ses-df - vestcon.com.br · empregados, sejam eletrônicos, mecânicos, videográ fi cos, fonográ...

16
Legislação Aplicada aos Servidores do Distrito Federal SES-DF SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DF Auxiliar de Saúde Especialidade de AOSD/Ortopedia e Gesso Nível Fundamental Brasília 2008 A1-AS97 11/8/2008

Upload: ledat

Post on 14-Dec-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Legislação Aplicada aos Servidores do

Distrito Federal

SES-DFSECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DF

Auxiliar de SaúdeEspecialidade de AOSD/Ortopedia e Gesso

Nível Fundamental

Brasília2008

A1-AS9711/8/2008

© 2008 Vestcon Editora Ltda.

Todos os direitos autorais desta obra são reservados e protegidos pela Lei nº 9.610, de 19/2/1998. Proibida a reprodução de qualquer parte deste material, sem au-torização prévia expressa por escrito do autor e da editora, por quaisquer meios empregados, sejam eletrônicos, mecânicos, videográfi cos, fonográfi cos, reprográ-fi cos, microfílmicos, fotográfi cos, gráfi cos ou outros. Essas proibições aplicam-se também à editoração da obra, bem como às suas características gráfi cas.

Título da obra: Adendo – SES-DF – Secretaria de Estado de Saúde do DF/Legislação Aplicada aos Servidores do Distrito Federal/Auxiliar de Saúde/

Especialidade de AOSD/Ortopedia e Gesso/Nível Fundamental

Autores: Gabriela do Amaral/Edgard Antônio Lemos Alves

DIRETORIA EXECUTIVANorma Suely A. P. Pimentel

DIREÇÃO DE PRODUÇÃOCláudia Alcântara Prego de Araújo

SUPERVISÃO EDITORIALMaria Neves

SUPERVISÃO DE PRODUÇÃOJulio Cesar Joveli

EDIÇÃO DE TEXTOCíntia Caroline da S. e SilvaGiselle Silva dos SantosReina Terra Amaral

CAPAMarcos Aurélio Pereira

EDITORAÇÃO ELETRÔNICALuis Augusto Guimarães

REVISÃORaquel da Cruz

SEPN 509 Ed. Contag 3º andar CEP 70750-502 Brasília/DFSAC: 0800 600 4399 Tel.: (61) 3034 9576 Fax: (61) 3347 4399

www.vestcon.com.br

Publicação em 11/8/2008(A1-AS97)

3

LEGISLAÇÃO APLICADA AOS SERVIDORESDO DISTRITO FEDERAL

Gabriela do Amaral/Edgard Antônio Lemos Alves

EXERCÍCIOS

Julgue os itens.

1. ( ) Os conceitos de ética e moral confundem-se, pois ambas são ciências que possuem a mesma origem etimológica.

2. ( ) Ética designa o conjunto dos princípios, normas, imperativos ou idéias morais de uma época ou de uma sociedade determinadas.

3. ( ) Valores são oriundos de capacidades amalgamadas ao ser humano que pratica o bem, ou seja, que se pauta em bons sentimentos.

4. ( ) No estudo da ética a virtude é essencial, sem a qual não se consegue desenvolver a disciplina comportamental em sociedade.

5. ( ) A ética profi ssional deve ser estimada e desempenha da com hipo rigorosidade adotando-a imediatamente depois do código de ética específico da instituição uma vez que este tratará de normas aplicáveis aos seus próprios empregados.

6. ( ) Os padrões éticos dos servidores públicos resultam de sua própria natureza, ou seja, de caráter público, e em sua relação com o público.

7. ( ) A consciência ética é aprendida pelo ser humano, logo, a ética na Administração Pública deve ser desenvolvida junto aos agentes públicos ocasionando uma mudança na Administração Pública que deve ser sentida pelo contribuinte que dela se utiliza diariamente.

8. ( ) A falta de ética no serviço público não tem nada a ver com legalidade, uma vez que a ética não é regra imposta por lei e sim padrões estabelecidos pela sociedade.

9. ( ) A defi nição legal de confl ito de interesses é inexistente, pois não estabelece o dever de todo e qualquer agente público com relação ao seu posicionamento diante de situações que possam confi gurar confl itos de interesses.

(Cespe/UnB/ANA/Especialista em Recursos Hídricos/2006) O Código de Ética Pro-fi ssional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal afi rma que a função pública deve ser tida como exercício profi ssional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verifi cados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. Ele estabelece, ainda, que, salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da administração pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de efi cácia e

4

moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar. Considerando esses e outros dispositivos do Decreto nº 1.171/1994, julgue os itens seguintes.

10. Infere-se do texto que a consecução da esperada e desejável transparência dos atos administrativos implica a sujeição do servidor público aos ditames da propaganda governamental, que é o meio adequado para que as decisões do poder público sejam plenamente conhecidas pela sociedade.

11. Equiparando servidores públicos e trabalhadores da iniciativa particular, o referido código enfatiza a absoluta distinção entre as esferas da vida pública e privada, uma não podendo interferir na outra, independentemente da natureza de trabalho profi ssional que se exerça.

12. Situações excepcionais, defi nidas e tipifi cadas por norma legal, permitem que determinados atos administrativos possam ser resguardados do conhecimento público.

13. Ainda que toda pessoa tenha direito à verdade, ao servidor é permitido omiti-la ou falseá-la desde que esteja em jogo a segurança do Estado, notadamente em se tratando de cenário de guerra externa ou de grave insurgência interna.

14. Princípios como os da impessoalidade, moralidade e efi cácia são considerados fundamentais para o correto desempenho do serviço público, estando sujeito a penalidades diversas o servidor público que deles se descurar ou a eles infringir.

15. O princípio constitucional da estabilidade no serviço público impôs ao Código de Ética o silêncio quanto à eventual negligência, imprudência ou à sucessão de desvios por parte do servidor público, já que a Carta Magna inviabiliza a adoção de medidas mais drásticas contra o servidor incurso nessas falhas.

16. O citado código defende a tese de que o trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser compreendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, porque, como cidadão, integrante da sociedade nacional, o êxito desse trabalho pode ser considerado também como seu patrimônio.

(Cespe/UnB/ANCINE/Técnico Administrativo/2006) De acordo com o Código de Ética Profi ssional do Servidor do Poder Executivo Federal, julgue os itens a seguir.

17. Não é vedado ao servidor público deixar de utilizar os avanços técnicos e científi cos ao seu alcance para o adequado desempenho de suas atividades.

18. Somente em casos especiais, os órgãos e entidades da administração pública federal direta, indireta, autárquica e fundacional poderão criar comissões de ética com o intuito de orientar e aconselhar sobre a ética profi ssional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público.

(Cespe/UnB/ANATEL/Técnico em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações/2006) Com relação ao Código de Ética Profi ssional do Servidor Público, julgue os itens que se seguem.

5

19. A comissão de ética não pode se eximir de fundamentar o julgamento da falta de ética do servidor público concursado, mas, não tendo como fazê-lo no caso do prestador de serviços contratado, cabe a ela, em tais circunstâncias, alegar a inexistência de previsão dessa situação no código.

20. As decisões da comissão de ética, após análise de qualquer fato ou ato subme-tido à sua apreciação ou por ela levantado, devem ser resumidas no Relatório de Desconformidade e, com a menção explícita dos nomes dos interessados, divulgadas no próprio órgão, bem como remetidas às demais comissões de ética, criadas com o fi to de formação da consciência ética na prestação de serviços públicos.

(Cespe/UnB/MRE/Ofi cial de Chancelaria/2006) No que se refere ao Código de Ética Profi ssional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, julgue os seguintes itens.

21. O uso de vestimentas adequadas ao exercício da função pública é assunto que dispensa determinações pelo referido código de ética.

22. Com o intuito de fortalecer a consciência ética dos membros da organização, as comissões de ética podem divulgar, nos respectivos órgãos, decisões sobre a análise de qualquer fato ou ato submetido à sua apreciação, desde que omitidos os nomes dos interessados e envolvidos.

23. Consiste em censura a pena aplicável ao servidor público pela comissão de ética, que pode, ainda, dada a eventual gravidade da conduta do servidor ou sua reincidência, encaminhar o expediente à comissão permanente de proces-so disciplinar do órgão, quando existir, e, cumulativamente, se for o caso, à entidade em que, por exercício profi ssional, o servidor público esteja inscrito, para as providências disciplinares cabíveis.

24. Os empregados das sociedades de economia mista não estão subordinados ao disposto no Decreto nº 1.171/1994, para fi ns de apuração de seu compro-metimento ético.

25. (Esaf/ANEEL/Técnico Administrativo/2006) Ética no setor público pode ser qualifi cada como:

I – atuação de acordo com a confi ança que a sociedade deposita nos agentes públicos;II – conjunto de valores e regras estabelecidos com a fi nalidade de orientar a conduta dos servidores públicos;III – observância de valores como honestidade, dignidade, integridade, cortesia e zelo, entre outros;IV – transparência dos atos praticados, de modo a proporcionar aos cidadãos o conhecimento das razões que levaram à adoção de decisão do interesse público, num sentido ou noutro;V – não revelar a verdade que contrarie os interesses do governo.

6

Estão corretas:a) as afi rmativas I, II, III, IV e V.b) apenas as afi rmativas I, II, III e IV.c) apenas as afi rmativas II, III, IV e V.d) apenas as afi rmativas II, III e IV.e) apenas as afi rmativas IV e V.

26. (Esaf/ANEEL/Técnico Administrativo/2006) De acordo com o Código de Ética Profi ssional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, é vedado ao servidor público:

I – retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, bem perten-cente ao patrimônio público;II – efetuar determinado investimento que, em face de informação obtida em razão do cargo e ainda não divulgada publicamente, sabe que será altamente lucrativo;III – participar de organização que atente contra a dignidade da pessoa hu-mana;IV – representar contra o seu superior hierárquico, perante a Comissão de Ética;V – nomear, para exercer um cargo público, parente aprovado em concurso público para esse mesmo cargo.

Estão corretas:a) as afi rmativas I, II, III, IV e V.b) apenas as afi rmativas I, II, III e IV.c) apenas as afi rmativas I, II, III e V.d) apenas as afi rmativas II, III, IV e V.e) apenas as afi rmativas I, II e III.

27. (Esaf/ANEEL/Técnico Administrativo/2006) De acordo com o Código de Ética Profi ssional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal:

I – o servidor público, quando estiver diante de mais de uma opção, deve es-colher aquela que melhor atenda aos interesses do governo;II – os atos da vida privada do servidor público poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional;III – a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de efi cá-cia e moralidade, salvo nos casos em que, nos termos da lei, deva-se manter o sigilo;IV – os registros sobre a conduta ética do servidor público devem ser fornecidos aos órgãos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, para fi ns de instruir e fundamentar promoções;

7

V – servidor público é todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição fi nanceira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal.

Estão corretas:a) as afi rmativas I, II, III, IV e V.b) apenas as afi rmativas I, II, III e IV.c) apenas as afi rmativas I, II, III e V.d) apenas as afi rmativas I, II, IV e V.e) apenas as afi rmativas II, III, IV e V.

28. O servidor público civil do Poder Executivo Federal será regido pelo mesmo Código de Ética Profi ssional adotado para os servidores militares.

29. Ontologia Jurídica é o estudo da infl uência ética sobre o Direito, ou seja, o conjunto de princípios éticos que norteiam a atividade do profi ssional do Direito.

30. A moralidade da Administração Pública trata-se de princípio explícito que busca o equilíbrio entre a legalidade e a fi nalidade que é o interesse público, nada tendo a ver com honestidade e desonestidade.

31. O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

32. Os atos praticados por servidor em sua vida particular em nada se relacionam com sua vida funcional, uma vez que a pessoa do servidor não se confunde com sua vida civil, se assim fosse estaríamos diante de agressão ao princípio da im-pessoalidade/fi nalidade.

33. O servidor não pode omitir ou falsear a verdade, ainda que contrária aos interesses da própria Administração Pública.

34. Não constitui dano moral o fato do servidor deixar qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor que exerça suas funções, permitindo a formação de longas fi las, pois o número de pessoas carentes do serviço público é maior do que aquele que presta o serviço.

35. O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta im-prudente.

36. O servidor poderá se ausentar mesmo que injustifi ca damente de seu local de trabalho sem que com isso desmoralize o serviço público, mas sofrerá as sanções disciplinares.

37. São deveres fundamentais do servidor público dentre outros: manter limpo e em perfeita ordem o local de trabalho, seguindo os métodos mais adequados à sua organização e distribuição.

8

38. Resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, inte-ressados e outros que visem obter quaisquer favores em decorrência de ações aéticas fazem parte de deveres fundamentais do servidor público.

39. É defeso ao servidor público desviar servidor público para atendimento de interesse particular.

40. Ao servidor público é permitido exercer atividade profi ssional aética desde que essa atividade não seja condizente com exercício da função.

41. Se faz desnecessária a criação de uma Comissão de Ética, uma vez que cabe ao servidor público, de acordo com as regras deontológicas, o juízo do que venha a ser honesto e desonesto.

42. Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta, autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribui-ções delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profi ssional do servidor.

43. Cada Comissão de Ética será integrada por quatro servidores e respectivos suplentes, poderá instaurar, de ofício, processo sobre fato ou conduta que considerar passível de infringência a princípio ou norma ético-profi ssional.

44. A pena aplicável ao servidor público é a de censura e sua fundamentação cons-tará no respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

45. É vedado à Comissão de Ética fornecer aos organismos encarregados da exe-cução do quadro de carreira dos servidores os registros sobre sua conduta ética, por se tratar de assunto sigiloso.

46. O rito sumário será adotado pela Comissão de Ética para apuração de ato ou fato que, em princípio, se apresente contrário a ética.

SERVIDOR PÚBLICO

1. O regime jurídico único e planos de carreira para os servidores do Distrito Federal, da administração pública direta, autarquias e fundações públicas é da competência privativa da União.

2. A lei assegurará aos servidores da administração direta do Distrito Federal isonomia de remuneração para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo Poder ou entre servidores dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Distrito Federal.

3. Sobre os direitos dos servidores públicos do Distrito Federal, julgue os itens.a) Terá direito à gratifi cação do titular quando em substituição.b) A duração do trabalho normal não poderá ser superior a oito horas diárias e

quarenta e quatro semanais.c) É facultado ao Poder Público conceder a compensação de horários e, até

mesmo, a redução da jornada, dependendo de lei distrital.d) A servidora gestante ou lactante poderá ter mudança temporária de suas fun-

ções, quando for recomendável a sua saúde ou à do nascituro, sem prejuízo de seus vencimentos e demais vantagens.

9

e) O servidor terá direito à creche e pré-escola a seus dependentes de até sete anos incompletos.

f) O servidor não terá direito ao recebimento de auxílio transporte.g) Na participação da elaboração dos planos de carreira é facultativo a presença

de servidores públicos.

4. É garantido ao servidor público o direito à livre associação sindical, não sendo possível a licença sindical para os dirigentes de federações e sindicatos de servidores públicos, durante o exercício do mandato.

5. O direito de greve, por não ter regulamentação federal, aplica-se no que couber o direito de greve dos empregados de empresas privadas.

6. São estáveis, após dois anos de efetivo exercício, os servidores nomeados em virtude de concurso público.

7. O servidor público estável não perderá o cargo em virtude de processo adminis-trativo.

8. O servidor não estável fi cará em disponibilidade remunerada até seu adequado aproveitamento em outro cargo, em caso de extinção do cargo.

9. A aposentadoria por invalidez permanente será sempre proporcional.10. A aposentadoria compulsoriamente, aos sessenta anos de idade, será com pro-

ventos proporcionais ao tempo de serviço.11. A aposentadoria para os que comprovarem efetivo exercício em funções de

magistério será reduzida em cinco anos, tanto no tempo de serviço, quanto no idade.

12. Será concedida licença para atendimento de fi lho, genitor e cônjuge doente, a homem ou mulher, mediante comprovação por atestado médico.

13. (Esaf/Procurador – DF/2007) No tocante aos Agentes e Servidores Públicos, está incorreta a assertiva de que:a) os particulares que atuam em colaboração (por delegação, requisição etc.)

com o Poder Público não se inserem no conceito de Servidores Públicos.b) o art. 38 da Constituição Federal estabelece que o tempo de serviço do

servidor público da administração direta autárquica e fundacional, em qualquer caso que exija o seu afastamento para o exercício de mandato eletivo, será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento.

c) o art. 40 da CF expressamente veda à lei o estabelecimento de qualquer forma de contagem de tempo de contribuição fi ctício.

d) para efeito de benefício previdenciário, no caso de afastamento de servidor público para o exercício de mandato eletivo, os valores serão determinados como se em exercício estivesse.

e) os requisitos de idade e de tempo de contribuição serão reduzidos em cinco anos, em relação ao § 1°, III, a do art. 40 da CF, para o professor que com-prove exclusivamente tempo de efetivo exercício das funções de magistério na educação infantil e no ensino superior, médio e fundamental.

10

QUESTÕES DE CONCURSOS

1. (Funiversa/GDF/Auxiliar de Enfermagem da Sec. Saúde/2007) O título I da Lei Orgânica do Distrito Federal descreve os fundamentos da organização dos poderes do DF. De acordo com o seu art. 3º, assinale a alternativa que não indica objetivo prioritário do DF.a) Preservar a identidade do Distrito Federal, adequando as exigências do

desenvolvimento à preservação de sua memória, tradição e peculiaridade.b) Valorizar a individualidade de cada cidadão do DF, enfatizando as caracte-

rísticas regionais pertencentes à origem de cada família residente.c) Garantir e promover os direitos humanos assegurados na Constituição Federal

e na Declaração Universal dos Direitos Humanos.d) Promover o bem de todos.e) Proporcionar aos seus habitantes condições de vida compatíveis com a

dignidade humana, a justiça social e o bem comum.

2. (Cespe/UnB/Consultor da Câmara Legislativa/2006 – adaptada) Julgue os itens como certo ou errado.a) O DF tem como símbolos sua bandeira, seu hino e seu brasão, não sendo

possível ao Poder Legislativo alterar essa condição, ainda que para criar novos símbolos.

b) Cada uma das regiões administrativas do DF tem um conselho de representan-tes comunitários com funções deliberativas, consultivas e fi scalizatórias.

c) A vedação de tratamento discriminatório em razão de idade, etnia, cor, sexo, estado civil, religião, convicções políticas, orientação sexual, defi ciência fí-sica, entre outros, não está expressa da LODF porque já se encontra explícita na Constituição Federal.

d) O DF rege-se por Lei Orgânica aprovada pelo Congresso Nacional.e) Os valores fundamentais que regem a organização do DF guardam parale-

lo com os fundamentos do Estado Democrático de direito instituído pela Constituição Federal brasileira.

f) O DF já fi gurou como capital da União em constituições anteriores, porém, na atualidade, a capital federal é Brasília.

g) O DF é uma unidade federada sem autonomia, pois não possui capacidade de auto-organização, autogoverno e auto-administração.

h) O DF pode dividir-se em Municípios, do mesmo modo que acontece com os Estados e Territórios.

i) O Poder Judiciário e o Ministério Público do DF são organizados e mantidos pelo GDF.

3. (Cespe/UnB/Consultor da Câmara Legislativa/2006 – adaptada) Assinale a alternativa incorreta.a) O Distrito Federal, no pleno exercício de sua autonomia política e admi-

nistrativa, observados os princípios constitucionais, reger-se-á por esta

11

Lei Orgânica. Todo o poder emana do cidadão, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituição Federal e desta Lei Orgânica.

b) O Distrito Federal integra a união indissolúvel da República Federativa do Brasil e tem como valores fundamentais: a preservação de sua autonomia como unidade federativa; a plena cidadania; a dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; o pluralismo político. Ninguém será discriminado ou prejudicado em razão de nascimento, idade, etnia, cor, sexo, estado civil, trabalho rural ou urbano, religião, convicções políticas ou fi losófi cas, orientação sexual, defi ciência física, imunológica sensorial ou mental, por ter cumprido pena, nem por qualquer peculiaridade ou condição, observada a Constituição Federal.

c) São objetivos prioritários do Distrito Federal: garantir e promover os direitos humanos assegurados na Constituição Federal e na Declaração Universal dos Direitos Humanos; assegurar ao cidadão o exercício dos direitos de iniciativa que lhe couberem, relativos ao controle da legali-dade e legitimidade dos atos do Poder Público e da efi cácia dos serviços públicos; preservar os interesses gerais e coletivos; promover o bem de todos; proporcionar aos seus habitantes condições de vida compatíveis com a dignidade humana, a justiça social e o bem comum; dar prioridade ao atendimento das demandas.

d) É assegurado o exercício do direito de petição ou representação, indepen-dentemente de pagamento de taxas ou emolumentos, ou de garantia de instância.

e) A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos e, nos termos da lei, mediante plebiscito, referendo e iniciativa popular.

4. (SES/GDF/Nutricionista da Sec. Saúde/2006) Sobre a LODF, assinale a opção incorreta.a) Ao Distrito Federal são atribuídas as competências legislativas reservadas

somente aos Estados, cabendo-lhe exercer, em seu território, todas as com-petências que não lhe sejam vedadas pela Constituição Federal.

b) Compete privativamente ao Distrito Federal exercer inspeção e fi scalização sanitária, de postura ambiental, tributária, de segurança pública e do trabalho, relativamente ao funcionamento de estabelecimento comercial, industrial, prestador de serviços e similar, no âmbito de sua competência, respeitada a legislação federal.

c) É de competência do DF, em comum com a União, combater as causas da pobreza, a subnutrição e os fatores de marginalização, promovendo a inte-gração social dos segmentos desfavorecidos.

d) Compete ao Distrito Federal, concorrentemente com a União, legislar sobre previdência social, proteção e defesa da saúde.

12

e) O Distrito Federal organiza-se em Regiões Administrativas, com vistas à descentralização administrativa, à utilização racional de recursos para o desenvolvimento socioeconômico e à melhoria da qualidade de vida.

5. (Cespe/UnB/Analista/Administrador da Procuradoria Geral do DF/2004) Julgue os itens a seguir e assinale C (certo) ou E (errado).a) Para que o Distrito Federal seja dividido em municípios, é preciso uma lei

complementar distrital que institua essa divisão e que seja aprovada, mediante referendo, pela maioria da população do DF.

b) Seria inconstitucional lei distrital ordinária que introduzisse no DF o bipar-tidarismo.

c) Seria inconstitucional artigo da Lei Orgânica do Distrito Federal que vedasse a reeleição do governador do DF.

d) Seria inconstitucional lei distrital que ampliasse para 180 dias a licença-maternidade das mulheres com emprego no DF.

e) Considere que Rogério tenha recentemente ingressado no cargo de procurador do DF. Nessa situação, tal como os demais servidores púbicos do DF, Rogério somente poderá adquirir estabilidade depois de três anos.

6. (Cespe/UnB/Analista/Administrador da Procuradoria Geral do DF/2004) Con-sidere a seguinte situação hipotética e julgue o item.

Um cidadão procurou uma repartição pública distrital, solicitando informações acerca das repercussões sociais de um determinado programa do governo, mas o servidor que o atendeu negou-se a prestar essas informações, argumentando que não havia nenhum ato governamental autorizando a divulgação ao público dos dados solicitados.

( ) Nessa situação, o servidor agiu de maneira correta, pois a administração somente deve prestar particulares informações previamente defi nidas como de caráter público.

7. (Cespe/UnB/Analista/Administrador da Procuradoria Geral do DF/2004) Julgue os itens acerca de questões constitucionais que envolvem o Distrito Federal.a) O Distrito Federal é um estado da República Federativa do Brasil.b) O Tribunal de Contas do Distrito Federal integra o Poder Judiciário distrital.c) O DF pode subvencionar cultos religiosos cristãos, pois o cristianismo é a

religião ofi cial do Brasil.d) O DF pode dividir-se em municípios, desde que a população aprove essa

medida, por meio de plebiscito convocado pela Câmara Legislativa.e) Todos os estados da Federação, independentemente de sua população, têm

direito ao mesmo número de senadores que o DF.

13

GABARITO

1. F2. F3. F4. V5. F6. V7. V8. F9. V

10. E11. E12. C13. E14. C15. E16. C

17. E18. E19. E20. E21. E22. C23. E24. E25. b26. e27. e28. F29. F30. F31. V32. F

33. V34. F35. F36. F37. V38. V39. F40. F41. F42. V43. F44. V45. F46. E

SERVIDOR PÚBLICO

1. F2. F3. V, F, V, V, F, F4. F5. V

6. F7. V8. F9. F10. V

11. V12. V13. e

QUESTÕES DE CONCURSOS

1. b2. E, E, E, E, C, C, E, E, E3. a4. a5. E, C, C, C, C6. E7. E, E, E, E, C

14

ANOTAÇÕES: ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

15

ANOTAÇÕES: ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Formato15x21cm

Mancha11,5x17,5 cm

PapelOffset

Gramatura70 gr/m2

Número de páginas16

SEPN 509 Ed. Contag 3º andar CEP 70750-502 Brasília/DFSAC: 0800 600 4399 Tel.: (61) 3034 9576 Fax: (61) 3347 4399

www.vestcon.com.br