série de estudos de célula de 01 a 08 - gestão by...

23
Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos de célula de 01 a 08

Upload: dinhcong

Post on 09-Sep-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Série de estudos de célula de 01 a 08 - Gestão by …gestao.eklesiaonline.com.br/.../4c93f5be62a94319b9fbd3245bb233dc.pdf · Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos

Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos de célula de 01 a 08

Page 2: Série de estudos de célula de 01 a 08 - Gestão by …gestao.eklesiaonline.com.br/.../4c93f5be62a94319b9fbd3245bb233dc.pdf · Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos

Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos de célula de 01 a 08

Querido Líder nesta série vamos estudar sobre as bem-aventuranças de Jesus.

– Semana de 17 a 23 de julho

2. Escolha chorar pelos motivos certos – Semana de 24 a 31 de julho

3. Escolha ser manso – Semana de 01 a 07 de agosto

4. Escolha elevar o seu apetite espiritual – Semana de 08 a 14 de agosto

5. Escolha ser misericordioso – Semana de 15 a 21 de agosto

6 – Semana de 22 a 28 de agosto

7. Escolha ser pacificador – Semana de 29 de agosto a 04 de setembro

8. Escolha sofrer por Jesus Cristo – Semana de 05 a 11 de setembro

Que tal memorizar o texto das bem-aventuranças? Leia com sua célula no início de cada encontro.

Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele,

e ele começou a ensiná-los, dizendo:

"Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.

Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.

Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.

Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia.

Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.

Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.

"Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e

levantarem todo tipo de calúnia contra vocês.

Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma

forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês" Mateus 5:1-12

Page 3: Série de estudos de célula de 01 a 08 - Gestão by …gestao.eklesiaonline.com.br/.../4c93f5be62a94319b9fbd3245bb233dc.pdf · Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos

Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos de célula de 01 a 08

ROTEIRO DO ENCONTRO DE CÉLULA

1 Quebra-gelo. 25 minutos. Aproveite e passe os avisos da semana. Na célula não deve ter momento de louvor. Mas você pode deixar uma música ao fundo para criar uma atmosfera de acolhimento aos participantes.

Como você está recebendo todos os estudos de uma única vez, fique atento aos emails semanais com os avisos e agenda da Igreja. Baixe o aplicativo da Rede de Células em seu Celular pelo googleplay. Aplicativo: Portal Eklesia.

2 Ministração do estudo – 20 minutos. Você pode pedir aos participantes para lerem os versículos.

3 Interação - 20 minutos. Nesse momento o líder apenas ouve e faz pontuações quando necessário. Pergunte como o estudo tem marcado sua vida.

4 Tempo de oração – 10 minutos.Pode ser em duplas. Deixe cada um compartilhar os desafios da semana.

5 Cadeira do milagre. 5 minutos. Ore por um milagre que alguém precisa receber nesta semana. Lembre a todos que Deus é poderoso.

Vamos aos estudos?

ESTUDO 1 - ESCOLHA SER POBRE EM ESPÍRITO!

Feliz aquele que teme a Deus, o SENHOR, que tem prazer em obedecer aos seus mandamentos! Salmos 112.1

INTRODUÇÃO - 5 MINUTOS

Todos nós desejamos ser felizes. A felicidade não é algo que buscamos em si mesmo, mas é algo que encontramos quando decidimos ter uma vida segundo os princípios de Deus. A felicidade é um resultado das escolhas que tomamos.

Como você tem tomado as suas decisões até aqui? Que tipo de princípios norteiam as suas escolhas?

Geralmente, você tem tomado decisões importantes no impulso? Se você não está gostando dos frutos que está colhendo hoje, então está na hora de mudar as sementes. As decisões que você tomou no seu passado te trouxeram para a sua realidade atual. A sua vida é a história das suas decisões.

Page 4: Série de estudos de célula de 01 a 08 - Gestão by …gestao.eklesiaonline.com.br/.../4c93f5be62a94319b9fbd3245bb233dc.pdf · Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos

Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos de célula de 01 a 08

A semente do seu futuro se chama presente. Às vezes, podemos olhar para semente e nos esquecer de que dentro dela existe uma grande árvore. Não menospreze as decisões aparentemente pequenas que você precisar tomar hoje. Se você realmente deseja ser feliz, então será necessário que você abra mão de alguns sofismas (conceitos errados). Nunca seremos plenamente felizes se nos contentarmos com alguns momentos de prazer. O prazer imediato pode nos roubar a felicidade que resiste a qualquer momento de dor, tristeza, frustração e decepção. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos

em Cristo Jesus. Filipenses 4.7

Essa paz a que o texto se refere também pode ser entendimento como: segurança, felicidade, prosperidade Para vivermos essa paz de Deus, é necessário que sejamos desafiados em nosso entendimento. Viva algo que você ainda não entende para que possa experimentar algo que você nunca viveu. A obediência aos princípios de Deus deve anteceder a sua capacidade de compreendê-los.

Decida ser feliz: escolha viver do jeito de Deus!

DESENVOLVIMENTO - 10 MINUTOS Estamos iniciando hoje uma série de estudos baseados em um dos sermões mais belos realizados por Jesus Cristo, registrado em Mateus 5, conhecido como o Sermão do Monte (nome dado por Agostinho de Hipona).

Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e ele começou a ensiná-los, dizendo:

Mateus 5.1-2 Nessa série não analisaremos todo o Sermão da Montanha, mas somente as oito bem-aventuranças. Jesus ensina nas bem-aventuranças que a nossa felicidade não depende do que possuímos, nem do que fazemos, mas sim do que somos. - O QUE É SER BEM-AVENTURADO? É ser mil vezes feliz. Ter realmente o sentido e a felicidade da vida. "Bem" quer dizer "muito": aventurado vem de "ventura" felicidade. Vejamos a primeira bem-aventurança de Jesus:

"Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus. Mateus 5.3

Vamos pensar sobre o que é ser “Pobre em Espírito”. O que não é? - Não é aquele que é pobre do ponto de vista material; - Não é aquele que se deprecia; - Não é o covarde; - Não é aquele que esconde seu talento. O que é? Aquele que reconhece que é carente na esfera do espírito.

Page 5: Série de estudos de célula de 01 a 08 - Gestão by …gestao.eklesiaonline.com.br/.../4c93f5be62a94319b9fbd3245bb233dc.pdf · Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos

Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos de célula de 01 a 08

PARA SER UMA PESSOA POBRE EM ESPÍRITO…

1. EXERÇA A HUMILDADE.

"Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes". Tiago 4.6

A palavra orgulho significa cheio. Aprendemos com Jesus Cristo a como nos esvaziar de nós mesmos para que possamos ser cheios de Deus.

Deus concede a sua bondade àqueles que são humildes! A graça de Deus está disponível para todos, mas nem todos estão abertos para experimentá-la. Os humildes estão abertos para viver experiências com Deus e desejam conhecê-Lo ainda mais, reconhecendo que o seu valor está Nele. Quando elogiamos uma obra de arte, nós não estamos falando dela apenas, mas principalmente do pintor que a executou, criou, imaginou e a tornou uma realidade. Da mesma forma, quando reconhecemos o nosso valor não nos tornamos orgulhosos, mas elogiamos a Deus.

Humildade não é se depreciar, mas reconhecer que o seu valor está em Deus. Para ser uma pessoa pobre de espírito… 2. SEJA DEPENDENTE DE DEUS. "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois

sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. João 15.5

A dependência de Deus nos dá vida e nos torna capazes de realizar todas as coisas.

Tudo posso naquele que me fortalece. Filipenses 4.13

O pobre em espírito reconhece que a fonte da sua força está em Deus e que somente Nele é possível ter uma vida real e feliz. Para ser uma pessoa pobre de espírito… 3. AJA COM ARREPENDIMENTO.

Dêem fruto que mostre o arrependimento! Mateus 3.8

Deus não resiste a dois tipos de coração: - Coração quebrantado - Coração arrependido Você atrai a atenção de Deus quando você está disposto a ser moldado por Ele e mudar o seu estilo de vida por causa Dele. Permita que a influência da presença de Deus amoleça o seu coração e o transforme no que Ele te fez para ser.

CONCLUSÃO - 5 MINUTOS

pois deles é o Reino dos céus.

Page 6: Série de estudos de célula de 01 a 08 - Gestão by …gestao.eklesiaonline.com.br/.../4c93f5be62a94319b9fbd3245bb233dc.pdf · Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos

Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos de célula de 01 a 08

Mateus 5.3b O Reino dos céus estão disponíveis para os que são pobres em espírito. Aqueles que se reconhecem necessitados de Deus, tornam-se capazes de se tornarem donos de todas as coisas. Que hoje os céus sejam seus, por meio de um coração humilde, dependente e arrependido.

ESTUDO 2 - ESCOLHA CHORAR PELO MOTIVO CERTO!

Feliz aquele que teme a Deus, o SENHOR, que tem prazer em obedecer aos seus mandamentos!

Salmos 112.1

INTRODUÇÃO - 5 MINUTOS Todos nós desejamos ser felizes. A felicidade não é algo que buscamos em si mesmo, mas é algo que encontramos quando decidimos ter uma vida segundo os princípios de Deus. A felicidade é um resultado das escolhas que tomamos.

Como você tem tomado as suas decisões até aqui? Que tipo de princípios norteiam as suas escolhas?

Geralmente, você tem tomado decisões importantes no impulso? Se você não está gostando dos frutos que está colhendo hoje, então está na hora de mudar as sementes. As decisões que você tomou no seu passado te trouxeram para a sua realidade atual. A sua vida é a história das suas decisões. A semente do seu futuro, se chama presente. Às vezes, podemos olhar para semente e nos esquecer que dentro dela existe uma grande árvore. Não menospreze as decisões aparentemente pequenas que você precisar tomar hoje. Se você realmente deseja ser feliz, então será necessário que você abra mão de alguns sofismas (conceitos errados). Nunca seremos plenamente felizes se nos contentarmos com alguns momentos de prazer. O prazer imediato pode nos roubar a felicidade que resiste a qualquer momento de dor, tristeza, frustração e decepção. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos

em Cristo Jesus. Filipenses 4.7

Essa paz a que o texto se refere também pode ser entendimento como: segurança, felicidade, prosperidade Para vivermos essa paz de Deus, é necessário que sejamos desafiados em nosso entendimento. Viva algo que você ainda não entende para que possa experimentar algo que você nunca viveu. A obediência aos princípios de Deus deve anteceder a sua capacidade de compreendê-los.

Decida ser feliz: escolha viver do jeito de Deus! DESENVOLVIMENTO - 10 MINUTOS

Estamos dando continuidade à nossa série de estudos baseados em um dos sermões mais belos realizados por Jesus Cristo, registrado em Mateus 5, conhecido como o Sermão do Monte (nome dado por Agostinho de Hipona).

Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e ele começou a ensiná-los, dizendo:

Mateus 5.1-2

Page 7: Série de estudos de célula de 01 a 08 - Gestão by …gestao.eklesiaonline.com.br/.../4c93f5be62a94319b9fbd3245bb233dc.pdf · Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos

Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos de célula de 01 a 08

Nessa série não analisaremos todo o Sermão da Montanha, mas somente as oito bem-aventuranças. Jesus ensina nas bem-aventuranças que a nossa felicidade não depende do que possuímos, nem do que fazemos, mas sim do que somos. - O QUE É SER BEM-AVENTURADO? É ser mil vezes feliz. Ter realmente o sentido e a felicidade da vida. "Bem" quer dizer "muito": aventurado vem de "ventura" felicidade. Vejamos a segunda bem-aventurança de Jesus:

Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados. Mateus 5:4

Nem todo choro traz bênção ou consolo. Podemos chorar até descascando uma cebola ou em contato com alguma fumaça. Aqui se diz do choro que tem valor espiritual, um choro que tem uma causa nobre, verdadeira.

PARA QUE O SEU CHORO SEJA PELO MOTIVO CERTO… 1. DESAPEGUE-SE DOS DESEJOS DESSA TERRA.

esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante Filipenses 3.13

Enquanto não nos desapegarmos de alguns prazeres, vontades e desejos terrenos, continuaremos a chorar sem motivo. Os valores dessa terra nos destroem.

Deus te convida para entrar no OLX espiritual: Desapega.

O que precisa ficar para traz? Tudo o que não pertence ao seu futuro com Deus.

Para que o seu choro seja pelo motivo certo… 2. IDENTIFIQUE-SE COM A CULTURA DO CÉU.

O que faz Deus chorar? Que tipo de atitude constrange o coração de Deus?

Nem toda tristeza é consolada. Ela pode ser permanente, ou por vezes esquecida na busca desenfreada de prazeres. Bom é chorarmos arrependidos de nossas fraquezas. Tiago dá uma séria advertência a respeito.

Entristeçam-se, lamentem e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza. Tiago 4.9

Existe um choro que tem valor espiritual e que traz bênçãos: - Quando o nosso choro é fruto de um coração quebrantado através da comunhão com Cristo. Ser quebrantado é ser moldado pelo toque de Deus. Como é bom ser sensível à voz de Deus. O pecado cauteriza a alma e destrói a nossa sensibilidade espiritual. O choro fruto do quebrantamento, traz a alegria que não perece. - Quando o nosso choro é fruto de arrependimento do nosso pecado e não por medo da punição divina.

Page 8: Série de estudos de célula de 01 a 08 - Gestão by …gestao.eklesiaonline.com.br/.../4c93f5be62a94319b9fbd3245bb233dc.pdf · Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos

Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos de célula de 01 a 08

Nesse sentido chorar é ter saúde espiritual. O pecador consciente e convicto de ter disposição em buscar o Salvador. Os arrependidos desfrutam de uma consolação que os auto-suficientes (arrogantes) desconhecem. - Quando o nosso choro é cheio de compaixão, quando choramos pelos pecados dos outros. Jesus desejou tanto se identificar com a nossa dor, que Ele desceu dos céus e se fez homem. Só podemos interceder por uma pessoa, quando somos capazes de sentir a sua dor. Precisamos sentir a dor do próximo e nos compadecer juntamente com ele. - Quando choramos por uma necessidade legítima e justa, perante a face do senhor.

CONCLUSÃO - 5 MINUTOS

“Ele enxugará dos olhos TODA a lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor...” Apocalipse 21.4

Felizes os que choram no Senhor: 1. Só Jesus tem autoridade para extinguir o motivo do nosso choro. 2. Quem chora pelos motivos que Deus aprova um dia irá sorrir. 3. Um dia Jesus pessoalmente irá enxugar de nossos olhos toda lágrima A nossa dor tem prazo para terminar, mas a nossa alegria só tem o prazo para começar. Ela não se acaba. A cada dia que passa, estamos mais perto da plenitude da nossa satisfação. Em Deus: - As nossas lágrimas se transformam em destino profético. - A nossa dor se transforma em ministério para abençoar outras pessoas.

ESTUDO 3 - ESCOLHA SER MANSO!

Feliz aquele que teme a Deus, o SENHOR, que tem prazer em obedecer aos seus mandamentos! Salmos 112.1

INTRODUÇÃO - 5 MINUTOS

Todos nós desejamos ser felizes. A felicidade não é algo que buscamos em si mesmo, mas é algo que encontramos quando decidimos ter uma vida segundo os princípios de Deus. A felicidade é um resultado das escolhas que tomamos.

Como você tem tomado as suas decisões até aqui? Que tipo de princípios norteiam as suas escolhas?

Geralmente, você tem tomado decisões importantes no impulso? Se você não está gostando dos frutos que está colhendo hoje, então está na hora de mudar as sementes. As decisões que você tomou no seu passado te trouxeram para a sua realidade atual. A sua vida é a história das suas decisões.

Page 9: Série de estudos de célula de 01 a 08 - Gestão by …gestao.eklesiaonline.com.br/.../4c93f5be62a94319b9fbd3245bb233dc.pdf · Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos

Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos de célula de 01 a 08

A semente do seu futuro, se chama presente. Às vezes, podemos olhar para semente e nos esquecer que dentro dela existe uma grande árvore. Não menospreze as decisões aparentemente pequenas que você precisar tomar hoje. Se você realmente deseja ser feliz, então será necessário que você abra mão de alguns sofismas (conceitos errados). Nunca seremos plenamente felizes se nos contentarmos com alguns momentos de prazer. O prazer imediato pode nos roubar a felicidade que resiste a qualquer momento de dor, tristeza, frustração e decepção. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos

em Cristo Jesus. Filipenses 4.7

Essa paz a que o texto se refere também pode ser entendimento como: segurança, felicidade, prosperidade Para vivermos essa paz de Deus, é necessário que sejamos desafiados em nosso entendimento. Viva algo que você ainda não entende para que possa experimentar algo que você nunca viveu. A obediência aos princípios de Deus deve anteceder a sua capacidade de compreendê-los.

Decida ser feliz: escolha viver do jeito de Deus! DESENVOLVIMENTO - 10 MINUTOS

Estamos dando continuidade à nossa série de estudos baseados em um dos sermões mais belos realizados por Jesus Cristo, registrado em Mateus 5, conhecido como o Sermão do Monte (nome dado por Agostinho de Hipona).

Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e ele começou a ensiná-los, dizendo:

Mateus 5.1-2 Nessa série não analisaremos todo o Sermão da Montanha, mas somente as oito bem-aventuranças. Jesus ensina nas bem-aventuranças que a nossa felicidade não depende do que possuímos, nem do que fazemos, mas sim do que somos. - O QUE É SER BEM-AVENTURADO? É ser mil vezes feliz. Ter realmente o sentido e a felicidade da vida. "Bem" quer dizer "muito": aventurado vem de "ventura" felicidade. Vejamos a terceira bem-aventurança de Jesus:

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. Mateus 5.5

O que é mansidão?

O conceito dessa terra, manso é o fraco, o covarde, o vacilante. Mas, mansidão não é fraqueza é sim... "força tornada gentil".

Mansidão é fruto do Espírito, sendo assim é uma decisão e não um traço da personalidade, podemos ser fortes mansos! Não é ser calmo. Não é ser gentil para evitar desentendimentos. Não é uma qualidade natural; é um fruto do Espírito. A mansidão é compatível com autoridade e poder. O manso se possível chega a morrer pela verdade. Os mártires do Evangelho eram pessoas mansas! A mansidão é uma atitude interna de quem é pobre em espírito e de quem chora.

Page 10: Série de estudos de célula de 01 a 08 - Gestão by …gestao.eklesiaonline.com.br/.../4c93f5be62a94319b9fbd3245bb233dc.pdf · Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos

Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos de célula de 01 a 08

Os mansos não conquistarão a terra na força. Os mansos herdam a terra. Nós (mansos) a receberemos do Pai.

PARA QUE VOCÊ SE TORNE MANSO… 1. ANDE E VIVA NO ESPÍRITO SANTO.

Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Gálatas 5.16

Viver no Espírito é ter uma vida livre dos condicionamentos das emoções, traumas e experiências. Em Cristo você é completamente livre. Você agora não é dominado por essas condições, mas pelo Espírito Santo. Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes

fará lembrar tudo o que eu lhes disse. João 14.26

Escute o conselho de Deus para que você não ouça a sua alma. Só teremos a capacidade de fazer o que Deus quer, quando formos direcionados pelo Espírito.

Os mansos são os livres! Para que você se torne manso… 2. CONDICIONE A SUA VONTADE À VONTADE DE DEUS.

Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor. Efésios 5.17

O manso está disposto a deixar de lado a sua vontade e fazer a vontade do Pai. A mansidão revela a paz que Deus dá aos seus filhos. Nunca estaremos em paz fazendo algo que Deus não quer. Para que você se torne manso… 3. AME TODOS EM TODO TEMPO.

Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre

maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. Mateus 5.44,45

Os mansos se parecem com Deus. O amor é a arma mais forte e poderosa do universo. Por isso, Deus escolheu destruir o pecado por meio da entrega do seu filho Jesus Cristo. Quando somos capazes de reagir fora da lógica desse mundo, nos parecemos com Ele.

A melhor forma de você matar um inimigo é levando-o para cruz: transforme-o em seu irmão por meio da graça de Deus em Cristo.

CONCLUSÃO - 5 MINUTOS

RECOMPENSAS QUE DEUS DARÁ AOS MANSOS AQUI NA TERRA:

O MANSO...

Page 11: Série de estudos de célula de 01 a 08 - Gestão by …gestao.eklesiaonline.com.br/.../4c93f5be62a94319b9fbd3245bb233dc.pdf · Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos

Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos de célula de 01 a 08

- Recebe conforto e a atenção de Deus - Fartura de alimento - Livramento - Recebe o caminho da justiça - Consagração espiritual - Alegria

ESTUDO 4 - ESCOLHA ELEVAR O SEU APETITE ESPIRITUAL!

Feliz aquele que teme a Deus, o SENHOR, que tem prazer em obedecer aos seus mandamentos! Salmos 112.1

INTRODUÇÃO - 5 MINUTOS

Todos nós desejamos ser felizes. A felicidade não é algo que buscamos em si mesmo, mas é algo que encontramos quando decidimos ter uma vida segundo os princípios de Deus. A felicidade é um resultado das escolhas que tomamos.

Como você tem tomado as suas decisões até aqui? Que tipo de princípios norteiam as suas escolhas?

Geralmente, você tem tomado decisões importantes no impulso? Se você não está gostando dos frutos que está colhendo hoje, então está na hora de mudar as sementes. As decisões que você tomou no seu passado te trouxeram para a sua realidade atual. A sua vida é a história das suas decisões. A semente do seu futuro, se chama presente. Às vezes, podemos olhar para semente e nos esquecer que dentro dela existe uma grande árvore. Não menospreze as decisões aparentemente pequenas que você precisar tomar hoje. Se você realmente deseja ser feliz, então será necessário que você abra mão de alguns sofismas (conceitos errados). Nunca seremos plenamente felizes se nos contentarmos com alguns momentos de prazer. O prazer imediato pode nos roubar a felicidade que resiste a qualquer momento de dor, tristeza, frustração e decepção. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos

em Cristo Jesus. Filipenses 4.7

Essa paz a que o texto se refere também pode ser entendimento como: segurança, felicidade, prosperidade Para vivermos essa paz de Deus, é necessário que sejamos desafiados em nosso entendimento. Viva algo que você ainda não entende para que possa experimentar algo que você nunca viveu. A obediência aos princípios de Deus deve anteceder a sua capacidade de compreendê-los.

Decida ser feliz: escolha viver do jeito de Deus! DESENVOLVIMENTO - 10 MINUTOS

Estamos dando continuidade à nossa série de estudos baseados em um dos sermões mais belos realizados por Jesus Cristo, registrado em Mateus 5, conhecido como o Sermão do Monte (nome dado por Agostinho de Hipona).

Page 12: Série de estudos de célula de 01 a 08 - Gestão by …gestao.eklesiaonline.com.br/.../4c93f5be62a94319b9fbd3245bb233dc.pdf · Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos

Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos de célula de 01 a 08

Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e ele começou a ensiná-los, dizendo:

Mateus 5.1-2 Nessa série não analisaremos todo o Sermão da Montanha, mas somente as oito bem-aventuranças. Jesus ensina nas bem-aventuranças que a nossa felicidade não depende do que possuímos, nem do que fazemos, mas sim do que somos. - O QUE É SER BEM-AVENTURADO? É ser mil vezes feliz. Ter realmente o sentido e a felicidade da vida. "Bem" quer dizer "muito": aventurado vem de "ventura" felicidade. Vejamos a quarta bem-aventurança de Jesus:

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos. Mateus 5.6

Os ouvintes de Jesus sabiam o que era ter fome e ter sede. O desejo físico de alimento é tão forte que pode se transformar em dor; o desejo impele o indivíduo a buscar comida, não olhando para os obstáculos. Devemos agir também assim do ponto de vista espiritual.

PARA ELEVAR O SEU APETITE ESPIRITUAL… 1. BUSQUE TER O CARÁTER TRANSFORMADO POR DEUS.

Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder

ganhar a Cristo Filipenses 3.8,9

Estou confiando na minha própria justiça?

Estou evitando o que contraria a palavra de Deus? Algumas coisas que para mim pareciam ter valor, hoje precisam parecer esterco. Ser transformado por Deus, significa aprender a dar valor a outros princípios. É um novo estilo de vida. Quando Deus entra na nossa vida, a nossa mente é transformada profundamente pela Sua presença. Não dá para permanecer do mesmo jeito. Sentimos dentro de nós um desejo por coisas que não tínhamos antes.

Não seja um eco do seu passado! Para elevar o seu apetite espiritual… 2. EXPERIMENTE A BONDADE DE DEUS. "Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e, vocês que não possuem dinheiro algum,

venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo. Isaías 55.1

Felizes são aqueles que desejam mais ser bons do que comer e beber; mais do que ser ricos, estimados pelo povo, ou qualquer outra coisa. Conseqüência: De fato todos os que buscam prioritariamente o Seu Reino receberam tudo o que precisam.

Page 13: Série de estudos de célula de 01 a 08 - Gestão by …gestao.eklesiaonline.com.br/.../4c93f5be62a94319b9fbd3245bb233dc.pdf · Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos

Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos de célula de 01 a 08

A bondade de Deus extrapola o que você necessita e derrama sobre você abundância. Deus não parte das suas necessidades, mas da sua abundância. Experimente a bondade de Deus! Para elevar o seu apetite espiritual… 3. LIVRE-SE DOS SEUS PECADOS.

Vocês foram libertados do pecado e tornaram-se escravos da justiça. Romanos 6.18

O caráter do pecado é asqueroso, hediondo e odioso aos olhos do Senhor. O pecado é uma desonra em si mesma e desonra o próprio pecador. Foi necessária uma cruz para destruir o pecado. Quem não entende a necessidade da cruz, não compreende a gravidade do pecado. Jesus derrotou o pecado para nós. O que Jesus fez com o pecado? - No passado, fomos salvos da penalidade do pecado (novo nascimento) - No presente, somos salvos do poder do pecado (santificação) - No futuro seremos salvos da presença do pecado (glorificação). Cristo virá a você, passando a viver a Sua vida em você; e, na medida em que Ele estiver vivendo em você, você será crescentemente libertado do pecado e da sua imundície.

CONCLUSÃO - 5 MINUTOS

Mas, para mim, bom é aproximar-me de Deus. Salmos 73.28

Tenho desejo de ser companheiro de Deus?

Tenho orado e meditado na Sua Palavra? Quero ser parecido com Jesus?

Estou me colocando nas situações ou lugares nos quais posso conhecer a Deus? Tenho um relacionamento pessoal com Ele? Como?

ESTUDO 5 - ESCOLHA SER MISERICORDIOSO!

Feliz aquele que teme a Deus, o SENHOR, que tem prazer em obedecer aos seus mandamentos! Salmos 112.1

INTRODUÇÃO - 5 MINUTOS

Todos nós desejamos ser felizes. A felicidade não é algo que buscamos em si mesmo, mas é algo que encontramos quando decidimos ter uma vida segundo os princípios de Deus. A felicidade é um resultado das escolhas que tomamos.

Como você tem tomado as suas decisões até aqui? Que tipo de princípios norteiam as suas escolhas?

Geralmente, você tem tomado decisões importantes no impulso? Se você não está gostando dos frutos que está colhendo hoje, então está na hora de mudar as sementes. As decisões que você tomou no seu passado te trouxeram para a sua realidade atual. A sua vida é a história das suas decisões.

Page 14: Série de estudos de célula de 01 a 08 - Gestão by …gestao.eklesiaonline.com.br/.../4c93f5be62a94319b9fbd3245bb233dc.pdf · Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos

Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos de célula de 01 a 08

A semente do seu futuro, se chama presente. Às vezes, podemos olhar para semente e nos esquecer que dentro dela existe uma grande árvore. Não menospreze as decisões aparentemente pequenas que você precisar tomar hoje. Se você realmente deseja ser feliz, então será necessário que você abra mão de alguns sofismas (conceitos errados). Nunca seremos plenamente felizes se nos contentarmos com alguns momentos de prazer. O prazer imediato pode nos roubar a felicidade que resiste a qualquer momento de dor, tristeza, frustração e decepção. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos

em Cristo Jesus. Filipenses 4.7

Essa paz a que o texto se refere também pode ser entendimento como: segurança, felicidade, prosperidade Para vivermos essa paz de Deus, é necessário que sejamos desafiados em nosso entendimento. Viva algo que você ainda não entende para que possa experimentar algo que você nunca viveu. A obediência aos princípios de Deus deve anteceder a sua capacidade de compreendê-los.

Decida ser feliz: escolha viver do jeito de Deus! DESENVOLVIMENTO - 10 MINUTOS

Estamos dando continuidade à nossa série de estudos baseados em um dos sermões mais belos realizados por Jesus Cristo, registrado em Mateus 5, conhecido como o Sermão do Monte (nome dado por Agostinho de Hipona).

Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e ele começou a ensiná-los, dizendo:

Mateus 5.1-2 Nessa série não analisaremos todo o Sermão da Montanha, mas somente as oito bem-aventuranças. Jesus ensina nas bem-aventuranças que a nossa felicidade não depende do que possuímos, nem do que fazemos, mas sim do que somos. - O QUE É SER BEM-AVENTURADO? É ser mil vezes feliz. Ter realmente o sentido e a felicidade da vida. "Bem" quer dizer "muito": aventurado vem de "ventura" felicidade. Vejamos a quinta bem-aventurança de Jesus:

Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia. Mateus 5.7

Essa bem-aventurança é consequência de: - Sermos pobres em espírito - Chorarmos pelos motivos certos - Termos fome e sede de justiça - Sermos mansos Um teste para sondarmos nosso caráter cristão. Jesus enfatiza mais a questão do ser que propriamente o fazer.

PARA SER MISERICORDIOSO…

Page 15: Série de estudos de célula de 01 a 08 - Gestão by …gestao.eklesiaonline.com.br/.../4c93f5be62a94319b9fbd3245bb233dc.pdf · Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos

Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos de célula de 01 a 08

1. NÃO SEJA COMPLACENTE COM O ERRO DO PRÓXIMO.

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se beijarão. Salmos 85.10

O complacente é aquele que não se importa se as regras são violadas.Deus é misericordioso - não complacente. A misericórdia do Senhor acompanha sua Justiça. A complacência seria a autossatisfação com uma situação ou condição existente sem perceber os perigos ou deficiências potenciais. A complacência nos faz parar de nos preocuparmos com as coisas que Jesus se preocupa e nos torna satisfeitos com o padrão inferior do mundo atual. Quando isso acontece, um ambiente espiritual inferior é estabelecido em nossas vidas, no qual os valores e prioridades que determinam nossa distribuição de tempo, talento e recursos se tornam fixos e difíceis de mudar. Para romper com a complacência: cultive as paixões do Reino de Deus em seu coração e entenda que Jesus foi “ f n n ”

A misericórdia gera um ambiente para o crescimento, enquanto a complacência é o silêncio fatal para a alma.

O contrário do amor não é o ódio, mas a indiferença. A complacência é uma expressão da

indiferença. Para ser misericordioso… 2. IDENTIFIQUE-SE COM A DOR DO PRÓXIMO.

Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!

Lamentações 3.22-23 Misericórdia é literalmente "sentir a miséria do outro em meu coração".

Como você lida com os erros das pessoas? Quando nos vemos em posição de domínio ou superioridade sobre o outro, que havia transgredido contra nossa pessoa, e nos recusamos em nos vingar. Misericórdia é uma disposição da alma, de ser semelhante a Cristo ao encarar amigos, inimigos, desprezados, e pecadores. É uma manifestação da conduta. O misericordioso usa de bondade ao julgar os outros; procura o melhor, não o pior; é lento para condenar, rápido para recomendar. O misericordioso tem compaixão das tristezas e sofrimentos do próximo e age para amenizá-las.

CONCLUSÃO - 5 MINUTOS

pois obterão misericórdia. Mateus 5.7b

O que Jesus estava ensinando é que eu só serei verdadeiramente perdoado quando eu estiver verdadeiramente arrependido. Caso contrário, vamos orar e não vamos ter convicção que Deus ouve nossas orações. Estar realmente arrependido significa perceber que nada mereço senão a punição e que se eu chegar a ser perdoado, esse perdão dever-se-á única e exclusivamente ao amor, à graça e à misericórdia de Deus e a nada mais.

Page 16: Série de estudos de célula de 01 a 08 - Gestão by …gestao.eklesiaonline.com.br/.../4c93f5be62a94319b9fbd3245bb233dc.pdf · Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos

Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos de célula de 01 a 08

Quem reconhece como Deus o perdoou e teve misericórdia de si, irá também perdoar o seu próximo.

ESTUDO 6 - ESCOLHA SER PURO DE CORAÇÃO!

Feliz aquele que teme a Deus, o SENHOR, que tem prazer em obedecer aos seus mandamentos! Salmos 112.1

INTRODUÇÃO - 5 MINUTOS

Todos nós desejamos ser felizes. A felicidade não é algo que buscamos em si mesmo, mas é algo que encontramos quando decidimos ter uma vida segundo os princípios de Deus. A felicidade é um resultado das escolhas que tomamos.

Como você tem tomado as suas decisões até aqui? Que tipo de princípios norteiam as suas escolhas?

Geralmente, você tem tomado decisões importantes no impulso? Se você não está gostando dos frutos que está colhendo hoje, então está na hora de mudar as sementes. As decisões que você tomou no seu passado te trouxeram para a sua realidade atual. A sua vida é a história das suas decisões. A semente do seu futuro, se chama presente. Às vezes, podemos olhar para semente e nos esquecer que dentro dela existe uma grande árvore. Não menospreze as decisões aparentemente pequenas que você precisar tomar hoje. Se você realmente deseja ser feliz, então será necessário que você abra mão de alguns sofismas (conceitos errados). Nunca seremos plenamente felizes se nos contentarmos com alguns momentos de prazer. O prazer imediato pode nos roubar a felicidade que resiste a qualquer momento de dor, tristeza, frustração e decepção. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos

em Cristo Jesus. Filipenses 4.7

Essa paz a que o texto se refere também pode ser entendimento como: segurança, felicidade, prosperidade Para vivermos essa paz de Deus, é necessário que sejamos desafiados em nosso entendimento. Viva algo que você ainda não entende para que possa experimentar algo que você nunca viveu. A obediência aos princípios de Deus deve anteceder a sua capacidade de compreendê-los.

Decida ser feliz: escolha viver do jeito de Deus! DESENVOLVIMENTO - 10 MINUTOS

Estamos dando continuidade à nossa série de estudos baseados em um dos sermões mais belos realizados por Jesus Cristo, registrado em Mateus 5, conhecido como o Sermão do Monte (nome dado por Agostinho de Hipona).

Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e ele começou a ensiná-los, dizendo:

Mateus 5.1-2

Page 17: Série de estudos de célula de 01 a 08 - Gestão by …gestao.eklesiaonline.com.br/.../4c93f5be62a94319b9fbd3245bb233dc.pdf · Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos

Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos de célula de 01 a 08

Nessa série não analisaremos todo o Sermão da Montanha, mas somente as oito bem-aventuranças. Jesus ensina nas bem-aventuranças que a nossa felicidade não depende do que possuímos, nem do que fazemos, mas sim do que somos. - O QUE É SER BEM-AVENTURADO? É ser mil vezes feliz. Ter realmente o sentido e a felicidade da vida. "Bem" quer dizer "muito": aventurado vem de "ventura" felicidade. Nós já vimos que obtermos uma vida feliz e realizada precisamos: - Ser pobres em espírito - Chorar pelos motivos certos - Ter fome e sede de justiça - Ser mansos - Ser misericordiosos Vejamos a sexta bem-aventurança de Jesus:

Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus. Mateus 5.8

Quando o coração do ser humano é puro ele torna-se a esfera das diversas operações, orientações, consolos e confirmações do Espírito Santo. O coração puro é a sede da fé e o órgão do louvor espiritual. Ser puro de coração não é ser perfeito, sem nenhum erro, porque, se fosse assim ninguém de nós viria a Deus. Só Jesus poderia ver ao Senhor.

PARA TER UM CORAÇÃO PURO… 1. SEJA SIMPLES ESPIRITUALMENTE.

Os olhos são a candeia do corpo. Quando os seus olhos forem bons, igualmente todo o seu corpo estará cheio de luz. Mas quando forem maus, igualmente o seu corpo estará cheio de trevas.

Lucas 11.34 O relacionamento com Jesus Cristo simplifica a nossa vida. O que torna a nossa vida muito complexa é o pecado e a religiosidade. Quando a vida precisa de muito adereço para sermos felizes, ela se torna poluída e pesada demais. Aproxime-se de Cristo e deixe que a simplicidade Dele, torne a sua vida leve, pacífica e apaixonante. Simples assim: permita que a luz de Cristo expulse as trevas da sua alma! Para ter um coração puro… 2. SEJA SINCERO DIANTE DE DEUS. Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte? Aquele que é íntegro em

sua conduta e pratica o que é justo, que de coração fala a verdade. Salmos 15.1-2

Deus não tem problemas com os nossos erros e falhas. Jesus Cristo resolveu tudo. Ele sabe o que está no nosso coração. O desejo de Deus é que você fale aquilo que está guardado em seu peito. Deus sabe quem você é. Fique exposto diante Dele.

O coração puro é aquele que não tem temor de se expor. Ser puro é ser você mesmo.

Page 18: Série de estudos de célula de 01 a 08 - Gestão by …gestao.eklesiaonline.com.br/.../4c93f5be62a94319b9fbd3245bb233dc.pdf · Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos

Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos de célula de 01 a 08

Para ter um coração puro… 3. TENHA UMA CONVICÇÃO PROFUNDA EM CUMPRIR A VONTADE DE DEUS.

Se alguém decidir fazer a vontade de Deus, descobrirá se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo.

João 7.17 Decida fazer com que o desejo de Deus se cumpra através da sua vida. Não deixe que nada desvie o seu coração. Descubra seu propósito, seu futuro e corra para lá. É impossível sermos realizados e felizes, sem cumprir o propósito de Deus para nós.

CONCLUSÃO - 5 MINUTOS Você pode ver Deus.... 1. Sua vida foi lavada no sangue de Cristo.

Assim, Jesus também sofreu fora das portas da cidade, para santificar o povo por meio do seu próprio sangue.

Hebreus 13.12 2. Você tem o Espírito Santo.

Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do

Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus. 1 Coríntios 6.11

3. Você crê e lê a Palavra de Deus.

Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.

João 15.3

ESTUDO 7 - ESCOLHA SER UM PACIFICADOR!

Feliz aquele que teme a Deus, o SENHOR, que tem prazer em obedecer aos seus mandamentos!

Salmos 112.1

INTRODUÇÃO - 5 MINUTOS Todos nós desejamos ser felizes. A felicidade não é algo que buscamos em si mesmo, mas é algo que encontramos quando decidimos ter uma vida segundo os princípios de Deus. A felicidade é um resultado das escolhas que tomamos.

Como você tem tomado as suas decisões até aqui? Que tipo de princípios norteiam as suas escolhas?

Geralmente, você tem tomado decisões importantes no impulso? Se você não está gostando dos frutos que está colhendo hoje, então está na hora de mudar as sementes. As decisões que você tomou no seu passado te trouxeram para a sua realidade atual. A sua vida é a história das suas decisões.

Page 19: Série de estudos de célula de 01 a 08 - Gestão by …gestao.eklesiaonline.com.br/.../4c93f5be62a94319b9fbd3245bb233dc.pdf · Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos

Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos de célula de 01 a 08

A semente do seu futuro, se chama presente. Às vezes, podemos olhar para semente e nos esquecer que dentro dela existe uma grande árvore. Não menospreze as decisões aparentemente pequenas que você precisar tomar hoje. Se você realmente deseja ser feliz, então será necessário que você abra mão de alguns sofismas (conceitos errados). Nunca seremos plenamente felizes se nos contentarmos com alguns momentos de prazer. O prazer imediato pode nos roubar a felicidade que resiste a qualquer momento de dor, tristeza, frustração e decepção. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos

em Cristo Jesus. Filipenses 4.7

Essa paz a que o texto se refere também pode ser entendimento como: segurança, felicidade, prosperidade Para vivermos essa paz de Deus, é necessário que sejamos desafiados em nosso entendimento. Viva algo que você ainda não entende para que possa experimentar algo que você nunca viveu. A obediência aos princípios de Deus deve anteceder a sua capacidade de compreendê-los.

Decida ser feliz: escolha viver do jeito de Deus! DESENVOLVIMENTO - 10 MINUTOS

Estamos dando continuidade à nossa série de estudos baseados em um dos sermões mais belos realizados por Jesus Cristo, registrado em Mateus 5, conhecido como o Sermão do Monte (nome dado por Agostinho de Hipona).

Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e ele começou a ensiná-los, dizendo:

Mateus 5.1-2 Nessa série não analisaremos todo o Sermão da Montanha, mas somente as oito bem-aventuranças. Jesus ensina nas bem-aventuranças que a nossa felicidade não depende do que possuímos, nem do que fazemos, mas sim do que somos. - O QUE É SER BEM-AVENTURADO? É ser mil vezes feliz. Ter realmente o sentido e a felicidade da vida. "Bem" quer dizer "muito": aventurado vem de "ventura" felicidade. Nós já vimos que obtermos uma vida feliz e realizada precisamos: - Ser pobres em espírito - Chorar pelos motivos certos - Ter fome e sede de justiça - Ser mansos - Ser misericordiosos - Ser puros de coração Vejamos a sétima bem-aventurança de Jesus:

Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. Mateus 5.9

Os conflitos podem ser percebidos em duas dimensões: - Interna: a forma como nós lidamos com as nossas dúvidas internas, tensões, medos, percepções. - Externa: no nosso relacionamento com as outras pessoas e com o mundo.

Page 20: Série de estudos de célula de 01 a 08 - Gestão by …gestao.eklesiaonline.com.br/.../4c93f5be62a94319b9fbd3245bb233dc.pdf · Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos

Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos de célula de 01 a 08

Os nosso conflitos internos dão origem para o

Quando adquirimos o poder para aquietar a nossa alma, nós ganhamos autoridade para levar paz para o mundo.

PARA SER UM AGENTE DE PAZ…

1. UTILIZE AS DIFERENÇAS PARA FORTALECER O RELACIONAMENTO.

Façam todo o possível para viver em paz com todos. Romanos 12.18

Geralmente, temos dificuldade de lidar bem com as diferenças dos outros. Entretanto, a diferença é o que nos faz fortes. As diferenças revelam que não temos tudo e que precisamos das outras pessoas para conseguirmos vencer nessa vida.

Juntos somos melhores e juntos vamos mais longe. No Reino de Deus não existe cavaleiro solitário. Os nossos relacionamentos nos fortalecem. Onde sou fraco, existe alguém que é forte. Onde eu posso, existe alguém que não pode.

Somos diferentes para conquistar. Para ser um agente da paz… 2. BUSQUE A SABEDORIA DO ALTO.

Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera.

Tiago 3.17 O que vem do alto é pacífico. Somos anunciadores da paz que excede todo entendimento. Somente Deus pode dar paz a alma e ao Espírito. Quando algo difícil acontecer, peça a Deus a sabedoria do alto.

Tudo se discerne espiritualmente e tudo é para o nosso crescimento. Carlito Paes

Todas as respostas são encontradas em Deus. A presença de Jesus Cristo pacifica qualquer conflito! Libere a presença de Jesus para os ambientes onde você está e para os relacionamentos que você tem. Deus nos coloca em ambientes de conflito para levar a paz Dele para lá. Algumas pessoas tentarão tirar a nossa paz, porque elas desejam ela, então libere-a.

CONCLUSÃO - 5 MINUTOS

pois serão chamados filhos de Deus. Mateus 5.9b

Quem recebe Jesus como salvador torna-se filho de Deus.

Como filhos de Deus, somos amados, participantes da herança de Deus, Quem possui em seu caráter as bem-aventuranças e é pacificador receberá a aprovação divina, e terá convicção, pelo testemunho do Espírito, que é filho de Deus e que agrada o Pai.

Page 21: Série de estudos de célula de 01 a 08 - Gestão by …gestao.eklesiaonline.com.br/.../4c93f5be62a94319b9fbd3245bb233dc.pdf · Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos

Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos de célula de 01 a 08

Como você tem reagido a circunstâncias difíceis?

Você tem sido um agente da paz?

Seja um pacificador! Revele a sua identidade como Filho de Deus!

ESTUDO 8 - ESCOLHA SOFRER POR JESUS CRISTO!

Feliz aquele que teme a Deus, o SENHOR, que tem prazer em obedecer aos seus mandamentos! Salmos 112.1

INTRODUÇÃO - 5 MINUTOS

Todos nós desejamos ser felizes. A felicidade não é algo que buscamos em si mesmo, mas é algo que encontramos quando decidimos ter uma vida segundo os princípios de Deus. A felicidade é um resultado das escolhas que tomamos.

Como você tem tomado as suas decisões até aqui? Que tipo de princípios norteiam as suas escolhas?

Geralmente, você tem tomado decisões importantes no impulso? Se você não está gostando dos frutos que está colhendo hoje, então está na hora de mudar as sementes. As decisões que você tomou no seu passado te trouxeram para a sua realidade atual. A sua vida é a história das suas decisões. A semente do seu futuro, se chama presente. Às vezes, podemos olhar para semente e nos esquecer que dentro dela existe uma grande árvore. Não menospreze as decisões aparentemente pequenas que você precisar tomar hoje. Se você realmente deseja ser feliz, então será necessário que você abra mão de alguns sofismas (conceitos errados). Nunca seremos plenamente felizes se nos contentarmos com alguns momentos de prazer. O prazer imediato pode nos roubar a felicidade que resiste a qualquer momento de dor, tristeza, frustração e decepção. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos

em Cristo Jesus. Filipenses 4.7

Essa paz a que o texto se refere também pode ser entendimento como: segurança, felicidade, prosperidade Para vivermos essa paz de Deus, é necessário que sejamos desafiados em nosso entendimento. Viva algo que você ainda não entende para que possa experimentar algo que você nunca viveu. A obediência aos princípios de Deus deve anteceder a sua capacidade de compreendê-los.

Decida ser feliz: escolha viver do jeito de Deus! DESENVOLVIMENTO - 10 MINUTOS

Estamos fechando a nossa série de estudos baseados em um dos sermões mais belos realizados por Jesus Cristo, registrado em Mateus 5, conhecido como o Sermão do Monte (nome dado por Agostinho de Hipona).

Page 22: Série de estudos de célula de 01 a 08 - Gestão by …gestao.eklesiaonline.com.br/.../4c93f5be62a94319b9fbd3245bb233dc.pdf · Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos

Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos de célula de 01 a 08

Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e ele

começou a ensiná-los, dizendo: Mateus 5.1-2

Nessa série não analisaremos todo o Sermão da Montanha, mas somente as oito bem-aventuranças. Jesus ensina nas bem-aventuranças que a nossa felicidade não depende do que possuímos, nem do que fazemos, mas sim do que somos. - O QUE É SER BEM-AVENTURADO? É ser mil vezes feliz. Ter realmente o sentido e a felicidade da vida. "Bem" quer dizer "muito": aventurado vem de "ventura" felicidade. Nós já vimos que obtermos uma vida feliz e realizada precisamos: - Ser pobres em espírito - Chorar pelos motivos certos - Ter fome e sede de justiça - Ser mansos - Ser misericordiosos - Ser puros de coração - Ser pacificadores A última bem-aventurança de Jesus:

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus. Mateus 5.10

Essa perseguição não está relacionada: - Falhas por causa do pecado - Mal testemunho Perseguição tem a ver com posição. O posicionamento é uma escolha de lado. Na verdade, o inimigo se desespera quando ele nos vê escolhendo a Deus. Mesmo estando derrotado, Satanás tenta nos convencer de que nós estamos derrotados também por causa do pecado.

QUANDO SOFREMOS POR AMOR A CRISTO… 1. SOMOS ACOLHIDOS PELO AMOR DE DEUS.

Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?

Romanos 8.35 Nenhuma tribulação é capaz de nos separar do amor de Cristo. Quando decidimos retribuir o amor que recebemos de Deus, somos protegidos e acolhidos por Ele. O amor de Deus não está gravado apenas nas Escrituras Sagradas, mas foi cravado também na cruz

do Calvário. Deus não te ama apenas com palavras, mas com atitudes. Deixe que Ele te tire em meio às tempestades. Quando sofremos por amor a Cristo… 2. SOMOS FORTALECIDOS EM DEUS.

Page 23: Série de estudos de célula de 01 a 08 - Gestão by …gestao.eklesiaonline.com.br/.../4c93f5be62a94319b9fbd3245bb233dc.pdf · Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos

Rede de Células da Igreja da Cidade - Série de estudos de célula de 01 a 08

Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.

2 Coríntios 12.10 A felicidade não pressupõe a ausência de dor. Toda mãe sabe que para nascer o tão precioso e esperado filho, é necessário sofrer o parto. Vale a pena! Somos fortalecidos pela esperança de que um dia estaremos plenamente ao seu lado. A fonte da nossa força está em Deus. Em meio às tribulações e perseguições revelamos uma alegria revigorante. Quando sofremos por amor a Cristo… 3. EXPERIMENTAMOS UM CRESCIMENTO ESPIRITUAL. A fé que vocês têm cresce cada vez mais, e muito aumenta o amor que todos vocês têm uns pelos outros. Por esta causa nos gloriamos em vocês entre as igrejas de Deus pela perseverança e fé que mostram em

todas as perseguições e tribulações que vocês estão suportando. 2 Tessalonicenses 1.3-4

O nosso sofrimento em Deus possui propósito: crescimento. Tudo favorece o nosso crescimento. Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam. A nossa fé é provada quando somos testados pelas perseguições.

CONCLUSÃO - 5 MINUTOS

RECOMPENSA DAQUELES QUE SÃO PERSEGUIDOS POR CAUSA DO SENHOR. NA TERRA: - Companhia dos irmãos e campos. - Paciência; NA ETERNIDADE: - A coroa da vida - Revelação da glória de Deus

Se por amor a JESUS e a sua justiça Você for perseguido,

alegre-se no Senhor!

Parabéns você que acompanhou os 8 estudos. A Palavra de Deus tem tudo o que precisamos para viver um vida plena. Se você não entregou-se a Jesus, tome esta decisão em seu coração hoje ainda.