signos da água

37
Direitos exclusivos para língua portuguesa: Copyright © 2007 L P Baçan Pérola - PR - Brasil

Upload: rafael-silva

Post on 12-Apr-2017

954 views

Category:

Spiritual


1 download

TRANSCRIPT

Direitos exclusivos para língua portuguesa:Copyright © 2007 L P Baçan

Pérola - PR - Brasil

SIGNOS DA ÁGUA

CÂNCER, ESCORPIÃO E PEIXES

INTRODUÇÃO

Escavações realizadas na região da antiga Mesopotâmia, região que hoje compreende os países árabes da Síria e do Iraque, foram descobertas milhares de tabuletas com uma escrita estranha, em forma de cunha, deixadas pelos habitantes da Suméria, uma civilização que ali floresceu há mais de seis mil anos. Essas tabuletas estão sendo pacientemente traduzidas na Alemanha e nelas estão contidas informações interessantes e intrigantes sobre o espaço, englobando a Terra, o Sol e os outros planetas, provando que, há milhares de anos atrás, o céu já despertava a atenção do homem. As constelações visíveis e os primeiros estudos astrológicos registrados foram feitos por volta de 800 a.C., pelos babilônicos, demonstrando o quanto o assunto sempre fascinou o homem. Em todo o mundo, da Grécia à Índia e ao Egito, todas as civilizações voltaram os olhos para o céu e estudaram a sua relação com os destinos do homem. Da mesma forma como os presidentes das grandes nações consultam astrólogos hoje em dia com freqüência, antes das grandes decisões, os reis e governantes antigos consultavam também os seus. Quando se fala de Astrologia hoje em dia, não se está mencionando uma crendice ou uma superstição, mas um volume de conhecimentos que há milhares de anos vem sendo desenvolvido pelos sábios e interessados no assunto.

A época moderna, onde a pressa e a objetividade são de suma importância, transformaram os horóscopos em artigo de consumo e de curiosidade, mas poucos ressaltam o caráter científico de uma das mais antigas ciências do planeta. Grandes empresas, ao contratar novos executivos, fazem questão de uma análise de seu mapa astral, tirando dele um número muito maior de informações que aqueles obtidos com entrevistas ou testes escritos. Há tantas influências na vida de uma pessoa, conforme a configuração do céu, no momento em que ela

nasce, que uma simples variação de local pode estabelecer uma diferença significativa entre duas pessoas nascidas no mesmo instante. Não se pode fugir, no entanto, das características gerais de cada signo, que são evidenciadas, amenizadas ou controladas mas jamais suprimidas pela influência de um ascendente, ou da posição do Sol, da Lua e dos outros planetas, nos 360 graus da abóbada celeste. São informações preciosas que se pode utilizar para se entender melhor, melhorar a qualidade de vida e também entender de modo mais completo a pessoa amada e todos aqueles com quem se convive.

OS ELEMENTOS E A ASTROLOGIA

Câncer, Escorpião e Peixes são os três signos ligados a esse Elemento, que lhes atribui sensibilidade e impressionabilidade, tornando-os atraídos pela religiosidade e pelo misticismo, podendo descambar facilmente para o fanatismo. As emoções são liberadas sem muito controle, mas superficialmente, escondendo os sentimentos mais profundos e as fantasias mais íntimas. Como a água que limpa uma ferida e alivia a sede, assim agem os nativos desses signos, levando alívio e ajuda ao próximo, principalmente aos amigos e familiares. Precisam de uma fôrma onde conter e direcionar sua iniciativa. Sem isso, dificilmente traçam e alcançam os objetivos que almejam. São fascinados pela religiosidade e pelo misticismo, podendo descambar facilmente para o fanatismo, se liderados por uma figura carismática. Precisam de direcionamento, disciplina e rigidez para explorar todo o seu potencial, controlando a impulsividade, fruto da profunda emotividade e sentimentalismo. Isso os torna instintivos e impetuosos, mas escondem facilmente seus sentimentos. do

A explicação para as combinações entre os signos está na própria natureza dos elementos que os representam. Conhecendo suas virtudes e defeitos e atuando sobre eles, ao mesmo tempo em que conhece as virtudes e defeitos da outra pessoa, conforme seu signo, é fácil estabelecer um relacionamento, onde cada um respeita as características do outro. Todos os signos são incompletos e complementares, isto é, seu complemento está num outro signo. Assim, nunca se afaste de uma pessoa pelos seus defeitos, mas aproxime-se dela pelo que ela pode acrescentar em sua vida. É a lição da dualidade e da complementaridade dos signos.

Pode dizer também dos signos que são regidos pela Água que seus nativos são pessoas agitadas e inquietas, sempre com as malas prontas e com um espírito cigano incontrolável. São pessoas movidas a novidades, que precisam estar no centro dos acontecimentos e do movimento. Apesar dessa aparente inconseqüência, são pessoas generosas, que trabalham arduamente para minorar o sofrimento alheio, usando seu dom especial para a diplomacia e para conseguir atrair atenções para suas causas. Recebem reconhecimento, amizade e amor por esse seu desprendimento. Proporciona também a possibilidade de experimentar diversos amores, mas provoca uma dificuldade para romper os relacionamentos. Acentua o amor à família e à preocupação com os filhos. Desenvolve o dom de falar em público e convencer pessoas pela argumentação e pela oratória.

CÂNCER ASPECTOS BÁSICOS

Período: 22 de junho de 22 de julho.

Dualidade: Negativo/Feminino/Yang.

O caráter Positivo/Negativo, ao contrário do que muita gente pode imaginar, não indica que um signo é melhor por ser positivo ou que outro é pior, por ser negativo. Um signo Masculino, em relação a um signo Feminino, nada tem a ver com o aspecto sexual. A dualidade indica uma forma de conseguir o equilíbrio das energias interiores, pois os signos podem ser ativos, dotando seus regidos de iniciativa, enquanto que os passivos tendem a aguardar o fluir dos acontecimentos. Esse posicionamento diante da vida é que caracteriza a dualidade. Sabendo como seu signo se posiciona diante da vida e do destino, cabe a você equilibrar esse posicionamento para obter o máximo possível de si e para si.

Planeta Regente: Lua.

A influência da Lua sobre os nativos deste signo atrai-lhes os seguintes aspectos positivos: emotividade, paciência, receptividade, instinto, humor, sensibilidade, imaginação, memória, apego à família, instinto maternal. Por outro lado, essa influência pode proporcionar também alguns aspectos negativos, como: credulidade, indecisão, misticismo, timidez, fantasia, inconseqüência, irracionalidade, teimosia impaciência e mau humor.

Temperamento: fleumático.

Temperamento caracterizado pela impassibilidade, pela serenidade e pela lentidão.

Qualidade: Cardinal.

Os signos cardinais são representados pelos primeiros signos de cada um dos Elementos. No caso, Carneiro, Câncer, Libra e Capricórnio. São marcadamente signos da iniciativa, indicados para iniciar ou para serem os pioneiros em qualquer empreendimento na vida. Dotados de poderosa vontade e de uma noção de liberdade muito intensa, devem se esforçar ao máximo para vencer sua impaciência e não se deixarem abater pelos obstáculos, mantendo sempre a motivação.

Dia da Semana: segunda-feira.

A honestidade e a ponderação são virtudes importantes para o canceriano e precisa desenvolvê-las profundamente para se habilitar a exercer cargos de comando, pois exigirão muito dele nesses aspectos. É, também, a maneira correta de superar a tendência a ser radical em suas decisões, obtendo mais colaboração das pessoas que o cercam. Como a falta ponderação é um de seus pontos fracos, jamais deve fazer nada impensadamente para não amargar desconfortáveis arrependimentos.Se tem um medo irracional de tudo que se relaciona com o sobrenatural, deve trabalhar isso interiormente, procurando superar esse sentimento, exercitando sua fantasia mais do que seu senso crítico e prático.

Cor: branco.

O Branco é a síntese de todas as cores e representa, simbolicamente, a pureza de alma, sentimentos e ações. Simboliza o início, a iniciação ou a passagem para uma etapa superior. Os nativos de Câncer, signo regido por essa cor, estão sempre sendo testados, no sentido de deixarem suas defesas e aceitarem os desafios da vida, realizando a passagem para um outro nível de suas existências. Independente disso, são as criaturas que sintetizam todas as demais e nisso reside a tremenda importância representada para as pessoas que privam da amizade de um canceriano. Uma vez realizado essa passagem, o nativo do signo desprende-se totalmente de sua carapaça e passa a usufruir da tranqüilidade, da paz de espírito e da harmonia, atraídas pela cor. Com essa mesma força, o Branco afasta dos seus regidos as influências negativas, discussões e desentendimentos que desequilibram os cancerianos, tirando-lhes a concentração e equilíbrio.

Metal: prata.

A inconstância e a falta de uma melhor definição dos objetivos na vida são a característica principal das pessoas influenciadas pela Prata. Com facilidade, por isso, acabam se enveredando pelo misticismo, seguindo espertalhões e fanáticos de toda sorte. Quando devidamente orientadas, e para isso não costumam pedir ajuda, demonstram seu espírito de luta e uma dedicação elogiável. Estão sempre em competição consigo mesmas, buscando algo que muitas vezes está muito próximo delas. O senso do dever e a fidelidade à palavra

empenhada são marcantes na personalidade dessas pessoas. Às vezes passam a impressão de que esperam que uma missão messiânica lhes seja atribuídas e, através dela, justifiquem toda a sua existência. Embora a maleabilidade seja uma das características da Prata, a sua dureza, no entanto, confere às pessoas que influencia um caráter rígido e até maldoso, quando melindradas.

Pedra: Pérola.

A pérola é formada dentro das conchas dos mexilhões que, como se sabem, fecham-se firmemente, sendo difíceis de serem abertos, o que explica claramente a natureza dos nativos de Câncer, sempre envoltos numa carapaça protetora, de onde apenas saem quando se sentem totalmente seguras. Donos de um mundo pessoal particular, dificilmente os cancerianos se abrem para o mundo exterior, a não ser com raras pessoas que cativam sua confiança quase que imediatamente. Uma das particularidades dessa pedra e das pessoas influenciadas por ela é que são perfeitas quando novas, mas a permanência por um tempo excessivo em sua concha acaba tirando-lhes a forma, resultando no que se chama de pérolas barrocas ou pérolas imperfeitas. Por isso, devem buscar o aperfeiçoamento espiritual quando ainda jovens. Da mesma forma como os pescadores de pérolas arriscavam suas vidas, envolver-se com uma pessoa influenciada pela Pérola pode ser desgastante e nem sempre emocionalmente compensador. Muito esforço tem que ser despendido para retirá-la de sua concha e nenhuma garantia existe de que, uma vez fora dela, consiga manter o fascínio e o brilho que exibia quando fechada.

Planta: aveleira.

O fruto dessa planta identifica muito bem os nativos de Câncer, protegidos por uma couraça que precisa ser rompida para que o âmago, nutritivo e saudável, possa ser aproveitado. Essa busca pelo interior do fruto, da mesma coisa que em relação aos cancerianos, não se processa de forma natural, mas exige insistência e determinação. Caso contrário, a casca permanece fechada e o fruto, inaproveitado. A Aveleira é reconhecida pelos povos da Europa como o símbolo da fertilidade, da constância e da paciência, embora também tida como associada à magia e à luxúria.

Paraíso Astral: 23/10 a 21/11.

Inferno Astral: 21/05 a 20/06.

Em Astrologia, Inferno não é tratado como um lugar onde os pecadores pagam seus pecados, em meio a tormentos, fogo, enxofre e espetos. O sentido de Inferno é o de uma jornada de afastamento em relação à Luz ou à evolução espiritual. Nesse sentido, o Inferno Astral, período zodiacal que antecede ao mês do seu aniversário, é o período onde o afastamento da luz faz com que os nativos de todos os signos mergulhem na escuridão astral,

onde reina a total desorientação. Nesse período de transição, é importante buscar todas as influências e forças positivas do signo para minimizar os efeitos perniciosos dessa etapa. Toda e qualquer decisão importante deve ser evitada e deixada para ser tomada a partir do dia do aniversário. Aspectos como sorte, doenças, tormentos interiores e as mais diversas manifestações que visam explorar as fraquezas ocorrem nesse período. O fortalecimento deve ser buscado nas influências que regem o signo, como a pedra, o metal, o perfume, a planta e tudo o mais que puder anular efeitos negativos. Em compensação, seis meses após o seu aniversário, ocorre o período do Paraíso Astral, representado por um estado de graça total e em todos os sentidos. Nesse tempo, a força e a influência dos astros atingem o ponto máximo sobre o signo, beneficiando-o em tudo que empreender.

O CANCERIANO

O canceriano tem o rosto redondo e a testa lisa, por força de seu planeta regente, a Lua. Por essa influência, não se dá muito bem ao sol, pois tem a pele sensível e suave. Chama a atenção nele o olhar, que se torna brilhante, quando interessado em alguma coisa. Gostam de roupas leves e práticas, com um toque antigo ou romântico no modo de se vestir. Procuram estar sempre impecáveis, embora nem sempre admitam que conseguiram fazer uma perfeita combinação, por causa de seu caráter inseguro.

A PERSONALIDADE

Um conhecido astrólogo afirmou que o canceriano é igual a um ovo: tem uma casca protetora, mas o interior é frágil e sensível. Essa dualidade nas pessoas desse signo se manifesta assim que você enfrenta ou desafia um canceriano, pois ele se fechará em conchas e acionará seus mecanismos de defesa, onde até e principalmente a chantagem emocional e a agressividade são válidas. Assim sendo, percebe-se que a pior estratégia para se aproximar de um canceriano é afrontá-lo. Com jeito, sensibilidade, romantismo e habilidade consegue-se fazer com que a casca se rompa e a pessoa sensível surja lá de dentro. A família é o centro das preocupações do canceriano, sentimental e nostálgico por natureza, que tem como forte de sua personalidade uma memória invejável, capaz de se recordar das coisas nos seus menores detalhes. Quem conviver com um canceriano tem que estar atendo para não esquecer detalhes nem datas, pois isso pode ser fatal para ferir-lhe a sensibilidade. A influência da Lua, um astro noturno, faz com que o canceriano seja sensual no amor e no sexo, mas um tanto fechado e difícil de aquecer as turbinas. É preciso o clima correto não apenas no momento do amor, mas ao longo de um tempo necessário à conquista. Dificilmente se lança em aventuras amorosas, justamente porque precisa clima e segurança. Em geral, o canceriano é alegre e gosta de diversão, de rodas de amigos, de passeios e da alegria em geral, onde se sente à vontade e consegue se expandir extravasar sua simpatia. As artes exercem um poderoso fascínio sobre ele e os astros o privilegiam com um certo talento e dedicação, capazes de levá-lo ao sucesso. Sua persistência beira à teimosia, pois quando deseja algo, não se satisfaz enquanto não consegue o que quer, movendo céus e terra para isso, se preciso. Ao conseguir superar um desafio, precisa ser elogiado e com certeza ficará

extremamente magoado com quem não o fizer ou esquecer de elogiá-lo no momento certo. O caráter materno do signo torna o canceriano um verdadeiro confessor, a quem os amigos acorrem para fazer confidências. Para embasar os conselhos que lhe são solicitados, com freqüência se apegam a alguma crença religiosa que seja muito vem fundamentada e com laços no passado. A fantasia é uma de suas características negativas, pois o faz despender energias preciosas atrás de sonhos ou de metas que jamais serão realizadas. Essa mesma característica ele estende ao amor, sendo muito mais romântico do que físico, apegando-se a um amor espiritual, sem o devido complemento sensual ou buscando no sensual uma resposta para seu espírito. Como pode recorrer à chantagem emocional em algumas ocasiões, pode usar o sexo como arma para conquistar.

AS RELAÇÕES

Os signos têm afinidades entre si, umas mais evidentes, outras mais sutis. Câncer, por exemplo, relaciona-se facilmente com Escorpião e Peixes, pois são todos do mesmo elemento, a Água. Água e Terra juntos geram vida, por isso os nativos de Câncer também se completam com pessoas desse elemento, que são Touro, Virgem e Capricórnio. As pessoas do elemento Ar, Gêmeos, Libra e Aquário, são muito avançadas e inovadoras para o gosto de Câncer, mas podem eventualmente agitá-lo e mudar de rota. As do elemento Fogo, Áries, Leão e Sagitário, podem ser antagônicas, pois o fogo transforma a água em vapor e a água transforma o fogo em fumaça. Só que, na temperatura e na quantidade corretas, o fogo faz a água ferver e a água pode fazer o fogo se consumir lentamente. Dá-se uma ênfase toda especial, em Astrologia, à questão dos signos ascendentes, que faz com um canceriano possa se relacionar muito bem com alguém de um signo aparentemente incompatível. Descubra qual é o seu ascendente, pela sua hora de nascimento, e sinta-se à vontade para experimentar essa verdade. Seu signo polar pode, também apontar pessoas com as quais o canceriano tem uma afinidade natural. No caso, o signo polar de Câncer é Capricórnio e vice-versa.

RELACIONAMENTO COM OUTROS SIGNOS

Câncer com Áries: Câncer necessita de proteção e o temperamento forte de Áries proporciona isso. É preciso, no entanto, que essa proteção jamais chegue a sufocar, pois se isso acontecer, Câncer pode sair da casca e usar suas pinças para ferir.

Câncer com Touro: São dois signos que dificilmente tomam a iniciativa em relação às novidades. Câncer por estar muito preso ao passado e Touro por estar muito preso à terra. Conhecendo suas limitações, se ambos se empenharem em não permitir que a rotina domine o relacionamento, serão felizes e completos.

Câncer com Gêmeos: Um par formado por uma mulher de Câncer e um homem de Gêmeos tem grande chances de ter sucesso, já que Gêmeos sempre saberá se safar das situações mais imprevistas, dando à canceriana o toque de romantismo de que ela necessita.

Já o homem de Câncer, apegado a valores tradicionais, dificilmente vai tolerar a liberdade e a infidelidade de Gêmeos.

Câncer com Câncer: Este é um relacionamento complexo, que necessita de um estímulo mais forte para manter-se unido. No caso, os filhos poderão ser esse elo, embora sejam ambos apegados à própria família, o que pode gerar alguns conflitos se não forem administrados racionalmente. Coisa, aliás, que pode ser difícil.

Câncer com Leão: Nesse tipo de relacionamento, é preciso saber até que ponto e até quando Câncer aceitará a ingrata tarefa de ser apenas sombra de Leão. Se considerarmos, porém, que Leão é sol e Câncer é lua, se este aceitar sua vocação de refletir a luz do mais forte, o relacionamento terá tudo para ser positivo.

Câncer com Virgem: Entre esses dois signos sempre haverá uma barreira inicial a ser removida. Câncer, com sua simpatia e sua sensibilidade é quem deverá fazer esse trabalho para que tudo dê certo. Virgem, porém, deve pôr de lado toda e qualquer prevenção e encarar Câncer como uma promessa positiva em sua vida.

Câncer com Libra: Cancerianos têm muitos amigos de Libra e vice-versa. Paixões e amantes desses mesmos signos são raros, embora não sejam impossíveis. A força dos ascendentes poderá ser decisiva no sucesso dessa dupla.

Câncer com Escorpião: Câncer precisa de segurança e de direção, coisas que Escorpião pode lhe proporcionar facilmente, desde que assuma essa incumbência. Se deixar tudo por conta da iniciativa e do romantismo de Câncer, com certeza não avançarão muito nesse relacionamento.

Câncer com Sagitário: Estes dois signos foram interessantes e proveitosas parcerias comerciais, mas muito pouco têm a oferecer um ao outro em termos de paixão ou de emoção. A menos que um elo comum os una fortemente, as chances de sucesso dependerão da influência e da harmonia entre seus ascendentes.

Câncer com Capricórnio: Capricórnio dá a Câncer a segurança que ele procura, mas Capricórnio tem que ir um pouco mais além e sair de seu racionalismo para prover Câncer de um pouco de emoção e alegria. Como coadjuvante na carreira de Capricórnio, Câncer pode fazer um excelente papel. A questão é saber quando ela suportará, sem receber seu pagamento em romantismo e aventura.

Câncer com Aquário: São tão antagônicos que se um decidir acompanhar o outro, formarão uma dupla imprevisível e sempre cheia de novidades. Isto porque Câncer é conservador e Aquário é inovador em seu mais alto grau. Se forem fazer uma reforma na casa, por exemplo, será difícil se entenderem até na escolha do formato do prego, de tão divergentes

que podem ser.

Câncer com Peixes: Há tantas afinidades entre esses dois signos sentimentais e visionários, que podem se unir e dar certo. Pode acontecer que percebam, de repente, que nada acrescentam um ao outro. Nos dois casos, apenas a maturidade e o diálogo podem prevenir esse tipo de coisas.

AS AMIZADES

Os cancerianos costumam ser exigentes na seleção de seus amigos, ficando sempre na defensiva, até conhecerem bem as pessoas. A partir daí tornam-se excelentes amigos, pois colocam a sinceridade acima de tudo. Quer estar sempre cercado de amigos. Precisa da companhia deles e faz todo o possível para arrebanhá-los ou polarizar a atenção deles, criando desculpas ou inventando eventos para isso.

O AMOR

A Mulher

A canceriana tem um temperamento alegre e gosta de diversão, de estar junto com amigos, de passeios e de alegria ao seu redor. Gosta de se vestir bem, de estar bem consigo mesma, pois é a única maneira de conseguir se expandir e de extravasar seu bom humor e sua simpatia. São artisticamente talentosas, com alto grau de responsabilidade, seja no trabalho doméstico, onde não se sentem muito à vontade, mas aceitam temporariamente o papel, desde que não seja em caráter definitivo, seja no campo profissional, onde se realizam pelo trabalho, pelo esforço contínuo e pela dedicação. Quando uma canceriana se atira a uma tarefa, ela remove céus e terra até conseguir concluí-la, sempre da melhor maneira, pois receber elogios é uma das maneiras com que ela se gratifica. Deixar de reconhecer seu talento e seu trabalho e uma falha imperdoável para ela, pois sua força vem disso. São chamadas a aconselhar com razoável freqüência. Sua mente ponderada e muito humana deixa à vontade aqueles que a procuram para pedir ajuda. Muitas vezes, para contrabalançar isso, ela se apega a alguma crença religiosa, onde vai buscar energias. Para isso, é preciso que essa crença seja bem fundamentada, por isso as seitas orientais, que cultuam a memória dos antepassados, exercem um fascínio todo especial nela. É amiga de seus amigos, extremamente sensível, mas um tanto fantasiosa, o que a faz, muitas vezes, correr atrás de sonhos impossíveis, principalmente no campo amoroso, onde se apega ao romantismo e a um amor mais espiritual do que físico. Quem a conhece sabe que se trata de uma pessoa instável e inconstante, em função desse romantismo, que a prende, de certa forma, a condutas do passado, como o cavalheirismo, o galanteio e a corte. Quem souber usar desses recursos com certeza conseguirá cativá-la. Justamente por isso ela pode se tornar presa fácil de conquistador profissional. A sexualidade para a canceriana é conflituosa. No fundo, ela deseja experimentar tudo a sua disposição, mas se sente presa a conceitos tradicionais de fidelidade.

Com isso ela busca na insensibilidade ou na frigidez uma forma de camuflar essa sua ansiedade. Quando consegue romper os laços que a prendem, pode chegar facilmente à promiscuidade, tamanha é sua sede de experiências.

O Homem

O canceriano não é um homem do seu tempo, pois prefere fazer tudo à moda antiga. Num mundo em constante evolução, isso pode significar um atraso espetacular, quando se trabalha no setor industrial, que é o forte dos nativos deste signo. Com freqüência passa por dificuldades financeiras por se associar com pessoas que pensam como ele. Quando se liberta disso e se associa com gente de idéias inovadoras, rapidamente se situa e se impõe. Em todos os setores, uma análise mais atenta vai revelar que os grandes obstáculos ao progresso e às novidades vêm de pessoas deste signo, resistentes às inovações. Gosta de se sentir responsável e assume o seu papel com alto grau de eficiência, desde que não se cobre novidades nem inovações. Sua memória privilegiada, aliada ao seu carisma, em muito o auxilia, tornando-o simpático e diplomático. É um político hábil. Costuma agir sem muito alarde e conquistando aos poucos o que deseja. Não consegue guardar rancor, mas sua memória privilegiada não o deixa esquecer as coisas facilmente. Possui um senso artístico elaborado, com gosto pela pintura e pela literatura, onde não apenas é capaz de desenhar e pintar uma paisagem, como também de descrevê-la literariamente. Para conquistar um canceriano é preciso estimular nele o instinto agressivo, forçando-o a competir, mas nada que se afigure inatingível. Bancar a difícil e se cercar de muito charme e romantismo é a melhor estratégia para uma mulher agarrá-lo. Cercá-lo de cuidados é a melhor maneira de conservá-lo, ouvindo-o e apoiando-o nos momentos de crise. Demonstrar algumas fraquezas de vez em quando faz com que ele se sinta útil, pois seu instinto protetor é muito aguçado. No sexo ele vai se aventurar algumas vezes, até encontrar a pessoa certa. Sua característica mais marcante nesse campo é fantasiar e imaginar grandes romances com as pessoas ao seu redor. É sua maneira de criar um clima todo especial, já que para ele o sexo por sexo não tem muito sentido. Ele sempre irá em busca de um componente emocional que, mesmo que não exista, ele se encarregará de criar. Assim, o prazer para o canceriano terá que ser muito mais emocional do que físico e quem souber interpretar isso terá junto de si um amante cativo e atencioso.

O CASAMENTO

Câncer tem uma tendência muito forte à fidelidade e pode se manter fiel a um amor, mesmo após ele ter deixado de existir. O apego ao passado e a excelente memória fazem com que ele se fixe em aspectos que já não mais existem, cultivando-os como se fossem reais ainda. Ou pode fazer com que se tornem exigentes, exigindo do cônjuge algo que ele já não mais possui. As cancerianas são apegadas à família e ao lar, mas não ao trabalho doméstico. Podem ser sensuais, se conseguirem se liberar totalmente ou se o marido souber estimular seu romantismo e tirar delas o melhor de si. O homem é caseiro e apegado à família, preocupando-se com seu bem estar e seu conforto.

OS DECANATOS

1° Decanato - 21 de junho a 1 de julho:

Os cancerianos do primeiro decanato são um tanto divididos em suas ações, oscilando sempre entre o chamamento de uma situação mais romântica e conservadora e o de uma novidade, ainda que a segunda opção seja a mais acertada. Seu caráter amoroso e apegado ao lar pode também ser posto em cheque diante da necessidade de trabalhar ou de se auto-sustentar. Nessas situações, a autonomia pode ser uma questão de princípio para o canceriano.

2° Decanato - 2 a 12 de julho:

O canceriano desse decanato assume com intensidade todas virtudes e defeitos próprias do signo, destacando-se sua extrema sensibilidade, seu romantismo exagerado, bem como o apego ao passado, que é sua marca registrada. Por outro lado, é privilegiado nas questões artísticas com uma sensibilidade acima da média, além de muita imaginação e de um senso estético aguçado. No amor busca uma relação estável, com uma figura protetora, lembrando a figura materna ou paterna.

3° Decanato - 13 a 21 de julho:

A capacidade de se auto-sustentar e de ser atraído pela liberdade, sem que isso abale sua segurança é a principal característica do nativo desse decanato. Uma saudável ambição domina seus atos e pode dar um pouco de direcionamento a sua vida, tirando-o daquela necessidade de se apegar a um lar ou a uma pessoa mais forte.

O TRABALHO

O instinto maternal é a característica mais marcante desse signo, razão pela qual se dá bem em qualquer atividade que implique em ajudar seus semelhantes. Muita gente pode imaginar que a motivação desse signo tenha qualquer conotação política ou social, mas isso é um engano freqüente, Para aceitar seu trabalho, é preciso que ele sinta a presença de uma estrutura sólida e permanente como respaldo. Pode se sair bem nas seguintes atividades:

Emprego: atividades que permitam o contato com a natureza, como nadador, pescador, marinheiro, mergulhador, esquiador, navegador e tratador de animais.

Profissão: todas aquelas onde possa prestar auxílio a seus semelhantes, como padre, médico, enfermeiro, nutricionista, pedagogo e professor, além de outras, que permitam um contato estreito com o público, como vendas em geral, hoteleiro e cozinheiro.

Carreira Artística: a sensibilidade que caracteriza o signo pode se evidenciar na pintura, na música, na poesia e na prosa, principalmente nos textos teatrais e no romance.

A FORÇA DOS ASCENDENTES

O Ascendente, signo em elevação no momento do nascimento, é o segundo signo, acrescentando qualidades e defeitos importantes que devem ser analisados e considerados. Conhecer seu ascendente e suas características pode levar a um entendimento melhor sobre si próprio, sendo de extrema importância para quem deseja a perfeição. Estas são as informações básicas sobre os nativos de Câncer e seu Ascendente.

Câncer com ascendente em:

Áries: Suas metas deverão ser perseguidas com energia e força de vontade. O campo profissional será valorizado e reconhecido. Sucesso e dinheiro aparecerão com facilidade.

Touro: Os astros exigem que mantenha os pés firmes na terra e se torne mais racional, deixando de lado sonhos e fantasias. Trabalhar e perseverar será a melhor maneira de superar as adversidades e atingir os objetivos.

Gêmeos: Para desenvolver seus projetos, este canceriano terá de se desdobrar para se fazer entender com clareza. As pessoas serão muito exigentes com as pessoas de caráter contraditório. Policiar-se será a melhor maneira de superar os obstáculos.

Câncer: Este canceriano deverá fazer um esforço muito grande para deixar de lado a melancolia e a introversão, partindo para a luta com garra e coragem. Caso contrário, apenas reforçará sentimentos negativos e improdutivos.

Leão: Não haverá portas para deter este canceriano, se ele souber utilizar a ambição que lhe atribui Leão, canalizando-a para suas realizações. O sucesso será total e só dependerá de seu próprio trabalho, podendo, ainda, contar até com certa dose de sorte.

Virgem: Com certeza o canceriano com este ascendente vai começar a ver as coisas acontecendo, como fruto de seu trabalho. Os astros favorecem as pessoas com senso prático. Concentrar-se nisso e não se deixar dispersar.

Libra: Para alcançar o sucesso ou atingir seus objetivos, este canceriano terá de desenvolver enormemente sua determinação e não se deixar abater em momento algum. A persistência trará os resultados esperados. Perseverar será o seu lema.

Escorpião: Este canceriano deverá saber esperar o momento de sair para a luz e deixar de ser fechado. Este é o segredo para utilizar toda a sua inteligência e sua sensibilidade produtivamente, obtendo o merecido reconhecimento.

Sagitário: Independência e liberdade serão duas metas que poderão ser atingidas, se este canceriano souber resolver com maturidade seus conflitos. Confiar mais na experiência própria e não agir impulsivamente.

Capricórnio: A persistência e a capacidade de trabalho deste canceriano serão sempre postos à prova. Se superar os desafios, garantirá seu futuro e colherá o produto de seu trabalho.

Aquário: Associação altamente positiva para o canceriano, se souberem explorar o que tem de mais importante a oferecer: a capacidade de associar a tradição com a novidade. No mundo moderno, sair na frente com as inovações será decisivo no aspecto comercial.

Peixes: Se atuar no meio artístico e perseverar, colherá o resultado positivo do que fizer. Caso contrário, persistir ou refletir no que tem conseguido. A vontade apenas não torna alguém talentoso.

COMO SERÁ O ANO PARA CÂNCER

Signo de características acentuadas de submissão, o canceriano é suave, tímido e fácil de emocionar-se. A qualquer preço, deseja amor e atenção constantes, exigindo amparo de todos os que a cercam, do berço ao túmulo. Seus nativos são dependentes em excesso e se darão melhor nas artes do que em outros gêneros de atividades, que exijam firmeza e agressividade. Neste ano, Câncer nadará num mar de felicidade. A boa vontade geral lhe abrirá todas as portas e encontrará o mundo disposto a presenteá-lo e a oferecer-lhe felicidades, como ele tanto gosta. Inclusive os tipos mais negativos do signo, aqueles que preferem viver à custa alheia, como parasitas, encontrarão onde se encostar durante o período, passando um temporada plenamente satisfatória. Suas três necessidades básicas são comida, abrigo e roupas. Sem elas, Câncer sente-se perdido e infeliz e parte à procura de quem possa dá-las. E sempre encontra! Os astrólogos afirmam que a sorte sorri para a Câncer por sua natureza e seu coração bondosos. Verdade ou não, seus nativos recebem presentes durante a vida inteira e são inesperadamente contemplados em testamentos. Em qualquer época, todos se sentem na obrigação de fazer alguma coisa pelo doce Câncer, que sabe como atrair esse sentimento. Neste ano, isso vai acontecer com intensidade bem maior, fazendo a Câncer viver dias inesquecíveis. Podem ocorrer censuras, por parte de signos mais ativos, à sua falta de determinação e iniciativa. Todas elas, porém, durarão pouco, pois não é nada fácil enfrentar o ar de aflição de um canceriano sempre cheio de auto-piedade. O verdadeiro problema do signo estará nele mesmo, com sua falta de senso prático e seus hábitos dispendiosos, que serão grandemente incentivados pela regência deste ano.

ESCORPIÃO ASPECTOS BÁSICOS

Período: 24 de outubro a 22 de novembro.

Dualidade: Negativo/Feminino/Yang.

O caráter Positivo/Negativo, ao contrário do que muita gente pode imaginar, não indica que um signo é melhor por ser positivo ou que outro é pior, por ser negativo. Um signo Masculino, em relação a um signo Feminino, nada tem a ver com o aspecto sexual. A dualidade indica uma forma de conseguir o equilíbrio das energias interiores, pois os signos podem ser ativos, dotando seus regidos de iniciativa, enquanto que os passivos tendem a aguardar o fluir dos acontecimentos. Esse posicionamento diante da vida é que caracteriza a dualidade. Sabendo como seu signo se posiciona diante da vida e do destino, cabe a você equilibrar esse posicionamento para obter o máximo possível de si e para si.

Planetas Regentes: Marte e Plutão.

O planeta guerreiro influencia seus regidos nos seguintes aspectos positivos: energia, coragem, combatividade, liderança, potência e ardor sexual, lealdade, espírito de equipe, iniciativa e força. Já os aspectos negativos são: agressividade, cólera, brutalidade, egoísmo, imprudência, vingança. De um menos intenso, Plutão proporciona habilidade para os negócios, espiritualidade, senso crítico, regeneração, renascimento e força mental e inconsciência, comportamento doentio, criminalidade, sadismo, crueldade, insensibilidade e falta de escrúpulos.

Temperamento: fleumático.

Temperamento caracterizado pela impassibilidade, pela serenidade e pela lentidão.

Qualidade: Fixo.

Os signos fixos são representados pelos segundos signos dos Elementos, grupo formado por Touro, Leão, Escorpião e Aquário. As características comuns a todos eles são a determinação para levar adiante uma idéia, a lealdade e a consistência de seu trabalho e de sua dedicação. Quando definem um alvo a ser atingido ou um trabalho a ser realizado, nada pode detê-los em sua persistência. Extremamente confiáveis, devem aprender a lidar com a teimosia e a intolerância. O único fator que pode atrapalhá-las e tirá-las do rumo certo é a ocorrência de uma mudança inesperada, pois trabalham com os olhos voltados para o alvo a ser atingido. Por esse motivo, devem aprender a conviver com o presente e aceitar mudanças, sem questioná-las ou se opor a elas apenas porque alteram uma linha a ser seguida já traçada.

Dia da Semana: terça-feira.

O aspecto prático e a utilidade de tudo na vida é importante para você e quando se depara com pessoas com pontos de vista divergentes e críticos, acabam levando você a discussões ou argumentações inúteis. Mantenha seu ponto de vista, mas não o coloque em discussão, para sua tranqüilidade.Por perceber ou querer em tudo um sentido prático, pode se acomodar, evitando pensar ou refletir sobre seus posicionamentos. Em parte isso é importante, porque você dá pouca importância a situações e problemas insignificantes. Por outro lado, com isso deixa de exercitar sua inteligência, capaz de lhe apontar todas as soluções para sua vida. Suas principais virtudes são a criatividade, a comunicação e o entusiasmo, capazes de levá-lo ao sucesso. Por outro lado, o nervosismo, a severidade e o desânimo são os problemas que você precisa saber enfrentar para atingir seus objetivos, principalmente não sendo tão severo e crítico consigo mesmo, estabelecendo metas e objetivos atingíveis.

Cor: vermelho-escuro.

Vermelho representa a coragem, a decisão, a força e a vitalidade físicas. Em suas tonalidades, o vermelho-claro conduz à espiritualidade, enquanto que o vermelho-escuro convida à reflexão. Estes são, com certeza, os desafios impostos aos nativos de Carneiro e de Escorpião, que carecem de espiritualidade em suas ações, bem como de reflexão em seus atos, mantendo sob controle seus sentimentos negativos. o mistério da vida material. O simbolismo mais eloqüente da influência dessa cor é que representa o sangue, agente encarregado de levar a todo o corpo, dentro de um ciclo definido, energia, ao mesmo tempo em que purifica e espalha alimento. Os nativos desses signos devem se espelhar nesse caminho, tornando-se aqueles que caminham entre as multidões, levando alento e esperança

ao invés de violência e guerra. Controlar seus impulsos agressivos, o ciúme e a possessividade é, com certeza uma tarefa ingrata para eles, mas representa a forma de se elevarem no caminho da perfeição. A espiritualidade e a reflexão são importantes para eles.

Metal: aço.

As características das pessoas influenciadas pelo Aço são as mesmas daquelas influenciadas pelo Ferro, com uma agravante: as de Aço são ainda mais duras e resistentes. Essa dureza acentua seu caráter sombrio, maligno e quase diabólico. Isso não quer dizer que são pessoas negativas, porque o aço acentua também as virtudes do Ferro, dando às pessoas influenciadas por ele uma consistência e um poder dificilmente atingido pelas demais. Para perceber isso em toda a sua plenitude, basta observar uma pessoa de Escorpião.

Pedra: Opala.

A Opala pode irradiar todas as cores, sendo, por isso, o símbolo de tudo que é completo alcança a plenitude. Esse é o caminho que deve nortear os nativos de Escorpião, pois são muitos os polimentos a serem feitos para que consiga atingir o brilho total. Essa pedra, assim como a natureza de Escorpião, necessitam de umidade para manter suas cores, que brilham com intensidades diferentes, e realçam ainda mais o caráter sedutor, erótico e emocional dessas pessoas, sempre sedentas de vida. Essa dualidade contida na pedra é o símbolo do grande desafio do escorpiano, que precisa alcançar a plenitude espiritual, sem prejuízo de seu magnetismo nem de sua materialidade. Os nativos desse signo não encontram dificuldades para se sobressair à noite ou em ambientes obscurecidos. Durante o dia, porém, devem portar sempre uma jóia com uma Opala branca, que lhe realçará a beleza e os encantos.

Planta: videira.

Tanto quanto essa planta é capaz de se transformar numa bebida ou saudável ou perniciosa, assim também é a natureza dos nativos de Escorpião, que podem chegar a extremos que vão da total solidariedade e ajuda ao próximo como ao uso do próprio veneno pessoal para destruí-los. O caráter sagrado e místico dessa planta remonta aos primórdios da civilização, estando presente em todas as culturas. Assim como ela pode produzir o vinho embriagador, seus influenciados são capazes de destilar sabedoria apaixonante e cativante. Para eles, o grande enigma que essa árvore lhes apresenta é encontrar em si a força para conciliar os extremos, favorecendo a vida e evitando a degradação que vem através dos excessos.

Paraíso Astral: 20/02 a 20/03.

Inferno Astral: 23/09 a 22/10.

Em Astrologia, Inferno não é tratado como um lugar onde os pecadores pagam seus pecados, em meio a tormentos, fogo, enxofre e espetos. O sentido de Inferno é o de uma jornada de afastamento em relação à Luz ou à evolução espiritual. Nesse sentido, o Inferno Astral, período zodiacal que antecede ao mês do seu aniversário, é o período onde o afastamento da luz faz com que os nativos de todos os signos mergulhem na escuridão astral, onde reina a total desorientação. Nesse período de transição, é importante buscar todas as influências e forças positivas do signo para minimizar os efeitos perniciosos dessa etapa. Toda e qualquer decisão importante deve ser evitada e deixada para ser tomada a partir do dia do aniversário. Aspectos como sorte, doenças, tormentos interiores e as mais diversas manifestações que visam explorar as fraquezas ocorrem nesse período. O fortalecimento deve ser buscado nas influências que regem o signo, como a pedra, o metal, o perfume, a planta e tudo o mais que puder anular efeitos negativos. Em compensação, seis meses após o seu aniversário, ocorre o período do Paraíso Astral, representado por um estado de graça total e em todos os sentidos. Nesse tempo, a força e a influência dos astros atingem o ponto máximo sobre o signo, beneficiando-o em tudo que empreender.

O ESCORPIANO

Ao primeiro olhar, percebe-se logo um escorpiano pelo seu olhar penetrante e pela expressão interessada com que se concentra para ouvir o que lhe é dito, como se bebesse cada palavra. Pode ter físico um pouco pesado, mas são, em geral, esguios e elegantes, com uma vitalidade que se reflete intensamente em seu modo de falar e de caminhar. Os homens apreciam roupas de couro e as mulheres, roupas escuras, às vezes exóticas, que lhes realça o físico. O máximo da sensualidade é conseguido pelas escorpianas ao usar o vermelho-escuro, a cor de seu signo, com decotes acentuados.

A PERSONALIDADE

Escorpião é a personalidade mais forte do Zodíaco, movida por uma forte e intensa carga de energia que, na maioria das vezes, necessita de um direcionamento positivo, já que não sabem lidar com ela e dificilmente aceitam ingerências externas em sua vida. Com isso, dissipa de forma inconseqüente doses fabulosas de energia, inclusive no aspecto sexual, onde seu desempenho também é tido como um dos melhores. Isso pode ser desastroso, já que a prudência e os astros recomendam que se poupe energias, aplicando-as apenas onde os resultados sejam mais seguros e preciso.

AS RELAÇÕES

Ainda que cegos e fanáticos tentem negar isso, o fato já foi, inclusive, cientificamente comprovado. Empresas de grande porte analisam, além do currículo de um candidato a um cargo importante, seu mapa astral, para verificar se ele tem o perfil que se enquadra e que a função a ser ocupada exige. Isso não se faria sem uma base científica. O engano não passa

de falsas interpretações ou distorções das verdades contidas na Astrologia, que, pelas suas características, aponta quais são as afinidades e as aversões possíveis entre as pessoas. A partir daí, conhecendo-as, fica fácil, com maturidade e bom senso, trabalhá-las e aparar as arestas que poderiam comprometer uma relação. As afinidades, no Zodíaco, são estabelecidas por alguns princípios. As pessoas pertencentes ao mesmo elemento, no seu caso Água, como também Câncer e Peixes, entendem-se com extrema facilidade. Escorpião e pessoas dos signos do elemento Terra, como Touro, Virgem ou Capricórnio, podem se entender com razoável facilidade e a analogia com a natureza explica isso. A água é vida para a terra e a terra é um dos destinos da água em seu círculo-vicioso. Os signos do elemento Fogo, que são Áries, Leão e Sagitário, são mais complicados e a analogia é simples. A água pode apagar o fogo tanto quanto pode diminuir seu ardor e seu perigo. O fogo pode aquecer, fazer ferver ou evaporar a água. Em ambos os casos, tudo depende de uma graduação que os pares deverão encontrar, fruto de sua maturidade e de seu discernimento. Com os signos do elemento Ar, que são Gêmeos, Libra e Aquário, a relação é sutil, mas não menos forte. Ar e água contém oxigênio, que é vida. O ar é o um dos destinos da água, em sua constante mutação. Seu signo ascendente é muito importante também e com ele você poderá se relacionar com facilidade, tanto quanto o fará com pessoas do seu signo polar, ou oposto ao seu no Zodíaco, que é Touro

RELACIONAMENTO COM OUTROS SIGNOS

Sagitário com Áries: Os dois signos têm, como uma de suas características mais marcantes, o gosto pela liberdade. Ambos terão que fazer concessões aqui em benefício do relacionamento. Quando mais maduros forem as pessoas desses signos, no entanto, mais se tornará viável essa relação.

Escorpião com Touro: Um grande amor de Touro, talvez até o seu maior amor, com certeza será do signo de Escorpião, porque um é signo polar do outro, complementando-se. Como Escorpião tem características bem definidas, uma relação amorosa entre os dois será caracterizada pela paixão, pelo ciúme e pela possessividade.

Escorpião com Gêmeos: Esta é uma das relações mais animadas e mais tumultuadas para Gêmeos, pois dificilmente conhecem juntos o tédio e a rotina. O amor pode chegar a níveis de desprendimento jamais vistos, tanto quanto pode chegar a baixarias inimagináveis. A questão será selecionar as emoções que um pode proporcionar ao outro e não se deixar levar pelos impulsos.

Escorpião com Câncer: Câncer precisa de segurança e de direção, coisas que Escorpião pode lhe proporcionar facilmente, desde que assuma essa incumbência. Se deixar tudo por conta da iniciativa e do romantismo de Câncer, com certeza não avançarão muito nesse relacionamento.

Escorpião com Leão: Se um leonino detestar rotina e gostar de agitação, com certeza encontrará em Escorpião o par certo para viver uma relação emocionante e cheia de conflitos, mas duradoura com ingredientes fortes, como a paixão e o ciúme. O brilho de Leão sempre seduzirá Escorpião, que saberá a hora certa de se recolher, para não ser ofuscado. Leão jamais irá até as últimas conseqüências com Escorpião, porque sabe também o risco que corre.

Escorpião com Virgem: Os dois signos foram parcerias muito boas no campo comercial e profissional, mas tem algumas arestas muito agudas e perigosas no campo afetivo e amoroso. Escorpião pode ser agressivo demais para Virgem, mas este não consegue esconder o encanto que ela lhe traz. Pode ser tumultuada ou calma, dependendo de quem assumir o controle da situação.

Escorpião com Balança: Nesse tipo de relacionamento, a tendência é de Escorpião dominar a sensível e românica Libra que poderá ou não aceitar esse domínio. Como o aspecto emocional é muito importante para ela, se Escorpião souber dosar suas atitudes, sem esquecer do romantismo necessário, serão felizes.

Escorpião com Escorpião: Ambos se conhecem muito bem e tem o mesmo pique de energia. Pode acontecer de ambos terem objetivos diferentes, o que tornará difícil a convivência. Se forem aliados ou parceiros, unidos por um interesse comum, vai ser uma relação muito interessante e muito ativa.

Escorpião com Sagitário: O tato e a maturidade de Escorpião são testados nessa relação, onde ele deve exercer o comando com habilidade, sem pressionar demais Sagitário. Este, por seu turno, deverá procurar não se anular diante da energia da Escorpião, pois precisa irradiar para ele seu brilho e seu calor.

Escorpião com Capricórnio: Neste relacionamento, para ser divertido e interessante, há necessidade de um esforço maior da parte de Capricórnio, no sentido de liberar sua sexualidade, entrando no interessante e movimentado jogo de Escorpião. Se fizer isso, qualquer outra dificuldade será facilmente solucionada.

Escorpião com Aquário: Para a felicidade desse casal, a maturidade terá de imperar. A energia de Escorpião bate de frente com o desejo de liberdade de Aquário, gerando ciúme. Se Aquário souber contornar isso, não haverá obstáculos.

Escorpião com Peixes: Esta é uma relação para ser vivida e elaborada a cada novo dia. Escorpião, com sua energia, pode confundir inicialmente Peixes, intimidando-o. Com o tempo, de Peixes ensinar sua leveza a Escorpião, formarão um par perfeito.

AS AMIZADES

O escorpiano é fiel a suas amizades, conservando-as pela vida a fora, esforçando-se, inclusive, para promover eventos que possam congregá-los e reforçar os laços que os unem. Aprecia a diversão em conjunto e está sempre espalhando alegria e divertimento, pois sabe gozar a vida e quer aproveitá-lo sempre ao máximo. Deve tentar não ser tão possessivo e repartir seus amigos. Relevar eventuais desfeitas, pois as pessoas, de um modo geral, andam muito sensíveis e todos precisam contribuir para a harmonia comum. Empregar sua energia nisso.

O AMOR

A Mulher

Esta mulher é um mistério impenetrável. Oculta seus verdadeiros sentimentos por trás de uma aparência de bom humor e dignidade, mantendo-se protegida. Isso faz dela uma companhia perfeita para qualquer ambiente, embora não seja a mais agradável, principalmente quando resolve usar a ironia como arma. E excelente dona de casa, mas detesta os trabalhos considerados inferiores e não aprecia ser mandada ou cobrada por esse tipo de serviço. Sabe ser econômica nas despesas, desde que possa aproveitar isso em benefício próprio. Como anfitriã, desdobra-se para causar boa impressão, principalmente em relação à imagem de seu casamento. Se for preciso, sabe manter as aparências como ninguém. Para explorar ao máximo o seu potencial, um homem precisa incentivá-la e até indicar-lhe o melhor caminho a seguir. Quando isso acontece, ela revela um lado profissional extremamente competente e muita perseverança. Sua mente privilegiada e brilhante faz com que possa se adaptar a qualquer tipo de atividade. É sempre preocupada com a aparência, por isso sempre se mostra atraente e provocante. Usa seu charme com habilidade e é possessiva no amor, onde revela toda uma sensualidade quase que explosiva. As histórias fantásticas e os romances trágicos e mirabolantes exercem um fascínio todo especial em sua mente. Mantém-se atenta a tudo que acontece ao seu redor, sendo excelente amante por isso, embora um tanto exigente. Com freqüência toma decisões em nome do casal, principalmente nas questões do lar. Para chamar sua atenção, um homem precisa ser, antes de tudo, sofisticado, vestir-se bem, ser ambicioso e ter uma posição social de destaque. Para conquistá-la, é preciso, antes de mais nada, que ele demonstre o que poderá fazer pela felicidade dela. Depois, cercá-la de carinho, mimos e atenção e jamais, jamais mesmo, criticá-la em público. Na cama ela demonstra muita paixão, mas um parceiro mais atento vai sentir uma ponta de egoísmo na atuação dela, que se preocupa, antes de mais nada, com a própria satisfação. É preciso saber despertar nela o desejo de compartilhar o próprio prazer e se preocupar com a satisfação de sua companhia. Quem não conseguir isso com certeza vai se sentir usado por ela, que pode fazer do sexo uma arma poderosa.

O Homem

O escorpiniano é um homem prático. Tem um cérebro privilegiado e aplica todas as suas

faculdades mentais buscando simplificar ao máximo seu trabalho, maximizando resultados com um mínimo de esforço. Isso e a natural persistência, que pode beirar a teimosia, são armas importantes para ele se firmar como empreendedor em obras de vulto. Tudo isso, porém, quando influenciado negativamente, faz dele uma pessoa que procura sempre deixar para depois, o que não gostaria de fazer no momento. Sabe como ninguém perceber as injustiças, localizando e criticando problemas de toda ordem, abominando a impunidade e denunciando tudo aquilo que vê de errado. Todas essas lutas, na verdade, escondem a luta maior que ele trava a vida inteira contra ele mesmo. Não esquece nem perdoa e aprecia saborear a vingança friamente, por isso é um inimigo muito perigoso para qualquer um. Seu temperamento instável só começa a ser controlado a partir dos 39 anos. Ao entrar na casa dos 40 pode-se dizer que ele já tem suas paixões sob controle e se torna uma ótima companhia. Para chegar até seu coração, a mulher precisa ser original e audaciosa, primando pela beleza externa, já que isso tem um valor especial para ele durante a juventude. Só na maturidade ele aprende a valorizar o aspecto espiritual e interior das outras pessoas. Não se diz a um homem de escorpião que ele é amado: prova-se através do prazer que se proporciona a ele, que pode ir desde um simples café da manhã até um amanhecer na praia. O importante é cercá-lo de um clima constante de paixão, sem que isso implique em querer prendê-lo ou tolher sua liberdade. Na cama é um dos mais ativos e ardentes de todo o Zodíaco, mas precisa de uma parceira que seja hábil e sensível o bastante para valorizar seu desempenho e ao mesmo tempo dar um sentido à relação, uma vez que o escorpiano se prende demais ao prazer físico, esquecendo-se da verdadeira emoção. A mulher que fizer isso estará unindo o útil ao agradável e a insatisfação não fará parte do seu vocabulário.

O CASAMENTO

O escorpiano sempre espera muito do casamento, porque investe muito nele. Neste ano, deve manter essa filosofia em evidência, buscando na família o apoio e o incentivo para superar as eventuais dificuldades. Não deve se fixar tanto nas coisas materiais, imaginando que possa ser cobrado por isso pela sua família. Neste período, as pessoas estarão mais carentes de afeto, atenção e carinho do que conforto material. No sexo, não deve ser exigente, mas criar o clima propício para os momentos de intimidade, usando criatividade e sensualidade.

OS DECANATO

1° Decanato - 23 de outubro a 2 de novembro:

O nativo desse decanato tem os principais defeitos de seu signo abrandados, sendo o ciúme e a introversão os principais. Isso tira do escorpiano aquele caráter possessivo e ciumento, dando-lhe um refinamento especial, que torna sua personalidade magnética e invulgar. A capacidade de demonstrar as potencialidades e os dotes artísticos fazem desse nativo um artista, bastando-lhe descobrir sua vocação e sua linha de atuação para despontar como revelação em sua arte.

2° Decanato - 3 a 12 de novembro:

Nesse decanato, a ambição, a sede de poder, os impulsos e a agressividade são acentuadas e revelam-se em toda a sua plenitude. Não é uma pessoa fácil de se lidar, exigindo tato e cuidado para não melindrá-lo. É o tipo de pessoa que ninguém gostaria de ter como inimigo. Sua honestidade, sua capacidade de trabalho, a fidelidade e o senso prático e organizado fazem dele um dirigente eficiente e um pai de família zeloso, apesar de enérgico.

3° Decanato - 13 a 21 de novembro:

Convivem nesse nativo uma intrigante dualidade. De um lado, tende a ser extrovertido, alegre e otimista, mantendo sua ambição sob controle. Por outro, perde o equilíbrio de suas ações, cedendo ao apelo da sua própria ambição e querendo mais do que pode conseguir. O prestígio social e profissional são suas metas. No amor quer uma parceria capaz de ajudá-lo a subir socialmente.

O TRABALHO

Nos períodos de guerra é que os nativos desse signo se sobressaem, pela sua capacidade estratégica elevada, bem como sua dedicação à pesquisa e à análise detalhada dos assuntos, antes de chegar a uma decisão ou conclusão. Caracterizam sua passagem por grandes empresas pela sua atuação inovadora, inclusive na área científica e espiritual. Destacam-se nas seguintes atividades:

Emprego: podem se dar bem em empregos tão diversos como açougueiro, operário, antiquário ou agente funerário, desempenhando satisfatoriamente cada um deles.

Profissão: é nas profissões ditas estratégicas que se saem melhor, como pugilista, nadador, jogador de futebol, tenista, piloto de corridas, químico, farmacêutico, engenheiro, médico, arqueólogo, juiz, astrólogo, sexólogo, cirurgião e outras.

Carreira artística: sua percepção do mundo e das pessoas levam-nos a serem excelentes dramaturgos e críticos.

A FORÇA DOS ASCENDENTES

O Ascendente, signo em elevação no momento do nascimento, é o segundo signo, acrescentando qualidades e defeitos importantes que devem ser analisados e considerados. Conhecer seu ascendente e suas características pode levar a um entendimento melhor sobre si próprio, sendo de extrema importância para quem deseja a perfeição. Estas são as

informações básicas sobre os nativos de Escorpião e seu Ascendente.

Escorpião com ascendente em:

Áries: Importantes posições de posições de influência e poder surgirão para este escorpiano administrar. Utilizar a inteligência e o senso de justiça serão decisivos para o sucesso. Antes de exigir, esclareça o que deseja realmente das pessoas.

Touro: Esta combinação é altamente positiva para o escorpiano, dando-lhe força à energia e à inteligência.

Gêmeos: Se este escorpiano souber aproveitar seu potencial para incrementar sua popularidade, tornando-se mais acessível às pessoas, com certeza terá sucesso em tudo que empreender. Acreditar na sinceridade das pessoas será decisivo para isso.

Câncer: Misticismo e mediunidade terão um espaço muito importante na Era de Aquário, nas mãos de pessoas que sabem como tratar o assunto, como é o caso deste escorpiano. Na hora da dúvida, não hesita em consultar pessoas mais experientes.

Leão: Se este escorpiano investir em si mesmo, com certeza colherá tudo que plantou. Se não o fez até agora, este é o momento ideal para começar a fazê-lo. O Terceiro Milênio está aí e exigirá muitas mudanças e adaptações.

Virgem: Encontrar tempo para si mesmo poderá ser o grande problema deste escorpiano, se ele não souber dosar a atenção que dispensa às outras pessoas. Lembre-se de que para transmitir paz, é preciso que se esteja em paz.

Libra: A diplomacia será sua melhor arma. Com ela conseguirá superar obstáculos de toda sorte e fazer prevalecer sua vontade. Poderá, inclusive, contar com um golpe de sorte inesperado.

Escorpião: Esta fórmula tem tudo para dar certo. Características fortes, como a honestidade e a capacidade de organização serão de grande importância e trarão resultados, se direcionadas por um temperamento enérgico, mas justo, presente neste nativo.

Sagitário: O sucesso não é algo que este escorpiano tenha que perseguir com esforço redobrado. Seu grande desafio será preparar-se para as mudanças interiores que se produzirão nas pessoas, num tempo bem próximo. Começar a externar seus sentimentos pode ser o primeiro passo para isso.

Capricórnio: Energia, racionalidade e capacidade de trabalho são as chaves do sucesso deste escorpiano, que terá chances de mostrar seu valor e ser reconhecido. Investir mais em si

mesmo.

Aquário: Sucesso e reconhecimento popular virão, se este escorpiano controlar sua rebeldia e aceitar as pessoas da forma como são. As mudanças só acontecem na hora certa.

Peixes: Uma grande atração por atividades ligadas às artes vai marcar a vida deste escorpiano. Envolver-se nisso poderá ser a melhor maneira de superar suas deficiências e proporcionar às pessoas cores e alegria. Proporcionar isso pode ser o destino deste nativo.

COMO SERÁ O ANO PARA ESCORPIÃO

Neste ano, o escorpiano deverá estar alerta o tempo todo. Tudo o que lhe vier, de bom ou de mau, virá com força dobrada, afetando mais a ele que aos outros signos. Na parte favorável, ele se divertirá como nunca, encontrando o mundo disposto a participar de seus divertimentos. Aquelas festas e reuniões que ele adora acontecerão durante o período inteiro, fazendo-o imaginar que atingiu a felicidade perfeita, Como é um tipo que se preocupa muito pouco com o dia seguinte, ficará satisfeito e realizado. Terá constantemente companhia, será festejado e admirado e verá crescer seu círculo de amizades. Incapaz de cuidar de dinheiro, porém, a vida social o levará a gastos exagerados. Gastará o que tem e o que não tem, podendo acabar cheio de dívidas. O mesmo se dará com os amigos. A maioria deles será sincera e honesta, mas sempre aparecerão algumas aves de rapina, dispostas a se aproveitarem de tanta irreflexão e ingenuidade. A sorte do Escorpião é que sua candura sempre o fez encontrar gente disposta a auxiliá-lo e ele conseguirá encerrar o ano até com lucros, se tiver um mínimo de bom-senso. O nativo terá muita caridade este ano. Usará de sua capacidade de angariar dinheiro e se dedicará a obras humanitárias e serviços sociais, de acordo com suas tendências próprias. Mais uma vez, entretanto, é preciso alertá-lo contra os embusteiros, que procurarão tirar proveito de seu espírito desinteressado e altruísta. Como sua tendência é saborear as boas coisas da vida sem restrições, Escorpião deverá desenvolver um máximo de autocontrole, para não ser corrompido por quem sabe explorar suas fraquezas. A cada momento, terá que lembrar-se de que nada embrutece tanto as criaturas como o prazer, levando-as até a destruição. Escorpião só encontrará progresso e êxito quando aprender a hora certa de dizer não. Isso de viver fazendo concessões, assumindo compromissos alheios, exigindo ser o pagador de todas as contas, poderá levá-lo à bancarrota.

PEIXES ASPECTOS BÁSICOS

Período: 19 de fevereiro a 20 de março.

Dualidade: Negativo/Feminino/Yang.

O caráter Positivo/Negativo, ao contrário do que muita gente pode imaginar, não indica que um signo é melhor por ser positivo ou que outro é pior, por ser negativo. Um signo Masculino, em relação a um signo Feminino, nada tem a ver com o aspecto sexual. A dualidade indica uma forma de conseguir o equilíbrio das energias interiores, pois os signos podem ser ativos, dotando seus regidos de iniciativa, enquanto que os passivos tendem a aguardar o fluir dos acontecimentos. Esse posicionamento diante da vida é que caracteriza a dualidade. Sabendo como seu signo se posiciona diante da vida e do destino, cabe a você equilibrar esse posicionamento para obter o máximo possível de si e para si.

Planeta Regente: Lua e Netuno.

A Lua pode influenciar nos seguintes aspectos positivos: emotividade, paciência, receptividade, instinto, humor, sensibilidade, imaginação, memória, apego à família, instinto maternal. Já nos aspectos negativos, pode propiciar: credulidade, indecisão, misticismo, timidez, fantasia, inconseqüência, irracionalidade, teimosia impaciência e mau humor. Netuno, por sua vez, proporciona refinamento, inspiração, idealismo, imaginação, sensibilidade, sutileza, criatividade artística, senso estético apurado e espiritualidade, mas pode também levar ao misticismo, alienação, anarquia, caos mental, negligência, fraude, angústia e vícios.

Temperamento: fleumático.

Temperamento caracterizado pela impassibilidade, pela serenidade e pela lentidão.

Qualidade: Mutável.

Os signos mutáveis são representados pelos terceiros signos de cada um dos Elementos, que são Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes. Suas características marcantes são a capacidade de se adaptar a novas situações e a flexibilidade, que os torna versáteis e curiosos. A grande falha desses signos é a falta de perseverança e de definição clara de propósitos, precisando dominar a tendência a se tornarem dispersivos e desmotivados. Quando isso ocorre, desperdiçam o enorme talento que possuem em atividades sem qualquer direcionamento ou importância.

Dia da Semana: quinta-feira.

A timidez pode ser uma característica tão marcante sua que as pessoas não conseguem enxergá-lo de outra forma. Aprender a lidar com ela e garantirá sempre boas amizades e pessoas confiáveis ao seu redor. Não se deixe enganar, no entanto, com excesso de elogios ou atenções exageradas. Analisar muito bem as pessoas, pois sua timidez pode ser explorada pelos outros, como um ponto fraco seu. Não colocar o sucesso, a fama e o desejo de fortuna como objetivos supremos de sua vida, pois isso fatalmente aguçará seu egoísmo e o tornará manipulador e dissimulador. Também não exagerar na imaginação e não ter receito de eventuais dotes mediúnicos. Estudar o assunto para compreendê-lo, aceitá-lo e conviver com ele. Suas virtudes em evidência são um espírito questionador, a versatilidade e a rapidez de raciocínio. Explore-os em todos os momentos de sua vida. Por outro lado, a inquietação, a inconstância e a insegurança diante de seus desafios podem ser os maiores obstáculos em sua vida. Confie totalmente em você, mas não se esqueça de se manter aberto para as opiniões e sugestões alheias.

Cor: azul.

O Azul representa o infinito, a evolução espiritual e a verdade. Juntamente com o branco são as cores da Virgem Maria. Simbolicamente, resume o instrumento para o renascimento ou para a perfeição a ser alcançada, passando por momentos de provação e obstáculos aparentemente intransponíveis. Apresenta o desafio de dar ao infinito um sentido ou uma interpretação, aglutinando a tendência à dispersão daqueles que vagam por falta de objetivos e de determinação para alcançá-los. A prova a ser superada é essencial para o aprimoramento espiritual e conseqüente elevação. Para os nativos do signo governado pela cor, representa a ordem se sobrepondo sobre o caos. Para conseguir isso, o Azul dá a energia e aponta os caminhos e soluções.

Metal: platina.

As pessoas sob a influência da Platina são independentes e superiores, embora lutem todo o tempo para não deixar que isso lhes suba à cabeça. Algumas, porém, sem firmeza de caráter

ou com outras influencias em seu horóscopo acabam desenvolvendo um terrível complexo de superioridade. Sempre vão ter um particular e natural desentendimento com as pessoas influenciadas pelo Ouro, a quem tentam imitar, procurando pôr-se em pé de igualdade com elas, enquanto consideram as demais pessoas inferiores a eles. São pessoas de difícil convivência, pois se tornam exigentes e extravagantes, principalmente pelo fato de serem realmente superioras em muitos aspecto. Falham em não saber o que fazer com isso, no entanto. A questão parece ser simples: o brilho da platina não tem o calor do brilho do ouro e, mesmo sendo valiosa, não supera a popularidade daquele metal. Nisso reside a frustração das pessoas influenciadas pela Platina. Quando se apresentam evoluídas espiritualmente, sabem de suas limitações e exploram adequadamente suas virtudes, aliando-se às pessoas de Ouro, em quem buscam o calor que lhes falta. Ao reconhecer o seu verdadeiro valor, as pessoas de Platina ganham facilmente a admiração das demais.

Pedra: Hematita.

Jóias e peças feitas dessa pedra já foram localizadas em tumbas do Egito, em escavações na Babilônia e em ruínas da América Central, sempre ligadas a atividades religiosas ou místicas de alto grau de elevação. Isso já é o suficiente para se entender porque ela é a pedra do signo de Peixes. É uma pedra que apresenta um certo grau de dificuldade para ser polida, simbolizando seus influenciados. Não tem grandes preocupações espirituais, mas dá coragem e energia, protegendo contra os perigos e as doenças. Com freqüência peças trabalhadas de hematita podem ser confundidas com a pérola negra. Isso também reforça a natureza dúbia dos piscianos, que conseguem iludir com facilidade ou até mesmo assumir com facilidade outros papéis na vida. Simbolicamente, o pisciano é uma pessoa que pode e deve encontrar sozinha seu caminho e seu destino. Para isso precisa de coragem, disposição e saúde, coisas que sua pedra pode lhe oferecer.

Planta: bétula.

A Bétula é considerada pelos povos dos países frios como a Árvore Sagrada ou o eixo do mundo, utilizada nas iniciações dos xamãs ou curandeiros antigos. Posta no centro das tendas, ela saía por uma abertura no alto, simbolizando seu papel de canalizadora de energias do Sol e da Lua para a Terra e para as pessoas sobre as quais exercia sua influência. Ela ligação com os mistérios do céu é bem típica dos nativos de Peixes, que se deixam fascinar pelos mistérios sobrenaturais, que procuram entender e praticar. Utilizada em rituais mágicos de toda sorte, desde preparar um defunto para sua longa viagem, como atrair espíritos protetores para uma casa, a Bétula, antes de mais nada, simboliza o desconhecido, que é e sempre será o fascínio das pessoas de Peixes.

Paraíso Astral: 21/06 a 21/07.

Inferno Astral: 21/01 a 19/02.

Em Astrologia, Inferno não é tratado como um lugar onde os pecadores pagam seus pecados, em meio a tormentos, fogo, enxofre e espetos. O sentido de Inferno é o de uma jornada de afastamento em relação à Luz ou à evolução espiritual. Nesse sentido, o Inferno Astral, período zodiacal que antecede ao mês do seu aniversário, é o período onde o afastamento da luz faz com que os nativos de todos os signos mergulhem na escuridão astral, onde reina a total desorientação. Nesse período de transição, é importante buscar todas as influências e forças positivas do signo para minimizar os efeitos perniciosos dessa etapa. Toda e qualquer decisão importante deve ser evitada e deixada para ser tomada a partir do dia do aniversário. Aspectos como sorte, doenças, tormentos interiores e as mais diversas manifestações que visam explorar as fraquezas ocorrem nesse período. O fortalecimento deve ser buscado nas influências que regem o signo, como a pedra, o metal, o perfume, a planta e tudo o mais que puder anular efeitos negativos. Em compensação, seis meses após o seu aniversário, ocorre o período do Paraíso Astral, representado por um estado de graça total e em todos os sentidos. Nesse tempo, a força e a influência dos astros atingem o ponto máximo sobre o signo, beneficiando-o em tudo que empreender.

O PISCIANO

Para reconhecer um pisciano, olhe para seus pés. Devem estar cruzados, usando sapatos elegantes, mas de um modelo incomum, sandálias ou descalços. Isso é parte de uma elegância despojada própria dos nativos desse signo, que tanto ficam charmosos num traje de grife quanto com uma composição improvisada, feita de última hora, freqüentemente tecidos brilhantes ou veludo. Há, no olhar do pisciano, um encantamento e um brilho que extravasam ternura e sensibilidade. Muitas vezes usam os cabelos para manifestar suas características de ser místico ou desapegado das coisas materiais. Pode ser um corte diferente ou um penteado novo.

A PERSONALIDADE

O pisciano é a emoção oculta por trás de uma aparência enigmática, meio ambígua, ora triste, ora alegre, ora as duas coisas ao mesmo tempo. A realidade é algo subjetivo para eles, permanentemente com a emoção à flor da pele. Essa emoção, longe de denotar fragilidade, porém, é uma emoção forte, capaz de comover e de tocar o coração mais duro e enternecer com uma facilidade tremenda. É difícil ficar junto de um pisciano sem sentir o valor que ele dá às coisas positivas, à felicidade, ao amor e à arte de um modo geral, contribuindo decisivamente para que essas coisas todas sejam valorizadas nas pessoas tanto quanto ele a valoriza em si. Mesmo diante dos maiores empecilhos, um pisciano é capaz de realizações que surpreendem os mais otimistas dos signos. Isso pode parecer que possui um alto grau de independência, coisa que não é verdade. Há um grande potencial nele, mas não é algo que aflora espontaneamente. O pisciano precisa de estímulo e de apoio para render o melhor de si e explorar todas as suas capacidades, da mesma forma como apóia os amigos que precisam de sua força ou de sua ajuda. Normalmente, nenhum deles enfrentará sozinho um problema,

se ele tiver conhecimento disso.

AS RELAÇÕES

Qualquer pisciano que se interesse por astrologia e que lê com freqüência publicações sobre o assunto poderá dizer de cadeira que seu signo tem uma afinidade muito grande com os outros signos do elemento Água, como Câncer e Escorpião. Sendo um ser místico por natureza, com certeza discorrerá sobre essas afinidades com muita propriedade, embasado em tudo aquilo que leu. Indo adiante, falará sobre a compatibilidade entre seu signo e os signos do elemento Terra, que são Touro, Virgem e Capricórnio. Ao chegar nas pessoas do signo do Fogo, que são Áries, Leão e Sagitário, o pisciano ressaltará as dificuldades que podem advir desse relacionamento, que pode ser tão complicado como com as pessoas do elemento Ar, geminianos, librianos e sagitarianos. Sendo um expert nesses assuntos, o pisciano sabe discernir bem o que significa uma afinidade e o que é uma impossibilidade. Afinidades podem tornar um relacionamento mais favorável, tanto quanto podem nada influir nele. Da mesma forma, a inexistência aparente de afinidades não significa uma impossibilidade, simplesmente porque tudo, na natureza, é harmônico e mesmo o que é antagônico pode ser visto como complementar, dependendo do ponto de vista. Na natureza, a Terra precisa da Água para gerar vida, que sem a luz e o calor do Fogo, tanto quanto do Ar, não pode sobreviver. O Fogo pode calcinar e matar a Terra, tanto quanto pode purificá-la. A Água tanto pode apagar o Fogo, quanto pode se aquecer nela. Assim, falar em impossibilidades é negar a harmonia da natureza. Buscar parceiros, independente do signo, é um ato de inteligência, maturidade e bom senso. Afinidades podem facilitar o relacionamento e isso o pisciano pode buscar também em pessoas do seu signo ascendente e também, no signo polar de Peixes, que é Virgem. A existência de afinidades indica que arestas iniciais já se encontram aparadas e que existe uma empatia muito grande entre pessoas ligadas por elas. Em outros casos, há uma simpatia à primeira vista, como resultado de uma afinidade mais velada ou mais sutil. Finalmente, pode acontecer de ocorrer uma antipatia inicial muito grande, mas mesmo esta deve ser enfrentada e combatida, pois acontece entre os signos como uma espécie de barreira inicial a ser derrubada.

RELACIONAMENTO COM OUTROS SIGNOS

Peixes com Áries: Áries é energia. Seu lado agressivo intimida Peixes que não suporta esse tipo de coisa. Sua docilidade, no entanto, pode cativar e manter a agressividade de Áries sob controle. A questão será Áries conter seu gênio e Peixe tornar-se um pouco mais agressivo.

Peixes com Touro: Um dos grandes problemas de Peixes é manter-se fiel a uma só pessoa. Touro não tolera a infidelidade e jamais perdoará um deslize, por menor que seja. Assim, sabedores dos empecilhos, nada impede que ambos encarem de frente o desafio e, com respeito, paciência e amor, construam uma vida a dois solidamente embasada e feliz em todos os aspectos.

Peixes com Gêmeos: Esses dois signos não estabelecem um relacionamento, mas, sim, uma sociedade que se mantém firme e sólida em função de algum elo comum entre eles. Podem ser da mesma profissão ou podem ter filhos logo cedo e isso os manterá unidos. Haverá, porém, inquietação demais entre os dois e estarão sempre na janela, olhando a vida lá fora e desejando aproveitá-la.

Peixes com Câncer: Há tantas afinidades entre esses dois signos sentimentais e visionários, que podem se unir e dar certo. Pode acontecer que percebam, de repente, que nada acrescentam um ao outro. Nos dois casos, apenas a maturidade e o diálogo podem prevenir esse tipo de coisas.

Peixes com Leão: O grande problema a ser enfrentado por essa dupla e a fragilidade de Peixes, que acabará sendo sufocado pela exuberância de Leão. Por outro lado, essa fragilidade pode despertar o lado carinhoso de Leão, que usará de todo o cuidado para não ferir ou machucar.

Peixes com Virgem: Sendo dois signos complementares, um trás para a relação o que o outro não tem. A tendência a exagerar os defeitos um do outro, porém, pode ser um dificultador muito grande, exigindo maturidade, bom senso e respeito para dar certo.

Peixes com Libra: Nesse encontro, romantismo é o que não faltará e ambos se sentirão totalmente à vontade para liberar suas mais íntimas fantasias e realizá-las. Para ser completo, Libra terá de refrear seu desejo de liberdade e Peixes deverá sair um pouco mais de si mesmo e doar-se mais à outra pessoa.

Peixes com Escorpião: Esta é uma relação para ser vivida e elaborada a cada novo dia. Escorpião, com sua energia, pode confundir inicialmente Peixes, intimidando-o. Com o tempo, de Peixes ensinar sua leveza a Escorpião, formarão um par perfeito.

Peixes com Sagitário: O sentido prático e o entusiasmo de Sagitário não podem ser limitados por nenhuma espécie de condição. Aliás, essa relação fica mais sólida quando Sagitário impõe os limites e as regras. Caso contrário, Peixe pode terminar falando sozinho ou Sagitário anulando-se e perdendo todo o seu entusiasmo.

Peixes com Capricórnio: Boa parceria nos negócios e nas sociedades em geral, onde a segurança de Capricórnio pode ser a base para as ações empreendedoras de Peixes. No amor, haverá necessidade de uma motivação mais espiritual do que física para mantê-los unidos. Se Capricórnio tiver Peixes como seu ascendente, a união entre esses dois será perfeita.

Peixes com Aquário: Este é um relacionamento para ser cuidado com extremo carinho

pela sua fragilidade, possível apenas a pessoas maduras e de bom senso. Jovens poderão viver um relacionamento intenso e marcante, mas dificilmente duradouro. Um elo comum poderá mantê-los juntos, mas, mesmo assim, continuará sendo uma relação delicada e frágil.

Peixes com Peixes: A situação entre um casal de Peixes é muito delicada e depende muito dos signos ascendentes de ambos, que precisam combinar-se para um perfeito entendimento e para o sucesso da relação. Como detestam preocupações, o grande erro será cada um tentar jogar as responsabilidades sobre o outro, sem que cheguem a ponto algum.

AS AMIZADES

O pisciano é um amigo maravilhoso, sempre disposto a ceder seu tempo e sua dedicação para um amigo em necessidade, indo, muitas vezes, além do que seria de se esperar de alguém, numa situação dessa. Seu envolvimento é total e não descansa enquanto não encontrar uma solução favorável para a situação. Sem abrir mão de sua natureza amistosa e prestativa, o pisciano deve tentar ajudar-se primeiro, resolvendo seus problemas particulares e seus conflitos interiores, antes de tentar resolver os de seus amigos. Apenas em paz consigo mesmo ele poderá se sentir completo e apto a ajudar os outros. Não permita que se aproveitem de sua bondade e muito cuidado com pessoas inescrupulosas.

O AMOR

A Mulher

O grande defeito da pisciana é seu pessimismo, que empana o brilho de sua determinação infatigável. Está constantemente tensa e sofre por antecipação, o que a mantém triste e aflita. Jamais dorme enquanto os filhos não chegam e estão sempre esperando que algum tipo de tragédia aconteça. As questões financeiras preocupam-na sobremaneira. E ordeira e dedicada como dona de casa, combinando muito em os aspectos úteis e práticos com a decoração de sua residência. Gosta de manter tudo em ordem e detesta ser desobedecida, mesmo nas pequenas coisas, podendo chegar irracionalmente à histeria por um nada, quando se descontrola. Com isso inferniza não apenas sua vida, mas a dos que a cercam. Quando consegue dominar seu lado melodramático, é uma mulher de grande sensibilidade, vaidosa e cuidadosa de sua aparência, preocupada com o marido e com a felicidade dos filhos. É capaz de atos abnegados, como cuidar de um inválido por muito tempo, sem reclamar ou maldizer a sorte. Espera da vida algo mais e vive acreditando e apostando nisso com convicção, como se apenas a esperança a satisfizesse. Conquistá-la pode não ser uma tarefa tão fácil quanto parece, pois sob sua aparente fragilidade se esconde uma mulher cheia de energia e determinação, capaz de enfrentar desafios de toda sorte. No fundo é sentimental e quem souber valorizá-la e dar-lhe amor e segurança com certeza terá seu coração. Só que antes de qualquer tentativa mais íntima, é importante ganhar a sua confiança. A maneira dela seduzir é sugerir apenas suas intenções e seu desejo e deixar que o parceiro faça a interpretação. A

pisciana precisa ser ouvida com atenção sempre que precisar desabafar e para mantê-la apaixonada o homem deve surpreendê-la sempre que possível. Uma de suas coisas favoritas é um passeio a um local excitante. Tirá-la de seu reduto, o lar, faz com que ela manifeste toda a sua sensualidade. Ao fazer isso, vai se descobrir o quanto é explosiva e voraz no aspecto sexual. Nesses momentos, para explorá-la ao máximo e levá-la à loucura, o homem deve assumir o comando e brindá-la com as carícias mais loucas e excitantes. Depois é só deixar por conta dela e se surpreender com suas ações.

O Homem

O pisciano não se adapta facilmente a novas situações, por isso deve analisar muito bem suas decisões, porque elas tendem a ser definitivas. Na escolha de um emprego, por exemplo, devem se certificar de que há possibilidade de uma carreira nele. Isto porque, caso o emprego não o satisfaça, é possível que não saia dele justamente pelo temor de enfrentar a mudança. Por esse motivo é que se sentem atraídos pelos cargos públicos. Possui uma memória invejável, é muito perceptivo e atento, quanto aos seus interesses pessoais. Aplica-se no trabalho e se deixa envolver por situações que o excitem ou lhe dêem prazer, sendo muito emotivo. Pela sua natural insegurança, dificilmente toma decisões por si mesmo, preferindo que alguém faça isso por ele. Por esse motivo, precisa de uma mulher forte, que assuma as responsabilidades e cuide de seus compromissos. Desenvolvem uma relação toda especial com suas secretárias, de quem são totalmente dependentes. Não raro ele se casa com a própria secretária, governanta e até mesmo com a própria empregada doméstica, quando ela é do tipo que assume todas as obrigações de uma casa. Conquistá-lo pode não ser difícil, se a mulher compreendê-lo e souber se portar, dando-lhe a segurança que precisa para ele se soltar e realizar-se no trabalho. Conhecer seus gostos é um dos primeiros passos, pois ele, mais do que ninguém, gosta de um agrado e de ter tudo à mão. Na verdade, para um pisciano pensar em amor, é preciso que a mulher tire dele todas as preocupações, deixando-lhe apenas a principal, que é a de agradá-la. É o tipo de homem para mulheres com vocação para eles, pois cobram atenção e aparentemente retribuem muito pouco. É honesto, trabalhador e muito fiel, não dando margens a dúvidas ou preocupações nesse sentido. Todo sacrifício que uma mulher fizer por ele será recompensado na cama, onde ele sabe se comportar e sabe retribuir. Mas, mesmo aí, para provocá-lo e fazê-lo agir, antes é preciso aquecê-lo, seduzindo-o e envolvendo-o. Conseguindo acendê-lo, a mulher pode ter certeza que ele dará mostras de toda a sua criatividade e de toda a sua gratidão, surpreendendo-a com um desempenho poucas vezes igualado pelos nativos dos outros signos do Zodíaco.

O CASAMENTO

A mulher de Peixes corre um risco enorme no casamento, de anular-se completamente pela pessoa amada. Quando encontra pela frente um signo que reconhece isso, como Leão, a sua felicidade é completa, pois recebe na mesma medida em que dá. Se encontrar um signo egoísta, vai aprender mais uma vez do modo mais difícil: na própria carne. Ternos e afetuosos, os piscianos, de um modo geral, não oferecem dificuldade de convivência para nenhum dos

outros signos, se aceitarem seu modo de ser, atentos a coisas mais interessantes e gratificantes do que os afazeres domésticos. Como pais são excelentes companheiros, tratando seus filhos, desde a mais tenra idade, mas tendendo a mimá-los um pouco.

OS DECANATOS

1° Decanato - 10 a 29 de fevereiro:

O pisciano desse decanato tem um apego todo especial à liberdade e isso lhe dá um certo direcionamento na vida, bem como um pouco de pragmatismo em sua vida um tanto marcada pela indecisão. O caráter sonhador pode levá-lo a aceitar tarefas além de suas forças, que ela terá realizar por puro heroísmo, mas até onde suas forças suportarem. O desânimo será sempre seu maior inimigo e, para vencê-lo, precisa e aliar a pessoas fortes e determinadas.

2° Decanato - 1 a 10 de março:

Nesse decanato, as virtudes e defeitos do pisciano ficam bem evidenciadas e somente a custa de muita disciplina e treinamento pessoal poderá impor um ritmo adequado a sua vida. A busca pelo equilíbrio é sua forma de ser reconhecido e apreciado pelas outras pessoas, mesmo que para isso ele precise sacrificar sua sensualidade, nem sempre muito bem entendida.

3° Decanato - 11 a 20 de março:

A inclinação do pisciano pelos assuntos esotéricos e místicos fica bem evidenciada nos nativos desse decanato, já que isso representa sua forma de fugir à realidade. Sua percepção extrasensorial é muito aguçada, embora nem sempre saiba lidar muito bem com isso. No amor procura uma imagem de sonho, que jamais encontra na realidade.

O TRABALHO

Os nativos de Peixes se dão bem em todas as atividades que envolvam seu elemento, a Água, ou que exijam manifestação de senso artístico e estético. Tudo que se relacione a sentimentos e sensações também terá nesse nativo um profissional interessado em dar o melhor de si. A falta de persistência e a retração provocada pela competitividade do meio artístico são os únicos empecilhos entre eles e o sucesso. Podem se sair bem em:

Empregos: todos ligados à água, como pescador, mergulhador, vendedor de peixe ou de artigos de pesca.

Profissão: atividades ligadas ao mundo da arte, como bailarino, instrutor de ginástica, cenógrafo, além de marinheiro, oficial de embarcação, piscicultor, agricultor, floricultor,

armador, industrial do ramo da pesca, psicólogo, psicanalista, astrólogo e astrônomo.

Carreira Artística: nas artes eles se saem bem como atores, músicos, artistas plásticos e diretores de arte e criação.

A FORÇA DOS ASCENDENTES

O Ascendente, signo em elevação no momento do nascimento, é o segundo signo, acrescentando qualidades e defeitos importantes que devem ser analisados e considerados. Conhecer seu ascendente e suas características pode levar a um entendimento melhor sobre si próprio, sendo de extrema importância para quem deseja a perfeição. Estas são as informações básicas sobre os nativos de Peixes e seu Ascendente.

Peixes com ascendente em:

Áries: O sucesso virá em decorrência do trabalho, exigindo doses extras de energia e de força de vontade. O único empecilho pode ser a indecisão nos momentos críticos. Confiar na intuição e na sorte nesses momentos.

Touro: Este pisciano está sempre à vontade, firmemente preso à terra, sem se descuidar das coisas que lhe dizem respeito e que lhe agradam. O senso prático será decisivo para o seu sucesso em qualquer situação.

Gêmeos: Preocupar-se com o lado profissional e com a carreira será altamente positivo, mas não deverá, com isso, sacrificar o aspecto emocional. O amor pode ser a mola mestra de muitas de suas decisões.

Câncer: Deve consolidar seu lado profissional, para que possa dar a sua família toda a atenção e o conforto que ela merece. Se não for um ser completo, não terá como completar outros. Dialogar com a família vai ser de grande valia.

Leão: Com a autoconfiança que lhe é característica, este pisciano não encontrará obstáculos para seus projetos, bastando executá-los com determinação e perseverança. Se desenvolver algum trabalho específico, com certeza terá o reconhecimento.

Virgem: Disciplinando suas emoções e seu misticismo e racionalizando mais seus problemas é a fórmula para este pisciano encontrar seu verdadeiro caminho. A sorte estará do seu lado.

Libra: Aproveite o tempo para aprofundar seus conhecimentos e sua carreira profissional ao mesmo tempo. O que investir agora retornará no futuro com juros.

Escorpião: Enfrentar a confusão interior e fincar pé na realidade é o desafio deste nativo. A confiança na própria capacidade estará na raiz de seu sucesso, se conseguir superar a negatividade.

Sagitário: Este pisciano precisará definir seus objetivos e aceitar, ainda que temporariamente, sacrificar um pouco de sua liberdade para retomá-la no futuro, da forma como sempre desejou.

Capricórnio: A indecisão natural será mantida sob controle e a ambição e a persistência darão a medida do seu sucesso. Nada poderá superar sua vontade.

Aquário: Para que tudo flua corretamente, a natureza extrovertida, o idealismo e o gosto pela aventura deverão ser canalizados para atividades produtivas. Confiar em si e na sorte.

Peixes: Se ao longo dos anos este pisciano desenvolver algum trabalho ligado à área artística, pode esperar um sucesso e um reconhecimento como jamais sonhou.

COMO SERÁ O ANO PARA PEIXES

O nativo de Peixes não possui a fibra dos grandes lutadores e dificilmente será visto abraçando altos ideais, cheios de altruísmo; bem no íntimo, seu lema é viver e deixar que os outros vivam. Ama o conforto, a segurança e, acima de tudo, a própria paz. Ninguém se iluda, imaginando que é por bondade que se mostra satisfeito com a felicidade e o progresso alheios. A realidade é que ele sabe muito bem que as pessoas prósperas e felizes não irão perturbá-lo com seus problemas. Isso faz de Peixes o signo talhado para encontrar a felicidade e a alegria, mais do que qualquer outro. Acredita piamente que nada custa às pessoas serem boas umas para as outras e por isso vai sentir-se em sua atmosfera predileta, neste ano, quando a tônica geral será a boa vontade. Não sendo por índole um desmancha-prazeres, verá com tolerância tudo o que acontecer de bom e até mesmo os excessos que não o perturbem em demasia. Positivamente, não é um disciplinador. Poderá sofrer de alguma irritação, quando o ambiente for festivo ou barulhento demais. Todavia, saberá mostrar seu desagrado sempre de modo cortês, de forma a não desapontar e muito menos ofender alguém. Seu grande problema, este ano, será o excesso de confiança. Levado pela generosidade que afetará todos os signos, verá a situação muito melhor do que é na realidade e precisará como nunca de seu realismo característico, para conter-se e não se fazer de avalista ou de fiador para todos os que lhe pedirem.

LOURIVALDO PEREZ BAÇANO MAGO DAS LETRAS

Atividades:

Professor de primeiro, segundo e terceiro grausBancário aposentadoInstrutor de Treinamento ProfissionalEscritor: poeta, contista e novelistaCompositor letristaTradutorPalestrante: Redação Criativa e O Processo Criativo

Publicações:

Publicou em 1996 a novela rural Sassarico, sobre o fim do ciclo do café, início da rotação de culturas (soja e trigo) e surgimento dos bóias-frias

Publicou em 1998 o livro de poemas Alchimia e em 1999 o livro Redação Passo a Passo.

Escreveu mais de 800 textos, publicados em sua maioria, sobre os mais diferentes assuntos, como: romances, erotismo, palavras cruzadas, charadas, passatempos, literatura infantil, passatempos infantis, horóscopos, esoterismo, simpatias populares, rezas, orações, intenções, anjos, fadas, gnomos, elementais, amuletos, talismãs, estresse, manuais práticos, religião e livros de bolso com os mais diversos temas, letras para músicas.