sistemas de segurança

11
SISTEMAS PARA INTERNET Disciplina: Segurança na Internet. Professor: Rogerio leão. Aluno: Junior Cesar B. Santos

Upload: junior-cesar

Post on 18-Jan-2017

39 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sistemas de segurança

SISTEMAS PARA INTERNET

Disciplina: Segurança na Internet.Professor: Rogerio leão.Aluno: Junior Cesar B. Santos

Page 2: Sistemas de segurança

SPYWAREo A transferência de dados na rede conhecida como internet proporcionou

inúmeras vantagens, inovações, benefícios e oportunidades, contudo, isso proporcionou novas formas de riscos, fraudes e ataques por usuários mal intencionados.

o Esses programas chamados de spyware, diferente de vírus como “Cavalo de Troia” que visão dominar o sistema da vitima possibilitando sua manipulação por uma entidade externa, tem o único objetivo de espionar a vitima de maneira furtiva mantendo-se escondido.

o Os spyware são projetados para monitorar atividades de um sistema e enviar os dados coletados para terceiros de forma legitima ou maliciosa, dependendo da forma como é utilizado, instalado, das ações realizadas, do tipo de informação monitorada, e de como essa informações são utilizadas.

o Os primeiros spyware surgiram em 1991-2000.

Page 3: Sistemas de segurança

KEYLOGGER Ou em tradução para o português “registrador de teclado” é capaz de

registrar, monitorar, armazenar e enviar tudo que é digitado. Geralmente executado em segundo plano não necessitando da interação

direta com o usuário, sua instalação é feita de maneira legitima ou furtiva através de conteúdos com programas disfarçados.

Pode ser obtido através de e-mails, redes sociais, mensagens instantâneas, compartilhamento de arquivos, baixados de sites da internet, mídias removíveis infectadas, inserido por um usuário.

Inicialmente utilizado para monitorar a atividade de funcionário, chegar conteúdos acessados por dependentes ou em jogos monitorando combinação de teclas, seu potencial foi logo percebido e utilizado para atividades fraudulentas.

Page 4: Sistemas de segurança

KEYLOGGER Keyloggers também são encontrados na forma física. Esses dispositivos ficam entre o cabo do teclado e a

entrada da porta de comunicação com a maquina, gravando em uma memoria interna tudo que é digitado.

Nesse caso a presença de um keylogger não é detectada usando aplicativos de segurança, mas são percebidos facilmente simplesmente com a observação.

Esses dispositivos são comercializados livremente no mercado.

Page 5: Sistemas de segurança

SCREENLOGGER Ou em sua tradução para o português “registrador de tela” capaz de

capturar os sites acessados assim como a área que circunda o mouse ou toda a tela, acionado através do click do mouse ou em sequência em determinado período.

Sua execução também é realizada em segundo plano sem interação com o usuário.

Sua instalação e infecção são semelhantes ao do keylogger, não sendo replicado.

Essas informações roubadas, são utilizadas pelos fraudadores, pra realizar furto de identidade, efetuar transações financeiras, acessar sites, enviar mensagens eletrônica.

Page 6: Sistemas de segurança

COMO FUNCIONA?

Esse tipo de software utiliza a DLL “USER32.dll” para detectar quando uma key (chave) do teclado foi pressionada. Uma variável é declarada para recuperar as 256 chaves possíveis de serem pressionadas, e tudo é gravado em uma espécie de array, quando um intervalo declarado pelo programador é disparado, esse array é gravado em um arquivo de texto, ou enviado para um e-mail.

Page 7: Sistemas de segurança

COMO SE PROTEGER? Para prevenir a presença desse tipo de programa é importante ter instalado na

maquina um antispyware em conjunto com um firewall e um antivírus. Programas como teclado virtual podem ajudar muito. Em maquinas com processamento um pouco mais lento pode-se notar também

uma lentidão acompanhada de uma piscada do cursor do mouse ou de toda a tela, ocorrida no momento em que o programa espião salva as informações no arquivo de log.

É valida a prevenção, esses programas são disfarçados entre anexos, links, e-mail, ter cuidado por onde navega é muito importante.

Como dito a programas dessa forma em hardware, nesse caso nada do que foi dito anteriormente garante sua segurança, e a única maneira de se proteger e observar suas ferramentas, se são as suas ou se não a nada entre o cabo e a entrada da maquina.

Page 8: Sistemas de segurança

NETSPY PRO

Page 9: Sistemas de segurança

CONFIGURAÇÕES Esse aplicativo é um exemplo de um spyware capaz de:

Gravar acesso a mídias sociais como Facebook e Skype, capturando os perfis e seus usuários.

Capturar imagens da tela em periodicidade. Capturar as teclas digitadas. Sites Acessados. Pesquisas online.

Oferece configurações básicas como dita acima, contudo para envio de relatórios remotamente requer a contratação integral do software.

Sua desinstalação só é possível através do próprio software. O acesso a interface e feito exclusivamente por teclas de atalhos

configuradas para isso, sendo necessário ainda a introdução de uma senha.

Page 10: Sistemas de segurança

CONCLUSÃO A tecnologia gerou grande avanço, tornando os espaços digitais fonte de

interação com o mundo e a sociedade, da mesma maneira apontando benefícios e riscos nesse contexto. E necessário usar a rede com responsabilidade, utilizando suas ferramentas de forma legitima.

Utilizar esse tipo de ferramenta pode proporcionar certa segurança e informação de conteúdos acessados por dependentes, funcionários, criminosos, contudo até onde a privacidade de uma pessoa pode ser invadida e algo questionável.

Page 11: Sistemas de segurança

REFERÊNCIAS http://www.devmedia.com.br/funcionalidade-de-um-keylogger-e-como-se-

proteger/5401. http://protecaodopc.blogspot.com.br/2009/07/screenlogger-e-

keylogger.html https://www.wtsoftware.com.br/loja/produtos.php?

prog=netcloudcr&ano=3&quant=undefined https://prezi.com/vcqa010v-9ri/keylogger-e-screenlogger/ http://pt.slideshare.net/cleberopo/segurana-de-redes-keylogger-e-

screelongger