simulado

8
SIMULADO GEOGRAFIA EM FOCO Instruções – Para responder a essas questões, identifique APENAS UMA ÚNICA alternativa correta e marque o número correspondente na Folha de Respostas. 1. (FUVEST, 2011) Esta foto ilustra uma das formas do relevo brasileiro, que são as chapadas. É correto afirmar que essa forma de relevo está: a) Distribuído pelas regiões Norte e Centro-Oeste, em terrenos cristalinos, geralmente moldados pela ação do vento. b) Localizado no litoral da região Sul e decorre, em geral, da ação destrutiva da água do mar sobre rochas sedimentares. c) Concentrado no interior das regiões Sul e Sudeste e formou-se, na maior parte dos casos, a partir do intemperismo de rochas cristalinas. d) Restrito a trechos do litoral Norte-Nordeste, sendo resultante, sobretudo, da ação modeladora da chuva, em terrenos cristalinos. e) Presente nas regiões Centro- Oeste e Nordeste, tendo sua formação associada, principalmente, a processos erosivos em planaltos sedimentares. 2. (UEPB, 2011) Observe o mapa que representa os Domínios Morfoclimáticos Brasileiros. Analise as afirmações a seguir e identifique a alternativa correta I. O número 1 refere-se à floresta amazônica, área de abrangência de clima equatorial, que conta com um terço do número de espécies do planeta e uma rica biodiversidade.

Upload: gabriel-reis

Post on 22-May-2015

725 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Simulado

SIMULADO

GEOGRAFIA EM FOCO

Instruções – Para responder a essas questões, identifique APENAS UMA ÚNICA alternativa correta e marque o número correspondente na Folha de Respostas.

1. (FUVEST, 2011) Esta foto ilustra uma das formas do relevo brasileiro, que são as chapadas.

 

 É correto afirmar que essa forma de relevo está:

a) Distribuído pelas regiões Norte e Centro-Oeste, em terrenos cristalinos, geralmente moldados pela ação do vento.

b) Localizado no litoral da região Sul e decorre, em geral, da ação destrutiva da água do mar sobre rochas sedimentares.

c) Concentrado no interior das regiões Sul e Sudeste e formou-se, na maior parte dos casos, a partir do intemperismo de rochas cristalinas.

d) Restrito a trechos do litoral Norte-Nordeste, sendo resultante, sobretudo, da ação modeladora da chuva, em terrenos cristalinos.

e) Presente nas regiões Centro-Oeste e Nordeste, tendo sua formação associada, principalmente, a processos erosivos em planaltos sedimentares.

2. (UEPB, 2011) Observe o mapa que representa os Domínios Morfoclimáticos Brasileiros.

 

 Analise as afirmações a seguir e identifique a alternativa correta

I. O número 1 refere-se à floresta amazônica, área de abrangência de clima equatorial, que conta com um terço do número de espécies do planeta e uma rica biodiversidade.

II. O número 2 refere-se à área de cerrado, onde predomina o clima tropical e apresenta uma vegetação formada por dois estratos: um superior formado por uma vegetação composta de arbustos e pequenas árvores retorcidas e um segundo por gramíneas.

III. O número 4 refere-se à caatinga, área de predominância de clima semiárido, com temperaturas elevadas, chuvas moderadas e uma vegetação resistente à seca do tipo xerófita.

IV. O número 6 refere-se à mata dos cocais, onde predomina o babaçu e a carnaúba, e se constitui uma mata de transição entre os biomas da caatinga e a floresta amazônica e o cerrado.

Estão corretas

a) Apenas as proposições I e III b) Apenas as proposições I, II e IIIc) Apenas as proposições I e V d) Apenas as proposições II e IVe) Todas as proposições.

Page 2: Simulado

3. O mapa a seguir apresenta a proposta de regionalização do Brasil baseada em três grandes complexos regionais ou regiões geoeconômicas.

A regionalização proposta no mapa:

I) adota exclusivamente o critério político administrativo, e suas fronteiras coincidem com as fronteiras dos estados.II) utiliza critérios abrangentes como o processo de formação histórico e econômico do Brasil, associado à modernização brasileira, através de suas atividades produtivas;III) desconsidera os limites entre os estados como estratégia de valorização da organização político-administrativa proposta pelo IBGE, em 1969, para a criação da chamada região concentrada.IV) engloba uma porção do norte de Minas Gerais no complexo nordestino, tendo em vista suas características semi-áridas e o seu baixo dinamismo econômico regional.V) inclui o estado do Maranhão, em sua totalidade, no Complexo Amazônico.

Estão corretas apenas:

a) I e II.  b) II e IV. c) III, IV e V.  d) IV e V. e) I, II, III e IV.

4. (UFT) É INCORRETO afirmar que a agricultura brasileira praticada na atualidade

 a) Incorpora, em sua cadeia produtiva, indústrias químicas e de máquinas e equipamentos agrícolas que estruturam os complexos agroindustriais.

b) Mantém sua função histórica de produtora de bens de exportação, essencial para a inserção do País na economia globalizada.

c) Resulta do desaparecimento dos pequenos e médios produtores rurais, que, tradicionalmente, se organizavam em núcleos familiares.d) É fornecedora de matéria-prima para o setor industrial e para o abastecimento dos mercados urbanos nacionais.

5. (UFPE) Observe as proposições abaixo:

I) As zonas de alta pressão atmosférica são

chamadas áreas anticiclonais. São áreas para onde

convergem ventos e massas de ar.

II) A pressão atmosférica é menor nas regiões de

baixas latitudes em função das maiores

temperaturas aí existentes.

III) A velocidade do vento é inversamente

proporcional à diferença de pressão do ar

atmosférico entre dois lugares.

IV) Quando dizemos que a velocidade do vento é

de, por exemplo 2 m/s, significa que qualquer

partícula desse ar, localizada no nível de

observação considerado, percorre uma distância

de dois metros a cada segundo.

V) O movimento de rotação terrestre, que gira no

sentido oeste-leste, interfere na circulação geral da

atmosfera, pois os ventos sofrem um desvio

ocasionado pela força de Coriolis. No hemisfério

sul o vento tende a se desviar para a direita e no

hemisfério norte para a esquerda.

Estão INCORRETAS:

a) I, II e III.

b) I, III e V.

c) II, III e IV.

d) III e IV apenas.

e) II, IV e V.

Page 3: Simulado

6. (UDESC – ADAPTADA) Observe o mapa

abaixo.

Analise as proposições sobre as massas de ar que

atuam no Brasil, representadas no mapa pelos

números.

I. O número 1 representa a Massa Equatorial

Atlântica.

II. O número 2 representa a Massa Equatorial

Amazônica.

III. O número 3 representa a Massa Tropical

Atlântica.

IV. O número 4 representa a Massa Tropical

Continental.

V. O número 5 representa a Massa Polar

Atlântica.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas III, IV e V são

verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I, II e V são

verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I, II e III são

verdadeiras.

d) Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

7. Com o advento das relações comerciais, os tipos de desigualdades sociais foram se tornando mais complexos e crescentes, principalmente com a consolidação do capitalismo. Sobre as desigualdades sociais e o processo de produção capitalista, podemos afirmar que:

I – as desigualdades constituem a base de formação das classes sociais e se explica pela distribuição da riqueza de acordo com o esforço de cada um no desempenho de seu trabalho.

II – a partir do capitalismo, a pobreza acentuou-se e a desigualdade tornou-se mais evidente, embora o governo brasileiro sempre tenha se preocupado em proporcionar a população maior qualidade de vida a partir da desconcentração da renda e oferta de serviços básicos de qualidade.

III – dividem os homens entre os detentores dos meios de produção sobre os que possuem apenas a sua força de trabalho, chamados, no conceito de Marx, de burguesia e proletariado.

IV – se caracteriza por serem relações de exploração, antagonismo e oposição.

Selecione a alternativa correta:

a) I e II estão corretas.

b) I, III e IV estão corretas.

c) I, II e IV estão corretas.

d) III e IV estão corretas.

8. (ENEM/99 - adaptado) Uma pesquisadora francesa produziu o seguinte texto para caracterizar nosso País:

O Brasil, quinto país do mundo em extensão territorial, é o mais vasto do hemisfério Sul. Ele faz parte essencialmente do mundo tropical, à exceção de seus estados mais meridionais, ao sul de São Paulo. O Brasil dispõe de vastos territórios subpovoados, como o da Amazônia, conhece também um crescimento urbano extremamente rápido, índices de pobreza que não diminuem e uma das sociedades mais desiguais do mundo. Qualificado de "terra de contrastes", o Brasil é um país moderno do Terceiro Mundo, com todas as contradições que isso tem por consequência.

1

5

4

3

2

Page 4: Simulado

([Adaptado de] DROULERS, Martine. "Dictionnaire geopolitique des états". Organizado

por Yves Lacoste. Paris: Éditions Flamarion, 1995).

O Brasil é qualificado como uma "terra de contrastes" por:

a) fazer parte do mundo tropical, mas ter um crescimento urbano semelhante ao dos países temperados.

b) não conseguir evitar seu rápido crescimento urbano, por ser um país com grande extensão de fronteiras terrestres e de costa.

c) Estar entre as 10 maiores economias mundiais e apresentar os maiores índices de desigualdade no mundo.

d) possuir vastos territórios subpovoados, apesar de não ter recursos econômicos e tecnológicos para explorá-los.

e) ter elevados índices de pobreza, por ser um país com grande extensão territorial e predomínio de atividades rurais.

9. (Unifal) Para responder a questão, leia o fragmento abaixo.

“Em 4 de outubro de 1957, quando os soviéticos colocaram em órbita o primeiro satélite artificial – Sputnik-1 –, o mundo vivia sob tensão constante. [...]. Hoje, a Guerra Fria não existe mais, mas o clima no espaço ainda está longe de refletir o ambiente de interação globalizada que mudou a economia, a política e a ciência em terra firme. 

Ao contrário do que acontece em outras áreas tecnológicas, o país que quiser lançar satélites por conta própria hoje tem de aprender sozinho.“Os americanos não querem que a tecnologia de lançadores de satélites — que pode ser utilizada para lançar bombas — caia na mão de determinados países, mesmo que sejam amigos”, [...]. “Mesmo quando existe um projeto envolvendo vários países, como a Estação Espacial Internacional, a colaboração se dá mais pela divisão do trabalho do que pela transferência da tecnologia entre os países.” [...].

Hoje, apenas EUA, União Europeia, Rússia, China, Índia e Japão são capazes de colocar satélites em órbita. “Cada um aprendeu a fazê-lo sozinho.”

GARCIA, Rafael. 50 anos depois do Sputnik, espaço ainda vê Guerra Fria. Folha de S. Paulo, 30/09/2007.

O fim da Guerra Fria entre os EUA e a URSS e o novo avanço do capitalismo com a globalização mundial estabeleceram uma nova ordem geopolítica.

Sobre esse assunto é correto afirmar que:

a) houve a eliminação das fronteiras nacionais com a fusão de países em blocos econômicos regionais e o surgimento do domínio das tecnologias de ponta pelos novos países industrializados e subdesenvolvidos.

b) surgiram áreas de livre comércio como reservas de mercado para multinacionais, disputas entre capitalismo e socialismo representadas por EUA e pela União Europeia.

c) houve a divisão do mundo em Primeiro Mundo (países capitalistas desenvolvidos), Segundo Mundo (países socialistas) e Terceiro Mundo (países capitalistas subdesenvolvidos e os de economia em transição do socialismo para o capitalismo).

d) surgiram blocos econômicos regionais; novos centros de poder – como o Japão e a União Europeia – e tensões entre interesses políticos e econômicos dos países desenvolvidos do Norte e subdesenvolvidos do Sul.

10. (UERJ) A crise financeira que se intensificou no mundo a partir do mês de outubro de 2008 colocou em xeque as políticas neoliberais, adotadas por muitos países a partir da década de 1980.

A principal crítica ao neoliberalismo, como causador dessa crise, está relacionada com:

a) diminuição das garantias trabalhistas

b) estímulo à competição entre as empresas

c) reforço da livre circulação de mercadorias

d) redução da regulação estatal da economia

Page 5: Simulado

11. As cidades estão passando por um período de transição difícil. Tem cada vez mais gente e menos emprego, menos saúde, menos qualidade de vida. Elas eram centros que viviam da indústria. Surgiram com essa função no final do século XVIII. Agora, O fenômeno acabou. As indústrias querem distância das cidades (...) A citação acima ( extraída da revista Veja,28 de julho de 1999) refere-se a geografia das grandes cidades. Analisando-a, depreende-se que: (Assinale V para verdadeiro e F para falso):

a) Nas grandes cidades do século XX, o setor econômico que mais cresce é o terciário moderno (produção de programas para computadores,meios de comunicação e serviços em geral,)conforme sugere a frase onde se lê que as cidades “eram centros de indústrias”.

b) O conteúdo social das cidades,constituído por segmentos sociais cujas condições de vida são diversas entre si,é ocultado pela generalização feita na referência a “ menos qualidade de vida” nas cidades,atualmente.

c) “Há uma idéia equivocada na afirmação de que as indústrias estão abandonando os grandes centros urbanos e deixando muita gente sem trabalho”, pois a causa imediata do desemprego urbano não é a “fuga” das indústrias das grandes cidades,mas a atuação do capital transacional: no campo,privilégio à produção para a exportação e, na cidade,automação das indústrias e dos serviços.

d) Em “as indústrias querem distância das cidades” têm-se uma alusão à desconcentração geográfica das indústrias, fenômeno devido aos altos preços dos terrenos urbanos e à organização sindical dos trabalhadores, entre outros.

As alternativas corretas são:

a)VFVF

b)VVFV

c)FFVF

d)FFVV

e)VVVV

12. “Se quisermos identificar a cidade, devemos seguir a trilha para trás, partindo das mais completas estruturas e funções urbanas conhecidas, para os seus componentes originários, por mais remotos que se apresentem no tempo, no espaço e na cultura”... Mumford (SPOSITO, 2010, p. 11).

Em relação às cidades, é correto afirmar:

a) A cidade de São Paulo corresponde a uma metrópole nacional, com o maior percentual de pessoas vivendo em favelas em relação a sua população urbana.b) Com a chegada da industrialização no século XVII o Brasil tornou-se um país urbano.c) O êxodo rural é um dos fatores que mais têm contribuído para o inchaço das metrópoles brasileiras.d) No Brasil, verifica-se o predomínio de população rural.e) A partir da década de 1980, o êxodo rural deixou de ocorrer devido ao assentamento dos sem-terra pelo Incra.

13. (UCSAL) Considere dois mapas do Brasil, sendo que o mapa “A” tem escala de 1/10.000.000 e o mapa “B”, escala de 1/50.000.000. Assinale a alternativa correta.

a) Ambos os mapas apresentam a mesma riqueza de detalhes.

b) O mapa “A” apresenta menor riqueza de detalhes que o mapa “B”.

c) O mapa “A apresenta maior riqueza de detalhes que o mapa “B”.

d) O mapa “B” é proporcionalmente seis vezes maior que o mapa “A”.

e) Os dois mapas possuem o mesmo tamanho.

14. (UFSC) A linguagem cartográfica é essencial à geografia. Neste âmbito, CONSIDERE as afirmações adiante.

I. O mapa é uma reprodução idêntica da realidade.

Page 6: Simulado

II. São elementos que compõem os mapas: escala, projeção cartográfica, símbolo e título.

III. A escala é a relação entre a distância ou comprimento no mapa e a distância real correspondente à área mapeada.

Considerando as três assertivas, PODE-SE AFIRMAR CORRETAMENTE que:

a) apenas I é verdadeira

b) apenas II é verdadeira.

c) apenas III é verdadeira.

d) apenas I e III são verdadeiras.

e) apenas II e III são verdadeiras.

BOA SORTE!!!