smabc.org.br empr egos garantidos na dura automotiveaa018486-acee-42a4-b71f... · suas principais...

4
Edição nº 4324 • Quarta-fEira • 31 dE outubro dE 2018 • SMABC.ORG.BR ADONIS GUERRA REFORMA DA PREVIDÊNCIA Jair Bolsonaro (PSL) afirmou, em entrevista para a TV Record, que quer ir a Brasília na semana que vem para destravar a pauta da reforma da Previdência. Ele espera destravar ao menos parte da reforma projetada pelo atual governo Temer. ACORDO NEGOCIADO PELO SINDICATO EVITA MUITAS DEMISSÕES EM RIBEIRÃO PIRES E GARANTE ESTABILIDADE ATÉ O PRÓXIMO ANO SINDICATO CRITICA TEXTO DO ROTA 2030 APROVADO NA COMISSÃO DO CONGRESSO ENTIDADES SOCIAIS ORGANIZAM AÇÃO EM DEFESA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS PÁGINA 2 PÁGINA 4 PÁGINA 3 EMPREGOS GARANTIDOS NA DURA AUTOMOTIVE

Upload: dangdiep

Post on 10-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Edição nº 4324 • Quarta-fEira • 31 dE outubro dE 2018 • smabc.org.br

adon

is g

uerr

a

RefoRma da PRevidência Jair Bolsonaro (PSL) afirmou, em entrevista

para a TV Record, que quer ir a Brasília na semana que vem para destravar a pauta da reforma da Previdência. Ele espera destravar ao menos parte da reforma projetada pelo atual governo Temer.

acoRdo negociado Pelo Sindicato evita muitaS demiSSõeS em RibeiRão PiReS e gaRante eStabilidade até o PRóximo ano

Sindicato cRitica texto do Rota 2030aPRovado na comiSSão do congReSSo

entidadeS SociaiS oRganizam ação em defeSa doS diReitoS daS cRiançaS

Página 2

Página 4

Página 3

EmprEgos garantidos na dura automotivE

Perdeu, fascista! 1Pedro Bellintani Baleotti, estu-dante de Direito, apoiador de Bolsonaro perdeu o emprego após divulgar vídeo ameaçador nas redes sociais.

Perdeu, fascista! 2Ele dizia que estava indo votar “ao som de Zezé, armado com faca, pistola, o diabo, louco para ver um vadio, vagabundo com camiseta vermelha e já matar logo”.

Ameaças na USP 1Após ameaças de um ato na FFLCH da USP para comemorar a eleição Bolsonaro, os portões foram fechados, com acesso apenas para alunos.

Ameaças na USP 2Do outro lado, estudantes anti-fascistas se reuniram em grande número no prédio da FFLCH para defendê-la de qualquer possível ato de vandalismo.

Fauna perdidaRelatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) aponta per-da de 60% de animais silvestres entre 1970 e 2014, devido à ação humana.

fotos: divulgação

adonis guerra

notas e recados

2 Tribuna Metalúrgica – Quarta-feira, 31 de outubro de 2018

HoJE, Às 20h30

canal 44.1 Hd

A comissão mista do Congresso Nacional aprovou na quarta, dia 24, a Medida Provisória do Rota 2030 apresen-tada pelo governo em julho. O texto segue para votação nos plenários da Câmara e do Senado, onde ainda pode sofrer alterações.

O diretor executivo do Sindicato, responsável por políticas industriais, Wel l ington Messias Damasceno, explicou que a MP foi aprovada com pouquíssimas al-terações em relação ao texto inicial, tendo sido consideradas somente as emendas que prorroga o regime diferenciado para as regiões nordeste e centro-oeste, do refinan-

ciamento de dividas e do incentivo às exportações.

“O Rota 2030 é mais um golpe em cima dos trabalhadores e do desen-volvimento do Brasil. As emendas dos trabalhado-res não foram atendidas”, criticou.

“O programa está muito aquém do que precisaria ser ao não incluir a de-fesa dos trabalhadores, não falar de qualificação profissional, não forta-lecer a cadeia produtiva nem o conteúdo local. A medida permite a impor-tação tanto de autopeças quanto de veículos, o que compromete os empregos e as indústrias da região”, explicou.

O dirigente ressaltou a importância do ob-

servatório da indústria constar na medida para acompanhar de perto a aplicação dos recursos, investimentos em pesqui-sa e desenvolvimento, a entrada de importados e direcionar investimentos e novos negócios.

“O observatório é uma luta grande dos trabalha-dores e está no texto, mas temos que defender que o formato seja paritário com participação de to-dos”, disse.

O Sindicato está conver-sando com parlamentares para buscar alterações e a inclusão de pontos de in-teresse da classe trabalha-dora. “Vamos continuar mobilizados para tentar modificar o Rota 2030 em plenário”, concluiu.

comiSSão do congReSSo

aPRova o Rota 2030

confira seus direitos

defendeRemoS a conStituição,

a democRacia e oS noSSoS

diReitoS SociaiS, cuSte

o que cuStaR

A Constituição Federal completou 30 anos no início deste mês. Foi resultado de ampla participação popular, na assembleia constituinte. Suas principais qualidades estão nos direitos e garantias fundamentais, sobretudo a liberdade e a democracia.

Precisamos defender nossa Constituição. Independente-mente de governos, que pas-sam, ela deve ser permanente. É uma garantia para todos os cidadãos e um antídoto contra a ditadura e a barbárie.

Vale a pena lembrar as sábias palavras de Ulisses Guimarães, no discurso de promulgação da Constituição em 5 de outubro de 1988:

A Constituição certa-mente não é perfeita. Ela própria o confessa ao admi-tir a reforma. Quanto a ela, discordar, sim. Divergir, sim. Descumprir, jamais. Afrontá-la, nunca.

Traidor da Constituição é traidor da Pátria. Conhece-mos o caminho maldito. Ras-gar a Constituição, trancar as portas do Parlamento, gar-rotear a liberdade, mandar os patriotas para a cadeia, o exílio e o cemitério.

Quando após tantos anos de lutas e sacrifícios promul-gamos o Estatuto do Homem da Liberdade e da Democra-cia bradamos por imposição de sua honra.

Temos ódio à ditadura. Ódio e nojo. (Aplausos)

Amaldiçoamos a tirania aonde quer que ela desgrace homens e nações. Principal-mente na América Latina.

É a Constituição que ga-rante os direitos trabalhistas e sociais, sob intenso ataque com a Reforma Trabalhista e agora sob novas ameaças de extinção.

Vamos defendê-la custe o que custar, por nós, por nos-sos filhos e pelo nosso país.

Viva a Constituição! De-fenda a Constituição!

Comente este artigo. Envie um e-mail para [email protected]

Departamento Jurídico

Sindicato critica o texto por

não avançar na defesa

dos empregos nem fortalecer

a indústria nacional

“O SINDICATO DOS METALÚRGICOS DO ABC convoca todos os trabalhadores na empresa ETAGE INDÚSTRIA E COMERCIO LTDA (sócios e não sócios, na produção e na administração), com endereço na Estrada Particular Yae Massumoto, nº 333, no Bairro Alvarenga, em São Bernardo do Campo, a participarem da Assembleia, que será realizada no dia 5, do mês de novembro, do ano de 2018, segunda-feira, no seguinte horário: 14 horas e 30 minutos, nas dependências da empresa, com a seguinte ordem do dia: a) Discussão e deliberação sobre proposta de Acordo de “Participação nos Lucros ou Resultados”; b) Discussão e deliberação da contribuição negocial como recurso essencial para custeio desta negociação coletiva, visando à celebração da norma coletiva que contemple os interesses dos trabalhadores, sindicalizados ou não, na empresa; c) Autorização para a diretoria celebrar o respectivo acordo coletivo de trabalho ou aditamento; d) Outros assuntos de interesse dos trabalhadores na empresa. São Bernardo do Campo, 31 de outubro de 2018. Wagner Firmino de Santana. Presidente”.

EDITAL PARA CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA NA ETAGE SOBRE PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS

fotos: adonis guerra

marquinhos

michelleTribuna Metalúrgica – Quarta-feira, 31 de outubro de 2018

acordo mantém

EmprEgos na dura

automotivETodos os companheiros na empresa em Ribeirão Pires terão estabilidade até março do ano que vem; muitas

demissões foram evitadas

Os trabalhadores na Dura Automotive, em Ribeirão Pires, aprovaram, por

unanimidade o acordo negociado pelo Sindicato que garante estabi-lidade dos companheiros até 1º de março. A assembleia foi realizada na última quinta-feira, 25. Os representantes dos Metalúrgicos do ABC procuraram a direção da fábrica após anúncio de que postos de trabalho estavam ameaçados.

O coordenador da Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra e trabalhador na Dura Automotive, Marcos Paulo Lou-renço, o Marquinhos, explicou a negociação. “Por conta da dimi-nuição na demanda, os patrões anunciaram a possibilidade de demissão. Assim que soubemos que os empregos estavam amea-çados, chamamos a direção para

conversar. Após algumas reuni-ões, conseguimos um acordo, negociado diretamente com o Sindicato, que garante que nin-guém será demitido nos próxi-mos três meses, valendo a partir de 1º de novembro, com mais um mês de estabilidade, podendo ser prorrogado por mais três meses”.

“Os trabalhadores ficaram muito contentes porque vão pas-sar o final do ano mais tranquilos, com a certeza de estar emprega-dos”, reforçou.

Presente na assembleia, a diretora executiva dos Metalúr-gicos do ABC, Michelle Mar-ques, reforçou a importância da conquista. “Na conjuntura atual, ter um acordo que garanta que o trabalhador poderá pagar suas contas nos próximos meses é algo para ser comemorado”.

Em assembleia conjunta realizada também na última quinta-feira, 25, os companheiros nas empresas Blawer e Retronew, em São Bernardo, aprovaram o acordo de Participação nos Lucros e Resultados, negociado pelo Sindicato com a empresa.

Para os trabalhadores em ambas as fábricas, o valor será pago em duas parcelas, sendo a pri-meira em novembro e a segunda em dezembro. Na ocasião foi aprovada a contribuição negocial. Quem ficar sócio até o dia 20 de novembro não terá desconto na PLR.

“A contribuição é uma forma de manter as negociações com a empresa. A participação do Sindicato é fundamental nesse processo. A negociação direta entre patrão e trabalhador, conforme diz a nova Lei Trabalhista, só faz o trabalhador sair perdendo”, lembrou o coordenador de área, Simão Barbosa de Matos Neto, o Soró.

CSES“Por conta das ameaças

de demissão, os companhei-ros estavam trabalhando muito angustiados, o que é perigoso, já que eles podem se distrair e se envolver em aci-dentes de trabalho”, declarou o CSE e representante da CIPA, André do Nascimen-to, o Cabelo.

“Quando o Sindicato faz acordos que não envolvem questões financeiras, o tra-balhador tende a esquecer muito rápido. Acordos como esse precisam ser mais valo-rizados pela companheira-da, pois envolvem questões sociais e nos trazem certa tranquilidade”, afirmou o CSE, Carlos Alberto Quei-roz Rita, o Somália.

tRabalhadoReS na blaweR

e RetRonew aPRovam PlR

somáliacabelo

• Dudu é a esperança do Palmeiras contra o Boca Ju-niors. O atacante está a um gol de igualar Vagner Love, que tem 54 gols, e virar o artilheiro do clube no século.

• A Conmebol anunciou ontem a suspensão do técnico do Boca, Guillermo Schelotto, na semifinal hoje por ter atrasado a volta para o 2º tempo no jogo de ida.

• O Palmeiras chega aos 70 jogos na temporada ao bus-car a virada na semifinal da Libertadores hoje. E sábado, pelo Brasileirão, enfrenta o Santos.

• O Santos tem a semana livre de treinos para o clás-sico contra o Verdão. Cuca voltará a contar com Luiz Felipe e Gustavo Henrique na defesa.

tribuna esportivafotos: divulgação

adonis guerra

4 Tribuna Metalúrgica – Quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Redação: Rua João Basso, 231 – Centro – São Bernardo – CEP: 09721-100 – Fone: 4128-4200 – Site: www.smabc.org.br – E-mail: [email protected]. Regional Diadema: Av. Encarnação, 290 – Piraporinha – Fone: 4061-1040 – CEP: 09960-010. Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra: Rua Felipe Sabbag, 149 – Centro – Ribeirão Pires – Fone: 4823-6898 – CEP: 09400-130. Diretor Responsável: Aroaldo Oliveira da Silva. Repórteres: Luciana Yamashita e Olga Defavari. Arte e Diagramação: Rogério Bregaida. CTP e Impressão: Simetal ABC Gráfica e Editora – Fone: 4341-5810. Os anúncios publicados na Tribuna Metalúrgica são de responsabilidade dos próprios anunciantes. O jornal não responde em nenhuma circunstância pela oferta e venda de produtos e serviços.

Publicação diária do Sindicatodos Metalúrgicos do ABC

libertadores

Hoje – 21h45Palmeiras x Boca Juniors

Allianz Parque

moRRe o comPanheiRo

Paulo boneca, ex-diRigente

na otiS

O Sindicato lamenta a morte do companheiro Paulo Francisco Franco, o Paulo Boneca, aos 65 anos, na segunda, dia 29, por insuficiência car-díaca. Ele iniciou como dirigente na Comissão de Fábrica na Otis em 1996 e foi CSE até 2014.

“Ele fez um exce-lente trabalho na orga-nização, representação e defesa dos direitos dos trabalhadores na

Otis. Foi um dirigente muito atuante e enérgi-co quando necessário. Mas, ao mesmo tempo, um líder habilidoso no equilíbrio das relações de trabalho”, afirmou o coordenador de São Bernardo e do CSE na Otis, Genildo Dias Pe-reira, o Gaúcho.

Era viúvo e deixa três filhas. O enterro foi on-tem no Cemitério Curu-çá, em Santo André.

divulgação

As entidades sociais que atuam em projetos em defesa dos direitos das crianças e adolescentes se reuniram em plenária na quinta, dia 18, na Sede. São projetos ligados ao Terre des hommes, Tdh, da Alemanha, entre eles o Centro Cultural Afro-Brasileiro Francisco So-lano Trindade.

O diretor executivo dos Metalúrgicos do ABC, responsável pelo Depar-tamento de Saúde, Carlos Caramelo, fez uma análise de conjuntura e ressaltou a atuação do Sindicato junto às entidades sociais.

“O papel do Sindica-to cidadão é atuar pela melhoria da vida dos tra-balhadores dentro e fora da fábrica, defender a

dignidade, as condições de saúde e educação e os direitos de cada um. Estar perto dos movimentos so-ciais é fundamental para construir um país melhor para todos e todas”, disse.

Caramelo, que foi elei-to integrante do Conselho Estadual da Defesa dos Direitos da Pessoa Huma-na, o Condepe, colocou o mandato à disposição dos movimentos sociais.

O presidente do So-lano Trindade e CSE na Volks, Nelson Rocha, explicou que a entidade integra a rede do Tdh. A plenária foi de organiza-ção do mês de ação global, o GAM (Global Action Month, em inglês).

“Discutimos as ações para o GAM, que será

realizado em novembro não só no Brasil, mas em todos os países de atuação do Tdh, para chamar a sociedade para a refle-xão sobre os direitos das crianças que são violados”, afirmou.

“A preocupação maior no Brasil é com os ataques à democracia, ao direito de a sociedade se manifes-tar e com a criminalização dos movimentos sociais”.

O Solano completa 20 anos em outubro e já atendeu mais de 10 mil crianças e adolescentes. É mantida pela ação “Uma hora para o futuro”, ini-ciativa do Comitê Mun-dial dos Trabalhadores na Volks e que conta com a participação voluntária dos trabalhadores.

entidadeS oRganizam

ação global em defeSa

doS diReitoS daS cRiançaS