simulado -...

20
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Ciências Humanas e suas Tecnologias 3 a . série Volume 1 2016 Simulado enem G a b a r i t o

Upload: doanmien

Post on 13-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/3c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 2 3a 1 ... referida Grande Guerra se encerrou

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GRA

TUIT

A

Ciências Humanase suas

Tecnologias

3a. série

Volume 1

2016Simuladoenem

G a b a r i t o

Page 2: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/3c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 2 3a 1 ... referida Grande Guerra se encerrou

Simulado ENEM – 2016

3a. série – Volume 12

Questão 1 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa A

Comentários: O mapa apresentado no suporte da questão representa a con-figuração geopolítica da Europa no período anterior à Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o que pode ser identificado devido à presença dos impérios Alemão, Austro-Húngaro e Otomano, que deixaram de existir com tais nomes e fronteiras quando a referida Grande Guerra se encerrou. Nesse período, também ainda não havia ocorrido o desmembramento da República da Irlanda em relação ao Reino Unido, que só ocorreu ao final da Guerra Anglo-Irlandesa (1919-1921). Está correta, portanto, a alternativa (A). As demais datas apresentadas nas alternativas restantes estão todas incorretas, pois ao final da Primeira Guer-ra Mundial, os impérios mencionados desapareceram, dando lugar a outros estados e, com isso, a configuração do mapa europeu sofreu modificações, especialmente em suas por-ções centro-oriental e sudeste.

Competência ENEM: 2 – Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 6 – Interpretar diferentes representa-ções gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.

Questão 2 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa E

Comentários: A “Era Vargas” foi marcada pelo expressivo avanço do Brasil rumo à industrialização. Com essa prioridade, seu governo buscou utilizar o Estado como agente impulsionador do processo, criando diversas empresas estatais de infraestru-tura para viabilizar os investimentos da iniciativa privada. O setor de energia foi um dos que receberam amplos investi-mentos estatais, como ilustra a foto apresentada como su-porte. Está correta, portanto, a alternativa (E). A alternativa (A) está incorreta, pois apesar de o primeiro governo Vargas – especialmente no início do “Estado Novo” – ter flertado com o fascismo e estabelecido acordos comerciais com a Alemanha, essa situação deixou de ocorrer quando o Brasil se alinhou definitivamente aos aliados que lutavam contra

as tropas do “eixo” nazifascista durante a Segunda Guerra Mundial. A alternativa (B) está incorreta, pois o regime de Vargas marcou exatamente o oposto ao que a alternativa descreve, visto que ao priorizar o desenvolvimento indus-trial, seu governo foi acusado pelas elites rurais brasileiras, que detinham o poder político até então, de descaso. Além disso, a ideia de que houvesse necessidade de maior oferta de energia para o funcionamento das fazendas de café não faz sentido. A alternativa (C) também inverte incorretamen-te um dos aspectos históricos mais marcantes do governo Vargas, já que, ao contrário do que está afirmado, nesse período houve expressivo avanço das leis trabalhistas bra-sileiras. Finalmente, a alternativa (D) também está incorreta, já que o primeiro governo de Vargas ocorreu entre 1930 e 1945, num período no qual ainda nenhum país do mundo utilizava energia nuclear. Além disso, a construção das usi-nas de Angra dos Reis está associada ao período da Dita-dura Militar, na década de 1970, e não ao governo Vargas.

Competência ENEM: 2 – Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 8 – Analisar a ação dos estados na-cionais no que se refere à dinâmica dos fluxos popula-cionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.

Questão 3 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa A

Comentários: O Departamento de Imprensa e Propaganda, criado em 1939, tinha como objetivo promover o controle e a fis-calização da produção cultural divulgada pela mídia de massa. Censurava as manifestações negativas ao gover-no, estimulando práticas que resultassem na criação de uma imagem positiva do presidente, destacando sua po-lítica de modernidade e desenvolvimento do país, como no cartaz, que exalta o crescimento do povo e do Estado brasileiro durante o governo de Getúlio Vargas.

Competência ENEM: 5 – Utilizar os conhecimentos his-tóricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atua-ção consciente do indivíduo na sociedade.

Page 3: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/3c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 2 3a 1 ... referida Grande Guerra se encerrou

Simulado ENEM – 2016

3Ciências Humanas e suas Tecnologias

Habilidade ENEM: 21 – Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.

Questão 4 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa B

Comentários: O nazismo sustentava que os judeus eram culpados pela situação política, econômica e social da Alemanha após a Primeira Guerra Mundial. Teorias antissemitas e arianas foram construídas pelo Partido Nazista, fundado em 1919, disseminando a missão de povoar e dominar o mundo, banindo as raças inferiores. O nazismo também combatia posicionamentos ideológicos, que poderiam contaminar a pureza ariana, tais como o marxismo, a maçonaria e a ideo-logia liberal. Já no poder, o Partido Nazista promulgou as Leis de Nuremberg, excluindo os judeus de cargos públicos e das atividades culturais, fazendo-os perderem seus direitos civis e proibindo-os de se casarem com arianos. A fotografia retrata os campos de concentração, criados durante a Se-gunda Guerra, com o objetivo de marginalizar e exterminar a comunidade de impuros: ciganos, comunistas, opositores ao regime, Testemunhas de Jeová e, principalmente judeus, que foram conduzidos a esses campos e executados.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 11 – Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.

Questão 5 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Filosofia

Gabarito: Alternativa B

Comentários: O aluno deve se lembrar dos princípios lógico-ontológicos aristotélicos: o princípio de identidade, que afirma que cada coisa tem uma essência própria, um modo de ser que sempre será idêntico, que definirá o objeto; o princípio de não contradição, que define que uma coisa pode existir e não existir ao mesmo tempo; e, por fim, o princípio do terceiro excluído: uma coisa pode ser, ou ser o contrário disso, não havendo uma terceira possibilidade.

A alternativa B é a única que não fere nenhum dos princípios lógico-ontológicos aristotélicos.

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 5 – Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.

Questão 6 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Filosofia

Gabarito: Alternativa D

Comentários: O aluno deverá fazer a análise das expressões lógicas, considerando as variáveis e as relações entre elas. Deve também lembrar-se dos sinais que representam a rela-ção entre as proposições formadas (se é uma conjun-ção, ou uma disjunção, ou uma negação, etc.). O sinal que é utilizado frequentemente nas alternativas do item é o conjuntivo, então o aluno deve considerar que para o item ser verdadeiro, a relação entre as duas proposi-ções deve ser verdadeira. A alternativa que reúne cor-retamente as variáveis e as respectivas relações é a (D).

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 5 – Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.

Questão 7 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa C

Comentários: As eleições de 1945 tiveram como candidatos à presi-dência o engenheiro Yedo Fiúza, pelo Partido Comunis-ta, o brigadeiro Eduardo Gomes, candidato pela UDN e o General Eurico Gaspar Dutra, ex-ministro da Guerra do Estado Novo, liderado por Getúlio Vargas. Apoiado pela coligação PTB-PSD, Dutra venceu com grande margem de votos, em parte porque Getúlio estimulou o PTB a votar nele. Logo, a charge satiriza a direta influência que teria Getúlio Vargas no recém-eleito presidente, sugerin-do que Vargas seria um encosto durante sua gestão.

Page 4: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/3c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 2 3a 1 ... referida Grande Guerra se encerrou

Simulado ENEM – 2016

3a. série – Volume 14

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 11 – Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.

Questão 8 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Sociologia

Gabarito: Alternativa D

Comentários: No texto de suporte, Bourdieu descreve o que enten-de por autonomia do campo político, relatando que as ações e os discursos de políticos profissionais referem-se quase que exclusivamente às ações e aos discursos de outros políticos profissionais, e não aos seus eleitores. O gabarito é a alternativa (D). Como o texto não trata de partidos ou das relações entre os poderes Executivo e Legislativo, as opções (A) e (B) são incorretas. Já a alter-nativa (C) está errada porque Bourdieu não sugere que os políticos estão atuando tal como atores em um dra-ma teatral. O texto de suporte indica que o jogo político é sobretudo um jogo de poder, e não de encenação. Já a opção (E) pode ser verdadeira para muitos casos da política brasileira atual, mas, por não encontrar base no texto de suporte, está incorreta no contexto do item.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 14 – Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.

Questão 9 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa B

Comentários: Índia e Paquistão se tornaram independentes em 1947, ambos oriundos de uma mesma colônia britânica. Os atritos decorrentes desse processo geraram expressiva

tensão geopolítica entre os dois países, tensão esta que permanece até a atualidade. Como comumente ocorria naquele período, houve envolvimento das duas super-potências da Guerra Fria, cada qual dando apoio militar a um dos países em conflito. Nesse caso específico, a Índia acabou obtendo, junto à União Soviética, o aces-so à tecnologia para a produção de bombas atômicas. Em resposta, os EUA auxiliaram o Paquistão a também possuir um arsenal bélico nuclear, na tentativa de ree-quilibrar o conflito. Está correta, portanto, a alternativa (B). A alternativa (D), apesar de apresentar a justificativa correta para o contexto, inverte a ordem das potências envolvidas, já que, como dito, a URSS auxiliou a Índia, enquanto os EUA ofereceram auxílio ao Paquistão. A alternativa (A) está incorreta, por envolver a China nes-se processo, além de indicar que os Estados Unidos te-riam dado apoio ao projeto nuclear indiano. Também é inválida a afirmação de que essa situação ocorreu já no século XXI. A alternativa (C) está incorreta em todas as informações apresentadas, até porque durante a Se-gunda Guerra Mundial, nem a Alemanha nem a Rússia (na época, a URSS), possuíam bombas atômicas – que só foram utilizadas pelos EUA no momento final desse conflito. Finalmente, a alternativa (E) está incorreta por envolver a China no processo, e também por afirmar que ele teria ocorrido somente após a queda da União Soviética, já no fim do século XX.

Competência ENEM: 2 – Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 7 – Identificar os significados históri-co-geográficos das relações de poder entre as nações.

Questão 10 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa C

Comentários: O fim da Primeira Guerra Mundial resultou em grave crise econômica para a Alemanha. A crise foi agravada após a quebra da bolsa de Nova Iorque, como demonstra o grá-fico, já que levanta estatísticas que apontam para o forte crescimento do desemprego entre o fim da década de 1920 e o início da década de 1930. Os Estados europeus adotaram diferentes estratégias para estabilizar a econo-

Page 5: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/3c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 2 3a 1 ... referida Grande Guerra se encerrou

Simulado ENEM – 2016

5Ciências Humanas e suas Tecnologias

mia após a Crise de 1929, na maioria das vezes ligadas a governos de extrema direita, alicerçados em partidos nacionalistas, antidemocráticos, antioperários, antilibe-rais e antissocialistas. Esses Estados de regimes políticos totalitaristas não apenas buscavam se fortalecer, mas conter as ameaças revolucionárias de esquerda, o que angariava a simpatia da burguesia local.

Competência ENEM: 2 – Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 8 – Analisar a ação dos estados na-cionais no que se refere à dinâmica dos fluxos popula-cionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.

Questão 11 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Filosofia

Gabarito: Alternativa E

Comentários: O aluno deve relacionar os acontecimentos do dia 29 de abril de 2015 às características de cada falácia lógica. Considerando o contexto da violência exercida contra os professores, amplamente divulgada e discutida ao longo desse ano, percebe-se que a classe dos docen-tes não teve a oportunidade de discutir a proposta da previdência oferecida pelo governo. A falácia na qual se ataca o interlocutor em vez de refutar sua opinião com argumentos consistentes é a do argumento contra o ho-mem, expressa na alternativa (E).

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 15 – Avaliar criticamente conflitos cul-turais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao lon-go da história.

Questão 12 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Filosofia

Gabarito: Alternativa D

Comentários: O aluno deverá se lembrar da definição das principais falácias lógicas que estavam na questão anterior. A alter-nativa correta da questão anterior era a que continha a falácia de argumento contra o homem, a qual consiste no uso da força em vez de bons argumentos para que se convença o interlocutor. Nesse caso, a melhor alternativa para o governo era ouvir também os professores, consi-derar suas reivindicações e não impor suas decisões por meio da força, como aconteceu no dia 29 de abril. Desse modo, a alternativa que contém a resposta correta é a (D).

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 15 – Avaliar criticamente conflitos cul-turais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao lon-go da história.

Questão 13 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa A

Comentários: A sequência dos nomes das unidades políticas é:

• entre as que têm acesso ao litoral, de norte até o sul: Eslovênia, Croácia (país nº. 1 do mapa), Bósnia--Herzegovina e Montenegro (país nº. 2).

• interioranas, sem acesso ao litoral, de norte até o sul: Sérvia, Kosovo (cujo reconhecimento do status de país independente ainda gera controvérsias, embora na prática já atue como tal) e Macedônia (país nº. 3).

Está correta, portanto, a alternativa (A). Na alternativa (B), o único país corretamente assinalado é a Macedônia, que corresponde ao nº. 3, estando os demais incorretos. Na al-ternativa (C), o único país corretamente assinalado é a Croá-cia, que corresponde ao nº. 1, estando os demais incorretos. Além disso, o país chamado de “Sérvia e Montenegro”, que existiu durante um breve período, já se desmembrou. Na alternativa (D), o único país corretamente assinalado é Montenegro, que corresponde ao nº. 2, estando os demais incorretos. Na alternativa (E), os três países apontados são incorretos, não correspondendo aos números assinalados no mapa apresentado como suporte.

Page 6: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/3c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 2 3a 1 ... referida Grande Guerra se encerrou

Simulado ENEM – 2016

3a. série – Volume 16

Competência ENEM: 2 – Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 6 – Interpretar diferentes representa-ções gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.

Questão 14 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa E

Comentários: A forte repressão portuguesa contra os movimentos emancipacionistas iniciais acelerou a formação de gru-pos de guerrilheiros em prol da emancipação. A prin-cípio, em Angola, formaram um único grupo, sob a si-gla UPA (União dos Povos Angolanos), em 1961. Logo depois, dividiram-se em três facções: a FNLA (Frente Nacional para a Libertação de Angola, anticomunista e financiada pelos estadunidenses), a MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola, marxista e financiada pela URSS) e a UNITA (União Nacional para a Indepen-dência Total de Angola, que se tornou anticomunista). Após a Revolução dos Cravos, o governo português ne-gociou a independência, prevendo a formação de um governo de transição, o que deu origem a uma guerra entre as facções pelo domínio do poder político regional, vencida pela MPLA, em 1975, quando o autor do poema, dela integrante, se tornou presidente de Angola. Em seu poema, é perceptível a angústia do autor em ver que o objetivo almejado pelos angolanos, a independência, uma causa pura e justa, se encontrava eclipsado pelas forças externas que financiavam (tramavam) as facções que disputavam o poder.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 13 – Analisar a atuação dos movimen-tos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.

Questão 15 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa C

Comentários: Na época do fim da URSS, em 1991, Vladimir Putin, então com 39 anos, já se destacava por sua atuação na KGB, a agência de inteligência e espionagem soviética, que desempenhava no bloco comunista um papel similar ao desempenhado pela CIA nos Estados Unidos e no bloco capitalista. Está correta, portanto, a alternativa (C). A alternativa (A) está incorreta, pois a referida tentativa frustrada de golpe contra Gorbachev, o último presidente da URSS, foi conduzida pela velha guarda do PCUS, que se sentia ameaçada pelos rumos que a perestroika e a glasnost haviam tomado. Num país onde a hierarquia era tão cultuada, nem é razoável supor que um político ainda relativamente jovem como Putin desempenhasse o papel descrito na alternativa. A alternativa (B) está incorreta, pois Putin não ascendeu politicamente por meio de uma trajetória militar junto ao Exército Vermelho, como afirmado. Além disso, mais uma vez, não é razoável supor que uma pessoa com sua idade à época detivesse a condição de mais poderoso general do país. A alternativa (D) está incorreta, pois o político que se enquadra na descrição apresentada é Bóris Yéltsin, e não Vladimir Putin. Finalmente, a alternativa (E) está incorreta, pois, como já foi dito, Vladimir Putin ainda era relativamente jovem em 1991, iniciando as etapas mais decisivas de sua ascensão política, e por isso não poderia ser considerado a liderança mais influente do PCUS naquele período. Além disso, sua atuação no momento do colapso soviético não é, historicamente, considerada decisiva.

Competência ENEM: 2 – Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 9 – Comparar o significado histórico--geográfico das organizações políticas e socioeconômi-cas em escala local, regional ou mundial.

Questão 16 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa D

Comentários: A liderança da Revolução Constitucionalista de 1932 foi feita principalmente pela oligarquia cafeeira pau-lista, que, descontente com a nomeação de um in-terventor pernambucano no lugar de um paulista,

Page 7: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/3c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 2 3a 1 ... referida Grande Guerra se encerrou

Simulado ENEM – 2016

7Ciências Humanas e suas Tecnologias

objetivava voltar ao poder após a Revolução de 1930, mas também expressou os interesses dos setores ur-banos de São Paulo, mormente agrupados no Parti-do Democrático, que, descontentes com sua partici-pação reduzida no governo, passaram a defender a democratização, exigindo a elaboração de uma nova Constituição, retardada por Getúlio Vargas durante o governo provisório. Esses dois setores uniram-se na Frente Única Paulista, que exigia a reconstitucionaliza-ção do país. Essa bandeira foi amplamente divulgada por essa liderança, que usou de muita propaganda para angariar apoio popular ao movimento, inclusive cartazes, como o documento em análise na questão, que tentava sustentar a adesão militar ao movimento mesmo quando esse já havia perdido força.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 13 – Analisar a atuação dos movi-mentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.

Questão 17 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Sociologia

Gabarito: Alternativa E

Comentários: Claramente distinguindo o progresso social do progres-so econômico, o texto de suporte aponta para o pos-sível antagonismo que pode surgir entre o avanço dos direitos coletivos e os interesses do mercado capitalista. Ao perceber essa distinção, o aluno tem condições de identificar a alternativa (E) como o gabarito. Todas as ou-tras opções de resposta indicam uma identidade entre ambos os sentidos de progresso mobilizados no texto e, por isso, estão incorretas.

Competência ENEM: 5 – Utilizar os conhecimentos his-tóricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atua-ção consciente do indivíduo na sociedade.

Habilidade ENEM: 22 – Analisar as lutas sociais e con-quistas obtidas no que se refere às mudanças nas legis-lações ou nas políticas públicas.

Questão 18 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Sociologia

Gabarito: Alternativa D

Comentários: O texto de suporte, comentando um conceito de Gramsci, aponta para a importância da legitimação e do consenso sociais no funcionamento do poder estatal. Em outras palavras, o texto está indicando que o respaldo social às iniciativas do poder estatal é fundamental para o funcionamento de qualquer governo em um Estado de Direito democrático. O gabarito é a alternativa (D). As opções (A), (B) e (C) estão erradas porque, abordando, respectivamente, a imprensa, o Legislativo e o Judiciário, elas deixam de considerar o objeto do texto de suporte, que é a sociedade civil. Já a alternativa (E) é incorreta porque a afirmativa indica imposição, sinônimo de coerção, que é, justamente, negado no texto de suporte como modo exclusivo de funcionamento do poder.

Competência ENEM: 2 – Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 9 – Comparar o significado histórico--geográfico das organizações políticas e socioeconômi-cas em escala local, regional ou mundial.

Questão 19 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa A

Comentários: A charge refere-se à tentativa da UDN de impedir a posse do presidente eleito, em 1950, Getúlio Vargas, fazendo uma campanha difamatória na imprensa e tentando mobilizar o exército contra o presidente. A charge satiriza o fato de a UDN pretender usar método semelhante ao de Getúlio no episódio em que assumiu a presidência brasileira por meio de um golpe de Estado, instaurando o Estado Novo, em 1937.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 13 – Analisar a atuação dos movi-mentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.

Page 8: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/3c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 2 3a 1 ... referida Grande Guerra se encerrou

Simulado ENEM – 2016

3a. série – Volume 18

Questão 20 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa C

Comentários: Ao ironizar o “conflito norte x sul”, a charge faz uso da divi-são socioeconômica entre o norte rico e o sul pobre comu-mente utilizada em análises geográficas. Essa divisão não se dá a partir da Linha do Equador nem coincide funda-mentalmente com os Hemisférios Norte e Sul, o que invali-da a alternativa (E), até porque a China, apesar de sua fortís-sima economia e de situar-se no Hemisfério Norte, ainda é comumente retratada como um país do “sul” (o que se fun-damenta mais especificamente em sua trajetória histórica de industrialização tardia e nos problemas sociais que ain-da enfrenta), ao contrário dos EUA e da Alemanha, países reconhecidamente ricos e que nessa divisão integram, por-tanto, o “norte”. Na crítica apresentada pelo “sul” ao “norte”, a charge faz referência ao excesso de poluentes associado ao expressivo desenvolvimento econômico-industrial dos países mais ricos. Em contraposição, na crítica apresentada pelo “norte” ao “sul”, a charge aborda a questão dos excessi-vos fluxos migratórios oriundos de países mais pobres em direção ao mundo rico, que constituem um dos grandes desafios da atualidade. Está correta, portanto, a alternativa (C). As demais alternativas apresentam interpretações in-corretas da charge e da realidade que a inspirou. A alter-nativa (A) afirma incorretamente que existe menor oferta de energia limpa nos países do “norte”, sendo que na rea-lidade ocorre o oposto, até porque a oferta desse tipo de aprimoramento tecnológico exige grandes investimentos em ciência e tecnologia, que condizem mais com o mundo rico do que com o pobre. A alternativa (B) apresenta uma tese inválida e que não condiz com a interpretação correta da charge utilizada como suporte. Finalmente, a alternativa (D) interpreta incorretamente o sentido do uso do termo “conflito”, como se este fizesse referência a um confronto armado ou guerra entre o norte e o sul, o que não é o caso.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e eco-nômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 15 – Avaliar criticamente conflitos cul-turais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao lon-go da história.

Questão 21 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Sociologia

Gabarito: Alternativa C

Comentários: A democracia como uma forma e um conteúdo descri-tos no texto realiza-se institucionalmente como um pro-cedimento decisório que jamais suspende e/ou altera os direitos constitucionais, isto é, defende os cidadãos livres e iguais, tal como o autor indica no fim do trecho. O ga-barito é a alternativa (C). A opção (A) é incorreta porque o Executivo nunca é autônomo para definir as políticas públicas, já que precisa considerar constantemente os desejos e interesses do Legislativo e da população em geral. A alternativa (B) está errada porque ela descreve o clientelismo, um grave desvio da democracia. A opção (D) é incorreta porque o fato de o governante precisar ouvir a maioria do Congresso não significa que ele está subordinado a ela. Já a alternativa (E) está errada por-que, uma vez eleitos, os representantes têm uma relativa autonomia decisória diante dos seus eleitores.

Competência ENEM: 5 – Utilizar os conhecimentos his-tóricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atua-ção consciente do indivíduo na sociedade.

Habilidade ENEM: 24 – Relacionar cidadania e demo-cracia na organização das sociedades.

Questão 22 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa B

Comentários: O cartaz informa a possibilidade de emprego na economia alemã devastada pela Segunda Guerra Mundial, o que foi possível em função dos investimentos estadunidenses que possibilitaram o reinício da construção civil no país. Esses investimentos fazem parte do Plano Marshall, um pacote econômico americano de financiamento para a reconstrução dos países europeus no fim da Segunda Guerra Mundial. A intenção estadunidense era evitar a excessiva retração do mercado consumidor europeu e a estagnação do fluxo de importações de seus produtos, bem como preservar a hegemonia americana

Page 9: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/3c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 2 3a 1 ... referida Grande Guerra se encerrou

Simulado ENEM – 2016

9Ciências Humanas e suas Tecnologias

ameaçada pela expansão do socialismo russo. 17 bilhões de dólares foram emprestados às economias europeias, possibilitando a integração de países como a Alemanha Ocidental, Luxemburgo, Holanda, Bélgica, Itália e França.

Competência ENEM: 2 – Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 7 – Identificar os significados históri-co-geográficos das relações de poder entre as nações.

Questão 23 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa B

Comentários: Em dezembro de 2014, EUA e Cuba simultaneamente anunciaram ao mundo o histórico reatamento de re-lações diplomáticas entre os dois países, rompidas há mais de 50 anos, envolvendo uma série de medidas. Para os cubanos, um dos fatos mais marcantes dessa negociação foi a libertação dos três últimos integran-tes do grupo que ficou conhecido como “os cinco he-róis”, que até então ainda estavam presos nos EUA, apesar dos apelos insistentes do governo cubano e das campanhas internacionais por sua libertação. Está correta, portanto, a alternativa (B). A alternativa (A) está incorreta, pois apesar de Barack Obama expressar seu desejo pelo fim do bloqueio econômico a Cuba, este ainda permaneceu em vigor, mesmo após a reabertu-ra das embaixadas ilustrada no suporte da questão, pois a decisão a esse respeito dependeria da aprova-ção também pelo Congresso dos EUA, que naquele momento contava com maioria do Partido Republica-no, de oposição a Obama e tradicionalmente hostil ao regime cubano. A alternativa (C) cita incorretamente como justificativa um fato fictício, já que Barack Oba-ma não fez qualquer visita de surpresa a Cuba em 2014, o que, aliás, seria algo pouco razoável de se su-por, considerando o contexto e em se tratando de um dos mais importantes chefes de Estado do planeta. A alternativa (D) apresenta diversos erros: a Revolução de 1959 não foi comunista (Cuba só se tornou socia-lista em 1961); ela também não foi militar (nenhum de seus principais líderes era integrante das forças arma-

das); há controvérsias acerca de seu caráter ditatorial, visto que, apesar da intensa campanha difamatória a esse respeito, há décadas em Cuba se realizam elei-ções livres periódicas que, para muitos analistas políti-cos, não justificam que se qualifique o regime cubano como uma “ditadura”; e não houve qualquer alteração no regime cubano entre 2014 e 2015 que justificasse a alegação de que ele teria “caído”. Finalmente, a alter-nativa (E) está incorreta, pois a desativação da Base de Guantánamo e a devolução do território a Cuba, embora seja uma antiga reivindicação dos cubanos e conte também com a simpatia de Barack Obama, também não haviam sido efetivadas até a reabertura das embaixadas ocorrida em meados de 2015, confor-me suporte da questão.

Competência ENEM: 5 – Utilizar os conhecimentos his-tóricos para compreender e valorizar os fundamentos de cidadania e da democracia, favorecendo uma atua-ção consciente do indivíduo na sociedade.

Habilidade ENEM: 22 – Analisar as lutas sociais e con-quistas obtidas no que se refere às mudanças nas legis-lações ou nas políticas públicas.

Questão 24 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Filosofia

Gabarito: Alternativa A

Comentários: O aluno deve se lembrar da principal característica da nova retórica: a ideia é sempre despertar o apreço, a atenção do ouvinte. Ora, isso é exatamente o principal objetivo de um bom Elevator Pitch: conquistar a atenção de quem está ouvindo o discurso, a fim de aceitar a ideia de iniciar um projeto. A alternativa que expressa correta-mente essa questão é a (A).

Competência ENEM: 4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade ENEM: 16 – Identificar registros sobre o pa-pel das técnicas e tecnologias na organização do traba-lho e/ou da vida social.

Page 10: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/3c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 2 3a 1 ... referida Grande Guerra se encerrou

Simulado ENEM – 2016

3a. série – Volume 110

Questão 25 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa D

Comentários: A controversa configuração do Conselho de Segurança da ONU ainda remonta ao contexto geopolítico do mun-do pós-II Guerra Mundial. Os quatro principais vencedores naquele conflito – EUA, URSS (atual Rússia), Reino Unido e França – aproveitaram-se dessa condição para conquista-rem uma vaga como membros permanentes do Conselho de Segurança, com direito de veto. Em negociações poste-riores, a China foi incluída para equilibrar os blocos capitalis-ta e socialista, no contexto da Guerra Fria. Está correta, por-tanto, a alternativa (D). A alternativa (A) está incorreta, pois a configuração dos membros permanentes do Conselho de Segurança não obedece ao critério de reunir os países mais ricos de cada continente – até porque se isso de fato ocorresse, haveria polêmicas se o representante asiático seria a China ou o Japão, e a Austrália teria que ser incluída, representando a Oceania. A alternativa (B) está incorreta, pois o critério para a escolha dos membros permanentes do Conselho de Segurança não foi econômico, e sim polí-tico – até porque, se tivesse sido econômico, a configura-ção teria sofrido mudanças, pois a ascensão econômica da China só ocorreu nas últimas décadas. A alternativa (C) está incorreta, pois o critério para escolha dos membros permanentes do Conselho de Segurança não é a extensão territorial dos países, mas sim seu poder político no contex-to em que ocorreu a formalização do órgão. Finalmente, a alternativa (E) está incorreta, pois o Conselho de Segurança da ONU não era formado apenas por países capitalistas no contexto da Guerra Fria, justamente pelo caráter multilate-ral da instituição.

Competência ENEM: 2 – Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 9 – Comparar o significado histórico--geográfico das organizações políticas e socioeconômi-cas em escala local, regional ou mundial.

Questão 26 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa E

Comentários: A crise da Ucrânia gerou tensão entre a Rússia e as po-tências ocidentais que compunham o G-8, especialmen-te os EUA. O governo russo foi acusado de fomentar a si-tuação e dar apoio bélico e logístico aos separatistas de origem russa que se rebelaram contra o governo ucra-niano. Um dos desdobramentos mais marcantes desse processo foi o plebiscito que determinou a separação da região da Crimeia – onde a maioria dos habitantes é de origem russa – da Ucrânia, dando margem para que, logo a seguir, a Rússia anunciasse a anexação da região ao seu território, mesmo sem que esse ato contasse com o reconhecimento internacional. Em retaliação, os mem-bros do G-8 decidiram pela expulsão da Rússia do grupo, que voltou a ser nominado “G-7”, como era originalmen-te. Está correta, portanto, a alternativa (E). A alternativa (A) está incorreta pelo fato de a economia russa, ao con-trário do que está afirmado, ter tido um desempenho bastante positivo na primeira década do século XXI, fato este que, inclusive, levou o país a ser reconhecido como um dos BRICS – os países emergentes mais destacados do planeta. Além disso, em 2014 nem todos os demais integrantes do grupo estavam classificados entre as sete maiores economias do planeta – devido especialmente à ascensão da China e do Brasil – demonstrando que o critério que os mantém unidos na atualidade já não é exclusivamente econômico. A alternativa (B) está incor-reta, pois Vladimir Putin não chegou ao governo russo como membro do Partido Comunista nem por meio de um golpe de estado. A alternativa (C) está incorreta, pois apesar de a Rússia e a China estarem efetivamente rea-lizando diversos acordos bilaterais importantes, não se pode afirmar que esse cenário tenha criado uma tensão geopolítica com as potências ocidentais a ponto de justi-ficar a expulsão da Rússia do G-8. Finalmente, a alternati-va (D) está incorreta, pois apesar da existência de denún-cias de violação de direitos humanos contra as minorias étnicas do Cáucaso – especialmente as envolvidas em conflitos separatistas, como os tchetchenos – esse fato não é o que justifica a expulsão da Rússia do G-8.

Competência ENEM: 2 – Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 7 – Identificar os significados históri-co-geográficos das relações de poder entre as nações.

Page 11: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/3c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 2 3a 1 ... referida Grande Guerra se encerrou

Simulado ENEM – 2016

11Ciências Humanas e suas Tecnologias

Questão 27 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa C

Comentários: A fotografia carrega uma simbologia ligada a um ato públi-co praticado pelo então presidente da República, Juscelino Kubitschek. Ao desfilar, acenando para os presentes e para a nação, já que o gesto a atingiria por meio dos veículos de comunicação em massa, o presidente estimula a com-preensão por parte do povo brasileiro da eficácia de seu Pla-no de Metas, vinculado ao slogan que pretendia exaltar sua política econômica, que informava ser possível um grande desenvolvimento em curto prazo: “50 anos em 5”. O Plano era composto de 31 metas, que foram estabelecidas com base em um conjunto de cinco grupos: transporte, energia, alimentos, indústrias de base e educação. O resultado foi favorável nos setores de energia, indústria e transporte, o que provocou um clima de euforia no período. O mesmo não ocorreu na educação e na agricultura, mas trouxe a satisfação dos militares, da elite, da classe média e da po-pulação em geral. A economia vivia um momento de forte intervenção estatal, amenizada pela habilidade política do presidente, pois a entrada de capital estrangeiro no país foi incentivada pelo discurso da necessidade de investimen-tos que garantissem o desenvolvimento nacional, especial-mente ligado ao crescimento industrial. O Plano de Metas ampliou a oferta de empregos e a produtividade, embora apenas em algumas regiões, mas as medidas pouco aju-daram os trabalhadores, pois favoreciam a acumulação de capitais por meio também da intervenção na política sala-rial, não estimulando o reajuste salarial de acordo com o índice inflacionário.

Competência ENEM: 4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade ENEM: 18 – Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações socioespaciais.

Questão 28 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa E

Comentários: O cartaz soviético destaca estatísticas tendenciosas, en-fatizando as que revelavam os aspectos negativos do modo de vida estabelecido pelo capitalismo estaduni-dense, na clara intenção de desvalorizá-lo em favor da sociedade guiada pelos princípios socialistas. Trata-se de um exemplo das abundantes propagandas depreciati-vas elaboradas pelos Estados Unidos e pela URSS para desacreditarem seus opositores.

Competência ENEM: 2 – Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 7 – Identificar os significados históri-co-geográficos das relações de poder entre as nações.

Questão 29 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Filosofia

Gabarito: Alternativa E

Comentários: O aluno deve se lembrar das quatro causas aristotélicas: a causa material é o elemento que formará o objeto – nesse caso, a lama; a causa formal é a forma que o vaso vai tomar; a causa motriz ou eficiente é o que gera o objeto, no caso, as mãos do oleiro; e, por fim, a causa final seria o vaso pronto, cumprindo sua finalidade de enfeitar, receber plantas, etc. A alternativa que contém a causa associada corretamente à imagem é a (E).

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 4 – Comparar pontos de vista ex-pressos em diferentes fontes sobre determinado aspec-to da cultura.

Questão 30 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa A

Comentários: A aprovação dos créditos concedidos pelo FMI obede-ce a critérios políticos e ideológicos, estabelecidos sob a influência mais direta dos países mais ricos, que têm mais peso nas decisões da instituição. Apenas cinco países – EUA, Japão, Alemanha, Reino Unido e França

Page 12: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/3c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 2 3a 1 ... referida Grande Guerra se encerrou

Simulado ENEM – 2016

3a. série – Volume 112

– concentram mais de 1/3 do peso proporcional das vo-tações. Sozinhos, os EUA, que concentram maior po-der no órgão, representam 16,79% dos votos totais. A distribuição dos pesos equivalentes a cada um dos 188 países-membros é objeto de polêmicas: comumente os países que têm menor representação – como o Brasil, cuja participação é de apenas 1,72% – reivindicam refor-mas na estrutura de distribuição de cotas, com a pre-tensão de ampliar seu peso político na instituição. Está correta, portanto, a alternativa (A). A alternativa (B) está incorreta, pois o peso de cada um dos 188 países-mem-bros nas decisões não é equivalente, e não existem paí-ses na instituição que tenham o direito de veto, como foi afirmado. A alternativa (C) propõe incorretamente que as votações ocorram em duas instâncias distintas e que a primeira delas teria peso igualitário de votos. Além disso, não existe um “Conselho de Segurança” estabelecido dentro do FMI. A alternativa (D) está in-correta, pois a lógica da distribuição de pesos nas vo-tações entre os membros do FMI é exatamente oposta ao que foi disposto na alternativa, já que os países que oferecem maior suporte financeiro à instituição são jus-tamente os que têm maior participação nas decisões. Finalmente, a alternativa (E) apresenta uma aplicação incorreta dos conceitos de primeiro, segundo e terceiro mundo – típicos da regionalização utilizada durante o período da Guerra Fria – para sugerir um escalonamen-to na hierarquia de poder dentro do FMI, como se as estruturas deliberativas da instituição de distribuíssem em três grupos distintos de países, o que não é o caso.

Competência ENEM: 2 – Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 9 – Comparar o significado histórico--geográfico das organizações políticas e socioeconômi-cas em escala local, regional ou mundial.

Questão 31 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa A

Comentários: O mapa destaca os signatários da SADC (Comunida-de para o Desenvolvimento do Sul da África), um bloco econômico integrado por 15 países: África do Sul, Na-

míbia, Zimbabwe, Botswana, Moçambique, Madagas-car, Lesoto, Swazilândia, Zâmbia, Angola, República De-mocrática do Congo, Malawi, Tanzânia, Ilhas Maurício e Seychelles. Está correta, portanto, a alternativa (A). A alternativa (B) está incorreta, pois o território destacado no mapa não apresenta uma área contínua de savanas preservadas que esteja sendo conservada por meio de iniciativas comuns desses países. Ao contrário, um exa-me mais minucioso sobre as características naturais do território destacado revelam que as áreas de savana ali existentes se intercalam com regiões semiáridas, desérticas e de floresta tropical, entre outros ecossiste-mas menos expressivos em área. A alternativa (C) está incorreta, pois a região conhecida como “Sahel” fica si-tuada bem mais ao norte do que a destacada no mapa, e não é a mais rica em minérios da África. A alternativa (D) está incorreta, pois além dos países destacados, há uma série de outros, situados mais ao norte, que tam-bém são considerados integrantes da chamada “África Negra”. Além disso, há controvérsias sobre o uso das expressões “África Negra” e “África Subsaariana” como se fossem sinônimos. Finalmente, a alternativa (E) está incorreta, pois a União Africana abrange um conjunto muito maior de países africanos do que o destacado no mapa, além de não ser vinculada à ONU e deter uma importância política muito mais expressiva do que a União do Magreb Árabe – esta sim uma instituição secundária na geopolítica do continente.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 11 – Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.

Questão 32 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa A

Comentários: O fascismo apresentava como uma de suas centrais ca-racterísticas a rejeição ao comunismo e à democracia liberal, propondo a formação de um governo autoritário, de cunho nacionalista. As manifestações públicas desse movimento eram espetáculos públicos, que serviam de

Page 13: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/3c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 2 3a 1 ... referida Grande Guerra se encerrou

Simulado ENEM – 2016

13Ciências Humanas e suas Tecnologias

palco para o culto à personalidade do chefe nacional, simbolizado, na imagem, pela postura de respeito e de-ferência do soldado ao saudar seu líder.

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 1 – Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspec-tos da cultura.

Questão 33 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Sociologia

Gabarito: Alternativa A

Comentários: Sérgio Dávila, no texto de suporte, afirma que, no Brasil, a maioria da população usa muito a internet, mas, para com-partilhar conteúdos e saber de informações, e não para digerir – isto é, refletir – experiências e entender – ou seja, formar-se enquanto sujeito autônomo. Desse modo, sua crí-tica é um argumento muito utilizado na sociologia contem-porânea quando o assunto é a comunicação digital, aquele sintetizado na ideia de “atenção flutuante”, que indica que a internet desfavorece a concentração e o entendimento profundo de temas em razão da profusão de informações compartilhadas. Desse modo, o gabarito é a alternativa (A). Todas as outras opções de resposta são verdadeiras, uma vez que apresentam críticas à internet recorrentemente fei-tas por formadores de opinião. No entanto, nenhuma delas contempla totalmente o texto de suporte, fazendo com que sejam incorretas no contexto do item.

Competência ENEM: 4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade ENEM: 20 – Selecionar argumentos favorá-veis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.

Questão 34 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa C

Comentários: O segundo documento, discurso proferido no Congres-so, em março de 1947, pelo então presidente dos Esta-dos Unidos, Harry Truman, estimula a América a con-ter o avanço do comunismo no mundo, legitimando a ajuda financeira que pretendia dar para a recuperação econômica dos Estados europeus após a Segunda Guer-ra Mundial. O intervencionismo americano foi defendido sempre que a defesa do direito da maioria, com base nas instituições livres, no governo representativo, nas eleições fosse subjugada pela vontade das minorias im-posta pela força e pela opressão. Trata-se, portanto, de um discurso liberal democrata, em defesa da manuten-ção do capitalismo como sistema econômico vigente. Já o primeiro discurso, do líder comunista, busca desca-racterizar a democracia apregoada pelos Estados Uni-dos como características intrínsecas à sua organização republicana, associando o imperialismo estadunidense ao autoritarismo, portanto à antidemocracia, alinhando seus argumentos na defesa do comunismo.

Competência ENEM: 2 – Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 7 – Identificar os significados históri-co-geográficos das relações de poder entre as nações.

Questão 35 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Sociologia

Gabarito: Alternativa B

Comentários: Nesse trecho, Giddens elabora uma perspectiva já clás-sica a respeito da globalização: a ideia de que o global se confunde com o local em uma via de mão dupla. Ou seja, práticas globais marcam realidades locais e, por ou-tro lado, culturas locais transformam-se em fenômenos globais. Portanto, um exemplo que ilustra esse argumen-to está na alternativa (B), que aponta para a mundiali-zação dos fast-foods norte-americanos, presentes atual-mente em praticamente quase todos os países. A opção (A) está errada porque ela sugere um aprofundamento local de uma prática cultural nacional. A alternativa (C) é incorreta porque o controle estatal da internet visa tra-var a troca de informações que marca a globalização. Já a fundação de um parlamento e uma corte da União

Page 14: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/3c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 2 3a 1 ... referida Grande Guerra se encerrou

Simulado ENEM – 2016

3a. série – Volume 114

Europeia – os quais, vale lembrar, não excedem as congê-neres nacionais – aponta para formações de realidades estatais transnacionais, mas não para a dupla troca so-ciocultural apresentada no texto de suporte. Finalmente, a opção (E) é completamente verdadeira do ponto de vista da internacionalização da filantropia, mas que não contempla a leitura sociológica que Giddens desenvolve no texto que acompanha o enunciado.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 11 – Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.

Questão 36 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa B

Comentários: A matéria apresentada como suporte justifica claramen-te que, apesar de trazer prejuízos em outros setores da economia, o dólar mais valorizado pode beneficiar as exportações industriais brasileiras, já que os produ-tos industriais nacionais de exportação se tornam mais atraentes no mercado internacional, pelo menor custo devido à baixa cotação do real em relação ao dólar. Além disso, os empresários brasileiros que atuam nesse setor comumente recebem em dólar, o que aumenta seu fa-turamento em relação ao mercado interno. Está correta, portanto, a alternativa (B). A alternativa (A) está incorre-ta, pois não há qualquer referência no texto da matéria sobre um eventual aumento de transações financeiras internacionais, nem mesmo há alguma menção à alta do dólar e de que esse fato esteja beneficiando o setor bancário no Brasil. A alternativa (C) está incorreta, pois o que de fato ocorre – e está explícito no texto – é uma situação oposta, já que o dólar alto encarece as viagens internacionais para os brasileiros. A alternativa (D) está incorreta, pois estabelece uma relação inexistente en-tre o maior equilíbrio na balança comercial brasileira e o faturamento das empresas estatais. Além disso, não há qualquer referência específica a essas empresas na reportagem apresentada como suporte. Finalmente, a alternativa (E) está incorreta, já que, ao contrário do que

a alternativa afirma, quem depende da importação de insumos para suas atividades industriais tende a ser pre-judicado pela alta do dólar, já que esses equipamentos são cotados nessa moeda e ficam mais caros.

Competência ENEM: 4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade ENEM: 20 – Selecionar argumentos favorá-veis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.

Questão 37 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa E

Comentários: A Conferência de Yalta, celebrada em fevereiro de 1945, reuniu os países que lutavam contra a Alemanha, deliberando sobre a formação da ONU e reafirmando algumas decisões perfiladas na Conferência de Teerã, especialmente relativas à divisão da Alemanha em zonas de influência, sob a hegemonia estadunidense e soviética. Celebrada quando a Alemanha ainda não havia se rendido, o que ocorreu em maio de 1945, precisou ser revista em algumas de suas deliberações, especialmente no que se refere à divisão da Alemanha, o que foi feito na Conferência de Potsdam, em agosto do mesmo ano. Nesse evento foi decidido que o território alemão e a cidade de Berlim se dividiriam em quatro zonas, controladas pela França, pelos Estados Unidos, pela Inglaterra e pela URSS.

Competência ENEM: 2 – Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 7 – Identificar os significados históri-co-geográficos das relações de poder entre as nações.

Questão 38 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Sociologia

Gabarito: Alternativa C

Comentários: A realidade contemporânea indica que, em um contexto de intenso fluxo migratório e constantes contatos entre

Page 15: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/3c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 2 3a 1 ... referida Grande Guerra se encerrou

Simulado ENEM – 2016

15Ciências Humanas e suas Tecnologias

estranhos, infelizmente o padrão é a discriminação, o preconceito, o levantamento de muros e o fechamento de fronteiras. O argumento do escritor português Valter Hugo Mãe aponta para o lado contrário dessa realidade, sugerindo que a humanidade vai se perder se não se abrir para o outro. Qualquer tentativa de se desligar das diferenças, para o escritor, é uma forma de desumani-zação. Assim, o ensinamento que o argumento de Mãe proporciona é a percepção da diversidade cultural como marca inexorável da humanidade, lição esta cada vez mais necessária em um mundo globalizado. O gabarito é a alternativa (C). Todas as outras opções de resposta, cada uma a seu modo, reproduzem a recusa da diferen-ça cultural, o que as configura como incorretas em rela-ção ao tema tratado.

Competência ENEM: 5 – Utilizar os conhecimentos his-tóricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atua-ção consciente do indivíduo na sociedade.

Habilidade ENEM: 25 – Identificar estratégias que pro-movam formas de inclusão social.

Questão 39 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa D

Comentários: A contundente crítica de Milton Santos avalia o descom-promisso moral e social de grandes empresas, o que con-tribui para a desorganização dos territórios onde atuam. Isso decorre, implicitamente, do poder cada vez maior que essas corporações detêm, atuando internacional-mente e expandindo seus limites, em comparação aos Estados, cujo espaço de atuação é naturalmente mais limitado pelo território – o que motiva o comum confron-to de interesses entre ambos, embora obviamente tam-bém traga benefícios mútuos (não tratados no trecho destacado como suporte). A alternativa correta é a (D), que interpreta corretamente o texto apresentado como suporte e o contexto que motivou a crítica do eminen-te geógrafo. A alternativa (A) está incorreta, pois em ne-nhum momento transparece no trecho destacado como suporte a crítica ao direcionamento do faturamento das grandes empresas nem a defesa, pelo autor, de sua es-tatização. A alternativa (B) interpreta incorretamente os

argumentos utilizados, já que não há referências na crí-tica apresentada à falta de condições técnicas materiais, especialmente usadas como precondição para uma atuação social mais destacada das grandes empresas. Pelo contrário: a crítica do autor é dedicada às grandes empresas, e não aos territórios em si. A alternativa (C) in-terpreta incorretamente a crítica realizada, já que na opi-nião de Milton Santos são as próprias grandes empresas que desorganizam os territórios, e não a existência de problemas como o da corrupção, que nem é objeto de análise no trecho destacado. Finalmente, a alternativa (E) apresenta outra interpretação incorreta da fala do autor, já que em nenhum momento ele sugere, no trecho, que os Estados invistam mais na área social para diminuir a dependência em relação às grandes empresas.

Competência ENEM: 4 – Entender as transformações técni-cas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produ-ção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade ENEM: 20 – Selecionar argumentos favorá-veis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.

Questão 40 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa D

Comentários: O filme O Grande Ditador, de direção de Charles Chaplin, foi produzido durante o período em que se desenrolava a Segunda Guerra Mundial. O protagonista, feito ditador pela semelhança física que tinha com o verdadeiro, vivencia si-tuações que se desenrolam num regime político identifica-do com o nazismo alemão. No final do filme, quando eleva-do ao púlpito para proferir um discurso para a população, que se esperava recheada de autoritarismo, o protagonista assume a postura dos grandes oradores dos regimes tota-litários e faz um discurso condenando as agruras geradas pelo desenvolvimento econômico que segrega e critican-do regimes políticos em que governantes autoritários, em nome do povo, não governam em benefício do povo, em clara alusão ao nazismo.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Page 16: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/3c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 2 3a 1 ... referida Grande Guerra se encerrou

Simulado ENEM – 2016

3a. série – Volume 116

Habilidade ENEM: 15 – Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.

Questão 41 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Filosofia

Gabarito: Alternativa B

Comentários: O aluno deve reconhecer as principais características filosóficas presentes em cada texto, ao fazer a análise dele. O primeiro texto traz ideias relativas à mudança, mutação, devir. O segundo já apresenta ideias mais rí-gidas, referindo-se ao ser e ao não ser de modo bem parcial: o ser é, o não ser não é, tal como nas ideias de Parmênides, e como exposto na alternativa (B).

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 4 – Comparar pontos de vista ex-pressos em diferentes fontes sobre determinado aspec-to da cultura.

Questão 42 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa C

Comentários: O primeiro texto, extraído do caderno de economia de determinado jornal, exalta a boa aceitação do mercado financeiro em relação ao acordo entre a Grécia e seus credores. O texto da matéria, apesar de destacar algumas medidas obrigatórias que a Grécia teria que cumprir, não faz qualquer análise mais profunda sobre seus impactos sociais ou sobre as condições em que o acordo foi costu-rado. De forma oposta, o ex-ministro grego, que assina o segundo texto, denuncia o contexto de imposição unila-teral e humilhação ao qual a Grécia foi submetida, o que, segundo ele, viola os princípios democráticos da União Europeia. Está correta, portanto, a alternativa (C). A alterna-tiva (A) está incorreta, pois nos textos apresentados como suporte nem transparece qualquer preocupação dos in-vestidores acerca dos impactos do acordo no bem-estar social da população grega, nem uma eventual intransi-gência manifestada pelo governo grego. A alternativa (B) inverte os posicionamentos averiguados nos dois textos,

já que o acordo foi bem recebido pelo mercado financeiro e muito criticado pelo ex-ministro grego. A alternativa (D) está incorreta, pois não há qualquer referência no primei-ro texto que aponte que um aspecto positivo do acordo seria a forma democrática como ele foi costurado. Final-mente, a alternativa (E) também está incorreta, pois não há, em nenhum dos textos, qualquer alusão que questio-ne a legitimidade da “Troika” como ator fundamental na negociação com o governo grego.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 14 – Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.

Questão 43 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Sociologia

Gabarito: Alternativa B

Comentários: A escravidão no Brasil, no passado, e a situação dos sírios que tentam fugir de seu país em razão da guerra civil e de problemas causados pelo Estado Islâmico, atualmente, por mais distantes temporalmente, podem ser igualadas ao desrespeito à dignidade humana. Foi essa a reflexão que o chargista propôs ao colar a imagem do menino morto em composição com um famoso trecho de Navio Negreiro. A interpretação adequada da charge permite ao aluno identificar a alternativa (B) como gabarito do item. É preciso considerar que a associação da imagem com o poema reforça a carga emocional de ambos, uma vez que não há contradição, mas convergência, entre os textos. É justamente por essa convergência que todas as outras opções de resposta, armadas por meio de divergências entre o poema e a foto, estão incorretas.

Competência ENEM: 5 – Utilizar os conhecimentos his-tóricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atua-ção consciente do indivíduo na sociedade.

Habilidade ENEM: 23 – Analisar a importância dos valo-res éticos na estruturação política das sociedades.

Page 17: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/3c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 2 3a 1 ... referida Grande Guerra se encerrou

Simulado ENEM – 2016

17Ciências Humanas e suas Tecnologias

Questão 44 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa B

Comentários: A rodada de negociações que está em curso na OMC desde 2001 e que foi justamente a primeira dessa ins-tituição é a Rodada de Doha. Está correta, portanto, a alternativa (B). A alternativa (A) está incorreta, pois a Ro-dada Uruguai ocorreu anteriormente, tendo sido a últi-ma realizada pelo GATT, na qual se decidiu pela criação da OMC em substituição àquela instituição. As alterna-tivas (C) e (D) estão incorretas por citarem cidades que nunca sediaram nenhuma rodada de negociações nem do GATT nem da OMC, mas que se tornaram referên-cia por sediarem importantes conferências ambientais internacionais, que resultaram nos reconhecidos proto-colos de Kyoto (1997) e de Montreal (1987). Finalmente, a alternativa (E) está incorreta, pois a cidade de Davos jamais sediou nenhuma rodada de negociações nem do GATT nem da OMC. A pequena cidade turística suíça tor-nou-se importante no cenário internacional por sediar as edições anuais do Fórum Econômico Mundial.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 12 – Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.

Questão 45 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa C

Comentários: No documento, o autor descreve a abertura do mercado consumidor interno aos produtos oriundos de fábricas estadunidenses ou de fábricas situadas no Brasil e finan-ciadas com capital dos Estados Unidos. Resultado do alinhamento ideológico do Brasil às nações capitalistas durante o governo Vargas, num cenário internacional marcado pela Guerra Fria, o aumento das importações e da produção de bens de consumo duráveis, inspirados em similares produzidos nos Estados Unidos, provocou sensível mudança na cultura econômica brasileira, am-pliando o consumo e intensificando o contato com va-lores e ideias estadunidenses. O processo, que já teve início em Vargas, foi intensificado durante o governo de Dutra. O presidente enfatizou a tônica liberal à polí-tica econômica, levando as reservas cambiais e o con-trole da dívida externa, conseguido durante o período da Segunda Guerra Mundial, à falência e à importação desenfreada de produtos supérfluos, que auxiliavam a produção industrial americana. Nos dois governos, é possível perceber o estímulo da propaganda no sentido de disseminar o ideal de vida americano. A Guerra Fria teve reflexos, pois, na composição do comportamento cultural brasileiro, já que o alinhamento do país ao bloco capitalista permitiu a entrada de vários produtos estadu-nidenses em território nacional, bem como de valores e costumes.

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 1 – Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspec-tos da cultura.

Anotações

Page 18: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/3c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 2 3a 1 ... referida Grande Guerra se encerrou

Simulado ENEM – 2016

3a. série – Volume 118

Anotações

Page 19: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/3c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 2 3a 1 ... referida Grande Guerra se encerrou

CARTÃO-RESPOSTA

SIMULADO ENEM 2016 – 3.a SÉRIE – VOLUME 1

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Nome da Escola:

Aluno(a):

Série:

Turma:

Data:

Assinatura:

GABARITO

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23

A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A

B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B

C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C

D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D

E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E

24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45

A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A

B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B

C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C

D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D

E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E

Page 20: Simulado - blog.portalpositivo.com.brblog.portalpositivo.com.br/fisicacpv/files/2016/09/3c2ba-ano_2016... · Simulado ENEM – 2016 2 3a 1 ... referida Grande Guerra se encerrou