sinopse do documentário nos que aqui estamos por vos esperamos

1
Lançado no Brasil em 1999 sob a direção de Marcelo Massagão, o documentário “Nós que aqui estamos por vós esperamos” é uma memória do século XX. Com uma fusão de imagens de arquivos, fragmentos de outros documentários e algumas obras clássicas do cinema, o cineasta Massagão faz uma retrospectiva das principais mudanças que marcaram o século passado, retratando as pessoas que entraram para história, como também, as pessoas que no seu dia-a-dia fizeram parte do século XX. Uma verdadeira volta ao mundo no seu contexto histórico social, político, econômico e cultural desse período. A humanidade passando por grandes transformações, a arte mostrando várias facetas da nudez, os artistas expressando a igualdade entre os sexos que posteriormente é valorizada, as religiões como forma de buscar a Deus, que ainda hoje, parece continuar distante de muitos indivíduos da sociedade. A sociedade e suas guerras, que cada vez mais banalizam a vida e a morte. As milhares de mortes provocadas por chefes de estados, como: Hitler, Mussolini, Stalin, Pol Port, Franco, Pinochet, entre outros. Mortes motivadas pelo o que o documentarista chama de paranóia. A solidão e as injustiças das guerras, com suas conseqüências de traumas, humilhações, desesperos, protestos, suicídios e ilusões. O documentário aborda as mudanças na comunicação, os avanços tecnológicos e científicos após o invento do telefone, do rádio, da eletricidade e da psicanálise. A revolução industrial, tratando a alienação dos novos grupos de trabalhadores, que trocaram a vida rural pela urbana, deixando de ser “homens” e passando a ser “máquinas” do capitalismo. E a aquisição de bens de consumo, que inicialmente não era possível, por causa da falta de leis trabalhistas que garantiam uma jornada de trabalho e uma remuneração digna. As mulheres conseguindo sua independência, a inserção dela no mercado de trabalho sob o lema “We can do it”, a mudança na forma de se vestir, passando a usar mini-saias, os maiôs cada vez mais curtos, o consumo de álcool, de cigarro, sua conquista na vida política e na guerra, e após toda essa conquista, a depressão. A mulher modificando seu papel social, deixando de ser apenas dona de casa. A crise econômica de 29 no Estados Unidos e as extradições auríferas em Serra Pelada, aqui no Brasil. A violenta revolução cultural na China durante o governo de Mao Tse-Tung e a queda do muro de Berlim na Alemanha. Enfim, o homem sempre mudando sua realidade, criando as ferramentas que irão recriá-lo.

Upload: smaccioly

Post on 17-Jan-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Completo

TRANSCRIPT

Page 1: Sinopse Do Documentário Nos Que Aqui Estamos Por Vos Esperamos

Lançado no Brasil em 1999 sob a direção de Marcelo Massagão, o documentário “Nós que aqui estamos por vós esperamos” é uma memória do século XX. Com uma fusão de imagens de arquivos, fragmentos de outros documentários e algumas obras clássicas do cinema, o cineasta Massagão faz uma retrospectiva das principais mudanças que marcaram o século passado, retratando as pessoas que entraram para história, como também, as pessoas que no seu dia-a-dia fizeram parte do século XX.

Uma verdadeira volta ao mundo no seu contexto histórico social, político, econômico e cultural desse período. A humanidade passando por grandes transformações, a arte mostrando várias facetas da nudez, os artistas expressando a igualdade entre os sexos que posteriormente é valorizada, as religiões como forma de buscar a Deus, que ainda hoje, parece continuar distante de muitos indivíduos da sociedade.

A sociedade e suas guerras, que cada vez mais banalizam a vida e a morte. As milhares de mortes provocadas por chefes de estados, como: Hitler, Mussolini, Stalin, Pol Port, Franco, Pinochet, entre outros. Mortes motivadas pelo o que o documentarista chama de paranóia. A solidão e as injustiças das guerras, com suas conseqüências de traumas, humilhações, desesperos, protestos, suicídios e ilusões.

O documentário aborda as mudanças na comunicação, os avanços tecnológicos e científicos após o invento do telefone, do rádio, da eletricidade e da psicanálise. A revolução industrial, tratando a alienação dos novos grupos de trabalhadores, que trocaram a vida rural pela urbana, deixando de ser “homens” e passando a ser “máquinas” do capitalismo. E a aquisição de bens de consumo, que inicialmente não era possível, por causa da falta de leis trabalhistas que garantiam uma jornada de trabalho e uma remuneração digna.

As mulheres conseguindo sua independência, a inserção dela no mercado de trabalho sob o lema “We can do it”, a mudança na forma de se vestir, passando a usar mini-saias, os maiôs cada vez mais curtos, o consumo de álcool, de cigarro, sua conquista na vida política e na guerra, e após toda essa conquista, a depressão. A mulher modificando seu papel social, deixando de ser apenas dona de casa.

A crise econômica de 29 no Estados Unidos e as extradições auríferas em Serra Pelada, aqui no Brasil. A violenta revolução cultural na China durante o governo de Mao Tse-Tung e a queda do muro de Berlim na Alemanha. Enfim, o homem sempre mudando sua realidade, criando as ferramentas que irão recriá-lo.