sistema respiratrio-1220327096313074-8

11

Upload: pelo-siro

Post on 09-Aug-2015

104 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

SISTEMA RESPIRATÓRIO OI! EU SOU O ALVÉOLO, E SEREI SEU GUIA PELO SISTEMA RESPIRATÓRIO. VOCÊ JÁ DEVE TER REPARADO QUE NÃO PARAMOS DE RESPIRAR NEM UM MINUTO EM TODA NOSSA VIDA. O SISTEMA RESPIRATÓRIO É A PARTE DO CORPO RELACIONADA À RESPIRAÇÃO. QUANDO RESPIRAMOS, COLOCAMOS O AR PARA DENTRO, TIRAMOS DELE O OXIGÊNIO E COLOCAMOS PARA FORA O GÁS CARBÔNICO.

O OXIGÊNIO QUE NÓS INSPIRAMOS É USADO NAS CÉLULAS DO NOSSO CORPO PARA QUEIMAR OS NUTRIENTES E PRODUZIR ENERGIA. COMO RESULTADO DESSA QUEIMA, ALÉM DE ENERGIA PRODUZIMOS TAMBÉM, GÁS CARBÔNICO, DO QUAL NÃO NECESSITAMOS. ENTÃO NÓS O COLOCAMOS PARA FORA ATRAVÉS DA RESPIRAÇÃO.

OS PRINCIPAIS ÓRGÃOS DO SISTEMA RESPIRATÓRIO SÃO OS PULMÕES QUE SE LOCALIZAM NO TÓRAX, SOBRE O DIAFRAGMA. OS PULMÕES ARMAZENAM O AR E SÃO DIVIDIDOS EM BOLSAS OU LOBOS. O PULMÃO DIREITO EM TRÊS LOBOS E O PULMÃO ESQUERDO EM DOIS.

OS LOBOS DOS PULMÕES SÃO CONSTITUÍDOS POR BOLSINHAS QUE, COMO EU, CHAMAM-SE ALVÉOLOS. É NOS ALVÉOLOS QUE O OXIGÊNIO E O GÁS CARBÔNICO ENTRAM NO CORPO PELA CORRENTE SANGUÍNEA.

O AR CHEGA ATÉ OS PULMÕES POR UMA SÉRIE DE TUBOS CHAMADOS BRÔNQUIOS. OS BRÔNQUIOS CONDUZEM O AR DA TRAQUÉIA PARA OS PULMÕES. A TRAQUÉIA LIMPA E CONDUZ O AR DA LARINGE PARA OS BRÔNQUIOS. É NA LARINGE QUE O AR SE ENCONTRA COM AS CORDAS VOCAIS E PRODUZ SONS, COMO FALAR E CANTAR.

A CAVIDADE NASAL INSPIRA, PURIFICA , UMEDECE E AQUECE O AR INSPIRADO. ELA SE COMUNICA COM A PARTE EXTERNA DO NOSSO CORPO PELAS NARINAS, QUE FORMAM O NOSSO NARIZ, E COM A PARTE INTERNA DO NOSSO CORPO POR ESPAÇOS CHAMADOS COANAS

A FARINGE FICA NO PESCOÇO, ATRÁS DA LARINGE, QUE FICA BEM NO MEIO DO PESCOÇO, ENTRE A FARINGE E A TRAQUÉIA.

A TRAQUÉIA FICA NA BASE DO PESCOÇO, INDO PARA O TÓRAX, PASSANDO PELA FRENTE DO ESÔFAGO. ELA TEM ANÉIS DE CARTILAGEM DUROS, QUE PODEMOS SENTIR AO TOCARMOS NOSSO PESCOÇO.

OS BRÔNQUIOS FICAM ENTRE OS PULMÕES E SE RAMIFICAM COMO ÁRVORES, ENTRANDO NOS LÓBULOS PULMONARES. VAMOS VER COMO FUNCIONA TODA A RESPIRAÇÃO, ACOMPANHANDO O CAMINHO QUE O AR TOMA, DESDE O NARIZ ATÉ A CORRENTE SANGUÍNEA: O AR ENTRA PELAS NARINAS, PASSA PELAS FOSSAS NASAIS E SE LIBERTA DE POEIRAS E OUTRAS SUJEIRAS.

DEPOIS, O AR VAI PARA A TRAQUÉIA, PASSANDO PELA FARINGE E PELA LARINGE. NA PARTE FINAL DA TRAQUÉIA, ENCONTRA OS DOIS CANAIS EM QUE ELA SE BIFURCA: OS BRÔNQUIOS. A TRAQUÉIA É UM TUBO RÍGIDO, FEITO DE MÚSCULOS E CARTILAGENS EM FORMA DE ANEL.

CONTINUANDO SUA VIAGEM, O AR PROSSEGUE PELOS BRÔNQUIOS. ESTES ENTRAM NOS PULMÕES E VÃO SE RAMIFICANDO, TORNANDO-SE CADA VEZ MENORES, COMO ACONTECE COM OS GALHOS DE UMA ÁRVORE.

CHEGANDO À PARTE FINAL DOS MENORES RAMOS-OS BRÔNQUIOS-, O AR ATINGE PEQUENOS COMPARTIMENTOS QUE SE AGRUPAM EM CACHOS OS ALVÉOLOS PULMONARES.

ATRAVÉS DAS PAREDES DOS ALVÉOLOS E DOS VASOS SANGÜÍNEOS, O AR FAZ UMA TROCA COM O SANGUE: DÁ-LHE O OXIGÊNIO E RECEBE GÁS CARBÔNICO E VAPOR D’ÁGUA, QUE EXPIRAMOS.

AS PAREDES DOS ALVÉOLOS SÃO MUITO FINAS E ELÁSTICAS E ESTÃO RODEADAS DE PEQUENOS VASOS SANGUÍNEOS.

VOCÊ SABIA QUE OS PULMÕES ESTÃO ENVOLVIDOS POR UMA MEMBRANA CHAMADA PLEURA E QUE ELES PODEM ARMAZENAR MAIS OU MENOS CINCO LITROS DE AR?

OUTRA COISA INTERESSANTE É QUE TEMOS A SENSAÇÃO DE ODOR E RECONHECEMOS OS CHEIROS POR CAUSA DE ALGUMAS CÉLULAS QUE FICAM NA PARTE SUPERIOR DA CAVIDADE NASAL.

O OXIGÊNIO PASSA PELAS PAREDES DOS ALVÉOLOS E DOS VASOS SANGUÍNEOS E VAI PARA O SANGUE.

O GÁS CARBÔNICO E O VAPOR D’ÁGUA FAZEM O CONTRÁRIO: DEIXAM O SANGUE E VÃO PARA OS ALVÉOLOS, PARA SEREM EXPELIDOS.

NA FARINGE TEMOS COMO REGULAR AS DIFERENÇAS DE PRESSÃO DO TÍMPANO, QUE FICA NO OUVIDO. POR ISSO, QUANDO SUBIMOS OU DESCEMOS DE ALGUM LUGAR MUITO ALTO E SENTIMOS A SENSAÇÃO DE ESTAR COM OS OUVIDOS “TAMPADOS”, PRECISAMOS ABRIR BEM A BOCA OU ENGOLIR ALGO, PARA MOVER A FARINGE E REGULARIZAR ESSA SENSAÇÃO.

PODEMOS PASSAR ALGUM TEMPO SEM COMER, MAS NÃO PODEMOS PASSAR MUITO TEMPO SEM RESPIRAR, POIS NOSSO SISTEMA ENTRARIA EM COLAPSO.

QUANDO PRENDEMOS NOSSA RESPIRAÇÃO, A CONCENTRAÇÃO DE GÁS CARBÔNICO NO SANGUE AUMENTA E UMA PARTE DO SISTEMA NERVOSO (O BULBO), ENVIA UMA MENSAGEM PARA UM MÚSCULO CHAMADO DIAFRAGMA, QUE FICA ABAIXO DOS PULMÕES E QUE, JUNTO COM OS MÚSCULOS INTERCOSTAIS, NOS FAZ RESPIRAR, QUER A GENTE QUEIRA OU NÃO. ASSIM, REINICIA-SE A RESPIRAÇÃO.

DEVEMOS COMER BEM, TENDO UMA ALIMENTAÇÃO MUITO RICA EM VITAMINA C, ENCONTRADA PRINCIPALMENTE EM FRUTAS, COMO LIMÃO, LARANJA, TANGERINA, ACEROLA E KIWI, E NAS VERDURAS E LEGUMES, COMO AGRIÃO, ACELGA, CENOURA, ASPARGO.

COM O SISTEMA RESPIRATÓRIO SADIO EVITAMOS RINITE, ALERGIAS, VÍRUS (GRIPE) E BACTÉRIAS (PNEUMONIA E TUBERCULOSE)

ALÉM DISSO, DEVEMOS EVITAR LUGARES POLUÍDOS COM CIGARRO OU OUTRAS FUMAÇAS.

O HÁBITO DE FUMAR TIRA DE 6 A 8 ANOS DE SUA VIDA. O CIGARRO É RESPONSÁVEL POR 87% DAS MORTES POR CÂNCER DE PULMÃO. A FUMAÇA EXALADA POR UM CIGARRO CONTÉM SUBSTÂNCIAS EXTREMAMENTE CANCERÍGEMAS, ENTRE ELAS NICOTINA, QUE AFETA O SISTEMA NERVOSO.

ÀS VEZES O SISTEMA RESPIRATÓRIO É RESPONSÁVEL POR ATOS INVOLUNTÁRIOS, COMO O BOCEJO E O SOLUÇO. O BOCEJO É UMA INSPIRAÇÃO FORTE, QUE SUGA MAIS OXIGÊNIO E AJUDA A MANTER A PESSOA ACORDADA QUANDO ESTÁ SONOLENTA. O SOLUÇO É UMA CONTRAÇÃO INVOLUNTÁRIA E RÁPIDA DO DIAFRAGMA, QUE FAZ COM QUE AS CORDAS VOCAIS SE FECHEM, PROVOCANDO ASSIM UM RUÍDO ESTRANHO.

FONTE

• COLEÇÃO CORPO HUMANO

• Ilustrações: Belli Studio

• Textos: Elizabeth Ávila Ferrari

• Revisão: Madalena Parisi Duarte

• Editora: Todolivro