seminÁrios membf work shop carlos arriaga

15
SEMINÁRIOS MEMBF SEMINÁRIOS MEMBF WORK SHOP WORK SHOP Carlos Arriaga Carlos Arriaga Técnicas de elaboração de um Técnicas de elaboração de um projecto de relatório ou tese projecto de relatório ou tese

Upload: bowie

Post on 19-Jan-2016

18 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

SEMINÁRIOS MEMBF WORK SHOP Carlos Arriaga. Técnicas de elaboração de um projecto de relatório ou tese. O que é um projecto?.  Conjunto de actividades não repetitivas que visam alcançar objectivos pré estabelecidos (de custo, prazo e resultados) e com uma certa afectação de recursos. - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: SEMINÁRIOS MEMBF WORK SHOP  Carlos  Arriaga

SEMINÁRIOS MEMBFSEMINÁRIOS MEMBFWORK SHOP WORK SHOP Carlos ArriagaCarlos Arriaga

Técnicas de elaboração de um Técnicas de elaboração de um projecto de relatório ou teseprojecto de relatório ou tese

Page 2: SEMINÁRIOS MEMBF WORK SHOP  Carlos  Arriaga

O que é um projecto?O que é um projecto?

Conjunto de actividades não repetitivas que visam alcançar objectivos pré estabelecidos (de custo, prazo e resultados) e com uma certa afectação de recursos.

Gestão de projectos: sistematização das técnicas de gestão e das formas de organização adequadas para fazer face a operações complexas que se tornam difíceis de dominar se se aplicarem os sistemas de gestão clássicos e se mantiverem as estruturas orgânicas funcionais adequadas às tarefas repetitivas e contínuas (Brand)

Exemplos: Projecto de tese; projecto de trabalho; projecto de relatório; projecto de estágio; projecto de investimento

Page 3: SEMINÁRIOS MEMBF WORK SHOP  Carlos  Arriaga

Caracteristicas dos projectosCaracteristicas dos projectos Entidade própria, tamanho e alcanceEntidade própria, tamanho e alcance

Meios importantes, variados e mutáveisMeios importantes, variados e mutáveis

DescontinuidadeDescontinuidade

Dinamismo e evoluçãoDinamismo e evolução

IrreversibilidadeIrreversibilidade

Influencia externaInfluencia externa

RiscoRisco

Page 4: SEMINÁRIOS MEMBF WORK SHOP  Carlos  Arriaga

Classificação de projectosClassificação de projectos

Quanto á natureza de transformação:Quanto á natureza de transformação: ConstruçãoConstrução InformáticaInformática InvestigaçãoInvestigação EngenhariaEngenharia OrganizaçãoOrganização ……

Page 5: SEMINÁRIOS MEMBF WORK SHOP  Carlos  Arriaga

Classificação de projectosClassificação de projectos

Quanto á Dificuldade:Quanto á Dificuldade: Êxito asseguradoÊxito assegurado Êxito incertoÊxito incerto

Quanto ao tamanho:Quanto ao tamanho: Grandes projectosGrandes projectos Pequenos projectosPequenos projectos

Page 6: SEMINÁRIOS MEMBF WORK SHOP  Carlos  Arriaga

Classificação de projectosClassificação de projectos

Quanto ao âmbito:Quanto ao âmbito:

InternosInternos ExternosExternos

Quanto ao tamanho:Quanto ao tamanho: Grandes projectosGrandes projectos Pequenos projectosPequenos projectos

Page 7: SEMINÁRIOS MEMBF WORK SHOP  Carlos  Arriaga

Projecto de TeseProjecto de Tese

A primeira fase do trabalho da tese consiste A primeira fase do trabalho da tese consiste na elaboração do respectivo projecto. Mais na elaboração do respectivo projecto. Mais do que um texto definitivo, este projecto do que um texto definitivo, este projecto representa uma primeira abordagem ao representa uma primeira abordagem ao estudo, que poderá mais tarde vir a ser estudo, que poderá mais tarde vir a ser sujeita às necessárias transformações. sujeita às necessárias transformações. Trata-se de um documento indispensável Trata-se de um documento indispensável para sistematizar as principais ideias da para sistematizar as principais ideias da investigação antes do início dos trabalhos investigação antes do início dos trabalhos de campo. Este projecto poderá ter a de campo. Este projecto poderá ter a estrutura que a seguir se indica.estrutura que a seguir se indica.

Page 8: SEMINÁRIOS MEMBF WORK SHOP  Carlos  Arriaga

Projecto de TeseProjecto de Tese 1. 1. ProblemaProblema

1.1-Enunciado.1.1-Enunciado. Enunciado do problema do Enunciado do problema do estudo. Este enunciado deve ser claro e estudo. Este enunciado deve ser claro e conter todos os elementos caracterizadores conter todos os elementos caracterizadores do problema.do problema.1.2-Questões.1.2-Questões. Desdobramento do problema Desdobramento do problema em questões mais específicas ou, em em questões mais específicas ou, em alternativa, uma discussão de como se alternativa, uma discussão de como se procurará responder ao problema.procurará responder ao problema.1.3-Significado.1.3-Significado. Indicação das principais Indicação das principais razões que tornam significativo o estudo razões que tornam significativo o estudo deste problema.deste problema.

Page 9: SEMINÁRIOS MEMBF WORK SHOP  Carlos  Arriaga

Projecto de TeseProjecto de Tese 2. 2. Fundamentação/Revisão de Fundamentação/Revisão de

LiteraturaLiteratura

Indicação da literatura teórica e empírica Indicação da literatura teórica e empírica em que o estudo se apoia.  Esta literatura em que o estudo se apoia.  Esta literatura deve ser organizada em secções e incluir deve ser organizada em secções e incluir uma listagem dos autores mais uma listagem dos autores mais representativos a incluir na discussão de representativos a incluir na discussão de cada uma delas. Se o estudo envolver cada uma delas. Se o estudo envolver aspectos inovadores em termos de aspectos inovadores em termos de metodologias de investigação , poderá metodologias de investigação , poderá incluir também uma secção sobre esse incluir também uma secção sobre esse ponto.ponto.

Page 10: SEMINÁRIOS MEMBF WORK SHOP  Carlos  Arriaga

Projecto de TeseProjecto de Tese 3. 3. Metodologia da Investigação Metodologia da Investigação

Indicações acerca da metodologia da investigação, com:Indicações acerca da metodologia da investigação, com:

3.1-Opções fundamentais e design3.1-Opções fundamentais e design. Por exemplo, estudo de . Por exemplo, estudo de caso, observação participante, narrativas, etc... e principais caso, observação participante, narrativas, etc... e principais razões das opções tomadas, com indicação do contexto em razões das opções tomadas, com indicação do contexto em que decorrerão os trabalhos do estudo (contexto que decorrerão os trabalhos do estudo (contexto naturalístico ou não, papel do investigador)naturalístico ou não, papel do investigador)

3.2-Participantes.3.2-Participantes. Indicação dos participantes no estudo, da Indicação dos participantes no estudo, da sua forma de selecção, bem como da natureza do contrato sua forma de selecção, bem como da natureza do contrato a estabelecer com eles.a estabelecer com eles.3.3-Recolha e anállise de dados.3.3-Recolha e anállise de dados. Técnicas fundamentais de Técnicas fundamentais de recolha e análise de dados, com uma discussão das recolha e análise de dados, com uma discussão das medidas pensadas para reforçar a credibilidade do estudo.medidas pensadas para reforçar a credibilidade do estudo.

Page 11: SEMINÁRIOS MEMBF WORK SHOP  Carlos  Arriaga

Projecto de TeseProjecto de Tese 4. 4. Antevisão da estrutura final da teseAntevisão da estrutura final da tese

Primeiro esboço do que poderá ser um índice dos diferentes Primeiro esboço do que poderá ser um índice dos diferentes capítulos e subcapítulos que compõem a tese. Ter uma capítulos e subcapítulos que compõem a tese. Ter uma ideia do produto final que se pretende obter é um ideia do produto final que se pretende obter é um importante apoio para o desenvolvimento do trabalhoimportante apoio para o desenvolvimento do trabalho

Page 12: SEMINÁRIOS MEMBF WORK SHOP  Carlos  Arriaga

Projecto de TeseProjecto de Tese 5. 5. Calendarização das diferentes fases da Calendarização das diferentes fases da

investigação investigação

Esta secção passará mais tarde a integrar o capítulo da Esta secção passará mais tarde a integrar o capítulo da metodologia da tese.metodologia da tese.

Page 13: SEMINÁRIOS MEMBF WORK SHOP  Carlos  Arriaga

Projecto de TeseProjecto de Tese 6. 6. BibliografiaBibliografia

As referências bibliográficas tão completas quanto possível, As referências bibliográficas tão completas quanto possível, podem ser indicadas por secção da revisão da literatura.podem ser indicadas por secção da revisão da literatura.

Alguns exemplos:Alguns exemplos: Comissão Europeia. 2007. Comissão Europeia. 2007. Joint Report 2007 Social inclusion, Pensions, Healthcare and Long Term Joint Report 2007 Social inclusion, Pensions, Healthcare and Long Term

carecare. European Commission Directorate-General for Employment. Social Affairs and Equal . European Commission Directorate-General for Employment. Social Affairs and Equal Opportunities Unit. Opportunities Unit.

ESBC (European Voice of Savings and Retailing BankingESBC (European Voice of Savings and Retailing Banking)). 2007. . 2007. Microcredit in Europe - Experiences of Microcredit in Europe - Experiences of Savings.Savings. http://www.esbg.eu/uploadedFiles/Publications_and_Research_(ESBG_only)/brochure%20screen%20view.pdf (acesso em 21 de Fevereiro de 2009) (acesso em 21 de Fevereiro de 2009)

Forestieri, Giancarlo e Virginia Tirri. 2002. Forestieri, Giancarlo e Virginia Tirri. 2002. Rapporto Banca-Impresa: Struttura del Mercato et Politiche Rapporto Banca-Impresa: Struttura del Mercato et Politiche di Prezzo. di Prezzo. Quaderni di Ricerche dell'Ente per gli studi monetari, bancari e finanziari Luigi Einaudi, n. Quaderni di Ricerche dell'Ente per gli studi monetari, bancari e finanziari Luigi Einaudi, n. 31.31.

Gilmore, Walker. 1999. Gilmore, Walker. 1999. Education and Human Capital in the New EconomyEducation and Human Capital in the New Economy. T, R&P Seminar.. T, R&P Seminar. Guichandut, Philippe. 2006. Guichandut, Philippe. 2006. Europe occidentale et reste du monde : parle-t-on des mêmes pratiques?Europe occidentale et reste du monde : parle-t-on des mêmes pratiques?

Finance & The Common Good/Bien Commun - N° 25.Finance & The Common Good/Bien Commun - N° 25. Matias, Miguel. 2006. “A Importância do Relacionamento Bancário no Financiamento às PME em Matias, Miguel. 2006. “A Importância do Relacionamento Bancário no Financiamento às PME em

Regiões Desfavorecidas”. Regiões Desfavorecidas”. Tese de doutoramento. Tese de doutoramento. UBI.UBI.

Page 14: SEMINÁRIOS MEMBF WORK SHOP  Carlos  Arriaga

ConclusãoConclusão

O desenho do projecto de tese é o O desenho do projecto de tese é o primeiro momento de reflexão sobre primeiro momento de reflexão sobre o tema , o que se pretende e a o tema , o que se pretende e a viabilidade do mesmo.viabilidade do mesmo.

Obriga a procura de um orientador Obriga a procura de um orientador

Obriga a reflectir se o projecto é viávelObriga a reflectir se o projecto é viável

Page 15: SEMINÁRIOS MEMBF WORK SHOP  Carlos  Arriaga

Workshop tarefasWorkshop tarefas Vai delinear um hipotético projecto de tese:Vai delinear um hipotético projecto de tese:

Escolha um temaEscolha um tema

Formule uma questão.Formule uma questão.

Indique as suas motivaçõesIndique as suas motivações

Mostre que esta questão pode ser interessante. Recorra a Mostre que esta questão pode ser interessante. Recorra a um artigo que encontre na nete.um artigo que encontre na nete.

Como pensa desenvolver a sua tese? :Como pensa desenvolver a sua tese? : Dados, que dados? Que metodologias? (apenas sugestões)Dados, que dados? Que metodologias? (apenas sugestões)