servir - sócios primavera 2007

4
Editorial Primavera de 2007 Edição especial para os Sócios do Agrupamento 60 de Queluz 1 Agrupamento LX – Primavera de 2007 Neste ano de 2007, em que o Movimento Escutista comemora os 100 anos da sua existência, é com as melhores saudações que o Agrupamento 60 de Queluz vos envia esta pequena brochura com informações sobre a vida da nossa associação. Quem são os sócios deste Agrupamento? O que representam para nós? Estas são questões que nos colocam com frequência e que são relativamente fáceis de responder. Qualquer amigo do nosso Agrupamento pode ser sócio, contribuindo com uma pequena quantia anual para nos ajudar financeiramente. Na sua maioria, os sócios são antigos elementos e os pais e amigos dos actuais 70 elementos. Desempenham um papel fundamental pois são, em primeiro lugar, uma rede de contactos e amigos que connosco mantêm uma estreita ligação apesar de, muitas vezes, terem saído do Agrupamento há já vários anos! Em segundo lugar, são uma preciosa ajuda para que possamos continuar a suportar as nossas actividades e para que, no fundo, todas as crianças e jovens que batem à nossa porta possam continuar a ser acolhidas sem qualquer impedimento de nível social ou outro. Certamente que o título que escolhemos - «Servir» - é para todos os antigos escuteiros deste Agrupamento um motivo de boas recordações: este é o título do jornal que há diversos anos acompanha os nossos Acampamentos de Verão! Não quisemos, por isso, deixar de nomear esta publicação com uma palavra e um lema que temos gravado em madeira na nossa sede e que deverá sempre nortear este Agrupamento: PODEMOS E QUEREMOS SERVIR! Jorge Revez Chefe do Agrupamento Este jornal é gratuito e acompanha a quota anual dos sócios do Agrupamento 60 de Queluz, não podendo ser vendido de forma alguma!

Upload: jorge-revez

Post on 09-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Primavera de 2007 Edição especial para os Sócios do Agrupamento 60 de Queluz Jorge Revez Agrupamento LX –Primavera de 2007 1 Acampamento de Natal Raid de Carnaval Agrupamento LX –Primavera de 2007 2 Agrupamento LX –Primavera de 2007 A Alcateia num dos percursos do Raid Exploradores e lobitos a aprender a plantar árvores em S. Jacinto 3

TRANSCRIPT

Page 1: Servir - Sócios Primavera 2007

Editorial

Primavera de 2007

Edição especial para os Sócios do Agrupamento 60 de Queluz

1Agrupamento LX – Primavera de 2007

NNeste ano de 2007, em que o Movimento Escutista comemora os 100 anos da sua existência, é com as melhores saudações que o Agrupamento 60 de Queluz vos envia esta pequena brochura com informações sobre a vida da nossa associação.Quem são os sócios deste Agrupamento? O que representam para nós? Estas são questões que nos colocam com frequência e que são relativamente fáceis de responder.Qualquer amigo do nosso Agrupamento pode ser sócio, contribuindo com uma pequena quantia anual para nos ajudar financeiramente. Na sua maioria, os sócios são antigos elementose os pais e amigos dos actuais 70 elementos.Desempenham um papel fundamental pois são, em primeiro lugar, uma rede de contactos e amigos que connosco mantêm uma estreita ligação apesar de, muitas vezes, terem saído do Agrupamento há já vários anos! Em segundo lugar, são uma preciosa ajuda para que possamos continuar a suportar as nossas actividades e para que, no fundo, todas as crianças e jovens quebatem à nossa porta possam continuar a ser acolhidas sem qualquer impedimento de nível social ou outro.Certamente que o título que escolhemos - «Servir» - é para todos os antigos escuteiros deste Agrupamento um motivo de boas recordações: este é o título do jornal que há diversos anos acompanha os nossos Acampamentos de Verão!Não quisemos, por isso, deixar de nomear esta publicação com uma palavra e um lema que temos gravado em madeira na nossa sede e que deverá sempre nortear este Agrupamento:

PODEMOS E QUEREMOS SERVIR!

Jorge RevezChefe do Agrupamento

Este jornal é gratuito e acom

panha a quota anual dos sócios do Agrupam

ento 60 de Queluz, não podendo ser vendido de form

a alguma!

Page 2: Servir - Sócios Primavera 2007

Actividades realizadas por todo o Agrupamento

2Agrupamento LX – Primavera de 2007

Raid de Carnaval

• O Raid, uma grande actividade volante feita de muitas caminhadas, é sempre um momento alto da vida anual do Agrupamento e é uma das actividades preferidas dos escuteiros do nosso Agrupamento. É uma actividade que exige um elevado espírito de companheirismo e um grande sentido de orientação!• Entre 16 e 20 de Fevereiro de 2007, percorremos a distância que separa Mira de Aveiroem dois dias de caminho a pé e mais dois dias com outras actividades. No dia 19, visitámos a Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto, onde limpámos a mata, plantámos árvores e conhecemos aquele meio-ambiente único nalguns percursos a pé, com os guias do Instituto de Conservação da Natureza. No dia 20, conhecemos a cidade de Aveiro num Jogo de Cidade, onde não faltaram os tradicionais ovos moles!• Nesta actividade, o pata-tenra Daniel Fernandes realizou a sua promessa de Lobito na Igreja da Gafanha da Boa-Hora, o que é sempre motivo de grande alegria!

Acampamento de Natal

Depois da abertura do ano escutista a 1 de Novembro de 2006, o Acampamento de Natal foi a primeira actividade em Agrupamento. Ficam aqui alguns dados dessa actividade:• O acampamento decorreu nos dias 15, 16 e 17 de Dezembro de 2006, na Quinta da Fonteireira, em Belas, local mítico para os escuteiros de Queluz e arredores que, infelizmente, se tem vindo continuamente a degradar em função do que se costuma chamar a “pressão da crescente urbanização”…• Foi a primeira actividade da nova carrinha do agrupamento (depois de um sobreaquecimento no Verão que vitimou a viatura que amavelmente a GNR nos havia cedido há sete anos atrás). A nova carrinha correspondeu perfeitamente às exigências de um acampamento de Inverno, estando até agora a satisfazer as nossas necessidades em pleno!• O agrupamento esteve quase todo presente e vivemos o Imaginário da narrativa bíblica de Moisés em que os bandos, patrulhas e equipas foram as 10 tribos nómadas(descendentes dos 10 filhos de Jacob) e a Chefia os malvados soldados egípcios que perseguiam o povo hebreu no exílio. Os elementos conseguiram auxiliar Moisés no seu caminho para a Terra Prometida e aprenderam durante 3 dias esta bela história do Povo de Deus. Aprenderam inclusivamente a construir Pontes Himalaias e todos tiveram de a atravessar…!

Page 3: Servir - Sócios Primavera 2007

Algumas fotos do Raid de Carnaval

3Agrupamento LX – Primavera de 2007

A Alcateia num dos percursos do Raid

Exploradores e lobitos a aprender a plantar árvores em S. Jacinto

Page 4: Servir - Sócios Primavera 2007

Recentemente…

Centenário do Escutismo

Campanha de RifasEste ano, a Campanha de Rifas do Agrupamento decorreu durante a Quaresma e a Páscoa, tendo o agrupamento vendido cerca de nove mil rifas. Nunca é demais lembrar que o Agrupamento não tem mais nenhuma fonte de rendimento além dos seus Sócios e destas campanhas que realizamos uma vez por ano.Registamos aqui os números sorteados, conforme a Lotaria Clássica do dia 23 de Abril. (Para esta campanha de rifas devem ser apenas considerados os últimos quatro números)

1º Prémio - 152582º Prémio - 137263º Prémio - 26690

4Agrupamento LX – Primavera de 2007

Actividade de Páscoa

• De 31 de Março a 3 de Abril, o Agrupamento deslocou-se de comboio até à vila de Constância, onde o rio Zêzere se encontra com o Tejo, para uma actividade repleta de novidades para os nossos elementos.• As duas principais actividades começaram com uma visita ao Centro de Ciência Viva de Constância, onde pudemos aprender, com técnicos especializados, novos aspectos sobre Astronomia e observação nocturna do céu. Vimos inclusivamente a face da Lua em detalhe e os anéis de Saturno com um pouco mais de dificuldade…! Foi a oportunidade de rever os conhecimentos que vimos ensinando acerca da orientação através das estrelas.• A segunda grande actividade foi uma descida de rio em canoagem, desde Constância até Vila Nova da Barquinha, com uma agradável paragem para um original e barulhento jogo de agrupamento: um assalto ao Castelo de Almourol! Desde a actividade que realizámos em Mértola em 2000 que não fazíamos uma descida de rio em Agrupamento, o que exigiu dos mais velhos uma preciosa ajuda aos mais pequenos na condução das canoas…• Pudemos contar também nesta actividade com a Eucaristia celebrada pelo nosso Assistente, Pe. Jorge Dias, em que todo o Agrupamento foi convidado a aprender um pouco mais sobre a Santa Missa e os seus gestos e rituais.

A Organização Mundial do Escutismo (www.scout.org) convida todos os actuais e ex-escuteiros a renovarem a sua Promessa de Escuteiro às 8h do dia 1 de Agosto de 2007, numa cerimónia pública, na comunidade, numa praça, num local visível. Esta actividade, baptizada como o “Amanhecer do Escutismo”, vai acontecer um pouco por todo o mundo, exactamente 100 anos depois de Baden-Powell realizar o seu acampamento experimental na Ilha de Brownsea. Este foi certamente um dos sonhos do nosso Fundador. Os outros concretizamos todos os dias: o Escutismo é o maior movimento juvenil de paz e fraternidade do mundo. O mesmo Mundo que B.P. deixou sem dúvida um pouco melhor.