seminÁrio como fazer

21
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS- FTC PROFESSORA ESPECIALISTA: GILSÁRIA TEIXEIRA DISCIPLINA: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO CURSO: DIREITO SEMESTRE: 2010.1

Upload: deise-scher

Post on 27-Nov-2014

310 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SEMINÁRIO COMO FAZER

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS- FTCPROFESSORA ESPECIALISTA: GILSÁRIA TEIXEIRADISCIPLINA: METODOLOGIA DO TRABALHO

CIENTÍFICOCURSO: DIREITO SEMESTRE: 2010.1

Page 2: SEMINÁRIO COMO FAZER

DIRETRIZES PARA A REALIZAÇAO DE UM SEMINÁRIO

1.OBJETIVO: O OBJETIVO ÚLTIMO DE UM SEMINÁRIO É

LEVAR TODOS OS PARTICIPANTES A UMA REFLEXAO APROFUNDADA DE DETERMINADO PROBLEMA, A PARTIR DE TEXTOS E EM EQUIPE.

Page 3: SEMINÁRIO COMO FAZER

PARA ALCANÇAR ESSE OBJETIVO ÚLTIMO, O SEMINÁRIO DEVE LEVAR TODOS PARTICIPANTES:

A UM CONTATO ÍNTIMO COM O TEXTO BÁSICO, CRIANDO CONDIÇOES PARA UMA ANÁLISE RIGOROSA E RADICAL DO MESMO;

À COMPREENSÃO DA MENSAGEM CENTRAL DO TEXTO, DE SEU CONTEÚDO TEMÁTICO.

Page 4: SEMINÁRIO COMO FAZER

À INTERPRETAÇAO DESSE CONTEÚDO, OU SEJA, A UMA COMPREENSÃO DA MENSAGEM DE UMA PERSPECTIVA DE SITUAÇAO DE JULGAMENTO E DE CRÍTICA DA MENSAGEM.

À DISCUSSAO DA PROBLEMÁTICA PRESENTE EXPLÍCITA OU IMPLÍCITAMENTE NO TEXTO.

Page 5: SEMINÁRIO COMO FAZER

ESSAS ETAPAS DEVEM SER PREPARADAS E REALIZADAS DE ACORDO COM AS DIRETRIZES DA LEITURA ANALÍTICA, SENDO QUE A ANÁLISE TEXTUAL, PELO MENOS EM CURSOS AVANÇADOS, DEVE SER REALIZADA PREVIAMENTE POR TODOS OS PARTICIPANTES.

Page 6: SEMINÁRIO COMO FAZER

2. O TEXTO-ROTEIRO DIDÁTICO

PARA FACILITAR A PARTICIPAÇAO DE TODOS, O COORDENADOR DO SEMINÁRIO, ATRAVÉS DE PREPARAÇAO PROLONGADA E PESQUISA SISTEMÁTICA, FORNECE COMO MATERIAL DE TRABALHO, ANTES DO DIA DA REUNIAO DO SEMINÁRIO, UM TEXTO-ROTEIRO, APOSTILADO. DESSE ROTEIRO CONSTAM:

Page 7: SEMINÁRIO COMO FAZER

2.1. MATERIAL A SER APRESENTADO PREVIAMENTE PELO COORDENADOR

TRATA-SE DO TEXTO-ROTEIRO PARA O SEMINÁRIO COM O SEGUINTE CONTEÚDO: APRESENTAÇAO DA TEMÁTICA DO SEMINÁRIO, BREVE VISÃO DE CONJUNTO DA UNIDADE E ESQUEMA GERAL DO TEXTO

Page 8: SEMINÁRIO COMO FAZER

QUANTO À APRESENTAÇÃO TEMÁTICA DO SEMINÁRIO, É DE SE OBSERVAR QUE NÃO SE TRATA DE ANÁLISE TEMÁTICA COMO UM TODO, MAS, PARA APRESENTAR O TEMA DO SEMINÁRIO, TAL QUAL É DETERMINADO PELO TEXTO.

Page 9: SEMINÁRIO COMO FAZER

A VISAO DE CONJUNTO É ELABORADA COMO FOI ESTIPULADO QUANDO DA ANÁLISE TEXTUAL.

O ESQUEMA GERAL DE QUE SE TRATA AQUI É A ESTRUTURA REDACIONAL PELO TEXTO, O SEU PLANO ARQUITETONICO.TOMA A FORMA DE UM ÍNDICE DOS VÁRIOS TÓPICOS ABORDADOS.

Page 10: SEMINÁRIO COMO FAZER

O RESPONSÁVEL PELO SEMINÁRIO RECORRE À ANÁLISE TEXTUAL E À ANÁLISE INTERPRETATIVA. A COMPREENSAO DO PENSAMENTO GERAL DO AUTOR FAVORECE A COMPREENSAO DO TEXTO ESTUDADO.

Page 11: SEMINÁRIO COMO FAZER

ROTEIRO DE LEITURA COM SÍNTESE DOS MOMENTOS LÓGICOS ESSENCIAIS DO TEXTO. ESSA ETAPA É FEITA DE ACORDO COM A ANÁLISE TEMÁTICA E COMPOE-SE FUNDAMENTALMENTE DA EXPOSIÇAO SINTETIZADA DO RACIOCÍNIO DO AUTOR.

Page 12: SEMINÁRIO COMO FAZER

A FINALIDADE DO ROTEIRO É PERMITIR A COMPARAÇÃO DAS VÁRIAS COMPREENSÕES PELOS DIFERENTES PARTICIPANTES.

OBS: É PRECISO CRIAR CONTEXTOS PROBLEMATIZADORES QUE PROVOQUEM O RACIOCÍNIO ARGUMENTATIVO DOS PARTICIPANTES.

Page 13: SEMINÁRIO COMO FAZER

ORIENTAÇOES BIBLIOGRÁFICAS

O TEXTO-ROTEIRO FORNECE FINALMENTE UMA BIBLIOGRAFIA ESPECIALIZADA SOBRE O ASSUNTO. NÃO INDICA APENAS UMA LISTA DE LIVROS RELACIONADOS COM O TEMA.

Page 14: SEMINÁRIO COMO FAZER

2.2. MATERIAL A SER APRESENTADO NO DIA DA REALIZAÇAO DO SEMINÁRIO

O COORDENADOR APRESENTA AO GRUPO UM TEXTO COM SUAS REFLEXOES PESSOAIS SOBRE O TEMA QUE ESTUDOU DE MANEIRA APROFUNDADA. TAIS REFLEXOES VERSAM SOBRE OS PRINCIPAIS PROBLEMAS SENTIDOS PELO COORDENADOR E CONSEQUENTEMENTE SE RELACIONAM COM A PROBLEMÁTICA PREVIAMENTE ENCAMINHADA AO GRUPO.

Page 15: SEMINÁRIO COMO FAZER

3. O TEXTO-ROTEIRO INTERPRETATIVO

O RESPONSÁVEL PELO SEMINÁRIO ELABORA OUTRO TEXTO, REFERENTE À TEMÁTICA DO TEXTO BÁSICO OU A DETERMINADA PROBLEMÁTICA PREFIXADA, NA QUAL OS MOMENTOS DA ANÁLISE TEXTUAL, DA ANÁLISE TEMÁTICA, DA ANÁLISE INTERPRETATIVA E DA PROBLEMATIZAÇAO SE FUNDEM NUM NOVO DISCURSO PERSONALIZADO.

Page 16: SEMINÁRIO COMO FAZER

OS PARTICIPANTES DEVEM VIR LITERALMENTE MUNICIADOS DE COMPREENSAO E INTERPRETAÇAO DO TEXTO BÁSICO OU DE POSIÇOES DEFINIDAS ACERCA DO PROBLEMA.

Page 17: SEMINÁRIO COMO FAZER

OS PARTICIPANTES COMENTAM O ROTEIRO E A EXPOSIÇAO DO COORDENADOR QUANTO À SUA CAPACIDADE EM APREENDER A IDEIA CENTRAL, EM EXPLICITAR OS ASPECTOS ESSENCIAIS, QUANTO A CAPACIDADE DE SÍNTESE, DE RACIOCÍNIO LÓGICO, DE CLAREZA, QUANTO À CAPACIDADE DE DISTANCIAMENTO DO TEXTO, DE FORNECER EXEMPLOS, DE LEVANTAR PROBLEMAS, DE ASSUMIRM POSIÇOES PESSOAIS, DE APROFUNDAR AS QUESTOES.

Page 18: SEMINÁRIO COMO FAZER

4. O TEXTO-ROTEIRO DE QUESTOES

O SEMINÁRIO PELO RESPONSÁVEL EXIGE QUE OS PARTICIPANTES TRAGAM POR ESCRITOS SUAS ABORDAGENS E TRATAMENTOS DAS QUESTOES, DEVENDO TODOS TER A OPORTUNIDADE, DENTRO DA DINAMICA DO SEMINÁTIO, DE EXPOR SEUS PONTOS DE VISTA.

Page 19: SEMINÁRIO COMO FAZER

5. ORIENTAÇAO PARA A PREPARAÇAO DO SEMINÁRIO

COMO O SEMINÁRIO É UM TRABALHO ESSENCIALMENTE COLETIVO, DE EQUIPE, PRESSUPÕE EMPENHO DE TODOS E NÃO APENAS DO COORDENADOR RESPONSÁVEL PELO ENCAMINHAMENTO DOS TRABALHOS NO DIA DO SEMINÁRIO

Page 20: SEMINÁRIO COMO FAZER

O SEMINÁRIO NÃO SE REDUZ A UMA AULA EXPOSITIVA APRESENTADA POR UM COLEGA E COMENTADA PELO PROFESSOR: É UM CÍRCULO DE DEBATES PARA O QUAL TODOS DEVEM ESTAR SUFICIENTEMENTE EQUIPADOS. POR ISSO, EXIGE-SE QUE TODOS OS PARTICIPANTES ESTUDEM O TEXTO COM O RIGOR DEVIDO.

Page 21: SEMINÁRIO COMO FAZER

6. ESQUEMA GERAL DE DESENVOLVIMENTO DO SEMINÁRIO

6.1. INTRODUÇAO PELO PROFESSOR6.2. APRESENTAÇAO PELO COORDENADOR6.3 SÍNTESE FINAL DE RESPONSABILIDADE DO

PROFESSOR.