sistemas de fixaÇÃo para painÉis solares … · existe um regime bonificado de venda de energia...

16
SISTEMAS DE FIXAÇÃO PARA PAINÉIS SOLARES FOTOVOLTAICOS

Upload: truongkhuong

Post on 03-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SISTEMAS DE FIXAÇÃO PARA PAINÉIS SOlARES … · Existe um regime bonificado de venda de energia eléctrica à rede, aplicável às unidades de micro geração até 3,68 kW, em

SISTEMAS DE FIXAÇÃO PARA PAINÉIS SOlARES FOTOVOlTAICOS

Page 2: SISTEMAS DE FIXAÇÃO PARA PAINÉIS SOlARES … · Existe um regime bonificado de venda de energia eléctrica à rede, aplicável às unidades de micro geração até 3,68 kW, em

SISTEMA DE FIXAÇÃO PARA PAINÉIS FOTOVOlTAICOS2

ENERgIA FOTOVOlTAICAO que é um equipamento solar fotovoltaico?É constituído por um painel que capta a energia do sol e, através de células fotovoltaicas, a fotões da radiação solar para os electrões da estrutura atómica do material das células.Já é comum ver painéis fotovoltaicos em estruturas públicas, como os semáforos ou os telefones de emergência. Em casa, estes painéis permitem-lhe produzir energia para venda à Rede Eléctrica de Serviço Público.

Condições de venda de energia à redeExiste um regime bonificado de venda de energia eléctrica à rede, aplicável às unidades de micro geração até 3,68 kW, em determinadas condições:• As unidades devem utilizar energias renováveis;• É obrigatório dispor de um colector solar térmico, com um mínimo de 2m²;• Se o micro produtor for um condomínio, é exigida a realização de uma auditoria energética ao edifício e a imple-mentação das medidas de eficiência energética (com período de retorno até 2 anos) identificadas nessa auditoria. É dispensada a colocação do colector solar térmico.

Preço de venda à redeNo regime bonificado:• É fixo durante 5 anos, para os primeiros 10 MW de potência instalados a nível nacional; decresce 5% por cada 10 MW instalados.• Após os primeiros 5 anos e durante os 10 anos seguintes, será aplicado o preço igual àquele que seja aplicável às instalações que se registem nesse ano e que lhe sejam equivalentes;• Após o período de 15 anos é aplicado o preço vigente no regime geral, que é igual ao preço de compra.

Radiação Solar

Page 3: SISTEMAS DE FIXAÇÃO PARA PAINÉIS SOlARES … · Existe um regime bonificado de venda de energia eléctrica à rede, aplicável às unidades de micro geração até 3,68 kW, em

SISTEMA DE FIXAÇÃO PARA PAINÉIS FOTOVOlTAICOS 3

1º Passo

Especificar a posição dos suportes de fixação no telhado de acordo com o planeamento do projecto. Remover as telhas ou apenas empurrá-las nas posições marcadas. Posicionar os suportes nas vigas sem pressionar contra as telhas. Para este efeito a posição do suporte deve ser ajustada para que fique na curva da telha. Os parafusos devem ser aparafusados nas duas linhas de furos da base dos suportes. Nota: A distância da curva do suporte deve estar a 5mm das telhas.

2º Passo

Se necessário cortar a telha no local de passagem do suporte. O suporte não pode erigir a telha que fica localizada acima da fixação. Caso exista encravamento de telhas, a telha que se localiza abaixo também deverá ser cortada.

1. INDICAÇÕES DE MONTAgEM

3º Passo

Montar as calhas para cada linha de módulo nos suportes de fixação an-teriormente montados. Em seguida alinhar as calhas em linha recta usando uma linha de marcação. Apertar os parafusos cabeça de martelo.Nota: Deve confirmar-se que os parafusos cabeça de martelo estão correc-tamente colocados e apertados!Confirmar: O encaixe no final da rosca do parafuso cabeça de martelo deve ser vertical.

1º Passo (cont.)

Definir a posição dos parafusos de viga de acordo com o projecto. Os parafusos devem ser sempre montados na parte mais alta da telha. Nestes casos perfure a cobertura e a infra-estrutura. Pressionar firmemente o vedante EPDM na base do telhado com a porca. De seguida fixar o suporte de fixação angular entre as outras duas porcas.

Page 4: SISTEMAS DE FIXAÇÃO PARA PAINÉIS SOlARES … · Existe um regime bonificado de venda de energia eléctrica à rede, aplicável às unidades de micro geração até 3,68 kW, em

SISTEMA DE FIXAÇÃO PARA PAINÉIS FOTOVOlTAICOS4

6º Passo

Deslizar o grampo terminal na calha até encaixar. Ajustar a altura do grampo à altura do painel e de seguida fixar com uma chave Allen.

7º Passo

Encaixar os grampos entre painéis. Os grampos devem estar completamente fixos em ambos os lados.

8º Passo

Deslizar o painel seguinte até aos grampos e ajustá-los à altura dos painéis. Em seguida fixar o grampo.

9º Passo

No último painel utilizar um grampo terminal ajustando-o à altura do painel. De seguida fixar.

5º Passo

O Elemento telescópico pode ser utilizado para ajustar o comprimento ideal da calha. 1. Para esse efeito desliza-se o elemento telescópico para a calha já montada. 2. Fixa-se o último suporte no perfil do elemento telescópico. De seguida ajusta-se até um máximo de 600 mm e 3. fixa-se o grampo de bloqueio na parte final do elemento telescópico.

4º Passo

Para se fazer uma linha mais longa de calhas utilizar as uniões. Encai-xar metade da união numa calha já fixa e de seguida instalar a outra calha, deslizando-a na união até encaixar. Não são necessárias fixações adicionais.

Page 5: SISTEMAS DE FIXAÇÃO PARA PAINÉIS SOlARES … · Existe um regime bonificado de venda de energia eléctrica à rede, aplicável às unidades de micro geração até 3,68 kW, em

SISTEMA DE FIXAÇÃO PARA PAINÉIS FOTOVOlTAICOS 5

2. SITUAÇÃO DE CAlHAS CRUZADAS

Situação 1

Depois das calhas inferiores estarem instaladas de acordo com as instruções anteriores, colocar os ligadores entre calhas cruzadas nos pontos de intersecção pretendidos. Colocar as calhas superiores e alinhar. De seguida fixar com os ligadores entre calhas cruzadas.

Situação 2

Depois das calhas estarem correctamente instaladas deve colocar-se grampos de bloqueio na parte inferior das calhas verticais. Isso impede que os grampos finais deslizem.

3. FIXAÇÃO DE ESTRUTURAS ANgUlARES

1º Passo

Alinhar as calhas em linha recta usando uma linha de marcação. Elevar a estrutura montando directamente sobre as calhas. Aparafusar os parafusos de fixação da estrutura.

2º Passo

Os ângulos de elevação da estrutura podem ser ajustados em espaços de 5°. Para este fim, remova o parafuso e a porca no perfil vertical e ajuste para o ângulo desejado.

Page 6: SISTEMAS DE FIXAÇÃO PARA PAINÉIS SOlARES … · Existe um regime bonificado de venda de energia eléctrica à rede, aplicável às unidades de micro geração até 3,68 kW, em

SISTEMA DE FIXAÇÃO PARA PAINÉIS FOTOVOlTAICOS6

6º Passo

Encaixar os grampos entre painéis. Os grampos devem estar completamente fixos em ambos os lados.

5º Passo

Deslizar o grampo terminal na calha até encaixar. Ajustar a altura do grampo à altura do painel e de seguida fixar com uma chave Allen.

7º Passo

Deslizar o painel seguinte até aos grampos e ajustá-los à altura dos painéis. Em seguida fixar o grampo.

8º Passo

No último painel utilizar um grampo terminal ajustando-o à altura do painel. De seguida fixar.

3º Passo

Quando as estruturas angulares estiverem fixas deve colocar-se4 ligadores entre calhas cruzadas sem apertar. De seguida colocar as calhas e repetir os passos de ligação de calhas.

4º Passo

Quando todas as calhas estiverem montadas nas estruturas angulares o travamento deve ser colocado. Devem ser colocados no final de cada linha de calhas ou a cada 12m. Para cada material de travamento automático são necessários 2 parafusos martelo M8x25 e duas porcas travamento M8.

Page 7: SISTEMAS DE FIXAÇÃO PARA PAINÉIS SOlARES … · Existe um regime bonificado de venda de energia eléctrica à rede, aplicável às unidades de micro geração até 3,68 kW, em

SISTEMA DE FIXAÇÃO PARA PAINÉIS FOTOVOlTAICOS 7

FIXAÇÃO DE PAINÉIS SOlARES FOTOVOlTAICOS EM TElHADOS DE SUPERFÍCIES INDUSTRIAIS:ESTRUTURA VERTICAl

Grampo terminalFixa o painel à estrutura na extremidade

Grampo entre painéisFixa dois painéis à estrutura

Grampo bloqueioEfectua o travamento do grampo terminal evitando o deslizamento

Calha de suporteDá origem à estrutura

Suporte de fixação angular para telhadoPonto de apoio para a estrutura em conjunto com o parafuso de viga

Page 8: SISTEMAS DE FIXAÇÃO PARA PAINÉIS SOlARES … · Existe um regime bonificado de venda de energia eléctrica à rede, aplicável às unidades de micro geração até 3,68 kW, em

SISTEMA DE FIXAÇÃO PARA PAINÉIS FOTOVOlTAICOS8

FIXAÇÃO DE PAINÉIS SOlARES FOTOVOlTAICOS EM TElHADOS DE SUPERFÍCIES HABITACIONAIS:ESTRUTURA HORIZONTAl

Grampo terminalFixa o painel à estrutura na extremidade

Grampo entre painéisFixa dois painéis à estrutura

Grampo bloqueioEfectua o travamento do grampo terminal evitando o deslizamento

Calha de suporteDá origem à estrutura

Suporte de fixação para telhadoPonto de apoio para a estrutura

União para calha de suporteUnião entre a calha de suporte de forma a obter o comprimento desejado

Calha telescópicaCompleta o compri-mento necessário para a estrutura

Page 9: SISTEMAS DE FIXAÇÃO PARA PAINÉIS SOlARES … · Existe um regime bonificado de venda de energia eléctrica à rede, aplicável às unidades de micro geração até 3,68 kW, em

SISTEMA DE FIXAÇÃO PARA PAINÉIS FOTOVOlTAICOS 9

[1] Parafuso cabeça de martelo M8x25, aço inox A2 [2] Porca de travamento M8 (13 mm), aço inox A2

Ø Furo em mm Art.-Nr. Qt./Emb.7 0865 997 8 20

Suporte para fixação de telhado AlAlumínio• Para cargas mais leves.• Flexível devido à altura e ajustes laterais.

Completamente pré montado• Altura da barra variável na ripa do telhado.• Ajustável lateralmente.• Ajuste da altura na àrea da calha até 20 mm.

Ranhuras no suporte• Excelente fricção de bloqueio.• Calhas de 47x37 podem ser fixas ao suporte sem trabalho prévio.

Carga máxima admissível• Pressão paralela à superfície: 0,7 kN• Pressão perpendicular à superfície: 1,5 kN• Força de tracção perpendicular à superfície: -1,5 kN

Suporte para fixação de telhado AlPesos PesadosAlumínio para grandes valores de carga• Especialmente para zonas com neve e grande pressão de vento.• Flexível devido à altura e ajustes laterais.

Ranhuras no suporte• Excelente fricção de bloqueio.• Calhas de 47x37 podem ser fixas ao suporte sem trabalho prévio.

Carga máxima admissível• Pressão paralela à superfície: 2,35 kN• Pressão perpendicular à superfície: 2,05 kN• Força de tracção perpendicular à superfície: -2,05 kN

Nota:Para montagem do suporte de fixação deve ter em conta a superfície de base. Caso esta seja de madeira recomendamos a utilização de 3 parafusos ASSY® 3.0, 6x80 mm, em aço inox (Art.-Nr. 0180 460 80). No caso de betão recomendamos o referido parafuso e a bucha Zebra Shark W-ZX(Art.-Nr. 0906 208 46).

Nota:Para fixação dos suportes de vigas recomendamos a utilização de parafusos para madeira, aco inox A2. Observar sempre os limites e folga axial em conformidade com a autorização de construção em geral.

[1] Parafuso cabeça de martelo M8x25, aço inox A2[2] Porca de travamento M8, aço inox A4[3] DIN 934 M8 (13 mm), aço inox A2

[4] Similar ao DIN 6921 M10x20 (13 mm), aço inox A2[5] DIN 562 M10, aço inox A2

Comprim. basemm

Regulação lateralmm

Ajustevariávelmm

∅ Furo mm

Art.-Nr. Qt./Emb.

110 75 40–51 9 0865 994 81 20

Page 10: SISTEMAS DE FIXAÇÃO PARA PAINÉIS SOlARES … · Existe um regime bonificado de venda de energia eléctrica à rede, aplicável às unidades de micro geração até 3,68 kW, em

SISTEMA DE FIXAÇÃO PARA PAINÉIS FOTOVOlTAICOS10

Furo mm Adaptador para Art.-Nr. Qt./Emb.11 Rosca M10 0865 999 10 20

[1] Suporte angular, Alumínio[2] Anilha recartilhada M8 tipo M, aço inox[3] Porca sextavada DIN 934 M8, aço inox A2

[4] Parafuso cabeça de martelo M8x25, aço inox A2[5] Parafuso cabeça oval ISO 7380 M8x20 (IS 5), aço inox A2

Suporte de fixaçãoangularPara montagem de calha de suporte 47x37 a parafusos de viga e fixação de telhado standard.

Altura de ajuste • É possível efectuar ajustes através do furo oblongo com 15 mm.

Completamente pré-montado• A calha de suporte 47x37 pode ser montada sem trabalho prévio.

Nervuras de suporte• Para um posicionamento óptimo e bloqueio da calha de suporte 47x37.

Parafusos de vigaTipo 1Pré-montado com:1 x Vedante EPDM3 x Porca sextavada DIN 934, aço inox A23 x Anilha DIN 125, aço inox A2

ØRoscad

Tam. Comp. totallmm

Comprim. da rosca métrica mm

Comprim. da rosca madeira mm

Art.-Nr. Qt./Emb.

M 10 7 200 110 70 0865 810 200 50

ligador entre calhas cruzadasPara cruzamento entre calhas.

Completamente pré-montado• O ligador pode ser aplicado directamente sobre a calha de suporte.

Quantidade de ligadores necessários por intersecçãoentre calhas de suporte:• Para calha 47x37 = 1 unid.• Para calha 60x37 = 2 unid.

[1] Parafuso cabeça oval ISO 7380 M8x30 (IS5), aço inox A2[2] Grampo de ligação, alumínio

[3] Porca quadrada DIN 562 M8, aço inox A2[4] Grampo para calha, alumínio

Para calhas de montagem Art.-Nr. Qt./Emb.47x37, 60x37, 70x44 e 120x90 0865 799 930 20

Page 11: SISTEMAS DE FIXAÇÃO PARA PAINÉIS SOlARES … · Existe um regime bonificado de venda de energia eléctrica à rede, aplicável às unidades de micro geração até 3,68 kW, em

SISTEMA DE FIXAÇÃO PARA PAINÉIS FOTOVOlTAICOS 11

Grampo de fixaçãoentre painéisAlumínio - Para módulos fotovoltaicos com moldura

Altura ajustável• Um único modelo de grampo cobre a maioria dos modelos de painéis.

Completamente pré-montado• O grampo pode ser aplicado directamente sobre a calha de suporte.

Ajuste altura mm

Distância de aperto entre módulosmm

Comprim. de apertomm

Art.-Nr. Qt./Emb.

33–51 19 40 0865 799 900 40

[1] Parafuso cabeça oval ISO 7380 M8x35, aço inox A2[2] Grampo para módulo, alumínio

[3] Porca quadrada DIN 562 M8, aço inox A2[4] Grampo para calha, alumínio

[1] Parafuso cabeça oval ISO 7380 M8x30, aço inox A2[2] Grampo para calha, alumínio

[3] Grampo para módulo, alumínio[4] Porca quadrada DIN 562 M8, aço inox A2[5] Caixa terminal, alumínio

grampo terminal para fixação de painéisAlumínio - Para módulos fotovoltaicos com moldura

Altura ajustável• Um único modelo de grampo cobre a maioria dos modelos de painéis.

Completamente pré-montado• O grampo pode ser aplicado directamente sobre a calha de suporte.

Ajuste altura mm

Distância de aperto entre módulosmm

Comprim. de apertomm

Art.-Nr. Qt./Emb.

33–51 25 30 0865 799 910 40

Distância de aperto mm

Para calha de montagem Art.-Nr. Qt./Emb.

20 47x37, 60x37, 70x44 e 120x90 0865 799 920 20

grampo de bloqueioProtecção contra deslizamento do grampo terminal em montagem na calha vertical.

Alumínio

Completamente pré-montado• O grampo pode ser aplicado directamente sobre a calha de suporte.

[1] Parafuso de cabeça oval ISO 7380 M8x20, aço inox A2

[2] Porca quadrada DIN 562 M8, aço inox A2[3] Grampo para calha, alumínio

Page 12: SISTEMAS DE FIXAÇÃO PARA PAINÉIS SOlARES … · Existe um regime bonificado de venda de energia eléctrica à rede, aplicável às unidades de micro geração até 3,68 kW, em

SISTEMA DE FIXAÇÃO PARA PAINÉIS FOTOVOlTAICOS12

Comprimento mm Art.-Nr. Qt./Emb.3.000 0865 747 300 4

Elemento telescópico 47x37Alumínio (EN-AW-6063 T6)

Permite o desenho da instalação ao milímetro • Não necessita de cortar a calha.

Máx. momento de inércia lx: 7,007 cm4

Máx. momento de inércia ly: 2,884 cm4

Máx. momento de arrasto Wx: 3,959 cm3 Máx. momento de arrasto Wy: 2,403 cm³

MedidasLxBxHmm

Variação do comprimento mm

Art.-Nr. Qt./Emb.

750 x 24 x 35 50-600 0865 747 900 4

Calha de suporte 47x37Alumínio (EN-AW-6063 T6)

Calha de montagem lateral • Simples - Poupança de tempo na montagem.

Nervuras laterais • Para que seja garantida uma óptima fixação.

Máx. momento de inércia lx: 7,709 cm4

Máx. momento de inércia ly: 4,264 cm4

Máx. momento de arrasto Wx: 3,155 cm3 Máx. momento de arrasto Wy: 2,256 cm³

Medidas LxBxH mm Art.-Nr. Qt./Emb.195 x 24 x 35 0865 747 910 10

Uniões de calha47x37Alumínio (EN-AW-6063 T6)

Ligação simples • Montagem rápida uma vez que não necessita de ligações roscadas.

Máx. momento de inércia lx: 7,007 cm4

Máx. momento de inércia ly: 2,884 cm4

Máx. momento de arrasto Wx: 3,959 cm3 Máx. momento de arrasto Wy: 2,403 cm³

3547

Page 13: SISTEMAS DE FIXAÇÃO PARA PAINÉIS SOlARES … · Existe um regime bonificado de venda de energia eléctrica à rede, aplicável às unidades de micro geração até 3,68 kW, em

SISTEMA DE FIXAÇÃO PARA PAINÉIS FOTOVOlTAICOS 13

FIXAÇÃO DE PAINÉIS SOlARES FOTOVOlTAICOS ANgUlARES: ESTRUTURA lONgITUDINAl

Travamento de estrutura angularPara travamento da estrutura angular dependendo do cálculo estático

Calha de suporteDá origem à estrutura

Suporte de fixação angular para telhadoPonto de apoio para a estrutura em conjunto com o parafuso de viga

Grampo entre painéisFixa dois painéis à estruturaGrampo terminal

Fixa o painel à estrutura na extremidade

Ligador entre calhas Para cruzamento entre calhas

Estrutura angularTriângulo de elevação que não necessita de qualquer preparação adicional

Page 14: SISTEMAS DE FIXAÇÃO PARA PAINÉIS SOlARES … · Existe um regime bonificado de venda de energia eléctrica à rede, aplicável às unidades de micro geração até 3,68 kW, em

SISTEMA DE FIXAÇÃO PARA PAINÉIS FOTOVOlTAICOS14

FIXAÇÃO DE PAINÉIS SOlARES FOTOVOlTAICOS ANgUlARES: ESTRUTURA lATERAl

Grampo terminalFixa o painel à estrutura na extremidade

Grampo entre painéisFixa dois painéis à estrutura

Estrutura angularTriângulo de elevação que não necessita de qualquer preparação adicional

Travamento de estrutura angularPara travamento da estrutura angular dependendo do cálculo estático

Calha de suporteDá origem à estrutura

Suporte de fixação angular para telhadoPonto de apoio para a estrutura em conjunto com o parafuso de viga

Page 15: SISTEMAS DE FIXAÇÃO PARA PAINÉIS SOlARES … · Existe um regime bonificado de venda de energia eléctrica à rede, aplicável às unidades de micro geração até 3,68 kW, em

SISTEMA DE FIXAÇÃO PARA PAINÉIS FOTOVOlTAICOS 15

Estrutura angular

Alumínio (EN-AW-6063 T6)

Ajustável em 5 posições

Completamente pré-montada • A estrutura pode ser fixa ao telhado sem qualquer tipo de preparação prévia.

Ângulospossíveis

Ângulopredefinido

Art.-Nr. Qt./Emb.

10° / 15° 10° 0865 700 103 4/40

20° / 25° / 30° 20° 0865 700 104 4/40

35° / 40° / 45° 35° 0865 700 105 4/40

Travamento de estrutura angular

Para travamento de estrutura angular dependendo docálculo estático.

Alumínio (EN-AW-6063 T6)

Medidas LxBxH mm Art.-Nr. Qt./Emb.1.900 x 40 x 4 0865 700 111 10

Nota:Deve ter-se em conta medidas especiais e individuais para cada telhado com aconselhamento pericial realizado com antecedência. A fixação de uma estrutura angular deve ser escolhida e estatisticamente calculada com base no projecto tendo em conta a localização, o design do telhado e a própria posição do edifício. A capacidade de carga residual do edifício deve ser avaliada antecipadamente para cada sistema por um engenheiro de estruturas.

Nota:Para cada material de travamento automático são necessários 2 Parafusos martelo M8 x 25, aço inox A2 (Art.-Nr. 0865 68 25) e duas porcas de travamento automático M8, aço inox A2 (Art.-Nr. 0387 000 08).

Vários tipos de aplicação:

Fixação na vertical com perfil

Fixação em três pontos na calha de suporte transversal com o ligador entre calhas.

Fixação em três pontos na calha de suporte longitudinal com o parafuso de fixação.

Regulação dos ângulos. Fixação das calhas de suporte com o ligador entre calhas.

Fixação na horizontal com perfil Fixação na horizontal sem perfil

Page 16: SISTEMAS DE FIXAÇÃO PARA PAINÉIS SOlARES … · Existe um regime bonificado de venda de energia eléctrica à rede, aplicável às unidades de micro geração até 3,68 kW, em

Massa Skin Line • Super Clean

2L • Art.Nr. 0890600 605

200 ml • Art.Nr.

Massa Lava-

4L • Art.Nr. 0893900 0

Rede Nacional de Filiais-Lojas Würth

Sintra:Est. Nacional 249 · 4 - Abrunheira2710-089 SintraTel.: 219 157 200Fax: 219 151 331

Maia:Rua Joaquim Dias Rocha, nºs 161/141Zona Industrial da Maia I, sector X4470-211 MaiaTel.: 229 442 458Fax: 229 442 462

ParedesRua do Rochão – n.º 471 Armazém D - Freguesia de Vilela 4580-705 ParedesTel.: 255 873 572Fax: 255 873 573

Leiria:Rua dos Camponeses, 356Área Comercial Ind. - Vale Sepal2400-316 LeiriaTel.: 244 815 688Fax: 244 814 313

Coimbra:Rua Alto das ForcadasPonte Eiras, Coimbra Norte3020-323 CoimbraTel.: 239 432 293Fax: 239 813 367

Montijo:Est. Nac. nº5, Pau QueimadoAfonsoeiro - Armazém 42870-500 MontijoTel.: 212 317 838Fax: 212 317 843

Quarteira:Est. Nacional 125 - km 89,2Quatro Estradas 8125-204 QuarteiraTel.: 289 395 090Fax: 289 395 099

Loures:Núcleo Empresarial Coração de CRELEst. Municipal de Pintéus 541Fracção E2660-001 Santo Antão do TojalTel.: 211 989 881Fax: 211 989 884

Funchal:Estrada do Aeroporto, Edifício Casais da Quinta, Bloco A - Loja C 9125-086 Caniço, MadeiraTel.: 211 989 871Fax: 211 989 874

Viseu:Av. Ten. Cor. Silva Simões nº 9Lote 1 - Z. Ind. de Abraveses3510-197 ViseuTel.: 232 451 454Fax: 232 451 439

Braga:Avenida Barros e Soares4715-214 BragaTel.: 253 681 236Fax: 253 276 203

Aveiro:Rua da Paz nº 1 Cacia ParkErvideiros3800-587 CaciaTel.: 234 310 516Fax: 234 310 585

Gaia:Rua das Lages, Armazém nº 18Canelas4410-272 Vila Nova de GaiaTel.: 211 989 170Fax: 211 989 174

Alenquer:Estrada Nacional no 1, Km 352580-374 AlenquerTel.: 263 099 049Fax: 211 989 109

Torres Vedras:Parque Expojoper, Lote A5E.N. 8 km 442560-629 Torres Vedras Tel.: 261 092 937 Fax: 211 989 134

Horários (Seg. a Sex.): 8:00 às 18:00 / Sintra: 8:00 - 19:00 Sábado: 09:00 - 13:00 - Sintra e Maia

Vila Real:Recta da PortelaLugar do Ramalhão5000-101 Folhadela Vila RealTel.: 211 989 180Fax: 211 989 184

Lisboa:Rua Corino de Andrade, 101600-604 LisboaTel.: 210 996 960Fax: 211 989 119

[email protected] • www.wurth.pt