serÁ debatida em conselho deliberativo da fup

4
Informativo do Sindicato dos Petroleiros de Duque de Caxias 23 de setembro de 2019 - Nº 676 - www.sindipetrocaxias.org.br O TST apresentou na noite de quinta-feira, por meio do vice- presidente do tribunal, Renato de Lacerda Paiva, uma proposta de Acordo Coletivo para os trabalhadores da Petrobrás, após reuniões de mediação solicitadas pela empresa e aceitas pela FUP e pela FNP. A divulgação foi feita por meio de transmissão ao vivo no canal do TST na internet. O Conselho Deliberavo da FUP, integrado por representantes dos 13 sindicatos filiados à Federação, se reúne na próxima terça, 24, no Rio, para avaliar a proposta do Tribunal. No dia seguinte, a FUP e a FNP se reúnem para definir de modo conjunto os próximos passos da Campanha Reivindicatória. Após prorrogação solicitada pelo TST, o Acordo Coletivo dos Petroleiros tem validade até o próximo dia 30. Durante a transmissão ao vivo, Paiva destacou o papel dos sindicatos na defesa dos interesses dos trabalhadores, testemunhando o empenho dos representantes da FUP e da FNP. O vice-presidente do TST também lembrou a necessidade de outras lutas que envolvem a Petrobrás, como as que dizem respeito às desmobilizações e à privazação, “que são relevantes e urgentes para a categoria”. Além da Campanha Reivindicatória, uma grande luta que está colocada para os trabalhadores é o da defesa da própria Petrobrás, como citado até mesmo pelo próprio vice-presidente do TST. A companhia está sendo fatiada para ser entregue a outras petroleiras, privadas e estatais estrangeiras, em prejuízo da soberania nacional e da atuação da Petrobrás enquanto empresa promotora de desenvolvimento com jusça social no Brasil. Nas úlmas semanas, a Petrobrás tem anunciado sucessivamente a venda de refinarias e a “desmobilização” de bases administravas. Regiões inteiras, como o Nordeste, correm o risco de deixarem de contar com instalações da empresa, gerando desemprego, queda na arrecadação de estados e municípios e concentração industrial no Sudeste. NOVA PROPOSTA PARA ACORDO COLETIVO SERÁ DEBATIDA EM CONSELHO DELIBERATIVO DA FUP REUNIÃO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS 01 DE OUTUBRO ÀS 10 HORAS NA SEDE DO SINDICATO Já acessou o novo site do sindicato? sindipetrocaxias.org.br Notícias, Alertas e muitas novidades.

Upload: others

Post on 09-Nov-2021

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SERÁ DEBATIDA EM CONSELHO DELIBERATIVO DA FUP

Informativo do Sindicato dos Petroleiros de Duque de Caxias23 de setembro de 2019 - Nº 676 - www.sindipetrocaxias.org.br

O TST apresentou na noite de quinta-feira, por meio do vice-presidente do tribunal, Renato de Lacerda Paiva, uma proposta de Acordo Coletivo para os trabalhadores da Petrobrás, após reuniões de mediação solicitadas pela empresa e aceitas pela FUP e pela FNP. A divulgação foi feita por meio de transmissão ao vivo no canal do TST na internet.

O Conselho Deliberati vo da FUP, integrado por representantes dos 13 sindicatos fi liados à Federação, se reúne na próxima terça, 24, no Rio, para avaliar a proposta do Tribunal. No dia seguinte, a FUP e a FNP se reúnem para definir de modo conjunto os próximos passos da Campanha Reivindicatória. Após prorrogação

solicitada pelo TST, o Acordo Coletivo dos Petroleiros tem validade até o próximo dia 30.

Durante a transmissão ao vivo, Paiva destacou o papel dos sindicatos na defesa dos interesses dos trabalhadores, testemunhando o empenho dos representantes da FUP e da FNP. O vice-presidente do TST também lembrou a necessidade de outras lutas que envolvem a Petrobrás, como as que dizem respeito às desmobilizações e à privati zação, “que são relevantes e urgentes para a categoria”.

A l é m d a C a m p a n h a Reivindicatória, uma grande luta que está colocada para os trabalhadores é o da defesa da própria Petrobrás, como

citado até mesmo pelo próprio v ice-pres idente do TST. A companhia está sendo fatiada para ser entregue a outras petroleiras, privadas e estatais estrangeiras, em prejuízo da soberania nacional e da atuação da Petrobrás enquanto empresa promotora de desenvolvimento com justi ça social no Brasil. Nas últi mas semanas, a Petrobrás tem anunciado sucessivamente a venda de refi narias e a “desmobilização” de bases administrati vas. Regiões inteiras, como o Nordeste, correm o risco de deixarem de contar com instalações da empresa, gerando desemprego, queda na arrecadação de estados e municípios e concentração industrial no Sudeste.

NOVA PROPOSTA PARA ACORDO COLETIVO

SERÁ DEBATIDA EM CONSELHO DELIBERATIVO DA FUP

REUNIÃO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS

01 DE OUTUBRO ÀS 10 HORASNA SEDE DO SINDICATO

Já acessou o novo site do sindicato?sindipetrocaxias.org.br

Notícias, Alertas e muitas novidades.

Page 2: SERÁ DEBATIDA EM CONSELHO DELIBERATIVO DA FUP

Sindicato conquista devolução dos descontos 1041 na REDUC

N o ú l t i m o b o l e t i m d o Sindipetro Caxias, na matéria “Gerentes da REDUC voltam a t r á s n o c ó d i g o 1 0 6 7 ” orientava os companheiros e companheiras a enviarem para o e-mail do jurídico os relatos de quem recebeu o código 1041 (ausência não justificada) no lugar do 1067 (abono chefia), prometido pela gerência da empresa p a ra o co m p a re c i m e nto

dos petroleiros nas últimas assembleias da enti dade.

Em nova reunião com o RH REDUC, fi cou acordado que para o acerto do ponto, os trabalhadores enviem diretamente para para a Chave estrutural do RH REDUC - fb 9x1 aonde o RH fará as correções e os reembolsos dos valores descontados pela codifi cação 1041.

A direção do Sindipetro Caxias espera virar mais esta página

com a correta codifi cação da frequência do trabalhador conforme comunicado do Portal Petrobrás publicado em 12/08/19 reparando de forma rápida e sem desgastes jurídicos futuros.

Os canais de comunicação do Sindipetro Caxias estarão sempre disponíveis para qualquer dúvida dos trabalhadores e assim fortaleceremos o nosso sindicato nas lutas que virão.

Informativo do Sindicato dos Petroleiros de Duque de Caxias - Rua José de Alvarenga, 553 -CEP: 25.020-140 - Centro - Duque de Caxias/RJ - Tel.: (21) 3774-4083 / 3848-0362 / 3848-0468 / 2672-1623 | As informações veiculadas neste

informativo são de inteira responsabilidade da diretoria do Sindicato | Site: www.sindipetrocaxias.org.br - E-mail: [email protected] - Jornalista: Mariana Bomfim - Diagramador: Rafael Oliveira - Impressão: Sindipetro-Caxias - Tiragem: 1.500 exemplares

2 Unidade Nacional - 676

Vem ocorrendo na REDUC dobras de turno em situação esquizofrênica. Onde para um TO Sênior dobrar, o Júnior precisa realizar mais de 10 dobras. Além de ser uma medida local é uma maneira burra para economizar dinheiro.

O correto é ter efetivo. Esta situação está gerando fadiga nos TO Júniores que estão dobrando sem parar. São 25 dobras a cada passagem de turno.

E assim cria-se o novo tipo de Técnico de Operação, os

Dobras de turno na REDUCparaquedistas. Estes fi cam atentos, mesmo sem ganhar o Adicional de Sobreaviso, para faturar evitando as dobras de 24 horas.

O sindicato irá debater com a categoria o fi m das dobras de 16 horas a fi m de garanti r os postos de trabalho. De 2015 até 2019, a refi naria perdeu mais de 1000 postos de trabalho próprios. Está mais do que provado que o estudo “robusto” de O&M, também conhecido como Organizações de Menti ras, foi uma falácia.

Page 3: SERÁ DEBATIDA EM CONSELHO DELIBERATIVO DA FUP

Unidade Nacional - 676 3

Enquanto a atual políti ca instaurada pelo governo Bolsonaro, nos últi mos meses, legalizou quase 400 tipos de agrotóxicos e permiti u o aumento em cerca de 200% os focos de

queimadas na amazônia, já somando-se mais de 71 mil focos até a últi ma semana, o Sindipetro Caxias mantém um oásis no meio do caos que encontra-se o país.

Desde 1974 O Sindipetro Caxias é o administrador

Reserva ameaçadae proprietário de uma área de mais de 544 mil m², o equivalente a 56,5 hectares dentro da área de proteção da mata atlântica da reserva de Tinguá, no município de Nova Iguaçu. A atual Reserva dos Petroleiros, é uma Área de Proteção Permanente.

Além disso, o Sindipetro Caxias faz parte do conselho da Reserva Federal, com parti cipação ativa na construção de ideias para melhorar e preservar a f loresta e a vida dentro dela. A direção do Sindicato tem ajudado o Insti tuto Chico Mendes de Conservação

da Biodiversidade - ICMBIO a se estruturar e assim fortalecer o seu objeti vo de fi scalização da reserva.

V i s a n d o m a n t e r este espaço precioso intacto e seguro, além da manutenção diária realizada pelo Sindipetro Caxias, a direção solicitou aos Federais e Estaduais que intensifiquem a fiscalização desta APP e de seu entorno, visto que áreas florestais e todo seu ecossistema está sendo ameaçado por grupos que querem explorar as terras e as águas dessa região de mata atlânti ca.

Page 4: SERÁ DEBATIDA EM CONSELHO DELIBERATIVO DA FUP

Não é de hoje que o Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos deixa a desejar no sistema Petrobrás e agora chega à Transpetro. Ocorre que um tanque contendo petróleo cru, vazou para seu dique de contenção vários barris do produto. Esta situação justifica ainda mais a importância te termos operadores no turno, ao contrário da vontade da gestão que é extinguir esses trabalhadores.

O caso aconteceu na noite do dia 30 de agosto. Como ainda existe o turno, o operador direcionou o volume do TQ-1004 para a REGAP através de bombeio, o que diminuiu

os impactos do acidente. Em janeiro de 2016,

Lu i z Augusto Cabra l morreu quando fazia rotina operacional em um tanque com o teto podre sem saber, devido à relatórios fraudados nas duas últimas inspeções realizadas pela equipe do SPIE. Como recompensa, estes gerentes assassinos receberam o prêmio de serem transferidos para outras unidades, sem perder um centavo em suas remunerações ou punição disciplinar.

Agora chega mais uma vez a hora da REDUC tentar reconquistar o SPIE, mas o espólio da morte do companheiro Cabral até

hoje não foi sanado por conta de um proposta de indenização ridícula a seus familiares.

Não bastasse isso, o país passa por um momento de desmonte do sistema Pe t ro b rá s , o n d e 0 8 refinarias estão na bola da vez, e a REDUC, como uma das mais lucrati vas, tem entre seus passivos a perda do SPIE.

A direção do Sindipetro Caxias repudia a gestão de inspeção e manutenção que faz descaso desses ati vos, pois o seu escopo conti nua sendo preencher requisitos burocráti cos dos padrões que ela mesmo criou, deixando de lado a verdadeira e eficiente

inspeção e manutenção prediti va e preventi va.

Basta os auditores passarem pelas mais de 40 unidades em operação, para constatar visualmente o estado de conservação e conf iabi l idade dos equipamentos.

Estaremos atentos a auditoria do IBP, na REDUC e no Tecam, e já solicitamos em ofí cio os dois últi mos relatórios do tanque TQ-1004 para averiguação de qualquer desvio ou inércia da manutenção.

Contamos com a ajuda de todos para que não haja mais nenhuma morte ou acidente ambiental provocado pela ganância e maximização de lucros no sistema Petrobrás.

Os furos do SPIE

No próximo sábado, 28, a direção do Sindipetro Caxias convida todos e todas para parti cipar da caminhada ecológica na Reserva dos Petroleiros.

Os interessados devem e nt ra r e m co ntato

com a secretaria para confi rmar a presença. O diretor Nivaldo, técnico em meio ambiente, será nosso guia nesse passeio. Lembre-se de levar repelente e fi ltro solar.

Caminhada ecológicana Reserva

Fique por dentro das nossas lutas por você

e toda categoria!

Chapa Unidade em Defesa da Petros vence eleição do Conselho Deliberativo

A dupla 52 da Chapa Unidade em Deesa da Petros - formada por Norton Almeida (ti tular), do Sindipetro N F, e p o r A n d r é Araújo (suplente), do

Sindipetro Bahia – apoiada pelo Sindipetro Caxias, venceu a eleição para o Conselho Deliberati vo da Petros.

P a r a a v a g a d o s aposentados no Conselho

Deliberativo, foi eleita a dupla 53.

No Conselho Fiscal, a dupla eleita foi a 41.Segundo a Petros , a taxa de parti cipação dos parti cipantes e assisti dos

na eleição é a maior registrada desde 2003.

A o t o d o, 3 6 . 6 2 0 pessoas votaram, o que equivale a 26,56% do universo de parti cipantes aptos a votar.