slides de filo 25 manu

16
EPICURISMO ESTOICISMO PIRRONISMO CINISMO DUALISMO PLATÔNICO CONHECIMENTO LÓGICO E CIENTíFICO Cassiano Soares Dener Duarte Manoela da Costa Tainá Rigo

Upload: alemisturini

Post on 12-Aug-2015

225 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

EPICURISMOESTOICISMOPIRRONISMOCINISMODUALISMO PLATÔNICOCONHECIMENTO LÓGICO E CIENTíFICO

Cassiano SoaresDener DuarteManoela da CostaTainá Rigo

Os sofistas se compunham de grupos de mestres que viajavam de cidade em cidade realizando aparições públicas. O foco central de seus ensinamentos concentrava-se no logos ou discurso com foco em estratégias de argumentação,  Argumentavam que as práticas culturais existiam em função de convenções ou "nomos"

SOFISTAS

Segundo Platão, antes de se encarnar, a alma teria vivido por conhecimento intelectual direto e imediato, sem precisar usar os sentidos. Quando a alma se une ao corpo, ela se degrada por se tornar prisioneira dele. Passa então a se compor de duas partes•Alma superior (a alma intelectiva)•Alma inferior e irracional (a alma do corpo).Escravizada pelo sensível, a alma inferior conduz á opinião e, consequentemente, ao erro, perturbando o conhecimento verdadeiro. No entanto, o aforismo “corpo são em mente sã” apenas confirma a superioridade do espírito: na posse de saúde perfeita, a alma se desprende dos sentidos para melhor se concentrar na contemplação das ideias.

DUALISMO PLATÔNICO

Também conhecido como ceticismo pirrônico, foi uma tradição da corrente filosófica do ceticismo fundada por Enesidemo de Cnossos, pirrônicos afirmam que uma falta de provas não constitui prova do oposto, e que essa falta de crença é profundamente diferente de uma descrença ativa. Ao invés de descrer em Deus, poderes psíquicos etc.

PIRRONISMO

Epicuro fundou o epicurismo com uma corrente filosófica, defendendo o prazer como um principio e como o fim da vida feliz. Distinguia dois grandes grupos de prazeres, o primeiro reúne os prazeres duradouros, como a boa conversação, a audição da musica e outros. O segundo são os prazeres imediatos, aqueles movidos pela explosão das paixões podendo resultar em muito sofrimento. Quando conseguirmos dominar aos prazeres exagerados, poderemos desfrutar os prazeres do intelecto. Os epicuristas, procuravam o estado de ausência da dar e do sofrimento. Epicuro defendia uma administração racional do prazer inevitavelmente acabando em dor e sofrimento.

EPICURISMO “O PRAZER”

Foi de grande dever no período helenístico, fundado por Zenão de Cício. Os estoicos defendiam a noção de que toda realidade existente é uma realidade racional, ou seja, que todos os seres e a natureza fazem parte dessa realidade racional. O que chamamos de Deus é na verdade a fonte dos princípios racionais, que regem a realidade, não existe nenhum outro lugar para fugir, além do próprio em que vivemos. Em vez do prazer os epicurista Zenão propõe o dever como o melhor caminho para a felicidade, ou seja, é feliz aquele que vive segundo sua própria natureza. Defendiam uma atitude de austeridade física e moral, baseada em virtudes como a resistência ante o sofrimento, a coragem ante o perigo e outras.

ESTOICISMO “O DEVER”

O termo cinismo designa a corrente dos filósofos que se propuseram viver como os cães da cidade. Deviam procurar conhecer a si mesmos e desprezar todos os bens materiais.• Diógenes de Sínope: é conhecido como o Sócrates Louco pois questionava os valores e as convenções sociais de forma radical e procurava levar uma vida estritamente conforme os princípios que considerava moralmente corretos.

CINISMO

Conhecimento lógico: Lógica é uma parte da filosofia que estuda o fundamento, a estrutura e as expressões humanas do conhecimento. A lógica foi criada por Aristóteles no século IV a.C. para estudar o pensamento humano e distinguir interferências e argumentos certos e errados. Aristóteles estabeleceu um conjunto de regras rígidas para que conclusões pudessem ser aceitas como logicamente válidas: o emprego da lógica leva a uma linha de raciocínio baseado em premissas e conclusões. Suposições e as leis da identidade (A é A), da não contradição (A não é B), e do terceiro excluído (A é A e não pode ser B) cobrem todas as possibilidades e formam a base do pensamento. lógico Ocidental, onde uma declaração é falsa ou verdadeira, não podendo ser ao mesmo tempo parcialmente verdadeira e parcialmente falsa. A Lógica ao mesmo tempo em que define as leis ideais do pensamento, estabelece as regras do pensamento correto, cujo conjunto constitui uma arte de pensar. Em outras palavras, lógica é arte que nos faz proceder, com ordem, facilmente e sem erro, no ato próprio da razão.

CONHECIMENTO LÓGICO

O conhecimento científico é real porque lida com ocorrências ou fatos, isto é, com toda "forma de existência que se manifesta de algum modo“. Surgiu da necessidade do ser humano querer saber como as coisas funcionam ao invés de apenas aceitá-las passivamente. Com este tipo de conhecimento o homem começou a entender o porquê de vários fenômenos naturais e com isso vir a intervir cada vez mais nos acontecimento ao nosso redor. Este conhecimento se bem usado é muito útil para humanidade, porém se usado incorretamente pode vir a gerar enormes catástrofes para o ser humano e tudo mais ao seu redor. Usamos como exemplo a descoberta pela ciência da cura de uma moléstia que assola uma cidade inteira salvando várias pessoas da morte, mas também, destruir esta mesma cidade em um piscar de olhos com uma arma de destruição em massa criada com este mesmo conhecimento.

CONHECIMENTO CIENTÍFICO