sintese-composição arquitetura-clark e pause

6
Análise Arquitetônica baseada nos "Temas "de Composição" de CLARK e PAUSE. [tradução livre e adaptação de conteúdo retirado na internet. Ver bibliografa] Um aspecto crítico da análise das obras é construída a identifcação do "Partido", que representa a semente da criatividade que dá origem ao esquema formal e funcional. No entanto, essa idéia não vem de uma única fonte, e envolve muitos aspectos que devem ser analisados separadamente. CLARK e PAUSE, no livro "Arquitectura: temas de composición", ilustram uma metodologia que pode ser seguida para entender as principais questões que estão por trás do processo de composição das obras de arquitetura. ELEMENTOS DE LEITURA Na obra são estudados elementos a partir da leitura das plantas: Implantação, Planta Baixa, Cortes e fachadas. LUZ NATURAL: Se analisa a maneira e o lugar por onde ela entra no edifício. A luz natural em quantidade, cores e variedade contribui para a defnição do espaço, e transmite uma intenção formal e espacial do projeto. A iluminação natural também se utiliza para expressar as qualidades dos materiais escolhido. ESTRUTURA : Pode ser colunar, plana ou combinada. Seus elementos seguem padrões que reforçam a geometria, defnem os espaços, direcionam a circulação ou expressam conceitos. Seu posicionamento pode ser o resultado de critérios de cálculo ou intenções espaciais arquitetônicas, que em todo caso, se constituem como uma parte crítica da imagem do projeto.

Upload: elizabeth-siervi

Post on 23-Oct-2015

685 views

Category:

Documents


10 download

TRANSCRIPT

Análise Arquitetônica baseada nos "Temas "de Composição" de CLARK e PAUSE. [tradução livre e adaptação de conteúdo retirado na internet. Ver bibliografa]

Um aspecto crítico da análise das obras é construída a identifcação do "Partido", que representa a semente da criatividade que dá origem ao esquema formal e funcional. No entanto, essa idéia não vem de uma única fonte, e envolve muitos aspectos que devem ser analisados separadamente.

CLARK e PAUSE, no livro "Arquitectura: temas de composición", ilustram uma metodologia que pode ser seguida para entender as principais questões que estão por trás do processo de composição das obras de arquitetura.

ELEMENTOS DE LEITURA

Na obra são estudados elementos a partir da leitura das plantas: Implantação, Planta Baixa, Cortes e fachadas.

LUZ NATURAL: Se analisa a maneira e o lugar por onde ela entra no edifício. A luz natural em quantidade, cores e variedade contribui para a de fnição do espaço, e transmite uma intenção formal e espacial do projeto. A iluminação natural também se utiliza para expressar as qualidades dos materiais escolhido.

ESTRUTURA: Pode ser colunar, plana ou combinada. Seus elementos seguem padrões que reforçam a geometria, defnem os espaços, direcionam a circulação ou expressam conceitos. Seu posicionamento pode ser o resultado de critérios de cálculo ou intenções espaciais arquitetônicas, que em todo caso, se constituem como uma parte crítica da imagem do projeto.

VOLUMETRIA: É a percepção tridimensional integral do edifício. É uma consequência do projeto e se percebe independentemente dos detalhes como os vãos. Articula os espaços abertos, fornece hierarquia aos elementos conforme sua escala, expressa a circulação e permite localizar o edifício no seu contexto.

Outros elementos

• DEFINIÇÃO DE ESPAÇOS [proporções, posições, relações], • ENTRADA [posição]• CIRCULAÇÃO [proporções, relações]

AS RELAÇÕES

RELAÇÃO ENTRE A PLANTA E AS ELEVAÇÕES: Sendo a planta a principal geradora da forma, é natural que no sentido vertical se integrem elementos concordantes. A relação pode se dar em diferentes escalas e provocar sentidos de semelhança ou contraste.

RELAÇÃO ENTRE A CIRCULAÇÃO E O ESPAÇO DE USO: Esta relação articula os elementos dinâmicos e estáticos de um projeto. Permite que as funções se realizem e estruturam os percursos pelo edifício. Quanto ao seu esquema, pode tratar de tipos de organizações centrais, agrupadas, radiais ou lineares. Esta relação também defne as condições de privacidade e conexão estabelecidas pelo projeto.

RELAÇÃO ENTRE A UNIDADE E O CONJUNTO: Se considera neste caso que a arquitetura se constitui de unidades com funções e formas especí fcas que se estruturam em um projeto. Seu grau de integração ou de contraste transmite intenções do projeto.

RELAÇÃO ENTRE O REPETITIVO E O SINGULAR: Se faz necessário analisar os componentes formais e espaciais para identifcar as repetições e as singularidades, que tem relação com sua função e hierarquia.

Outras relações importantes

• RELAÇÃO DO EDIFÍCIO AO ENTORNO• RELAÇÃO DO INTERIOR AO EXTERIOR

A ORDEM DE IDÉIAS

SIMETRIA e EQUILÍBRIO: São fatores fundamentais na composição arquitetônica, que determinam a relação entre seus elementos. Exigem que cada elemento tenha seu "peso" relativo e sua posição percebidos como intencionais e respeitando um esquema inserido em um volume ou uma composição geral.

RETÍCULA-GEOMETRIA: Tem sido desde sempre um instrumento favorito dos projetistas. Envolve aspectos de dimensão, localização, forma e proporção. Permite desde esquemas básicos até estruturas complexas em níveis múltiplos.

ADIÇÃO-SUBTRAÇÃO: Com o uso da "lógica booleana" se pode entender como a adição e a subtração criam formas qualitativamente diferente em nível conceitual. O edifício pode ser analisado tanto como uma soma de partes, quanto como uma forma que expressa o que dela foi retirado.

HIERARQUIA: É a expressão física da importância de uma parte com base na sua forma, escala ou localização. Permite estruturar escalas como: maior-menor, aberto-fechado, simples-complexo ou público-privado.

Outras ordens importantes

• PONTO-CONTRAPONTO• JUTAPOSIÇÃO DE SUPERFÍCIES

• PARTIDO

Exemplo de análise usando os elementos de composição de Clark e Pause

Alvar Aalto – Igreja de Vouksenniska Imatra – Finlândia 1956-1958

Análise da Composição utilizando os Elementos de Clake e Pause

Bibliografa:CLARK, Roger H.; PAUSE, Michael. Arquitectura: temas de composición. México: GG, 1997.Autor desconhecido. Análisis Arquitectónico basado en los “Temas de Composición” de Clark y Pause.

Disponível em: alfambriz.tripod.com/temascomp.pdfAndrade, Cleide Cedeni. ARQUITETURA: temas de composição. Análise de 3 arquiteturas.