simulação da prova 01 da banca idecan

23

Click here to load reader

Upload: marcelo-erisson

Post on 15-Apr-2016

17 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

simulado

TRANSCRIPT

Page 1: Simulação Da Prova 01 Da Banca IDECAN

SIMULAÇÃO DA PROVA 01Banca

LINGUA PORTUGUESA*O texto a seguir foi publicado na revista Veja, em 1999, mas o tema discutido continua

sendo bastante atual.Viva a dona Maria

Pesquisas confirmam que a mulher é melhor ao volante que o homem.Na próxima vez que você, leitor do sexo masculino, disputar espaço com uma

mulher no trânsito, pense duas vezes antes de soltar aquela frase machista: “Vai pra casa, dona Maria!”. A quantidade de pesquisas que atestam a superioridade feminina ao volante é impressionante. Pelo menos no que diz respeito à capacidade de evitar acidentes. O mais recente desses levantamentos, feito por uma firma paulista especializada em vistoria de automóveis acidentados, mostra que as mulheres causam apenas 25% das ocorrências. E, em geral, as batidas são pequenas. Essas duas razões estão fazendo com que elas sejam contempladas com descontos maiores na hora de fazer o seguro do carro. A mesma pesquisa traça um perfil do motorista ideal: mulher, com mais de 35 anos, casada e mãe de filhos pequenos.

De acordo com um estudo feito pelo professor de estatística David Duarte Lima, da Universidade de Brasília, a proporção de mortes em decorrência de acidentes de trânsito é de quatro homens para uma mulher. Cerca de 80% das ocorrências graves são causadas por imprudência. Incluem-se aqui aquelas práticas execráveis como dirigir embriagado, abusar da velocidade e andar colado ao veículo da frente. “Esse é o comportamento típico de homens que começam a dirigir”, afirma o psicólogo Salomão Rabinovich, diretor do Centro de Psicologia Aplicada ao Trânsito, Cepat, de São Paulo. Para a maioria dos marmanjos, o carro é uma continuidade de seu próprio ser, uma forma de afirmar a virilidade. Por isso mesmo, as campanhas publicitárias enfatizam tanto o papel do automóvel como um instrumento de sedução. Ao pisar fundo, eles se sentem mais potentes, mais desejáveis. As mulheres, por seu turno, costumam ter apenas uma visão utilitária do automóvel. Isso não impede, no entanto, que elas também extravasem suas neuroses ao volante. “Em geral, as mulheres são muito fominhas quando estão na direção”, admite a piloto de corridas Valéria Zoppello.

Os especialistas são unânimes em afirmar que elas poderiam evitar os pequenos acidentes se treinassem um aspecto no qual apresentam grande deficiência – o reflexo. E se prestassem mais atenção aos trajetos. Muitos dos acidentes envolvendo mulheres acontecem porque as motoristas tentam virar à direita ou à esquerda repentinamente, sem dar chance ao carro de trás de frear a tempo. Além disso, elas estão abusando do telefone celular enquanto dirigem – o que é uma infração prevista no Código Nacional de Trânsito. Conhecer as características gerais de homens e mulheres ao volante só tem sentido se um estiver disposto a copiar o que o outro tem de melhor. Do contrário, a discussão cairá no vazio sexista. O piloto Luiz Carreira Junior, colega de competições de Valéria Zoppello, é quem dá a receita. “Os homens teriam a ganhar se fossem tão prudentes quanto as mulheres. E elas seriam melhores motoristas se fossem mais atentas ao que acontece à sua volta”, diz ele.(Disponível em: http://veja.abril.com.br/101199/p_210.html. Acesso em: 20/04/2014.)

Page 2: Simulação Da Prova 01 Da Banca IDECAN

01 Analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.( ) Com relação à tipologia textual, esse texto pode ser classificado como narrativo-argumentativo.( ) O título da reportagem não se refere a uma mulher em especial, mas a todas aquelas que dirigem.( ) O texto mostra que os homens não demonstram um comportamento machista em relação às mulheres.( ) Os homens dirigem embriagados, abusam da velocidade e andam colados ao veículo da frente.A sequência está correta emA) V, V, F, V. B) V, V, F, F. C) F, V, F, V. D) F, V, V, F. E) F, F, V, F.

02 Relacione adequadamente as classes gramaticais às respectivas classificações das palavras destacadas.1. Vocativo.2. Aposto.3. Adjetivo.4. Adjunto adverbial.( ) “Na próxima vez que você, leitor do sexo masculino, disputar espaço com uma mulher no trânsito, pense duas vezes antes de soltar aquela frase machista:...” (1º§)( ) “Incluem-se aqui aquelas práticas execráveis como dirigir embriagado, abusar da velocidade e andar colado ao veículo da frente.” (2º§)( ) “Vai pra casa, dona Maria!” (1º§)( ) “Muitos dos acidentes envolvendo mulheres acontecem porque as motoristas tentam virar à direita ou à esquerda repentinamente,...” (3º§)A sequência está correta emA) 1, 2, 3, 4. B) 2, 1, 4, 3. C) 2, 3, 1, 4. D) 3, 2, 1, 4. E) 3, 4, 1, 2.

03 “Os especialistas são unânimes em afirmar que elas poderiam evitar os pequenos acidentes se treinassem um aspecto no qual apresentam grande deficiência – o reflexo. E se prestassem mais atenção aos trajetos. Muitos dos acidentes envolvendo mulheres acontecem porque as motoristas tentam virar à direita ou à esquerda repentinamente, sem dar chance ao carro de trás de frear a tempo. Além disso, elas estão abusando do telefone celular enquanto dirigem – o que é uma infração prevista no Código Nacional de Trânsito. Conhecer as características gerais de homens e mulheres ao volante só tem sentido se um estiver disposto a copiar o que o outro tem de melhor. Do contrário, a discussão cairá no vazio sexista. O piloto Luiz Carreira Junior, colega de competições de Valéria Zoppello, é quem dá a receita. ‘Os homens teriam a ganhar se fossem tão prudentes quanto as mulheres. E elas seriam melhores motoristas se fossem mais atentas ao que acontece à sua volta’, diz ele.”No último parágrafo do texto, os conectores destacados representam, respectivamente,A) adição, explicação, adição e tempo. D) adição, explicação, tempo e concessão.B) tempo, explicação, adição e tempo. E) tempo, explicação, adição e concessão.C) adição, explicação, explicação e tempo.

04 Algumas pessoas não atribuem a vírgula à sua devida importância e pensam que empregá-la em um texto é, apenas, um mero detalhe. No entanto, a sua colocação, supressão ou deslocamento pode alterar o sentido daquilo que se deseja comunicar. Analise as seguintes orações.I. Os motoristas, que são violentos, partem para a agressão no trânsito e são desrespeitosos.

Page 3: Simulação Da Prova 01 Da Banca IDECAN

II. O bom motorista respeita a faixa de segurança, os pedestres, o sinal e as leis de trânsito em geral.Assinale a alternativa que justifica corretamente o emprego da vírgula em cada uma dessas orações.A) Assinalar a omissão de termos (elipses) e separar objeto direto pleonástico.B) Assinalar a omissão de termos (elipses) e separar uma oração adjetiva explicativa.C) Separar o objeto direto pleonástico e a oração subordinada adverbial intercalada à principal.D) Separar uma oração adjetiva explicativa e os termos coordenados, ou seja, que exercem a mesma função sintática.E) Separar a oração subordinada adverbial intercalada à principal e os termos coordenados, ou seja, que exercem a mesma função sintática.05 Observe o emprego das palavras destacadas nas frases a seguir.

Quando elas dirigem, ficam meio nervosas. As crianças estavam sós no carro. Ela mesma se dirigiu ao DETRAN. Os carros custam caro.

Acerca das regras de concordância que justificam o emprego dos termos anteriores, analise.I. A palavra “meio” é um advérbio, razão pela qual não se flexionou.II. A palavra “sós” é um adjetivo, por isso concorda com o sujeito.III. A palavra “mesma” sempre concorda com o substantivo e o pronome a que se refere.IV. A palavra “caro” é um advérbio, razão pela qual não se flexionou.Estão corretas as afirmativasA) I, II, III e IV. D) I, III e IV, apenas.B) I, II e IV, apenas. E) II, III e IV, apenas.C) I, II e III, apenas.

06 Geralmente, as pessoas confundem o uso do acento grave, indicativo de crase, com o fenômeno linguístico. Em qual das situações o acento NÃO deveria ter sido utilizado, visto que não ocorre crase?A) Não gosto de dirigir à noite. D) Dedicou-se àquilo que gostava, dirigir.B) Fugiu daquele trânsito às pressas. E) O motorista dirigiu-se à criança nervoso.C) Não responderei à Vossa Excelência.

07 Observe a transitividade dos verbos: “comunicar”, “desejar” e “aspirar”. Assinale a alternativa em que esses verbos estão de acordo com as normas de regência da língua culta.A) Comuniquei-o de que não desejava substituí-lo no DETRAN, pois jamais aspirei tal cargo.B) Comuniquei-lhe de que não desejava substituí-lo no DETRAN, pois jamais aspirei tal cargo.C) Comuniquei-o de que não desejava substituir-lhe no DETRAN, pois jamais aspirei tal cargo.D) Comuniquei-lhe de que não desejava substituí-Io no DETRAN, pois jamais aspirei a tal cargo.E) Comuniquei-o de que não desejava substituir-lhe no DETRAN, pois jamais aspirei a tal cargo.

Page 4: Simulação Da Prova 01 Da Banca IDECAN

08 “Damos o nome de figuras de linguagem às formas linguísticas usadas para exprimir o pensamento de modo original, criativo. As figuras de linguagem exploram o sentido conotativo das palavras ou expressões, realçam a sonoridade de palavras e frases e, até mesmo, organizam a frase, afastando-a, de algum modo da estrutura gramatical padrão, a fim de dar destaque a algum de seus elementos.” (José de Nicola e Ernani Terra. Gramática de hoje. São Paulo: Scipione, 2008. p. 371).Diante do exposto, marque a resposta em que a figura de linguagem corresponde à frase apresentada.A) Pedro é uma tartaruga no trânsito. – metáforaB) No trânsito, João corre como um doido. – comparaçãoC) Paulo sofreu um acidente e passou desta para melhor. – hipérbatoD) Enquanto dirigia, Maria comeu uma caixa de chocolate. – catacreseE) Quando foi ao DETRAN, Maria chorou rios de lágrimas. – eufemismo

09 Esta semana, uma revista de automóveis trouxe o lançamento de um novo modelo de carro e publicou o seguinte comunicado: “Ele pode ser adquirido na cor verde-clara, já vem com porta-copo e alto-falante de série”. Marque a alternativa que apresenta corretamente o plural dos substantivos compostos.A) verde-claras / porta-copos / alto-falantes D) verdes-claras / porta-copos / altos-falantesB) verde-clara / portas-copos / alto-falantes E) verdes-claras / portas-copos / altos-falantesC) verde-claras / porta-copos / altos-falantes

10 Assinale a alternativa que contém um exemplo de linguagem conotativa.A) “Os pedestres pensam que devem andar no meio da rua.” B) “… e se não devemos todos andar de pulga atrás da orelha!” C) “Não se acredita mais nem na existência de gente honesta;...” D) “A minha esperança estava no fim do mundo, com anjos descendo do céu;…”

11) Em “A forma como grande parte dos municípios brasileiros lidou com seus planos de educação é uma boa amostra de como acontece, em muitas cidades, a gestão do ensino público: sem planejamento, sem participação dos cidadãos nem dos agentes educacionais e sem grandes compromissos com as metas estabelecidas.” .o uso de dois pontos ( : ) justifica‐se porA) transcrever uma citação. C) especificar ou detalhar uma informação.B) anunciar um discurso direto. D) anunciar uma informação a título de conclusão.

12 O significado da palavra em destaque está corretamente indicado emA) “… todas as famílias disfuncionais.” / despreparadas.B) “… pelo mundo que lhes estamos legando.” / compartilhando.C) “… correndo desvairadamente atrás de mitos bobos,…” / loucamente.D) “Tenho muita empatia com a juventude, exposta a tanto descalabro,…” / inconveniência.

13 Nas alternativas a seguir o acento da crase é facultativo em:A) “Volto à minha salamandra.”B) Refiro‐me àquela qualidade de manga.C) Dirigi‐me à repartição onde trabalha meu amigo.D) “Um ficcionista às vezes precisa saber coisas muito esquisitas.”

Page 5: Simulação Da Prova 01 Da Banca IDECAN

14 “Um ficcionista às vezes precisa saber coisas muito esquisitas.” A alternativa em que a forma de se reescrever a frase anterior modifica o seu sentido original éA) Um ficcionista precisa saber, às vezes, coisas muito esquisitas.B) Um ficcionista, precisa saber muitas coisas esquisitas às vezes.C) Coisas muito esquisitas, às vezes, um ficcionista precisa saber.D) Às vezes, um ficcionista, precisa saber coisas muito esquisitas.

15 Assinale a expressão sublinhada que exerce uma função sintática diferente das demais, por ser considerada um complemento, e não um adjunto.A) “anda cheio de pernas,...” B) “... tem um país de economia...” C) “… pernas da minha salamandra…” D) “… germinar um caroço de manga.”

CONHECIMENTOS DIDATICOS E PEDAGOGICOS 16 A abordagem do Projeto Político-Pedagógico (PPP) como organização do trabalho na instituição como um todo está fundada nos princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita. São princípios norteadores do PPP, EXCETO:A) Qualidade de ensino formal ou técnica, e política.B) Igualdade de condições para acesso e permanência na escola.C) Decisão das ações centradas na equipe técnica pedagógica da escola.D) Valorização do magistério, formação profissional e valorização do trabalho pedagógico.E) Liberdade como um princípio constitucional que está sempre associado à ideia de autonomia.

17 Quanto à concepção do Projeto Político-Pedagógico, analise.I. É um processo democrático de decisões.II. Preocupa-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições.III. Contém opções implícitas na direção da superação de problemas no decorrer do trabalho educativo voltado a uma realidade específica.IV. É construído continuamente, pois, enquanto produto é, também, processo, incorpora ambos numa interação possível.Estão corretas as afirmativas

A) I, II, III e IV. B) I e III, apenas. C) II e IV, apenas. D) III e IV, apenas. E) I, II e IV, apenas.

Page 6: Simulação Da Prova 01 Da Banca IDECAN

18 As tendências pedagógicas originaram‐se de movimentos sociais e filosóficos, num dado momento histórico, que propiciam também a união das práticas didático‐

pedagógicas, com os desejos e aspirações da sociedade de forma a favorecer o conhecimento. Analise.Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s)A) 2. B) 4. C) 1 e 4. D) 1, 2 e 3.

19 Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) são documentos educacionais tidos como referencial para renovação e elaboração da proposta curricular das redes de ensino em todo o Brasil. Sobre os PCNs, analise.I. Ressaltam a importância de que cada escola formule o seu projeto educacional, compartilhada por toda equipe para o avanço da qualidade da educação.II. Reconhecem a complexidade da prática educativa, buscam auxiliar o professor na sua tarefa de assumir como profissional o lugar que lhe cabe pela responsabilidade e importância no processo de formação do povo brasileiro.III. Os critérios de avaliação neste documento dão importância à classificação dos alunos a partir do processo corretivo, ou seja, eliminando a subjetividade, evitando, assim, que se cometam injustiças na contagem de erros e acertos.IV. Configuram uma proposta flexível a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e programas de transformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores.V. Os objetivos propostos concretizam as intenções educativas em termos de capacidades de ordem cognitiva, física, afetiva, de relação interpessoal e inserção social, ética e estética e que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo da escolaridade, tendo em vista uma formação ampla.Estão corretas apenas as afirmativas

A) I e II. B) III e IV. C) II, III e V. D) I, II, IV e V.

20 De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB nº 9.394/96), em relação à busca de um modelo do processo de avaliação da aprendizagem, assinale a alternativa INCORRETA.A) Reflete o posicionamento do coletivo da escola, fundamentado nas concepções de educação e no desempenho do aluno e do professor.B) Flexibiliza a organização da avaliação da aprendizagem, torna obrigatória a recuperação dos alunos e institui a progressão continuada.

Page 7: Simulação Da Prova 01 Da Banca IDECAN

C) Envolve formas diferenciadas na solução de dificuldades e a aprendizagem é avaliada ao longo do processo de aprendizagem na busca de um modelo democrático de escola.D) Apresenta uma avaliação quantitativa de desempenho e que tem a característica de avaliar os alunos por meio de um processo investigativo em que as dificuldades e o sucesso são detectados.E) As dificuldades são trabalhadas no momento em que são detectadas e resolvidas pelo recurso da recuperação que faz parte do processo da aprendizagem; o aprender torna‐se o centro do processo.

21 Em relação à Educação de Jovens e Adultos, de acordo com o art. 38 da Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394/96), “os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular”. Os exames a que se refere este artigo realizar‐se‐ão:I. No nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de 15 anos.II. No nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de 18 anos.III. No nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de 18 anos.IV. No nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de 21 anos.Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)A) III. B) IV. C) I e II. D) I e III. E) II e IV.

22 A atual LDB (Lei nº 9.394/1996) dá atenção específica à questão dos professores e procura valorizar o magistério, estabelecendo critérios de ingresso e informando sobre a necessidade do plano de carreira nas instituições (art. 67). Na descrição das funções dos docentes, de acordo com o art. 13, afirma que eles, EXCETO:A) Elaborem e cumprem planos de trabalho.B) Estabelecem estratégias de recuperação.C) Asseguram o cumprimento dos dias letivos e horas‐aula estabelecidas.D) Articulam com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola.

23 São funções dos estabelecimentos de ensino, de acordo com a LDB (Lei de Diretrizes e Bases), EXCETO:A) Executar a proposta pedagógica determinada pelo governo.B) Administrar seu pessoal, seus recursos materiais e financeiros.C) Prover meios para a recuperação dos alunos com menor rendimento.D) Assegurar o cumprimento dos dias letivos e velar pelo cumprimento do trabalho de cada docente.E) Articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola.

24 De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9394/1996) e o que determina o art. 39, a educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia e abrangerá os seguintes cursos:I. formação inicial e continuada ou qualificação profissional;II. educação profissional técnica de nível médio;III. educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação;IV. educação profissional de nível fundamental ou qualificação superior.Estão corretas as afirmativas

Page 8: Simulação Da Prova 01 Da Banca IDECAN

A) I, II, III e IV. D) II e IV, apenas.B) I e II, apenas. E) I, II e III, apenas.C) I e III, apenas.

25 “À palavra currículo associam-se distintas concepções, que derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que a afetam e se fazem hegemônicas em um dado momento. O currículo é um importante elemento constitutivo da organização escolar. Na organização curricular é preciso considerar alguns pontos básicos para sua construção.” Considerando essa assertiva, marque a alternativaINCORRETA.A) Os objetivos devem ser alcançados por meio do processo de ensino.B) As experiências de aprendizagem escolares devem ser vividas pelos alunos.C) Os planos pedagógicos devem ser elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais.D) Os processos de avaliação terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização.E) Os conteúdos são distribuídos por uma base nacional diferente em cada estado brasileiro e uma parte é diversificada em conformidade com as legislações.

26 Sobre os temas transversais contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), marque a alternativa INCORRETA.A) Expressam conceitos e valores básicos à democracia e à cidadania e obedecem a questões importantes e urgentes para a sociedade contemporânea.B) Atuam como eixo unificador, em torno do qual se organizam as disciplinas, devendo ser trabalhados de modo coordenado e não como um assunto descontextualizado nas aulas.C) São disciplinas autônomas que devem constar no currículo da escola, para que se constituam na necessidade de um trabalho mais significativo e expressivo de temáticas sociais na escola.D) Alguns critérios utilizados para a sua constituição dos temas se relacionam à urgência social, à abrangência nacional, à possibilidade de ensino e à aprendizagem na educação básica e no favorecimento à compreensão do ensino-aprendizagem, assim como da realidade e da participação social.E) O papel da escola ao trabalhar temas transversais é facilitar, fomentar e integrar as ações de modo contextualizado, através da interdisciplinaridade e transversalidade, buscando não fragmentar em blocos rígidos os conhecimentos, para que a educação realmente constitua o meio de transformação social

27 De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI), em relação à matrícula e faixa etária na educação infantil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.( ) É obrigatória a matrícula na educação infantil de crianças que completam 4 ou 5 anos até o dia 31 de março do anoem que ocorrer a matrícula.( ) As crianças que completam 6 anos após o dia 31 de março devem ser matriculadas na educação infantil.( ) A frequência na educação infantil é pré‐requisito para a matrícula no ensino fundamental.

Page 9: Simulação Da Prova 01 Da Banca IDECAN

( ) As vagas em creches e pré‐escolas devem ser oferecidas próximas às residências das crianças.A sequência está correta emA) V, V, F, V. B) F, F, V, V. C) F, V, V, V. D) V, V, V, V. E) F, F, F, V.

28 “A escola necessária para fazer frente a essas realidades é a que provê formação cultural e científica, que possibilita o contato dos alunos com a cultura, aquela cultura provida pela ciência, pela técnica, pela linguagem, pela estética, pela ética. Especialmente, uma escola de qualidade é aquela que inclui uma escola contra a exclusão econômica, política, cultural e pedagógica.”(LIBÂNEO, José Carlos – Organização e Gestão da Escola – Teoria e Prática, Ed. Alternativa, 2004.)De acordo com o autor, para essa escola concebida como espaço de síntese, no exercício de seu papel na construção da democracia social e política, analise os objetivos a seguir, marque V para os verdadeiros e F para os falsos.( ) Promover as condições para o fortalecimento da subjetividade e da identidade cultural dos alunos, incluindo o desenvolvimento da criatividade, da sensibilidade e da imaginação.( ) Desenvolver a formação para valores éticos, isto é, formação de qualidades morais, traços de caráter, atitudes, convicções humanistas e humanitárias.( ) Promover a formação de indivíduos que se integrem à “máquina social”, moldando o comportamento, organizando o processo de aquisição de habilidades e conhecimentos já historicamente descobertos.( ) Promover o desenvolvimento de capacidades cognitivas, operativas e sociais dos alunos (processos mentais, estratégias de aprendizagem, competências do pensar e pensamento crítico), por meio dos conteúdos escolares.( ) Formar para a cidadania crítica, isto é, formar um cidadão‐trabalhador capaz de interferir criticamente na realidade para transformá‐la e não apenas formar para integrar o mercado de trabalho.( ) Preparar para o trabalho e para a sociedade tecnológica e comunicacional, implicando preparação tecnológica (saber tomar decisões, fazer análises globalizantes, interpretar informações de toda natureza, ter atitude de pesquisa, saber trabalhar junto etc.).A sequência está correta emA) V, V, V, F, F, V. B) V, V, F, V, V, V. C) F, V, F, F, F, V. D) F, V, F, V, V, V.

29 Segundo Libâneo, o planejamento tem grande importância por tratar‐se de “um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social”.Sob a perspectiva do autor, analise.I. No planejamento ocorre a preocupação em integrar a coordenação da ação docente à problemática do contexto social em que o seu público‐alvo está inserido, visando, sobretudo, um maior rendimento escolar, pois facilitará aos alunos verem conteúdos que falem sobre a realidade que eles vivenciam em seu dia a dia.II. A ação de planejar não se reduz ao simples preenchimento de formulários para controle administrativo; é, antes, a atividade consciente da previsão das ações político‐pedagógicas, tendo como referência permanente as situações didáticas concretas.

Page 10: Simulação Da Prova 01 Da Banca IDECAN

III. Cabe à escola a elaboração de seus planos curriculares, partindo da orientação dada pela lei ou pelos sistemas, com a finalidade de atender às características locais, às necessidades da comunidade e, sobretudo, às necessidades do aluno.IV. Deve ser tratado como algo imutável, pois o planejamento é imprescindível à ação educativa e ao fazer pedagógico.É um instrumento teórico‐metodológico para a intervenção na realidade no momento em que foi elaborado.Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)A) I, apenas. B) I, II, III e IV. C) I e III, apenas. D) II e III, apenas. E) I, II e III, apenas.

30 Em relação às características da tendência liberal tecnicista, assinale a afirmativa INCORRETA.A) Papel do aluno: copiar bem, reproduzir o que foi instruído fielmente.B) Papel da escola: produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho.C) Conhecimento dedutivo: são apresentados apenas os resultados para que sejam armazenados.D) Relação professor ‐ aluno : o professor é o técnico e responsável pela eficiência do ensino e o aluno é o treinando.

31 Sobre a avaliação formativa, assinale a alternativa INCORRETA.A) Permite conhecer a realidade escolar.B) Deve subsidiar um processo coletivo para selecionar alunos.C) Imprime uma direção às ações dos educadores e dos educandos.D) Tem um compromisso com os resultados da própria organização do trabalho pedagógico.E) Busca compreender criticamente as causas de existência de problemas para propor alternativas.

32 Sobre o currículo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.( ) Não é um instrumento neutro, pois passa ideologia, e a escola precisa identificar e desvelar os componentes ideológicos do conhecimento escolar que a classe dominante utiliza para a manutenção de privilégios.( ) Não pode ser separado do contexto social, uma vez que é historicamente situado e culturalmente determinado. É um instrumento político que se vincula à ideologia, à estrutura social, à cultura e ao poder.( ) Não é imparcial, é social e culturalmente definido; reflete uma concepção de mundo, de sociedade e de educação, implica relações de poder, sendo o centro da ação educativa. A visão do currículo está associada ao conjunto de atividades intencionalmente desenvolvidas para o processo formativo.( ) Há várias formas de composição curricular, mas os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam que os modelos dominantes na escola brasileira, multidisciplinar e pluridisciplinar, são marcados por uma forte fragmentação, e devem ser substituídos, na medida do possível, por uma perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar.A sequência está correta emA) V, V, F, F. B) V, F, F, V. C) V, V, V, V. D) F, F, V, F. E) V, F, V, V.

33 Analise as afirmativas correlatas.I. “Nas últimas décadas, em sintonia com a ideia de formação para a cidadania e da necessidade de se trabalhar com problemas contemporâneos, prevaleceu o planejamento com base em temas, com o argumento de que estes trazem a vida para dentro da escola,

Page 11: Simulação Da Prova 01 Da Banca IDECAN

favorecendo o interesse dos alunos pelas atividades escolares. Essa tendência foi reforçada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) com a inclusão dos Temas Transversais – Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Orientação Sexual.”ASSIMII. “Os Temas Transversais constituem novas áreas e devem constar na proposta curricular da escola, conforme os PCNs, e, ainda, no Projeto Político‐Pedagógico, permeando a concepção, os objetivos, os conteúdos e as orientações didáticas em cada área, no decorrer de toda a escolaridade obrigatória.”Assinale a alternativa correta.A) As duas afirmativas são verdadeiras.B) A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda, falsa.C) A primeira afirmativa é falsa e a segunda, verdadeira.D) A segunda afirmativa complementa corretamente a primeira.E) A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

34 Analise as afirmativas correlatas.I. “A função social da escola, definida pela Constituição Federal (1988), expressa o direito de todos à educação, esclarecendo que esse direito visa o ‘pleno desenvolvimento da pessoa para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho’.”DESSA FORMAII. “A função da escola é acentuar o ensino humanístico, de cultura geral, no qual o aluno é educado para atingir, pelo próprio esforço, sua plena realização como pessoa. Os conteúdos, os procedimentos didáticos e a relação professor‐aluno visam qualificar o aluno como ser intelectual para desenvolvimento das aptidões individuais.”Assinale a alternativa correta.A) A primeira afirmativa é falsa e a segunda justifica a primeira.B) A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda justifica a primeiraC) A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda não justifica a primeira.D) A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda complementa a primeira.

35 Para o sucesso da aprendizagem, a relação professor/aluno depende, fundamentalmente, EXCETO:A) Do clima estabelecido pelo professor.B) Da posição do professor de detentor do saber.C) Da criação de pontes entre o seu conhecimento e o dos alunos.D) De sua capacidade de ouvir, refletir e discutir o nível de compreensão dos alunos.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS36 Uma torneira enche um tanque de 7,68 m3 em 4 horas. Sabendo-se que 1 68 m3

equivale a 1.000 litros, é correto afirmar que a vazão, em litros por minuto, dessa torneira, éA) 32. B) 1,92. C) 19,2. D) 1920. E) 0,032.37 Em um setor de uma determinada empresa trabalham 30 pessoas, sendo 20 mulheres. Uma comissão de 3 funcionários será formada, de forma aleatória, por sorteio. A probabilidade de esta comissão ser formada por pessoas do mesmo sexo é, aproximadamente,A) 17%. B) 20%. C) 27%. D) 31%. E) 35%.

Page 12: Simulação Da Prova 01 Da Banca IDECAN

38 A geratriz da dízima periódica 0,2333... é uma fração do tipo pq , em sua forma

irredutível. O valor de p + q é

39 A equação da reta que passa pelos pontos (0, 2) e (–3, –1) tem coeficientes angular e linear, respectivamente, iguais aA) 1 e 2. B) –2 e 3. C) 1 e –3. D) 2 e –1.

40 Em um mapa de escala 1:150.000, a distância entre duas pequenas cidades A e B é 11 cm. Dessa forma, a distância real entre essas cidades éA) 8,5 km. B) 10,5 km. C) 11,5 km. D) 16,5 km.

41 Dizer que “se o cão corre atrás do gato, então o cão é carnívoro” é equivalente a negar queA) o cão corre atrás do gato e é carnívoro. B) o cão não é carnívoro e corre atrás do gato. C) se o cão é carnívoro, então corre atrás do gato. D) ou o cão é carnívoro, ou não corre atrás do gato.42 Observe a figura. Quantos caminhos diferentes há para ir de A até B, andando sobre as linhas da grade e sempre nos sentidos das setas x e y?

A) 28.B) 120.C) 330.D) 360.E) 720.

43 Sabe-se que um polígono regular com 8 lados possui x diagonais. É correto afirmar que o valor de x éA) 16. B) 20. C) 22. D) 24. E) 28.

44 “[...] Do ponto de vista educacional procura entender os processos de pensamento, os modos de explicar, de entender e de atuar na realidade, dentro do contexto cultural de cada indivíduo. A etnomatemática procura partir da realidade e chegar à ação pedagógica de maneira natural, mediante um enfoque cognitivo com forte fundamentação cultural.”(BRASIL, 2001, p. 23.)Sobre a etnomatemática, assinale a afirmativa INCORRETA.A) A etnomatemática é definida como a matemática do ambiente ou matemática da comunidade. É a maneira particular (e talvez peculiar) em que grupos culturais específicos realizam as tarefas de contar, classificar, ordenar e medir.B) O termo etnomatemática foi proposto na década de 70, do século anterior, por Ubiratan D’Ambrósio para descrever as práticas matemáticas de grupos culturais, sejam eles uma sociedade, uma comunidade, um grupo religioso ou uma classe profissional.

Page 13: Simulação Da Prova 01 Da Banca IDECAN

C) O valor pedagógico da etnomatemática para comunidades e contextos existentes e seu relacionamento com a prática escolar diária, porque isso oportuniza uma investigação de saberes produzidos por determinados contextos e que passam a ajudar no entendimento das necessidades existentes na natureza de um determinado grupo.D) A implementação da proposta pautada na etnomatemática nas salas de aula pressupõe que é necessário compreender os diversos contextos culturais onde os alunos estão inseridos e, para isto, a matemática acadêmica deve ser dispensada, pois não é um instrumento necessário para o formação de sujeitos singulares e plurais.

45 A soma do quinto ao décimo termo de uma progressão aritmética é igual a 129. Qual é a razão dessa sequência, se o seu primeiro termo é igual a 2?A) 3. B) 4. C) 5. D) 6.

46 A seguir estão representados um cone e um cilindro.

A soma de seus volumes é igual ao de uma esfera cujo raio é deA) 6 cm. B) 8 cm. C) 9 cm. D) 12 cm.

47 O resto da divisão do polinômio x3 + kx2 + 20x por (x – 4) é igual a zero. Assim, sobre o valor de k, é correto afirmar que éA) positivo e maior que 5. C) negativo e maior que –5.B) positivo e menor que 5. D) negativo e menor que –5.

48 Ao atravessar uma ponte, um veículo mantém sua velocidade constante e gasta 10 minutos. Aumentando sua velocidade em 20%, o tempo gasto para atravessar uma segunda ponte com o triplo da extensão da primeira será igual aA) 15 minutos. B) 20 minutos. C) 25 minutos. D) 30 minutos.

49 O raio da circunferência na figura a seguir mede 3 cm. A área em negrito, no interior da figura, totaliza

A) 21,56 cm2.B) 23,42 cm2.C) 24,16 cm2.D) 25,74 cm2.E) 26,72 cm2.

50 A tabela apresenta as medidas descritivas das notas de Matemática de oito turmas de uma escola:

Page 14: Simulação Da Prova 01 Da Banca IDECAN

Turma Média Mediana Desvio Padrão Uma empresa premiará, com uma viagem a Mangaratiba, as cinco turmas com melhores médias. Em caso de empate, a turma escolhida será a que apresentar uma distribuição de notas mais homogênea, ou seja, a turma com pontuação mais regular. Utilizando os dados estatísticos do quadro e os critérios estabelecidos, pode‐se concluir que as cinco primeiras colocadas serão, respectivamente, as turmasA) F; D; B; G; C. B) D; F; B; G; C. C) F; D; A; E; H. D) D; F; B; C; G.

51 Considere as elipses x2

25+ y2

16=1e x2

25+ y2

169=1A área do quadrilátero convexo cujos

vértices são os focos dessas elipses é igual aA) 65. B) 72. C) 80. D) 84.

52 Considere a figura.

O ângulo x medeA) 20°. B) 25°. C) 30°. D) 35°.

53 Uma peça cúbica maciça de madeira, de aresta 3m, é totalmente vazada, de uma face a face oposta, extraindo‐se dela um prisma quadrangular regular. Sabe‐se que uma das arestas desse prisma retirado mede 1m.

Page 15: Simulação Da Prova 01 Da Banca IDECAN

A área total do sólido resultante, em metros quadrados, é igual aA) 64. B) 62. C) 60. D) 52.

54 A razão entre as idades de Ana e Beatriz é igual à razão entre as idades de Carla e Daniela. Considere que Beatriz eCarla têm, respectivamente, 4 e 12 anos e que Daniela é 13 anos mais velha que Ana. Sendo assim, a soma das idades de Ana e Daniela éA) 17. B) 19. C) 21. D) 25. E) 27.

55 Acerca das competências básicas e relevantes para o ensino da Matemática, assinale a alternativa INCORRETA.A) Localizar-se e orientar-se espacialmente.B) Dissociar conhecimentos matemáticos da vida.C) Coletar, organizar, interpretar e analisar dados.D) Reconhecer, construir e representar formas geométricas.E) Compreender ideias, relações e representações dos números naturais.

56 Em um grupo de 115 pessoas, 80 possuem formação de nível superior (curso universitário), 75 possuem formação de nível médio técnico (curso técnico integrado ao nível médio) e 60 possuem as duas formações. Dessa forma, qual o número de pessoas que NÃO possui qualquer dessas formações?A) 15. B) 20. C) 25. D) 30. E) 35.

57 Considere a seguinte operação aritmética: 8AB – 2BA = ?Sabe-se que A é um algarismo par e B, ímpar. Assim, considerando B > A, então, dentre as seguintes alternativas, a que apresenta uma possível solução para essa operação éA) 521. B) 532. C) 545. D) 573. E) 607.

58 Uma pequena empresa gasta oito litros de café a cada cinco dias para servir seus 12 funcionários. Num dia em que três novos funcionários forem admitidos, a quantidade de café consumida aumentará emA) 200 mL. B) 300 mL. C) 400 mL. D) 500 mL.

59 A soma dos 20 primeiros termos de uma progressão aritmética é igual a 1.510. Qual é a razão dessa progressão, se o segundo termo é igual a 16?A) 6. B) 7. C) 8. D) 9.

60 Uma torneira que despeja 15 litros de água por minuto foi utilizada para encher 80% do volume de um aquário em forma de paralelepípedo, cujas dimensões das bases são: 40 cm de comprimento e 20 cm de largura. Se na realização dessa tarefa, a torneira ficou aberta por 64 segundos, então a altura desse aquário é deA) 20 cm. B) 25 cm. C) 30 cm. D) 32 cm.

Page 16: Simulação Da Prova 01 Da Banca IDECAN