slide tcc: alfabetização na idade certa

16
ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: Uma reflexão sobre o processo de alfabetização da criança até oito anos de idade e a contribuição do PNAIC na Escola Municipal Juliana Eloy da Silva em Águas Lindas de Goiás. ROSINEIA SILVA RIBEIRO ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS 23 DE JUNHO DE 2016

Upload: rosineia-ribeiro

Post on 21-Mar-2017

26 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Slide TCC: Alfabetização na idade certa

ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: Uma reflexão sobre o processo de alfabetização da criança até oito anos de idade e a contribuição do PNAIC na Escola Municipal Juliana Eloy da Silva em Águas

Lindas de Goiás.

ROSINEIA SILVA RIBEIRO

ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS23 DE JUNHO DE 2016

Page 2: Slide TCC: Alfabetização na idade certa

Justificativa

O motivo da escolha do tema partiu da paixão pelo tema alfabetização, da curiosidade vinda através de uma reportagem exibida por uma emissora de tv, de questionamentos sobre a idade adequada para alfabetizar uma criança e de vivências com alunos que já ultrapassaram a idade julgada certa para estarem alfabetizados.

Page 3: Slide TCC: Alfabetização na idade certa

Objetivo(s)

GERAL:Refletir sobre a contribuição do PNAIC na alfabetização de crianças até oito anos e o papel do professor frente a esse desafio.

ESPECÍFICOS:Abordar a importância da alfabetização na idade certa;Discutir sobre a meta 5 do Plano Nacional da Educação;Analisar as ações do MEC no que se refere ao pacto;Compreender o papel e o perfil do professor alfabetizador do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa;

Page 4: Slide TCC: Alfabetização na idade certa

Metodologia

1. Caráter: QUALITATIVA E QUANTITATIVA.2. Local da pesquisa: Escola Municipal Juliana Eloy da Silva3. Sujeitos da pesquisa: Alunos do 1 ao 3º ano do Ens. Fundamental,

coordenador, diretor e professores

Inicialmente utilizou-se a pesquisa bibliográfica, com o intuito de obter informações e dados relacionados ao problema gerado: “ crianças de 8 anos que terminam o último ciclo de alfabetização

sem saber ler e escrever”.

Page 5: Slide TCC: Alfabetização na idade certa

Através das leituras audiovisuais, descobre-se que o munícipio de Águas Lindas convive com esse problema e que este faz parte de um Programa denominado Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. A partir desta descoberta, estabeleceu-se um uma estratégia para chegar até o local e levantar dados. Um questionário foi criado como suporte. Iniciou-se a pesquisa de campo, na qual foi divida por etapas. Após aplicação do questionário e conversas com diretor, coordenador e professor, partiu-se para a organização de dados.

Livros, revistas, artigos e vídeos foram separados e organizados de acordo com o interesse e relevância do tema.

Metodologia

Page 6: Slide TCC: Alfabetização na idade certa

Resultados

Page 7: Slide TCC: Alfabetização na idade certa

Números da alfabetização

Page 8: Slide TCC: Alfabetização na idade certa

Processo de desenvolvimento: Leitura e escrita – 3° ano

Page 9: Slide TCC: Alfabetização na idade certa

Referencial Teórico

MEC (2012) O Decreto nº 6.094, de 24/4/2007, define, no inciso II do art. 2º, a responsabilidade dos entes governamentais de “alfabetizar as crianças até, no máximo, os oito anos de idade, aferindo os resultados por exame periódico específico”. (MEC. PACTO_LIVRETO - Alfabetização na idade certa. 2012, p. 11)

Assegurar que, ingressando mais cedo no sistema de ensino, as crianças tenham um tempo mais longo para as aprendizagens de alfabetização e letramento. (MEC, Ensino fundamental de nove anos, 2009, p.5)

Page 10: Slide TCC: Alfabetização na idade certa

MEC (2012) [...] todas as crianças têm condições de aprender e se desenvolver. Um resultado que depende de muito trabalho, dedicação, cuidado, atenção, carinho e investimentos dos governos, das escolas, professores, famílias e a mobilização vigilante de toda a sociedade. É um direito de cada uma delas e um dever de todos nós. (MEC, 2012, p.4).

SOARES (2010) [...]a Meta de que aos 8 anos cada criança esteja plenamente alfabetizada é não só desejável, mas inteiramente possível. Depois de vivenciar a Educação Infantil e três anos do Ensino Fundamental, com orientação adequada, as crianças têm plenas condições de chegar às habilidades fundamentais de alfabetização e de letramento. [...](SOARES, 2010, p. 2)

FERREIRO (2013) ... a criança já tem entendimento e que não necessita esperar até os seis anos ou ter alguém responsável para começar o processo de alfabetização.

Referencial Teórico

Page 11: Slide TCC: Alfabetização na idade certa

PIAGET (1967) ...De 2 a 7-8 anos, começa o pensamento com a linguagem, o jogo simbólico, a imitação diferenciada, a imagem mental e as outras formas de função simbólica. Esta representação crescente consiste, em boa parte, numa interiorização progressiva das ações. (PIAGET,1967, p.105).

Aos 7-8 anos, em média (mas repetimos, esta idades médias dependem dos meios sociais e escolares), a criança chega depois de interessantes fases de transição,(...)a constituição de uma lógica e de estruturas lógicas que chamamos de “concretas”. Este caráter concreto, por oposição formal, é particularmente instrutivo para a psicologia das operações lógicas em gera l(PIAGET,1999, p.105)

Page 12: Slide TCC: Alfabetização na idade certa

A importância de alfabetizar na idade certaOs idealizadores do Projeto acreditam que é de fundamental importância que

a criança esteja inserida no contexto de alfabetização desde cedo, por acreditar que essa é a idade macro do desenvolvimento da criança, pois esta terá mais tempo para desenvolver as habilidades dentro do contexto alfabetização e letramento.

Meta 5 do PNE Garantir que todas as crianças até oito ano de idade estejam alfabetizadas até o final do 3° ano do ensino fundamental, através do letramento em Língua Portuguesa, Música, Arte, Matemática e outras, de acordo com que é estabelecido no Parâmetros Curriculares Nacionais.

Síntese dos capítulos

Page 13: Slide TCC: Alfabetização na idade certa

Sobre o professor alfabetizador Primeiramente, ele deve amar a profissão, ter formação

acadêmica e principalmente deixar de lado a ideia de ser um mero transmissor de conhecimento e ser mediador de aprendizagens e conflitos. Ser profissional do magistério efetivo da rede;

Ser formado em Pedagogia ou ter Licenciatura; Atuar há, no mínimo, três anos nos anos iniciais do ensino fundamental,

podendo exercer a função de coordenador pedagógico, e/ou possuir experiência na formação de professores alfabetizadores.

Ter lecionado em qualquer turma do ensino fundamental em 2012; Ser professor de alguma turma do ciclo de alfabetização em 2013 (turmas de

1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental de nove anos e/ou também em classes multisseriadas);

Seu nome tem de constar no censo de 2012. (MEC, 2012, p.1)

Síntese dos capítulos

Page 14: Slide TCC: Alfabetização na idade certa

Considerações Finais

A leitura e a escrita desempenham papel importante no desenvolvimento

intelectual, moral e social da criança. É através da leitura que o indivíduo está apto a ser inserido na sociedade letrada

O compromisso do Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa, firmado pelo governo Federal, juntos aos estados e municípios, em consolidação com a meta 5 estabelecida pelo Programa Nacional de Educação” não é apenas um direito de todas as crianças até oito anos, mas também dever de todos nós.

embora a alfabetização de crianças, embora não tenha sido prioridade nos últimos anos, o contexto atual ressalta que muito se tem feito e que a cada dia essa toma grandes proporções e passa a ser responsabilidade de todos.

Page 15: Slide TCC: Alfabetização na idade certa

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto 6.094/2007. Alfabetização na idade certa, 2012. Disponível em www.mec.gov.br. Acesso em 11 de maio de 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, 2012. Disponível em: www. http://pacto.mec.gov.br. Acesso em 11 de maio de 2016.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação: Lei nº 9.394/96 – 24 de dez. 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1998.

BRASIL. MEC. SEF. Referenciais para formação de professores. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Fundamental, 1999.]

FERREIRO, Emília. Alfabetização em processo. São Paulo: Editora Cortez, 1989.

PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Trad. Maria A.M. D’Amorim; Paulo S.L. Silva. Rio de Janeiro: Forense, 1967. 146p.

Page 16: Slide TCC: Alfabetização na idade certa

SOARES, Magda. A reinvenção da Alfabetização. Revista Presença Pedagógica, volume 9, n. 52, jul/ ago de 2003. Acesso em: 12 abril. 2016

SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2008.Mais referências: ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA disponível em:

https://www.google.com.br/pactonacionalpelaalfabetização acesso em 10 de FERREIRO, Emília disponível em:

http://revistaescola.abril.com.br/emilia-ferreiro/ acesso em 21 de maio de 2016