semi2/por/18 | exercícios de revisão (por) · felicidade, uma gota de orvalho e uma pluma. a esse...

9
SEMI2/POR/18 | Exercícios de revisão (POR) | Direitos reservados ao Curso Profitec www.profitec.com.br Lista exclusiva para Alunos |Página 1 de 9 INTRODUÇÃO Para obter bons resultados, você deve ler e reler, com atenção, os textos (verbais e não verbais) e as questões, grifando o que se pede, em especial palavras determinantes como "inválido", "respectivamente", "exceto". Lembre-se de que a interpretação exige análise atenta e retorno ao texto para buscar "elementos" que validem ou invalidem afirmações ou conclusões. Assim, não se precipite! Calma e concentração são indispensáveis! Bom estudo! Leia os quadrinhos para responder às questões 1 e 2. 1) (EMBRAER out./14 adaptada) Preenchem adequadamente as lacunas do texto a seguir: a) (1) curiosidade, frustrando, logo de início, a expectativa das pessoas. (2) ironia, com a intenção de dizer que o cinema 3D é para poucos. b) (1) excitação, tornando-se cada vez menos atraente ao longo dos anos. (2) crítica, com a qual ela contesta o valor da entrada do cinema 3D. c) (1) desdém, surpreendendo a todos ao se popularizar a partir de 2010. (2) brincadeira, com a qual ela insinua não ter como pagar o cinema 3D. d) (1) animação, tomando lugar do cinema tradicional, que era mais caro. (2) pergunta, pois quer saber o preço certo da entrada do cinema 3D. e) (1) entusiasmo, tornando-se, ano após ano, mais acessível e caseiro. (2) insatisfação, pois os óculos são caros e incômodos. Os quadrinhos mostram que o cinema 3D foi recebido pelo público com (1)____________________________. No penúltimo quadrinho, com a frase Por que diabos isso é mais caro? , a personagem expressa uma (2) ______________________.

Upload: dinhtruc

Post on 07-Feb-2019

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

SEMI2/POR/18 | Exercícios de revisão (POR) |

Direitos reservados ao Curso Profitec – www.profitec.com.br – Lista exclusiva para Alunos |Página 1 de 9

INTRODUÇÃO Para obter bons resultados, você deve ler e reler, com atenção, os textos (verbais e não verbais) e as questões, grifando o que se pede, em especial palavras determinantes como "inválido", "respectivamente", "exceto". Lembre-se de que a interpretação exige análise atenta e retorno ao texto para buscar "elementos" que validem ou invalidem afirmações ou conclusões. Assim, não se precipite! Calma e concentração são indispensáveis! Bom estudo!

Leia os quadrinhos para responder às questões 1 e 2.

1) (EMBRAER – out./14 – adaptada) Preenchem adequadamente as lacunas do texto a seguir: a) (1) curiosidade, frustrando, logo de início, a expectativa das pessoas. (2) ironia, com a intenção de dizer que o cinema 3D é para poucos. b) (1) excitação, tornando-se cada vez menos atraente ao longo dos anos. (2) crítica, com a qual ela contesta o valor da entrada do cinema 3D. c) (1) desdém, surpreendendo a todos ao se popularizar a partir de 2010. (2) brincadeira, com a qual ela insinua não ter como pagar o cinema 3D. d) (1) animação, tomando lugar do cinema tradicional, que era mais caro. (2) pergunta, pois quer saber o preço certo da entrada do cinema 3D. e) (1) entusiasmo, tornando-se, ano após ano, mais acessível e caseiro.

(2) insatisfação, pois os óculos são caros e incômodos.

Os quadrinhos mostram que o cinema 3D foi recebido pelo público com

(1)____________________________.

No penúltimo quadrinho, com a frase – Por que diabos isso é mais caro? –, a

personagem expressa uma (2) ______________________.

SEMI2/POR/18 | Exercícios de revisão (POR) |

Direitos reservados ao Curso Profitec – www.profitec.com.br – Lista exclusiva para Alunos |Página 2 de 9

Para responder à questão 2, considere os textos dos quadrinhos "2010" e "2012". 2) Analise as afirmações a seguir e indique a(s) incorreta(s): I. O verbo "incomodar", quadrinho "2012", foi usado como intransitivo; não tem objeto, portanto. II. Os sujeitos das duas orações do quadrinho "2012" são simples, respectivamente, "diabos" e

"estes óculos". III. No quadrinho "2012", a palavra "mais" é um advérbio de intensidade, modificando o adjetivo

"caro". . IV. A palavra "mas" (quadrinho "2010") é uma conjunção adversativa, indicando oposição entre duas

ideias: "a de ser bom" e "a de deixar o filme meio escuro". a) apenas II. b) apenas II e III. c) apenas I, III e IV. d) apenas III. e) apenas I e IV. Leia o texto a seguir para responder às questões 3 e 4.

Celulares japoneses para terceira idade começam a ser vendidos na França A porcentagem de pessoas idosas no Japão é a mais alta do mundo, com 23% da população representada por pessoas com mais de 65 anos. De acordo com o censo do Serviço de Estatísticas do Japão, estima-se que essa taxa subirá para 39% até 2050. Pensando nesse nicho de mercado em expansão, a empresa japonesa Fujitsu, em parceria com a NTT Docomo, passou a desenvolver aparelhos celulares com tecnologia denominada "raku-raku", ou “fáceis de usar”. Ela foi criada para facilitar o uso dos celulares, para que os idosos possam se adaptar às novas tecnologias. Os “raku-raku phones” já são comercializados no Japão há 12 anos e agora chegarão ao continente europeu. A parceria da Fujitsu com a Orange – empresa de telefonia mó-vel que tem atuação na França e no Reino Unido – já foi anunciada. Desde o lançamento, já foram vendidos no mercado japonês mais de 20 milhões de celulares "raku-raku". Os primeiros aparelhos eram mais simples, porém já com-portam uma linha com mais de 15 modelos diferentes, incluindo "smartphones". Esses aparelhos têm fontes diferenciadas para facilitar a leitura, microfones duplos que diminuem a produção de ruídos, alto-falantes melhorados para facilitar a escuta, botões maiores e mais sensíveis ao toque, tecnologia para tornar a voz mais clara e lenta a fim de facilitar a compreensão de quem escuta. Todas essas mudanças são pensadas para melhorar a qualidade de vida dos usuários, que se sentirão mais seguros ao usar um celular. (Karin Kimura. http://madeinjapan.uol.com.br/2013/09/13/celulares-japoneses

-para-terceira-idade-comecam-a-ser-vendidos-na-franca/. Adaptado.)

3) (CTI Vestibulinho Unificado – dez./13 – adaptada) De acordo com o texto, é cor-reto afirmar que a) as pessoas idosas no Japão só se comunicam por celulares "raku-raku". b) os celulares de tecnologia "raku-raku" só têm aplicativos japoneses.

c) os celulares destinados aos idosos são mais simples no Japão do que na França e no Reino Unido.

d) os celulares "raku-raku" apresentam inovações para ajudar os idosos a usá-los. e) 23% da população japonesa comprou os celulares "raku-raku".

SEMI2/POR/18 | Exercícios de revisão (POR) |

Direitos reservados ao Curso Profitec – www.profitec.com.br – Lista exclusiva para Alunos |Página 3 de 9

4) Indique a alternativa que não exemplifica voz passiva. Lembre-se de que a voz passiva é aquela em que o sujeito é paciente, ou seja, recebe a ação verbal.

a) A empresa japonesa Fujitsu passou a desenvolver aparelhos celulares com tecnologia "raku-raku".

b) Os “raku-raku phones” já são comercializados no Japão há 12 anos. c) A parceria da Fujitsu com a Orange já foi anunciada. d) Todas essas mudanças são pensadas para melhorar a vida dos usuários. e) Foram vendidos mais de 20 milhões de celulares "raku-raku". As questões 5 e 6 referem-se aos quadrinhos a seguir.

5) (EMBRAER – out./14 – adaptada) Considerando os quadrinhos e a norma-padrão da língua, preenchem adequadamente as lacunas do texto a seguir: No pensamento do gato Garfield, no último quadrinho, a expressão "seu mané" indica que ele reage ao dono de forma (1) ____________________________________. O termo "seu mané" é isolado por vírgula, pois (2) ______________________________. a) (1) desafiadora, pois não quer ser cuidado com hostilidade por Liz, como o rapaz. (2) se trata de um aposto explicativo. b) (1) apática, pois reconhece que tem de ajudá-lo na dieta hostil proposta por Liz. (2) se trata de um vocativo. c) (1) malcriada, pois vê como hostilidade a ideia de ser obrigado a fazer uma dieta. (2) se trata de um vocativo. d) (1) irônica, pois demonstra que vai cuidar da dieta do rapaz e da Liz de modo hostil. (2) se trata de um aposto explicativo. e) (1) descontraída, pois sabe que não será submetido realmente a nenhuma dieta. (2) se trata de um adjunto adverbial no final da oração.

SEMI2/POR/18 | Exercícios de revisão (POR) |

Direitos reservados ao Curso Profitec – www.profitec.com.br – Lista exclusiva para Alunos |Página 4 de 9

6) Quanto às formas verbais presentes nos quadrinhos, é(são) válida(s) I. Os quadrinhos exemplificam apenas dois modos verbais: o indicativo e o imperativo. II. No segundo quadrinho, a forma verbal indica uma ação passada já concluída; trata-se do pretérito

perfeito do indicativo. III. O verbo "cuidar" no primeiro quadrinho está no presente do indicativo. a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas II e III. e) I, II e III. 7) A alternativa que traz uma informação inválida a respeito do texto a seguir é Gatos aprendem até a sincronizar seus hábitos com os dos humanos. Já os gatos criados livres mantêm os hábitos noturnos. Uma pesquisa da Universidade de Tóquio constatou que os gatos domésticos reconhecem a voz dos donos, mesmo quando está misturada à de outras pessoas. Mas poucos obedecem.

(Superinteressante, julho de 2014.)

a) A forma verbal "mantêm" está na 3a pessoa do plural concordando com "gatos", núcleo do sujeito. b) As palavras "humanos", "noturnos" e "domésticos" são adjetivos. c) "Outras" e "poucos" são pronomes indefinidos. d) As palavras "hábitos" e "domésticos" são acentuadas graficamente por serem proparoxítonas. e) "Tóquio" é uma paroxítona terminada em ditongo. 8) (CTI Vestibulinho Unificado – nov./14 – adaptada) As lacunas do texto abaixo de-vem ser preenchidas, correta e respectivamente, com Os alunos do Colégio Carolina Patrício, em São Conrado, Zona Sul do Rio, deram uma lição de solidariedade. Ao descobrir que a professora de português Norma Ribeiro lutava contra um câncer e se submeteria à quimioterapia, cerca de 20 jovens rasparam o cabelo em homenagem _____ docente. Vários dos meninos foram às aulas carecas, e as meninas cortaram o cabelo bem curto para doar _____ instituições que cuidam de pacientes do setor de oncologia. De acordo com a diretora da escola, a decisão partiu dos próprios alunos e surpreendeu _____ todos.

(http://g1.globo.com/rio-de-janeiro, 04.09.2014. Adaptado.)

a) à … à … a. b) a … a … à. c) a … à … à. d) à … a … a. e) à ... à ... à. Para responder à questão 9, considere a charge a seguir.

SEMI2/POR/18 | Exercícios de revisão (POR) |

Direitos reservados ao Curso Profitec – www.profitec.com.br – Lista exclusiva para Alunos |Página 5 de 9

9) (Liceu de Artes e Ofícios – nov./16 – adaptada) Na placa, as conjunções "se" e “que” expressam, respectivamente, sentidos de a) causa e consequência. b) conformidade e conclusão. c) tempo e comparação. d) concessão e adição. e) condição e explicação. A questão 10 refere-se ao texto a seguir. A felicidade é como a gota De orvalho numa pétala de flor Brilha tranquila Depois de leve oscila E cai como uma lágrima de amor (...) A felicidade é como a pluma Que o vento vai levando pelo ar Voa tão leve Mas tem a vida breve Precisa que haja vento sem parar

(JOBIM, T.; MORAES, V. A Felicidade. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/tomjobim/ml_a_felicidade.htm>. Acesso em: 13 mar. 2013.)

10) (SENAI 2089 – junho/14 – adaptada) As orações destacadas estabelecem semelhanças entre a felicidade, uma gota de orvalho e uma pluma. A esse recurso dá-se o nome de a) metáfora. b) metonímia. c) comparação. d) antítese. e) personificação. 11) (Colégio "Termomecanica" – nov./15 – adaptada) Leia o texto a seguir e indique a alternativa que preenche, respectivamente, as lacunas abaixo. Eu tenho o coração maior que o mundo; Tu, formosa Marília, bem o sabes: Um coração, e basta, onde tu mesma cabes. (Tomás Antônio Gonzaga) A figura de linguagem presente no verso “Eu tenho o coração maior que o mundo” é a ______________. O termo "formosa Marília" está entre vírgulas, pois se trata de _________________. a) hipérbole; vocativo. b) metáfora; aposto. c) metonímia; expressão explicativa. d) prosopopeia; complemento nominal. e) catacrese; adjunto adnominal.

SEMI2/POR/18 | Exercícios de revisão (POR) |

Direitos reservados ao Curso Profitec – www.profitec.com.br – Lista exclusiva para Alunos |Página 6 de 9

Considere os textos 1, 2 e 3 a seguir e responda à questão 12. TEXTO 1

Sem casa Tem gente que não tem casa, mora ao léu, debaixo da ponte. No céu a lua espia esse monte de gente 5 na rua como se fosse papel. Gente tem que ter onde morar, um canto, um quarto, 10 uma cama, para no fim do dia guardar o corpo cansado, com carinho, com cuidado, que o corpo é a casa 15 dos pensamentos.

(MURRAY, R. Casas. Belo Horizonte: Formato, 1994, p. 12.)

TEXTO 2 Certas coisas

Não existiria som Se não houvesse o silêncio Não haveria luz Se não fosse a escuridão A vida é mesmo assim, Dia e noite, não e sim…

(Disponível em: <http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/o-som-do-barzinho-coletanea/certas-coisas/556214>. Acesso em: 25/ago./12.)

TEXTO 3 Na fazenda Barulhinho vermelho de cajus e o riacho passando nos fundos do quintal...

(...)

(BARROS, Manoel de. Compêndio para uso dos pássaros. 2ª ed. São Paulo: Leya, 2010. Adaptado.)

12) Assinale a alternativa inválida sobre os textos. a) Em “No céu a lua espia” (texto 1, verso 3), ocorre uma personificação.

b) Em “guardar o corpo cansado” (texto 1, verso 12), há um eufemismo, atenuando a ideia de "morte".

c) Em “(...) o corpo é a casa dos pensamentos” (texto 1, versos 14 e 15), emprega-se a metáfora. d) No texto 2, usa-se a antítese para definir a vida. e) No verso 1 do texto 3, emprega-se a sinestesia, pois há a mistura das sensações auditiva e

visual.

SEMI2/POR/18 | Exercícios de revisão (POR) |

Direitos reservados ao Curso Profitec – www.profitec.com.br – Lista exclusiva para Alunos |Página 7 de 9

13) (ENEM/08) O gráfico abaixo mostra a área desmatada da Amazônia, em km2, a cada ano, no período de 1988 a 2008.

As informações do gráfico indicam que a) o maior desmatamento ocorreu em 2004. b) a área desmatada foi menor em 1997 que em 2007. c) a área desmatada a cada ano manteve-se constante entre 1998 e 2001. d) a área desmatada por ano foi maior entre 1994 e 1995 que entre 1997 e 1998. e) o total de área desmatada em 1992, 1993 e 1994 é maior que 60 000 km2. 14) (Liceu de Artes e Ofícios – dez./14 – adaptada) As lacunas a seguir ficam, correta e respectivamente, preenchidas com ______ anos não ______ vejo. Hesitante, enviei ______ ela ______ carta que havia escrito. Daqui ______ três meses, pretendo reencontrá-la no lugar onde nos conhecemos. a) Há ... a ... à ... a ... a b) A ... a ... a ... a ... há c) Há ... a ... a ... a ... a d) Há ... a ... à ... a ... à e) A ... à ... à ... à ... há

SEMI2/POR/18 | Exercícios de revisão (POR) |

Direitos reservados ao Curso Profitec – www.profitec.com.br – Lista exclusiva para Alunos |Página 8 de 9

15) Analise as frases a seguir quanto à concordância verbal e à nominal, antepondo C (correta) ou I (incorreta), considerando a norma-padrão. 1. ( ) Todos nós ficamos alertas. 2. ( ) É necessário compreensão com o próximo. 3. ( ) Numa e noutra casa recém-construídas haviam lâmpadas acesas. 4. ( ) Inclusas seguem as fotocópias. 5. ( ) Devem fazer dois anos que lhe enviei românticas cartas e bilhetes. 6. ( ) Precisam-se de quantos operários nesta obra? 7. ( ) Grande parte dos alunos foram retirados da sala. 8. ( ) Observavam-se diariamente falhas estruturais que os deixava meio preocupados. A sequência correta é

a) 1.I – 2.C – 3.I – 4.C – 5.I – 6.I – 7.I – 8.C.

b) 1.I – 2.C – 3.I – 4.C – 5.I – 6.I – 7.C – 8.I.

c) 1.C – 2.I – 3.C – 4.C – 5.C – 6.C – 7.C – 8.C.

d) 1.C – 2.I – 3.C – 4.C – 5.C – 6.C – 7.I – 8.C.

e) 1.C – 2.I – 3.C – 4.I – 5.C – 6.C – 7.I – 8.I. 16) (Colégio Termomecanica – nov./14 – adaptada) Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do pequeno texto que segue, extraído do diálogo entre um garoto e sua mãe. Não fiz a lição de casa, ____________ não sei a razão _____________ eu preciso aprender esse conteúdo! Quando eu falo, ninguém vai saber se é junto ou separado, se tem ou não tem acento... Então aprender isso __________ ? E detesto escrever... Todo ano os professores pedem a mesma coisa, faço o que eles pedem e nunca lembro como escreve... Quando eu terminar esse martírio, vou virar Presidente da República. Aí não vou precisar desse tal “conhecimento”... Só vou precisar responder "______________ sim" quando me perguntarem o ______________ de tantos impostos, ou ____________ viajo tanto pelo mundo. a) porque / porque / por quê / porque / porquê / por que. b) porque / por que / por quê / porque / porquê / porque. c) porque / porque / por que / por que / porque / porque. d) por que / por que / porquê / por quê / por quê / porque. e) porque / por que / por quê / porque / porquê / por que.

SEMI2/POR/18 | Exercícios de revisão (POR) |

Direitos reservados ao Curso Profitec – www.profitec.com.br – Lista exclusiva para Alunos |Página 9 de 9

GABARITO - PORTUGUÊS 1) B – Clique aqui e assista à resolução desta questão. 2) A – Clique aqui e assista à resolução desta questão. 3) D – Clique aqui e assista à resolução desta questão. 4) A – Clique aqui e assista à resolução desta questão. 5) C – Clique aqui e assista à resolução desta questão. 6) E – Clique aqui e assista à resolução desta questão. 7) B – Clique aqui e assista à resolução desta questão. 8) D – Clique aqui e assista à resolução desta questão. 9) E – Clique aqui e assista à resolução desta questão. 10) C – Clique aqui e assista à resolução desta questão. 11) A – Clique aqui e assista à resolução desta questão. 12) B – Clique aqui e assista à resolução desta questão. 13) D – Clique aqui e assista à resolução desta questão. 14) C – Clique aqui e assista à resolução desta questão. 15) B – Clique aqui e assista à resolução desta questão. 16) E – Clique aqui e assista à resolução desta questão.