sistema de avaliaÇÃo de desempenho individual manual de ... · cge/in - coordenadoria de gestÃo...

12
CGE/IN - COORDENADORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA SERVIÇO DE INFORMÁTICA SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO INDIVIDUAL MANUAL DE OPERAÇÃO - V 1.0 FORTALEZA JAN/2011

Upload: lydang

Post on 11-Feb-2019

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CGE/IN - COORDENADORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICASERVIÇO DE INFORMÁTICA

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO INDIVIDUAL

MANUAL DE OPERAÇÃO - V 1.0

FORTALEZAJAN/2011

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Para acessar o sistema, o usuário deverá executar o programa FIREFOX (o APOENA possui algumas limitações utilizando o INTERNET EXPLORER), digitar o endereço eletrônico do DNOCS (http://www.dnocs.gov.br), acessar o menu “Rede DNOCS” e depois a opção “Rede DNOCS/Email” como mostra a imagem abaixo. O usuário também tem a opção de digitar diretamente o endereço (http://apoena.dnocs.gov.br/).

Na tela de entrada digite o usuário (SIAPE) e sua senha.

Localize no menu principal o grupo “Avaliação de Desempenho”. Os módulos que compõem o sistema irão aparecer na base da tela. O usuário (no caso, o avaliador) deve clicar na opção “Preencher Formulário de Avaliação Individual”.

Em seguida, o avaliador deve selecionar o setor e os servidores a serem avaliados (o sistema preencherá a lista de servidores automaticamente).

O próximo passo é marcar o formulário de avaliação de desempenho individual com as notas

relativas a cada critério como mostra a imagem abaixo:

À medida em que forem concluídas as avaliações, cada avaliado pode acessar o APOENA e consultar o resultado da sua avaliação (clicar na opção 2. Consultar o resultado da avaliação individual), como mostram as imagens abaixo:

Caso discorde do resultado da avaliação, o avaliado pode fazer à chefia um Pedido de Reconsideração no período de 28/02 a 09/03 (prazo de 10 dias) , fundamentando os motivos que o levaram a tal, de acordo com as figuras abaixo (opção 3. Pedido de Reconsideração):

Os avaliadores têm um prazo de 5 (cinco) dias para responder a cada Pedido de Reconsideração, a partir do momento em que este é registrado no sistema pelo avaliado.

Assim, sugerimos que no período de 28/02 a 10/03 os avaliadores consultem regularmente o APOENA para verificar se há Pedidos de Reconsideração a ser julgados, como mostra a opção de menu abaixo.

Os Pedidos de Reconsideração apresentados pelos avaliados no dia 09/03 (último dia possível para solicitação) poderão ser julgados pelos avaliadores até 14/03.

Uma listagem com todos os pedidos de reconsideração aparecerá na tela. O avaliador deve clicar no Pedido de Reconsideração para continuar com a operação:

Serão apresentados ao avaliador o formulário com as respostas que assinalou quando fez a avaliação e a justificativa apresentada pelo avaliado ao fazer a solicitação.

Logo abaixo disso, o usuário (avaliador) terá 3 opções de resposta ao Pedido de Reconsideração para selecionar:

1: Indeferir – quando não concordar com a justificativa apresentada pelo avaliado;2: Deferir parcialmente – quando concordar apenas com parte do que foi defendido pelo

avaliado;3: Deferir totalmente – quando aceitar e concordar com toda a argumentação apresentada pelo

avaliado.Qualquer que seja a sua decisão, o avaliador também deve preencher a fundamentação da

Resposta ao Pedido, como mostra a figura abaixo:

Importante: caso o avaliador opte por deferir (parcial ou totalmente) o pedido de reconsideração, deverá preencher novamente o formulário em branco que lhe será apresentado, alterando as respostas que considere devidas.

Vale lembrar que a definição da pontuação final obedece a uma escala: por exemplo, todos os avaliados que tiverem um aproveitamento de 50 a 79 pontos percentuais na avaliação terão como resultado final 16 pontos. Assim, nem sempre a alteração de uma resposta representará modificação na pontuação final, apenas no percentual, também apresentado nos formulários disponíveis para consulta pelos avaliados.

No período de 15/03 a 24/03, os avaliados deverão checar o resultado da decisão da chefia sobre o Pedido de Reconsideração na mesma opção de menu onde visualizaram o primeiro resultado da avaliação (opção 2):

Caso ainda não concorde com o resultado após o julgamento do Pedido de Reconsideração,

cabe ao avaliado apresentar recurso à CAD no período de 15/03/ a 24/03, como mostra a tela abaixo:

No 1º ciclo, a CAD é representada pela CRH, na Administração Central, e pelas subcomissões nas CEST’s.

De maneira análoga ao Pedido de Reconsideração, o usuário deve preencher a fundamentação do Recurso como mostra a imagem abaixo:

De 25/03 a 29/03, a CAD deve consultar a relação dos Recursos, conforme indicação abaixo:

Em seguida, o usuário (um dos membros da CAD) deve clicar, como mostra imagem abaixo, em cada Recurso relacionado para dar prosseguimento à operação:

O usuário deve então prosseguir com o julgamento do recurso, alterando ou não o resultado do

pedido de reconsideração, decidindo de três formas novamente (Deferir, Deferir Parcialmente, Indeferir) e, em seguida, fundamentando sua decisão. Caso o recurso apresentado questione a decisão, como avaliador, de algum dos membros da CAD (seja de um de seus subordinados), este estará impedido de respondê-lo, devendo ser o recurso julgado pelos demais membros da comissão.

A partir de 30/03, o avaliado deve acessar novamente o resultado final da avaliação, como mostram as imagens abaixo.