sexta-feira 13 abril de 2012 · jornal de ... · grande no auditório com este ciclo de con- ... de...

20
Sexta-feira 13 Abril de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1796 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell Lisboa Crianças vão experimentar um Dia com Silêncio CUSTO ZERO PÁGINA 02 Livros e leitura são os ingredientes principais de actividades ‘low cost’ DESPORTO PÁGINA 08 Benfica visto como Golias no encontro de amanhã com o Gil Vicente Rendimento mínimo passa a ter contrato de 12 meses Reformulação das regras vai gerar poupança de 70 milhões de euros, garantiu ontem o Governo. Ex-ministro da Saúde defende Maternidade Alfredo da Costa PUB GRANDE LISBOA PÁGINA 03 ACTUALIDADE PÁGINA 04 ACTUALIDADE PÁGINA 06 Tributo a Michael Jackson chega aos Coliseus ARTE & LAZER PÁGINA 10 Arguido DESPORTO PÁGINA 08 Vice-presidente do Sporting, Paulo Pereira Cristóvão, é arguido por suspeitas de denúncia caluniosa qualificada e suspendeu o mandato. JOÃO TRINDADE/RECORD Rihanna confessa estar à procura de um novo amor FAMA & TV PÁGINA 12 Lisboa e Porto são palco de concerto solidário de Aurea ARTE & LAZER PÁGINA 11 PUB

Upload: ngodan

Post on 08-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sexta-feira 13 Abril de 2012 · Jornal de ... · grande no auditório Com este Ciclo de Con- ... de Coimbra e do Porto. 10 ... grandes pilares da estraté-gia da Câmara Municipal

Sexta-feira 13 Abril de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1796 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

Lisboa

Crianças vão experimentar um Dia com Silêncio

CUSTO ZERO PÁGINA 02 Livros e leitura são os ingredientes principais de actividades ‘low cost’

DESPORTO PÁGINA 08

Benfica visto como Golias no encontro de amanhã com o Gil Vicente

Rendimento mínimo passa a ter contrato de 12 meses Reformulação das regras vai gerar poupança de 70 milhões de euros, garantiu ontem o Governo.

Ex-ministro da Saúde defende Maternidade Alfredo da Costa

PUB

GRANDE LISBOA PÁGINA 03

ACTUALIDADE PÁGINA 04

ACTUALIDADE PÁGINA 06

Tributo a Michael Jackson chega aos Coliseus

ARTE & LAZER PÁGINA 10

ArguidoDESPORTO PÁGINA 08

Vice-presidente do Sporting, Paulo Pereira Cristóvão, é arguido por suspeitas de denúncia caluniosa qualificada e suspendeu o mandato.

JOÃO TRINDADE/RECORD

Rihanna confessa estar à procura de um novo amor

FAMA & TV PÁGINA 12

Lisboa e Porto são palco de concerto solidário de Aurea

ARTE & LAZER PÁGINA 11

PUB

Page 2: Sexta-feira 13 Abril de 2012 · Jornal de ... · grande no auditório Com este Ciclo de Con- ... de Coimbra e do Porto. 10 ... grandes pilares da estraté-gia da Câmara Municipal

6ª Feira · 13 de Abril de 201202 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptCusto Zero

Os livros, a leitura e a literatura ganham voz nos próximos dias

CONCERTO DE TRIBUTO

Jimi Hendrix no Hard Rock Cafe

No próximo dia 15 de Abril, realiza-se um

concerto muito especial de tributo a Jimi Hendrix, no Hard Rock Cafe Lisboa. O espectáculo tem entrada livre e é assegurado pela banda O Bom, o Mau e o Vilão. A campanha conta ainda com a venda de mer-chandising alusivo ao mú-sico. A linha Signature Se-ries29 de edição limitada é composta por pin e t-shirt.

LITERATURA

Para ler mais um pouco por todo o ladoAbril é o mês do livro e da leitura. É o mês em

que se celebra o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Au-tor (a 23). É também o mês da Feira do Livro, que este ano abre as portas no dia 24. As Bibliotecas Municipais de Lis-boa, associam-se a esta festa e promovem pelo segundo ano consecutivo o programa Ler em Todo o Lado. Promover a leitura é o principal objectivo deste programa, que invade bibliotecas, mas também ruas, praças e jardins, com histó-rias, maratonas de leitura e uma arruada da leitura, mar-cada para o dia 21. A entrada é sempre livre.

Hoje, há Noites de Encan-tar II, na Biblioteca Camões. Em plena sexta-feira 13, com a lua em quarto minguante, encontramos histórias e sur-

No mês em que se celebram várias formas de literatura, há programas para todas as idades e gostos, onde o livro é o ingrediente principal. Também o Dia Mundial da Voz ganha protagonismo, com várias iniciativas entre as quais um rastreio gratuito no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. POR FILIPA ESTRELA

CONFERÊNCIA

Portuguesas com P grande no auditório Com este Ciclo de Con-ferências, os Amigos dos Castelos querem dar a conhecer algumas perso-nalidades femininas que se destacaram na História Portuguesa, com ênfase para os últimos 150 anos. Assim, no dia 16, às 18h, Isabel Lousada é a convi-dada presente no auditó-rio dos Amigos dos Castelos. A historiadora e investigadora tem tra-balhos publicados sobre Maria de Lourdes Braga de Sá Teixeira, a primeira aviadora portuguesa.

PALESTRA

Alterações do clima no Bar das ciências O Institut Français du Portugal organiza mais um Bar das Ciências, com a conferência-debate O Homem Face às Alte-rações Climáticas: O que nos Ensina a Paleoclima-tologia?. O evento é grátis e decorre a 19 de Abril, às 19h.

ENCONTRO

Conheça os vários céus nocturnos Hoje, pelas 21h30, celebra-se o Dia Mundial da Astronomia, no Plane-tário, com uma palestra de Guilherme de Almeida dedicada à sistematização do céu e aos seus diferen-tes aspectos segundo o local e a data de obser-vação. Entrada livre.

DE

BORLA

presas para crianças dos 4 aos 8 anos. A 18 e a 27 de Abril, às 10h30 e às 14h, realizam-se maratonas da leitura, que con-vidam os alunos das escolas do 1º ciclo a ler em jardins, quiosques, praças, mercados e comércio local. Para 21 de Abril está agendada a arrua-da da leitura a partir das 15h.

Do Chiado ao Rossio, os lei-tores e os livros vão estar em festa com os Grupos de Per-

cussão e Gaita de Foles por Paradiddle e

Bombrando e os alunos do Curso de Interpretação da EPI. Há ain-da um ponto de bookcrossing no Chiado, três pon-

tos de venda de livros infantis e per-

formances.

Uma arruada da leitura e duas

maratonas da leitura fazem parte

da programação

PUB

SAÚDE

Cuide da sua voz com um rastreio

No âmbito das come-morações do 10º Dia

Mundial da Voz, o Serviço de Otorrinolaringologia, Voz e Perturbações da Co-municação do Hospital de Santa Maria oferece um rastreio da voz, de 16 a 20 de Abril, entre as 8h30 e as 13h. Marcações através do e-mail [email protected] ou de SMS para 96 13 75 000 (voz/nome/te-lefone de contacto).

DR

DR

Page 3: Sexta-feira 13 Abril de 2012 · Jornal de ... · grande no auditório Com este Ciclo de Con- ... de Coimbra e do Porto. 10 ... grandes pilares da estraté-gia da Câmara Municipal

6ª Feira · 13 de Abril de 2012 · 03

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Lisboa

CASCAIS

Autarquia instala novas ilhas ecológicas no município

A Câmara de Cascais e a Empresa Municipal de Ambiente de Cascais estão a instalar novas ilhas ecológi-cas. Ao todo serão 528 as ilhas que vão poder ser utilizadas pela população. O projecto chega agora a Cascais, depois de ter pas-sado pelo Estoril, onde foram instaladas 25 novas ilhas.

CASCAIS

Escolas de Cascais recebem projecto Agarra a Vida Arrancou ontem em Cascais a edição 2012 do Tour Agarra a Vida. Este projecto vai per-correr as escolas do municí-pio e tem o objectivo de sen-sibilizar os jovens a terem estilos de vida positivos e saudáveis. A iniciativa tem o apoio da Câmara de Cascais e da Associação dos Patins e terá a participação da equipa da Geração C, que irá promo-ver projectos para a juven-tude do município.

CULTURA

Arquivo de Lisboa inaugurou exposição sobre hospitais Vida Interrompida é o título da exposição fotográfica que foi inaugurada ontem no Arquivo Nacional de Lisboa. A sessão de abertura contou com a apresentação da Profª. Isabel do Carmo. Os autores do evento são Isabel Nery e Marcos Borga e a exposição está aberta até dia 25 de Maio. As fotografias expostas foram tiradas em alguns hospitais de Lisboa.

LISBOA

Cidade volta a acolher iniciativa sobre maternidade

A edição 2012 das Conversas com Barriguinhas está de volta a Lisboa. Este espaço de esclarecimento sobre temas relacionados com a maternidade vai acontecer amanhã no Dolce Vita Tejo, às 15h. Presentes estarão futuros pais e ainda alguns especialistas. A iniciativa irá depois percorrer outros pon-tos do País, como as cidades de Coimbra e do Porto.

10 SEGUNDOS

Livro em Festa no Seixal. O Jardim do Fogueteiro, em Amora, recebe entre

13 e 29 de Abril, a 7.ª edição do Livro em Festa.

O encerramento da Ma-ternidade Alfredo da

Costa (MAC) continua a dar que falar. Desta vez foi o ex- -ministro da Saúde, Correia de Campos, que se pronunciou so-bre o assunto em entrevista à agência Lusa, defendendo aque-la unidade de saúde e dizendo existirem outras soluções que não o fecho. O agora eurodepu-tado defendeu a MAC ao refe-rir que esta deveria continuar «nem que seja como forma de pressão» para a construção do Hospital Oriental de Lisboa, considerando-o «economica-mente mais vantajoso». Este novo hospital foi programado para acolher S. José, Santa Marta, Capuchos, Curry Ca-bral, D. Estefânia e MAC.

Correia de Campos critica O ex-ministro não entende o ac-tual detentor da pasta da Saú-de, Paulo Macedo, quando este disse não ter verbas para a construção do novo hospital: «as rendas dos estabelecimen-

SAÚDE Outras soluções foram estudadas, mas encerrar a unidade nunca foi uma delas

Ex-ministro da Saúde defende Maternidade Alfredo da CostaPara Correia de Campos é a melhor maternidade do País e defende a sua continuidade.

DESTAK [email protected]

PEDRO CATARINO

tos que compõem o Centro Hospitalar de Lisboa Central e o desperdício que resulta do facto de estar tudo disperso, são as contas com que deve ser feita», afirmou. Desta forma, Correia de Campos advoga a transferência da MAC para o futuro Hospital de Todos-os- -Santos, na zona oriental. En-quanto teve a tutela, Campos

pensou noutras soluções, mas nunca no fecho da maternida-de: «seria um desastre, o valor mais importante que ali está é a capacidade das equipas». On-tem, a RTP noticiou que o pre-sidente da Câmara de Lisboa viu cancelada uma visita à MAC quando ia a caminho, por alega-das ordens da ARS à direcção, facto já desmentido pela CML.

Para Correia de Campos, fechar a MAC só com o Hospital de Todos-os-Santos aberto, para a acolher

Para domingo está marcada nova concentração na MAC em protesto ao ence-rramento, que deverá acontecer até 2015

Operações de limpeza já terão sido concluídas

O derrame de óleo que ocorreu junto às insta-

lações da Lisnave já terá sido resolvido, de acordo com fon-te da Polícia Marítima de Se-túbal à agência Lusa. O aci-dente, ocorrido na passada quarta-feira, deu-se quando o navio Karma se preparava para atracar no estaleiro. O embate contra a muralha do estaleiro provocou um rombo no casco, que resultou num derrame de 15 mil metros cú-bicos de óleo hidráulico. Os

AMBIENTE

mecanismos de combate à po-luição da Lisnave e dos portos de Setúbal e Sesimbra foram accionados de imediato, evi-tando consequências ambien-tais mais problemáticas e di-fíceis de prever. Humberto Bandeira, porta-voz da Lisna-ve, confessou à agência Lusa que caso esta situação tives-se ocorrido noutro local, co-mo no porto de Setúbal, o de-rrame teria sido mais difícil de conter, já que na Lisnave existem todos os meios ne-cessários à prevenção e com-bate de um caso deste tipo. O capitão do porto de Setúbal, Lopes Costa, já terá ordena-do uma investigação as cau-sas do acidente.

Acidente deu-se quando o navio Karma se preparava para atracar

FRANCISCO PARAÍSO/CM

Novas regras para a edição deste ano do OP

Já está em marcha a 5ª Edição Orçamen-

to Participativo de Lisboa (OP), que conta este ano com algumas novidades, como o alargamento do pe-ríodo de votação. Este tem--se afirmado como um dos grandes pilares da estraté-gia da Câmara Municipal de Lisboa, registando-se um número cada vez maior de participantes. As pro-postas deverão ser entre-gues até dia 31 de Maio.

SOCIEDADE

Município aceita propostas dos lisboetas sobre a cidade

LUÍS ANICETO

Iniciativa cívica pede Lisboa com pediatria

A Plataforma Cívica em Defesa de um

Hospital Pediátrico em Lis-boa vai promover a Corri-da Dona Estefânia – Dia da Mãe, no dia 6 de Maio, às 10h. Com início na Av. da Índia, esta acção pretende mostrar à população a ne-cessidade de manter um hospital pediátrico em Lis-boa e angariar fundos para ajudar as acções pratica-das pela Liga dos Amigos do Hospital D. Estefânia.

SAÚDE

Page 4: Sexta-feira 13 Abril de 2012 · Jornal de ... · grande no auditório Com este Ciclo de Con- ... de Coimbra e do Porto. 10 ... grandes pilares da estraté-gia da Câmara Municipal

6ª Feira · 13 de Abril de 201204 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

Grávidas vão manter o apoio, mesmo sendo despedidas

LUÍS ANICETO

Baixas médicas vão receber menos O valor do subsídio de doença mantém-se inal-

terado, mas o Governo apro-vou ontem um conjunto de al-terações que introduzem dife-renças consoante a duração das baixas. Aos jornalistas, de-pois da reunião do Conselho de Ministros que definiu as mudanças, Pedro Mota Soa-res, ministro da Segurança Social, explicou que o Gover-no decidiu recuperar o regime

CONSELHO DE MINISTROS

de 2004. Ou seja, os que esti-verem de baixa médica menos de 30 dias passam a receber 55% do salário e os que usa-rem entre 30 e 90 dias rece-bem 60%.

A estas medidas juntam-se ainda duas «correcções pon-tuais» que se prendem com o subsídio de maternidade e que garantem às grávidas que perderem o emprego a manu-tenção do apoio social, cujo

valor passa a corresponder, em todos os casos, a 100% da remuneração bruta.

No comunicado emitido após a reunião dos ministros pode ler-se ainda que estas «alterações ao regime jurídi-co da protecção na eventuali-dade de encargos familiares» introduzem «mecanismos que reforçam a equidade e a jus-tiça na atribuição destas pres-tações» sociais.

Os 11 arguidos do caso Portucale, ligado ao aba-

te ilegal de sobreiros para a construção de um empreendi-mento imobiliário e turístico em Benavente, foram ontem absolvidos de todos os crimes de que estavam acusados. Uma decisão proferida nas Varas Criminais de Lisboa, depois de ter sido adiada por três vezes.

Recorde-se que o caso Por-tucale tinha como principal ar-guido o empresário e ex-diri-gente do CDS-PP Abel Pinhei-

JUSTIÇA

Tribunal absolve todos os arguidos do caso Portucale

ro e relaciona-se com o abate de sobreiros na herdade da Vargem Fresca, em Benaven-te, para a construção de um projecto turístico-imobiliário da empresa Portucale, do Gru-po Espírito Santo (GES), por força de um despacho conjun-to dos ministros do então Go-verno PSD/CDS Nobre Gue-des (Ambiente), Telmo Cor-reia (Turismo) e Costa Neves (Agricultura). Uma decisão que agradou ao CDS, que se congratulou com o acórdão.

Camionistas querem gasóleo mais barato A Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas quer o gasóleo mais barato, para levar os dez mil camiões portu-gueses que abastecem em Espanha a fazê-lo em Portugal.

CLICKNUNO FERNANDES VEIGA/CM

Quem tiver mais de 25 mil euros em depósitos ban-

cários, contra os cem mil até on-tem, vai deixar de ter acesso ao Rendimento Social de Inserção (RSI). A medida resulta da res-trição dos futuros beneficiários e de uma reformulação das regras de acesso, que incluem a obrigatoriedade de um con-trato anual com o Estado.

Segundo explicou o minis-tro da Segurança Social, o RSI só será atribuído após a assina-

SEGURANÇA SOCIAL Novas regras do Rendimento Social de Inserção incluem contrato de 12 meses

Setenta milhões em poupança Beneficiários terão de inscrever-se nos centros de emprego e são obrigados a procurar trabalho.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

JOSE SENA GOULAO/LUSAtura deste contrato, que terá a duração de 12 meses, findos os quais terá de ser renovado e que inclui direitos, «mas tam-bém com deveres», como a obrigatoriedade de procura de trabalho, a aceitação de traba-lho socialmente útil ou a esco-laridade dos filhos. Os benefi-ciários terão ainda que se ins-crever nos centros de empre-go e estar disponíveis para a realização de trabalho social.

Ainda segundo o ministro, todos os actuais beneficiários vão ser alvo de uma operação de recálculo, o que vai gerar uma poupança de 70 milhões de euros. E dar um contributo para salvaguardar a sustenta-bilidade da Segurança Social. Até porque, acrescentou, «não estamos a governar para as próximas eleições, mas para as próximas gerações».Pedro Mota Soares explicou as alterações às regras de acesso ao RSI

Além de estar a pro-vocar um «fenóme-

no» de «consumos de de-sespero» de droga entre ex-toxicodependentes desem-pregados, a crise «limita» as respostas a esta proble-mática e poderá levar a que mais pessoas tentem dedi-car-se ao tráfico como «for-ma de sobrevivência». O alerta foi dado ontem, em Beja, pelo presidente do Instituto da Droga e Toxi-codependência durante

TOXICODEPENDÊNCIA

Crise provoca fenómeno de «consumos de desespero»

o seminário ‘Prevenção do pe-rigo – (in)dependênci@s’.

«Temo que, no actual con-texto social, tenhamos o re-gresso da ‘velha senhora’ (he-roína) e de fenómenos de mar-ginalidade e exclusão, marca-dos pela heroína e pelas for-mas de apresentação barata da cocaína, o crack e a pasta base.» Esta situação «vai avo-lumando os pedidos de ajuda e de internamento» aos quais o IDT tem dificuldade de res-ponder, lamenta João Goulão.

O ego dos governos e o combate à droga

D esculpem, mas é completamente incongruente anunciar na AR, e com aparato,

uma lei para banir o fumo do tabaco dentro dos carros onde viajam crianças até aos 16 anos, e anunciar o combate ao consumo de álcool pelos jovens como uma prioridade, enquanto simultaneamente se desorganiza e desinveste na prevenção e na dissuasão de comportamentos de risco dos mesmos, como está a acontecer (ver notícia em baixo). Multiplicam-se os argumentos, e muito bem, a favor da protecção dos fuma-dores passivos, mas corta-se o financiamento e destabili-zam-se as equipas que trabalham para que essas mesmas crianças e adolescentes não se tornem fumadores activos. Idem aspas para o consumo de álcool e de todas as outras substâncias. É estranho! Todos compreendemos a necessidade de cortar custos, e é óbvio que quando há pouco dinheiro é preciso estabelecer prioridades e fazer escolhas. E a acreditar nas suas palavras, Paulo Macedo considera o fumo e o álcool, inimigos a abater. Contudo, o que já não parece

fazer sentido nenhum é que se destrua o trabalho já realizado, para anunciar a criação de uma nova entidade, com a promessa de que essa sim vai descobrir a pólvora – mas é uma tentação a que nenhum Executivo, seja de que cor ou formato for, parece resistir. Desta vez, tanto quanto percebo, o IDT vai ser desmante-lado e reciclado em forma de direcção-geral, passando as equipas no terreno a reportar às ARS, o que promete, no mínimo, lançar a confusão, fazendo perder eficácia, exactamente

quando esta é fundamental, e torpedear uma estratégia com saber acumulado, trocando-a por uma novidade que pode, ou não funcionar. Sobretudo quando ninguém duvida que a depressão económica que atra-vessamos tenha que se repercu-tir nos mais frágeis, manietando quem está preparado para os ajudar. Se é preciso escolher, então preferia que deixassem os automóveis para mais tarde. Até porque ao preço da gasolina nin-guém fará grandes viagens.

A lógica de anunciar o combate ao fumo passivo “promovendo” o fumo activo!

ISABEL STILWELL [email protected]

EDITORIAL

Page 5: Sexta-feira 13 Abril de 2012 · Jornal de ... · grande no auditório Com este Ciclo de Con- ... de Coimbra e do Porto. 10 ... grandes pilares da estraté-gia da Câmara Municipal

PUB

Page 6: Sexta-feira 13 Abril de 2012 · Jornal de ... · grande no auditório Com este Ciclo de Con- ... de Coimbra e do Porto. 10 ... grandes pilares da estraté-gia da Câmara Municipal

6ª Feira · 13 de Abril de 2012Actualidade · www.Destak.pt · 06

ness, conceito que não tem tra-dução literal para português, mas significa «levar à atenção plena tudo o que se faz. É fazer com que prestem mais aten-ção a si, que sintam o corpo.» Foi então que nasceu a ideia de criar um dia especial – Dia com Silêncio.

Em fase de preparação des-de Setembro, a iniciativa pre-tende ser «um dia inteiro de atenção plena, quase um dia de descanso», em que as crianças vão «levar a atenção à respi-ração e parar durante alguns momentos». Ao início mais

complicado – não conseguiam estar parados mais do que um segundo –, hoje mais fácil.

Para já apenas disponível na escola do Estoril, a ideia é transformar este Dia com Silêncio num autêntico movi-mento, capaz de chegar a mais escolas. É com isso em mente que se está a realizar um do-cumentário sobre o projecto, com testemunhos de professo-res e alunos e imagens da ini-ciativa. «A intenção é apresen-tá-lo ao Ministério da Edu-cação, para que possa estar disponível em mais escolas.»

São barulhentos por na-tureza, a maioria falado-

res. Por isso, pensar em insti-tuir momentos de silêncio nu-ma escola mais parece uma missão impossível. Rita Des-terro, professora de ioga, es-clarece que assim não é. De tal maneira que os alunos da Es-cola Básica do Estoril, onde há três anos dá aulas, decidiram transformar a próxima terça--feira num Dia com Silêncio.

«Uma das coisas que me fui apercebendo, no desenrolar das minhas aulas de ioga para crianças, é que há posturas de que as crianças gostam mais, posições que preferem, mas há uma coisa que fazem questão e que, se me esqueço, não deixam escapar, que é o período de re-laxamento», explica ao Destak. O que significa, acrescenta, «que sentem necessidade de parar e relaxar». Algo que não surpreende, já que «nas esco-las fala-se cada vez mais alto, são espaços onde há muito ba-rulho e onde quase não existem momentos de paz».

Por isso, decidiu implemen-tar, à semelhança do que já acontece em muitas escolas norte-americanas, o mindful-

EDUCAÇÃO Escola Básica do Estoril vai ser palco de projecto pioneiro que quer chegar a todo o País

Silêncio é tema de dia especial que visa promover a calmaCrianças vão ser convidadas a parar durante alguns momentos e usufruir de momentos de paz.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

123RF

Porque o barulho é uma constante nas escolas, torna-se cada vez mais necessário criar momentos de paz

A greve dos trabalhado-res da NAV Portugal,

que segundo o coordenador da comissão de trabalhadores da empresa foi de 100%, ditou on-tem o cancelamento de 22 voos no aeroporto de Lisboa, três no Porto e dois em Faro, disse à agência Lusa o porta-voz da Aeroportos de Portugal. Se-gundo Rui Oliveira, dos 22 voos cancelados em Lisboa, 10 eram com destino a outros países e os restantes eram chegadas, o que forçou a reorientação dos passageiros dos voos de Os serviços de tráfego aéreo vão parar hoje e na próxima semana

PROTESTO

Paralisação força cancelamento de 22 voospartida cancelados para outros horários. Uma paralisação que os trabalhadores da NAV Por-tugal, empresa responsável pela prestação de serviços de tráfego aéreo, prometem con-tinuar, estando já agendadas paragens para hoje e para 19, 20 e 26 de Abril. Recorde-se que a greve foi convocada como resposta à falta de decisões face às exigências dos trabalhadores em que a empresa «seja considerada dentro do quadro internacio-nal que a regulamenta».

VASCO NEVES/CM

Nas escolas «quase não existem momentos de paz», refere Rita Desterro

Primeiro-ministro sublinha importância do consenso

Passos Coelho defen-de que a ratificação

do Tratado Orçamental da UE deverá ser um momen-to de consenso em torno das políticas europeias, contendo não imposições externas, mas objectivos nacionais. No âmbito da abertura do debate parla-mentar para a aprovação do tratado que cria o Me-canismo Europeu de Esta-bilidade, o primeiro-minis-tro acrescentou que a Eu-ropa «afundar-se-ia» se um documento deste tipo não fosse rapidamente ratifica-do e que «serve mais» Por-tugal que outros Estados.

ORÇAMENTO

Jovens com preferência na bolsa de terras

O Governo quer lan-çar uma bolsa de ter-

ras, constituída por terre-nos do Estado, privados e terras abandonadas. Jo-vens agricultores, organi-zações de produtores e pro-prietários agrícolas confi-nantes serão, por esta or-dem, os preferidos na dis-ponibilização dos terrenos para utilização agrícola, florestal ou silvo pastoril. Segundo a proposta de lei do banco de terras que foi remetida à Assembleia, estas terras podem ser ven-didas pelo Estado após 10 anos de abandono.

AGRICULTURA

LUSA

Estado poderá vender terras abandonadas há 10 anos

SÉRGIO LEMOS/CM

Passos rejeita imposição de tratado europeu

ESTRANHO QUOTIDIANO

*PSIQUIATRA E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

J. L. PIO ABREU*

Não gosto muito de falar com crentes. Eles acham que sabem

tudo e não precisam de aprender nada. Olham-me com um ar superior, como quem diz: sim, tu sabes umas coisas, mas não sabes a verdade. Os crentes são os guardiões da verdade. Da verdade deles, evidentemente. E por muito que nos force-mos para aprender qual-quer coisa, eles tratam- -nos como ignorantes. Mas tudo fica pior quando os crentes se tornam acti-vistas. Vivem para espalhar a sua verdade, e não desis-tem enquanto não nos converterem. Quando falam, vê-se que a crença orienta as palavras, e todos os caminhos lá vão dar. Há crentes em vários assuntos, exactamente aqueles que, pela sua natu-reza, são mais discutíveis. Há crenças sobre o além, sobre a política, sobre o destino, sobre a economia e até sobre a ciência. Em geral, os crentes não se importam de andar andrajosos, macilentos, a viver mal, sem comer nem dormir. Os seus olhos cegam-se para a realidade, mas brilham para a crença. Às vezes até têm razão, mas isso só se vem a provar depois da sua morte trágica ou vida desgraçada. Dá pena. De tempos a tempos, reali-zam-se algumas crenças, fazendo a felicidade que quem acreditou nelas. Os crentes trocam então os andrajos pelo fato e gra-vata e, digam o que disse-rem, são ouvidos por toda a gente. A crença torna-se rentável. Nos tempos que correm, são felizes e prós-peros os crentes no libera-lismo económico à escala global. Até que a realidade faça com que os tempos mudem...

A crença que está a render

Page 7: Sexta-feira 13 Abril de 2012 · Jornal de ... · grande no auditório Com este Ciclo de Con- ... de Coimbra e do Porto. 10 ... grandes pilares da estraté-gia da Câmara Municipal

Actualidade · www.Destak.pt · 076ª Feira · 13 de Abril de 2012

SÍRIA

Cessar-fogo com pequenas violações

A aparente acalmia que se vivia ontem na

Síria começou a ceder horas depois da entrada em vigor do cessar-fogo previsto no acordo de paz. Enquanto o Governo sírio apelava ao regresso dos refugiados e dizia conceder amnistia aos rebeldes que não tivessem «sangue nas mãos», activis-tas e Oposição davam conta do homicídio de civis e a existência de dezenas de detenções por parte das forças do regime.

ESPANHA

Rajoy garante que país não precisa de ajuda

O primeiro-ministro es-panhol exclui a possibili-

dade de Espanha recorrer a um programa de assistência internacional como o que está em curso em Portugal, Grécia e Irlanda. «Planear um resgate não tem sentido», disse Rajoy. No entanto, os investidores não estão assim tão confian-tes. Nos últimos 11 meses, os investidores externos já retiraram 96 mil milhões de euros do país, os juros da dívida continuam a subir e a bolsa de Madrid a afundar.

UE

Trichet quer Zona Euro com uma união política

O antigo presidente do Banco Central Europeu

defende que os países do euro deveriam formar uma verda-deira união política, mais dura com os países que não cum-prissem, mas sem ser como o modelo dos EUA. Já o ex-mi-nistro das Finanças, Teixeira dos Santos, acredita que a UE acabará por ter as chamadas eurobonds ou obrigações europeias, sob pena dos mer-cados manterem a pressão sobre os países «mais fracos», como é o caso de Portugal.

NO

GLOBOBreivik começa a ser julgado na segunda-feira

Anders Behring Breivik vai comparecer perante a justiça norueguesa a partir da próxima segunda-feira, data em que começa a ser julgado pelos crimes de actos

de terrorismo, que resultaram na morte de 77 pessoas. Ninguém tem dúvidas da sua culpa, resta saber se o seu destino será a prisão ou um hospital psiquiátrico.

A queda de uma peça de grande dimensão na

desmontagem do guindaste Titã sobre um ‘pipeline’ de gás no Porto de Leixões resultou em várias explosões e num incêndio que provocaram a morte a um trabalhador, quei-maduras graves num segun-do e um número indetermina-do de feridos ligeiros.

No Porto de Leixões, em Matosinhos, estavam entre 60 e 70 pessoas envolvidas em dois trabalhos distintos: as obras de construção do edifí-cio de acolhimento do novo

PORTO DE LEIXÕES Queda de uma peça do guindaste Titã e ruptura de ‘pipeline’ na origem do incidente

Explosão faz uma vítima mortalAdministração portuária vai abrir um inquérito para determinar as causas do fatal acidente.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

JOSÉ COELHO/LUSA

terminal de cruzeiros de Lei-xões e o desmantelamento do guindaste Titã, considerado uma peça de arqueologia in-

dustrial que está a ser alvo de uma intervenção de rea-bilitação que obriga à sua desmontagem temporária.

Obras de desmantelamento de guindaste na origem das explosões

PUB

SUD ÃO

Sudão do Sul não retira de região petrolífera

O presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, disse

ontem que o país não vai reti-rar as suas tropas da região petrolífera de Hegling que entrou numa intensa disputa na fronteira com o Sudão. O líder acrescentou que o Exér-cito Popular de Libertação do Sudão voltaria a ocupar a área de Abyei, que está actualmen-te sob controlo de militares sudaneses, se as Nações Uni-das não pedirem uma retirada imediata das tropas do Sudão daquela zona.

O director de Obras e Equi-pamentos da Administração dos Portos do Douro e Leixões já lamentou a existência de uma vítima mortal e confir-mou à agência Lusa que a em-presa irá abrir um inquérito

para apurar as causas do aci-dente. João Braga da Cruz acrescentou que a situação fi-cou resolvida em 30 minutos.

O presidente da Câmara de Matosinhos também lamen-tou a perda humana, exigiu uma investigação pronta e acrescentou que «do ponto de vista ambiental, não há con-sequências, embora existam grandes prejuízos materiais».

10 SEGUNDOS

DEBATE

Sete movimentos tentam reunir-se com Passos Coelho no âmbito da iniciativa Debate dos Movimentos. A abolição das

corridas de touros (7776), a defesa da Educação Tecnológica e Visual (3194) e a regulamen-tação da profissão de psicomo-tricista (2412) ocupam as primei-

ras três posições. No entanto, os portugueses têm até domingo para votar no movimento que preferem ver em debate com o primeiro-ministro.

INFLAÇÃO

Índice de Preços no Consu-midor com variação de 3,1% em Março, menos 0,5 pontos percentuais do que a diferença

análoga verificada em Feve-reiro. Contudo, os preços na habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis re-gistaram uma leve aceleração.

No local do acidente decorriam dois traba-lhos que envolviam entre 60 a 70 pessoas

Page 8: Sexta-feira 13 Abril de 2012 · Jornal de ... · grande no auditório Com este Ciclo de Con- ... de Coimbra e do Porto. 10 ... grandes pilares da estraté-gia da Câmara Municipal

6ª Feira · 13 de Abril de 201208 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

Pereira Cristóvão suspende mandatoO vice-presidente do Sporting, Paulo Pereira

Cristóvão, é uma das três pes-soas ontem constituídas argui-das no âmbito de uma investi-gação por denúncia caluniosa qualificada, informou ontem à agência Lusa fonte ligada ao processo. De acordo com o DN, a Polícia Judiciária acre-dita que Cristóvão preparou uma «armadilha» ao árbitro José Cardinal. O estatuto de arguido levou o dirigente a pe-dir a suspensão do mandato de vice-presidente do Sporting, que foi aceite pela direcção leo-nina. Cristóvão justifica a sus-pensão com os «superiores in-teresses» do clube, rejeitando, em comunicado enviado à agência Lusa, que este acto re-

JUSTIÇA

presente «assunção de culpa, bem pelo contrário».

«No dia de hoje [ontem] foram efectuadas buscas à minha residência, à minha em-

presa e às instalações do Es-tádio José Alvalade, e no de-curso das quais fui constituí-do arguido», adiantou o diri-gente sem mais explicações.

A 1ª final em 88 anos de história do Gil Vicente

disputa-se amanhã à noite, em Coimbra, frente a um Benfica que repete pela 4ª vez seguida a presença na última fase da Taça da Liga, o troféu “benja-mim”. E o confronto entre as duas equipas surge numa al-tura de espíritos diferentes en-tre águias e gilistas. A equipa de Jesus, com três derrotas nos últimos cinco jogos, saiu da Champions (frente ao Chel-sea) e hipotecou a Liga (com a derrota em Alvalade). O Gil de Paulo Alves nos últimos jogos bateu FC Porto, Sporting e eli-minou o Sp. Braga da prova.

Ainda assim, Witsel garan-tiu ontem motivação «alta» para a final, «onde estamos por mérito», num jogo arbitra-do pelo portuense Jorge Sou-sa. Nos embates desta época, o Benfica venceu na Luz e em-patou em Barcelos.

Janko foi recebido em Belém

TAÇA DA LIGA Benfica é favorito frente ao Gil na sua 4.ª final seguida na prova, que se disputa em Coimbra amanhã (20h45 – SIC)

Um David contra GoliasNélson Oliveira e Hugo Vieira têm sido os preferidos no ataque por Benfica e Gil Vicente.

JOÃO TOMÉ [email protected]

JOÃO TRINDADE/RECORD

Mark Janko com Cavaco e Fischer em Belém

Marc Janko, avança-do austríaco do FC

Porto, esteve quarta-feira em Lisboa a convite do pre-sidente da Áustria, Heinz Fischer, para um jantar no Palácio da Ajuda com Ca-vaco Silva como anfitrião. Entretanto, Jorge Andrade disse à Lusa que «só uma hecatombe» tirará o título aos portistas esta época.

FC PORTO

MERCADO

Abramovich com milhões para Hulk O dono do Chelsea está disposto a gastar quase 300 milhões de euros em reforços na próxima época para assegurar uma equipa vencedora. A imprensa inglesa garante que Hulk está nas prioridades de Roman Abramovich, tal como Álvaro Pereira.

MERCADO

Man. United perto de garantir Gaitán O jornal O Jogo garante que Gaitán vai mesmo deixar a Luz para rumar ao Man. United. O médio argentino deverá mesmo transferir-se para o clube inglês depois de duas épocas no Benfica.

SELECÇÃO

Viana quer ficar na lista de Bento O médio do Sp. Braga Hugo Viana reconheceu ontem que gostava de marcar presença na lista de convocados da Selec-ção Nacional para a fase final do Euro’2012, até pela «campanha na Liga», mas «isso compete ao se-leccionador», disse o joga-dor numa visita à Escola EB/2 3 de Palmeira.

GINÁSTICA

Oito ginastas lusos nos Europeus Oito ginastas portugueses garantiram ontem pre-sença em cinco finais, três das quais de absolu-tos, dos campeonatos europeus de trampolins, que decorrem em São Petersburgo, na Rússia.

10 SEGUNDOS

2 mil bilhetes são colocados hoje pelo Sporting à venda

para o jogo em Bilbao de dia 19.

Suspeita começou no árbitro O DN noticiou na terça-feira que a PJ estava a investigar um possível caso de corrupção do auxiliar José Cardinal, por ter recebido na sua conta ban-cária 2000 euros em notas, an-tes do Sporting-Marítimo dos quartos-de-final da Taça de Portugal – o auxiliar estava no-meado mas foi substituído, ale-gando motivos pessoais.

O caso foi reportado pelo Sporting após receber uma denúncia. Só que fonte da Lu-sa diz que a investigação da PJ apurou que o depósito foi fei-to por um funcionário de Cris-tóvão para tirar o assistente do jogo. O Sporting abstém-se de comentar o caso por estar «em segredo de justiça».

55 finais em Taças nacionais para o

Benfica e 4.ª seguida na Taça da Liga

3 golos de CARDOZO e RODRIGO (em

68 min.), os melhores marcadores

2 golos de NÉLSON OLIVEIRA, o

avançado mais utilizado (285 min.)

5 vitórias nos 5 jogos disputados até ao momento na Taça da Liga

9 vitórias do BENFICA contra o GIL

ao longo da última década, em 12 jogos disputados

3 DERROTAS e 1 empate nos últimos 5 jogos do Benfica – nos últimos 13

tem 6 derrotas, 2 empates e 5 vitórias

0 finais até agora em Taças nacionais

nos 88 anos de história do Gil Vicente.

3 golos de LUÍS CARLOS, melhor mar-cador da equipa (titular em 2 jogos)

1 golo de HUGO VIEIRA, o avançado e jogador mais utilizado (439 minutos)

4 vitórias (uma nos penáltis, com o Sp. Braga), 1 derrota e 1 empate na prova

2 vitórias do GIL contra o BENFICA e 2 empates são os resultados mais

positivos na última década

2 DERROTAS, 2 empates nos últimos 5 jogos do Gil. Nos últimos 13 tem

6 derrotas, 4 vitórias (bateu FC Porto e Sporting) e 3 empates

GIL VICENTEBENFICA

Cristóvão é o vice-presidente com o pelouro das infra-estruturas

EPA

Page 9: Sexta-feira 13 Abril de 2012 · Jornal de ... · grande no auditório Com este Ciclo de Con- ... de Coimbra e do Porto. 10 ... grandes pilares da estraté-gia da Câmara Municipal

PUB

Page 10: Sexta-feira 13 Abril de 2012 · Jornal de ... · grande no auditório Com este Ciclo de Con- ... de Coimbra e do Porto. 10 ... grandes pilares da estraté-gia da Câmara Municipal

6ª Feira · 13 de Abril de 201210 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptArte & Lazer

A voz é de Luxúria Canibal e a programação de António Rafael

PEDRO GUIMARÃES

‘Estilhaços e Cesariny’ revisitam este poeta

A poesia de Mário Cesariny (1923-2006)

é transformada em spoken word na voz de Adolfo Luxúria Canibal e nas pro-gramações e no piano de António Rafael. No segui-mento de um convite do projecto Quintas de Leitu-ra do Teatro do Campo Alegre, no Porto, este tra-balho parte de Estilhaços, o livro e CD homónimos de

SPOKEN WORD

Adolfo Luxúria Canibal, que homenageiam a poesia em geral e este poeta em parti-cular. A interpretação de Es-tilhaços e Cesariny conta ain-da com Henrique Fernandes no contrabaixo e Jorge Coe-lho na guitarra. Um espectá-culo que pode ser visto já es-ta noite, às 23h30, no Jardim de Inverno do Teatro São Luiz, em Lisboa. Preço 11 euros.

‘Manifesto’ invade amanhã o Maria Matos

«É um ideal que espe-ro viver e ver realiza-

do. Mas, se necessário for, é um ideal pelo qual estou disposto a morrer.» Estas são as sábias palavras de Nelson Mandela, que ser-vem de introdução à noite dedicada ao Manifesto, no Teatro Maria Matos. A partir das 19h de amanhã, desenterram-se manifes-tos históricos, sejam eles de

PERFORMANCE

natureza política, artística, educacional, religiosa ou filo-sófica. Ao longo de cinco ho-ras, encenadores, músicos e coreógrafos apresentam ma-nifestos da sua escolha, usan-do formatos da sua preferên-cia. Tudo acontece à volta de uma grande mesa, onde artis-tas e espectadores degustam as criações do Chef Luís Bae-na do Restaurante Manifesto. Preço 15 euros.

EDPCOOLJAZZ

Al Jarreau actua a 8 de Julho em Oeiras Os Jardins do Marquês de Pombal recebem um dos maiores cantores de jazz vivo. Detentor de uma voz mágica, vencedor de oito Grammys e com uma carreira de 40 anos, Al Jarreau apresenta-se no EDPcooljazz, a 8 de Julho. Preços de 25 a 50 euros.

MOONSPELL

1.ª transformação lobisomem em vídeo Os Moonspell estreiam hoje o videoclip de Lickanthrope, que mostra a primeira transformação lobisomem feita no cinema português. Com realização de Filipe Melo, o lançamento é mais uma iniciativa no âmbito do novo Alpha Noir que será editado a 27 de Abril.

5.º ANIVERSÁRIO

Festa M80 na Tapada da Ajuda Os êxitos dos anos 70, 80 e 90 estão garantidos na festa dos cinco anos da M80. São esperadas três mil pessoas amanhã, às 23h, no ISA, na Ajuda.

Boss AC apresenta-se amanhã no Teatro Municipal de Almada, para mostrar o seu novo disco ‘AC

Para os Amigos’.

gas e muitos efeitos visuais. O Coliseu dos Recreios é o pri-meiro palco a receber este elenco de luxo que já conse-guiu pôr mais de 45 mil pessoas de pé a aplaudir. De-pois das actuações de hoje e domingo em Lisboa, o espec-táculo ruma ao Coliseu do Por-to, no dia 16 Abril, às 21h30. Durante cerca de 90 minu-tos, o duplo oficial eleito pela família Jackson para represen-tar a figura do Rei do Pop no musical Superstars vai inter-pretar um extenso repertório, onde se incluem os temas mais aplaudidos do cantor. --- Tome nota Lisboa Coliseu dos Recreios, 13 de

Frederick nasceu em Dallas e cresceu com a música

de Prince e do Rei do Pop. Fez uma tournée como ‘impersona-tor’, e acabou por aventurar-se numa audição para o American Superstars Tribute Show, espectáculo que o levou em digressão por oito anos.

Frederick Henry, um dos três imitadores de

Michael Jackson mais re-conhecidos a nível mundial, é uma das estrelas do espec-táculo que agora chega a Por-tugal. Moonwalker -Michael Jackson’s Greatest Hits é um grande tributo musical, que conta com música em directo, bailarinos, artistas de Las Ve-

ESPECTÁCULO Coliseus de Lisboa e Porto abrem portas a esta grande produção

‘Moonwalker’ o tributo musical

O (bom) imitador de Michael Jackson

Música, bailarinos e efeitos visuais são os ingredientes da actuação que agora chega a Portugal.

FILIPA ESTRELA [email protected]

DR

Abril, às 21h30 e 15 Abril, às 18h30 Porto Coliseu do Porto, 16 Abril, às 21h30 Preço 25 e 49 euros

Uma figura incontornável da música é relembrada nos próximos dias em Portugal

TOME

NOTA

PUB

Page 11: Sexta-feira 13 Abril de 2012 · Jornal de ... · grande no auditório Com este Ciclo de Con- ... de Coimbra e do Porto. 10 ... grandes pilares da estraté-gia da Câmara Municipal

Arte & Lazer · www.Destak.pt · 116ª Feira · 13 de Abril de 2012

Ambiente, arte e jazz para descobrir no LandArt Cascais

Vai ser inaugurado amanhã, no Parque

Natural de Sintra-Cascais, a 4ª edição do LandArt – Festival de Arte na Paisa-gem. Até 1 de Julho, a ini-ciativa conta com visitas guiadas à Quita do Pisão, exposições no Centro Cul-tural de Cascais, oficinas

FESTIVAL DE ARTE NA PAISAGEM

de Landart para crianças e adultos, concertos de jazz e conversas com os autores das intervenções artísticas. Com o objectivo de envolver o Homem em todo o tipo de criações artísticas, a LandArt Cascais propõe uma nova perspectiva sobre a arte, o am-biente e a cultura.

Feira de Artes e Antiguidades na Cordoaria Nacional

Começa hoje, com o Alto Patrocínio do

Presidente da República, a primeira edição da Fei-ra de Artes e Antiguidades da Associação Portugue-sa de Antiguidades. A Cor-doaria Nacional em Lisboa veste-se a rigor para aco-

PRIMEIRA EDIÇÃO

lher até 22 de Abril cerca de 30 expositores com pintura, joalharia de autor e escultu-ra. Trata-se do único evento a ser reconhecido e incluído no roteiro internacional das feiras de antiguidades e arte contemporânea pela sua ele-vada qualidade.

Aurea é a voz do mo-mento da música portu-

guesa e associa-se a uma cau-sa, que pretende ajudar a fi-nanciar várias instituições de apoio a crianças e jovens, atra-vés da Associação Tudo por um Sorriso.

Os concertos de beneficên-cia começam já esta noite, no Convento do Beato, em Lisboa. Para o próximo dia 28 Abril, ficou agendado um espectáculo na Alfândega do Porto.

Dona de uma voz inconfun-dível, poderosa e cativante, Aurea é sinónimo de sucesso e promete encabeçar dois grandes espectáculos de gla-mour, que entram posterior-mente pela noite dentro ao som da escolha musical de An-tónio Machado.

Os dois concertos estão agendados para começar às 22h30, e a partir das 23h30 é a vez do regresso aos anos 80 com muita animação musical a cargo do DJ convidado. Ma-ria do Carmo Castro, da Asso-ciação Tudo por um Sorriso, avança que os eventos vão ter uma decoração elegante e so-fisticada e pretendem ser fes-

ESPECTÁCULOS Convento do Beato e Alfândega do Porto são os palcos escolhidos

Aurea actua em dois concertos solidáriosA voz revelação da música portuguesa actua hoje em Lisboa e a 28 Abril no Porto, para apoiar jovens.

FILIPA ESTRELA [email protected]

DR

tas inesquecíveis, que espe-ram reunir mil pessoas em ca-da. Com as verbas angariadas nos espectáculos pretende-se ajudar no isolamento, peque-nas obras e decoração de alguns quartos e colmatar necessidades médicas. --- Tome nota Lisboa Convento do Beato, dia 13 de Abril, às 22h30 Porto Alfândega do Porto, dia 28 Abril, às 22h30 Preços de 18 a 30 euros Tel. 91 237 01 01

Aurea vai dar voz a uma causa em dois momentos musicais únicos

Na celebração dos 25 anos de carreira, os Pes-

te & Sida editam um livro e ac-tuam em dois concertos agen-dados para Lisboa e Porto. O livro Peste & Sida – 25 anos de Veneno, da Ulmeiro Edito-ra é assinado por Augusto Figueira e Renato Conteiro, e conta com prefácio de Miguel Cadete. Trata-se de um retra-to fiel do percurso da banda que pôs o País inteiro a cantar o Sol da Caparica, através de dezenas de testemunhos e de centenas de imagens. O livro

O grupo edita a obra ‘Peste & Sida – 25 anos de Veneno’

25 ANOS DE CARREIRA

Peste & Sida com um livro e concertos inclui ainda um CD tributo com participações de 19 pro-jectos entre os quais Xutos & Pontapés, Tara Perdida, Ma-nuel João Viera, Simbiose, De-creto 77, Barafunda Total, Rat Swinger e Galandum Galun-daina. Os concertos de lançamen-to do livro realizam-se hoje, às 22h, na República da Música (Alvalade, em Lisboa) e no dia 21 de Abril, à mesma hora, no Hard Club (Porto). Preço 15 euros (com oferta do livro + CD tributo).

DR

O projecto começou em 2002, quando um grupo de

amigos se juntou para ajudar três casas de acolhimento de crianças no Natal. Em 2008 foi já possível apadrinhar 250 crianças de instituições como o Refúgio Aboim Ascenção, Crescer Ser, Ajuda de Mãe e Ajuda de Berço. Este ano, a meta seria apadrinhar os 9 mil jovens que vivem em casas de acolhimento e fazê-las sorrir.

Ajude a Associação Tudo por um Sorriso

O Musicbox recebe o indie e o pop dos grupos portugueses

Esta noite, os The Happy Mess nave-

gam no Musicbox, com os seus ambientes indie pop, com referências dos anos 80. A nova vaga da música alternativa nacional tam-bém se vê amanhã no clu-be do Cais do Sodré. Há harmonias misteriosas do indie pop pintalgado nos nove temas do álbum de estreia de Julie & The Car-jackers. O clubbing está a cargo de Ramboiage e Mir-ror People. Preço 8 euros.

NOITEDR

The Happy Mess e ainda Julie & The Carjackers

PUB

Page 12: Sexta-feira 13 Abril de 2012 · Jornal de ... · grande no auditório Com este Ciclo de Con- ... de Coimbra e do Porto. 10 ... grandes pilares da estraté-gia da Câmara Municipal

6ª Feira · 13 de Abril de 201212 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

Brown e por tudo o que passou.

No passado mês de Feve-reiro, Rihanna tornou públi-cas as pazes com Chris Brown, cantor que em Fevereiro de 2009 foi acusado de ter agre-dido a estrela pop.

Agora, numa entrevista sem tabus, a artista revelou à publicação que continuará a fazer o que quer e que será sempre a mesma pessoa.

Sobre os acontecimentos de 2009, a cantora admitiu não ter ficado contente por ter ex-posto a sua vida a toda a gen-

te: «as pessoas sabem mais sobre mim do que aquilo que quero que elas saibam. É ver-gonhoso, mas foi o meu mo-mento de revolta.»

O álbum Rated R, de 2009, reflecte todos os traumas pelos quais ela passou. O seu estilo mudou e as letras das canções foram a maneira que Rihanna encontrou para de-sabafar: «foi a pior fase da minha vida. Estava zangada, triste e ainda apaixonada. Pre-cisava de falar sobre o assun-to e foi a forma que encontrei», afirmou.

Em entrevista à revis-ta Elle, na qual fará

capa na edição de Maio, Rihanna, cantora nascida nos Barbados, falou sobre a sua reconciliação com Chris

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Entrevista pessoal e sem tabus à ‘Elle’, na qual fará capa na edição de Maio

Rihanna defende amizade com Chris

Cantora nascida nos Barbados falou sobre a sua ‘reconciliação’ com Chris Brown.

DESTAK [email protected]

EPA

Kanye West e Kim Kardashian juntosTudo indica que Kanye West e Kim Kardashian

estão mesmo juntos. Uma fonte disse à Us Weekly que Kanye West está realmente apaixonado por Kim Kar-dashian. A estrela de hip hop foi fotografada em Nova Ior-

‘US WEEKLY’

que a semana passada na com-panhia de Kardashian. Segun-do a mesma fonte, o relaciona-mento não é «nenhuma mano-bra de publicidade. Eles são perfeitos um para o outro». De-pois de uma amizade que já du-ra há alguns anos, uma outra

fonte acrescentou que as «es-trelas estão finalmente alinha-das». Os dois foram sair com Jay-Z e Beyoncé. Kanye divor-ciou-se de Amber Rose em 2010 e Kim Kardashian de Kris Humphries, depois de uma complicada (e curta) relação.

A amizade já durava há anos, e tudo indica que deu em namoro

ESTREIA NA RTP2

‘Big Kahuna’ analisa o surf este domingo A série documental chamada Big Kahuna expõe o fenó-meno mundial do surf como espectáculo visual de extraor-dinária beleza, mas mostra também a sua faceta íntima e humana. Assim, através das histórias de vida e opiniões dos seus praticantes, o pro-grama procura descobrir por-que este desporto se transfor-mou numa cultura contem-porânea que ultrapassa fron-teiras. O realizador e co-autor Alexei Lock participa numa produção portuguesa que mostra o estilo de vida e os locais que fazem parte da cultura mundial do surf.

SIC RADICAL

Carolina Patrocínio no ‘Curto Circuito’

O programa da SIC Radical – Curto Circuito volta esta sexta--feira, dia 13, a colocar uma figura pública num espaço de interactividade com os espec-tadores do programa. Depois de Zé Diogo Quintela, segue- -se Carolina Patrocínio no espaço Pergunta o que Quise-res. Carolina, 24 anos, apre-

sentadora televisiva é actualmente responsável por uma rubrica no maga-zine dos domingos da SIC Fama Show, chamado O Mundo de Carolina.

BOATOS

Rumores falsos ‘matam’ Usher

Um artigo publicado na terça-feira pela Global Associated News dizia que o cantor de R&B teria morrido num acidente de viação perto de Atlanta, mas o próprio músico fez questão de dizer que estava vivo e bem de saúde e revelou que no dia do boato ele e Justin Bieber gravaram dois due-tos que irão fazer parte dos próximos dois álbuns dos artistas. Usher publicou ainda no seu Twitter várias declarações e uma foto.

MEMÓRIAS

Zooey Deschanel foi vítima de bullying

A actriz revelou ter sido mal-tratada, mas que depois de emagrecer foi tratada de forma diferente. À edição de Maio da revista Marie Claire, Zooey Deschanel disse que uma colega chegou a cuspir--lhe na cara antes de ter perdido 30 kg de peso.

NAS

ESTRELASSeparação sem Guerra António Pedro Cerdeira

e Rita Guerra anunciaram a sua separação por

«decisão mútua e pacífica».

«Faço no mínimo uma hora diária de

actividade física para estar em forma aos 48»

Elle Macpherson Modelo

Ainda em declarações à Elle, Rihanna negou estar de novo envolvida com Chris Brown, apesar dos rumores que circularam, e revelou ain-da estar à procura de um no-vo amor, admitindo que o seu trabalho é um obstáculo no que toca a relacionamentos. A cantora tem sido recente-mente associada a Ashton Kutcher, recém-divorciado de Demi Moore, uma relação ainda não confirmada, mas que segundo alguma impren-sa estará a ser extremamen-te dolorosa para Moore.

Rihanna com Chris Brown em 2009, quando tudo ainda era um mar

de rosas

Page 13: Sexta-feira 13 Abril de 2012 · Jornal de ... · grande no auditório Com este Ciclo de Con- ... de Coimbra e do Porto. 10 ... grandes pilares da estraté-gia da Câmara Municipal
Page 14: Sexta-feira 13 Abril de 2012 · Jornal de ... · grande no auditório Com este Ciclo de Con- ... de Coimbra e do Porto. 10 ... grandes pilares da estraté-gia da Câmara Municipal

Classificados · www.Destak.pt · 14 6ª Feira · 13 de Abril de 2012

Page 15: Sexta-feira 13 Abril de 2012 · Jornal de ... · grande no auditório Com este Ciclo de Con- ... de Coimbra e do Porto. 10 ... grandes pilares da estraté-gia da Câmara Municipal

Classificados · www.Destak.pt · 156ª Feira · 13 de Abril de 2012

Page 16: Sexta-feira 13 Abril de 2012 · Jornal de ... · grande no auditório Com este Ciclo de Con- ... de Coimbra e do Porto. 10 ... grandes pilares da estraté-gia da Câmara Municipal

Classificados · www.Destak.pt · 16 6ª Feira · 13 de Abril de 2012

Page 17: Sexta-feira 13 Abril de 2012 · Jornal de ... · grande no auditório Com este Ciclo de Con- ... de Coimbra e do Porto. 10 ... grandes pilares da estraté-gia da Câmara Municipal

Classificados · www.Destak.pt · 176ª Feira · 13 de Abril de 2012

Page 18: Sexta-feira 13 Abril de 2012 · Jornal de ... · grande no auditório Com este Ciclo de Con- ... de Coimbra e do Porto. 10 ... grandes pilares da estraté-gia da Câmara Municipal

PUB

Page 19: Sexta-feira 13 Abril de 2012 · Jornal de ... · grande no auditório Com este Ciclo de Con- ... de Coimbra e do Porto. 10 ... grandes pilares da estraté-gia da Câmara Municipal

6ª Feira · 13 de Abril de 2012 · 19

Leitor

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Pro-priedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accio-nistas: Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Laurentina Martins, Luís Santana; Nome da Publicação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Editores Executivos: João Moniz, Patrícia Naves; Redacção: Ana Rodrigues (assistente), Carla Ma-rina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Patrícia Susano Ferreira, Raquel Madureira, Vera Vala-das Ferreira; Revisão: Catarina Poderoso; Colu-nistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Fotografia: Laura Haanpää; Projecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Gra-fismo: Pedro Alves (Editor), Filipa Rosa, Rita Al-ves; Departamento Criativo: Joana Túlio, Rui Gonçalves; Marketing: Luís Rebola (Director), Alexandra Cayolla (Gestora de Produto), Marta Seruya (assistente) ([email protected]); Pas-satempos/Eventos: Ana Barbado, Marta Tava-res; Administração/Redacção/Publicidade: Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, Nº. 3, 1549-023 Lisboa; Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34; Departamento Comercial: DIREC-TOR COMERCIAL: Ricardo Branco; AGÊNCIAS: Ana Silveira e Joana Santana (Coordenadoras), Adriana Macedo, Daniel Barata, Margarida Re-go, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRECTOS: Lu-ís Filipe (Coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luis Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Maria da Luz Veiga (pla-neamento); Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34/E-mail: [email protected]; DE-PARTAMENTO ON LINE: Raquel Pinto; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); AGÊNCIAS: Ivone Pinheiro; DIRECTOS: Vitor Machado; Te-lefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Che-fe de Distribuição: José Magalhães; Periodi-cidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Im-pressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Ar-tes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Legal: n.º 170470/01. Dele-gação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80-1.º 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima

ou para Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, N.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podem ultrapassar 1200 caracteres).

O QUE ACONTECE EM WWW.DESTAK.PT

CARTAS DO LEITOR

Fim de ciclo Penso que o ciclo de Jorge Jesus no Benfica acabou, se bem que a letargia dos seus dirigentes não lhes permita confessar o óbvio. Três épocas em que o rendimento da equipa oscilou entre o bom e o deplorável, onde nem todos os erros de arbitragem que levaram outros aos títulos podem justificar os fracassos, principalmente em jogos decisivos. Cultive-se a exi-gência, não é um qualquer masti-gador de chicletes que pode fazer do Benfica a sua coutada, pavone-ando a teimosia e a boçalidade.

Corte-se radicalmente com o sistema que alimenta esta coisa a que chamam futebol português, que suga o Benfica e incha à custa deste, mas que nas derrotas goza descaradamente e cospe no prato que indirectamente lhe dá de comer.

Emanuel Caetano ERMESINDE

As valas da morte

Mais um operário da construção civil morreu na abertura de uma vala e um outro ficou ferido. Quan-tos operários da construção civil morreram a abrir valas em 2012? Pergunto ao sindicato/CGTP, Ministério do Trabalho e Obras Públicas.

Estes acidentes de trabalho mostram bem o nível de formação

profissional dos nossos operários e engenheiros civis. E as pequenas e médias empresas que subcontra-tam são o que são. Responsáveis nunca há! Estas valas da morte são valas mais ou menos comuns.

José Raimundo ST.º ANT.º CAVALEIROS

Um povo gourmet

Já chega de pensar em coisas tristes. Vamos olhar para as coisas à nossa volta de uma forma, como direi, requintada.

Numa sociedade consumista, que compra o aspecto em vez da qualidade, é importante haver uma transformação em que o pro-duto passa a ser valorizado de ou-tra forma para podermos vendê-lo fora. Já começamos a pagar cara a luz, a saúde e o combustível. Agora aquele bem essencial, cha-memos-lhe... sei lá... água, passará em breve a ser um produto, tam-bém ele, gourmet. A estes vão-se juntando outros. Os livros escolares também passarão por essa transformação.

Lá fora teremos a reputação de povo requintado que aprecia produtos gourmet. Será que con-seguiremos seduzir os mercados? Já vi pessoas de gravata na sopa dos soares, mas nunca vi ninguém de robe a degustar numa mesa gourmet.

Há uns anos, comer meia tor-rada com meia sardinha em cima

era chamado “pobreza”. Hoje comer meia sardinha artistica-mente equilibrada em cima de uma rodela de batata e uma fatia de torrada é chamado de gourmet.

Dário Cardina Codinha VIA E-MAIL

Rádio Renascença, emissora católica portuguesa Hoje, parabéns pelos seus 75 anos e presença,/servindo Portugal com empenho e certeza!/Por lá passaram nomes que lhe fizeram a história,/Monsenhor Lopes da Cruz, Eng.º Magalhães Crespo,/Dr. Torgal Ferreira, Prof. Borges de Pi-nho,/Ribeiro Cristóvão, António Sala, Olga Cardoso,/Eduardo Oli-veira e Silva, Eduardo Mascare-nhas,/e tantos outros jornalistas e técnicos/que escreveram as suas páginas d’oiro!/Que a prestigiaram com o seu trabalho,/servindo a Verdade, com Lealdade e Justiça!/ /RÁDIO RENASCENÇA merece o respeito dos portugueses!/Por isso, hoje, uma palavra de ânimo e continuação,/prosseguindo ao serviço deste País, com amor,/aci-ma de tudo, com inteira dedica-ção,/que sai dos seus profissionais, do coração!

José Carneiro de Almeida LISBOA

(Orgulho-me ter sido seu jornalista estagiário!)

BRAGA

AMANHÃ 9º MÍNIMA

14º MÁXIMA

HOJE 4º MÍNIMA

14º MÁXIMA

COIMBRA

HOJE 6º MÍNIMA

14º MÁXIMA

AMANHÃ 10º MÍNIMA

13º MÁXIMA

ÉVORA

HOJE 7º MÍNIMA

17º MÁXIMA

AMANHÃ 9º MÍNIMA

14º MÁXIMA

FARO

HOJE 12º MÍNIMA

19º MÁXIMA

AMANHÃ 13º MÍNIMA

17º MÁXIMA

LISBOA

HOJE 12º MÍNIMA

16º MÁXIMA

AMANHÃ 13º MÍNIMA

15º MÁXIMA

PORTO

HOJE 7º MÍNIMA

14º MÁXIMA

AMANHÃ 11º MÍNIMA

14º MÁXIMA

TEMPO

SUDOKU GRAU DE DIFICULDADE*

Pree

ncha

a g

relh

a de

mod

o a

que

cada

lin

ha, c

ada

colu

na e

cad

a qu

adra

do d

e 3x

3 co

nten

ha to

dos

os n

úmer

os d

e 1 a

9

PALAVRAS CRUZADAS

Horizontais: 1. Parente por afinidade. Agente (microrganismo ou substância) que, introduzido no corpo de um indivíduo, provoca imunidade para certas doenças. 2. Corda de reboque. Trabalhar. 3. Graceja. Embriaguez (pop.). A unidade. 4. Encon-traras. 5. Meia dúzia. Relativo a lobo. 6. Fruto da ateira. Debaixo de. 7. Distância que se percorre entre dois lugares de paragem. Divisão ou subdivisão de um caule. 8. Entrar no porto. 9. Aqueles. Ardil, manha (fig.). A si mesmo. 10. Tabu-leiro quadrado com dois varais paralelos, destinado a trans-portes. Membro guarnecido de penas que serve às aves para voar. 11. Gorduroso. Almofariz Verticais: 1. Falta de progresso, de cultura. Cume. 2. Instru-mento curvo para ceifar. Substância utilizada para condimen-tar os alimentos. 3. Avançava. Intervalo. Preposição. 4. Bolsa ou mala portátil para documentos ou livros. Irmão dos pais ou dos avós. 5. Recitar. Bico metálico que se adapta à caneta (pl.). 6. Estendal. Pedido de auxílio. 7. Atropelos. Base aérea portu-guesa. 8. Filtra. Sarro. 9. Irídio (s.q.). Descanso religioso que, conforme a lei de Moisés, os Judeus deviam observar no sétimo dia da semana. O espaço aéreo. 10. Grande embarca-ção. Mistura de farinha com um líquido, formando pasta. 11. Qualquer instrumento de ataque ou defesa. Do lado norte.

CRUZADAS Horizontais: 1. Afim, Vacina. 2. Toa,

Laborar. 3. Ri, Perua, Um. 4. Acharas. 5. Seis, Lobal. 6. Ata, Sob. 7. Etapa, Ramo. 8. Aportar. 9. Os, Treta, Se.

10. Padiola, Asa. 11. Oleoso, Gral

Verticais: 1. Atraso, Topo. 2. Foice, Sal. 3. Ia, Hiato, De. 4. Pasta, Tio. 5. Ler, Apa-

ros. 6. Varal, Apelo. 7. Abusos, Ota. 8. Coa, Borra. 9. Ir, Sabat, Ar. 10. Nau,

Massa. 11. Arma, Boreal

SOLUÇÕES

SUDOKU

OS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

Jeremy Irons elogia gastronomia, Fado e paisagens de Portugal. O actor Jeremy Irons, que está em Lisboa a rodar o filme Night Train to Lisbon, elogiou ontem a qualidade da gastronomia, a “magia” do Fado e a beleza de Portugal, a bordo do navio Creoula. Saiba tudo em www.destak.pt e no facebook destak.

Page 20: Sexta-feira 13 Abril de 2012 · Jornal de ... · grande no auditório Com este Ciclo de Con- ... de Coimbra e do Porto. 10 ... grandes pilares da estraté-gia da Câmara Municipal

PUB