carta do presidente e dos sócios diretores garrigues ... · sócios diretores os dois sócios...

120

Upload: others

Post on 17-Jun-2020

16 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro
Page 2: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

Carta do presidente e dos sócios diretores 4

Garrigues: responsabilidade social 7

Balanço de cinco anos 17

Desempenho económico 37

Clientes 43

12345

Page 3: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

2010Memória

de ResponsabilidadeSocial Empresarial

Compromiso com a comunidade 51

O valor do talento 65

A inovação ao serviço da qualidade 81

Programa de ecoeficiência 87

Anexos 97

6789A

Page 4: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

4

Temos o prazer de lhes apresentar a Memóriade RSE referente ao exercício 2010. Há cincoanos começámos a publicar esta Memória como intuito pioneiro, de informar todos os nossosgrupos de interesse acerca da visão da nossasociedade.

Por isso, é um bom momento para fazer um ba-lanço. Esta quinta edição da Memória tentafazer um balanço dos êxitos da Garrigues nasua tripla vertente, económica, social e meio am-biental, tanto no exercício de 2010 como nosúltimos cinco exercícios.

Desde a sua primeira edição temos tentado mel-horar o seu conteúdo, dotando-a de uma maiortransparência e rigor. Assim o avaliaram a nossaequipa humana num inquérito realizado sobre oseu conteúdo. Os seus resultados demonstram asua utilidade e animam-nos a continuar a apro-fundar o seu desenvolvimento.

No ano de 2010, a facturação conjunta da J&AGarrigues, S.L.P e da Garrigues Portugal, S.L.P.ascendeu a mais de 362 milhões de euros, oque supõe um aumento de 5,2% relativamenteao ano anterior. Nos cinco anos em que se pu-blica a Memória, a nossa facturação cresceu67,3%.

O indubitável êxito económico que os nossos nú-meros reflectem são a demonstração da con-fiança dos nossos clientes e o esforço dos nossosprofissionais. A todos eles queremos agradecer.

No âmbito social, continuamos a apoiar, comofazemos desde 2002, o cumprimento e melhorados 10 princípios do Pacto Mundial, e continua-mos a desenvolver a nossa politica de estágios,e prémios aos jovens juristas, de investigação ju-rídica e de actividades de promoção social.

Na área do trabalho pro bono, que garante ser-viços legais e fiscais de forma gratuita a organi-zações e entidades sem fins lucrativos, temosconfirmado que as pessoas do nosso escritóriotêm um importante compromisso com a socie-dade civil e desejam materializar este compro-misso não só através de uma contribuiçãoeconómica particular, mas também através doque de melhor sabem fazer, com o seu trabalho:mais de 94%, das mais de mil pessoas da Garri-gues que responderam a este questionário, con-sideram apropriada esta contribuição dasociedade e cerca de 75% gostaria de realizartrabalho pro bono.

O ano de 2011 apresenta-se como um ano di-fícil em Espanha e Portugal e para muitos dosrestantes países nos quais operamos. Mas a si-tuação internacional está a melhorar, sem dú-vida, e isso ajudará a que também no nossopaís se note, a pouco e pouco essa melhoria.Acreditamos que Espanha e Portugal conti-nuarão a ter um papel principal no futuro, depoisda conjuntura em que vivemos. Entretanto conti-nuaremos a enfrentar o panorama económico,como temos feito nos anos anteriores, com espí-rito construtivo e solidário, porque é imperativoque o mundo empresarial continue a dar o exem-plo na prossecução da harmonia entre os valo-res económicos e éticos.

Todos temos muito para fazer. Os nossos objec-tivos são ambiciosos. Contudo, temos toda anossa confiança em que os valores da ética, es-forço, profissionalismo, a dedicação e a solida-riedade permitam à nossa firma e aos países emque opera superar com êxito as dificuldadescom que infelizmente nos enfrentamos.

Carta do presidente e dos sócios diretores

1RS

E 20

10

Fernando Vives Antonio Garrigues Ricardo GómezSócio director Presidente Sócio director

Page 5: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro
Page 6: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro
Page 7: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

Perfil da nossa empresa 8

Estrutura e órgãos de governo e administração 8

Descrição das áreas e industrias de atividade 10

A nossa visão da RSE 14

Garrigues: responsabilidade social2

Page 8: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

8

RSE

2010

Estrutura e órgãos de governo e de administraçãoEm seguida é apresentada a estrutura operativa do escritório:

Comité de Análise e Controlo Interno (*)

Comité de Estratégia

Comité Internacional

Comité de Nomeações

Comité de Prática Profissional

Comité de Publicações

Comité de Recursos Humanos

Comité de Relações Internacionais

Comité de Proteção de Dados e Privacidade

Comité de Gestão do Conhecimento

Junta de sócios

Formada por todos os sócios da Garrigues

A lista completa dos sócios consta da secção “Equipa profissional” na página web da Garrigues: www.garrigues.com

(*) Órgão de controlo interno em questões de prevenção do branqueamento de capitais.

Órgão de AdministraçãoSócios diretores

Os dois sócios diretores são os administradores conjuntosda sociedade e são designados de quatro em quatro anospela Assembleia de Sócios, a quem devem prestar contaspelo menos uma vez por ano.

Conselho de sócios gerentes

Função consultiva e de assessoria aos sócios diretores. Composto por:

• Sócios diretores da firma• Sócios diretores das áreas geográficas• Sócios responsáveis dos principais departamentos

Perfil da nossa empresaA Garrigues é uma entidade dedicada à asses-soria legal e fiscal, bem como à prestação deoutros serviços profissionais relacionados com areferida assessoria, de acordo com a legislaçãovigente em cada uma das jurisdições em queatua. A Garrigues adota a forma jurídica de so-ciedade profissional de responsabilidade limi-tada e é detida pelos sócios que exercem a suaatividade através da sociedade.

Fundada em 1941, a Garrigues é, por volumede faturação e número de profissionais, o maiorescritório de advogados e assessores tributáriosda Europa Continental. A nossa equipa e a nossainequívoca vocação internacional permitem-nosprestar uma assessoria integral onde quer que osnossos clientes necessitem e em todas as matériasjurídicas e fiscais. Trata-se de um serviço com«selo próprio», no qual está representado o nossocompromisso com a qualidade, o serviço aocliente, a ética, a responsabilidade social e asolvência empresarial.

Page 9: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

9

RSE

2010

Todos os sócios da Garrigues fazem parte da As-sembleia de Sócios, a quem compete designare eleger, de 4 em 4 anos, os membros do órgãode administração da sociedade. Este órgão deadministração é, atualmente, composto por doissócios diretores.

Os sócios diretores são os administradores con-juntos da sociedade e devem prestar contas àAssembleia de Sócios pelo menos uma vez porano. Para o exercício da sua atividade, os só-cios diretores contam com o apoio dos seguintesórgãos previstos estatutariamente: o Conselho deSócios Gerentes e o Comité de Prática Profissio-nal e Normas Profissionais.

O órgão de administração da Garrigues temvindo a ser ocupado, desde julho de 2009,pelos sócios diretores Ricardo Gómez-Barreda eFernando Vives.

A titularidade das participações sociais da Garri-gues implica, para todos os sócios, a obrigaçãode realizar prestações acessórias relativas aoexercício da atividade profissional que constitui oobjeto social da Garrigues.

O sistema de determinação da remuneração dossócios rege-se por critérios objetivos que são porestes conhecidos e baseia-se no grau de expe-riência profissional de cada um deles e na res-petiva contribuição para o desenvolvimento epara o bom funcionamento da firma.

Page 10: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

O QUE FAZEMOS

Prestamos assessoria jurídica especializada nas áreasdo Direito Administrativo e do Urbanismo, tanto a enti-dades do setor público como às empresas privadas eaos cidadãos.

Elaboramos informações e pareceres, conduzimos nego-ciações e assumimos a defesa dos nossos clientes no âm-bito de procedimentos administrativos e de contenciosoadministrativo, em quase todos os setores de atividade.

Prestamos serviços de assessoria, permanente ou espe-cífica, a empresas locais ou a grupos multinacionais,bem como a pessoas singulares, sobre qualquer questãode natureza tributária nacional ou internacional.

A nossa organização matricial, associada à qualidadee experiência da equipa de profissionais que o integram,colocam o Departamento Fiscal numa ótima posiçãopara disponibilizar as soluções integradas exigidas porum contexto empresarial cada vez mais complexo e glo-balizado.

Prestamos serviços de assessoria relativos ao planea-mento, compensação e desenvolvimento dos recursoshumanos.

Em comparação com os serviços de consultoria e asses-soria mais tradicionais, o nosso departamento de HCS écaracterizado por prestar um serviço global que não sótem em conta as implicações estratégicas e de conceção,mas que, para além disso, considera todos os aspectosde natureza fiscal e legal inerentes a este tipo de serviços.

Assessoramos todas as áreas de Direito do Trabalho:relações laborais, cargos de administração, sistemasavançados de compensação, contencioso, relações co-letivas e reestruturações, etc.

O nosso objetivo é o de disponibilizar serviços de as-sessoria estratégica laboral e de RH a empresas nacio-nais e multinacionais.

Por dimensão, distribuição territorial e importância dosassuntos encomendados, somos interlocutores privilegia-dos das organizações sindicais, empresariais e da Ad-ministração estatal e local.

Prestamos assessoria especializada na resolução deconflitos e intervimos no âmbito de litígios perante os tri-bunais de justiça nacionais e perante os principais tri-bunais arbitrais nacionais e internacionais.

Defendemos os interesses dos nossos clientes no sentidode evitar possíveis conflitos e, nos casos em que tais con-flitos sejam inevitáveis, de modo a que os nossos clientesos possam enfrentar com as melhores condições de de-fesa.

ÁREA

Administrativo eUrbanismo

Fiscal

Human Capital Services

Laboral

Contencioso e Arbitragem

RSE

2010

10

Descrição da áreas e industrias de actividade

Page 11: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

ÁREA

Marítimo e Transportes

Meio Ambiente

Comercial

Propriedade Industrial

e Intelectual

Reestruturações & Insolvências

RSE

2010

11

O QUE FAZEMOS

O Departamento de Direito Marítimo e Transportes dis-ponibiliza um serviço de assessoria integral e de altaqualidade a todos os seus clientes, nas diversas áreasdo comércio internacional, transporte e logística.

A atividade da Garrigues Medio Ambiente ultrapassao âmbito estritamente jurídico e, para além de advoga-dos, contamos com profissionais de perfil técnico e eco-nómico (engenheiros, químicos, biólogos, físicos,licenciados em gestão e administração de empresas,em ciências ambientais, etc.).

A nossa visão pluridisciplinar permite-nos garantir umacolaboração profissional da mais elevada qualidadeem todo o tipo de trabalhos e estudos – tanto de caráterlegal como técnico ou económico – sobre meio am-biente, energias renováveis, sustentabilidade, alteraçõesclimáticas e responsabilidade social empresarial.

A nossa vocação multidisciplinar e a nossa especiali-zação permitem-nos prestar serviços de assessoria inte-gral especializados em todas as áreas do Direitocomercial.

Desenvolvemos um papel de relevo na evolução do Di-reito Comercial espanhol das últimas décadas e partici-pámos nas operações mais relevantes e de maiorcomplexidade e volume do mercado.

Nesta área trabalham peritos em contratos comerciais,fusões e aquisições, Direito Societário, Bancário, Finan-ceiro, dos Valores Mobiliários, dos Seguros e de outrossetores regulados.

Disponibilizamos uma combinação de serviços degestão de patentes, marcas e desenhos industriais coma assessoria estratégica e pré-contenciosa.

Uma assessoria de qualidade, com profissionais prove-nientes dos principais organismos internacionais em ma-téria de propriedade intelectual e industrial.

Dedicamo-nos à gestão da crise económica, nos seusaspetos laborais, concursais, financeiros e fiscais..

Colaboramos conjunta e combinadamente na con-ceção e execução de planos de ajustamento necessá-rios para que as reestruturações alcancem os seusobjetivos.

A nossa rede de escritórios permite-nos ter uma grandeproximidade com o cliente e adaptarmo-nos às exigên-cias dos vários países e regiões.

Page 12: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro
Page 13: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

O QUE FAZEMOS

A nossa organização matricial e geográfica, associada à qualidade, expe-riência e conhecimento setorial da nossa equipa de profissionais, colocam-nos em ótima posição para oferecer as soluções integradas solicitadas pelosetor financeiro.

Tanto em operações de reestruturação como na assessoria corrente prestadapelas nossas distintas áreas, prestamos serviços dirigidos a todo o tipo de en-tidades financeiras (Bancos, Caixas de Aforro e Cooperativas de Crédito).

Trabalhamos tanto para fundos nacionais como internacionais e prestamosassessoria a equipas de gestores, investidores, entidades de crédito e a ou-tros financiadores, bem como a todo o tipo de promotores, tanto privadoscomo públicos.

Temos mais de 20 anos dedicados ao apoio, a todos os níveis, às empresasfamiliares. A nossa abordagem é global e abrange desde a vertente pura-mente legal ou fiscal até à vertente empresarial, de estratégia e de consultoriafamiliar.

Na indústria farmacêutica convergem um grande número de disciplinas comproblemáticas específicas, as quais abordamos através de uma conceçãotransversal da área do Direito Farmacêutico. Isto implica a intervenção co-ordenada de um grande número de advogados e profissionais especialistasnas respetivas áreas de trabalho. A Garrigues Farma presta assessoria aosseus clientes de forma regular ou em operações especiais.

Os nossos profissionais prestam assessoria jurídica altamente especializadaem todo o tipo de questões e operações imobiliárias, abrangendo as diver-sas áreas do Direito relacionadas com o setor imobiliário.

Graças à integração de profissionais de diversas áreas, proporcionamosaos nossos clientes um serviço integral, que compreende a assessoria tantoem questões civis e imobiliárias, como em matérias de natureza fiscal, am-biental e urbanistico-administrativas.

Esta linha de serviços nasce com o objetivo de prestar, às pessoas singularese coletivas que operam no setor desportivo e do entretenimento, serviços ju-rídicos especializados de nível máximo, aproveitando o elevado grau deconhecimento setorial dos profissionais do nosso escritório que se dedicama estas matérias.

A Garrigues Sports & Entertainment presta assessoria a clubes, associações,federações, entidades organizadoras de eventos desportivos, editoriais, dis-cográficas, produtoras cinematográficas e às pessoas singulares mais repre-sentativas deste setor de atividade.

Prestamos serviços jurídicos de qualidade aos nossos clientes da indústriado turismo e hoteleira, de forma coordenada entre as várias especialidadesenvolvidas, aproveitando o profundo conhecimento do setor turístico que anossa vasta experiência profissional nos tem permitido acumular.

INDÚSTRIAS

Bancos e Caixas

Capital de Risco

Empresa Familiar

Farmácia e biotecnología

Real Estate

Sports & Entertainment

Turismo e Hotelaria

RSE

2010

13

Page 14: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

O nosso trabalho rege-se sem-pre por princípios deontológi-cos rígidos e pelo nossoCódigo de Atuação Profissio-nal e cada um dos nossos co-laboradores constitui umexemplo de os valores daética profissional e de inde-pendência que nos identifi-cam.

A nossa visão sobre RSENa Garrigues consideramos a «responsabili-dade social empresarial» como um modelo degestão que tem em conta tanto os efeitos econó-micos, sociais e ambientais provocados por umaatividade sobre os seus grupos de interesse,como as expectativas que estes depositam sobreessa mesma actividade profissional.

A nossa missão consiste em acompanhar os nos-sos clientes onde quer que eles necessitem e osnossos clientes sabem ainda que: estamos com-prometidos com o exercício responsável danossa atividade. Assim, procuramos acrescentarvalor em todos os momentos, tanto para os nos-sos clientes como para a nossa geração e paraas gerações vindouras.

A nossa Sociedade integrou, no seu modelo denegócio, a avaliação (em sentido amplo) dosriscos e oportunidades que possam resultar dassuas atuações. Este compromisso com a socie-dade e com o ambiente reflete-se anualmentena prestação de contas que é feita através daelaboração da presente Memória de RSE, quefaz uma recolha das linhas gerais que regemo nosso modelo de gestão e das quais derivamas atuações que, nesta matéria, são levadas acabo no nosso escritório.

Os valores da GarriguesOs valores que inspiram a identidade da nossaSociedade podem ser concretizados e resumidosnos seguintes:

Estes valores, que devem ser preservados e trans-mitidos por todo o pessoal da sociedade nassuas tarefas quotidianas, são complementados,na sua aplicação prática, por normas e princí-pios deontológicos que constam do Código deAtuação Profissional definido pelo Comité dePrática Profissional. Todos eles são necessáriosnão só para o direito de defesa e para o serviçoa prestar ao cliente, mas também para a tutelados interesses da firma e de todo o seu pessoal,assim como da sociedade no seu conjunto.

A Garrigues assegura o estrito cumprimento dasnormas profissionais e deontológicas que lhesejam aplicáveis, através de diversos procedi-mentos e vias. Para esse efeito e para manifestar,formal e expressamente, o cumprimento das re-feridas normas e das políticas internas definidasnos nossos Estatutos relativamente a investimentose, bem assim, relativamente a outras questões,os sócios respondem anualmente a um formuláriode confirmação sobre estas questões. Adicional-mente, e também para garantir o cumprimentodas referidas normas, são realizadas, periodica-mente a para todos os níveis profissionais,sessões de formação ad hoc.

14

RSE

2010

A excelência no serviço ao cliente é conseguida atravésda prestação de serviços profissionais presidida pelos maiselevados níveis de qualidade, de modo a que o clientepossa dispor, a qualquer momento, da solução mais ade-quada e eficaz. Nesta matéria, o nosso prestígio e a nossaliderança baseiam-se, antes de tudo, no talento e na dedi-cação dos nossos profissionais.

O compromisso com as pessoasentronca com a preocupaçãocom os nossos colaboradores,que são o nosso principal ativo,e pela sua carreira profissional.Na Garrigues procuramos e va-lorizamos o talento, e aspiramosa geri-lo de forma adequada, demodo a que consigamos melho-rar e crescer todos os dias, tantopessoal como profissionalmente.

Page 15: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

O estrito e rigoroso cumprimento das referidasnormas levou a que o escritório tenha, em deter-minadas situações, recusado aceitar ou acom-panhar clientes e assuntos relevantes.

Até à data não foram impostas à Garriguessanções ou multas relativamente a estasquestões, nem se desenvolveu ou ocorreu, dentroda Garrigues, nenhum episódio de corrupção.

Compromisso com os grupos de interesseA Garrigues define os seus «grupos de interesse»como sendo os agentes da sociedade que afe-

tam ou podem afetar significativamente a sua ati-vidade e as suas decisões, ou sobre os quais assuas ações e o desenvolvimento da sua activi-dade profissional implicam ou podem produzirefeitos associados.

A nossa firma identificou os grupos de interesseda nossa atividade e faz um especial esforço parapropiciar e assegurar a comunicação constantecom estes grupos, a identificação permanente denovos canais de comunicação, bem como a inte-gração das expectativas destes grupos e a defi-nição das correspondentes linhas de atuação.

Identificámos os seguintes grupos de interesse:

15

RSE

2010

No Anexo III é recolhida mais informação sobre os canais de comunicaçãodefinidos para cada um dos grupos de interesse.

POTEN

CIAIS COLABO

RADORES

EX-GARRIGUES

FORNECEDORES

SOCIEDADE

MEIOS DE COMUNICAÇÃO

CONCORRENTES

ALIANÇAS

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

SÓCIOS

PESSOAL

CLIENTES

Page 16: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro
Page 17: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

Objetivos alcançados em matéria de RSE 18

Principais resultados em 2010 28

Principais objetivos para 2011 29

Balanço de cinco anos3

Page 18: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

Resultados alcançados em matéria de SER Por ocasião da edição da quinta Memória deRSE, a Garrigues quer apresentar aos seus gru-pos de interesse os principais avanços, em ma-téria de RSE, alcançados pelo escritório nosúltimos 5 anos (período 2006-2010).

Do mesmo modo, aproveitando também estequinto aniversário, realizámos em 2010 um in-quérito sobre a Memória de RSE entre os cola-boradores da Sociedade. Através desseinquérito pudemos comprovar o interesse susci-

tado pela responsabilidade social e recolher asprincipais impressões sobre a utilidade da nossaMemória de RSE. Os nossos colaboradores des-tacam, principalmente, o facto de se tratar deuma ótima ferramenta de apresentação para osnossos clientes, que melhora a imagem da firmaperante todos os seus grupos de interesse e queconstitui uma excelente demonstração de trans-parência perante a sociedade e outros gruposde interesse. Esta valorização da nossa Memóriade RSE também é destacada pelos grupos de in-teresse externos ao escritório, dado o número devisitas registadas em 2010 na área de RSE danossa página web corporativa: mais de 10.600visitas.

18

RSE

2010

Page 19: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

19

RSE

2010

Em seguida apresentamos a evolução dos prin-cipais parâmetros que demonstram o progressoda nossa atividade ao longo do período 2006-2010.

Evolução da faturação da J & A Garrigues, S. L. P. e respetivas sociedades dependentes e da Garri-gues Portugal, S. L. P. e respetivas sociedades dependentes

(milhares de euros) 2006 2007 2008 2009 2010

J & A Garrigues, S. L. P. e sociedades dependentes e

Garrigues Portugal, S. L. P. e sociedades dependentes 216.365 271.031 312.133 344.349 362.012

A faturação da J & A Garrigues, S. L. P. e das respetivas sociedades dependentes e da GarriguesPortugal S. L. P. e das respetivas sociedades dependentes aumentou, durante o período

2006 - 2010, mais de 67%.

EVOLUÇÃO DA FATURAÇÃO REGISTADA PELA J & A GARRIGUES S.L.P. E SOCIEDADES DEPENDENTES

E PELA GARRIGUES PORTUGAL S.L.P. E SOCIEDADES DEPENDENTES

(em milhares de euros)

Page 20: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

20

RSE

2010

EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE ALUNOS DO CENTRO DE ESTUDOS GARRIGUES

Avaliação do número de alunos do Centro de Estudos Garrigues

2006 2007 2008 2009 2010

Evolução do número de alunos 230 254 617 901 728

O número de alunos que frequentaram cursos no CEG nos últimos cinco anos ascende a 2.730

EVOLUÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES

(Pontos)

Evolução do grau de satisfação dos clientes

(Pontos) 2008 2009 2010

Qualificação global média 8,2 8,2 8,3

Nota: Em 2008 foi modificado o procedimento de avaliação da satisfaçãodos nossos clientes, pelo que não se dispõe de dados comparáveis paraanos anteriores

Page 21: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

21

RSE

2010

EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE PESSOAS POR EXERCÍCIOS

Evolução do número médio de pessoas que integram a organização

(Número médio de pessoas por regiões) 2006 2007 2008 2009 2010

Espanha 1.816 2.023 2.256 2.470 2.421

Portugal 61 106 135 146 143

Internacional 12 32 67 97 87

Total 1.889 2.161 2.458 2.713 2.651

O pessoal da Garrigues aumentou, durante o período 2006-2010, em mais de 35 % (652 pessoas).

Page 22: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

EVOLUÇÃO DA PROPORÇÃO ENTRE MULHERES E HOMENS NAS CATEGORIAS DE MAIOR

RESPONSABILIDADE NA GARRIGUES (SÓCIOS E ASSOCIADOS)

Evolução da proporção entre mulheres e homens nas categorias de maior responsabilidade na Garrigues (sócios e associados)

2006 2007 2008 2009 2010

Homens 78,0 % 78,5 % 78,0 % 77,0 % 75,5 %

Mulheres 22,0 % 21,5 % 22,0 % 23,0 % 24,5 %

A proporção de mulheres em lugares de responsabilidade aumentou de 22% para 24,5%.

TAXA DE ABSENTISMO

Avaliação da taxa de absentismo

2006 2007 2008 2009 2010

Taxa de absentismo (%) 1,84 1,74 1,94 2,19 1,85

A taxa de absentismo laboral da Garrigues mantém-se em valores reduzidos.

RSE

2010

22

Page 23: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

HORAS DE FORMAÇÃO, POR PESSOA, DOS PROFISSIONAIS JÚNIOR

BOLSAS ATRIBUÍDAS

Formação das nossas novas gerações

2006 2007 2008 2009 2010

Horas de formação, por pessoa, dos profissionais juniores 230 256 244 270 252

Bolsas concedidas 0 33 43 52 58

Durante o período 2006-2010 foram concedidas, no total, 186 bolsas. Nos últimos 5 anos, os nossos pro-fissionais mais jovens beneficiaram de mais de 230 horas de formação por ano, tendo este número sido

aumentado, ao longo dos anos, até ser alcançado um máximo de 270 horas em 2009.

RSE

2010

23

Page 24: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

CONSUMO DE ELECTRICIDADE NA GARRIGUES

(GJoules / m2)

CONSUMO DE ÁGUA NA GARRIGUES

(m3 / pessoa )

Evolução dos consumos (eletricidade e água)

Consumo eletricidade 2006 2007 2008 2009 2010

Gjoules/m2 430,11 432,92 474,60 535,14 516,62

Consumo de água 2006 2007 2008 2009 2010

m3/pessoa 5,98 5,98 6,80 6,94 7,01

Através do Programa de Ecoeficiência da Garrigues, desenvolvemos linhas de atuação destinadas a garantir a correta gestão ambiental de todos os escritórios.

Page 25: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

2006 2007 2008 2009 2010

Resíduos de papel reciclados (t) 89 134 152 195 170

Resíduos de papel reciclados em relação ao papel consumido (%) 47% 64% 58% 71% 65%

Gestão de resíduos de papel

Desde o ano 2006 foram recicladas mais de 740 toneladas de papel, o que representa61,6 % do papel consumido pela Garrigues.

Page 26: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

Emissões de CO2e (tonelada/pessoa) 2006 2007 2008 2009 2010

Total 3,07 3,15 3,17 3,00 3,08

Emissões CO2e (toneladas) 2006 2007 2008 2009 2010 Media

Eletricidade 43 % 44 % 32 % 35 % 36 % 38 %Transporte diário 18 % 18 % 28 % 29 % 28 % 24 %Viagens 29 % 29 % 31 % 26 % 28 % 29 %Consumo de papel 10 % 9 % 9 % 9 % 9 % 9 %

Evolução das emissões de gases com efeito de estufa (emissões CO2e)

As emissões de gases com efeito de estufa (GEE) geradas pela nossa atividade mantiveram-se estáveis duranteos últimos 5 anos. As emissões são quantificadas segundo a metodologia Greenhouse Gas Protocol e regista-

das no nosso inventário de gases com efeito de estufa.

EMISSÕES DE CO2e (T/PESSOA)

EMISSÕES DE CO2e ( % )

RSE

2010

26

Page 27: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

(euros) 2006 2007 2008 2009 2010

Prémios seguro de acidentes e vida 134.016 165.112 185.379 207.026 223.611

Prémios seguro médico 491.348 591.297 715.488 831.743 916.133

Total 625.364 756.409 900.867 1.038.769 1.139.744

Evolução do pagamento de prémios

O pagamento de prémios aumentou 82% desde o ano 2006.

PRÉMIOS SEGURO DE ACIDENTES E VIDA

PRÉMIOS SEGURO MÉDICO

(Euros)

EVOLUÇÃO DO PAGAMENTO DE PRÉMIOS

(Euros)

RSE

2010

27

Page 28: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

Principais resultados em 2010 No gráfico seguinte são resumidos os indicado-res-chave da Garrigues em 2010, relativos àsdimensões em que se reparte a RSE: económica,humana, ambiental e social.

DIMENSÃO ECONÓMICA

DIMENSÃO AMBIENTAL

DIMENSÃO HUMANA

DIMENSÃO SOCIAL

Número de escritórios: 37 escritórios

Superfície ocupada: 58.440 m2

Número de sócios: 274 sócios

Volume de negócio: 345 milhões de € em Espanha e a 17 milhões de € em Portugal

Crescimento anual do volume de negócios:4,7% em Espanha e 14% em Portugall

Número de clientes com faturação anualsuperior a 20.000€:4.511 clientes

Equipa: 2.500 pessoas

Percentagem de mulheres: 53%

Rotação de colaboradores: 438

Promoção na carreira profissional32 novos sócios e 80 novos associados

Taxa de absentismo: 1,85 %

Horas de formação por categoria profissional: 76 h/sócio, 92 h/associado, 126 h/ colaborador,252h/júnior, 36 h/admin.apoio

Consumo elétrico: 30.426 GJ, o que equivale a 12,1 GJ/pessoa

Consumo de água: 17.532 m3

o que equivale a 7,01 m3/pessoa

Emissões de CO2e: 7.733 t CO2

o que equivale a 3 t CO2/pessoa

Redução líquida por recurso à videoconferência:1.197 t CO2

Papel reciclado: 170 toneladas, que representam 65% do papel consumido

Resíduos urbanos gerados: 128 kg/pessoa

Prémios Jovens Juristas:12 edições

Membros do Pacto Mundial das NaçõesUnidas: Desde 2002

Programa de bolsas: 8 edições

Trabalho pro bono jurídico e fiscal: Maisde 30 entidades beneficiadas

Projetos de ação social: Mais de 15 entidades beneficiadas

Voluntariado corporativo: Mais de 10 entidades beneficiadas

28

RSE

2010

Emissões

Page 29: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

29

RSE

2010

Principais objetivos para 2011 O objetivo principal da Garrigues é o de mantera sua posição como firma líder de advogados eassessores fiscais na Europa continental, além deconsolidar a sua expansão a nível internacional.

Neste novo ano, a Garrigues definiu as suasprioridades de atuação com base na análise das

preocupações e expectativas dos grupos de in-teresses e tendo em conta os seus valores e prio-ridades estratégicas, os compromissos assumidosno passado e os principais riscos e oportunida-des colocados ao setor. Deste modo, e com a fi-nalidade de dar resposta aos vários grupos deinteresse, são expostos em seguida os nossos ob-jetivos para 2011, assim como o grau de cum-primento dos objetivos propostos para 2010:

Assegurar o crescimento da faturação de acordo com a situação do mercadoeconómico e com oposicionamento histórico da firma.

Dotar as novas gerações dos meios necessários para alcançar a condição de sócio.

Continuar a realização deinquéritos de opinião entreagentes internos e externos.

Crescimento de 5,2% dovolume de faturação da J & AGarrigues S. L. P. esociedades dependentes e daGarrigues Portugal S. L. P. esociedades dependentes.

Formação para todas ascategorias profissionais doescritório.

Manutenção das condiçõesde subidas salariais.

Realização de inquéritos deopinião entre agentes internose externos.

Participação no EstudoMultissetorial sobre o Estadoda ResponsabilidadeCorporativa das GrandesEmpresa em Espanha doClube da Excelência deSustentabilidade.

Apresentação da Memóriaaos departamentos internos eaos vários grupos de interesseexternos à organização.

Realização do inquérito deRSE entre os nossoscolaboradores.

Realização do inquérito sobreatividades pro bono.

Realização do inquérito sobremobilidade sustentável.

Geral

Grupos de interesse

Assegurar umcrescimento dafaturação e daprodutividade deacordo com asituação do mercadoeconómico e oposicionamentohistórico da firma.

Conceber e executarnovos sistemas decomunicação com osnossos grupos deinteresse.

Área Objetivos propostos Avanços Objetivosem 2010 em 2010 para 2011

Page 30: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

Continuar a difusão dosprincípios deresponsabilidade socialempresarial da Garrigues.

Continuar a difundir oCódigo de AtuaçãoProfissional e osprocedimentos que odesenvolvem.

Continuar a garantir ocumprimento do conjuntonormativo, promovendo aatualização constante dosistema de proteção dedados.

Continuar a realização deinquéritos de satisfação docliente.

Aprofundar o conhecimentodas expectativas dos clientes.

Elaboração do Guia de BoasPráticas de ResponsabilidadeSocial em escritórios deadvogados.

Realização de um novoExecutive MBA em Gestão deOrganizações de ServiçosProfissionais.

Criação do indicador queestuda a evolução do númerode pessoas quedesenvolveram algumaatividade de voluntariado.

Colaborar com fundações derelevo internacionaldedicadas ao fomento dotrabalho pro bono.

Difusão dos princípios deresponsabilidade social da Garrigues através dapublicação da Memória de RSE.

Realização de sessões deformação para novasadmissões, assim como cursospara colaboradores eassociados em 2010.

Atualização constante dosistema de proteção dedados através do Comité deProteção de Dados Pessoais eda Privacidade da Garrigues.

Realização de entrevistas ereuniões com uma amostrarepresentativa de 58 clientes.

Guia de Boas Práticas deResponsabilidade Social emescritórios de advogadoselaborada pela FundaçãoGarrigues.

Implementação do ExecutiveMBA em Gestão deOrganizações de ServiçosProfissionais do Centro deEstudos Garrigues

Criação do indicador eobtenção dos primeirosdados.

Criação do Grupo CyrusVance entre vários escritóriosespanhóis.

Princípios deatuação

Clientes

Sociedade

Promover os nossosprincípios deresponsabilidadesocial empresarial

Continuar a difusãodo Código deAtuação Profissional eos procedimentos queo desenvolvem.

Continuar a garantirativamente ocumprimento doconjunto normativo,promovendo aatualização constantedo sistema deproteção de dados.

Continuar arealização dosinquéritos desatisfação do cliente eampliar o número declientes entrevistados.

Continuar a aprofundaro conhecimento dasexpectativas dosclientes.

Preparação de umManual de elaboraçãode Memórias deSustentabilidade emescritórios deadvogados.

Colaborar / patrocinara realização deestudos e trabalhos defomento da RSE.

Apresentação públicado Guia, para torná-lomais acessível para osescritórios eadvogados que nelepossam ter interesse.

Desenvolvimento doindicador paraaprofundar nosresultados obtidos.

Área Objetivos propostos Avanços Objetivosem 2010 em 2010 para 2011

RSE

2010

30

Page 31: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

Organizar um ato embenefício de uma ONGrelacionada com o mundojurídico conjuntamente comoutros escritórios .

Implementar indicadores demedição da difusão da açãosocial.

Realização do Rock in Lawem colaboração de outrosescritórios.

Implementação deindicadores de medição dadifusão da ação social.Sociedade

Traduzir a atividade doGrupo Cyrus Vanceem ações concretas.

Nova edição doRock in Law.

Incrementar osprogramas incompany

Intensificar ainternacionalização do Centro de EstudosGarrigues.

Implementação denovos indicadores.

Área Objetivos propostos Avanços Objetivosem 2010 em 2010 para 2011

31

RSE

2010

Page 32: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

Adaptar o formulário dapágina web para aplicar aosprocessos de seleção para osescritórios internacionais..

Redação de um manual deprocedimentos para alunosem estágios.

Redação de um manual deboas vindas para os novoscolaboradores.

Criação de um portal deformação na intranet.

Criação, na página web, deum novo formulário decandidatos adaptado à redede escritórios internacionais.

Revisão exaustiva e melhoriadas políticas de estagiários.Início de elaboração denovas políticas de estagiários.

Elaboração do manual deboas vindas que foi entregueaos novos colaboradores.

Arranque e lançamento doportal de formação naintranet.

Recursos Humanos

Finalizar e aplicar omanual de políticas deestagiários.

Colaboração, pelosadvogados doDepartamento deContencioso, naformação de umaequipa universitária paraparticipação no WillemC Vis InternationalCommercial ArbitrationMoot.

Adaptar as políticas deseleção ao Plano deBolonha e à Lei sobreAcesso às Profissões deAdvogado e Procuradordos Tribunais.

Estudo das váriasopções disponíveis nomercado para por emmarcha uma experiênciade formação online.

Elaborar uma novaplataforma na intranetpara anúncios entre opessoal do escritório:Quadro VirtualGarrigues.

Estudo de mercado deapólices de seguromédico detrabalhadores pararevisão e melhoria dasatuais condições.

Ampliar os canais decomunicação internaatravés de ferramentasonline.

Desenvolvimento de umaaplicação em SAP paraa gestão integrada deinformação estruturada enão estruturada de R.H.Personal File.

Continuar com aintrodução de critérios desustentabilidade noscontratos comfornecedores (novos eantigos).

Área Objetivos propostos Avanços Objetivosem 2010 em 2010 para 2011

RSE

2010

32

Page 33: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

Introdução de critérios desustentabilidade em todos oscontratos com fornecedores.

Estudo de viabilidade einstalação de torneiras comsensores de movimento emtoda a Espanha (novas obras,reformas, etc.)

Substituição das garrafas deplástico por garrafas de vidroreutilizáveis que permitam umadiminuição na geração deresíduos.

Consolidação e melhoriaspercentuais da utilização depapel procedente de gestãoflorestal sustentável face àutilização de papel tradicional

Estudo comparativo dosfornecimentos dos escritóriospor anos e metros, paraidentificar e analisareficiências

Elaboração de um estudopiloto de instalação delâmpadas LED em zonas deescritórios.

Meio Ambiente

Alcançar um nível deimplantação de 95 % nasubstituição de garrafas deágua de plástico porgarrafas de vidroreutilizáveis nos nossosescritórios.

Alargar a utilização depapel procedente degestão florestal sustentávela todos os materiais depapelaria utilizados noescritório.

Arranque de um projeto-piloto de instalação delâmpadas LED em zonas deescritório em Madrid.

Avaliar a instalação detorneiras com sensores demovimento nas casas debanho que sejam geridasdiretamente pela Garriguese solicitar a avaliação dasque sejam geridas peloproprietário dos edifícios.

Substituir a iluminação dehalogéneo tradicional porhalogéneo de tecnologiaLED nas zonas de casa debanho e nas áreas comuns(halls e cabines deelevadores) dos edifícios deHermosilla e Ayala deMadrid.

Substituir paulatinamente asetiquetadoras portáteis(DYMO) de bateria poretiquetadoras com ligaçãoà corrente elétrica (reduçãodo consumo e dos resíduosde pilhas).

Solicitar a realização deum estudo de viabilidade ediagnóstico ambiental paraa substituição dasmáquinas multifuncionaisdo edifício de Hermosillaem Madrid.

Elaborar comparações deconsumos de eletricidade ede água entre os nossosescritórios.

RSE

2010

33

Introdução de cláusulas desustentabilidade nos contratoscom fornecedores.

Instalação de sistemas detorneiras com sensores demovimento em Madrid,Barcelona e Sevilha.

Substituição das garrafas deplástico por garrafas de vidro,conseguindo um nível deimplantação de 75 %.

100 % do papel de impressãodos nossos escritórios temcertificação de papelprocedente de gestão florestalsustentável.

Realização de um estudocomparativo dos fornecimentosdos escritórios por anos emetros, para identificar eanalisar eficiências.

Realização de um estudopiloto de instalação delâmpadas LED em váriaszonas do edifício deCastellana 10 (escritório deMadrid).

Área Objetivos propostos Avanços Objetivosem 2010 em 2010 para 2011

Page 34: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

Renovação, consolidação evirtualização de servidores,para melhoria dos rendimentose redução dos tempos decaída nos servidores, doespaço necessário para oCPD, dos consumos elétricos ede ar condicionado e, porconseguinte, do CO2 e doscustos do CPD.

Mudança da cabine dearmazenamento, de modo amelhorar os rendimentos e asfuncionalidades e a reduzir osconsumos elétricos e de arcondicionado e, por isso, oCO2 e os custos do CPD.

Instalação de VCS(equipamento devideoconferência IP comterceiros) usando o acesso àInternet corporativa, queestimule a utilização davideoconferência, produzamelhorias ambientais, eliminedeslocações e permita aredução de custos.

Criação de um novo motorde busca empresarial quepermita ter um interface únicopara realização de buscassobre toda a informaçãodisponível no escritório, semnecessidade de conhecer deantemão o local onde estáarmazenada. Melhorar assima produtividade e aeficiência, reduzindo o tempoutilizado nas pesquisas deinformação relevante eaproveitando ao máximotodos os recursos disponíveis.

Foram consolidados 48servidores em dois blades eforam virtualizados 34servidores.

Foi trocada a cabine dearmazenamento, o que deuorigem a um aumento dosrendimentos e dasfuncionalidades e à reduçãodos consumos elétricos e dear condicionado e, por isso,do CO2 e dos custos doCPD.

Instalação de VCS(videoconferência IP comterceiros) usando o acesso àInternet, o que implicamelhorias ambientais e aredução de custos.

Conclusão da fase deconceção e implementaçãotécnica do projeto. Foi postaà disposição dos nossosutilizadores em novembro de2010.

Inovação

Contratar um segundoCPD para manter todasas aplicações críticas emfuncionamento e, dessemodo, cobrir as possíveiscontingências no CPDprincipal, para reduçãodos tempos derecuperação em caso decontingencia.

Elaborar um projeto desubstituição do sistemade backup, com oobjetivo de reduzir osseus tempos de duraçãoe absorver o crescimentodos dados nasaplicações.

Realizar um projeto-piloto de apresentaçõese videoconferênciassobre PC, para verificarse é aplicável no nossoambiente e, em casoafirmativo, executar oprojeto necessário paraa sua implementação.O objetivo é o de poderfazer apresentações edar cursos a clientes semnecessidade dedeslocações.

Fomentar a suautilização e aumentar aparticipação e inclusãode conteúdos.

Área Objetivos propostos Avanços Objetivosem 2010 em 2010 para 2011

RSE

2010

34

Page 35: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

Introdução do e-learning, quepermite estimular o uso daautoformação através datecnologia e reduzir o esforçoe o custo da formaçãopresencial.

Aumentar o número desubscrições e de livros emformato eletrónico emdetrimento do formato empapel.

Definição do projeto-piloto aexecutar dentro daorganização, como faseprévia à implementaçãoglobal do e-learning.

Implementação de um sistemade registo no CatálogoGarrigues, para recolha dedados a nível nacional.

Inovação

Definir a estratégia deimplementação globaldo e-learning naorganização.

Desenvolver um projetode e-learning emmatéria debranqueamento decapitais para toda aSociedade.

Iniciar a criação epublicação de dadosestatísticos.

Criar um novo sistemade gestão decredenciais, quepermita uma partilhamais eficiente dainformação entre todosos profissionais doescritório.

Criar um novo sistemade gestão virtual detoda a documentaçãoassociada ao PersonalFile de todo o pessoaldo escritório.

Substituir o software degestão de recursoseletrónicos por umanova versão quedisponibilize aosprofissionais umanavegação web com100 %, a mais develocidade denavegação e apossibilidade de manterabertos vários recursosou bases de dados emvárias janelas domesmo ecrã.

Área Objetivos propostos Avanços Objetivosem 2010 em 2010 para 2011

RSE

2010

35

Page 36: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro
Page 37: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

Principais informações económicas 38

Desempenho económico4

Page 38: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

Principais informaçõeseconómicas Apesar da atual situação económica, a Garri-gues conseguiu, durante o último exercício, man-ter os seus objetivos de crescimento e a suaposição privilegiada como primeira firma de as-sessoria legal e fiscal, por volume de faturação,em Espanha e na Europa continental.

No ano 2010, a faturação conjunta da J & AGarrigues S. L. P. e da Garrigues Portugal S.L. P. ascendeu a mais de 362 milhões deeuros, o que significa um aumento de 5,2 %relativamente ao ano anterior e de mais de 16% relativamente ao ano 2008. Deste mon-tante, 352 milhões de euros correspondem à

prestação de serviços legais e tributários e 10milhões de euros à prestação de outros ser-viços relacionados.

A facturação conjunta da J.& A Garrigues, S. L.P. e das respetivas sociedades dependentes al-cançou o montante de 344 milhões de euros, oque se traduz num aumento de mais de 15milhões de euros, que representam um aumentode 4,7 % relativamente ao ano de 2009 e demais de 14,5 % relativamente ao ano 2008.

Por seu lado, a Garrigues Portugal S. L. P. e res-petivas sociedades dependentes apresentaramtambém bons resultados no ano 2010, com umafaturação superior a 17 milhões de euros. Estevalor de faturação significa um aumento de 14% relativamente ao ano 2009 e um aumento de54 % relativamente ao ano 2008.

38

RSE

2010

EVOLUÇÃO DA FATURAÇÃO REGISTADA PELA J & A GARRIGUES S.L.P. E SOCIEDADES DEPENDENTES

E PELA GARRIGUES PORTUGAL S.L.P. E SOCIEDADES DEPENDENTES

(em milhões de euros)

Os honorários auferidos no exercício de 2010 ascendem a 352,8 milhões de euros, o que sig-nifica um aumento de 18,5 milhões de euros e representa um aumento de 5,5 %.

Page 39: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

Em seguida serão apresentadas as principais in-formações económicas da Garrigues, tal comose apresentam nas Contas Anuais consolidadas

da J & A Garrigues S. L. P. e sociedades depen-dentes, e nas Contas Anuais da Garrigues Portu-gal, S. L. P. e sociedades dependentes.

39

RSE

2010

(Milhares de euros) 2008 2009 2010

Valor económico direto criado 304.673 332.032 349.763

a) Receitas 304.673 332.032 349.763

Importância líquida volume de negócios 300.856 329.140 344.653

Variação de existências 2.649 2.133 4.302

Outras receitas de exploração 480 410 430

Receitas financeiras 678 328 154

Receitas extraordinárias 10 21 224

Valor económico distribuído 304.818 331.050 347.016

b) Custos operacionais 76.048 101.778 95.079

Dot. Amort. Imobilizado 5.420 6.672 7.004

Variação de prov. Circulante 4.843 7.435 7.661

Serviços externos 65.610 87.499 80.285

Amortização fundo comércio 0 0 0

Despesas extraordinárias 175 172 129

c) Despesas com o pessoal 206.022 203.111 225.989

d) Pagamentos a sócios de capital 4.027 5.219 4.800

e) Pagamentos realizados às administrações públicas 18.312 20.591 20.740

IAE e outros impostos 393 404 513

Imposto sociedades 585 348 612

Seg. Social 17.334 19.839 19.615

f) Donativos e outros investimentos na comunidade 409 351 408

Resultado do exercício -145 982 2.747

PRINCIPAIS INFORMAÇÕES ECONÓMICAS DA J & A GARRIGUES S.L.P.

E SOCIEDADES DEPENDENTES

Page 40: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

40

RSE

2010 (Milhares de euros) 2008 2009 2010

Valor económico direto criado 11.491 15.371 17.469

a) Receitas 11.491 15.371 17.469

Importância líquida volume de negócios 11.277 15.209 17.359

Outras receitas de exploração 206 132 0

Receitas financeiras 8 3 1

Receitas extraordinárias 0 27 109

Valor económico distribuído 10.722 13.755 15.683

b) Custos operacionais 2.965 3.844 4.503

Dot. Amort. Imobilizado 338 449 431

Variação de prov. Circulante 186 190 413

Serviços externos 2.441 3.200 3.654

Despesas extraordinárias 0 5 5

c) Despesas com o pessoal 6.920 8.963 10.098

d) Pagamentos a sócios de capital 257 324 275

e) Pagamentos realizados às administrações públicas 552 607 806

Taxas e outros impostos 5 5 1

Imposto sociedades 409 428 616

Seg. Social 138 174 189

f) Donativos e outros investimentos na comunidade 28 17 1

Resultado do exercício 769 1.616 1.786

PRINCIPAIS INFORMAÇÕES ECONÓMICAS DA GARRIGUES PORTUGAL S.L.P.

E SOCIEDADES DEPENDENTES

(milhares de euros) 2008 2009 2010

Espanha IRPF dos sócios, trabalhadores e profissionais 62.128 66.199 72.415IVA da sociedade e dos sócios 35.164 35.313 43.077Segurança Social dos trabalhadores e profissionais 22.356 24.633 24.113

Total 119.648 126.145 139.605

Portugal IRS dos sócios, trabalhadores e profissionais 1.233 1.452 1.715IVA da sociedade e dos sócios 1.332 1.801 1.875Segurança Social dos trabalhadores e profissionais 202 231 305

Total 2.767 3.484 3.895

OUTROS DADOS ECONÓMICOS

As epígrafes relativas a pagamentos realizadosàs administrações públicas incluem os pagamen-tos a título de contribuições para a SegurançaSocial, de Imposto sobre Sociedades, de Im-posto de Atividades Económicas e outras taxase contribuições.

A Garrigues efetua outros pagamentos a favordas administrações públicas, tais como os paga-

mentos para a Segurança Social a título de quotaa cargo do pessoal e sócios, retenções por contado IRPF em Espanha, do IRS em Portugal e do Im-posto sobre o Valor Acrescentado correspondenteà atividade das sociedades e dos sócios. Estesmontantes, que se apresentam em seguida, co-rrespondem a cada um dos anos civis indicados.

Por outro lado, devido ao fomento das atividades de formação realizadas para as pessoas que integrama nossa equipa, foram recebidas em Espanha, em 2010, ajudas da Fundação Tripartida para a Formaçãono Emprego, no valor de 392.170 euros. Do mesmo modo, foram aplicadas deduções relativas ao Impostode Sociedades no valor de 260.586 euros em Espanha e de 24.616 euros em Portugal.

Page 41: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro
Page 42: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

42

RSE

2010

Page 43: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

43

RSE

2010

Relação com os nossos clientes 44

Satisfação do cliente 47

Gestão dos conflitos de interesses 48

Clientes5

Page 44: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

Para a Garrigues, todas as tarefas implicam umdesafio: superar as expectativas do cliente. Aatenção continuada, integral e personalizada,no âmbito da prestação de serviços de assesso-ria jurídica e fiscal, e a prestação de serviçosprofissionais do mais alto nível são o caminhoque trilhamos para o alcançar. E prova disso éa expansão internacional vivida nos últimosanos, motivada, em grande parte, pelas novasnecessidades dos nossos clientes e a criação de«indústrias» específicas.

Para assegurar a excelência dos seus serviços,procuramos criar, com todos os nosos clientes,relações baseadas na confiança e na empatia,atuando de maneira leal e transparente e aspi-rando à manutenção de uma relação estável econtinuada no tempo. A Sociedade assume oseu compromisso em cada um dos projetos quelhe sejam encomendados e os nossos profissio-nais têm consciência da importância de escutaros nossos clientes, de conhecer a fundo os seusnegócios e de compreender as suas necessida-des e objetivos, sempre com a finalidade de pro-

por soluções mais adequadas às suas necessi-dades. Todos os assuntos profissionais contamcom um mínimo de dois responsáveis, sendo queum deles é necessariamente um sócio.

A Garrigues realiza, por meios próprios ou emcolaboração com outras entidades, um elevadonúmero de atividades de informação, atuali-zação, formação, etc., destinadas, em primeirolugar, a clientes (ainda que, em muitas ocasiões,também sejam destinadas a terceiros), tais comoa organização de jornadas de atualização le-gislativa, pequenos-almoços de trabalho e parti-cipação em fóruns e seminários com clientes.

Relação com os nossos clientes Evolução do número de clientes O aumento no número de clientes anuais comum nível de facturação superior a 20.000 € éo que se apresenta em seguida:

EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE CLIENTES COM ASSUNTOS FATURADOS

ACIMA DOS 20.000€/ANO

Page 45: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

45

RSE

2010

Os dados apresentados não incluem os clientes interna-cionais da Garrigues Portugal, S. L. P.

1.- Os dados indicados referem-se ao número de clientes de J & A Garrigues S. L. P. e às sociedades dependentes, sem incluir o número de clientes da Garrigues Portugal S. L. P.

PROVENIÊNCIA DOS NOSSOS CLIENTES

ESTRANGEIROS (EM TERMOS PERCENTUAIS

POR NÚMERO DE CLIENTES) EM 2010

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DOS CLIENTES DA GARRIGUES

Noventa e um por cento (91%) das empresasque integravam o IBEX-35 à data de 31 deagosto de 2010 eram clientes da Garrigues,assim como 66 % das empresas que estavam co-tadas no Mercado Contínuo da Bolsa de Madridà mesma data. Em 2010 foram iniciadas as co-tações no Mercado Alternativo Bursátil. Nestesentido, 37,5 % das empresas integradas noMercado Alternativo Bursátil, à data de 31 deagosto de 2010, eram clientes nossos. Por outrolado, 30 % das empresas que integravam o PSI-20 da Bolsa de Lisboa, à data de 31 de agostode 2010, eram clientes da Garrigues Portugalem 2010. Estes dados confirmam o alto níveldos nossos serviços, à disposição das principaise mais exigentes empresas em Espanha e emPortugal.

Proveniência geográfica e setorial dos clientes A localização da nossa rede de escritórios temuma influência clara na proveniência dos nossosclientes. A Garrigues é uma firma internacionale aberta ao exterior. Atualmente dispomos deuma ampla rede de escritórios fora de Espanhae contamos com a confiança de um grande nú-mero de clientes estrangeiros, que chegam já a16,4 % do total da nossa carteira de clientes,distribuídos por todos os continentes. A origemdos clientes estrangeiros divide-se por todos oscontinentes. A distribuição dos clientes estrangei-ros segundo a sua proveniência é a seguinte1:

África

Ásia

América Central e Caribe

América do Norte

América do Sul

Europa

Oceânia

Page 46: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

46

RSE

2010

PROVENIÊNCIA SETORIAL

DOS NOSSOS CLIENTES

2.- Os dados indicados referem-se ao número de clientes de J & A Garrigues S. L. P. e às sociedades dependentes, sem incluir o número de clientes da Garrigues Portugal S. L. P..

Esta importante presença internacional corres-ponde, em parte, à aliança internacional de es-critórios de advogados ibero-americanos«Affinitas», promovido pela Garrigues desde2004 (ver Anexo VI). O conjunto da Affinitas, in-cluindo a Garrigues, representa a colaboraçãode mais de 3.000 profissionais que prestam ser-viços em mais de 40 escritórios, distribuídos por13 países, tais como a Argentina, o Brasil, aColômbia, o Chile, o México e o Perú, paraalém de Espanha e de Portugal, entre outros.

Do mesmo modo, a Garrigues é membro funda-dor da «Taxand», uma rede global integrada pormais de 2.000 consultores fiscais pertencentesa mais de 45 firmas dos cinco continentes (maisinformação em www.taxand.com).

Considerando a procedência sectorial, e talcomo ocorreu em anos anteriores, verifica-se quea maior parte dos clientes que integram a nossacarteira pertencem aos sectores dos serviços, damanufactura e construção e infra-estruturas2:

Page 47: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

47

RSE

2010

Clareza e utilidade do serviço

Qualidade das informações

Agilidade, rapidez

Proatividade, iniciativa

Comunicação

Personalização

2009 2010

Confiança

Informação

Criação de valor

Conhecimentoda empresa e do setor

Compromisso com o cliente

Trabalho em equipa

Continuidade das equipas

Rede de escritórios / alianças

Coordenação entre escritóriose departamentos

Tecnologia

2009 2010

Linguagem/idiomas

Clareza das minutas

Qualidade do serviço

Grau de satisfação

Integridade, reputação

Satisfação do clienteA Garrigues tem vindo, desde há anos, a avaliarperiodicamente o nível de satisfação dos seusclientes através de um programa interno denomi-nado «Client Satisfaction». No ano 2010, as ini-ciativas realizadas no âmbito deste programarelacionaram-se com o desenvolvimento de um es-tudo de satisfação que consistiu no envio de ques-tionários e na realização de entrevistas e dereuniões com uma amostra representativa com-posta por 58 clientes de Espanha. O questionário

permitiu parametrizar as respostas, com a finali-dade de conhecer as principais forças e aspectosa melhorar que devem ser considerados na re-lação com os nossos clientes. Os resultados des-tas entrevistas foram posteriormente discutidos comos sócios e com outras pessoas do escritório, paradefinir, em cada caso concreto e tendo em contaos comentários e sugestões recebidos, as medidasadequadas e desenvolver o seguimento da suaefetiva implementação. Os resultados obtidos nosanos 2009 e 2010, numa escala de 0 a 10, sãoos seguintes:

Page 48: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

48

RSE

2010

A nossa firma recebeu uma qualificação médiade 8,3. Como aspectos mais destacados, osclientes valorizaram, de forma muito positiva,a confiança que geramos, juntamente com onosso compromisso, a nossa integridade e anossa reputação e com a relação personali-zada e a capacidade de comunicação de-monstrada. Outros aspectos bem avaliados sãoa qualidade técnica dos nossos serviços, a cla-reza e utilidade da nossa assessoria e a agili-dade e rapidez nas respostas. Quanto aospontos a melhorar, os nossos clientes sugeremque o escritório deve potenciar a sua rede in-ternacional, apresentar notas de honoráriosmais detalhadas e incrementar a informaçãosobre novidades e assuntos de interesse. Rela-tivamente a 2009, os resultados obtidos noano 2010 revelam uma melhoria em 19 dos21 aspectos considerados no estudo de satis-fação.

Para além das que nos chegaram através dosinquéritos de satisfação, as possíveis sugestões,queixas ou reclamações dos clientes sãocanalizadas através de um sócio diretor dePrática Profissional. A este propósito, devemosassinalar que, até à data, não foi apresentadanenhuma reclamação ou queixa de clientescom base na qual tenha sido aplicada àGarrigues alguma multa ou sanção.

Gestão dos conflitos de interesses

Devido ao número elevado de clientes do escritó-rio, à diversidade das suas áreas de especiali-zação e aos diversos escritórios e países nos quaisa Garrigues desenvolve a sua atividade profissio-nal, é de especial importância a adequada iden-tificação e resolução das situações de conflito deinteresses que possam vir a ser suscitadas e que,de facto, cada vez mais ocorrem na nossa ativi-dade profissional.

Esta é uma questão de grande relevância, nãosó no plano deontológico mas também pela sen-sibilidade e importância que reveste na relaçãocom os clientes. Sob supervisão e coordenaçãodo Comité de Prática Profissional, a Garriguesdefiniu procedimentos internos muito rigorosos,destinados a gerir e resolver este tipo de si-tuações com a maior agilidade possível, tantoas que se possam originar com a entrada de umnovo cliente ou assunto ou firma, como aquelasoutras que se possam suscitar, posteriormente, du-rante a realização de um trabalho já aceite.

Page 49: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

49

RSE

2010

Page 50: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

50

RSE

2010

Page 51: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

51

RSE

2010

Trabalho pro bono 52

Fundação Garrigues: veículo para a ação social 53

A Garrigues e o mundo educativo: Centro de Estudos Garrigues 62

Compromisso com a comunidade6

Page 52: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

52

RSE

2010

Falar de responsabilidade social na Garrigues éfalar da sua estratégia de negócio. Gerida apartir da administração da firma, a ação social,no seu sentido mais amplo, é desenvolvida porprofissionais da Garrigues através da FundaçãoGarrigues, tendo uma premissa fundamental:quanto mais alinhada estiver essa política comos objetivos de negócio, mais realizável, efetivae sustentável será e, por conseguinte, maioresoportunidades dará à empresa para beneficiara sociedade.

A Garrigues é uma firma que presta serviços le-gais e fiscais. E aí deverá radicar a sua força nomomento de oferecer a prestação de serviços detipo social. Por isso, as atividades de RSE giram,na sua maioria, em torno da prestação destes ser-viços de forma gratuita (pro bono) a organizaçõese entidades sem fins lucrativos. Mas também, emcorrespondência com a própria natureza dafirma, uma parte importante da responsabilidadesocial está centrada na dupla vertente da investi-gação jurídica e na atribuição de bolsas e pré-mios para jovens juristas.

Em linhas gerais, a política social da Garrigues éconcretizada através das seguintes linhas deatuação:

Prestação de serviços gratuitos de índole jurídica e fiscal

Projetos próprios específicos de ação social

Contribuição económica para o cofinanciamento de projetos

Voluntariado corporativo

Compras solidárias

Cessão de ativos

Doação de equipamentos informáticos

Doação de mobiliário e equipamentos de escritório

Doação de materiais da empresa

Doação de produtos terminados

Trabalho pro bonoNa Garrigues existe um programa estruturadopara canalizar o trabalho pro bono realizadopor profissionais do escritório, cujas principaislinhas resumimos em seguida.

TTRABALHO PRO BONOConceito

Prestar assessoria jurídica gratuita, ou a preçosmuito reduzidos, com a finalidade exclusivade ajudar, direta ou indiretamente, os gruposou entidades sem fins lucrativos (ONG, fun-dações, entidades, associações, etc.) que ne-cessitem de apoio legal.

Promover o interesse geral, incentivando aadoção de disposições legais, resoluções ju-diciais ou atuações administrativas no apoiode finalidades de interesse geral.

Oferecer formação jurídica gratuita a entidadese organizações, quando assim se colaborepara o desenvolvimento dos seus fins sociais.

Objetivos

Permitir o cumprimento, pelo escritório, deum dever ético de serviço à sociedade.

Permitir que os profissionais do escritório cum-pram o seu compromisso solidário, colo-cando os meios económicos e profissionaisnecessários para dar um conteúdo substanciala esta iniciativa.

Coordenação

O programa de atividades pro bono é coor-denado por um comité, formado pela Fun-dação Garrigues e por sócios de diversasáreas de prática, que é responsável pela se-leção dos projetos apresentados.

Tipo de assuntos

Os assuntos pro bono podem chegar aténós como projetos concretos e pontuais oucomo parte do desenvolvimento de acordosde colaboração celebrados com organismospúblicos sociais ou sem fins lucrativos, in-cluindo fundações, ONGs e associaçõesque preencham os parâmetros definidospelo Comité pro Bono. De entre esses parâ-metros encontra-se a necessidade de a enti-dade beneficiária do trabalho pro bono terjá uma trajetória demonstrada e de ter osseus dados financeiros auditados

LINHAS DE ATUAÇÃO

Page 53: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

Todas as novas propostas de prestação deserviços pro bono devem incluir uma verifi-cação de possíveis conflitos de interesses euma carta proposta dirigida à entidade des-tinatária.

A título de exemplo, as atividades mais fre-quentes são:

- Adaptação de estatutos obsoletos à le-gislação sobre fundações.

- Atualização de registos administra-tivos de cargos em entidades nãolucrativas.

- Estudo de fórmulas para transfor-mação num tipo diferente de enti-dade.

- Revisão e registo de deliberações so-ciais.

- Assistência na preparação e nego-ciação de acordos de colaboraçãoou patrocínio com as administraçõespúblicas e com terceiros privados.

- Preparação de expedientes para a ob-tenção de subsídios.

- Pedido de isenções fiscais.

- Assistência em tarefas próprias da ad-ministração da entidade: resposta anotificações das administrações públi-cas, análise da contabilização de de-terminadas operações, formalizaçãode despedimentos, etc..

- Assistência na organização de even-tos: contratos com os patrocinadores,dos artistas e galeristas em caso de ex-posições, documentação a disponibi-lizar aos donatários; documentaçãodas vendas, faturação, etc.

A assessoria prestada abrange as seguintesáreas:

- Comercial- Fiscal- Laboral- Processual- Imobiliário

Os colaboradores da nossa firma têm um impor-tante compromisso com a sociedade e desejamdar a sua contribuição para a mesma, não sóatravés de uma contribuição económica particu-lar, mas também com aquilo que melhor sabemfazer: com o seu trabalho. Esta conclusão foiclaramente manifestada nos resultados do inqué-rito realizado pela Garrigues em 2010 sobre otrabalho pro bono, no qual se demonstra quemais de 94% dos mais de mil colaboradores daGarrigues que responderam ao inquérito consi-deram apropriada esta contribuição para a so-ciedade.

Fundação Garrigues: veículo para a ação social A Fundação Garrigues é uma peça-chave paraa implementação da política de RSE da firma edestina os seus recursos a dois grandes capítu-los: atividades educativas e culturais, enquadra-das, basicamente, no âmbito da cultura jurídicae no desenvolvimento de projetos de caráter so-cial, tanto educativos como assistenciais, da se-guinte forma:

1. ACTIVIDADES EDUCATIVAS E CULTURAIS

a) Investigação jurídica: Cátedra Garriguesde Direito Global

b) Prémio Jovens Juristas

c) Programa de bolsas

2. PROMOÇÃO SOCIAL

a) Trabalho pro bono (realizado por profis-sionais do escritório)

b) Voluntariado

c) Projetos diversos

Fundada e patrocinada inteiramente pelo escri-tório Garrigues, a Fundação pretende promovero desenvolvimento da educação e da cultura, es-pecialmente no âmbito jurídico, e a servir de ins-trumento a outras organizações de caráterbeneficente e assistencial, na tentativa de melho-rar situações de desigualdade social.

53

RSE

2010

Page 54: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

Para alcançar os seus fins, a Fundação Garri-gues está centrada em várias linhas de atuaçãoque, tal como em anos anteriores, continuaramem 2010 centradas nos seus dois capítulos:

Atividades educativas e culturaisa) Investigação Jurídica: Cátedra Garrigues deDireito GlobalAs atividades desenvolvidas no âmbito educativoe cultural durante o ano 2010 foram concretiza-das através da colaboração na colaboração emprogramas, projetos ou atribuições a várias enti-dades culturais e docentes, assim como a insti-tuições cujas atividades e objetivos sejamsemelhantes aos da Fundação.

A investigação que se refere, especificamente,ao campo da globalização jurídica materiali-zou-se, tal como em anos anteriores, na CátedraGarrigues de Direito Global, a qual foi criada,por acordo com a Universidade de Navarra,como objetivo de promover, numa perspetiva in-terdisciplinar, a docência e a investigação nasdiversas áreas do Direito e, muito especifica-mente, em tudo o que diz respeito ao fenómenochamado de «globalização jurídica».

Durante o ano 2010, tendo em conta a im-portância que as ideias que deram origem à cá-tedra têm vindo a ganhar no mundo atual,colaborámos com a Universidade de Navarrano sentido da reestruturação e da dinamizaçãoda cátedra, de modo a ser possível ministrarnovos programas no próximo curso académico.

b) Prémio Jovens JuristasO prémio Jovens Juristas foi instituído, por acordoentre a Fundação Garrigues e a Faculdade deDireito da Universidade de Navarra, para incen-tivar, entre os jovens licenciados em Direito, a ex-celência no conhecimento do Direito dasempresas e a destreza na sua aplicação prática.Para além disso, o prémio conta desde 2007com um novo patrocinador, a editora jurídicaThomson-Aranzadi, que financia outra modali-dade do prémio dirigido a estudantes do últimoano do curso de Direito. A modalidade dirigidaa profissionais no exercício da profissão continuaa ser financiada pela Fundação Garrigues.

No dia 29 de junho de 2010 realizou-se a en-trega dos prémios da X edição no Centro de Es-tudos Garrigues, numa cerimónia que foipresidida pelo ministro da Justiça.

c) Programa de bolsasDentro da sua atividade cultural no âmbito jurí-dico, a Fundação continuou, em 2010, a atuarprincipalmente na vida académica e da docên-cia universitária. Nesta sede, e tal como emanos anteriores, foram atribuídas bolsas dirigidasao mundo universitário e, mais concretamente,ao do Direito. Estas bolsas são orientadas paraincentivar jovens que se encontram nas etapas fi-nais da sua formação.

- Real Colégio Complutense de Harvard: emcumprimento do acordo entre a Universi-dade Complutense de Madrid e a Fun-dação Garrigues relativo ao Real ColégioComplutense em Harvard, foi criada umabolsa para estadias de investigação naHarvard Law School como fellows do RealColégio Complutense.

- Mestrado Oficial em Direito da Empresa, Uni-versidade Pontifícia Comillas de Madrid: aFundação Garrigues patrocinou o curso aca-démico 2009/2010.

Promoção sociala) Atividades de difusão

- Outras atividadesSe, em 2009, a Fundação Garrigues elabo-rou um Guia de Boas Práticas de Responsa-bilidade Social em escritórios deadvogados, com o objetivo fundamental depromover as boas práticas de gestão e de-sempenho sustentáveis sob o ponto de vistaeconómico, social e ambiental, em 2010 otrabalho centrou-se num manual para a ela-boração de memórias de sustentabilidadeem escritórios de advogados. Este projetocontou com a atribuição de um subsídio peloMinistério do Trabalho e Imigração.

Do mesmo modo, no âmbito das atividadespro bono, a Fundação Garrigues continuoua participar, no ano 2010, num grupo de tra-balho organizado pelo Cyrus R. Vance Centerfor International Justice. Este Centro, que fazparte da Ordem dos Advogados da cidadede Nova Iorque, foi fundado no pressupostode que os advogados têm um papel impor-tante na promoção da justiça social e no for-talecimento da democracia.

O Centro presta apoio a nível mundial a ad-vogados que desenvolvem atividades probono, sejam elas de expansão no acesso àjustiça, atividades que assegurem um sistema

54

RSE

2010

Page 55: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

55

RSE

2010

judicial justo e equitativo, atividades relacio-nadas com o desenvolvimento de políticaspúblicas que tenham em conta as necessida-des sociais e as que promovam a confiançapública na profissão legal.

O grupo convocado pelo Centro engloba osprincipais escritórios de Espanha e trabalhaem plena colaboração com o Centro de Res-ponsabilidade Social da Advocacia do Co-légio de Advogados de Madrid.

b) Voluntariado- «Rock in Law»

O ano 2010 foi um marco na colaboraçãoentre uma série de escritórios de advoga-dos, concorrentes no terreno profissional,que puseram de parte toda a rivalidade pos-sível para doar o tempo e o talento de vá-rios dos seus profissionais a uma causasolidária.

Assim, no dia 17 de junho de 2010, a Ga-rrigues, a Uría Menéndez, a CuatrecasasGonçalves Pereira, a Gómez-Acebo yPombo, a Clifford Chance e a Freshfields,deram, após vários meses de trabalho, umconcerto de beneficência que teve lugar nasala La Riviera de Madrid. Os grupos queatuaram, o «Punto G», como o «Tipos de In-terés» e o «Mind the GA&P», tinham umaparticularidade em comum: todos eram com-postos por profissionais dos referidos escritó-rios, que abandonaram as suas togasdurante umas horas para se transformaremem roqueiros e ajudar, com a sua música,uma causa benéfica.

Todas as entradas para o concerto foramdestinadas à Fundação Padre Garralda -Horizontes Abertos. A Fundação criou o«Projeto Kostka», um programa de volunta-riado que apoia e ajuda as crianças commenos de 3 anos que vivem com as suasmães em centros penitenciários. Atravésdesse programa, a Fundação garante ummarco de convivência com o exterior, quepromove estímulos, aprendizagens e condu-tas, com a finalidade de criar um ambientenormalizado para os menores. Atualmente,participam no projeto 130 crianças quevivem em centros penitenciários de toda aEspanha. Graças a este programa, podembeneficiar de coisas tão comuns como ter en-contros com os seus avós, celebrar os seusaniversários com os seus familiares, ir aacampamentos, etc. A principal finalidadedo projeto é a de dar a estas crianças umavida absolutamente normal, o que lhes seriaimpossível no seu dia-a-dia.

O concerto de Madrid, ao qual assistiram2.240 pessoas, registou receitas de49.718,80 euros, que foram integralmentedestinados a este projeto e, com esse mon-tante, os escritórios participantes puderam con-tribuir para uma causa que beneficia ascrianças em particular e a sociedade emgeral.

No mesmo dia, teve lugar em Lisboa aedição 2010 do Concerto Rock in Law, quecontou com a participação do grupo da Ga-rrigues «The Walkers», conjuntamente comoutros cinco grupos de escritórios portugue-ses e internacionais. Ao concerto assistiram

Page 56: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro
Page 57: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

57

RSE

2010

1.338 pessoas, o que significou um au-mento de 34 % sobre o número de partici-pantes da edição do ano anterior. Osproveitos do concerto foram de 41.932euros, destinados à criação da Casa Claret- Comunidade de Inserção, em Setúbal.

Esta iniciativa surgiu em Lisboa em 2009,quando vários escritórios de advogados por-tugueses e internacionais, de entre os quaisa Garrigues, reuniram mais de 1.000 pes-soas e conseguiram recolher mais de20.000 euros, também com fins de bene-ficência.

Prevê-se que em 2011 se realize um novo«Rock in Law», em Madrid e em Lisboa.

- Seminários no Centro Penitenciário Madrid V,Soto del RealDurante o mês de julho de 2010 teve lugaro primeiro seminário sobre «Motivação eOratória», o qual ocorreu no centro peniten-ciário Madrid V, Soto del Real, fruto da cola-boração entre a Fundação Padre Garralda ea Fundação Garrigues.

O programa foi concebido quando, após vá-rios meses de trabalho com os internos do mó-dulo 10 de Soto del Real numa oficina detécnicas de estudo, o seu diretor, um profissio-nal do Departamento de Reestruturações e In-solvências da Garrigues, detetou importantescarências no nível de motivação dos alunosque, apesar de terem demonstrado deter ca-pacidades suficientes para prosseguir nos seusestudos, revelavam uma importante falta deânimo e autoconfiança, essenciais para a fi-xação de metas e para lutar por elas. Parale-lamente, muitos dos internos demonstraram terdificuldades de expressão de forma estrutu-rada e com precisão em público apesar de,em muitos casos, serem detentores de níveismuito elevados de conhecimentos gerais.

O programa do seminário, elaborado em co-laboração com os internos, desenvolveu-se emtorno da questão de saber quais são as con-dições necessárias para se ser um bom e efi-caz comunicador. O seu conteúdo estádividido em quatro blocos (a motivação comochave para o êxito; oratória e persuasão; mo-delos de motivação e autoanálise pelos alu-nos) e, durante as sessões, não só foianalisado o que é a motivação como forampartilhadas as várias experiências e vivências

pessoais, conseguindo-se que os alunos sesentissem fortes e animados no momento deexecutar um trabalho ou de alcançar umameta. Foram também discutidas as experiên-cias de varias figuras públicas que, graças àsua capacidade de automotivação e luta in-terna, foram capazes de ganhar partidas quepareciam perdidas. Por fim, os alunos apre-sentaram ao grupo vários discursos sobre osseus próprios modelos de motivação.

O curso, no qual participaram 18 alunos, foiencerrado no dia 26 de novembro de 2010com a presença do presidente da FundaçãoPadre Garralda - Horizontes Abertos, o Rev.Padre Garralda e do presidente da Fun-dação Garrigues, Antonio Garrigues

Na avaliação do curso, os reclusos realçaramdeterminadas necessidades para o desenvol-vimento do seu trabalho académico necessá-rio para a sua futura reintegração no mercadolaboral. Por esse motivo, nasceu um programadirigido a cooperar com o interno no desen-volvimento das suas habilitações académicase profissionais (Iniciativa DHAP) imprescindí-veis para dar início a qualquer carreira profis-sional. Isto é: falar bem, trabalhar em equipa,gerir o tempo, organizar um projeto, lideraruma reunião, aprender com os erros, ultrapas-sar a sensação de fracasso, liderar umamissão, etc.

O programa, que se prevê que se venha arepetir em 2011, contará com varias sessõessobre assuntos da atualidade, durante asquais será fomentada a participação dos alu-nos através de debates nos quais os profes-sores moderarão o diálogo, ajudando osinternos a adotar uma posição crítica e con-creta, com atenção às técnicas de expressãooral, gestão do tempo e respeito pela ordemdas intervenções.

- Colaboração com a Comunidade de Madridno programa «Conhece as tuas leis»Este programa baseia-se num acordo assi-nado em dezembro de 2008, através doqual vários escritórios, de entre os quais seencontra a Garrigues através da sua Fun-dação, se comprometem com a Comunidadede Madrid a prestar gratuitamente um deter-minado número de horas de assessoria e en-sino a imigrantes sobre o sistema legal ejurídico espanhol. Durante o ano 2010 foramrealizadas duas edições, em abril e em no-

Page 58: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

58

RSE

2010

Page 59: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

59

RSE

2010

vembro, nas quais participaram, no total, 28profissionais da firma e que tiveram lugar noCEPI Hispano-Africano de Madrid e no Mu-nicípio de Três Cantos.

- Fundação Junior AchievementEm 2009 manteve-se o apoio a várias inicia-tivas da Fundação Junior Achievement, comoa «Sócios por um dia», durante o qual são re-cebidos vários estudantes nos escritórios paraverem, pelos próprios olhos, como funcionaum grande escritório de assessoria jurídica efiscal.

Do mesmo modo, iniciou-se a colaboraçãocom o programa «As vantagens de continuarna escola», no âmbito do qual os profissionaisda Garrigues e da Fundação vão a escolaspúblicas ou subsidiadas para dar aulas durantevárias semanas a jovens estudantes, expli-cando-lhes as vantagens de não abandonar aescola.

- Fundação Nantik LumEsta fundação, que se dedica ao desenvol-vimento através da atribuição de microcré-ditos, beneficiou, em 2010, da assessoriada Fundação Garrigues, por pertencer aoseu Conselho de Assessoria. Durante o ano2011, continuaremos a apoiá-la no desen-volvimento do seu plano de marketing, fun-draising e de implementação de projetos (amaioria deles no Haiti, na República Domi-nicana e no Ruanda).

c) Projetos A Fundação prestou colaboração económicapara financiar ou cofinanciar projetos de ou-tras Fundações ou entidades sem fins lucrati-vos, tais como, entre outras:

• Fundação Ajuda ao Inválido (AFIM)• Fundação Horizontes Abertos• Fundação Nantik Lum• Fundação Educação e Desenvolvimento

(EDYDE) • Fundação Keeping Kids Company• Fundação Príncipe das Astúrias• Fundação Universitária San Pablo CEU

d) Canto SocialA criação, no ano 2009, de um novo canalde comunicação com todos os colaboradoresda Garrigues, chamado «Canto Social» e alo-jado no nosso boletim digital interno semanal

InterNos teve uma enorme repercussão. Asecção gira em torno da ajuda aos outros econta com varias secções, nas quais se descre-vem os projetos solidários nos quais o escritóriocolabora, as experiências pessoais de colegascomprometidos com organizações, atividadese campanhas solidárias e se propõe a partici-pação de iniciativas de ação social.

Desde a sua criação, foram publicadas maisde 100 comunicações. E se é certo que osprimeiros artigos versaram sobre as iniciativasou projetos que chegavam à Fundação atra-vés de ONG ou fundações, a grande maioriados artigos de 2010 foram apresentados porcolaboradores do escritório e até por clientes.Na sua maioria, trata-se de experiências devoluntariado ou de colaboração, bem comoda apresentação de projetos e campanhas.

Algumas das anunciadas foram:

• Fundação Rais• Campanha a Hora do Planeta WWF

Adena• Fundação AFIM• Campanha de doação de livros, ONG

Interlibros• Solidariedade ONG• Save the Children• Objetivos do Milénio• Objetivos do Milénio• Cruz Vermelha• Entreculturas• Fundação Aladina• Fundação Lealtad• SAUCE• Fundação Ananta• Vistare Foundation• ACNUR• Unicef• Fundação Excelentia• Fundação Bakuva

e) Tabela resumo de atuações de ação socialEm colaboração com a Fundação Garrigues,foram realizadas, em 2010, várias ações so-lidárias nas quais participaram colaboradoresdo escritório em toda a Península Ibérica. Osprojetos mais relevantes são resumidos na se-guinte tabela:

Page 60: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

60

RSE

2010

ANUÁRIO DE AÇÃO SOCIAL - RESUMO DE PROJETOS-com profissionais e trabalhadores- ANO 2010

JANEIROCampanhas de Natal: doação de brinquedos, presentes e roupas a favor da Fundação HorizontesAbertos - Padre Garralda, Hermanitas de los Pobres de Los Molinos em Madrid.

FEVEREIROCom a participação do Comité de Ação Social da Andaluzia, difusão do bazar solidário da Cruz Ver-melha Espanhola para recolha de fundos a favor do Haiti.

MARÇOVoluntárias do escritório de Málaga participam na Corrida Solidária da Mulher.

Colaboração com a Fundação Prodeam, através do Comité de Ação Social da Andaluzia: realizaçãode um cocktail em benefício dos afetados pelo terramoto no Haiti.

Participação no projeto «As vantagens de permanecer na Escola » em colaboração com a FundaçãoJunior Achievement.

ABRILDoação de material empresarial ao Colégio B.V. María para a festa de beneficência a favor da Fun-dação Mary Ward (desenvolvimento no Perú e no Equador) – AGW.

III Edição do Programa «Conhece as tuas leis» da Comunidade de Madrid.

MAIODoação de impressoras ao Seminário Menor de Santo Tomás de Villanueva e à Fundación Bobath, emcolaboração com a Fundação Valora

JUNHORock in Law Lisboa e Madrid.

Doação de material de escritório a escolas do Benim, África Ocidental, apoiadas pela ONG DestinoBenim.

2ª campanha de doação de livros dos colaboradores da Garrigues a uma escola na Nicarágua, emcolaboração com a ONG Interlibros.

Campanha de venda de Relógios Solidários da Fundação PRODEAM, através do Canto Social de In-terNos

Cessão de salas nos escritórios de Las Palmas, Madrid, Málaga e Sevilha para venda de boletins doSorteio do Ouro da Cruz Vermelha.

JULHOCampanha de doação de telemóveis «www.donatumovil.org», em colaboração com a Cruz Vermelha,a Entreculturas e a Fundação Alboan.

Campanha de doação de sangue no escritório de Madrid..

SETEMBRODia Solidário de Portugal.

OUTUBRO Dia Solidário das Empresas em Saragoça..

NOVEMBRO

IV Edição do Programa «Conhece as tuas leis » da Comunidade Autónoma de Madrid..

Participação no Torneio de Padel da Fundação Gmp.

«Sócios por um dia», Fundação JA, escritório de Valladolid.

Doação de impressoras à Paróquia de São Vicente de Paul em Valdemoro, Madrid, em colaboraçãocom a Fundação Valora.

DEZEMBROCampanha de doação de sangue em colaboração com o Centro de Transfusões da Comunidade deMadrid.

Campanha de doação de livros infantis, em colaboração com a ONG Interlibros. As doações foramrealizadas pelos filhos dos colaboradores da Garrigues durante as festas de Natal celebradas em quasetodos os escritórios da firma em Espanha.

Colaboração com a Fundação Pardo Valcarce (compra de doces para a festa das crianças na sede daGarrigues em Madrid)

Postal de Natal digital corporativo da Cáritas.

Page 61: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro
Page 62: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

62

RSE

2010

Programa Primeira edição Total de alunos

Programas Master

Master em Fiscalidade 1994/1995

Master em Direito Empresarial 1996/1997

Master em Recursos Humanos 1997/1998 131Master em Assessoria Jurídico-Laboral 1999/2000

Master em Banca e Finanças 2000/2001

Programas ExecutiveMaster Executive em Urbanismo 2004/2005

Master Executive em Recursos Humanos (e módulos de especialização) 2004/2005

Programa Executive em Relações Laborais 2004/2005

Master Executive em Empresa e Finanças para Advogados 2006/2007

Master Executive em Assessoria Fiscal 2007/2008 597Master de Direito Empresarial (para profissionais da firma Garrigues) 2007/2009

Master Executive em Finanças e Gestão de Carteiras 2008/2009

Master Executive em Corporate Finance 2008/2009

Master Executive em Fiscalidade Internacional 2009/2010

TOTAL ALUNOS 2009/2010 728

Garrigues e o mundo educativo: Centro de Estudos Garrigues O Centro de Estudos Garrigues (CEG), enti-dade vinculada à Garrigues, nasceu em 1994com o propósito de dar formação de qualidadenas áreas relacionadas com a atividade profis-sional do escritório.

A vinculação à Garrigues permite que o CEGmantenha contacto constante com o exercício daprofissão e constitui um canal para transmitir àárea da formação o conhecimento, os métodos ea experiência da prática profissional. No entanto,esta vinculação não é de todo exclusiva, pois oCEG é concebido como um espaço aberto à par-ticipação, no qual colaboram profissionais dasmais diversas origens e âmbitos: as adminis-trações públicas, a magistratura, a universidade,as empresas, outros escritórios e consultoras.

Os tipos de programas de formação disponibi-lizados são:

• Programas Master: exigem dedicação ex-clusiva e estão dirigidos a recém-licencia-dos.

• Programas Master Executive: são compa-tíveis com a atividade laboral e são diri-gidos a profissionais com experiência.

• Programas de formação in company: res-pondem às necessidades de cada em-presa e dedicam especial atenção àformação das competências que exigema integração dos conhecimentos técnicoscom as capacidades práticas.

Durante o curso 2009/2010 (que começouem outubro de 2009) foram realizados os se-guintes programas de longa duração:

ALUNOS DO CENTRO DE ESTUDOS GARRIGUES, EDIÇÃO 2009/2010

Page 63: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

63

RSE

2010

Em outubro de 2010, o número total de alunosjá inscritos no CEG para a edição 2010/2011é de 596, repartidos entre os programas ante-riores e um que será criado de novo neste anoacadémico: o Master Executive in Business Ad-ministration (MBA) em Gestão de Organizaçõesde Serviços Profissionais, que é o único em Es-panha. A este número serão adicionados, comoalunos do curso académico 2010/2011, osque se vierem a inscrever, durante a fase de ins-crições que ocorrerá em fevereiro de 2011, noMaster Executive de Recursos Humanos e no Mó-dulo de Compensação e Benefícios.

Todos os programas acima referidos estão abertosao público em geral, com exceção do MasterExecutive em Direito Empresarial, que se dirige ex-clusivamente a profissionais da Garrigues. Esteprograma destina-se aos colaboradores do escri-tório e tem por objetivo completar a sua formaçãouniversitária com os conhecimentos jurídico em-presariais necessários para iniciarem a sua ativi-dade no exercício profissional do mais alto nível.

Para o cumprimento do programa relativo à prá-tica jurídica internacional, contamos com a par-ticipação da Faculdade de Direito daUniversidade de Harvard.

O êxito alcançado pelos nossos programasMaster é corroborado por vários índices edados, tais como os que se apresentam em se-guida:

O CEG mantém em vigor acordos de colabo-ração com a maior parte dos principais escritó-rios e empresas, assim como protocolos comfundações e outras instituições académicaspara promover o estudo e a investigação naárea jurídica. Desta forma, mantém em vigorprotocolos para a atribuição de bolsas com:

• Universidades: Universidade de Navarra,Universidade Autónoma de Madrid, Univer-sidade de Deusto, Universidade Antonio deNebrija, Centro Universitário de Estudos Fi-nanceiros (CUNEF), Universidade de Cantá-bria, Universidade Católica Portuguesa,Tecnológico de Monterrey (México), Univer-sidade Austral (Argentina) e Universidade dosAndes (Chile).

• Outras instituições: Fundação Euroamérica,Fundação Carolina e Funglode (RepúblicaDominicana).

A partir de dezembro de 2009, o CEG foi ha-bilitado a organizar programas de formação naqualidade de «centro adscrito à UniversidadeAntonio de Nebrija», o que lhe permite organi-zar masters oficiais com pleno reconhecimentono âmbito do Espaço Europeu de Educação Su-perior.

Do mesmo modo, conjuntamente com a Fun-dação Garrigues, a Universidade de Navarra ea editora Thomson Reuters Aranzadi, o CEG co-laborou um ano mais na elaboração e difusãodo Prémio Jovens Juristas que, na sua edição de2010, foi atribuído na sede do CEG, com a vi-sita do Ministro da Justiça.

Por último, cumpre destacar a publicação, peloCEG, do Livro de Estilo Garrigues (editora Thom-son Reuters Aranzadi), um manual no qual sãoabordadas as questões linguísticas e de formatoque mais frequentemente surgem na redação dedocumentos jurídicos. Esta obra foi recentementetraduzida e adaptada à língua catalã, dandolugar ao Llibre d’estill juridic, apresentado naOrdem dos Advogados de Barcelona em setem-bro de 2010.

Programas 2009/2010 % Colocação

Master em Fiscalidade 86,21 %

Master em Direito Empresarial 93,33 %

Master em Recursos Humanos 100 %

Master em Assessoria Jurídico-Laboral 95,24 %

Master em Banca e Finanças 100 %

Percentagem média de colocação 94,66 %

PERCENTAGEM DE ALUNOS (EDIÇÃO 2009/2010)COM OCUPAÇÃO PROFISSIONAL A 15/10/201

Programas 2009/2010 Posto no ranking El Mundo(por especialidade)

Master em Fiscalidade 1º

Master em Direito Empresarial 2º

Master em Recursos Humanoss 2º

Master em Assessoria Jurídico-Laboral 1º

Master em Banca e Finanças 2º

SITUAÇÃO DOS NOSSOS PROGRAMAS NO RANKING DE MASTERS DO JORNAL

EL MUNDO, EM JUNHO 2010

Page 64: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

64

RSE

2010

Page 65: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

65

RSE

2010

Equipa profissional 66

Desenvolvimento profissional 69

Plano de Igualdade 70

Atração do talento 71

Formação 73

Sistema de compensação 76

Ambiente e condições laborais 78

Segurança e saúde no trabalho 78

O valor do talento7

Page 66: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

66

RSE

2010

O nosso compromisso de prestar um excelenteserviço ao cliente está diretamente relacionadocom o talento das nossas pessoas e, conse-quentemente, faz nascer também um compro-misso com as pessoas baseado na retenção donosso capital humano e, por conseguinte, doseu talento. A Garrigues põe à disposição dosnossos colaboradores todas as possibilidadesde desenvolvimento que estejam ao seu al-cance, tendo em vista o seu maior sucesso pro-fissional e coletivo.

Quem trabalha na Garrigues partilha valores eum forte compromisso com a sociedade de quefazemos parte. Acrescentamos valor aos nossosgrupos de interesse através das formas descritasna presente Memória e sentimo-nos orgulhososda firma a que pertencemos. Os nossos valoresexpressam o que nos identifica, nos une e nosguia no exercício da nossa atividade como es-critório de serviços profissionais.

A equipa de profissionais Os nossos profissionais, e em especial o seu ta-lento, são o nosso grande ativo como forma deprestação de serviços profissionais enquadradanum setor altamente competitivo. A gestão ade-quada dos nossos profissionais e a adoção dasmelhores políticas de recursos humanos sãouma prioridade na Garrigues. A coordenaçãogeral das nossas políticas de pessoal está acargo do Comité de Recursos Humanos (RH),que é integrado por representantes das váriasáreas de actividade jurídica da nossa firma epor membros do departamento de RH. Nestecomité são elaboradas, estudadas e debatidasas propostas que depois são apresentadas aoConselho de Sócios Gerentes para aprovação.A execução e o seguimento de cada nova me-dida adotada são realizados pelo departa-mento de RH.

O número médio de pessoas que integravam anossa sociedade em 2010 e a sua evoluçãoao longo dos últimos três anos são os que seapresentam em seguida:

NÚMERO MÉDIO DE COLABORADORES POR EXERCÍCIO

Page 67: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

67

RSE

2010

A estrutura dos nossos recursos humanos e a suadistribuição por categorias profissionais e fun-cionais são as seguintes:

MAPA DO PESSOAL DE GARRIGUES

NÚMERO MÉDIO DE PESSOAS POR CATEGORIA PROFISSIONAL EM 2010

Page 68: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

68

RSE

2010

RELAÇÃO DE PESSOAS POR CATEGORIAS, SEXO E IDADE

ROTAÇÃO EM NÚMERO DE PESSOAS

A Garrigues garante a plena igualdade de trata-mento e de oportunidades entre mulheres e ho-mens e favorece a conciliação entre a atividadeprofissional e a vida pessoal. Para além disso,existe na nossa firma uma Comissão de Igualdadeque se ocupa do seguimento das medidas e quereúne periodicamente para tratar de aspetos rela-cionados com esta matéria. Neste sentido, cumpredestacar que não ocorreram, no nosso escritório,quaisquer incidentes de discriminação.

De modo geral, o horário de trabalho na Garri-gues é a tempo completo, sempre deixando emaberto as situações para as quais as políticas derecursos humanos facilitam, ou até melhoram, aspossibilidades de adaptação da jornada, emcumprimento, no caso de Espanha, da Lei Orgâ-nica para a Igualdade Efetiva entre Mulheres eHomens. Do mesmo modo, a Garrigues tem vindoa aplicar, desde há anos, outras medidas favorá-veis à conciliação entre a vida pessoal e a ativi-dade profissional, tais como dias de descansoadicional no Natal e na Semana Santa (nos escri-tórios de Espanha) ou a jornada contínua à sexta-feira (o que permite aproveitar a tarde livre).

A política do escritório é a de celebrar com o pes-soal contratos de trabalho a tempo indeterminado.No entanto, durante os dois primeiros anos de ca-rreira profissional dos advogados júnior após otermo dos seus estudos universitários, estes profis-

sionais celebram com a Garrigues um contrato la-boral de estágio3.

Estas premissas de estabilidade e permanência aolongo do tempo não impedem que alguns dosnossos profissionais decidam prosseguir por novoscaminhos e abraçar novos desafios fora da Garri-gues, já que são profissionais muito valorizados ecom altos níveis de «empregabilidade». Comoparte da gestão de RH, procura-se conhecer, emprimeira mão, os motivos e as inquietudes que oslevaram a tomar a decisão de deixar a nossa or-ganização. Só assim podemos identificar os as-pectos que devem ser melhorados e tratar de osresolver.

Para a firma, a manutenção de contacto habituale de uma certa proximidade com as pessoasque deixam o escritório é um objetivo claro e im-portante. Para esta Sociedade, é de uma grandesatisfação saber que os nossos profissionaislevam consigo um grande orgulho de pertençae que mantêm contacto pessoal e profissional ha-bitual com os seus antigos colegas. Para alémdisso, participam em diversas ações que a firmarealiza especificamente para o coletivo de «exGarrigues».

São apresentados em seguida os dados de ro-tatividade (em número de pessoas) dos últimosexercícios:

3.- Nos seus escritórios internacionais, a Garrigues adota as práticas de contratação habitual previstas nos ordenamentos locais em vigor.

Page 69: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

69

RSE

2010(pessoas) 2008 2009 2010

HOMEM (H) / MULHER (M) H M H M H MSócios 4 2 8 0 7 1

Associados 27 13 28 14 41 26

Colaboradores 36 31 26 34 38 58

Juniores 68 96 67 108 81 103

Administração e apoio 41 114 17 69 13 70

TOTAL 176 256 146 225 180 258

ROTAÇÃO DE COLABORADORES POR CATEGORIAS E SEXOS

Desenvolvimento profissional Todo o pessoal da Garrigues conhece, desde odia da sua admissão, a carreira profissional quelhe é proposta: uma carreira muito atrativa queinclui níveis elevados de expectativas de cresci-mento pessoal e profissional. A nossa firma contacom um plano de carreira estruturado por cate-gorias profissionais perfeitamente identificadas,as quais incluem um tempo médio de permanên-cia previsto para cada uma delas. Toda a infor-mação relativa à carreira dos nossosprofissionais está disponível na página web cor-porativa (http://www.garrigues.com → Tra-balha Connosco → O que oferecemos).

Ao longo da sua carreira, todos os profissionaisda firma são avaliados periodicamente, atravésde avaliações escritas e de uma entrevista pes-soal com os respetivos responsáveis, na qual seanalisa e discute o seu desempenho, se orientamas suas carreiras, se motiva pessoal e profissio-nalmente os avaliados e se recebem e estudamas suas observações ou comentários. O pro-cesso de avaliação define anualmente a carreiraprofissional, as promoções e a retribuição decada pessoa.

Nesta carreira profissional existem dois marcosespecialmente relevantes: em primeiro lugar, apromoção à categoria de associado, que im-plica o reconhecimento notório e público do tra-balho bem feito durante os primeiros anos deexperiência; em segundo lugar, a promoção asócio, que considera também tanto o reconheci-mento profissional na firma como a projeção nomercado de serviços profissionais e entre osclientes. Esta promoção marca o início de umaetapa na qual a liderança de equipas e a gestãointegral do negócio e dos clientes são desafiosapaixonantes.

A Garrigues mantém o compromisso de garantiràs novas gerações de profissionais o acesso aosmeios necessários e às oportunidades adequa-das que lhes permitam completar uma carreiraprofissional plena e satisfatória na nossa firma.

O processo de promoção de sócios baseia-seem princípios de objetividade e de mérito. Esteprocesso está a cargo do Comité de Nome-ações, cuja tarefa consiste em fazer um segui-mento da evolução dos profissionais a partir deum certo nível de experiência, com a finalidadede determinar anualmente o perfil e o cumpri-mento, pelos possíveis candidatos, dos requisitosnecessários para chegar à condição de sócio.Este comité tem uma ampla representatividade,de modo a garantir a pluralidade de opiniões,e estuda as candidaturas num processo objetivoe democrático de eleição. A decisão final sobreesta promoção depende do Conselho de Só-cios, que se baseia no estudo e na recomen-dação sobre a evolução e os méritos dospossíveis candidatos realizada pelo mencionadocomité.

Por outro lado, existem planos específicos de ca-rreira e de promoção profissional para as pessoasque exercem a sua atividade em departamentosinternos ou de suporte da prática jurídica ou deassessoria.

Na nossa firma é reconhecida a igualdade deoportunidades para todas as pessoas, indepen-dentemente do lugar onde prestem os seus ser-viços, nunca se tendo registado incidentes dequalquer tipo de discriminação (sexo, raça, reli-gião, proveniência, etc.). Do mesmo modo, nasnovas contratações de jovens licenciados, os ho-mens e as mulheres dispõem também de totaligualdade de condições na nossa firma, comose pode observar no seguinte gráfico, segundo

Page 70: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

70

RSE

2010

o qual a percentagem de mulheres é de 52 % ea de homens de 48 %:

Por otro lado, la tasa de absentismo laboral en

Por outro lado, a taxa de absentismo laboral naGarrigues durante o ano 2010, entendida comoa baixa devida a doenças não profissionais su-periores a três dias úteis, é de apenas 1,85 %.A evolução da taxa de absentismo nos três últi-mos anos é a seguinte:

2008 2009 2010

Taxa de absentismo (%) 1,94 2,19 1,85

Nota: O cálculo sobre a taxa de absentismo refere-se apenas a Espanha

Plano de IgualdadeEm seguida é feito um resumo dos aspetos funda-mentais do Plano de Igualdade da Garrigues,assim como das principais medidas aplicadas:

Aspetos fundamentais do Plano de Igualdade da Garrigues

Assegurar a aplicação do princípio de igualdade detratamento e de não-discriminação em todas as áreasou aspetos relevantes na relação laboral do pessoal.

Promover medidas de conciliação da vida laboral efamiliar. Favorecer o compromisso com a firma, a re-tenção do talento e o aproveitamento da experiênciaadquirida. Premiar o esforço e a dedicação no âmbitode uma eficaz e moderna gestão do tempo.

O Plano é configurado como um «texto aberto», quepoderá ser melhorado através das sugestões e de-mais contribuições dos que trabalham na Garrigues.

Recolher as medidas e direitos reconhecidos pelanossa legislação laboral, conjuntamente com outrasmedidas específicas da firma, para permitir o melhorconhecimento e a divulgação de todas elas.

Medidas aplicadas

Aplicável em:

• Seleção• Contratação• Classificação profissional• Programa de formação• Promoções• Carreira profissional• Política retributiva• Condições de trabalho• Conciliação e tempo de trabalho• Prevenção de riscos laborais• Prevenção e correção de situações de assédio• Finalização da relação laboral

Fomento do teletrabalho como forma eficaz de conci-liar a atividade profissional com a vida pessoal.

Plano primeiro ano: esta opção pode ser exercida du-rante o primeiro ano de vida do filho e sempre queas razões organizativas e produtivas do posto de tra-balho o permitam. Não implica a diminuição da retri-buição do requerente.

Criação da Comissão de Igualdade: está encarreguede zelar pelo respeito e pelo cumprimento das medi-das previstas no documento.

Comunicação da criação do Plano de Igualdade atodo o pessoal e alojamento do mesmo na Intranet,com livre acesso de todos os nossos colaboradores.

RELAÇÃO, POR SEXO,

DAS PESSOAS CONTRATADAS

Page 71: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

71

RSE

2010

Atração do talentoA política de recrutamento e seleção da Garri-gues está baseada no mérito e nas capacidadesdos candidatos, assim como na não-discrimi-nação e na igualdade de oportunidades. Isto fazcom que o risco de violação dos direitos huma-nos seja inexistente. Trata-se de um processoexaustivo e rigoroso que avalia os méritos aca-démicos dos candidatos e as suas aptidões pes-soais e profissionais. Do mesmo modo,procura-se que as competências técnicas doscandidatos estejam orientadas para a excelênciano serviço prestado ao cliente, ao trabalho emequipa, ao compromisso e à motivação. Valori-zamos de forma muito positiva os candidatosque demonstrem um claro interesse em crescerpessoal e profissionalmente connosco. As nossasferramentas de medição e de análise baseiam-se, em qualquer caso, em metodologias objeti-vas, em testes e entrevistas de seleção.

A nossa ampla rede territorial permite-nos conhe-cer candidatos de muitas zonas geográficas edas mais diversas universidades de todo omundo. Somos um escritório global e contamoscom os meios tecnológicos necessários para con-tactar, por videoconferência, com os candidatosestrangeiros sem que estes tenham de se deslo-car para participar no processo de seleção.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO

DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO

Jornadas de portas abertas para estudantes

Participação em rondas de debate e em concursos de arbitragem

de estudantes (MOOT)

Política de estágios

Fóruns e apresentações em universidades

Actividades docentes dos colaboradores Garrigues

De todas as atividades realizadas pela Garri-gues junto de estudantes, uma das que se temvindo a consolidar, nos últimos anos, é a polí-tica de estágios:

POLÍTICA DE ESTÁGIOS

Acordos de Cooperação Educativa e Colaboração

A Garrigues mantém uma colaboração estreitacom universidades espanholas, portuguesas e in-ternacionais. Para formalizar essa colaboração,foram celebrados 149 acordos com universida-des e centros de formação. Ao abrigo destesacordos têm vindo a ser realizados estágios paraalunos, aulas e seminários de formação, apre-sentações da firma, etc.

Programas de estágios

Ao abrigo dos acordos celebrados, a Garriguesoferece a possibilidade de realização de está-gios no escritório, no âmbito de todas as suasáreas de especialização. Há três programas deestágios:

• Programa de verão: geralmente durante osmeses de julho ou setembro

• Programa durante o curso: são estágios atempo parcial, compatíveis com os estudosacadémicos

• Practicum externo: a Garrigues tambémcolabora com algumas universidades,acolhendo alunos para realização doPracticum externo (disciplina obrigatóriaem alguns planos de estudo). A duraçãodo Practicum externo varia consoante auniversidade

Também existem programas de estágio para alu-nos de universidades estrangeiras. Por exemplo,o Tecnológico de Monterrey (México) e a Geor-getown University (EUA)

Adicionalmente, oferecemos estágios internacio-nais a alunos de universidades espanholas noâmbito de determinados programas especiais

Durante o ano académico 2009/2010 recebe-mos 336 estudantes dos vários programas de es-tágio

Page 72: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

72

RSE

2010

OUTRAS INICIATIVAS DA ÁREA DE SELEÇÃO

Invalidez

A integração de pessoas portadoras de deficiên-cia no âmbito laboral tem vindo a ser umaquestão de interesse progressivamente maior naGarrigues, pelo aproveitamento do desempenhoprofissional e do talento que estas pessoas pos-sam trazer ao mundo empresarial. Por isso temosestado presentes nas feiras de emprego da Co-munidade de Madrid e mantemos contacto comdiversas organizações que representam este con-junto de pessoas.

Receção das novas admissões

A Garrigues concentra as admissões de advoga-dos juniores no mês de setembro. Para permitirque os novos profissionais se conheçam antes do

seu primeiro dia de trabalho, é organizado,antes da sua admissão, um cocktail para o qualsão convidadas todas as novas admissões,assim como a profissionais da firma. O cocktailrealiza-se nas sedes da Garrigues. Este evento éuma ótima oportunidade para que todos con-heçam os futuros profissionais com quem vão tra-balhar.

Política de bónus por candidatos propostos

Selecionar candidatos com o nível adequado deexcelência para admissão na Garrigues é, semdúvida, uma das tarefas mais importantes danossa firma. Por isso, a política da Garrigues é ade incentivar a colaboração dos profissionais dafirma nesta tarefa. Entre outras medidas, é apli-cada uma política de atribuição de bónus peloscandidatos que sejam indicados pelo pessoal dafirma e que sejam contratados posteriormente pelaGarrigues

Page 73: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

73

RSE

2010

FormaçãoPara uma Sociedade com as características daGarrigues, comprometida com o desenvolvi-mento e a gestão do talento, o profissionalismodas pessoas que a integram é um fator-chavepara o seu êxito, pelo que um dos seus objetivosprioritários é o de proporcionar aos seus colabo-radores as oportunidades de formação necessá-rios para melhorar as suas competênciasprofissionais, tanto a nível técnico como degestão, que os ajudem a alcançar os seus obje-tivos de carreira dentro do escritório e que con-tribuam para alcançar a excelência. Por isso, edado que na Garrigues a formação tem um valorestratégico, o nosso modelo de formação pro-cura o desenvolvimento profissional contínuo,tanto no trabalho do dia-a-dia como mediante oPrograma de Formação da firma, através doqual se procura a transmissão dos conhecimen-

tos, competências e atitudes necessárias para oadequado desempenho profissional. Neste sen-tido, o objetivo último da firma é o de que osseus colaboradores sejam considerados pelosseus clientes como «profissionais de referência»,sendo capazes de procurar ou apresentar so-luções integradas que correspondam às suas ex-petativas ou, até mesmo, que as excedam.

Todos os nossos profissionais recebem formaçãopermanente e específica sobre prevenção dobranqueamento de capitais e financiamento doterrorismo. Do mesmo modo, todos os nossos co-laboradores têm acesso, através da Intranet epara sua consulta, ao Manual de Prevenção doBranqueamento de Capitais e do Financiamentodo Terrorismo do Grupo Garrigues (que contémas políticas e procedimentos internos definidospara esse efeito) e às normas legais aplicáveis edemais informação adicional, com utilidade prá-tica, relacionada com esta matéria.

Page 74: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

74

RSE

2010

NOVAS INCORPORAÇÕES

Programa Acolhimento

180Pessoas que frequentaram pessoalmente

os cursos de acolhimento

A admissão de cada novo profissional é, parao escritório, um facto de especial relevância.

Para além do cocktail de boas-vindas, assim queos profissionais são efetivamente admitidos sãorealizadas varias sessões de formação sobre aestrutura da firma, sobre ferramentas próprias,departamentos internos e serviços de apoio, nor-mas profissionais e éticas, políticas, etc.

Do mesmo modo, e com a finalidade de conti-nuar a facilitar a integração no escritório daforma mais ágil possível, a Garrigues conta comum «Manual de Boas Vindas», no qual se apre-senta toda a informação relevante relacionadacom a firma. Este manual inclui:

• -Informação geral sobre a Garrigues (escritó-rios, áreas de atividade, valores e organi-zação do escritório)

• -Gestão de Recursos Humanos. Inclui infor-mação sobre normas internas, carreira profis-sional, formação, etc.

• -Plano de Igualdade

• -Responsabilidade social

• -Aspetos práticos e outra informação relevante

ESPECIALIZAÇÃO

Master Executive Dº Empresarial

433Profissionais inscritos no Master em setembrode 2009 (dos quais 182 eram profissionaisrecém-contratados que iniciavam o curso)

Uma característica que define a Garrigues é apermanente atenção que é dada à formaçãodos seus profissionais, especialmente nos primei-ros anos da sua carreira.

Como fruto desta preocupação surgiu a criaçãode um programa Master específico, dirigido ex-clusivamente aos profissionais da Garrigues eque é dirigido aos jovens licenciados que sãoadmitidos no escritório em Espanha, tendo porobjetivo completar a aprendizagem própria daformação universitária com os conhecimentos ne-cessários para o exercício da advocacia de em-presa ao mais alto nível.

O curso inclui uma análise detalhada e sistemá-tica dos princípios fundamentais das várias áreasem que se decompõe o Direito da Empresa,assim como das relações entre essas mesmasáreas.

O programa é lecionado pelo Centro de EstudosGarrigues e conta com a colaboração da Facul-dade de Direito da Universidade de Harvard.

Em abril de 2010 teve lugar a Cerimónia deGraduação dos alunos da segunda edição doMaster Executive em Direito Empresarial, edição2008-2010.

Page 75: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

75

RSE

2010

HORAS DE FORMAÇÃO POR PESSOA E CATEGORIA PROFISSIONAL

ESCOLAS GARRIGUES

205Participantes nas «Escolas Garrigues»

Anualmente, são realizadas três «Escolas Garri-gues» (de colaboradores, de novos associadose de associados sénior), residenciais, com umaduração de 3 a 4 dias. Nestas ocasiões sãoabordados tanto aspetos técnicos como capaci-dades pessoais e valores intangíveis. Para alémdisso, servem para fomentar a multidisciplinari-dade na aquisição de conhecimentos, assimcomo para potenciar o networking entre os pro-fissionais dos vários escritórios e países.

É inegável que as relações pessoais que secriam entre os que participam nestas Escolas setraduzem numa comunicação fluida e na von-tade de ajuda no terreno profissional, criando-seassim equipas coesas que estão na base de umbom trabalho.

Este ano as Escolas tiveram lugar em San Lo-renzo de El Escorial, Valencia e Málaga.

FORMAÇÃO CONTÍNUA

123N. º de horas médias de formação presencial por pessoa e por ano

(inclui todo o pessoal)

A formação deve contemplar todas as pessoas danossa firma para que cada uma delas possa con-tribuir para o progresso e para a excelência noserviço ao cliente como constituindo um valor in-discutível da Garrigues, assim como o desenvol-vimento pessoal e profissional de cada um dosseus membros integrantes.

Isto implica, necessariamente, que o nosso com-promisso com a formação e o desenvolvimentodos nossos profissionais tenha continuidade. Porisso, o modelo de formação contínua abrange asmatérias necessárias para manter uma equipa deprofissionais altamente qualificados e em atuali-zação contínua, alinhados com a cultura corpo-rativa e as melhores práticas do mercado.

O tempo dedicado à formação dos nossos pro-fissionais foi o que se indica:

Page 76: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

76

RSE

2010

BOLSAS DO CENTRO DE ESTUDOS GARRIGUES

58Bolsas concedidas para os distintos programas

do Centro de Estudos Garrigues

Como parte do alto grau de compromisso do es-critório relativamente à formação, são concedidasanualmente várias bolsas, que cobrem a totali-dade das propinas, para que os nossos profissio-nais possam participar nos vários ProgramasExecutive disponibilizados pelo Centro de EstudosGarrigues. Em concreto, este ano foram atribuídasbolsas para os seguintes Programas Executive:

• Assessoria Fiscal: 4• Empresa e Finanças para Advogados: 7• Relações Laborais: 1• Recursos Humanos: 5• Corporate Finance: 7• Fiscalidade Internacional: 3• Urbanismo: 1

Do mesmo modo, foram atribuídas 30 bolsaspara frequência do programa denominadoAnglo-American Law Program, disponibilizadotambém pelo Centro de Estudos Garrigues, coma assessoria do European Legal Studies Centerde Columbia Law School de Nova Iorque.

IGUALDADE

53,5 %Percentagem de mulheres que receberam

formação, em relação ao total de participantesem programas formativos

A igualdade de oportunidades entre homens emulheres consta do Plano de Igualdade da Ga-rrigues e é aplicada em todas as áreas deatuação da firma.

No caso da formação, uma elevada percenta-gem das pessoas formadas ao longo deste anoforam mulheres.

Por outro lado, dada a dispersão geográfica dosnossos escritórios e com o duplo objetivo de, porum lado, evoluir continuamente na gestão do con-hecimento do escritório e de, por outro lado, faci-litar ao nosso pessoal o acesso aos váriosconteúdos formativos, foi criado um portal de for-mação, localizado na intranet, que se tornará numlocal de acesso simples à informação, aos mate-riais, aos manuais, etc., dos cursos que se realizemno escritório, independentemente do escritório emque tenham lugar. Do mesmo modo, e pelo mesmomotivo, é especialmente incentivada a utilizaçãodas novas tecnologias, com o objetivo de permitirque a formação chegue a todos e a cada um dosnossos escritórios. A título de exemplo, é de referirque, este ano, foram retransmitidas 81 sessões deformação a partir das nossas sedes em Madrid eem Barcelona para o resto dos escritórios.

Como continuação desta iniciativa, e dada a in-questionável importância que a formação onlinetem vindo a atingir dentro e fora das empresas,bem como as numerosas vantagens que damesma decorrem, propusemo-nos estudar, no pró-ximo ano, as várias opções existentes no mercadopara dar início a uma experiência de formaçãoon-line como ferramenta inovadora num escritóriode advogados, o que nos ajudará a avaliar o im-pacto deste tipo de formação tanto sobre os co-laboradores como a nível da organização.

Sistema de compensação A Garrigues reconhece os resultados dos membrosda sua equipa através de um sistema de compen-sação baseado no desempenho. Os objetivosdeste sistema são os de atrair, motivar e reter o ta-lento.

Adicionalmente, trata-se de um modelo que conso-lida o bom desempenho profissional e o cresci-mento do negócio em termos que permitem criar ascondições necessárias para que as nossas pessoasdesenvolvam uma carreira profissional atrativa.

Esta política retributiva é aplicada de forma con-sistente e homogénea a todos os colaboradoresda Garrigues e está estruturada da seguinte forma:

• Retribuição fixa: consiste num sistema de ban-das salariais vinculadas aos níveis da organi-zação interna e à categoria profissional.

Page 77: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

• Retribuição variável: é determinada, de formageral, com base nos resultados corporativosda Garrigues. As quantias pagas a este título,nos últimos anos, oscilaram entre 80 % e 110% dos valores previstos. A nossa firma procu-rou o melhor alinhamento da retribuição variá-vel dos seus profissionais com os objetivos deuma gestão rentável. A incerteza da evoluçãoeconómica levou-nos, em 2010, a ser caute-losos nas decisões relativas ao sistema decompensação das nossas pessoas. As medi-das adotadas consistiram, fundamentalmente,na fixação de um sistema de retribuição variá-vel vinculado a objetivos gerais da firma e dedesenvolvimento do negócio. Uma vez termi-nado o exercício económico, que decorreuem condições muito complicadas a nível dosmercados nacionais e internacionais, forampagas, de forma geral, quantias que oscila-ram entre 80 % e 100 % das quantias previs-tas, incluindo-se nestas percentagens umaparte discricionária e excecional que resultado esforço realizado por toda a firma comvista a uma maior eficácia do controlo de cus-tos e a uma melhoria a nível da rentabilidade,superior à inicialmente prevista. A retribuiçãovariável também está presente no esquema decompensação do pessoal com funções admi-nistrativas e de apoio.

Na nossa firma é assegurada a igualdade deoportunidades. As possibilidades de desenvolvi-mento profissional são baseadas em critérios pu-ramente objetivos, que têm em conta os méritose a valorização profissional, sem que existam di-ferenças na retribuição salarial do pessoal porrazões que não estejam relacionadas com o mé-rito profissional.

A retribuição corresponde, em nosso entender,às exigências do nosso pessoal para cada nívelde experiência e situa-se claramente acima damédia do setor. Anualmente é efetuada uma re-visão da retribuição de todos os nossos profissio-nais, até agora com aumentos de retribuiçãomuito significativos, emparelhados com a as-censão na carreira profissional.

Como referimos acima, a firma procurou o mel-hor alinhamento entre a retribuição variável dosseus profissionais com os objetivos de umagestão rentável. A incerteza sobre a evoluçãoeconómica mantém-se e, por isso, continuaremosa ser cautelosos nas decisões relativas ao sis-tema de compensação dos nossos profissionais

no futuro. A remuneração anual será revista,tanto na sua parte fixa como na parte variável,segundo o esquema e o calendário habituais,uma vez mais fazendo a ligação entre estes mon-tantes e o desenvolvimento do negócio. No en-tanto, não prevemos alterar a nossa política depromoções e de carreira profissional.

Para além da retribuição salarial, existe umamplo leque de benefícios sociais, tais como opagamento de 100 % do prémio de seguro deacidentes a todas as pessoas, de 50 % do pré-mio de seguro de vida a todas as pessoas dafirma que o desejem e de 50 % do prémio deseguro de saúde, tanto para o pessoal comopara as suas famílias, no caso de terem aderidoa esta oferta.

O montante total suportado pela firma relativa-mente aos seguros anteriormente indicados as-cende a:

Abono de prémios (€) 2008 2009 2010

Prémios de seguro de acidentes e de vida 185.379 207.026 223.611

Prémios de seguro de saúde 715.488 831.743 916.133

A Garrigues admite a possibilidade de adesãoa programas de retribuição flexível que otimizama retribuição líquida dos seus profissionais atra-vés de determinados produtos: vales de refeição,vales de creches, programa de aquisição deequipamentos informáticos e cursos de for-mação.

NÚMERO DE PARTICIPANTES NOS PROGRAMAS

DE RETRIBUIÇÃO FLEXÍVEL

2008 2009 2010

Vales de refeição 152 160 154

Vales de creches 81 98 91

Aquisição de equipamentos informáticos 23 45 52

Cursos de formação - - 25

Adicionalmente, os profissionais da Garrigues podembeneficiar de acordos vantajosos com marcas e forne-cedores de primeira grandeza para obter melhorescondições ou descontos numa ampla gama de artigose serviços. Estes benefícios são comunicados a todo onosso pessoal, através da Intranet, no nosso e-Bazar.

A Garrigues ainda favorece e apoia a mobilidade vo-luntária dos seus profissionais dentro dos nossos diversos

77

RSE

2010

Page 78: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

78

RSE

2010

escritórios, dentro e fora de Espanha. Esta iniciativa é am-pliada com a possibilidade de os profissionais realizaremestadias noutros escritórios de advogados, principalmenteanglo-saxónicos, com os quais celebrámos acordos decolaboração. Existe também um programa de intercâm-bio de profissionais com os escritórios ibero-americanosque fazem parte da rede internacional Affinitas.

Ambiente e condições de trabalhoO ambiente e as condições de trabalho são dos aspec-tos mais valorizados pelos nossos profissionais. A re-lação com os colegas, o trabalho em equipa e o espíritoque se cria dentro de cada grupo de trabalho na Garri-gues fazem com que sejam um dos nossos ativos maisimportantes.

No âmbito das várias equipas e dos vários escritóriossão organizadas reuniões e celebrações periódicas quepromovem o encontro entre os seus profissionais. Paraalém disso, os responsáveis dos departamentos incenti-vam a realização de almoços ou jantares com os respe-tivos membros, de caráter totalmente lúdico, com opropósito de facilitar o contacto e o conhecimento entreas equipas.

Dentro das atividades de lazer programadas para os co-laboradores da Garrigues, são organizadas nas váriassedes, durante o mês de dezembro, várias festas dedi-cadas aos filhos dos profissionais que integram o escri-tório. Estas festas são uma magnífica ocasião para osmais pequenos poderem visitar as instalações e os escri-tórios e para conhecer os colegas dos seus pais e o am-biente onde diariamente desenvolvem o seu trabalho.

Finalmente, cabe destacar o trabalho de outplacementque é realizado pelo departamento de RH para aju-dar os nossos profissionais a reorientar as suas carrei-ras profissionais nos casos em que tal seja necessário.

Segurança e saúde no trabalho A atividade do Serviço de Medicina do Trabalho e dePrevenção de Riscos Laborais (PRL) da Garrigues, for-mado por médicos de trabalho, enfermeiros de em-presa e técnicos superiores em prevenção, édesenvolvida em torno das seguintes quatro disciplinaspreventivas: medicina do trabalho, higiene, ergonomiae segurança.

O nosso pessoal dispõe dos recursos materiais regu-lados pela legislação vigente em matéria de pre-venção de riscos laborais, de maneira a que sejamgarantidas as melhores condições de trabalho nos nos-sos escritórios.

Em 2010, o Serviço de Medicina do Trabalho e Pre-venção de Riscos Laborais coordenou, com o restodos Departamentos envolvidos, as medidas destinadasa diminuir o impacto da pandemia de Gripe A. Foiseguido o protocolo definido pelas Autoridades Sani-tárias, tanto a nível autonómico como nacional, infor-mando os trabalhadores dos protocolos de atuação àmedida que a pandemia ia evoluindo e determinandomedidas higiénico preventivas.

MEDICINA PREVENTIVA

Âmbito: Espanha

• Exames de saúde realizados com meios próprios e deterceiros: 920

• Reconhecimentos escritórios geridos a partir de Madrid:531

• Promoção da saúde através de campanhas de vaci-nação, adoção de hábitos saudáveis e educação sani-tária (consultas presenciais e publicação de guias naintranet)

MEDICINA ASSISTENCIAL

Âmbito: Madrid e Barcelona

Consultas médicas diárias realizadas nos escritórios deMadrid e Barcelona com diagnóstico e tratamentopersonalizado:

2008 2009 2010Exames de saúde 331 397 389Consultas médicas 5.803 6.122 6.062Consultas de enfermaria 1.097 1.476 1.848Análises clínicas 1.206 1.189 954

ASSESSORIA MÉDICA

Âmbito: Espanha

• As tarefas mais importantes concentram-se na elaboração de peritagens e na assessoria ao trabalhador emqualquer conflito sanitário que possa ocorrer com o Sistema Nacional de Saúde, seguradoras privadas, mutualistase outros organismos que intervêm na saúde dos trabalhadores.

MEDICINA DO TRABALHO

Page 79: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

79

RSE

2010Âmbito: Espanha

• Cumprimento da normativa vigente relativa-mente à prevenção e controlo da legionela

• Elaboração de análises trimestrais à qualidadedo ar interior e análises alimentares das máqui-nas de venda de produtos alimentares nos es-critórios de Madrid e Barcelona, através darecolha de amostrar ambientais e culturas mi-crobiológicas. Foram elaborados, no total, 246relatórios de higiene industrial

Âmbito: Espanha

• Consultas de ergonomia realizadas: 287

• Mobiliário ergonómico, materiais que otimizam apostura no posto de trabalho e manual sobreergonomia à disposição dos trabalhadores

• Elaboração de estudos de ergonomia e recomen-dações personalizadas para a melhoria das con-dições dos postos de trabalho.

HIGIENE

Âmbito: Espanha

• Auditorias periódicas, em todos os escritórios da Garrigues, relativas a questões de segurançae saúde

• Atualização do material de segurança de cada escritório• Relatórios básicos de segurança elaborados: 30• Baixa sinistralidade laboral. Investigação das causas e tomada de medidas em caso de ocorrências.

2008 (*) 2009 (*) 2010 (**)

n.º de acidentes de trabalho com baixa 15 12 5

n.º de acidentes de trabalho in itínere 10 8 3

n.º de acidentes de trabalho no local de trabalho ou em deslocações dentro do horário de trabalho 5 4 2

n.º de doenças profissionais 0 0 0

n.º de dias de baixa devidos a acidentes de trabalho 254 270 23

n.º de dias de baixa devidos a acidentes de trabalho in itinere 184 239 14

nº de dias de baixa por acidente de trabalho no local de trabalho ou em deslocações dentro do horário de trabalho 70 31 9

* Dados correspondentes a anos civis

* * Dados correspondentes ao exercício fiscal, período outubro 2009 – setembro 2010

• Cumpre referir que não ocorreu nenhum acidente mortal

• Formação em PRL: Cursos de formação em PRL (208 novos profissionais) Equipamentos de Primeira Intervenção (EPI) / Equipamentos de Alarme e Evacuação (EAE)(48 trabalhadores)Outros cursos de PRL (57 trabalhadores)

SEGURANÇA

ERGONOMIA

Page 80: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

80

RSE

2010

Page 81: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

81

RSE

2010

Tecnologias de informação 82

Gestão do conhecimento 82

Garrigues.com acessível 84

A inovação ao serviçoda qualidade8

Page 82: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

82

RSE

2010

Tecnologias de informaçãoNum contexto económico empresarial de contenção degastos, a nossa Sociedade continuou a apostar na tec-nologia como meio de aproveitamento de sinergias ede otimização de processos, mantendo-se, ao mesmotempo, sempre a par dos últimos avanços tecnológicosproduzidos pelo setor.

Durante o ano 2010 foram desenvolvidas várias ini-ciativas e projetos, de entre os quais podemos desta-car os seguintes:

• DRP (Plano de recuperação de desastres)Foi elaborado o plano que permitirá a integração,em 2011, de um segundo CPD (Centro de Proces-samento de Dados), de modo a ter todas as apli-cações críticas em funcionamento e, desse modo,cobrir as possíveis contingências do CPD principale reduzir os tempos de recuperação em caso decontingência.

• Projeto de backupFoi elaborado o plano de execução, em 2011, deum projeto destinado a melhorar o sistema de bac-kup, tendo em vista a redução dos seus tempos deduração e a absorção do crescimento dos dadosnas aplicações.

• Consolidação e virtualização de servidoresFoi elaborado um projeto de consolidação e de vir-tualização que nos permitiu reduzir consideravel-mente o número de servidores físicos existentes nonosso CPD. O rácio de consolidação foi de 1:5(um servidor novo por cada cinco dos antigos),com a consequente poupança de espaço físico, deconsumo elétrico e de futuro «lixo eletrónico».

• Novo sistema de armazenamento centralCom a redução progressiva da utilização depapel, as necessidades de armazenamento dosarquivos digitais foram aumentadas exponencial-mente. Por isso, elaborámos um projeto de reno-vação do nosso sistema de armazenamentocentral. Assim como, no projecto fizemos no pro-jeto de consolidação e renovação de servidores,aproveitámos para introduzir tecnologias de ar-mazenamento de última geração, o que nos per-mitiu também reduzir o espaço físico e o consumode eletricidade, aumentando, por sua vez, a ca-pacidade de arquivo.

Gestão do conhecimentoPlano de Gestão do ConhecimentoA gestão do escritório incentivou, em 2010, o arran-que de um Plano de Gestão do Conhecimento querevê e melhora o sistema de gestão atual. O consi-derável tamanho da nossa firma, o seu crescimentoe o ritmo de abertura de escritórios dentro e fora deEspanha nos últimos anos aconselhavam à revisãodo anterior modelo de gestão do conhecimento.

Para o lançamento deste novo sistema de gestão, foiconstituído em abril de 2010 o Comité de Gestãodo Conhecimento da Garrigues, com o objetivo geralde impulsionar o Plano, de coordenar todas as açõesnele previstas e de gerar ideias sobre o melhor apro-veitamento do potencial de experiência e de conhe-cimento que é gerado num escritório com as nossasdimensões.

O Plano aponta ao «coração» de todos os processosenvolvidos na prestação de serviços aos nossos clien-tes, pelo que também inclui ações de melhoria daimagem profissional e de implementação da imagemde marca, as quais estão presentes, de algum modo,em todo o ciclo de geração de negócios.

CONTACTO DO POTENCIAL CLIENTE

PROPOSTA DE ASSESSORIA

ENTREGA DO PRODUTO FINAL

CONTRATAÇÃO COM O CLIENTE

REALIZAÇÃO DO TRABALHO

Page 83: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

83

RSE

2010

Para abordar um plano tão ambicioso, foi definidauma série de fases a desenvolver durante os anos2010 e 2011.

Uma vez que o Plano de Gestão do Conhecimentoafeta muito diretamente a prática profissional, omesmo foi incluído no plano de formação da Socie-dade. Assim, todos os avanços, produtos, políticas oudiretrizes que sejam fruto do Plano são imediatamentedifundidos entre os profissionais e, em geral, entre opessoal do escritório. O conhecimento dos protocolosprevistos no Plano é uma condição indispensável paraque possa ser aplicado em toda a sua extensão epara que se consigam obter os resultados esperados.

Ligação com o clienteA partir do momento em que Dealsight foi substituídopela Extranet da Garrigues, em fevereiro de 2007,este sistema tem vindo a revelar-se como uma exce-lente ferramenta de partilha de espaços e de bibliote-cas de trabalho com os nossos clientes. Os valoresapresentados no quadro seguinte mostram a sua evo-lução durante estes três anos da sua existência:

O resultado não podia ser melhor. Desde fevereiro de2007, 1.586 pessoas utilizaram a Extranet, das quais72 % corresponde a clientes e terceiros e 28 % sãocolaboradores do escritório.

Devemos ter em conta que, na maior parte das si-tuações, os «sítios» criados têm uma duração determi-nada, pois são criados tendo em vista um assuntoconcreto e são eliminados assim que esse assunto sejaencerrado. O quadro anterior reflete a «fotografia» es-tática, captada numa determinada data.

O êxito da Extranet entre o pessoal da Garrigues radicano facto de ser compatível com o ambiente em que tra-balham, permitindo-lhes arquivar e modificar documen-tos sem nunca terem de sair do Outlook. Qualqueroperação realizada na biblioteca Extranet é sincroni-zada automaticamente com o sítio web, o que permiteao cliente ter acesso imediato à informação.

N. º de sítios N. º total de utilizadores Utilizadores Garrigues Utilizadores clientes e terceiros

Junho 2008 42 555 213 342

Junho 2009 75 1.246 342 904

Junho 2010 101 1.381 299 1.082

LIGAÇÃO COM O CLIENTE

Page 84: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

84

RSE

2010

Garrigues.com acessívelTal como previsto no seu compromisso empresarial comtodos os entes coletivos e públicos-alvo, a Garrigues ini-ciou, em 2010, um projeto destinado a dotar a nossapágina web dos padrões de acessibilidade AA. O ob-jetivo desta iniciativa é o de tornar a Garrigues numaempresa mais acessível e contribuir ativamente para aplena integração das pessoas com deficiência. Prevê-se que este projeto esteja concluído no início de 2011.

Os critérios de acessibilidade implicam o cumprimentodo nível AA das Pautas de Acessibilidade ao Conteúdona Web 1.0, definidas pelo W3C (Consórcio daWorld Wide Web), associação internacional consti-tuída por várias organizações, públicas e privadas, quetrabalham conjuntamente para desenvolver padrõestendo em vista o favorecimento e a difusão das boaspráticas em desenvolvimento web.

Ao mesmo tempo, a Garrigues adota as normas vigen-tes em Espanha e Portugal sobre esta questão: a Lei56/2007, de 28 de Dezembro (ver legislação portu-guesa), de Medidas de Incentivo da Sociedade da In-formação e a Norma UNE 139803:2004 Aplicaçõesinformáticas para pessoas com deficiência: Requisitosde acessibilidade para conteúdos na web.

Melhorias incluídasA adaptação das páginas tem vindo a ser feita desdeas mais recentes para as mais antigas, para que sepossa dispor, assim que terminado o processo, de umportal com o maior número possível de documentosacessíveis.

A Technosite, empresa pertencente ao Grupo Fundosa(Fundação ONCE), está encarregue de acompanhar aGarrigues no caminho para uma página web plena-mente acessível. Esta entidade permite-nos beneficiarda sua experiência como empresa auditora e certifica-dora do Euracert em Espanha.

ContatoPara além do que se referiu, na Garrigues assumimostambém o compromisso de atender aos pedidos quelhe sejam apresentados por qualquer pessoa que re-giste dificuldades de acesso aos conteúdos da páginaweb ou que pretenda fazer algum comentário ou su-gestão. Para isso, pusemos à disposição dos utilizado-res, no próprio portal, um formulário de contato abertoe disponível 24 horas por dia e 365 dias por ano.

No ano 2010 a nossa página web registou um totalde 432.323 visitas, o que equivale a 2.582.924 pá-ginas. Isto implica uma média de 1.184 visitas por diae 5,9 páginas por visita. As páginas do sítio web de-dicadas à responsabilidade social do escritório recebe-ram, durante este período, 10.658 visitas.

Page 85: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro
Page 86: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

86

RSE

2010

Page 87: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

87

RSE

2010

Sensibilização ambiental 88

Consumo responsável 89

Gestão de resíduos 91

Compromisso com as alterações climáticas 93

Programa de ecoeficiência9

Page 88: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

88

RSE

2010

O nosso compromisso com o meio ambiente continuade pé. A nossa firma conta já com uma ampla expe-riência na melhoria ambiental da sua atividade profis-sional, mas continua a abraçar novos desafios anoapós ano. Na Garrigues, desenvolvemos um modelode negócio baseado no conceito mais amplo de sus-tentabilidade, o que nos permite garantir o cumpri-mento das normas ambientais aplicáveis, eliminar oumitigar todos os impactos resultantes da nossa ativi-dade e, bem assim, desenvolver medidas dirigidas àsensibilização ambiental do nosso pessoal.

Todas as nossas atividades relacionadas com a gestãoe com as boas práticas em matéria de meio ambientenos nossos escritórios estão abrangidas pelo Programade Ecoeficiência de Garrigues. Este Programa englobaatividades relacionadas com a sensibilização ambien-tal, com o consumo responsável, com a gestão de resí-duos e com o compromisso com a prevenção dasalterações climáticas e insere-se nos compromissos as-sumidos no Pacto Mundial das Nações Unidas, aoqual a nossa firma aderiu em 2002.

CONTEÚDOS DO PROGRAMA DE ECOEFICIÊNCIA

Sensibilização ambientalConsumo responsável

Gestão de resíduosCompromisso face às alterações climáticas

Internamente, a gestão ambiental dos nossos escritó-rios está a cargo do departamento de Serviços Ge-rais, Logística e Infraestruturas (SGLEI), que no seutrabalho é assessorado pela experiência da GarriguesMedio Ambiente.

Sensibilização ambientalA Garrigues está fortemente comprometida com a sen-sibilização em matéria ambiental. Por isso, a nossafirma desenvolve, de forma continuada, as medidastendentes à formação e à sensibilização dos seus co-laboradores e grupos de interesse em matérias demeio ambiente. Neste sentido, o nosso escritório con-cebeu vários sistemas de comunicação ambiental:

Sensibilizaçãointerna

Sensibilizaçãoexterna

Objetivos

Sensibilização e informação sobreboas práticas ambientais

Divulgação dos resultados obtidospela firma, conselhos e informação emmatéria de meio ambiente

Informação e comunicação ambiental

Participação e apresentação de preocupações em questões relacionadas com o meio ambiente

Reconhecimento do trabalho e do esforço realizado por outras empresase organismos, públicos e privados, nagestão comprometida com o meioambiente

Ferramentas

Cartazes de informação sobre boaspráticas em lugares estratégicos dosnossos escritórios

Comunicação Garrigues Sostenible/Sustainable Garrigues(redigido em espanhol e inglês)

Boletim do Meio Ambiente

Jornadas de formação ou pequenos-almoços de trabalho e sessões informativas, cuja assistência é gratuita

Prémios de Meio Ambiente4, organizados pela Garrigues MedioAmbiente, o jornal Expansión e a editorial Wolters Kluwer Empresas

Frequência

Permanente

Trimestral

Quinzenal

Periódico

1-2 anos

4.- Os XII Prémios de Meio Ambiente reconheceram, em maio de 2010, o esforço que as empresas e as administrações públicas desenvolveram nesta matéria durante o ano 2009. Desde a sua criação, foram entregues 69 prémios e 24 menções honrosas para premiar os projetos ambientais que se destacam pelo seu caráter inovador, execução, projeção, liderança do setor, visão estratégica, esforço de investimento, difusão e benefícios ambientais.

Page 89: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

89

RSE

2010

Em 2010, a Garrigues renovou o seu Boletim de MeioAmbiente, ampliando significativamente os seus con-teúdos. O boletim atual mantém toda a informaçãosobre as atualizações à legislação ambiental de âm-bito nacional e comunitário, mas agora inclui tambéminformação sobre indicadores-chave em matéria desustentabilidade (energias renováveis, alterações cli-máticas, sistemas de gestão ambiental EMAS, RSE),jornadas de interesse e novidades. O renovado Bole-tim de Meio Ambiente foi inaugurado em setembro de2009 e a sua primeira edição foi enviada a mais de4.000 pessoas.

Consumo responsávelContratação sustentávelA nossa firma está especialmente sensibilizada e com-prometida com as boas práticas em matéria de contra-tação sustentável e consumo responsável. A Garriguesaderiu em 2002 ao Pacto Mundial das Nações Uni-das, e está comprometida com o desenvolvimento deuma contratação sustentável e com o respeito pelos di-reitos humanos, laborais e ambientais em todas as re-lações que mantém com os seus fornecedores.

Para concretização destes compromissos, a Garriguesinclui nas suas propostas de condições gerais de con-tratação de material de escritório e outros, para alémdos requisitos técnicos habituais, diversos critérios desustentabilidade, tais como:

• Apresentação, pelos proponentes, das certifi-cações de qualidade e meio ambiente.

• Compromisso de respeitar todas as normas éticas,ambientais e de conduta normalmente aceites noâmbito da sua atividade.

• Compromisso de não violar nenhum dos princípiosconsagrados no Pacto Mundial das Nações Uni-das, do qual a Garrigues é membro, e garantir,

no desenvolvimento das suas funções, o efetivocumprimento de todas as obrigações que resultemdaqueles princípios.

O Departamento de SGLEI está a trabalhar na intro-dução de critérios de sustentabilidade em todos oscontratos com fornecedores.

Do mesmo modo, apesar de a política da Garriguesnão incluir um requisito específico de contratação defornecedores locais, podemos afirmar que, sempreque possível, damos prioridade à contratação de for-necedores locais face a outros fornecedores. Uma vezque a maior parte da nossa atividade está em Es-panha, a maioria dos nossos fornecedores têm nacio-nalidade espanhola.

Consumo energéticoA Garrigues quantifica periodicamente os consumosmensais de eletricidade registados em todos os seusescritórios, a nível nacional e internacional, para pos-terior consolidação e cálculo dos consumos totais. Arecolha dos referidos dados é realizada por um res-ponsável pelos consumos em cada um dos nossos es-critórios e através da utilização de um workspaceespecífico no sistema interno de armazenamento dedados da Garrigues.

O principal consumo energético da Garrigues corres-ponde à energia elétrica, que provém, na sua totali-dade, de fontes externas à organização.Adicionalmente, são utilizados combustíveis fósseis nascaldeiras de aquecimento e de água quente de algunsdos nossos escritórios. No entanto, não se dispõe dedados sobre a utilização destes combustíveis, dado queestas caldeiras se encontram sob controlo dos proprie-tários dos edifícios e, em muitos casos, prestam serviçosa outros utilizadores para além da Garrigues.

No gráfico seguinte é apresentada a evolução doconsumo de eletricidade por metro quadrado nos nos-sos escritórios, durante os últimos três anos:

CONSUMO ELÉTRICO

(GJoules / m2)

Page 90: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

90

RSE

2010

Como se pode verificar, em 2010 conseguimos reduzir,de forma significativa, o consumo de eletricidade nosnossos escritórios. O consumo de eletricidade por su-perfície foi reduzido em 3,5 % face a 2009.

O crescimento da nossa rede de escritórios tem vindoa ser acompanhado pela renovação de todos os nos-sos equipamentos e instalações elétricas. Todos os nos-sos novos escritórios dispõem de arquitetura e designde interiores próprios da nossa firma, baseados em cri-térios de eficiência energética, tais como o aproveita-mento da luz natural através de paredes de vidro, autilização de fontes de energia renováveis ou a utili-zação de sistemas de iluminação eficientes.

Neste último ano foram iniciadas várias medidas pilotode atuação dirigidas à redução do consumo elétricoem alguns dos escritórios da Garrigues, com o objetivode alargar essas medidas caso sejam bem-sucedidas.Algumas destas medidas incluem a substituição de sis-temas centralizados de iluminação nas zonas comuns

por sistemas de acender e apagar por interruptor oupor sensores de presença e, bem assim, a instalaçãode lâmpadas de baixo consumo /LED.

As fontes de energia das quais provém a nossa eletrici-dade correspondem ao mix de geração energética na-cional.

Consumo de águaO fornecimento de água a todos os nossos escritóriosprovém da rede de abastecimento municipal de águae o seu destino compreende apenas o uso próprio deescritórios (torneiras, casas de banho, aquecimento,ar condicionado, etc.). Deste modo, as águas resi-duais que geramos são apenas águas sanitárias, asquais são canalizadas para a rede de saneamentomunicipal

O consumo de água por pessoa em todos os nossosescritórios é o que consta do seguinte gráfico:

CONSUMO DE ÁGUA NA GARRIGUES

(m3 / pessoa)

CONSUMO DE ÁGUA NO ESCRITÓRIO DE MADRID

(m3)

CONSUMO DE ÁGUA POR PESSOA EM MADRID

(m3 / pessoa)

OBJETIVOS ALCANÇADOSRedução do consumo de água nos escritórios de Madrid, Barcelona e Sevilha graças à instalação de sensoresde presença nas casas de banho. A Garrigues definiu como objetivo para 2011 estudar a viabilidade da instalação destes sistemas nos escritórios de Espanha nos quais se realizem reformas, novas obras, etc.,

o que implicará uma redução do consumo de água.

No último ano procedeu-se à instalação de torneiras com sensores de presença nas casas de banho de Madrid,Barcelona e Sevilha, o que deu origem a reduções no consumo de água. Assim, no ano 2010, foi reduzido o con-sumo de água em Madrid em mais de 450 m3.

Page 91: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

91

RSE

2010

Consumo de papelNos últimos anos, o nosso escritório realizou um im-portante esforço de redução do consumo de papel,assim como de fomento da reciclagem.

Durante os dois últimos anos, e como resposta ao com-promisso de respeito pelos direitos humanos, laboraise ambientais, a Garrigues introduziu, em todos os seusescritórios e em substituição do papel tradicional,papel proveniente de florestas geridas de forma sus-tentável. Este papel é utilizado desde maio de 2009em todas as impressões feitas nos nossos escritórios.

O consumo de papel em todos os escritórios da Ga-rrigues durante o ano 2010 situou-se nas 263 tonela-das (valor semelhante ao do ano 2009), o querepresenta a manutenção de um nível de consumo de105 kg/pessoa 5:

Gestão de resíduos Os resíduos gerados nos nossos escritórios são princi-palmente resíduos urbanos: papel, resíduos de emba-lagens e matéria orgânica. A quantidade anualestimada de resíduos urbanos gerados em todos osnossos escritórios durante o ano 2010 foi, aproxima-damente, de 320 toneladas.

Todos os nossos escritórios dispõem de contentores derecolha seletiva de resíduos para a sua separação naorigem. Todos os resíduos de papel gerados nos nossosescritórios e recolhidos nos seus contentores específicossão geridos por uma empresa de destruição confiden-cial da documentação que garante a reciclagem de100% dos resíduos de papel recolhidos. No ano 2010foram recicladas cerca de 170 toneladas de papel.

Por outro lado, o escritório facilita a reciclagem de100 % dos resíduos de embalagens (plástico, brick emetal) mediante a recolha nos nossos contentores es-pecíficos e a sua deposição nos contentores munici-pais de recolha seletiva, nos escritórios aos quais osserviços municipais o permitam.

Como projeto específico para o ano 2010, a Garri-gues substituiu as garrafas de água de plástico, utiliza-das em reuniões e jornadas de apresentação, porgarrafas de vidro recicláveis. Estas novas garrafas estãoincluídas num sistema de reutilização segundo o qualos próprios fornecedores recolhem as garrafas vaziaspara, uma vez lavadas e desinfetadas, voltarem a co-locá-las no mercado. Nos casos em que a sua reutili-zação não seja possível, serão geridasadequadamente tendo em vista a sua futura reciclagem,assegurando-se deste modo o encerramento do ciclode gestão destes resíduos. O projeto conta atualmentecom um grau de implementação de 75 % nos escritó-rios da Garrigues e regista excelentes resultados paraa redução de resíduos e para o meio ambiente. Desdeo mês de março de 2010 (início do projeto) até agostode 2010 foram utilizadas, no total, 26.976 garrafasde vidro, o que significa que foram reduzidas, nomesmo número, as garrafas de plástico e os correspon-dentes resíduos.

Nos nossos escritórios também se produzem resíduosperigosos, os quais são armazenados de forma ade-

CONSUMO ANUAL DE PAPEL POR COLABORADOR DA GARRIGUES

(Kg / pessoa)

5.- O cálculo do consumo de papel inclui uma estimativa do papel consumido nos escritórios internacionais.

Page 92: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

92

RSE

2010

quada e tratados por gestores autorizados de resíduosperigosos, conforme determinado pela legislação am-biental vigente. Estes resíduos são aqueles normal-mente gerados nas atividades de escritório: lâmpadasfluorescentes, toners de equipamentos de impressão,pilhas e embalagens de alguns produtos de limpeza.

A relação de resíduos perigosos gerados nos escritó-rios da Garrigues em Madrid6 nos últimos três anos éapresentada no seguinte gráfico:

A redução da quantidade de embalagens contamina-das geradas nos últimos anos é também significativa,devido à exigência, prevista nos contratos celebradoscom os responsáveis pela limpeza, de não-utilizaçãode produtos perigosos para o meio ambiente.

Se bem que no último ano foi registado um aumentoda geração de resíduos de pilhas, também é verdadeque isto se deve, fundamentalmente, ao facto de,graças às campanhas de informação e sensibilizaçãorealizadas pela firma, o pessoal trazer de casa as pil-has gastas para que sejam encaminhadas para umagestão adequada, conjuntamente com as geradas naGarrigues. Este sistema é muito apreciado pelos cola-boradores da Garrigues.

Os resíduos de aparelhos elétricos e eletrónicos (RAEE)gerados em resultado da atividade do escritório (im-pressoras, terminais de telefone, etc.) são retirados poruma empresa de gestão deste tipo de resíduos devi-damente autorizada. Em 2010, foram retirados, nototal, 40 kg de resíduos de aparelhos elétricos e ele-trónicos. Deve ser realçado que, nos casos em que osaparelhos estão em bom estado, se procede à suadoação a entidades sem fins lucrativos. Assim, em2010 a nossa firma doou um total de 225 telemóveis(Blackberry) à Intermón Oxfam e uma importante quan-

tidade de impressoras a várias associações (ver ativi-dades de ação social).

Os toners utilizados nos escritórios da Garrigues tam-bém são geridos de acordo com as normas vigentesaplicáveis. A partir de finais de 2006 os equipamen-tos de impressão individuais começaram a ser progres-sivamente substituídos por equipamentos de impressãomultifuncionais, os quais consomem menos energia etinta por impressão.

Em 2010 registou-se uma redução dos resíduos totaisde toners. Desde o ano 2008, o consumo anual detoners foi reduzido em 15,8 %, o que significa menos292 toners consumidos.

RESÍDUOS PERIGOSOS GERADOS NOS ESCRITÓRIOS DA GARRIGUES EM MADRID

(kg)

TOTAL DE TONERS CONSUMIDOS EM MADRID

(Unidades))

6.- Dispõe-se apenas dos dados relativos ao escritório de Madrid dado os restantes escritórios não serem geridas directamente pela Garrigues. Os dados de Madrid correspondem a mais de metade dos resíduos perigosos produzidos na Garrigues.

Page 93: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

93

RSE

2010

Do mesmo modo, os resíduos sanitários gerados noserviço médico da Garrigues são recolhidos em con-tentores especiais e geridos por um gestor autorizadode resíduos.

Também se realça a oportunidade de doação ou reci-clagem de telemóveis pessoais, no âmbito de um pro-grama da Cruz Vermelha a que a Garrigues aderiu.

Compromisso com as alterações climáticas

A Garrigues, no seu firme compromisso de respeitopelo meio ambiente e de luta contra as alterações cli-máticas, participa ativamente em iniciativas de sensi-

bilização e controlo das alterações climáticas e rea-liza um inventário anual de emissões de gases comefeito de estufa (GEE) produzidas pela nossa ativi-dade.

As principais emissões produzidas pelo nosso tra-balho são emissões indiretas de GEE devidas aosconsumos de eletricidade e de papel nos nossosescritórios e ao transporte do pessoal (viagens pro-fissionais e transporte diário desde as suas casasaté ao local de trabalho). As emissões geradas porestas fontes são quantificadas segundo o métodoGreenhouse Gas Protocol, desenvolvido peloWorld Business Council for Sustainable Develop-ment conjuntamente com o World Resources Insti-tute (www.ghgprotocol.org) e recolhidas no nossoinventário de gases com efeito de estufa.

Seguidamente é apresentado o inventário de GEE daGarrigues para os últimos três anos de atividade. Aquantificação de emissões constante deste inventáriocorresponde às emissões de todas as sociedades es-pecificadas no Anexo II da presente Memória.

OBJETIVOS ALCANÇADOSEm 2010 as garrafas de água em plástico foram subs-tituídas por garrafas de vidro, evitando-se assim o

consumo de 26.976 garrafas de plástico.

2008 2009 2010

Electricidade 2.420,44 2.774,26 2.767,57

Transporte diário 2.101,11 2.322,77 2.135,77

Veículo privado a gasolina 648,02 717,35 528,29

Veículo privado a diesel 785,74 867,22 950,32

Autocarro 313,03 345,75 293,91

Moto 58,22 64,23 86,49

Metro/Comboio 296,10 328,22 276,77

Viagens 2.312,85 2.071,82 2.128,68

Avião 2.094,01 1.824,18 1.847,27

Comboio 115,58 179,26 172,54

Carro 103,18 68,32 108,82

Barco 0,07 0,07 0,06

Consumo papel 683,40 710,79 679,62

Emissões totais CO2e (tonelada) 7.517,80 7.879,64 7.711,64

Emissões por pessoa CO2e (tonelada/pessoa) 3,17 3,00 3,08

INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO DE ESTUFA

(Emissões CO2 tonelada)

Page 94: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

94

RSE

2010

Segundo a distribuição de emissões de GEE por fontesde energia, 9 % das emissões indiretas de GEE sãodevidas ao consumo de papel, enquanto os restantes91 % estão distribuídos, de forma equitativa, entre asrestantes fontes de emissão (eletricidade, viagens etransporte diário). Por isso, as principais medidas des-tinadas à redução das emissões de GEE estão atual-mente concentradas na atuação sobre os consumosenergéticos (anteriormente referidas no ponto 9.2.2«Consumo energético») e sobre as viagens de tra-balho.

A distribuição por modalidade de transporte nas via-gens e deslocações diárias dos profissionais da Ga-rrigues encaminha-se, sem dúvida, para umdesenvolvimento sustentável. Esta conclusão baseia-senos resultados do segundo inquérito de mobilidade re-alizado pela Garrigues em 2010. No transporte diá-rio dos nossos profissionais está cada vez maispresente o transporte público (utilizado por 37 % dosnossos profissionais), assim como o transporte maissustentável possível: as deslocações a pé e de bici-cleta, efetuadas por 33 % dos nossos profissionais.

EMISSÕES DE CO2e

(tonelada/pessoa)

EMISSÕES DE CO2e

Aspectos Medidas

Consumos energéticos Sistemas de iluminação eficientes

Equipamentos informáticos e de impressão de baixo consumo, com certificação de poupança e eficiência energética

Viagens de trabalho Redução do número de viagens mediante a organização de videoconferências

Page 95: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

95

RSE

2010

A Garrigues organizou, durante o ano 2010, um totalde 4.584 videoconferências, ou seja, mais 1.144 doque no ano anterior o que se calcula que tenha evitadoa realização de 6.457 viagens de trabalho por avião,comboio ou carro. Daqui resultou para a firma, paraalém de uma importante poupança económica, umaredução líquida de emissões no valor de 1.196 tone-ladas de CO2e, superior à redução de 905 toneladasconseguida no ano anterior.

Em matéria de alterações climáticas, a Garrigues nãosó trabalha para a redução das suas emissões internas,mas também se envolve em projetos com outras orga-nizações, públicas e privadas, através do desenvolvi-mento de projetos de controlo das emissões de GEE,sensibilização ambiental, promoção da qualidade doar e fomento do uso de energias renováveis. De entretodas estas atuações, destaca-se a Rede InternacionalAffinitas CO2, enquadrada na aliança ibero-americana

Affinitas. Trata-se de uma rede especializada em ser-viços de alteração climática que colabora permanen-temente com atores do setor público e do setor privadopara favorecer a adoção de medidas que reduzam asemissões de GEE para a atmosfera.

A Garrigues não gera emissões significativas de gasespara além dos GEE.

MEIOS DE TRANSPORTE UTILIZADOS PELOS COLABORADORES DA GARRIGUES

NAS SUAS DESLOCAÇÕES PARA O TRABALHO

Principais informações do sistema

de videoconferências da Garrigues 2009 2010

Videoconferências 3..440 ligações 4.584 ligações

Redução de viagens (*) 4.846 viagens 6.457 viagens

Viagens de avião 3.499 viagens 4.679 viagens

Viagens de comboio 1.207 viagens 1.593 viagens

Viagens de carro 139 viagens 184 viagens

Redução de GEE (meios de transporte) 905,06 t CO2e 1.197,01 t CO2e

Aumento de GEE (eletricidade) 0,70 t CO2e 0,94 t CO2e

Redução líquida de GEE 904,36 t CO2e 1.196,07 t CO2e

(*) Nota: foi considerado que 50 % das pessoas que participaram em videoconferências, não pertencentes à ligação de origem, teriam realizado uma viagem de trabalho caso este tipo de ligação não estivesse disponível.

Page 96: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro
Page 97: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

97

RSE

2010

I. Índice de conteúdos e indicadores segundo o GRI 98

II. Princípios que regem este relatório 107

III. Canais de comunicação 109

IV. Prémios e reconhecimentos 113

V. Documento de verificação 115

VI. Escritórios 116

VII. Lista de associações às quais a Garrigues e a Fundação Garrigues pertencem ou com quem mantêm acordos 118

AnexosA

Page 98: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

98

RSE

2010

CONTEÚDOS DA MEMÓRIA DE RSENa Memória

Secção GRI Conteúdo Capítulo Pág

ESTRATÉGIA E ANÁLISE

1.1 Declaração do presidente e dos sócios diretores 1 4

1.2 Descrição dos principais impactos, riscos e oportunidades 1, 2 e 3 4, 14, 18 e 28

PERFIL DA ORGANIZAÇÃO

2.1 Nome da organização que elabora o relatório Anexo II 107

2.2 Principais marcas, produtos ou serviços 2 e Secção Áreas de prática: 10dentro de cada área de

www.garrigues.com selecionar «Nossos serviços»

2.3 Estrutura operativa da organização 2, Anexo II e Anexo VI 8,107 e 116

2.4 Localização da sede principal da organização "C/ Hermosilla, 328001 Madrid (España)"

2.5 Países onde a organização opera Anexo VI 116

2.6 Natureza da entidade e forma jurídica 2 e Anexo II 8 e 107

2.7 Mercados abrangidos 5.1 e Secção Áreas de prática: 45dentro de cada área de

www.garrigues.com selecionar «Nossos serviços»

2.8 Dimensões da organização que elabora o relatório 3 (1) 18

2.9 Alterações significativas na organização 1 e 3 4 e 29

2.10 Prémios e distinções recebidos durante o período abrangido Anexo IV 113

PARÂMETROS DA MEMÓRIAPerfil da memória

3.1 Período abrangido pela Memória Anexo II 107

3.2 Data da Memória anterior mais recente Anexo II 107

3.3 Ciclo de apresentação de Memória Anexo II 107

3.4 Contacto para questões relativas à Memória Secção «Contacte-nos»em www.garrigues.com

I. Índice de conteúdos e indicadores segundo o GRI

Page 99: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

99

RSE

2010

CONTEÚDOS DA MEMÓRIA DE RSENa Memória

Secção GRI Conteúdo Capítulo Pág

Alcance e cobertura da memória

3.5 Processo de definição do conteúdo da Memória 2 e Anexo II 14 e 107

3.6 Cobertura da Memória Anexo II 107

3.7 Limitações do alcance ou cobertura da Memória Anexo II 107

3.8 Base para a inclusão de informação em caso de negócios conjuntos, filiais, etc. Anexo II 107

3.9 Técnicas de medição de dados e bases para a realização dos cálculos Anexo II 107

3.10 Efeitos que podem resultar da atualização de informação pertencente a Memórias anteriores Anexo II 107

3.11 Alterações significativas relativas a períodos anteriores abrangidos Anexo II 107

Índice do conteúdo do gri

3.12 Localização dos conteúdos básicos na Memória Anexo I 98

Verificação

3.13 Política e prática atual relativa à necessidade de verificação externa da Memória Anexo II 107

GOVERNO, COMPROMISSOS E PARTICIPAÇÃO DOS GRUPOS DE INTERESSEGoverno

4.1 Estrutura de governo da organização 2 8

4.2 Indicar se o presidente do órgão máximo de governoocupa também um cargo executivo 2 8

4.3 Número de membros do órgão máximo de governo que sejam independentes ou não executivos 2 8

4.4 Mecanismos dos acionistas e trabalhadores para comunicarrecomendações ou indicações ao órgão máximo de governo Anexo III 109

4.5 Ligação entre a retribuição dos membros do órgão máximo de governo, altos dirigentes e executivos e o desempenho da organização 2 e 7 8 e 76

4.6 Procedimentos adotados para evitar conflitos de interesses com o órgão máximo de governo 2 e 5 14 e 48

4.7 Procedimento de determinação da capacidade e experiência exigíveis aos membros do órgão máximo de governo para poder definir a estratégia da organização nos aspectos sociais, ambientais e económicos. 2 e 6 8 e 69

Page 100: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

100

RSE

2010

CONTEÚDOS DA MEMÓRIA DE RSENa Memória

Secção GRI Conteúdo Capítulo Pág

4.8 Declarações de missão e valores desenvolvidas internamente, 1, 2 e Secção Áreas de Prática: 4, 8 e 14códigos de conduta e princípios relevantes para o desempenho dentro de cada área deeconómico, ambiental e social www.garrigues.com selecionar

«Nossos Serviços»

4.9 Procedimentos do mais elevado órgão de administração 2 e Anexo III 8 e 109para supervisionar a identificação e gestão, pela organização, do desempenho económico, ambiental e social

4.10 Procedimentos para avaliar o desempenho próprio 2 e Anexo III 8 e 109 do orgão máximo de governo

Compromissos com iniciativas externas

4.11 Descrição do modo como a organização adotou 2 14um esquema ou princípio da precaução

4.12 Princípios ou programas sociais, ambientais ou económicos 6 e Anexo III 53, 87 e 109desenvolvidos externamente, assim como qualquer outra iniciativa que a organização aprove

4.13 Principais associações a que pertence ou apoia Anexo VII 118

Relação com grupos de interesse

4.14 Relação de grupos de interesse que a organização incluiu 2 e Anexo III 15 e 109

4.15 Base para a identificação e seleção de grupos de interesse 2, Anexo II e Anexo III 15, 107 e 109com os quais a organização se compromete

4.16 Enfoques adotados para a inclusão dos grupos de interesse 2 e Anexo III 15 e 109

4.17 Principais preocupações e aspectos de interesse que tenham 1, 2, 3 e Anexo II 4, 15, 18, 29 e 107através da participação dos grupos de interessee a forma como a organização lhes respondeu na elaboração da Memória

Enfoques de gestão

5 Informação sobre os enfoques de gestão económicos, 1, 2 e 3 4, 14 e 28sociais e ambientais

Page 101: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

101

RSE

2010

INDICADORES DE DESEMPENHO

Código Tipo de Denominação Na Memória

GRI indicador do indicador Capítulo Pág.

INDICADORES DE DESEMPENHO ECONÓMICO

EC1 Principal Valor económico direto criado e distribuído, incluindo 4 38receitas, custos de exploração, retribuição a trabalhadores, donativos e outros investimento na comunidade, benefícios não distribuídos e pagamentos a sócios de capital e a governos

EC2 Principal Consequências financeiras e outros riscos e oportunidades 9 e secção Áreas de 93para as atividades da organização resultantes das prática: dentro de cada alterações climáticas área de www.garrigues.com,

selecionar «Nossos serviços»

EC3 Principal Cobertura das obrigações da organização resultantes de 7 76programas de benefícios sociais

EC4 Principal Ajudas financeiras significativas recebidas de governos 4 38

EC5 Adicional Âmbito das relações entre o salário inicial padrão N. D. -e o salário mínimo local em locais onde sedesenvolvam operações significativas

EC6 Principal Procedimentos para a contratação local e proporção 5 e 9 44 e 89de altos dirigente provenientes da comunidade local em locais onde se desenvolvam operações significativas

EC7 Principal Procedimentos para a contratação local e proporção 7 e 9 69 e 89de altos dirigentes provenientes da comunidade local em locaisonde se desenvolvam operações significativas

EC8 Principal Desenvolvimento e impacto dos investimentos em infraestruturas 6 52e os serviços prestados principalmente para benefício do público, através de compromissos comerciais, pro bono ou em espécie

EC9 Adicional Entendimento e descrição dos impactos económicos indiretos N. D. -significativos, incluindo o alcance desses impactos

INDICADORES DE DESEMPENHO AMBIENTAL

EN1 Principal Materiais utilizados, por peso ou volume 9 91

EN2 Principal Percentagem dos materiais utilizados que são materiais valorizados 9 91

EN3 Principal Consumo direto de energia discriminado por fontes primárias 9 89

EN4 Principal Consumo indireto de energia discriminado por fontes primárias 9 89

EN5 Adicional Poupança de energia resultante da conservação e de melhorias 9 88 e 89da eficiência

EN6 Adicional Iniciativas para disponibilizar produtos e serviços eficientes 9 88 e 89no consumo de energia ou baseados em energias renováveis e reduções no consumo de energia como resultado dessas iniciativas

EN7 Adicional Iniciativas para reduzir o consumo indireto de energia 9 88 e 89e reduções adicionais conseguidas

Page 102: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

102

RSE

2010

INDICADORES DE DESEMPENHO

Código Tipo de Denominação Na Memória

GRI indicador do indicador Capítulo Pág.

EN8 Principal Captação total de água por fontes 9 90

EN9 Adicional Fontes de água que foram afetadas significativamente N. A. -pela captação de água

EN10 Adicional Percentagem e volume total de água reciclada e reutilizada N. A. -

EN11 Principal Descrição de terrenos adjacentes ou localizados dentro de N. A. (2) -espaços naturais protegidos ou de áreas de grande biodiversidade não protegidas. Localização e tamanho de terrenos próprios, arrendados ou geridos que tenham alto valor em termos de biodiversidade em zonas não abrangidas por áreas protegidas

EN12 Principal Descrição dos impactos mais significativos na biodiversidade em N. A. (2) -espaços naturais protegidos ou em áreas de grande biodiversidade não protegidas, resultantes das atividades, produtos ou serviços em áreas protegidas e em áreas de alto valor em termos de biodiversidade em zonas não abrangidas por áreas protegidas

EN13 Adicional Habitats protegidos ou restaurados N. A. -

EN14 Adicional Estratégias e ações implementadas e planificadas para a gestão N. A. -de impactos sobre a biodiversidade

EN15 Adicional Número de espécies, detalhadas em função do seu perigo de N. A. -extinção, incluídas na Lista Vermelha da IUCN e em listas nacionais e cujos habitats se encontram em áreas afetadaspelas operações segundo o grau de ameaça da espécie

EN16 Principal Total de emissões, diretas ou indiretas, de gases com efeito 9 93 e 94de estufa, em peso

EN17 Principal Outras emissões indiretas de gases com efeito de estufa, 9 93 e 94em peso

EN18 Adicional Iniciativas para reduzir as emissões de gases com efeito 9 93de estufa e as reduções conseguidas

EN19 Principal Emissões de substâncias lesivas da camada de ozono, 9 95em peso

EN20 Principal NO, SO e outras emissões significativas para o ar por tipo 9 95e peso

EN21 Principal Total de descargas de águas residuais, segundo a sua natureza 9 90e destino

EN22 Principal Peso total de resíduos geridos, segundo tipo e método 9 91de tratamento

EN23 Principal Número total e volume dos derrames acidentais mais significativos N. A. (3) -

EN24 Adicional Peso dos resíduos transportados, importados, exportados ou 9 91tratados que se consideram perigosos, segundo a classificação da Convenção de Basileia, anexos I, II, III e VIII e percentagem de resíduos transportados internacionalmente

EN25 Adicional Identificação, tamanho, estado de proteção e valor N. A. -da biodiversidade dos recursos hídricos e habitats relacionados,afetados significativamente por descargas de água e águas de escoamento da organização que elabora o relatório

Page 103: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

103

RSE

2010

INDICADORES DE DESEMPENHO

Código Tipo de Denominação Na Memória

GRI indicador do indicador Capítulo Pág.

EN26 Principal Iniciativas para mitigar os impactos ambientais dos produtos 9 88e serviços e grau de redução desse impacto

EN27 Principal Percentagem de produtos vendidos e respetivos materiais N. A. (4) -de embalagem que são recuperados no final da sua vida útil,por categorias de produtos

EN28 Principal Custo das multas significativas e número de sanções 9 88não monetárias por incumprimento das normas ambientais

EN29 Adicional Impactos ambientais significativos do transporte de produtos 9 88, 89 e 93e outros bens e materiais utilizados para as atividades da organização, assim como do transporte do pessoal

EN30 Adicional Discriminação por tipo do total de gastos e investimentos ambientais N. D. -

INDICADORES DE DESEMPENHO DE PRÁTICAS LABORAIS E ÉTICA DO TRABALHO

LA1 Principal Discriminação do coletivo de trabalhadores por tipo de emprego, 7 (5) 66por contrato e por região

LA2 Principal Número total de trabalhadores e sua rotação média, 7 (5) e (6) 66discriminados por grupos de idade, sexo e região

LA3 Adicional Benefícios sociais para os trabalhadores com horário 7 69 y 76a tempo completo e que não sejam oferecidos a trabalhadores temporários ou com horário de trabalho a tempo parcial, discriminado por atividade principal

LA4 Principal Percentagem de trabalhadores abrangidos por convenções Ver Memória RSE09, Capítulo 6, página 59coletivas de trabalho www.garrigues.com

LA5 Principal Período(s) mínimo(s) de pré-aviso relativo(s) a alterações Ver Memória RSE09, Capítulo 6, página 59 organizativas, incluindo se estas notificações estão previstas www.garrigues.comnas convenções coletivas de trabalho

LA6 Adicional Percentagem do total de trabalhadores que está representado N. D. -em comités de segurança e saúde conjuntos de administração-trabalhadores, criados para ajudar a controlar e a prestar assessoria sobre programas de segurança e saúde no trabalho

LA7 Principal Taxas de absentismo, doenças profissionais, dias 7 70 e 78perdidos e número de vítimas mortais relacionadascom o trabalho, por região

LA8 Principal Programas de educação, formação, assessoria, prevenção 7 78e controlo de riscos que sejam aplicáveis aos trabalhadores às suas famílias ou aos membros da comunidade relativamente a doenças graves

LA9 Adicional Assuntos de saúde e segurança abrangidos por N. A. -acordos formais com sindicatos

LA10 Principal Média de horas de formação por trabalhador, discriminado 7 75por categorias de trabalhadores

LA11 Adicional Programas de gestão de competências e de formação contínua 7 73que fomentem a empregabilidade dos trabalhadores e que os apoiem na gestão do final das suas carreiras profissionais

LA12 Adicional Percentagem de trabalhadores que são regularmentes 7 69avaliados pelo desempenho e pelo desenvolvimento profissional

Page 104: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

104

RSE

2010

INDICADORES DE DESEMPENHO

Código Tipo de Denominação Na Memória

GRI indicador do indicador Capítulo Pág.

LA13 Principal Composição dos órgãos de governo corporativo 7 67 e 68e equipa, discriminado por sexo, grupos etários, pertença a minorias e outros indicadores de diversidade

LA14 Principal Relação entre o salário-base dos homens e o das mulheres, 7 69discriminado por categoria profissional

INDICADORES DE DESEMPENHO SOBRE DIREITOS HUMANOS

HR1 Principal Percentagem e número total de acordos de investimento N. A. (7) -significativos que incluam cláusulas de direitos humanos ou que tenham sido objeto de análise em matéria de direitos humanos

HR2 Principal Percentagem dos principais distribuidores e contratados N. A. (8) -que foram analisados em matéria de direitos humanos e medidas adotadas em resultado dessas análises

HR3 Adicional Total de horas de formação dos trabalhadores sobre políticas 2 e 7 14 e 73e procedimentos relacionados com os aspectos dos direitos humanos relevantes para as suas atividades, incluindo a percentagem de trabalhadores formados

HR4 Principal Número total de incidentes de discriminação 7 69 e 70e medidas adotadas

HR5 Principal Atividades da empresa nas quais o direito à liberdade Ver Memória RSE09, Capítulo 6, página 59de associação e de adesão a convenções coletivas possam www.garrigues.comcorrer riscos importantes e medidas adotadas para reforçar estes direitos

HR6 Principal atividades identificadas que impliquem um risco potencial 2 e 9 (9) 14 e 89de incidentes de exploração infantil e medidas adotadas para contribuir para a sua eliminação

HR7 Principal Operações identificadas como sendo de risco significativo 2 (9) 14de ocorrência de episódios de trabalho forçado ou não consentido e medidas adotadas para contribuir para a sua eliminação

HR8 Adicional Percentagem do pessoal de segurança que recebeu N. A. -formação sobre as políticas ou procedimentos da organização em aspectos de direitos humanos relevantespara as Atividades

HR9 Adicional Número total de incidentes relacionados com violações N. A. -dos direitos dos indígenas e medidas adotadas

INDICADORES DE DESEMPENHO DA SOCIEDADE

SO1 Principal Natureza, alcance e efetividade de programas e N. A. (10) -práticas para avaliar e gerir os impactos das operações nas comunidades, incluindo a entrada, a operação e a saída da empresa

SO2 Principal Percentagem e número total de unidades de negócio 2 14analisadas relativamente a riscos relacionados com a corrupção

SO3 Principal Percentagem de trabalhadores formados nas políticas 2 y 7 14 e 73e procedimentos anticorrupção da organização

Page 105: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

105

RSE

2010

INDICADORES DE DESEMPENHO

Código Tipo de Denominação Na Memória

GRI indicador do indicador Capítulo Página

SO4 Principal Medidas tomadas em resposta a incidentes de corrupção 2 14

SO5 Principal Posição nas políticas públicas e participação no seu 2 e Anexo III 15 e 109desenvolvimento nas Actividades de lobbying

SO6 Adicional Valor total das contribuições financeiras e em espécie s N. A. (11) -a partidos políticos ou a instituições relacionadas, por países

SO7 Adicional Número total de ações por causas relacionadas com práticas N. A. -monopolistas e contrárias à livre concorrência e respetivos resultados

SO8 Principal Valor monetário de sanções e multas significativas e número 2 14total de sanções não monetárias resultantes do incumprimento das leis e regulamentos

INDICADORES DE DESEMPENHO DA RESPONSABILIDADE SOBRE PRODUTOS

PR1 Principal Fases do ciclo de vida dos produtos e serviços, 2, 5 e 8 (12) 14, 47, 48 e 82nas quais se avaliam, para serem melhorados se for caso disso,os seus impactos na saúde e na segurança dos clientes, e percentagem de categorias de produtos e serviços significativos sujeitos a tais procedimentos de avaliação

PR2 Adicional Número total de incidentes resultantes do incumprimento 7 (12) 78das normas legais ou dos códigos voluntários relativosaos impactos dos produtos e serviços na saúde e na segurança durante o seu ciclo de vida, distribuídos em função do tipo de resultado desses incidentes

PR3 Principal Tipos de informação sobre produtos e serviços que N. A. (13) -são exigidos pelos procedimentos em vigor segundo as normas, e percentagem de produtos e serviços sujeitosa tais obrigações informativas

PR4 Adicional Número total de incumprimentos das normas legais ou N. A. -dos códigos voluntários relativos à informação e à etiquetagemdos produtos e serviços sujeitos a tais obrigações informativas, distribuídos em função do tipo de resultados de tais incidentes.

PR5 Adicional Práticas relativas à satisfação do cliente, incluindo os resultados 5 47dos estudos de satisfação do cliente

PR6 Principal Programas de cumprimento das leis ou adesão a padrões Ver Memória RSE09, Capítulo 6, página 59e códigos voluntários mencionados em comunicações www.garrigues.comde marketing, incluindo a publicidade, outras Atividadespromocionais e os patrocínios

PR7 Adicional Número total de incidentes resultantes do incumprimento 5 48das regulamentações relativas a comunicações de marketing, incluindo a publicidade, a promoção e o patrocínio, distribuídos em função do tipode resultado desses incidentes

PR8 Adicional Número total de reclamações devidamente fundamentadas 5 48relativas ao respeito pela privacidade e à fuga de dados pessoais de clientes

Page 106: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

106

RSE

2010

INDICADORES DE DESEMPENHO

Código Tipo de Denominação Na Memória

GRI indicador do indicador Capítulo Página

PR9 Principal Custo das multas significativas resultantes do incumprimento 2 e 5 14 e 48das normas relativas ao fornecimento e utilização de produtos e serviços da organização

"Notas: N.A. = Não aplicávelN.D. = Não disponível

(1) Os indicadores principais próprios do negócio são: número de pessoas, número de sócios e faturação.(2) Todos os escritórios da Garrigues estão em solo urbano. Não existe nenhum espaço natural protegido adjacente aos nossos escritórios nem é produzido nenhum impacto

ambiental sobre a biodiversidade.(3) Devido à atividade desenvolvida nos nossos escritórios, as únicas águas residuais geradas são as águas sanitárias, as quais são canalizadas através da rede municipal. Não

existe nenhum tipo de derrame acidental.(4) Devido à atividade da Garrigues, os nossos serviços não geram embalagens recuperáveis.(5) A nossa firma não sofreu, em toda a sua história, qualquer processo que tenha dado origem a destruição de emprego (expedientes de regulação de emprego, etc.).

(6) A Garrigues não desenvolveu acordos significativos a esse respeito.(7) Uma vez que praticamente todos os fornecedores da Garrigues são de nacionalidade espanhola, país que respeita os direitos humanos e laborais dos trabalhadores,

e que são distribuidores de material de escritório, considerou-se não ser necessária a análise relativa a direitos humanos.(8) A Garrigues não conta com atividades que produzam trabalho suscetível de exploração infantil, forçados ou não consentidos. A firma cumpre escrupulosamente

a legislação laboral vigente e aderiu ao Pacto Mundial das Nações Unidas.(9) As Atividades realizadas pela Garrigues não implicam nenhum risco para as comunidades locais onde opera. No entanto, ao longo da Memória são descritas as medidas

de caráter social e ambiental destinadas à melhoria das comunidades locais onde opera.(10) A Garrigues não efetua nenhuma contribuição financeira ou em espécie a partidos políticos ou instituições relacionadas.(11) A Garrigues cumpre a legislação e a normativa relativas à saúde e à segurança dos clientes. Não se conhece nenhum incumprimento ou infração a esse respeito.(12) Os serviços da Garrigues não geram nenhum impacto social que deva ser comunicado aos nossos clientes ou utilizadores finais. A Garrigues cumpre escrupulosamente a

legislação que lhe é aplicável e aderiu ao Pacto Mundial das Nações Unidas.

2008 2009 2010Número de pessoas por regiões

Espanha 2.162 2.385 2.281Portugal 128 142 143Internacional 83 97 76

TOTAL 2.373 2.624 2.500

2008 2009 2010Número de pessoas por categoria

Sócios 234 255 274Associados 491 565 555Colaboradores 336 392 425Juniors 774 784 637Adm. e suporte 538 628 609

TOTAL 2.373 2.624 2.500

Page 107: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

107

RSE

2010

II. Princípios que regem este relatório

AlcanceA presente Memória inclui informação sobre as atividadesda Garrigues nos países onde operou durante o exercíciofiscal de 2010 (1 de setembro de 2009 a 31 de agosto de2010). Do mesmo modo, apresenta dados e indicadoresquantitativos dos 5 últimos anos de atividade.

Os dados apresentados referem-se ao fecho dos exercí-cios fiscais, salvo nos casos em que se justifique e for men-cionada no texto a necessidade de apresentação dosdados por anos civis.

As sociedades às quais o presente relatório se refere são:

J & A Garrigues, S. L. P.Garrigues Portugal, S. L. P.Garrigues Human Capital Services, S. L. P. (*)Garrigues, LLP (USA) (*)Garrigues Maroc SARLAU (Marrocos) (*)Garrigues Polska I Pablo Olabarri Gortázar, Spolka Ko-mandytowaGarrigues Norte, S. L. P. (*)Ribalta Abogados, S. L. P. (*)Rino Asesores, S. L. P. (*)Garrigues Medio Ambiente, Consultoría Técnica y deGestión Integrada del Medio Ambiente, S. L. P.Centro Europeo de Estudios y Formación EmpresarialGarrigues, S. L. P. (*)Garrigues IP, S. L. P.Garrigues IP, L. D. A. (*)Garrigues Sports & Entertainment, S. L. P.Garrigues Consultoría de Empresa Familiar, S. L. P.Garrigues UK, LLP.

Não estão incluídas as empresas que mantêm acordos de colabo-ração com a Garrigues, tais como os escritórios que fazem partedas redes Affinitas ou Taxand.(*) São sociedades unipessoais.

PeriodicidadeA periodicidade da publicação da Memória é anual. EstaMemória de RSE é a quinta Memória publicada pelaGarrigues; a primeira Memória de RSE, referente ao exer-cício fiscal de 2006, foi publicada em 2007.

Consulta a grupos de interesseParalelamente às atividades que fazem parte dos instru-mentos de diálogo e de gestão dos «grupos de interesse»da Garrigues (definidos no Anexo III deste documento)e com o objetivo de melhorar continuamente a qualidade

dos conteúdos da Memória, a Garrigues realiza consultasperiódicas sobre a Memória de RSE aos departamentosinternos da Garrigues, assim como aos vários grupos deinteresse externos à organização. Adicionalmente, durantea elaboração da presente Memória, foram organizadasreuniões de opinião periódicas, nas quais foram tratadosvários temas relacionados com o seu desenvolvimento.Acresce ainda que todos os conteúdos que aqui sãoapresentados foram revistos pelos vários responsáveisdos departamentos envolvidos.

RigorA informação disponibilizada nesta Memória correspondeà que consta dos sistemas de informação da Garrigues..

A Memória foi elaborada em conformidade com as di-retrizes previstas na versão 3.0 do padrão Global Repor-ting Initiative (GRI), publicado em 2006. Foi tido tambémem conta o relatório Making the Connection para fazera ligação do anterior padrão com os princípios do PactoMundial (Global Compact) das Nações Unidas, ao qual aGarrigues aderiu.

Garrigues considera também outros padrões internacio-nais, tais como o Protocolo de Gases de Efeito de Estufa(GHG Protocol WRI/WBCSD) e o guia ISO 26000.

A Garrigues dispõe de instrumentos para garantir a qua-lidade e a veracidade da informação incluída neste rela-tório. As áreas que participam na sua elaboração contamcom sistemas de informação que proporcionam uma só-lida fonte de conteúdos. Tudo isto se completa com a au-ditoria realizada por um verificador externo.

Relevância dos assuntos tratadosOs conteúdos deste relatório foram selecionados combase no princípio da materialidade, pelo que são referidosos aspetos relacionados com o negócio que são impor-tantes ou relevantes para a RSE. Para definir quais asquestões que se consideram materiais foram tidos emconta, entre outros, os seguintes critérios: objetivos dosgrupos de interesse em matéria de RSE, problemas, riscose desafios que o setor enfrenta e as normas vigentes queafetam a Garrigues.

Nível de aplicaçãoA presente Memória encontra-se nonível de cumprimento mais exigentede toda a escala do guia GRI e corres-ponde ao nível A+ de acordo com averificação externa realizada pela AENOR (ver Anexo V).7

7.- O guia GRI versão 3.0 ou GRI G-3 define um nível de aplicação que vai de C a A+ (C, C+, B, B+, A e A+).

Page 108: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

Critérios de consolidação e validação da informaçãoO diagrama seguinte resume o processo de elaboração,consolidação e validação da Memória, assim como osdepartamentos envolvidos em cada etapa:

108

RSE

2010

Consulta a grupos de interesse

Departamentos internos

Agentes externos

Grupos de trabalhoMemória RSE

Elaboração de minutas

Recursos Humanos

Serviços Gerais, Logística

e Infra-estruturas

Comunicação, Marketing e RI

Gestão do Conhecimento

Tecnologia

Administração e Financeira

Prática Profissional

Serviço Médico

Centro de EstudosGarrigues

Fundação Garrigues

Garrigues Meio Ambiente

Revisão e consolidação

- Garrigues Meio Ambiente

Revisão de conteúdos e estilo

Centro de EstudosGarrigues

Fundação Garrigues

Prática Profissional

Recursos Humanos

Garrigues Meio Ambiente

Aprovação final

Sócios directores

Conselho de SóciosGerentes

Assembleia de Sócios

Maquetagem e difusão

Comunicação, Marketing e RI

Fases

CONTROLO DE QUALIDADE

Responsáveis

Page 109: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

109

RSE

2010

III. Canais de comunicação

GRUPOS DE INTERESSE GARRIGUES

Grupos Principais canais de comunicação entre Objetoa Garrigues e os grupos de interesse

Sócios• Presidente• Sócios diretores• Sócios

Pessoal da Garrigues• Associados• Colaboradores• Juniores• Pessoal de administração e apoio

• Reforçar a coesão internapara potenciar a prestação deum serviço integral aosclientes, transferirconhecimentos e evitarconflitos de interesses

• Atuar sempre de forma éticae íntegra na prestação dosseus serviços

• Assegurar o trabalho com amelhor equipa de pessoas, quepermita que a atenção aocliente seja de excelência eque facilite a prestação deserviços inovadores e com amáxima qualidade

• Desenvolver uma carreiraprofissional estruturada,oferecer formação contínua,favorecer a difusão da culturaempresarial e a conciliação davida laboral com a familiar

• Atuar sempre de forma éticae íntegra na prestação dosseus serviços

• Memória de RSE

• Assembleia de Sócios

• Comunicação direta com todos os escritórios edepartamentos do escritório

• Informação para sócios na Intranet Garrigues

• Correios eletrónicos dos sócios diretores cominformação de interesse destinada a sócios

• Contas Anuais e planos estratégicos

• Informação sobre notícias de imprensa, com arelação das notícias mais destacadas ou deinteresse

• Boletins eletrónicos periódicos sobre asdiferentes áreas jurídicas do escritório

• Formação

• Inquéritos de opinião sobre a Memória de RSE

• Memória de RSE

• Comunicação direta com os órgãos de governoe administração e com os sócios

• Formação

• Portal Intranet (notícias, fóruns, bases de dados,informação, etc.)

• Portal do sistema de gestão SAP

• Boletim semanal InterNOS e boletim mensalInterNOS

• Informação sobre notícias de imprensa, com arelação das notícias mais destacadas ou deinteresse

• Boletins eletrónicos periódicos sobre asdiferentes áreas jurídicas do escritório

• Livro de estilo Garrigues

• Reuniões internas periódicas de cumprimentode objetivos

• Avaliações semestrais de cada trabalhador

• Jornadas offsite

• Escola Garrigues para as diferentes categoriasprofissionais

• Encontros de lazer

• Inquéritos de opinião sobre a Memória de RSE

• Comunicações Garrigues Sustentável

Page 110: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

110

RSE

2010

GRUPOS DE INTERESSE GARRIGUES

Grupos Principais canais de comunicação entre Objetoa Garrigues e os grupos de interesse

Clientes• Empresas privadas• Administrações públicas• Fundações e organizações • Associações setoriais• Pessoas singulares• Potenciais clientes

Alianças• Affinitas

• Taxand

• Membro de mais de 90associações, agrupamentosprofissionais e entidadessimilares, a nível nacional ouinternacional, e de naturezapública ou privada

Administração Pública• A nível local, autonómico,nacional e internacional

• Promover a excelência dosnossos serviços, acomunicação constante comos nossos clientes, acompreensão das suasnecessidades e a superaçãodas suas expectativasrelativamente à Garrigues

• Melhorar o conhecimento ea notoriedade da Garrigues

• Melhorar os serviçosdesenvolvidos para os nossosclientes através daparticipação e coordenaçãocom instituições quemelhorem as nossascapacidades de trabalho

• Cumprir eficientemente todosos compromissos da firmaperante as administraçõespúblicas e colaborar em todasas matérias nas quais aGarrigues possa acrescentarvalor às atuações institucionais,sem exercer, em nenhum caso,pressão sobre as suas decisões

• Memória de RSE• Página web• Comunicação direta com os sócios e pessoal doescritório

• Boletins de atualização de legislação e notíciasde interesse para os nossos clientes

• Cursos de formação dirigidos aos nossosclientes

• Colóquios e pequenos-almoços de trabalhosobre temas de atualidade, realizados porprofissionais do escritório

• Ferramentas de comunicação online como aExtranet

• Avaliação da satisfação dos nossos clientes• Prémios organizados pelo escritório• Inquéritos de opinião sobre a Memória de RSE

• Memória de RSE• Comunicação direta e intercâmbio deinformação constante• Comités executivos• Memória de atividades das associações• Comunicação online, por meio de uma páginaweb específica das associações• Criação de fóruns na Intranet• Inquéritos de opinião sobre a Memória de RSE

• Memória de RSE• Colaboração direta para o desenvolvimento danova legislação e consulta sobre a aplicação dalegislação em vigor• Participação em grupos de trabalhoconjuntamente com a Administração Pública• Inquéritos de opinião sobre a Memória de RSE

Page 111: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

111

RSE

2010

GRUPOS DE INTERESSE GARRIGUES

Grupos Principais canais de comunicação entre Objetoa Garrigues e os grupos de interesse

Sociedade• Pessoas incluídas no âmbitopessoal dos que integram afirma• Grupos da sociedade menosfavorecidos• ONG´s• Outros setores profissionais• Outros grupos da sociedade

Concorrentes• Escritórios de advogados• Consultores fiscais• Empresas pertencentes a outros setores de atividadeonde a Garrigues opera

Ex Garrigues• Antigos colegas que estãoatualmente jubilados• Antigos colegas quetrabalham atualmente noutrasempresas

• Desenvolver a nossa atividadecom a máxima consideraçãopelos aspectos sociais eambientais do ambiente emque nos encontramos,fomentando as boas práticasem todos os nossos trabalhose contribuindo para ocrescimento sustentável danossa economia

• Cumprir as regras de éticaprofissional e de concorrêncialeal

• Manter a maior proximidade eo contacto habitual com todosos nossos ex Garrigues

• Memória de RSE• Departamento de RH.• Departamento de Comunicação, Marketing e RI.• Fundação Garrigues• Centro de Estudos Garrigues• Cátedra Garrigues• Página web• Caixa de correio eletrónico Garrigues• Participação em feiras, jornadas, colóquios, etc.• Artigos de imprensa e outras publicações• Coleção Garrigues• Livro de estilo Garrigues• Prémios organizados pelo escritório• Atividades de lazer para familiares das pessoasque integram a firma

• Inquéritos de opinião sobre a Memória de RSE

• Memória de RSE• Comunicação direta através do pessoal doescritório• Ordens profissionais• Participação em jornadas de informação jurídica• Participação em grupos de trabalho,associações setoriais, etc.• Inquéritos de opinião sobre a Memória de RSE

• Memória de RSE• Reunião anual com os ex Garrigues• Página web• Comunicação direta com o pessoal doescritório• Participação em jornadas técnicas organizadaspela nossa firma• Comunicações periódicas sobre assuntosrelevantes da Garrigues• Inquéritos de opinião sobre a Memória de RSE

Page 112: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

112

RSE

2010

GRUPOS DE INTERESSE GARRIGUES

Grupos Principais canais de comunicação entre Objetoa Garrigues e os grupos de interesse

Potenciais colaboradores da Garrigues:• Estudantes universitários• Estudantes de pós-graduação• Funcionários• Outros profissionais ematividade

Fornecedores• (materiais de escritório,serviços de limpeza, estafetas,tecnologia, serviçosprofissionais externos)• Contratar fornecedores queassegurem o cumprimento deboas práticas em matériasocial e ambiental• Favorecer a fidelização e asubscrição de acordos decolaboração a longo prazo

Meios de comunicação• Jornais, revistas e outraspublicações, televisão, rádio eInternet

• Desenvolver um processo deseleção transparente,equitativo, com requisitosobjetivos e aberto a toda asociedade

• Apresentar uma informaçãorigorosa e verídica sobre oescritório e colaborar napublicação de artigos nasáreas de trabalho da firma

• Apresentar uma informaçãorigorosa e verídica sobre oescritório e colaborar napublicação de artigos nasáreas de trabalho da firma

• Memória de RSE• Departamento de RH.• Página web Garrigues: caixa de correio daGarrigues e formulário de CV online• Participação em fóruns de empregouniversitários, mestrados, escolas de negócios,etc.• Colaboração como docentes em universidades,mestrados e outros cursos de formação• Programas de estágios profissionais paraestudantes• Jornadas de portas abertas no nosso escritório• Inquéritos de opinião sobre a Memória de RSE

• Memoria de RSE• Página web• Internet• Departamento de Comunicação, Marketing e RI.• Colaboração habitual no desenvolvimento deartigos para a imprensa, revistas e outraspublicações• Concessão de entrevistas na televisão, rádio eimprensa escrita• Conferências de imprensa para apresentaçãode novos serviços• Inquéritos de opinião sobre a Memória de RSE

• Memoria de RSE• Página web• Internet• Departamento de Comunicação, Marketing e RI.• Colaboração habitual no desenvolvimento deartigos para a imprensa, revistas e outraspublicações• Concessão de entrevistas na televisão, rádio eimprensa escrita• Conferências de imprensa para apresentaçãode novos serviços• Inquéritos de opinião sobre a Memória de RSE

Page 113: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

113

RSE

2010

IV. Prémios e reconhecimentos

Em seguida é apresentado um resumo dos principais pré-mios e reconhecimentos recebidos pela Garrigues du-rante o ano de 2010:

Ranking Best Lawyers

World Tax 2010

Jornada de los Economistas 2009

IFLR 1000 2010

MPF European PracticeManagement

The Lawyer European Awards

Ranking Tax DirectorsHandbook 2010

Ranking Chambers andpartners global - The

world´s leading lawyersfor business 2010

The Legal 500

MercoEMPRESAS 2010

Ranking de Dealogic Global Project Finance

Review

A Garrigues lidera a lista dos melhores advogados de Espanha,com um total de 72 profissionais.

Em Espanha, a Garrigues conseguiu posicionar-se no primeironível do diretório pelo sexto ano consecutivo.Em Portugal, a área fiscal da Garrigues coloca-se no grupo doslíderes pelo quarto ano consecutivo.

Melhor escritório profissional de economistas do ano. O perfil daGarrigues, com uma potente equipa de fiscalistas e com umamarcada visão económica, torna-a merecedora deste novo êxito.

Top Tier Firm. Primeira posição nas áreas de Reestruturaçõese Insolvências, Financiamento de Projetos, Capital Markets– Dívida e Capital Markets – Titularizações.

Melhor programa de aprendizagem. Pelo seu programa onlinepara juízes sul-americanos para melhorar os seus conhecimen-tos de contabilidade básica. A firma também ficou classificadana segunda posição na modalidade de Use of Technology, pelaLogalty, e na de Management of Knowledge, pela sua Extranetsobre Insolvência

Firma europeia do ano e Firma do ano na Península Ibérica. O ju-rado valorizou a firme aposta profissional da Garrigues. Em re-lação ao mercado ibérico, também elogiou a forte presença dafirma em Espanha e em Portugal

Atribui a liderança global do seu ranking à Garrigues, com 665profissionais. O escritório situa-se no primeiro lugar do diretó-rio relativamente a Espanha e a Portugal e ocupa o terceirolugar em relação à China, sendo a única firma ibérica com estaclassificação.

No capítulo sobre Espanha, a Garrigues lidera três das cincoáreas analisadas (Fusões e Aquisições, Processual e Reestrutu-rações e Insolvências).

A Garrigues lidera 9 das 13 áreas analisadas (Fusões e Aqui-sições, Processual e Arbitragem, Laboral, Financiamento de Pro-jetos, Meio Ambiente, Fiscal, Imobiliário, Seguros, Mercado deCapitais).

A Garrigues continua a ser o único escritório de advogados es-panhol que surge neste grupo das cem empresas com melhorreputação em Espanha (ocupa o 96º lugar).

A classificação coloca a Garrigues entre os dez escritórios maisimportantes do mundo na área do financiamento de projetosdurante o primeiro quadrimestre de 2010.

outubro 2009

outubro 2009

novembro 2009

novembro 2009

novembro 2009

novembro 2009

dezembro 2009

março 2010

abril 2010

abril 2010

abril 2010

Best Lawyers

International Tax Review

Colégio de Economistasda Catalunha (CEC

IFLR (International Financial Law Review)

MPF (Managing Partners’ Forum)

The Lawyer

Tax Directors Handbook 2010

Chambers and partners

Legalease

Merco (Monitor Empresarial de Reputa-ción Corporativa)

Dealogic Global ProjectFinance Review

Prémio/ Categoria Data Entidade Reconhecimento responsável

Page 114: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

114

RSE

2010

International Law Office Awards

RankingChambers &Partners Europe -

Europe´s leading law-yers for business 2010

PLC Which Lawyer? Law Firm Awards 2010

European Tax Awards

International Legal Alliance

Summit & Awards

The LawyerAwards 2010

MercoPERSONAS 2010

Ranking de Expansión2009

Ranking The Global100

Infrastructure Journal

Ranking Las mejores empresas para trabajar

Client Choice Award 2010 em Espanha pela excelência do ser-viço prestado aos seus clientes e pela sua capacidade de acres-centar valor que é superior à do resto do setor. A Garrigues jáobteve este mesmo galardão em 2007.

Primeiro nível em 15 áreas (Processual, Laboral, Meio Am-biente, Meio Ambiente: Alterações Climáticas, Energia, Urba-nismo, Capital de Risco, Financiamento de Projetos, DireitoPúblico, Reestruturações e Insolvências, Fiscal, Fusões e Aqui-sições, Desporto, TMT: Tecnologia da Informação e TMT Teleco-municações).

Firma do ano na Ibéria 2010

Melhor firma fiscal em Espanha e em Portugal Em Espanha, aGarrigues obtém o galardão pela quinta vez consecutiva, sendoo único escritório que se impôs em todas as edições dos ‘Eu-ropean Tax Awards’. Adicionalmente, recebeu uma nomeaçãona modalidade de Melhor firma em preços de transferência.

Best firm in Spain. O galardão reconhece os extraordinários re-sultados alcançados pela firma no ano 2009, assim como a ex-celência demonstrada na sua gestão.

International law firm of the year. A Garrigues converte-se assimno único escritório não anglo-saxónico que se consegue impornesta categoria desde a sua criação, há cinco anos.

A Garrigues ascendeu da posição 39 para a posição 30 na suasegunda aparição neste ranking das melhores empresas paratrabalhar em Espanha. Mantém-se como a primeira firma dosetor legal.

O escritório encabeça, uma vez mais, a classificação com omaior número de faturação e número de colaboradores em2009.

Por um ano mais, a Garrigues surge como o único escritórioibérico nesta classificação que inclui os 100 escritórios commaior faturação do mundo (na 69ª posição).

Na área do financiamento de projetos, a publicação voltou a co-locar-nos como o primeiro prestador de assessoria legal domundo, após termos fechado o maior número de operações,num total de 23.

Empresa que mais aposta na formação, obtendo a máximapontuação possível (220 pontos). Por outro lado, ocupa a 25ªposição na classificação geral das 163 empresas mais cobiçadaspara trabalhar.

abril 2010

mayo 2010

maio 2010

maio 2010

junho 2010

junho 2010

julho 2010

julho 2010

julho 2010

julho 2010

julho 2010

International Law Office

Chambers and Partners

Practical Law Company

International Tax Review

International LegalAlliance Summit

The Lawyer

Merco (Monitor Empresarial de Reputa-ción Corporativa)

Diario Expansión

Legal Business

Infrastructure Journal

Actualidad Económica

Prémio/ Categoria Data Entidade Reconhecimento responsável

Page 115: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

115

RSE

2010

V. Documento de Verificación

Page 116: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

116

RSE

2010

VI. Escritórios

Rede Ibérica de escritórios Garrigues (Espanha e Portugal)

A CORUNHA - 15003Cantón Grande, 4Tel. +34 981 12 46 30Fax +34 981 12 46 36

ALICANTE - 03001San Fernando, 57Tel. +34 96 598 22 01Fax +34 96 598 24 94

ALMERÍA - 04003Plaza Puerta de Purchena, 2Tel. +34 950 62 07 89Fax +34 950 62 08 09

BADAJOZ - 06002Zurbarán, 23Tel. +34 924 20 78 46Fax +34 924 20 79 97

BARCELONA - 08034Avinguda Diagonal, 654Tel. +34 93 253 37 00Fax +34 93 253 37 50

BILBAO - 48008Rodríguez Arias, 15Tel. +34 94 470 06 99Fax +34 94 444 79 98

BURGOS - 09004Avenida de la Paz, 25Tel. +34 947 27 30 19Fax +34 947 24 54 35

CÁCERES - 10001Viena, 3Tel. +34 927 62 67 77Fax +34 927 24 21 23

GRANADA - 18001Plaza de Campo Verde, 3Tel. +34 958 80 56 80Fax +34 958 80 56 85

LAS PALMAS DE GRAN CANARIA - 35002Triana, 120Tel. +34 928 22 94 79Fax +34 928 26 55 59

LEÓN - 24008Avenida Reyes Leoneses, 14Edificio EuropaTel. +34 987 26 40 52Fax +34 987 25 60 05

LISBOA (PORTUGAL)Av. Eng.º Duarte PachecoAmoreiras, Torre 11070-101 LisboaTel. +351 21 382 12 00Fax +351 21 382 12 90

LOGRONHO - 26001Miguel Villanueva, 7Tel. + 34 941 26 25 26Fax + 34 941 26 16 10

MADRID - 28001Hermosilla, 3Tel. +34 91 514 52 00Fax +34 91 399 24 08

MÁLAGA - 29007Don Cristián, 2 Ed. Málaga PlazaTel. +34 95 207 55 25Fax +34 95 207 55 35

MURCIA - 30005Portillo de San Antonio, 8Tel. +34 968 27 47 27Fax +34 968 27 45 78

PORTO (PORTUGAL)Av. da Boavista, 3523 Edificio Aviz4100-139 OportoTel. +351 22 615 88 60Fax +351 22 615 88 88

OVIEDO - 33003Plaza de la Escandalera, 3Tel. +34 98 520 86 00Fax +34 98 520 12 52

PALMA DE MAIORCA - 07003Avenida Conde de Sallent, 23Tel. +34 971 21 34 84Fax +34 971 21 31 50

PAMPLONA - 31002Paseo Sarasate, 3Tel. +34 948 17 59 37Fax +34 948 17 59 04

SAN SEBASTIÁN - 20018Plaza de Julio Caro Baroja, 2-2Tel. +34 943 26 78 20Fax +34 943 26 78 21

SANTA CRUZ DE TENERIFE - 38003Leoncio Rodríguez, 3 Edificio El CaboTel. +34 922 20 55 67Fax +34 922 22 68 13

SEVILHA - 41092Américo Vespucio, 13 Isla de la CartujaTel. +34 95 448 93 48Fax +34 95 448 93 49

TOLEDO - 4500Avda. de Irlanda, 21Tel. +34 925 22 67 27Fax +34 925 21 09 34

VALENCIA - 46002Plaza del Ayuntamiento, 29Tel. +34 96 353 66 11Fax +34 96 394 47 34

VALLADOLID - 47001Plaza de la Rinconada, 9Tel. +34 983 36 14 75Fax +34 983 36 14 76

VIGO - 36201Rua Areal, 6Tel. +34 986 81 55 25Fax +34 986 81 55 35

VITORIA - 01005Dato, 4Tel. +34 945 14 51 18Fax +34 945 14 51 91

SARAGOÇA - 50004Plaza de Aragón, 10Tel. +34 976 46 89 46Fax +34 976 46 89 50

Page 117: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

117

RSE

2010

Red Affinitas

BRUCHOU, FERNÁNDEZ MADERO & LOMBARDIIng. Enrique Butty 275 -12ºC1001AFA - Buenos Aires - ArgentinaTel. +54 11 5288 2300 - Fax +54 11 5288 2301

GÓMEZ-PINZÓN ZULETABogotáCalle 67, No. 7-35 - Oficina 1204 - Edificio CaracolBogotá D.C. - ColombiaTel. +57 1 319 2900 - Fax: +57 1 321 0295

MIJARES, ANGOITIA, CORTÉS Y FUENTES, S.C.Montes Urales 505 - 3ºLomas de Chapultepec - 11000 México DF - MéxicoTel. +52 55 5201 7400 - Fax +52 55 5520 1065

MIRANDA & AMADO ABOGADOSAv. Larco 1301 - 20ºTorre Parque Mar - Miraflores, Lima 18, - PerúTel. +51 1 610 - 4747 - Fax +51 1 610 - 4748

BARROS & ERRÁZURIZIsidora Goyenechea 2939 - 11º - Las CondesSantiago de Chile - ChileTel. +56 2 378 89 00 - Fax +56 2 362 03 86

Rede internacional Garrigues

BRUXELASAvenue d’Auderghem, 22-28B - 1040 Brussels (Bélgica)Tel. +32 2 545 37 00Fax +32 2 545 37 99

CASABLANCA3. Boulevard Massira - Al Khadra20100 Casablanca (Marruecos)Tel. +212 (0) 522 77 72 40Fax +212 (0) 522 77 72 59

LONDRES20 Abchurch LaneLondon EC4N 7BB (Reino Unido)Tel. +44 (0) 20 7398 5820Fax +44 (0) 20 7398 5839

NOVA IORQUE780 Third AvenueNew York, NY 10017 (EE. UU.)Tel. +1 212 751 92 33Fax + 1 212 355 35 94

XANGAI3205 West Gate Mall1038 Nanjing Xi LuShanghai 200041 (China)Tel. +86 2 152 281 122Fax +86 2 162 726 125

TÁNGERResidence Mirador, 14 Boulevard Pasteur90000 Tanger (Marruecos)Tel. +212 (0) 539 37 90 50Fax +212 (0) 539 37 90 69

VARSOVIAWarsaw Financial CenterEmilii Plater, 5300 - 113 Warsaw (Polonia)Tel. +48 22 540 6100 / +48 22 463 6100Fax +48 22 540 6101 / +48 22 463 610

Page 118: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

118

RSE

2010

VII. Lista de associações às quais a Garrigues e a Fundação Garrigues pertencem ou com quem mantêm acordos

GARRIGUES

ABG Personas Galicia, S.L.N.E.

American Bar Association (ABA)

American Bar Foundation (ABF)

American Intellectual Property Law Association (AIPLA)

APRAM

Associação de Amigos da Residência de Estudantes

Asociação de Antigos Alunos ESADE

Associação Asturiana de Empresa Familiar

Associação para o Desenvolvimento da Empresa Familiar deMadrid (ADEFAM)

Associação para o Desenvolvimento Estratégico da Região deSaragoça (Ebrópolis)

Associação Espanhola de Contabilidade e Administração deEmpresas (AECA)

Associação Empresarial Eólica (AEE)

Associação Espanhola de Consultores Fiscais (AEDAF)

Associação Espanhola de Bioempresas (Asebio)

Associação Espanhola de Centros Comerciais (AECC)

Associação Espanhola de Comércio Eletrónico e Marketing Relacional (AECEM)

Associação Espanhola de Direito da Propriedade Intelectual(AEDPI)

Associação Espanhola de Direito Financeiro (AEDF)

Associação Espanhola de Direção e Desenvolvimento de Pessoas (AEDIPE)

Associação Espanhola de Dirigentes (AED)

Associação Espanhola de Entidades de Capital de Risco(ASCRI)

Associação Espanhola de Franchisers (AEF)

Associação Espanhola de Normalização e Certificação(AENOR)

Associação Espanhola de Utilizadores de Telecomunicações eda Sociedade da Informação (Autelsi)

Associação Estremenha da Empresa Familiar (AEEF)

Associação Interamericana da Propriedade Intelectual (ASIPI)

Associação Internacional para a Proteção da PropriedadeIndustrial e Intelectual (AIPPI)

Associação de Jovens Empresários de Baleares

Associação Madrid Centro Financeiro Internacional

Associação Madrid Plataforma Logística

Associação de Marcas Reputadas Espanholas (AMRE)

Associação Nacional de Advogados Juslaboralistas (ASNALA)

Associação Portuguesa das Empresas Familiares (APEF)

Associação Pro-Deficientes Psíquicos de Alicante (APSA)

Associação de Produtores de Energias Renováveis (APPA)

Associação para o Progresso da Direção (APD)

Associação para o Progresso da Direção (APD Canarias)

Association for Financial Markets in Europe (AFME)

Association Suisse de l'Arbitrage

Business Angels Network Catalunya (BANC)

Câmara de Comércio Alemã para Espanha

Câmara de Comércio Americana em Espanha (AmericanChamber of Commerce in Spain)

Câmara de Comércio Hispano-Norueguesa

Câmara de Comércio e Industria Espanha-Israel

Câmara de Comércio Internacional (CCI - ICC)

Câmara de Comércio Polaco Espanhola

Câmara Franco-Espanhola de Comércio e Industria

Camera di Commercio Italiana Barcelona

Capítulo Espanhol do Clube de Roma

Casa Ásia

CG/LA Infraestructure LLC

Círculo de Economia

Círculo de Empresários

Círculo de Empresários de Cartuja 93

Círculo de Economia de Maiorca

Círculo Equestre

Clube Asturiano da Inovação

Clube de Exportadores e Investidores Espanhóis

Clube Empresarial ICADE

Clube Espanhol da Arbitragem

Clube Financeiro Atlântico

Clube Financeiro Vigo

Círculo de Economia

Colégio Oficial de Agentes da Propriedade Industrial (COAPI)

Comissão Interamericana de Arbitragem Comercial (CIAC)

Confederação Espanhola de Dirigentes e Executivos (CEDE)

Confederação Espanhola de Organizações Empresariais(CEOE)

Corte Civil y Mercantil de Arbitraje (CIMA)

European Employment Lawyers Association (EELA)

Comité Executivo do Clube Espanhol da Energia (Enerclub)

Page 119: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

119

RSE

2010

European Competition Lawyers Forum (ECLF)

European Maritime Law Organisation (EMLO)

FAE Confederação das Associações Empresariais de Burgos

Federação de Obras Públicas e Auxiliares (FOPA)

Foment del Treball Nacional

Fórum de Atualização Empresarial "ABC-Garrigues-Caja Sol"

Fórum Espanhol de Expatriados (FEEX)

Fórum Mediterrâneo

Fórum PPP Infraestruturas

Fundação Antares Foro

Fundação Conselho Espanha-China

Fundação Conselho Espanha -Estados Unidos

Fundação Conselho Espanha -Índia

Fundação para o Desenvolvimento Empresarial (FUNDESEN)

Fundação Espanha-Japão

Fundação Conselho Espanha -Rússia

Fundação Empresa e Sociedade

Fundação de Estudos Financeiros (FEF)

Fundação GMP

Fundação para a Investigação sobre o Direito e a Empresa(FIDE)

Fundação Príncipe das Astúrias

Fundação Pro Real Academia Espanhola

Fundação Seres

Grupo Espanhol da Comissão Trilateral

IESE Business School - University of Navarra

Incisive Media Services Limited

Institute of Professional Representatives before the EuropeanPatent Office (EPI)

Instituto de Estudos Económicos da Província de Alicante(INECA)

Instituto da Empresa, S.L. (IE Law School Executive Education)

Instituto Internacional São Telmo

International Institute for Conflict Prevention & Resolution (CPR)

International Law Office, Globe Business Publishing Ltd

International Technology Law Association (ITechLaw)

International Trademark Association (INTA)

International Bar Association (IBA)

Konfederacja Pracodawców Polskich (Confederação de EmpresáriosPolacos)

Loan Market Association (LMA)

Marques (The Association of European Trademark Owners)

Mediaconference SP. Z O.O.

Membership Fees International Arbitration Institute

Nueva Economía Fórum, S.L. (Círculo de Confiança)

Polish-Portuguese Chamber Of Commerce

Queen Sofia Spanish Institute (Fundação Garrigues Corporatemembership 2001)

Rex Sport, Associação de Assessores do Desporto

Securities Industry and Financial Markets Association (SIFMA)

Seniores Espanhóis para a Cooperação Técnica (SECOT)

Sociedade de Estudos Internacionais (SEI)

Taxation (A section of the American Bar Association)

The Center for American and International Law (Institute forTransnational Arbitration ITA)

The Chartered Institute of Arbitrators

The London Court of International Arbitration (LCIA)

The Urban Land Institute (ULI)

Turnaround Management Association (TMA)

Union Internationale Des Avocats

Universidade Carlos III de Madrid

Universidade Complutense de Madrid

Universidade Navarra: Cátedra Garrigues

Universidade Pablo de Olavide

Wharton Global Alumni Forum

WorldatWork

World Services Group

World Trademark Review - Globe Business Publishing LTD

FUNDAÇÃO GARRIGUES

Associação Espanhola de Fundações

Associação Pro-Deficientes Psíquicos de Alicante (APSA)

Fundação Conselho Espanha-Estados Unidos

Fundação Conselho Espanha-Índia

Fundação Conselho Espanha -Rússia

Fundação Espanha -Japão

Fundação FUNDESEN

Fundação GMP

Fundação pro Real Academia Española

Fundação Seres

Spanish Institute (Queen Sofia Spanish Institute) (Foundation Garrigues Corporate membership 2001)

Universidade Carlos III de Madrid

Universidade Complutense de Madrid

Universidade Navarra: Cátedra Garrigues

Page 120: Carta do presidente e dos sócios diretores Garrigues ... · Sócios diretores Os dois sócios diretores são os administradores conjuntos da sociedade e são designados de quatro

120

RSE

2010

2010Memória

de Responsabilidade Social

Empresarial

www.garrigues.com