slides judaismo

10
O JUDAÍSMO

Upload: debora-betti-ornelles

Post on 10-Dec-2014

193 views

Category:

Documents


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Slides Judaismo

O JUDAÍSMO

Page 2: Slides Judaismo

ORIGINALIDADE DO JUDAÍSMO

O judaísmo surgiu a aproximadamente 1800 a.c. Dentre as 12 tribos de judá, Deus escolheu a tribo de Israel, para ser seu povo e lhes dar a terra prometida. Deus guiu esse povo desde de Abraão, durante a libertação dos hebreus no Egito através de Moíses, até a entrega dos mandamentos e toda sua lei. No século I os romanos invadiram a Palestina e destruíram o templo de Jerusalém. Já no século II destroem a cidade de Jerusalém e provocam a segunda Diáspora Judaica. Logo depois os judeus espalharam-se pelo mundo mantendo vivas a cultura e a religião.

Page 3: Slides Judaismo

O JUDAÍSMO E O MONOTEÍSMO

O princípio básico do judaísmo é a adoração absoluta a YHWH (tetragrama referente ao nome do Deus de Israel) como Deus que influencia todo o universo e que não pode ser contradito de forma alguma. Qualquer tentativa de politeísmo é totalmente rejeitada pelo judaísmo, não sendo permitida a prece à outro que não seja YHWH.

YHWH em hebraico

Page 4: Slides Judaismo

FESTASRosh Hashaná - É o ano novo judaico. Data de auto-reflexão sobre ações passadas e de mudança.Yom Kipur - É o dia do perdão, festa máxima dos judeus. Data de jejum absoluto, pois é um dia de purificação.Pessach - É a festa judaica da Páscoa. Celebra-se a libertação dos israelitas da escravidão do Egito.Shavuót - Comemora-se a data em que Deus ao povo libertado do Egito os Dez Mandamentos, surge a Torá.Sucót - É a festa das tendas. Refere-se à peregrinação de 40 anos pelo deserto após a libertação do Egito.Chanuká - Festa das Luzes. Comemora a vitória dos judeus quando reergueram o Templo de Jerusalém.Purim - Comemora a salvação do povo judeu. É a festa mais alegre do calendário judaico.

Page 5: Slides Judaismo

RITOSShabat - No Shabat, é proibido trabalhar durante os sábados, é o ponto central da vida de um judeu.Orações - O ritual das orações se realiza três vezes por dia. Algumas vezes a oração é feita na SinagogaBerit Milá - Berit milá é a circuncisão. "Berit" significa pacto.Bar Mitzvá - A maioridade religiosa dos meninos aos 13 anos. Passam a ser responsáveis por seus atos.Bat Mitzvá - A maioridade religiosa das meninas aos 12 anos. Elas amadurecem antes que os meninos.Casamento - A cerimônia ocorre sob a chupá (toldo usado como proteção), que representa o novo lar do casal.Enterro - Não é permitida a cremação, flores e músicas. Os homens são enterrados com seu xale de oração.

Page 6: Slides Judaismo

PARTICULARIDADES

- Os Judeus realizam seus cultos na sinagoga. - O líder religioso é chamado de rabino. Ele é responsável pelo ensino e a aplicação do judaísmo. - O Símbolo do Judaísmo é a Estrela de Davi. - Os judeus possuem uma extrema ligação com o estado de - Israel, pois lá é a terra prometida por Deus a Abraão, e a cidade sagrada de Jerusalém. - Os Judeus acreditam que “messias” foi enviado por Deus e que um dia virá ao mundo e irá trazer uma era de paz.

Page 7: Slides Judaismo

SINAGOGA

Page 8: Slides Judaismo

Misericórdia

Perdão Justiça

Amor Bem

Verdade

ESTRELA DE DAVI

A Estrela de Davi está presente na bandeira de Israel

Page 9: Slides Judaismo

O Judaísmo, como a maioria das religiões existentes tem como base um livro sagrado para disseminar seus ensinamentos, historias e origem. Na cultura judaica, existem dois livros principais A Torá (cinco livros) e o Tamulde (quatro livros). A Torá é o mais importante, pois se refere à lei ditada por Deus.

A TORÁ

Page 10: Slides Judaismo

O JUDAÍSMO CONTEMPORÂNEO

Com a emancipação civil dos judeus houve mudanças no judaísmo. Uma parte conservadora da religião continua favorável a manutenção dos costumes tradicionais, sendo que outra ala, a reformista, busca trazer novos ensinamentos ao judaísmo tradicional. Com o holocausto, que culminou no extermínio dos judeus na Europa, a criação de Israel se tornou de óbvia importância política. Nos últimos tempos, todos os movimentos judaicos tentam manter-se orientados por Israel.