e o servidor do Speedmeter instalado na sala técnica da FCCN, num ponto estratégico de rede, com alta disponibilidade e largura de banda.

Assim que o teste é iniciado o Speedmeter efetua um procedimento de estabilização das ligações ao servidor evitando picos de tráfego, para de seguida poder realizar os testes de download, Ping e upload.

contactos e informaçõeshttp://speedmeter.fccn.pt/

Page 14:  · são algumas das tecnologias disponíveis para a gravação de vídeos para E-learning, transmissão de Webinars em direto ou diferido, sessões de fotografia, demonstração

conectividade

12

Ao abrigo do serviço TCS (Trusted Certificate Service), disponibilizado pela Associação GÉANT (www.geant.org), o serviço RCTS Certificados assegura o fornecimento de vários tipos de certificados às entidades pertencentes à RCTS. Garante-se que a entidade certificadora tem reconhecimento mundial como CA - Certification Authority.

Este serviço oferece segurança, autenticidade, confidencialidade e integridade à informação enviada através da Internet. Alunos, docentes e investigadores têm acesso, aos seguintes tipos de certificados digitais:

Certificados de ServidorUm servidor dotado de um certificado reconhecido garante que o site é seguro e confiável através da criação de um canal criptográfico entre um servidor web e um navegador (browser).

Certificados Pessoais Certificados que permitem a identificação do utilizador como sendo elemento de uma instituição, podendo ser usados para assinar e cifrar mensagens de email ou assinar documentos.

Certificados GRID (Pessoais e Servidor)São utilizados para permitir o acesso às infraestruturas de GRID.

Assinatura de códigoCertificados que permitem a assinatura de código e aplicações, garantindo a sua origem, integridade e segurança.

contactos e informaçõ[email protected]

Page 15:  · são algumas das tecnologias disponíveis para a gravação de vídeos para E-learning, transmissão de Webinars em direto ou diferido, sessões de fotografia, demonstração

colaboração

13

O serviço VoIP (Voice Over Internet Protocol) da FCCN consiste na existência de uma rede privativa de voz sobre IP da RCTS.

Um dos objetivos do RCTS VoIP é permitir a redução de custos nas comunicações de voz. Esta redução é conseguida, não só pelo encaminhamento de chamadas para diferentes operadores através da rota de menor custo, mas também porque são criadas ligações IP, virtualmente dedicadas, entre as instituições aderentes ao serviço, possibilitando a realização de chamadas entre estas sem qualquer custo associado.

contactos e informaçõ[email protected]

Page 16:  · são algumas das tecnologias disponíveis para a gravação de vídeos para E-learning, transmissão de Webinars em direto ou diferido, sessões de fotografia, demonstração

colaboração

14

O Educast é um serviço de gestão de vídeo para registo e distribuição de conteúdos educativos. Os conteúdos são apresentados aos utilizadores finais combinando de forma síncrona fontes de áudio, vídeo e slideshow.

O Educast permite a gravação de aulas, upload para um servidor central, edição e sua posterior publicação. É também possível a integração das aulas gravadas em sistemas de E-learning, portais e sites das instituições de ensino superior.

O sistema central garante o pós-processamento necessário para que as gravações fiquem disponíveis aos alunos através da Internet em múltiplos formatos: Flash, Quicktime e Mobile.

educast portalO Portal Educast permite pesquisar conteúdos educativos multimédia em várias áreas do conhecimento, facilitando assim o acesso ao conhecimento criado pelas instituições ligadas à RCTS.

Através do portal Educast, os utilizadores têm a capacidade de pesquisar por conteúdos do seu interesse nas seguintes áreas: Artes e Cultura, Negócios, Educação, Saúde, Humanidades, Interdisciplinar, Matemática e Ciências Naturais, Ciências Sociais e Tecnologias, Direito e Ciências Aplicadas.

Page 17:  · são algumas das tecnologias disponíveis para a gravação de vídeos para E-learning, transmissão de Webinars em direto ou diferido, sessões de fotografia, demonstração

colaboração

15

contactos e informaçõeshttps://portal.educast.fccn.pt/[email protected]://ajuda.educast.fccn.pt

site de ajudaO Site de Ajuda inclui informação genérica acerca do serviço Educast. Através do site de ajuda, os utilizadores têm acesso a documentação e boas práticas, condições de uso e adesão, novidades acerca do serviço, informações técnicas, destaques nos media, publicações científicas e contactos das equipas técnicas de suporte ao serviço à escala nacional.

recorders educastA plataforma Educast disponibiliza dois recorders distintos que permitem gravar de forma síncrona fontes de áudio, vídeo e slideshow, provenientes de eventos institucionais, aulas e outros conteúdos educativos de teor pedagógico.

O Switchcast Recorder suporta a gravação de conteúdos em sistemas operativos Mac OS, enquanto que o Easy2rec permite a gravação em sistemas operativos Windows.

Page 18:  · são algumas das tecnologias disponíveis para a gravação de vídeos para E-learning, transmissão de Webinars em direto ou diferido, sessões de fotografia, demonstração

colaboração

16

O Estúdio de Vídeo é o espaço onde concretizamos ideias num produto Audiovisual.

80m2 de área útil, paredes e chão “Verde Chroma”, cenários virtuais, três câmaras de vídeo, teleponto, iluminação e microfones sem fios, são algumas das tecnologias disponíveis para a gravação de vídeos para E-learning, transmissão de Webinars em direto ou diferido, sessões de fotografia, demonstração de produtos, gravação de programas de rádio, Podcasts ou e-Papers, entre outros tipos de produtos audiovisuais.

É possível ver alguns exemplos de conteúdos gravados e editados no Estúdio aqui: https://educast.fccn.pt/channels/3536/clips

banco de vídeoPara realizar a partilha e arquivo de vídeo, áudio e fotografia, a FCT|FCCN disponibiliza o Banco de Vídeo. Este sistema é um portal Web, onde a comunidade produtora de vídeo pode arquivar o seu espólio de imagens, vídeo e fotografia em bruto, para partilha-lo com a comunidade produtora de vídeo.

Com a colaboração de todos, estamos a criar um rico Banco de Imagens para a utilização de toda esta a comunidade.

Page 19:  · são algumas das tecnologias disponíveis para a gravação de vídeos para E-learning, transmissão de Webinars em direto ou diferido, sessões de fotografia, demonstração

colaboração

17

empréstimo de equipamentos de vídeoA produção de vídeo e realização de uma videodifusão necessita, por vezes, de ferramentas bastante específicas. Um exemplo típico deste tipo de equipamentos são os encoders de streaming.

Assim, a FCT|FCCN dispõe de um parque de encoders disponível para empréstimo, assim como de outros equipamentos de vídeo necessários para a realização de um vídeo ou apoio a eventos.

apoio a eventosPara a realização de um VideoCast ou tornar possível a participação de um orador remoto num evento através de videoconferência, a equipa do Estúdio de Vídeo tem a capacidade de prestar suporte a equipas de eventos. Este apoio poderá ser dado através da deslocação de técnicos, cedência de equipamentos e formação especializada a equipas técnicas.

contactos e informaçõeswww.fccn.pt21 844 01 [email protected]

tel.

Page 20:  · são algumas das tecnologias disponíveis para a gravação de vídeos para E-learning, transmissão de Webinars em direto ou diferido, sessões de fotografia, demonstração

colaboração

18

contactos e informaçõeshttp://[email protected]

O serviço COLIBRI traduz-se como um ambiente de colaboração web sofisticado, o qual disponibiliza ferramentas para a realização de reuniões, aulas ou trabalhos de grupo para professores e alunos, através da Internet. Permite a realização de sessões síncronas ou visionamento posterior das mesmas, integrado com ferramentas de eLearning, utilizadas nas Instituições ligadas à RCTS.

Este serviço tem como destinatários todos os utilizadores individuais associados a instituições RCTS: professores, alunos e funcionários.

O acesso ao serviço é feito através de autenticação integrada com o RCTSaai.

Page 21:  · são algumas das tecnologias disponíveis para a gravação de vídeos para E-learning, transmissão de Webinars em direto ou diferido, sessões de fotografia, demonstração

colaboração

19

salas de videoconferência Tejo e Douro HDA salas Tejo e Douro, são infraestruturas de vídeo em alta definição com visionamento panorâmico, som envolvente de alta fidelidade e meios de partilha de documentos num ambiente intuitivo e imersivo.

Este serviço tem como destinatários: professores, investigadores, alunos, funcionários e gestores de equipamento de videoconferência.

Salas disponíveis

LISBOA – Sala Tejo - FCCN - Campus do LNEC, Edifício Manuel RochaAv. do Brasil 101 - 1700-066 Lisboa

PORTO – Sala Douro - Reitoria da Universidade do PortoPraça Gomes Teixeira - 4099-002 Porto

Este serviço tem como destinatários: professores, investigadores, alunos, funcionários e gestores de equipamento de videoconferência.

contactos e informaçõ[email protected]@reit.up.pt

LisboaPorto

Page 22:  · são algumas das tecnologias disponíveis para a gravação de vídeos para E-learning, transmissão de Webinars em direto ou diferido, sessões de fotografia, demonstração

colaboração

20

rede de videoconferênciaA rede de videoconferência é uma infraestrutura técnica e humana que disponibiliza serviços de videoconferência aos utilizadores das entidades ligadas à RCTS. A FCCN põe à disposição um conjunto de infraestruturas e suportes, os quais permitem uma utilização integrada dos sistemas de videoconferência presentes nas instituições.

O sistema permite integração com o serviço COLIBRI – Ambiente Colaborativo Multimédia.

contactos e informaçõ[email protected]

Page 23:  · são algumas das tecnologias disponíveis para a gravação de vídeos para E-learning, transmissão de Webinars em direto ou diferido, sessões de fotografia, demonstração

colaboração

21

O VideoCast permite a transmissão de áudio e vídeo em direto do seu evento, aula ou qualquer outro acontecimento para o mundo, via Internet.

A FCT|FCCN disponibiliza uma página Web onde será apresentado o vídeo que nos chega do seu evento, página esta que pode ser complementada com chat e twitter. Esta página Web é compatível com os principais browsers de Internet, sistemas operativos e dispositivos móveis.

contactos e informaçõ[email protected]

Page 24:  · são algumas das tecnologias disponíveis para a gravação de vídeos para E-learning, transmissão de Webinars em direto ou diferido, sessões de fotografia, demonstração

conhecimento

22

“A Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) disponibiliza o acesso online ilimitado e permanente pelas instituições de investigação e do ensino superior aos textos integrais de milhares periódicos científicos e ebooks de alguns dos mais importantes fornecedores de conteúdos.

A b-on entrou em funcionamento em Março de 2004 e é hoje uma referência no acesso à informação científica internacional.

Para além de disponibilizar o acesso online a conteúdos científicos a b-on tem por objetivos: desempenhar um papel ativo e participativo na construção da Sociedade do Conhecimento, dinamizar e estimular a comunidade para o consumo e produção de conteúdos científicos, estimular a cooperação entre as entidades do sistema académico e científico nacional, desenvolver competências-chave na gestão da informação e conhecimento e racionalizar custos através de uma negociação centralizada com as editoras e demais fornecedores de conteúdos.”

contactos e informaçõ[email protected]

Page 25:  · são algumas das tecnologias disponíveis para a gravação de vídeos para E-learning, transmissão de Webinars em direto ou diferido, sessões de fotografia, demonstração

conhecimento

23

O portal RCAAP tem como objectivo a recolha, agregação e indexação dos conteúdos científicos em acesso aberto (ou acesso livre) existentes nos repositórios institucionais das entidades nacionais de ensino superior, e outras organizações de I&D e constitui-se como um ponto único de pesquisa, descoberta, localização e acesso a milhares de documentos de carácter científico e académico, nomeadamente artigos de revistas científicas, comunicações a conferências, teses e dissertações, distribuídos por inúmeros repositórios portugueses.

O Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal tem por missão promover, apoiar e facilitar a adoção do movimento de acesso aberto ao conhecimento científico em Portugal bem como aumentar a visibilidade, acessibilidade e difusão dos resultados da atividade académica e de investigação científica portuguesa, o que é importante para a própria comunidade académica mas também, a nível informativo, para a sociedade em geral.

O RCAAP está aberto à participação de todas as instituições do sistema científico e do ensino superior português.

contactos e informaçõ[email protected]

Page 26:  · são algumas das tecnologias disponíveis para a gravação de vídeos para E-learning, transmissão de Webinars em direto ou diferido, sessões de fotografia, demonstração

conhecimento

24

O projeto PTCRIS visa facilitar os processos de gestão, produção e acesso a informação fidedigna, completa e atualizada sobre a atividade científica nacional.

Trata-se de um programa estruturante para a gestão de ciência e tecnologia que pretede promover a integração de vários sistemas de informação de suporte à atividade científica utilizados pelos investigadores, pelos gestores de ciência ou pelo público em geral.

O PTCRIS irá criar um ecossistema aberto, do qual todos os agentes podem facilmente beneficiar e contribuir, com vantagens para todos. Este ecossistema promoverá a excelência da ciência em Portugal, dando-lhe uma maior visibilidade para todos os intervenientes nacionais e internacionais, facilitando os processos de gestão e produção de ciência e inovação, através de acesso facilitado a informação autoritativa, completa e fidedigna.

contactos e informaçõeswww.fccn.ptwww.ptcris.pt

Page 27:  · são algumas das tecnologias disponíveis para a gravação de vídeos para E-learning, transmissão de Webinars em direto ou diferido, sessões de fotografia, demonstração

conhecimento

25

O Arquivo.pt tem como objetivo principal a criação de um serviço que permita preservar informação publicada na Web de interesse para a comunidade portuguesa. O Arquivo da Web Portuguesa distingue-se por permitir realizar pesquisas sobre informação publicada no passado que já não se encontra disponível online.

contactos e informaçõeswww.fccn.ptwww.arquivo.ptwww.sobre.arquivo.ptcontacto@arquivo.pt

Page 28:  · são algumas das tecnologias disponíveis para a gravação de vídeos para E-learning, transmissão de Webinars em direto ou diferido, sessões de fotografia, demonstração

computação

26

A Infraestrutura Nacional de Computação Distribuída (INCD) é uma infraestrutura digital aprovada no âmbito do roteiro de infraestruturas estratégicas de investigação da Fundação de Ciência e a Tecnologia (FCT) e satisfaz as principais necessidades da investigação de ponta, no que toca ao processamento de grandes volumes de dados e capacidades de computação não possíveis de ser fornecidos pelos próprios centros de investigação.

A infraestrutura está especialmente vocacionada para prestar serviços no domínio do cálculo científico suportando os investigadores e a sua participação em projetos nacionais e internacionais. Engloba um sistema integrado e uma abordagem de prestação de serviços de tecnologia de informação em múltiplas localizações, por sua vez interligadas entre si por uma infraestrutura de redes de última geração.

Encontra-se ainda integrada em infraestruturas internacionais congéneres com as quais partilha recursos computacionais e de suporte em benefício de projetos de relevância nacional e internacional.

contactos e informaçõ[email protected]

Page 29:  · são algumas das tecnologias disponíveis para a gravação de vídeos para E-learning, transmissão de Webinars em direto ou diferido, sessões de fotografia, demonstração

computação

27

contactos e informaçõ[email protected]

O serviço Housing destina-se a alojar servidores informáticos em condições controladas de segurança, energia e climatização. Podem usar o serviço as entidades de ciência, tecnologia e ensino superior, instituições ligadas à RCTS e atividades de unidades orgânicas ministeriais.

O serviço é prestado de várias formas alternativas, procurando-se assim melhor satisfazer as necessidades dos utilizadores, de forma a garantir uma resposta rápida e de qualidade a todas as solicitações. As componentes de serviço são:

• Serviço Housing em datacenter gerido pela FCT|FCCN;

• Serviço Housing em datacenter da rSPtic - Rede Operacional de Serviços Partilhados de Tecnologias de Informação e Comunicação da Administração Pública, com extensão da rede da RCTS; e

• Serviço Housing em datacenter de operador comercial, com extensão da rede da RCTS.

Os serviços prestados em datacenter de terceiros garantem a extensão da rede da RCTS. Neste caso, o housing é prestado via serviços RCTS Plus ou RCTS IP, com endereços da rede académica nacional.

Page 30:  · são algumas das tecnologias disponíveis para a gravação de vídeos para E-learning, transmissão de Webinars em direto ou diferido, sessões de fotografia, demonstração

computação

28

O Filesender é uma aplicação web federada na RCTSaai que permite a utilizadores autenticados enviar e armazenar temporariamente ficheiros de elevada dimensão. O Filesender é um software suportado pelas seguintes organizações: AARNet, HEAnet, SURFnet e UNINETT.

Este serviço destina-se à comunidade servida pelas instituições ligadas à RCTS.

contactos e informaçõeswww.fccn.ptfilesender.orgfilesender.fccn.pt

Page 31:  · são algumas das tecnologias disponíveis para a gravação de vídeos para E-learning, transmissão de Webinars em direto ou diferido, sessões de fotografia, demonstração

segurança

29

O RCTS CERT é um serviço de resposta a incidentes de segurança informática no contexto da comunidade utilizadora da RCTS, ou seja, incidentes onde a origem ou o alvo dos ataques se encontram dentro desta rede.

Numa componente mais preventiva, o RCTS CERT disponibiliza um serviço de alertas de segurança e produz recomendações referentes a potenciais riscos de segurança e atividades maliciosas, no sentido de desenvolver uma cultura de segurança na Internet.

contactos e informaçõ[email protected]

Page 32:  · são algumas das tecnologias disponíveis para a gravação de vídeos para E-learning, transmissão de Webinars em direto ou diferido, sessões de fotografia, demonstração

segurança

30

O serviço Linha Alerta consiste no bloqueio de conteúdos ilegais na Internet e na perseguição e acusação criminal de quem publica este tipo de conteúdos. Esta missão é cumprida mediante o fornecimento às autoridades policiais portuguesas de informação reunida de denúncias recebidas e da colaboração com os ISPs (Internet Service Providers) nacionais para a rápida remoção desses conteúdos.

Para levar a cabo esta atividade, o serviço Linha Alerta disponibiliza ao público em geral um conjunto de meios através dos quais, e de forma totalmente anónima, é possível apresentar denúncias de conteúdos eventualmente ilegais. As denúncias recebidas são triadas e analisadas por operadores dedicados que lhes dão o devido seguimento: autoridade policial nacional ou congénere internacional.

De momento, no serviço Linha Alerta é possível denunciar os seguintes conteúdos ilegais:

• Pornografia infantil• Apologia da violência• Apologia do racismo

O âmbito do serviço Linha Alerta pode sofrer alterações mediante a experiência adquirida nesta primeira fase e o desenvolvimento do quadro legal em Portugal.

contactos e informaçõeswww.fccn.pthttps://linhaalerta.internetsegura.pt/[email protected]

Page 33:  · são algumas das tecnologias disponíveis para a gravação de vídeos para E-learning, transmissão de Webinars em direto ou diferido, sessões de fotografia, demonstração

segurança

31

A Linha Ajuda tem por base um serviço de atendimento telefónico e online ao público em geral, sobre questões relacionadas com o uso de tecnologias em linha. Garante apoio, anónimo e confidencial, ao uso das tecnologias online cobrindo assuntos relativos à utilização das mesmas, incluindo problemas relacionais no seio das famílias ou entre pares, bullying, assim como exploração imprópria e indigna de crianças e jovens.

A Linha Ajuda é coordenada pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do consórcio Internet Segura e do programa Safer Internet e é co-financiada pela Comissão Europeia.

O apoio prestado pela Linha Ajuda funciona sobre qualquer um dos três canais: e-mail, telefone e chat.

contactos e informaçõeswww.fccn.ptwww.internetsegura.pt/linha-ajudawww.saferinternet.org808 91 90 [email protected]

tel.

Page 34:  · são algumas das tecnologias disponíveis para a gravação de vídeos para E-learning, transmissão de Webinars em direto ou diferido, sessões de fotografia, demonstração

FCT │ FCCNAv. do Brasil 1011700-066 LISBOA [email protected]+351 21 844 01 00+351 21 847 21 67

www.fccn.pt

e-mailtel. fax