saber para servir

5
19-03-2010 1 No âmbito da área de STC, foi-nos proposto elaborar um PowerPoint sobre a realidade actual dos Bombeiros de Vendas Novas e a sua evolução no decorrer das últimas décadas. Para o efeito, este terá como base o que nos foi apresentado nas suas instalações aquando da nossa visita no dia 10 de Março de 2010, cujos pontos abordados contam a sua história e o motivo pelo qual têm tanto orgulho no lema que defendem, “Saber para Servir”. Para completar este trabalho será feita alguma pesquisa. O acolhimento foi feito pelo Comandante e o Ajunto de Comando Paulo Machado, cujo percurso nos bombeiros tem duas décadas intensas de formação, capacitando-o para qualquer eventualidade. Pontos a abordar: História dos Bombeiros Voluntários de Vendas Novas e da Fanfarra; quais as missões dos bombeiros; como fazer para ligar para o 112; prevenção e pareceres técnicos contra incêndios, evolução dos meios de transporte e salvamento, equipamentos das ambulâncias e de socorro; fardamento dos bombeiros; Bombeiros Voluntários e a lei; organigrama com a organização dos bombeiros actualmente; significado do emblema e a conclusão. A fanfarra dos Bombeiros de Vendas Novas foi criada em 1982. Nesse mesmo ano, os Bombeiros foram a um congresso que se realizou na Figueira da Foz, onde compareceram trinta fanfarras, ficando a de Vendas Novas em 2º lugar. Nos Socorros Náufragos Os bombeiros têm protocolos com a marinha, nadador Salvador nas praias Em buscas subaquáticas, têm formação, mas no nosso meio fazem mais resgates em poços e açudes. Actualmente, já estão adequados para fazer um salvamento em condições de segurança.

Upload: adminefa

Post on 22-Jun-2015

1.668 views

Category:

Health & Medicine


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Saber para Servir

19-03-2010

1

No âmbito da área de STC, foi-nos proposto elaborar um PowerPoint sobre arealidade actual dos Bombeiros de Vendas Novas e a sua evolução no decorrerdas últimas décadas. Para o efeito, este terá como base o que nos foiapresentado nas suas instalações aquando da nossa visita no dia 10 de Março de2010, cujos pontos abordados contam a sua história e o motivo pelo qual têmtanto orgulho no lema que defendem, “Saber para Servir”. Para completar estetrabalho será feita alguma pesquisa.O acolhimento foi feito pelo Comandante e o Ajunto de Comando Paulo Machado,cujo percurso nos bombeiros tem duas décadas intensas de formação,capacitando-o para qualquer eventualidade.

Pontos a abordar:História dos Bombeiros Voluntários de Vendas Novas e da Fanfarra; quais asmissões dos bombeiros; como fazer para ligar para o 112; prevenção e parecerestécnicos contra incêndios, evolução dos meios de transporte e salvamento,equipamentos das ambulâncias e de socorro; fardamento dos bombeiros;Bombeiros Voluntários e a lei; organigrama com a organização dos bombeirosactualmente; significado do emblema e a conclusão.

A fanfarra dos Bombeiros de VendasNovas foi criada em 1982. Nessemesmo ano, os Bombeiros foram a umcongresso que se realizou na Figueirada Foz, onde compareceram trintafanfarras, ficando a de Vendas Novasem 2º lugar.

Nos Socorros Náufragos Os bombeiros têm protocolos com a marinha, nadador Salvador nas praias

Em buscas subaquáticas, têm formação, mas no nosso meio fazem mais resgates em poços e açudes. Actualmente, já estão adequados para fazer um salvamento em condições de segurança.

Page 2: Saber para Servir

19-03-2010

2

1 Motorista + 2 Socorrista + 1 Maca

1 Motorista + 8 Elementos -1 Motorista + 8 Elementos -Viatura adaptada para cadeiras de rodas

Os sinistros a nível rodoviário , porexemplo: N4 e A13 são áreas degrandes sinistralidades devido àsgrandes velocidades, ao poucomovimento Rodoviário tornando-semonótono provocando sonolência noscondutores.

A nível do Alentejo existem muitos :- Afogamentos; - Suicídios.

Este tipo de serviço é o que se faz com mais frequência. Fazem serviços para Évora, Lisboa, Setúbal e até para Espanha.Diariamente tem 50 a 60 doentes.

Em situação de queda:Tem que se prevenircom os colarescervicais, fazer aimobilização correcta,mesmo que a pessoadiga que está bem.

Parto:Os bombeiros têm queestar preparados, poisum parto pode surgirantes de chegarem a ohospital. Já aconteceuem via pública.

Doença súbita:Avaliar os sinais vitaisdas pessoas, tensãoarterial, teste deglicemia, temperatura,entre outros cuidados.

Quando se liga para o 112, os operadores são obrigados a fazerperguntas que para nós é uma perda de tempo , mas que sãonecessárias para poderem realizar um bom socorro, daí que umminuto possa parecer uma hora.

Conselhos úteis:

Ao Ligar para o 112 , a sua chamada é atendida por uma operadoraque lhe fará as seguintes questões:

Qual o tipo de situação?

Nº telefone onde está a falar

Localização exacta, com referências

Idade da pessoa que precisa de socorro

Principais queixas

Existência de outras situações como : fugas de gás, incêndio ou outras.

Desligue o telefone somente quando a operadora indicar

Os Bombeiros deslocam-se às empresas para dar formação deprimeiros socorros e saúde ;

Na opinião dos Bombeiros as empresas deveriam fazer umsimulacro uma vez por ano; Estes ao serem realizados têm queparticipar nos mesmos : GNR, Bombeiros e Câmara Municipal;

Nas formações que dão nas empresas, ensinam a trabalharcom os extintores, a decifrar as plantas de saída deemergência, entre outras medidas.

Os bombeiros em conjunto com a Câmara Municipal fazem as vistorias a edifícios.Vão verificar:

Se os extintores estão de acordo com a norma, ou seja o topo do mesmo tem que estar a 1,20m ou 1,50m de altura

Se a sinalização de emergência está correcta

Placas de saída estão correctas

Todas as vistorias são assinadas

peloBombeiro que a fez

A evolução dos meios de transporte e de salvamento dosbombeiros em Vendas Novas foi lenta.Existe um fosso enorme entre o passado e o presente devidoaos fracos recursos económicos.A aquisição de equipamentos mais modernos foi feita medianteas suas possibilidades, contribuição e solidariedade de empresasa de particulares. Esta evolução evidenciou-se também atravésdas regras instituídas na fabricação destes meios, que ficarampreparados para uma melhor prestação de socorro à população.

Page 3: Saber para Servir

19-03-2010

3

1ª Ambulância – Fevereiro de 1949

Ambulâncias da

actualidade

O Lutador I

Lutador II e sua tripulação, 1951

Carros de combate incêndio

Uma ambulância é um veículo destinado ao transporte de pessoasdoentes ou feridas do, ou para o, local de tratamento. O termoambulância é usado para descrever um veículo usado para trazercuidados médicos a pacientes fora do hospital e, quando apropriado,para transportar um paciente ao hospital para um tratamento ouanálises complementares.

O termo "ambulância" vem da palavra latina "ambulare", que significa"movimentar"

A evolução dos equipamentos das ambulâncias tem-se vindo a verificarlentamente ao longo dos tempos. Nas décadas anteriores todo oequipamento das ambulâncias era escasso, devido a ser muito caro.Todo o equipamento existente era rudimentar e pouco seguro nodiagnóstico.

As ambulâncias actualmente estão muito bem equipadas para todas assituações.

Saco de 1ª Intervenção –aparelhos para a medição do pulso, ventilação, temperatura, entre outros;

Equipamentos:

Material de imobilização e transporte:Talas de imobilização de diversos tamanhosColete de extracção (KED)Conjunto completo de colares cervicaisImobilizador lateral de cabeçaMaca estabilizadora de vácuo (coquille)Maca de lonaPlano duro

Actualmente os Bombeiros Voluntários têm à sua disposição equipamentos quepermitem fazer um desencarceramento em condições, de forma a minorar riscospara a vítima e evitar ferimentos no processo. Este trabalho no passado eraexecutado com ferramentas rudimentares e com exposição a riscos adicionais,tanto para os bombeiros como para a vítima.

Page 4: Saber para Servir

19-03-2010

4

Protege de temperaturas elevadas, do frio, da água e de vapores. Constituído porcapa exterior, forro de humidade e forro térmico. Complemento de protecção: calçae camisa de manga comprida, botas de cabedal, capacete, óculos de protecção eluvas. Na cintura, um cinturão para transporte de ferramentas de pequenasdimensões.

Composto por calça e camisa de manga comprida, capacete deprotecção, luvas e botas. Como apoio nas operações, utilização deum cinturão tipo arnês e outro material diversificado.

Utilizado em operações de recuperação em terra.Composto por fato-macaco de cor vermelha, botas,capacete, óculos de protecção e arnês. Em meioaquático, o recuperador salvador utiliza também fatode mergulho, máscara, tubo, barbatanas, faca,relógio, colete e luvas.

Utilizado no combate a incêndios urbanos, industriais, salvamentos ou noutros acidentesem que se tenha de proteger a integridade física do bombeiro. Protege de temperaturaselevadas, do frio, da água e vapores. Constituído por capa exterior, forro de humidadee forro térmico. Como complemento de protecção utiliza-se calça e camisa de mangacomprida, botas para incêndios estruturais, capacete de protecção, luvas e aparelhorespiratório mautónomo.

Elaborado em especial para o combate a incêndios florestais.Composto por calça e camisa de manga comprida. Comocomplemento utiliza-se uma t-shirt de algodão, botas decabedal, capacete, óculas de protecção, luvas, cógula e fire-shelter.

Elaborado em especial para equipas transportadas dehelicóptero de combate a incêndios florestais. Protege detemperaturas elevadas. Como complemento utiliza-se umat-shirt de algodão, botas de cabedal, capacete, óculas deprotecção, luvas, cógula e fire-shelter.

Formas de Prestar VoluntariadoGratuito (tem de cumprir na mesma todas as regras instituídas);De Livre Vontade;Que Beneficia os Outros;A Idade Legal para iniciar o Voluntariado é dos 14 aos 35 Anos (estaimposição está de acordo com a nova lei, e é devido à exigente formaçãoinicial, na área do socorrismo, salvamento e desencarceramento, actividadesmais importantes para se iniciar nos Bombeiros).

Decreto Lei 241/2007, de 21 de JunhoBombeiro como o indivíduo que, integrado de forma profissional ouvoluntária num corpo de bombeiros, tem por actividade cumprir as missõesdeste, nomeadamente a protecção de vidas humanas e bens em perigo ,mediante a prevenção e extinção de incêndios, o socorro de feridos, doentesou náufragos e a prestação de outros serviços previstos.

Comandante Adjunto2ºComandante

Companhia

1º secção 2º secção

Brigada A Brigada B Brigada C Brigada D Brigada E Brigada F

Equipa 1

Equipa 2

Equipa 3

Equipa 4

Equipa 5

Equipa 6

Equipa 7

Equipa 8

Equipa 9

Equipa 10

Equipa 11

Equipa 12

Área de Planeamento, Operações e Informação

Área de Pessoal e Instrução

Área de Logística e Meios Especiais

Área de Comunicações

Núcleo de Apoio e Estado maior

A estrutura está de acordo com a lei actual. Cada brigada é constituída por 6/8 elementos.

3º secção

Fénix que, sobre a fogueira, renascedas próprias cinzas, ostentando sobre opeito dois machados cruzadossobrepostos pelo brasão nacional,bordado sobre o fundo vermelho, comcordões e borlas da mesma cor. Hastee lança prateadas.

Para elaborar este trabalho, baseamo-nos na formação adquirida na saída de campo àAssociação dos Bombeiros Voluntários de Vendas Novas e na exaustiva pesquisa quefizemos sobre o assunto.A apresentação assistida na Associação dos Bombeiros Voluntários, serviu para noselucidar sobre quem são, quando surgiram, a sua evolução, a sua missão, o respectivoequipamento e principalmente as dificuldades que ultrapassam todos os dias para servirquem precisa.Numa pesquisa mais profunda, percebemos que actualmente estão muito mais preparadospara enfrentar as adversidades, de forma a que o objectivo das suas missões seja umêxito, mas ainda há um longo caminho a percorrer.Face à enorme variedade de equipamento disponível no mercado, estes ainda têmdificuldade em o adquirir, contando com a solidariedade alheia de entidades quepretendem contribuir.No que se refere a fardamento específico, ainda não possuem a totalidade necessáriapara todos os operacionais. Contam basicamente com o voluntariado para conseguircompensar as suas necessidades.Neste trabalho está visível a evolução dos vários equipamentos necessários para as suasfunções, como: meios de transporte e equipamentos de socorro e transporte de doentes.Noutro contexto ainda se observa, nos dias de hoje, que existe alguma descriminaçãoface à entrada de mulheres neste meio, embora não seja tão evidente nos BombeirosVoluntários de Vendas Novas, que estão de mente aberta para evoluir nesse sentido.Em suma, julgamos que vontade existe, esforço humano também, é necessário maisvoluntariado, mais formação e realizar mais verbas para que se possam igualar aos dosgrandes centros urbanos.

Page 5: Saber para Servir

19-03-2010

5

Manuais:Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, Artur Aleixo Pais, Gráfica Calipolense, Lda., Fevereiro 2005

Dados da formação nos Bombeiros Voluntários.

SITES consultados em 11-03-2010

http://bvvn.net/

http://www.slideshare.net/bombeiros193/desencarceramento

http://www.portaldafenix.com/index.php?topic=5749.0