serra catarinense

5
Serra Catarinense Arthur de Carvalho Marconi Borba Mondo

Upload: marconi-borba-mondo

Post on 29-Dec-2014

363 views

Category:

Education


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Serra catarinense

Serra Catarinense

Arthur de Carvalho

Marconi Borba Mondo

Page 2: Serra catarinense

Mata Nebular

Geralmente encontrada em regiões altas, cerca de 1000 metros de altitude, inserida em ambientes úmidos e condensação decorrentes de massas de ar que se deslocam a partir do mar ou da frequência constante de chuvas. A vegetação é baixa, densa, recoberta de epífitas, orquídeas, bromélias, musgos e líquens, sendo comum em solos pedregosos, cumes de elevações e beiradas dos paredões de basalto e cânions. Devido a estas características, a região serrana é própria para existências dessas matas.

Page 3: Serra catarinense

Mata de Araucárias

As árvores que compõem essa cobertura vegetal possuem altitudes que podem variar entre 25 e 50 metros e troncos com 2 metros de espessura. As sementes dessas árvores, conhecidas como pinhão, podem ser ingeridas, os galhos envolvem todo o tronco central.

Uma característica das araucárias é a restrita ocorrência de flores, provenientes das baixas temperaturas, além de não desenvolver outros tipos de plantas nas proximidades dos pinheiros, devido a disso, a composição paisagística dessa vegetação fica caracterizada principalmente pelo espaçamento entre as árvores, por não existir vegetais de pequeno porte que poderiam fazer surgir uma vegetação densa.

Se desenvolve em principalmente em áreas de relevo mais elevado, nas quais predomina o clima subtropical, que apresenta invernos rigorosos e verões quentes.

Page 4: Serra catarinense

Fauna da serra catarinenseNa Serra Catarinense há uma grande diversidade de mamíferos, estando no topo da cadeia alimentar a onça, essencial à manutenção e equilíbrio desse ecossistema.

A Serra Catarinense abriga cerca de 200 espécies de aves – quase tantas como a mata litorânea – inclusive águias, falcões e cegonhas de grande porte.

De acordo com o Laboratório de Biologia e Cultivo de Peixes de Água Doce da UFSC, existe, em Santa Catarina, cerca de 250 espécies de peixes. As principais espécies de água doce no território catarinense são o Jundiá, o Lambari, o Tajabeco, o Grumatão, a Carpa, a Piava, a Piracanjuba, o Pintado-amarelo, o Dourado e o Suruví.

Todos os anos são investidos cerca de R$ 14 mil para pesquisas na serra.

Page 5: Serra catarinense

Flora da Serra Catarinense

Em Santa Catarina, encontram-se 33 espécies de plantas ameaçadas de extinção. Outras dezenas são consideradas espécies de status incerto, ou seja, "espécies com deficiência de dados sobre distribuição geográfica, ameaças/impactos e usos, entre outras, não permitindo enquadra-las com segurança na condição de ameaçadas.