ses - secretaria de estado de saÚde 2014 prova … geral(1).pdf · abdominal indolor, com...

13
PROVA OBJETIVA ORGANIZADOR 1 ANO OPCIONAL PROVA OBJETIVA SES - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE 2014 Você recebeu o seguinte material: - Uma PROVA OBJETIVA contendo 50 (cinquenta) questões¹, à cada qual correspondem 4 (quatro) alternativas: A, B, C e D; - Um CARTÃO RESPOSTA personalizado. 1) Após a ordem para o início da prova, confira o material recebido, verificando se a sequência da numeração das questões e a paginação estão corretas. Caso contenha alguma irregularidade, comunique a um dos fiscais. 2) Confira, no CARTÃO RESPOSTA, se seu nome e número de inscrição estão corretos. 3) O CADERNO DA PROVA OBJETIVA poderá ser utilizado para anotações, mas somente as respostas assinaladas no CARTÃO RESPOSTA serão objeto de correção. 4) Leia atentamente cada questão e assinale no CARTÃO RESPOSTA a alternativa que mais adequadamente responde a cada uma das questões. 5) A prova terá duração de 05 (cinco) horas. Os 03 (três) últimos candidatos só poderão deixar o local de prova depois que o último entregar seu CARTÃO RESPOSTA. Após o término da prova, entregue ao Fiscal:- O CARTÃO RESPOSTA e a PROVA. O candidato que não devolver será eliminado do concurso. ¹Todos os casos e nomes utilizados nessa prova são fictícios e qualquer semelhança com casos reais é mera coincidência.

Upload: vudieu

Post on 30-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PROVA OBJETIVA

ORGANIZADOR

1

ANO OPCIONAL

PROVA OBJETIVA SES - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE 2014

Você recebeu o segu inte material:

- Uma PROVA OBJETIVA contendo 50 (cinquenta) questões¹, à cada qual correspondem 4 (quatro) alternativas: A, B, C e D;

- Um CARTÃO RESPOSTA personalizado.

1) Após a ordem para o início da prova, confira o material recebido, verificando se a sequência da numeração das questões e a

paginação estão corretas. Caso contenha alguma irregularidade, comunique a um dos fiscais.

2) Confira, no CARTÃO RESPOSTA, se seu nome e número de inscrição estão corretos.

3) O CADERNO DA PROVA OBJETIVA poderá ser utilizado para anotações, mas somente as respostas assinaladas no CARTÃO

RESPOSTA serão objeto de correção.

4) Leia atentamente cada questão e assinale no CARTÃO RESPOSTA a alternativa que mais adequadamente responde a cada

uma das questões.

5) A prova terá duração de 05 (cinco) horas. Os 03 (três) últimos candidatos só poderão deixar o local de prova depois que o

último entregar seu CARTÃO RESPOSTA.

Após o término da prova, entregue ao Fiscal:- O CARTÃO RESPOSTA e a PROVA. O candidato que não devolver será eliminado

do concurso.

¹Todos os casos e nomes utilizados nessa prova são fictícios e qualquer semelhança com casos reais é mera coincidência.

PROVA OBJETIVA

ORGANIZADOR

2

ANO OPCIONAL

PROVA OBJETIVA SES - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE 2014

CIRURGIA GERAL

1) Em um paciente resgatado de uma situação de incêndio grave, observa-se queimadura em braço e antebraço direitos. Na avaliação física mais detalhada, verifica-se que a lesão térmica tem profundidade importante, atingindo estruturas musculares em ambos os locais. O médico emergencista anotará tal lesão como sendo queimaduras de:

a) primeiro grau b) segundo grau c) terceiro grau d) quarto grau

2) Um paciente vítima de colisão de veículos automotores é transportado ao setor de emergência de uma unidade hospitalar. No relato feito na cena do acidente, consta na avaliação inicial que ele estava confuso, abrindo os olhos com o estímulo doloroso provocado pelo examinador, e afastava o antebraço quando testado com a picada de uma agulha de seringa. De acordo com a Escala de Coma de Glasgow é certo anotar seu escore na escala como:

a) 9 b) 10 c) 11 d) 12

3) Na maioria das vezes, as fístulas-in-ano originam-se de uma infecção nas criptas glandulares anais, ao nível da linha dentada, que acaba por drenar, através de um trajeto que se abre na pele perianal. Dentre os quatro tipos anatômicos de fístulas, aquela cujo trajeto passa pelo espaço interesfincteriano e chega à fossa isquiorretal, perfurando o músculo elevador do ânus, é denominada:

a) interesfincteriana b) transesfincteriana c) extraesfincteriana d) supraesfincteriana

4) Em um paciente de 55 anos de idade, em uso de medicamentos neurolépticos, que apresenta distensão abdominal indolor, com peristalse débil, mas de características normais, suspeita-se de síndrome de Ogilvie. Para se confirmar tal suspeita, como método mais sensível e sem qualquer risco de complicação, deve-se optar pela:

a) pancolonoscopia b) ultrassonografia abdominal c) enema opaco hidrossolúvel d) ressonância magnética do cólon

PROVA OBJETIVA

ORGANIZADOR

3

ANO OPCIONAL

PROVA OBJETIVA SES - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE 2014

5) A doença diverticular colônica pode exteriorizar-se com quadros diversos, incluindo desde a simples presença de divertículos em um ou mais segmentos do cólon ou diverticulose, à diverticulite não complicada e até à doença complicada. Dentre os vários sintomas ou sinais passíveis de manifestação pelo paciente, deve-se afirmar que existe diverticulite complicada quando se observa:

a) dor abdominal b) obstrução c) anorexia d) febre

6) O fígado apresenta uma característica divisão anatômica segmentar funcional, determinada pela sua irrigação e drenagem venosas, a qual é utilizada para orientar as ressecções de lesões que assestam o órgão, sendo consenso dividi-lo em:

a) 4 segmentos b) 6 segmentos c) 8 segmentos d) 9 segmentos

7) Durante uma colecistectomia aberta ou videolaparoscópica podem ocorrer lesões das estruturas biliares que exigem diagnóstico precoce e planejamento de sua reconstrução. Strasberg-Soper estabeleceu tipos de lesões biliares benignas intraoperatórias. Dessas, a lesão do ducto hepático comum a 2cm de distância da confluência biliar é descrita como:

a) E1 b) E2 c) E3 d) E4

8) Estima-se que cerca de 20% da população dos países desenvolvidos apresentam lesões hepáticas sólidas de histopatologia benigna. No entanto, algumas delas têm potencial de malignização, exigindo tratamento ressecional. Dentre as lesões abaixo, está comprovado que tem maior potencial de malignização:

a) a hiperplasia nodular regenerativa b) o hamartoma do ducto biliar c) a hiperplasia nodular focal d) o adenoma hepático

PROVA OBJETIVA

ORGANIZADOR

4

ANO OPCIONAL

PROVA OBJETIVA SES - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE 2014

9) O câncer da via biliar, também chamado colangiocarcinoma, apresenta-se em subtipos patológicos distintos, os quais têm localização peculiar. Dentre esses subtipos, observa-se que aquele com localização geralmente distal e de prognóstico melhor é o subtipo:

a) papilar b) nodular c) infiltrante d) sclerosante

10) Senhora de 66 anos de idade, com hipertensão arterial sistêmica controlada com anti-hipertensivo, assintomática, é solicitada a realizar uma ultrassonografia abdominal como parte de sua verificação clínica anual. Os demais exames laboratoriais estão dentro da normalidade para sua faixa etária. No entanto, a ultrassonografia revela massa compatível com pólipo no interior da vesícula. É válido indicar nesse caso:

a) ultrassonografia a cada dois meses b) realização de ressonância magnética c) colecistectomia eletiva se pólipo ≥ 1cm d) continuação da observação clínica bienal

11) A colangite aguda é uma doença caracterizada por inflamação e infecção agudas dos ductos biliares, geralmente associada à obstrução do efluxo de bile infectada, presente na árvore biliar. Em termos clínicos, pode ser classificada como leve, moderada ou grave. Para ser classificada como grave é preciso haver a constatação de:

a) dor abdominal intensa no quadrante superior direito sem descompressão dolorosa b) hipotensão que requer infusão de > 5µg/kg/min de dopamina c) dosagem de creatinina sérica = 1,5 mg/dl d) plaquetometria > 150.000/µl

12) Paciente é admitido no setor de emergência, após queda de bicicleta, em que a roda dianteira caiu em um buraco. Apresenta corte na região superciliar, escoriações na região média da face e perda dos dentes incisivos inferiores. Está lúcido, eupneico e conversa espontaneamente sem dificuldade. Não apresenta fratura cervical ao RX. Nesse caso, é possível afirmar que sua via aérea:

a) deve receber tubo orotraqueal b) deve sofrer traqueostomia imediata c) precisa de entubação via nasotraqueal d) está pérvia, não precisando de entubação

PROVA OBJETIVA

ORGANIZADOR

5

ANO OPCIONAL

PROVA OBJETIVA SES - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE 2014

13) Com relação à doença hemorroidária do canal anal, pode-se afirmar que as hemorroidas:

a) externas são recobertas por anoderme sensível b) internas e as varizes retais significam a mesma coisa c) de Grau I prolapsadas devem ser reduzidas digitalmente d) de Grau II situam-se distalmente à linha denteada do canal anal

14) É bastante comum empregar-se a classificação de Nyhus nas descrições diagnósticas de hérnias inguinocrurais. Assim, seria incluído no prontuário de um paciente a classificação IIIB, caso ele apresente uma hérnia do tipo:

a) femoral ou crural b) inguinal direta volumosa c) inguinal ou femoral recidivada d) inguinal indireta de deslizamento

15) O câncer da tireoide constitui a mais frequente dentre as doenças malignas endócrinas, apresentando-se sob quatro tipos principais, dos quais o mais raro, agressivo e de pior prognóstico é o tipo:

a) folicular b) medular c) papilífero d) anaplásico

16) Paciente é admitido em unidade de saúde com estado geral regular, lúcido, referindo dor constante no quadrante superior direito, pressão arterial compatível com a faixa etária, febre como temperatura axilar de 38ºC e icterícia. Os estudos de imagem revelam coledocolitíase e dilatação discreta de colédoco. Diante desse quadro clínico, é correto afirmar que seu tratamento inicial deverá ser:

a) hidratação e antibioticoterapia de largo espectro b) esfincteroscopia endoscópica imediata c) colecistectomia videolaparoscópica d) drenagem do colédoco com tubo T

17) Um paciente de 58 anos foi submetido a um exame histológico de um pólipo colorretal pediculado, cujo resultado mostrou carcinoma invadindo a submucosa da parede instestinal abaixo do pedículo, porém, acima da muscular própria. Segundo os critérios de Haggitt, esse tumor é classificado como sendo de nível:

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4

PROVA OBJETIVA

ORGANIZADOR

6

ANO OPCIONAL

PROVA OBJETIVA SES - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE 2014

18) O carcinoma hepatocelular é o tumor maligno mais frequente do fígado. Ainda que, levando em conta sua distribuição geográfica mais frequente na Ásia e sua relação percentual com outras causas associadas, considera-se como sua principal etiologia:

a) o etilismo b) a hepatite D c) a hepatite B d) a hemangioma

19) As doenças da tireoide não malignas podem provocar em sua evolução uma obstrução da traqueia ou disfagia por compressão do esôfago, o que indicaria uma cirurgia descompressiva urgente. Dentre os itens abaixo, a doença que com maior frequência pode obstruir a tireoide ou o esôfago é a tireoidite:

a) subaguda b) fibrosa invasiva c) linfocítica crônica d) supurativa crônica

20) O uso do tubo nasogástrico no pós-operatório da cirurgia gastrointestinal visa a descompressão de gás e líquidos acumulados na luz intestinal. Ele também tem sido um instrumento utilizado para fornecer alimentação enteral. Apesar dessas vantagens, o tubo nasogástrico também pode ser um fator de complicação, cujo caso mais comum é a:

a) sinusite b) esofagite c) pneumonia d) perfuração do esôfago

21) Um paciente de 30 anos, saudável, sofreu uma queda de cinco metros de altura e foi levado ao setor de emergência de um hospital. Estava lúcido e referia dor no quadrante superior esquerdo do abdome. Apresentava-se com conjuntiva hipocoradas, frequência cardíaca 130bpm, pressão arterial 80x50mmHg, discretamente taquipneico e pulso fino. A punção abdominal revelou sangue incoagulável. A infusão rápida de 1.500ml de solução salina normal não alterou seu quadro de entrada. Na suspeita de uma lesão esplênica, a conduta deve consistir em:

a) iniciar ressuscitação mais agressiva e solicitar estudos de imagem b) iniciar antibioticoterapia de largo espectro e infundir sangue total c) levar o paciente imediatamente à laparotomia exploradora d) começar o tratamento conservador não operório

PROVA OBJETIVA

ORGANIZADOR

7

ANO OPCIONAL

PROVA OBJETIVA SES - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE 2014

22) O cirurgião que durante uma laparotomia exploradora em um paciente que sofreu trauma fechado do abdome e encontra uma lesão parenquimatosa, atingindo de 25% a 75% de um lobo hepático, ou até três segmentos de Couinaud, deverá registrar tal lesão como sendo do grau:

a) VI b) V c) IV d) III

23) Em um paciente que apresenta sintomas acentuados compatíveis de doença do refluxo gastroesofágico, uma endoscopia revelou epitélio colunar com metaplasia intestinal nos 3cm distais do esôfago. A histopatologia não revelou displasia e a esofagomanometria solicitada apresentou resultado dentro dos limites da normalidade. Para esse paciente, deve-se considerar como plano cirúrgico-terapêutico a:

a) esofagectomia distal b) ablação por radiofrequência c) cirurgia de fundoplicatura de 360º d) ablação fotodinâmico da área afetada

24) Em uma paciente que apresenta dor epigástrica, náusea e queimação no estômago, uma endoscopia revelou duas lesões ulcerosas, sendo uma no antrogástrico e outra na primeira porção do duodeno. A histopatologia das úlceras mostrou ausência de malignidade. Pode-se concluir que essa paciente apresenta uma doença ulcerosa péptica do tipo de Johnson:

a) I b) II c) IV d) V

25) Um paciente com câncer gástrico operado tem laudo histopatológico da peça indicando que o tumor encontrava-se no estágio IA. Isso quer dizer que os itens TNM (T = tumor, N = linfonodo, M = metástase), nos quais se baseia esse estagiamento, são:

a) T1 N0 M0 b) T2 N1 M0 c) T3 N0 M0 d) T3 N1 M0

PROVA OBJETIVA

ORGANIZADOR

8

ANO OPCIONAL

PROVA OBJETIVA SES - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE 2014

26) Nos pacientes com baço volumoso, submetidos a esplenectomia convencional, é muito comum observar como complicação pós-operatória precoce a ocorrência de:

a) atelectasia hemitórax esquerdo b) pancreatite hemorrágica grave c) coleção abscedida subdiafragmática d) perfuração na altura do corpo gástrico

27) Mulher de 55 anos, tabagista de dois maços de cigarros diários por 30 anos, apresenta à tomografia computadorizada módulo pulmonar solitário de 2cm de diâmetro, situado a 1cm da superfície do segmento superior do lobo superior esquerdo. Nesse caso, o procedimento diagnóstico inicial consiste em:

a) observação por até 6 meses e biopsia, se houver crescimento b) punção transtorácica com agulha fina c) toracotomia para biópsia excisional d) punção biópsia por broncoscopia

28) Com relação aos sarcomas do tecido mole, em sua maioria de origem mesodérmica, é correto afirmar que sua frequência de desenvolvimento e localização no organismo é maior:

a) nas vísceras abdominais b) na região do tronco c) nas extremidades d) no retroperitônio

29) Com relação ao carcinoma medular da tireoide, pode-se afirmar que sua origem provém da crista neural, suas células situam-se nos polos dos lobos superiores da tireoide e são denominadas:

a) foliculares b) de Hürthle c) anaplásicas d) parafoliculares

30) Dentre as neoplasias malignas da glândula tireoide, aquela que apresenta alta frequência de multicentricidade (também referida como multifocalidade) é a:

a) folicular b) medular c) papilífera d) anaplásica

PROVA OBJETIVA

ORGANIZADOR

9

ANO OPCIONAL

PROVA OBJETIVA SES - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE 2014

31) A hiperfunção das glândulas paratireoides denominada de hiperparatireoidismo primário, inclui uma produção elevada de hormônio paratireoideo (paratormônio) que independe dos níveis séricos de cálcio. Reconhece-se como sua causa menos comum a ocorrência em:

a) hiperplasia glandular b) múltiplos adenomas c) adenoma solitário d) adenocarcinoma

32) Dentre os recursos complementares para localizar glândulas paratireoides hiperfuncionantes, aquele com maior sensibilidade e especificidade, além de segurança, inclui o estudo de imagem com:

a) ultrassonografia cervical b) angiografia cervical c) sestamibi-SPECT d) TC contrastada

33) O gastrinoma, segundo tumor endócrino mais comum do pâncreas, é uma das causas da síndrome de Zollinger-Ellison, em virtude da produção excessiva de gastrina, produção essa que tem como peculiaridade a:

a) estimulação pela secretina b) supressão pela distensão gástrica c) supressão pela alcalinização gástrica d) estimulação por peptídeos no estômago

34) Nos casos de pancreatite aguda, seja de origem alcoólica ou biliar, um marcador inflamatório com alta sensibilidade e especificidade é a proteína reativa C (PCR). No entanto, seu valor preditivo da gravidade da pancreatite só tem sensibilidade e especificidade elevadas quando sua dosagem é feita após o início do quadro, no período de:

a) 2 a 6 horas após o início do quadro b) 12 a 24 horas após o início do quadro c) 28 a 36 horas após o início do quadro d) 48 a 72 horas após o início do quadro

35) A lesão do nervo ílio-hipogástrico durante a correção cirúrgica de uma hérnia inguinocrural, determina alterações sensitivas na:

a) face lateral da coxa do lado operado b) região inguinocrural acima do ligamento inguinal c) base do pênis e na face medial da coxa do lado operado d) face anterior da coxa até o joelho homolateral à cirurgia

PROVA OBJETIVA

ORGANIZADOR

10

ANO OPCIONAL

PROVA OBJETIVA SES - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE 2014

36) Cinco dias após a cirurgia, um paciente submetido à herniorrafia inguinal direita apresentou o testículo homolateral aumentado de volume e dolorido, com temperatura axilar de 37,3ºC. Com a hipótese inicial de orquite isquêmica, foram prescritos anti-inflamatório, repouso e observação. Nesse caso, uma das complicações a médio prazo dessa orquite é a:

a) epididimite b) infertilidade c) atrofia testicular d) hidrocele volumosa

37) Jovem de 20 anos, após atropelamento, é admitido em sala de emergência. Está lúcido, referindo dor abdominal e informando verbalmente o acidente. Sua frequência de pulso: 75bpm, pressão arterial: 110x80mmHg; abdome plano, com discreta defesa muscular, sem dor à descompressão. A rotina radiológica de abdome é normal. Nesse caso, o estudo investigatório a ser adotado, em seguida, seria:

a) TC do abdominal com contraste b) ultrassonografia abdominal c) laparotomia exploradora d) lavado peritoneal

38) Os cistos coledocianos que apresentam aspecto fusiforme incluem os tipos:

a) I e III b) I e IVa c) III e IVb d) IVa e IVb

39) As metástases mais comuns do câncer de células de Hürthle da tireoide são encontradas:

a) nos linfonodos b) nos pulmões c) no cérebro d) no fígado

40) Em uma queimadura, a formação de uma úlcera de Marjolin pode vir acompanhada do desenvolvimento de uma lesão neoplásica de histopatologia compatível com um tumor:

a) melanoma b) basocelular c) lipossarcoma d) epidermoide

PROVA OBJETIVA

ORGANIZADOR

11

ANO OPCIONAL

PROVA OBJETIVA SES - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE 2014

41) O hiperaldosteronismo, caracterizado por hipertensão de média a moderada, muitas vezes refratária a anti-hipertensivos e acompanhada de baixos níveis de potássio no soro, pode ser primário ou secundário. Dentre as causas de hiperaldosteronismo secundário pode-se citar:

a) a estenose da artéria renal b) a hiperplasia adrenal bilateral c) a hiperaldosteronismo familiar d) o câncer adrenal produtor de aldosterona

42) O carcinoma adrenocortical, em acentuado percentual de casos, apresenta-se acompanhado pela síndrome de Cushing, sendo tratado por cirurgia radical aberta. Seu principal tratamento quimioterápico adjuvante é realizado com o agente:

a) ciclofosfamida b) capelcitabina c) fluoruracil d) mitotane

43) Entre os estudos de imagem utilizados para a localização de feocromocitoma, o mais indicado para mulheres grávidas com esse tipo de tumor é a:

a) ressonância magnética b) TC contrastada de abdome c) cintilografia com MIBG-I131 d) ultrassonografia abdominal

44) Entre os exames complementares utilizados em pacientes que apresentam hérnia hiatal, considera-se como padrão-ouro para o diagnóstico de refluxo gastroesofagiano o procedimento:

a) endoscopia alta com biópsia b) pHmetria de 24 horas c) esofagomanometria d) esofagografia

45) Entre as lesões hepáticas consideradas benígnas, é possível afirmar que existe maior risco de sangramento intraperitoneal espontâneo grave no paciente que apresenta:

a) hemangioma cavernomatoso b) hiperplasia nodular focal c) adenoma hepatocelular d) hemobilia iatrogênica

PROVA OBJETIVA

ORGANIZADOR

12

ANO OPCIONAL

PROVA OBJETIVA SES - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE 2014

46) Em um paciente com progressiva dificuldade para deglutir e apresentando regurgitação pós-alimentar de material não digerido, a esofagografia revela dilatação de 4cm do esôfago, sem espasmos ou tortuosidade, que termina em afilamento acentuado. Na suspeita de acalasia idiopática, considerando que nesse paciente outras investigações não revelaram causas infecciosas ou anatômicas, o cirurgião deve adotar como procedimento cirúrgico a:

a) esofagectomia total b) esofagomiotomia distal c) prótese tubular no esôfago distal d) fundoplicatura gastroesofagiana de 360º

47) Em crianças, as hérnias umbilicais presentes desde o nascimento costumam fechar por volta dos dois anos de idade. Caso isso não ocorra, o limite de idade máximo para levar a criança à correção cirúrgica do defeito herniário é de:

a) 6 anos b) 5 anos c) 4 anos d) 3 anos

48) Com referência às hérnias epigástricas, pode-se afirmar que:

a) localizam-se na linha média infraumbilical b) são hérnias ventrais não incisionais c) são de característica congênita d) não costumam encarcerar

49) Os cistos mesentéricos não neoplásicos mais comuns também são chamados cistos mesoteliais e geralmente se manifestam pela presença de uma massa abdominal, febrícula e, por vezes, vômitos. Esses cistos são melhor tratados por:

a) enucleação completa b) destelhamento do cisto c) marsupialização cutânea d) ressecção com o mesentério

50) No que diz respeito ao omento, sua neoplasia maligna mais comum é:

a) linfoma de Hodgkin b) metástase tumoral c) tumor carcinoide d) mixocarcinoma

PROVA OBJETIVA

ORGANIZADOR

13

ANO OPCIONAL

PROVA OBJETIVA SES - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE 2014